sábado, julho 23, 2005

 

LÍNGUAS


Actualmente existem cerca de 6500 línguas diferentes em todo o mundo.
Quase metade é falada com pouca freqüência.
As chamadas línguas minoritárias e os dialetos estão sob forte ameaça de extinção.
A informação é da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) a partir de um estudo que analisa a pressão exercida naturalmente pelas línguas dominantes e a repressão política, apontadas como principais responsáveis pelo possível extermínio de cerca da metade dos 6500 idiomas falados em todo o mundo.
Tal redução pode causar sérios danos à riqueza lingüística mundial, conforme dados do relatório. O texto alerta que o desaparecimento de uma língua acarreta na perda definitiva de uma parte insubstituível do conhecimento humano.
Por outras palavras, quando uma língua morre leva consigo a cultura do povo que praticava o idioma.
E isso é irreversível.
Posted by Picasa

 

AUSTRÁLIA



Posted by Picasa

 

AMIGO VIRTUAL



Vou abrir as portas do meu computador!
E N T R E !!
Traga pra mim esse gostoso riso que nunca ecoa!
Conte pra mim suas velhas histórias, deixa que eu me deite
em seus ombros invisíveis e segure suas mãos firmes!...
Não sei olhar em seus olhos,
Não sei sentir seu olhar.
E suas palavras entram
direitinho no meu coração.
O mundo parece tão pequeno atrás dessa rede!
Ah! Você vem
E eu nem sei de onde
Sem passaporte atravessa as fronteiras,
do limite do impossível, trás paz e consolo,
uma palavra,um verso e colorida flores sem perfume,
mas que são Bálsamo para a alma...
Vou abrir minha casa para que você entre!...
Tome um café com bolo,
Me conte de você,
permita que eu ria de seus risos,
E deixe que eu seque suas lágrimas,
se preciso for.
Você não é apenas um nome que
se esconde atrás de um arroba,
você tem alma e asas, como os verdadeiros anjos...
Você tem um "eu"
Que precisa e deve ser respeitado,
que precisa e deve ser amado.
De virtual, na verdade, você não tem nada!!!
Claro!!!
Meu café não tem sabor
E meu bolo não é doce, quando virtual,
Mas meu carinho e meu amor são,
nessa rede toda,
Tudo o que tenho de mais real.
Então...Entre sem bater!!!
Sente-se!
Tem café, bolo e minha amizade
esperando por você atrás da tela
DESSE MEU COMPUTADOR.
(Letícia Thompson)
Posted by Picasa

 

RAIOS E CORISCOS


Um raio, relâmpago ou corisco é talvez a mais violenta manifestação da natureza. Numa fracção de segundo, um raio pode produzir uma carga de energia cujos parâmetros chegam a atingir valores tão altos quanto:
125 milhões de volts
200 mil ampères
25 mil graus centígrados
Embora nem sempre sejam alcançados tais valores, mesmo um raio menos potente ainda tem energia suficiente para matar, ferir, incendiar, quebrar estruturas, derrubar árvores e abrir buracos ou valas no chão.
Ao redor da Terra caem cerca de 100 raios por segundo.
A maioria das vítimas são atingidas ao ar livre, embaixo de árvores ou na água. Além de vítimas, os raios destroem bens materiais correspondentes a prejuízos de muitos milhões de reais todos os anos com incêndios florestais ou em lavouras; incêndios ou destruição de prédios ou pontes; danos graves em veículos; interrupções da energia elétrica pela destruição de torres e linhas de abastecimento, etc.
Posted by Picasa

 

GALO DESCONFIADO



Posted by Picasa

 

CONVERSA ENTRE OBJECTOS



Posted by Picasa

 

ANUNCIOS ANTIGOS



Posted by Picasa

 

MARIA JOÃO PIRES


A pianista Maria João Pires nasceu a 23 de Julho de 1944, em Lisboa, e tocou pela primeira vez em público aos 4 anos de idade. Aos 5 anos deu o seu primeiro recital e dois anos mais tarde interpretava já concertos de Mozart em público. Entre 1953 e 1960, Maria João Pires estudou no Conservatório Nacional de Lisboa com o professor Campos Coelho, tendo frequentado também os cursos de Composição, Teoria e História da Música com Francine Benoît, diplomado-se com a mais alta classificação. Frequentou também os cursos de Piano, Composição, Armonia, Teoria e História da Música de Francine Benoit. Uma bolsa da Fundação Calouste Gulbenkian permitiu-lhe estudar na Alemanha, primeiro na Musikhochschule de Munique, com Rosi Schmid, e depois em Hanôver, com Karl Engel.



Posted by Picasa

 

SANTOS DUMONT


Alberto Santos Dumont era o sexto filho de um rico empreiteiro e fazendeiro chamado Henrique Dumont e a riqueza familiar ajudou em seus planos como inventor que, desde jovem, era fascinado por livros sobre viagens em balões, como as obras de Julio Verne e, aos 18 anos, mudou-se para Paris, onde suas idéias tomaram uma conotação, para a época, de suicida...
Em 1898 seu primeiro balão ( o Balão Brasil ), voou sobre os céus de Paris, e Santos Dumont percebeu que o próximo passo seria fazer um veículo voador que fosse dirigível, assim, o inventor acoplou um pequeno motor a gasolina; e seu invento funcionou. Mas Paris ainda aplaudiria de pé os feitos deste notável inventor.
Dumont sofreu alguns pequenos acidentes na tentativa de aprimorar sua máquina de voar, chegando a admitir que, em alguns deles, fora "salvo por milagre".
De seu escritório em Paris, Santos Dumont criava inventos rapidamente do papel para o mundo real.
O inventor brasileiro, que também criou o relógio de pulso, ganhava fama internacional e em 23 de outubro de 1903 Santos Dumont faz seu vôo com o 14 Bis, tornando-se o primeiro homem a voar com uma máquina autopropulsionada e mais pesada que o ar. O Vôo histórico foi em Paris e prolongou-se por 60 metros a uma altura de 2 metros.
Santos Dumont também teve outras máquinas de voar, como o "Demoiselle" (donzela, em francês), que era uma aeronave com motor de 35 HP e estrutura de bambu. O inventor teve a preocupação, inclusive, de tentar proibir o uso de aviões como arma de guerra, o que, como se sabe, não foi aceite. O "Pai da Aviação", como é hoje conhecido, cometeu suicídio em 23 de Julho de 1932 na época da revolução Constitucionalista, à qual, foi veementemente contrário, tendo em vista ser ele um pacifista. Santos Dumont terminou sua glória enforcando-se com uma gravata no banheiro de sua residência no Guarujá (SP). Um fim trágico para um homem que, como um pássaro, queria ser livre para voar.


Posted by Picasa

 

HASSAN II


Hassan II nascido no dia nove de Julho de 1929, era rei de Marrocos . e era o filho mais velho de Mohammad V, Sultan, então rei de Marrocos .
Foi exilado por autoridades francesas em 1953 junto com seu rei Mohammed V mas retornou em 1955, quando o reino foi restabelecido. No ano de 1956, conduziu os contingentes do exército que derrotaram os Berberes nas montanhas do Rif. Era príncipe da coroa proclamado em 1957, e transformava-se no rei depois que seu pai morrer em 1961.
Sua bitola conservadora abandonou a dinastia de Alaouite, embora visse a anexação do Sahara ocidental no março verde de 1975, e viu também os começos do governo parlamentar eleito no reino. Em 1972, durante um tempoo tentou um segundo golpe de estado , na força aérea real.
Faleceu no dia 23 de Julho de 1989.
Posted by Picasa

 

CARLOS PAREDES


Carlos Paredes começou a tocar com a idade de 4 anos, e começou a sua carreira aos 11. Tocou com muitos outros artistas, incluindo Charlie Haden e escreveu fados para Amália Rodrigues. Escreveu muitas músicas para filmes, tendo recebido especial reconhecimento por “Verdes anos” de 1971.
Durante os anos 50 e 60 esteve preso por fazer oposição ao regime ditatorial que vigorava em Portugal. Durante este tempo andava de um lado para o outro da cela fingindo tocar música, o que levou os companheiros de prisão a pensar que estaria louco, (de facto, o que ele estava a fazer, era compor músicas na sua cabeça). Quando voltou para o local onde trabalhava no Hospital, uma das ex-colegas, Rosa Semião, recorda-se da mágoa do guitarrista devido à denúncia de que foi alvo "Para ele foi uma traição, ter sido denunciado por um colega de trabalho do hospital. E contudo, mais tarde, ao cruzar-se com um dos homens que o denunciou, não deixou de o cumprimentar, revelando uma enorme capacidade de perdoar!" Quando os presos politicos foram libertados, eram vistos como herois, ele sempre recusou esse estatuto, dado pelo povo, sobre o tempo que foi preso nunca gostou muito de comentar dizia "Que haviam pessoas, que sofreram mais do que ele!".
Uma doença dos nervos (mielopatia), impediu-o de tocar durante os últimos 11 anos da sua vida. Morreu em 23 de Julho de 2004 devido a uma falha renal.

Posted by Picasa

 

IMPORTANTE



CLIQUE PARA AUMENTAR
Posted by Picasa

 

CHAVE


EURO - MILHÕES

3 - 14 - 41 - 48 - 49

1 - 4


sexta-feira, julho 22, 2005

 

CONVERSA ENTRE OBJECTOS



Posted by Picasa

 

HUMOR


Estava o homem com a mulher na cama praticando sexo, quando de repente o candeeiro de vidro que estava pendurado no tecto se desprende e lhe cai em cima das nádegas.
É transportado de imediato para o hospital e enquanto o médico lhe tirava uma série de vidrinhos do rabo, diz-lhe:
- Realmente é preciso ter muito azar... numa situação tão boa como se encontrava e vai-lhe cair o candeeiro logo em cima do cú!
- Azar não, Sr. Dr. - diz o homem.
- Eu tive mas foi muita sorte.
Se o candeeiro tem caído um minuto antes, tinha-me caído em cima da cabeça!
Posted by Picasa

 

CUIDADO


Beber cerveja ENGORDA !
Posted by Picasa

 

PEIXINHOS


ACUÁRIO !
Posted by Picasa

 

WILLEM DAFOE


Actor nascido no dia 22 de Julho de 1955, na cidade de Appleton, Winsconsin, EUA.
Diferente dos astros e galãs convencionais, Dafoe manteve a mesma conduta na escolha de seus personagens, geralmente figuras marginais ou excêntricas. Formado no teatro, fez sua estréia cinematográfica no obscuro ''O Portal do Paraíso'' (1980). Mas foi notado pela primeira vez em ''Viver e Morrer em Los Angeles'' (1985), policial mediano dirigido por William Friedkim. No papel de um vilão sádico, era o que o filme tinha de melhor.A partir desse ponto sua carreira tomou a direcção ascendente. Oliver Stone o chamou para interpretar o sargento Elias de ''Platoon'' (1986), uma espécie de contraponto ao demoníaco personagem de Tom Berenger. Martin Scorsese colocou-o no papel de Jesus em ''A Última Tentação de Cristo'' (1988) , o que lhe valeu uma indicação ao Oscar de Melhor Ator naquele ano.Aqui sua carreira toma um novo rumo, alternando-se entre personagens heróicos, como o agente de ''Mississipi em Chamas'' (1988) ou Caravaggio de ''O Paciente Inglês'' (1996), e pequenas participações, como o carcereiro lascivo de ''Cry-Baby'' (1990), o gângster com dor de dente de ''Coração Selvagem'' (1990) e o ridículo terrorista de ''Velocidade Máxima 2'' (1997). Trabalhou com Wim Wenders em ''Tão Longe, Tão Perto'' (1993), com Paul Auster em ''Lulu on The Bridge'' (1998) e com David Cronenberg em ''ExistenZ'' (1999).
Posted by Picasa

 

FÁBULAS DE ESOPO



O CORVO E A COBRA
Um corvo, estando sem comida, viu uma cobra deitada na grama dormindo ao sol, pulou sobre ela e a capturou. Mas a cobra despertando de seu sono, volveu-se contra ele e o mordeu. O corvo estando para morrer, disse:
- Infeliz de mim, que encontrei um tesouro às custas de minha vida!

Antes de querer possuir alguma coisa, primeiro veja se seu custo vale a pena
Posted by Picasa

 

ALAN SHEPARD


A Apollo 14 foi a missão do Projecto Apollo que teve a difícil tarefa de recomeçar as missões para a Lua após os problemas ocorridos com a Apollo 13, por isso, não havia outra opção para comandante da missão que o nome de Alan B. Shepard, o astronauta em quem mais a cúpula da Nasa confiava. Completavam a tripulação os astronautas Stuart A. Roosa e Edgar D. Mitchell.
A missão decolou em 31 de janeiro de 1971, pousou na Lua, na região de "Fra Mauro", em 3 de
fevereiro de 1971 e retornou em 9 de fevereiro de 1971. A missão foi um sucesso.
Durante o pouso na Lua ocorreu uma perda de orientação do Módulo Lunar e eles quase se perderam.
Uma curiosidade sobre Alan Shepard Jr., o primeiro estadunidense no espaço, é que ele era o preferido para ser o primeiro homem na Lua, mas um problema de saúde impediu isto, e deu o posto a Neil Armstrong.
Shepard faleceu no dia 22 de Julho de 1998.
Posted by Picasa

 

IMAGEM DO DIA


Se não sabiam onde era...ficam a saber !
clique para ampliar
Posted by Picasa

 

1ª CORRIDA DE AUTOMÓVEIS NO MUNDO


A França foi o primeiro país a organizar uma corrida oficial de carros que usavam o petróleo como combustível. Isso foi em 1894, exatamente no dia 23 de julho. A corrida levou o nome de Paris-Rouen e teve a participação de 21 carros. O vencedor, um Peugeot, cumpriu a média de 12 quilômetros por hora, concluindo a prova em nada menos do que seis horas. Iniciava-se, assim, a febre do automobilismo, que mais tarde se espalharia pelo mundo e se tornaria, no fim desse século, um dos esportes de maior importância e destaque com milhares de admiradores. Antes dessa data, porém, outras corridas extra-oficiais já eram organizadas no continente europeu. Naquela época, os carros eram improvisados e havia um certo romantismo no esporte a motor. Em 1887, o conde Jules Felix Philippe Albert de Dion venceu aquela que ficou conhecida como a corrida La Velocipède, realizada em Paris, inaugurando o automobilismo. A partir de então, as corridas começaram a ganhar cada vez mais destaque e, em 1898, foi realizada a prova Paris-Amsterdã-Paris. Montadoras passaram a fabricar cada vez mais carros adaptados para corridas, que tinham peso aproximado de 400 quilos. Já no início desse século, uma grande prova chamou a atenção na França. A Paris-Lyon foi a primeira corrida a utilizar apenas carros apropriados. Isso foi em 1900. O crescimento do interesse pelas corridas também levou a uma preocupação: as competições poderiam se tornar perigosas. Em 1903, a prova Paris-Madri foi marcada por muitos acidentes, principalmente com pedestres. A partir desse episódio, levantou-se a questão de que o automobilismo poderia se tornar perigoso para os pilotos. Mas nada que impedisse o crescimento do esporte, que se expandiu e se espalhou por todos os continentes. Este foi apenas o começo de uma paixão que cresceria e tomaria conta de pessoas do mundo inteiro no decorrer deste século.
Posted by Picasa

 

ANUNCIOS ANTIGOS



Posted by Picasa

 

ARY DOS SANTOS



Poeta é certo mas de cetineta
fulgurante de mais para alguns olhos
bom artesão na arte da proveta
narciso de lombardas e repolhos.
Cozido à portuguesa mais as carnes
suculentas da auto-importância
com toicinho e talento ambas partes
do meu caldo entornado na infância.
Nos olhos uma folha de hortelã
que é verde como a esperança que amanhã
amanheça de vez a desventura.
Poeta de combate disparate
palavrão de machão no escaparate
porém morrendo aos poucos de ternura.
Posted by Picasa

 

MIREILLE MATHIEU


Nascida em Avignon, sul da França, no dia 22 de Julho de 1946, Mireille Mathieu é filha de um operário, Roger e da dona-de-casa Marcelle, que enfrentaram grandes dificuldades econômicas para criar seus quatorze filhos. Como algumas biografias confundem esse número de irmãos, enumeramo-los: Monique, Christiane, Marie-France, Réjane, Régis, Guy, Roger, Jean-Pierre, Rémy, Simone, Philippe, Béatrice e Vincent. Esta família viveu durante anos numa modestíssima casa de madeira, sentindo na pele o rigor do inverno e da chuva, que atravessavam as frágeis paredes. Mesmo quebrando pedras (literalmente), Roger, seu pai, alimentava o sonho de poder cantar, visto que possuía uma bela voz de tenor. Neste ambiente, Mireille cresceu e herdou o talento musical do pai. Aos quinze anos, Mireille e sua família conseguiram um apartamento de cinco cômodos e ela pôde, enfim, tomar um banho quente e decente. Segundo ela mesma, este foi o dia mais feliz de sua vida. Até então...
Grande admiradora de Edith Piaf, Mireille cantou em público pela primeira vez aos quatro anos. Porém, para se tornar uma grande estrela internacional, não bastava apresentar-se para a família e os amigos, que a apelidaram “ la vie en rose “, por motivos óbvios. Enquanto estudava canto e ouvia atentamente os conselhos da professora Laure Collière, Mireille trabalhava duro numa fábrica de envelopes. Aos dezoito anos, em 21 de novembro de 1965, participa num concurso de caloiros, no programa Télé Dimanche. O público prefere outra candidata, mas, para sorte de Mireille, o empresário Johnny Stark assiste à apresentação e aposta em Mireille. Seu primeiro disco, em 48 rotações, vendeu mais de um milhão de cópias, com as músicas mon credo, c’est ton nom, qu’elle est belle e le funambule.
Com uma ascensão meteórica em sua carreira, Mireille participa de programas de televisão nos Estados Unidos e apresenta-se no Olympia, em 1967. O Instituto Francês de Opinião Pública, na época, pesquisou junto ao público e declarou Mireille como a cantora preferida do povo francês. Em 1968, Mireille esteve no Brasil e se apresentou na TV Record, como uma menina-prodígio, uma revelação da música francesa, que seria a sucessora de Edith Piaf, imagem que ela gradativamente foi eliminando, ao adquirir personalidade própria. Desde então, Mireille não voltou a se apresentar no Brasil, apesar de lançar novos discos, cada vez vendendo mais. Hoje, Mireille já provou sua qualidade superior e se tornou a embaixatriz da cultura francesa ao redor do mundo. Seus fãs se espalham da China ao Brasil, incluindo a antiga União Soviética. Freqüenta os palcos sofisticados de Monte Carlo e tem a humildade de se curvar diante de sua musa, Piaf e do Papa João Paulo II, com quem se encontrou recentemente.
Posted by Picasa

 

GUERRA DA COREIA


Em 1950, cinco anos depois de derrotar a Alemanha nazista, os Estados Unidos e a União Soviética, ex-aliados, entram em conflito pelo controle da Coréia, uma nova zona de influência, arriscando provocar uma terceira guerra mundial.A península da Coréia é cortada pelo paralelo 38, uma linha demarcatória que divide dois exércitos, dois Estados: a República da Coréia, no sul, e a República Popular Democrática da Coréia, no norte. Essa demarcação, existente desde 1945 por um acordo entre Moscou e Washington, dividiu o povo coreano em dois sistemas políticos opostos: no norte o comunismo apoiado pela União Soviética, e, no sul, o capitalismo apoiado pelos Estados Unidos.Em 3 de julho de 1950, depois de várias tentativas para derrubar o governo do sul, a Coréia do Norte ataca de surpresa e toma Seul, a capital. As Nações Unidas condenam o ataque e enviam forças, comandadas pelo general americano Douglas MacArthur, para ajudar a Coréia do Sul a repelir os invasores.Em setembro, as forças das Nações Unidas começam uma ambiciosa ofensiva para retomar a costa oeste, ocupada pelo exército norte-coreano. Em 15 de setembro, chegam inesperadamente em Inchon, perto de Seul, e algumas horas depois entram na cidade ocupada. Os setenta mil soldados norte-coreanos são vencidos pelos cento e quarenta mil soldados das Nações Unidas. Cinco dias depois, exatamente três meses após o início das hostilidades, Seul é libertada.Com essa vitória, os Estados Unidos mantêm sua supremacia no sul. Mas, para eles isso não basta.No primeiro de outubro, as forças internacionais violam a fronteira do paralelo 38, como os coreanos haviam feito, e avançam para a Coréia do Norte. A capital, Piongiang, é invadida pelo exército sul-coreano e pelas tropas das Nações Unidas, que, em novembro, aproximam-se da fronteira com a China. Ameaçada, a China envia trezentos mil homens para ajudar a Coréia do Norte.A Coréia do Norte é devastada. Os suprimentos enviados pela União Soviética são interceptados pelas forças das Nações Unidas. Durante quase três anos, o povo coreano, uma das mais notáveis culturas da Ásia, é envolvido em uma brutal guerra fratricida. Milhares de prisioneiros amontoados em campos de concentração esperam ansiosamente por um armistício.Com a ajuda da China, as forças das Nações Unidas são rechaçadas para a Coréia do Sul. A luta pelo paralelo 38 continua. Em Seul, as tropas são visitadas por artistas que tentam elevar seu moral.O General MacArthur, insistindo em um ataque directo à China, é substituído, em abril de 51, pelo General Ridway. Em 23 de junho começam as negociações de paz, que duram dois anos e resultam num acordo assinado em Pamunjon, em 22 de Julho de 1953.Mas, o único resultado é o cessar fogo. Na guerra coreana morreram cerca de três milhões e meio de pessoas. O tratado de paz ainda não foi assinado, e a Coréia continua dividida em Norte e Sul.
Posted by Picasa

 

CLEMENTE X


Nasceu em Roma. Eleito em 11 de maio de 1670, era amigo bem próximo do falecido Papa. Apesar da vida virtuosa, a idade avançada dificultava sua actuação na administração da Igreja. Interveio na eleição do rei da Polônia, obtendo a nomeação de João Sobieski, amado por suas convicções cristãs e por haver derrotado os turcos na batalha de Chaezim. Celebrou o 15º Jubileu (1675). Morreu no dia 22 de Julho de 1676, com 86 anos de idade.
Posted by Picasa

 

BENITO MUSSOLINI


Benito Amilcare Andrea Mussolini nasceu em Dovia di Predappio, na província de Forli, em 29 de julho de 1883, filho de um ferreiro. Começou a trabalhar como professor, mas logo seu interesse se voltou para a revolução. Em 1902 mudou-se para a Suíça, numa tentativa de escapar do serviço militar, mas suas atividades esquerdistas acabaram por causar sua expulsão do país. De volta à Itália, esteve em Trento, então sob o domínio austríaco, onde foi novamente preso e expulso. Nessa época, suas leituras filosóficas, especialmente as de Nietzsche, haviam firmado sua crença na violência como elemento fundamental para a transformação da sociedade.
Nomeado em 1910 secretário do Partido Socialista em Forli, Mussolini começou a editar o jornal La Lotta di Classe. Depois de liderar um movimento operário contra a guerra turco-italiana, foi condenado a cinco meses de prisão. No exercício despótico do cargo de primeiro-ministro, Mussolini reunificou a Itália, implantou reformas sociais e restaurou à força a ordem perturbada por greves e distúrbios. Perdeu-se, no entanto, pela ambição de construir um império por meio da guerra de conquista.
Seu prestígio aumentava e em 1911, Mussolini já era um dos principais dirigentes socialistas da Itália. No ano seguinte passou a editar o Avanti!, órgão oficial do Partido Socialista, cuja tiragem fez crescer muito. Em 1914, sustentou a neutralidade da Itália na primeira guerra mundial, de acordo com a linha do Partido Socialista. Aos poucos, porém, passou a defender a França e o Reino Unido e foi expulso do partido. Fundou então o jornal Il Popolo d'Itália, no qual continuou a defender a entrada da Itália na guerra, e organizou os Fasci d'Azione Rivoluzionaria (Grupos de Ação Revolucionária). Em abril de 1915 voltou a ser preso. Depois que a Itália declarou guerra à Áustria, Mussolini foi convocado. Ferido em 1917, voltou a editar seu jornal, cada vez mais violento no ataque aos socialistas. Em 1919 fundou os Fasci di Combattimento (Grupos de Combate), em Milão.
O novo movimento, de ideologia socialista e nacionalista, pregava a abolição do Senado, a instalação de uma nova constituinte e o controle das fábricas por operários e técnicos. Em 1920, um movimento operário no norte da Itália foi inicialmente apoiado por Mussolini, que chegou a propor uma frente comum contra os patrões e os trabalhadores de extrema-esquerda. Rejeitada a proposta e contornada a situação pelo governo liberal, Mussolini capitalizou a seu favor o pânico da burguesia em relação ao comunismo, e o movimento recebeu vultosas contribuições pecuniárias. Surgiram as Squadre d'Azione, milícias anticomunistas, vistas com bons olhos tanto por liberais como por democrata-cristãos, esta na época a maior força política da Itália.
Em 1921, Mussolini foi eleito para o Parlamento, e os Fasci di Combattimento passaram a chamar-se Partido Nacional Fascista. Depois de organizar em outubro de 1922 a marcha contra Roma, o Duce, como Mussolini era chamado, recebeu do rei Vítor Emanuel a incumbência de formar um novo governo, no qual predominavam, em princípio, liberais e democrata-cristãos. O Parlamento conferiu a Mussolini plenos poderes. Em 1923 foi criado o Grande Conselho Fascista e oficializadas as Squadre d'Azione, com o nome de Milizia Volontaria per la Sicurezza Nazionale.
Em 1925 instaurou-se a ditadura fascista. Todas as formas de oposição foram suprimidas; os candidatos a postos electivos passaram a ser indicados pelas associações fascistas; as corporações profissionais, diretamente controladas pelo governo, substituíram os sindicatos; os códigos judiciários foram revistos; e a polícia ganhou plenos poderes. Em política externa, as aspirações de Mussolini foram limitadas na prática pelo reduzido poderio militar da Itália.
No mesmo ano a Albânia é convertida em protectorado italiano. Em 1934, apesar da aliança com o nazismo alemão, Mussolini envia duas divisões do Exército em apoio ao governo da Áustria, contra as pretensões anexionistas de Hitler. Em abril de 1935 faz um acordo com a França e o Reino Unido contra o expansionismo alemão, na Conferência de Stressa, e aceita a Paz de Locarno sobre a inviolabilidade das fronteiras. Mas invade a Abissínia (Etiópia), em outubro de 1935, tomando a capital, Adis-Abeba, em outubro do ano seguinte.
As sanções econômicas impostas pela Liga das Nações após a invasão levam a Itália a reaproximar-se da Alemanha. Em julho de 1936, de comum acordo com Hitler, Mussolini intervém na guerra civil espanhola a favor de Franco. Em novembro de 1937 a Itália adere ao Pacto Anticomintern, patrocinado pela Alemanha. Em abril de 1939 tropas italianas ocupam a Albânia e invadem os Bálcãs. Durante a Segunda Guerra Mundial, sua aliança com Hitler, decidida no auge das conquistas militares alemãs, permitiu-lhe incorporar territórios da Iugoslávia. Derrotado na Grécia em 1940 e na África em 1941, teve sua liderança repudiada pelo Grande Conselho Fascista em 1943.
Destituído e preso no dia 22 de Julho de 1943, foi libertado pelos alemães e tentou manter-se no poder no norte da Itália, mas, já desmoralizado e isolado, foi preso por partigiani (guerrilheiros) italianos, ao tentar fugir para a Suíça. Julgado sumariamente, foi fuzilado com sua amante, Clara Petacci, em Dongo, Itália, em 28 de abril de 1945. Seus corpos foram pendurados de cabeça para baixo numa praça de Milão.
Posted by Picasa

 

REMÉDIO SANTO


A D. Beatriz, organista numa igreja, tem 80 anos e é solteira.
Era admirada por todos pela sua simpatia e doçura.
Uma tarde, convidou o novo padre da igreja para ir lanchar a sua casa e ele ficou sentado no sofá, enquanto ela foi preparar um chá.
Olhando para cima do órgão, o jovem padre reparou numa jarra de vidro com água e lá dentro boiava um preservativo.
Quando a D. Beatriz voltou com o chá e as torradas, o padre não resistiu a tirar a sua curiosidade perguntando o porquê de tal decoração em cima do órgão.
E responde ela apontando para a jarra: "Ah! refere-se a isto?
Maravilhoso,não é?
Há uns meses atrás, ia eu a passear pelo parque, quando encontrei este pacotinho no chão.
As indicações diziam para colocar no órgão, manter húmido e que, assim, ficava prevenida contra todas as doenças.
E sabe uma coisa?
Este Inverno ainda não me constipei.
mandado por e-mail por E.Dias.
Posted by Picasa

quinta-feira, julho 21, 2005

 

BOA PINGA



Posted by Picasa

 

FÁBULAS DE ESOPO



O NÁUFRAGO
Navegava um rico ateniense em seu navio junto com outros passageiro.
Por causa de uma súbita tempestade, o navio começou a encher-se rapidamente de água.
E enquanto os outos passageiros, com seu esforço, tratavam de salvar-se a nado, o rico ateniense, invocando a cada instante a deusa Atena, prometia-lhe todo tipo de oferenda se com sua ajuda conseguisse se salvar.
Um dos náufragos que o olhava a seu lado disse-lhe:
-Pede a Atena. mas também peça aos seus braços.

Quando pedir ajuda em seus problemas, primeiro demonstre que esta trabalhando para solucioná-los
Posted by Picasa

 

FLUMINENSE


O mais famoso Tricolor do futebol brasileiro completa 103 anos no dia 21 de Julho de 2005.
Para comemorar, o Fluminense Football Club tem o prazer de realizar seu tradicional Baile de Aniversário, que acontecerá no dia 23 de julho, sábado, a partir de 21h.
O evento, no Salão Nobre, contará com a Orquestra Signus e com o Buffet Fran Mourão oferecendo o que há de melhor em coquetel, jantar, sobremesa e bebidas (uísque, vinho, cerveja, prosecco, refrigerante e água).
VIVA O FLU.
Posted by Picasa

 

ERNEST HEMINGWAY


Ernest Hemingway nascido a 21 de Julho de 1898 foi um dos mais famosos escritores norte-americanos.
Seus romances, como Por quem os sinos dobram, Adeus às armas, etc. obtiveram êxito mundial. A novela "O velho e o mar" valeu-lhe inclusivamente um Prémio Nobel da Literatura.
Publicou um pequeno número de contos, mas todos de grande valor.
Sempre viajou muito, morando durante algum tempo em cada um dos continentes.
Combateu na França, na Guerra Civil de Espanha e na China.
Todas os personagens deste escritor se defrontaram com o problema da "evidência trágica" do fim. Hemingway não pôde aceitá-la.
A vida inteira jogou com a morte, até que, na manhã de 2 de julho de 1961, em sua casa nas montanhas de Cuba, tomou do fuzil de caça e disparou contra si mesmo.
Posted by Picasa

 

NOMES SONANTES



CLIQUE PARA AUMENTAR
Posted by Picasa

 

CAT STEVENS


Cat Stevens, cujo nome de nascença é Steven Demetre Georgiou, começa a interessar-se por música folk e rock n' roll nos seus tempos de Liceu. Por essa altura, mais concretamente, no ano de 1965, começa a actuar sob o nome de Steve Adams. Grava então o tema "I Love My Dog" que chega aos ouvidos da Decca Records que lhe propõe de imediato a assinatura de um contrato discográfico.Cerca de um ano depois "I Love My Dog" já está no top-40 do Reino Unido. Seguem-se então uma série de singles de sucesso que tornam Cat Stevens um dos músicos do momento. "Matthew and Son", "Here Comes My Baby" e "I'm Gonna Get" são todos êxitos estrondosos que fazem crescer a expectativa em relação ao álbum de estreia do cantor.Em 1967 surge o muito aguardado primeiro disco de Stevens intitulado "Matthew and Son", que entra de imediato para o top-10, muito à custa da força dos seus singles.Apenas um ano depois, o músico regressa com o seu segundo trabalho, "New Master", que, ao contrário do primeiro, nem chega a entrar nos tops.Ainda no mesmo ano, Stevens contrai tuberculose, facto que o leva a ser hospitalizado. A sua recuperação completa só acontece um ano depois.Quando volta à música, Stevens mostra-se desiludido com a indústria montada à volta dela e acaba por romper o contrato com a sua editora.O seu material posterior é mais pessoal e introspectivo, como o demonstra o seu álbum seguinte, "Mona Bone Jakon", editado em 1971 pela Island Records.Ainda no mesmo ano, segue-se "Tea For The Tillerman", o seu primeiro trabalho a entrar nas tabelas dos discos mais vendidos dos EUA, gerando uma série de singles de sucesso.Em 1971 é a vez de "Teaser And The Firecut", um disco que, aquando da sua saída, chega à marca de ouro, gerando clássicos como "Peace Train" ou "Moon Shadow".No ano posterior segue-se "Catch Bull At Four", um álbum um pouco mais rock que os anteriores que chega ao primeiro lugar dos EUA e a Disco de Ouro no Reino Unido.Em 1973 Stevens está de novo desgastado com a fama e o mundo da música e decide mudar-se para o Brasil onde permanece um ano, fazendo aí aparições públicas muito esporádicas.De volta ao Reino Unido edita, em 1974, "Buddah and The Chocolate Box" que lhe vale novo tema digno de figurar no top-10: "Oh Very Young".No resto da década o músico continua a editar álbuns de sucesso, surgindo mesmo em 1975 um "Greatest Hits" com os seus maiores êxitos.A 23 de Dezembro de 1977 Cat Stevens surpreende ao converter-se formalmente ao Islão, adoptando o nome Yusuf Islam e dedicado-se ao estudo e divulgação daquela religião.No ano seguinte o músico edita o seu último álbum como Cat Stevens intitulado "Back To Earth", um disco que não tem, nem de perto, a aceitação dos anteriores. Como consequência, o cantor deixa o mundo da música.No final da década de 80 volta a estar na berlinda ao declarar o seu apoio ao Ayatollah Khomeini na sua "fatwa" (condenação à morte) contra o escritor Salman Rushdie (autor da polémica obra "Versículos Satânicos"). Este seu apoio vale-lhe a crítica veemente de muitas personalidades do mundo da música e não só. Assim, muitas bandas (como os 10.000 Maniacs) deixam de tocar versões de temas seus, retirando dos seus discos as referidas canções ­ isto apesar do cantor vir mais tarde a público afirmar que as suas afirmações teriam sido manipuladas.Apesar de tudo, a sua música manteve-se popular, como o comprova a edição, em 1990 do disco "The Very Best Of Cat Stevens", que chega ao top-5 do Reino Unido.
Naceu no dia 21 de Julho de 1948.
Posted by Picasa

 

ANUNCIOS ANTIGOS



Posted by Picasa

 

ROBIN WILLIAMS


Robin McLaurim Williams esse é o verdadeiro nome do talentoso Robin Williams, nasceu no dia 21 de Julho de 1952, em Illinois, Chigago .
Willians ele mudou-se para São Francisco com sua família aos 16 anos.
Antes de se tornar actor estudou ciência política.
Depois de formado se matriculou na escola de teatro Juilliard e se apresentava em diversos clubes a noite até ser descoberto e ter a chance de participar de um episódio de ''Happy Days'' e consequentemente no seriado ''Mork & Mindy''.
Mas sua estréia no cinema mesmo foi em 1980 com o filme em ''Popeye'', do diretor Robert
Altman, a que se seguiram o comovente ''O Mundo segundo Garp''(1982) e ''Moscou em Nova Iorque'', de Paul Mazursky (1984).
Com forte característica para papéis cômicos, Williams provou que também pode fazer bem um drama.
A primeira indicação ao Oscar® veio com ''Bom dia, Vietnã'',(1987) e a segunda com ''Sociedade
dos Poetas Mortos''( 1989), um enorme sucesso de público e crítica no qual fez um professor ortodoxo nese drama comovente.
Com Steven Spielberg, Williams trabalhou em ''Hook - A Volta do Capitão Gancho' (1991), no papel de Peter Pan, mas o filme não obteve o sucesso esperado.
Em seus créditos estão também ''Tempo de Despertar'' (1990), com Robert De Niro, ''O Pescador de Ilusões''(1991), que lhe rendeu sua terceira indicação ao Oscar®, ''A Revolta dos Brinquedos''(1992), ''A Gaiola das Loucas' ''Uma Babá Quase Perfeita''(1993), pelo qual recebeu um Globo de Ouro, ''Flubber uma Invenção Desmiolada''(1997), ''Desconstruindo Harry'', ''Patch Adams - O Amor é Contagioso''(1998) ''Amor Além da Vida'(1998), ''Jakob The Liar'', ''O Homem
Bicentenário'' (1999).
Williams com sua versatilidade emprestou sua voz algumas vezes, como em ''Aladim'' (era o gênio) e ''A.I. Inteligência Artificial''(2001) como o Dr. Know.
Em ''Insônia''(2002) filme dirigido pelo diretor Christopher Nolan, do aclamado filme ''Amnésia'', ele faz o papel de um assassino chantagista e trabalha ao lado do astro Al Pacino.
Seu último trabalho em ''Retratos de uma Obsessão'', ele é um funcionário de um laboratório de revelaçaõ e tem como obsessão uma família que revela fotos.
Em 1996, a E! Entertainment Television o elegeu a ''Celebridade do Ano'', e ele também recebeu prêmio Special Achievement da Hollywood Foreign Press Association, por sua contribuição vocal como Genie no filme de animação da Walt Disney Pictures ''Aladdin''.
Levou o Oscar de ator coadjuvante em 1998 pela sua excepcional participação em ''GênioIndomável', onde contracenou com Matt Damon e Ben Affleck, ambos também roteiristas do filme.
Williams, que iniciou sua carreira se apresentando como humorista, ganhou quatro Grammy. Recebeu, ainda, dois Emmy por especiais para a TV. Participa ativamente de diversas organizações humanitárias, e foi uma das forças motoras da campanha ''Comic Relief'', para arrecadar fundos para os sem-teto, que conscientizou o povo americano e arrecadou 50 milhões de dólares até o momento.
Posted by Picasa

 

LUA


Quase não dá para ver, mas este era o aspecto da lua às 22,30 horas na região centro, fruto das dezenas de fogos que continuam a desvastar as matas portuguesas.
Posted by Picasa

 

DIOGO FREITAS DO AMARAL


Diogo Pinto de Freitas do Amaral nasceu na Póvoa do Varzim no dia 21 de Julho de 1941.
Político e professor universitário português.
Foi fundador, juntamente com outros políticos, do partido político Centro Democrático Social (CDS) em 1974, meses após a revolução dos Cravos de 25 de Abril, sendo seu presidente até 1982, e de novo entre 1988 e 1991.
Entre 1974 e 1986 esteve activamente empenhado na vida política portuguesa em defesa da democracia cristã.
Deputado entre 1975 e 1983 e de novo no biénio 1992-1993.
Foi Vice-Primeiro-Ministro e Ministro da Defesa no governo da Aliança Democrática.
É Primeiro-Ministro interino durante um mês, após o acidente de Camarate, atentado que vitima Sá Carneiro em 4 de Dezembro de 1980.
Foi também Ministro dos Negócios Estrangeiros entre 1980 e 1981.
Candidato presidencial nas eleições de 1986, obtém o apoio do Partido Social Democrata e do seu Centro Democrático Social atingindo 48,8% dos votos, insuficientes face ao resultado obtido pelo candidato socialista Mário Soares.
Posted by Picasa

 

O AQUEDUTO DAS ÀGUAS LIVRES


Construido por D.João V, levou à Lisboa a água do sitio da Água Livre, perto de Belas.
É monumental, principalmente na grande arcada sobre a ribeira de Alcantâra, perto da estação de Campolide.
O arco maior tem 58 metros de altura e 24 metros de largura.
O aqueduto termina no depósito das Amoreiras, em Lisboa.
Posted by Picasa

quarta-feira, julho 20, 2005

 

CARLOS SANTANA


Carlos Santana nascido a 2O de Julho de 1947 é um famoso guitarrista de rock mexicano nascido na cidade de Autlán de Navarro.
Tornou-se famoso na década de 1960 com a banda Santana.
O pai de Carlos Santana era um violinista de mariachi, e o jovem Carlos inicialmente aprendeu o violino, porém mudou para a guitarra quando tinha 8 anos de idade.
Depois que a família mudou-se para Tijuana (México) .
Santana começou a tocar em clubes e bares.
Ele ficou em Tijuana quando sua família decidiu mudar para São Francisco (Califórnia) porém logo se juntou a eles.
Em 1966 ele ajudou a formar a Santana Blues Band, nome posteriormente encurtado para Santana.
A banda começou a tocar no Fillmore West Auditorium, onde muitas das grandes bandas de São Francisco começaram. A primeira gravação de Santana foi The Live Adventures of Mike Bloomfield and Al Kooper com Al Kooper e Mike Bloomfield.
Posted by Picasa

 

GUILLERMO MARCONI


Guillermo Marconi, nasceu na cidade de Bolonha a 25 de Abril de 1874.
Filho de José Marconi, um negociante casado com Ana Jameson, mãe de Guillermo, que descendia de uma famosa familia de destiladores de Dublin.
Desde da mais tenra idade Guglielmo Marconi sempre foi um sonhador e um enlevo de sua mãe, tinha uma paixão pela electricidade e passava horas a brincar com baterias e fios descorando a escola e as suas tarefas na propriedade da família nos arredoresde Bologna em Itália, para o pai as experiências do jovem Marconi era um produto do espirito ocioso e disipador.
Giusepe enfurecia-se com o filho destruindoo equipamento e procurando desmotivá-lo.
A mãe protegia-o e acreditava sem sombra de dúvida que Guglielmo estava destinado a grandes voos, e não teria de esperar muito.
Em 1894 com 20 anos, Guglielmo teve conhecimento das espantosas descobertas de Hertz no domínio da electricidade.
Hertz era um físico brilhante que provara a existência das ondas electromagnéticas, usando um equipamento rudimentar, fizera passar energia eléctrica entre dois pontos sem utilizar fios.
Num golpe de inspiração Marconi pensou em controlar as ondas Hertzianas para fins de comunicação.
Bastaria juntar um manipulador telegráfico ao transmissor e emitir as ondas em código Morse para enviar mensagens invisíveis através do ar.
Giusepe riu-se dele, só os charlatães e os mediums afirmavam possuir tais poderes, toda a gente sabia que para comunicar neste Mundo eram precisos cabos e fios.
Povos e lugares distantes eram ligados por cobre e zinco.
Mas para Marconi, a ideia da telegrafia sem fio era tão óbvia que não compreendia que ninguém se lembrara disso antes.
A visão da comunicação sem fios apoderou-se dele.
O rapazinho com dificuldades de concentração na escola, tornou-se um jovem obcecadinventar a
T.S.F. Faleceu no dia 20 de Julho de 1937.
Posted by Picasa

 

PAPA LEÃO XIII


Leão XIII, de seu nome Gioacchino Pecci faleceu no dia 20 de Julho de 1903 e foi Papa de 1878 a 1903.
Nasceu em 2 de Março de 1810em Carpineto, Itália.
Pecci notabilizou-se primeiramente como popular e bem sucedido Arcebispo de Perugia, o que conduziu a sua nomeação como Cardeal em 1853.
Em 20 de Fevereiro de 1878, foi eleito para sucessor do Papa Pio IX.
Foi o primeiro Papa a surgir num filme.
É frequente referir-se ao Papa Leão XIII pelas suas doutrinas económicas, nas quais ele argumentava a falha do capitalismo e do comunismo.
A sua encíclica Rerum Novarum, de 1891, sobre os direitos e deveres do capital e trabalho, introduziu a ideia da subsidiaridade no pensamento social católico.
A bula Apostolicae Curae de 1896, dizendo que a ordenação de diáconos, padres e bispos nas igrejas anglicanas, incluindo a Church of England não são válidas.
A Igreja Católica reconhece a validade de ordenações na Igreja Ortodoxa de Leste e Oriental.
Leão XIII condenou também a Maçonaria.
Posted by Picasa

 

CURIOSIDADES DO ZEPPELIN


As instalações elétricas eram revestidas por uma blindagem para evitar o surgimento de qualquer fagulha, o que poderia causar um incêndio nos dirigíveis.
Todo o Hangar era servido por pequenos carrinhos na parte superior, usados para inspecionar e fazer reparos na estrutura dos dirigíveis.
Existe até hoje na Base Aérea de Santa Cruz, uma gigantesca esfera de aço que era utilizada como depósito de hidrogênio.
Esta esfera foi transformada em reservatório de água com capacidade de 3 milhões de litros.
No interior do Hangar existiam duas escadas com patamares, uma de cada lado, e um elevador elétrico que transporta 450kg de carga e se movia a uma velocidade de 1 m/s.
O tempo gasto para abrir o portão Sul era de 6 minutos.
O Hangar possuia três pontos de reabastecimento, um em cada extremo, e um no meio, com tomadas para gases Hidrogênio, Propano, Butano, água e eletricidade.
No topo do Hangar, existe uma torre de comando que está a 61 m de altura e de lá pode-se avistar toda a àrea envolvente de dezenas de quilómetros ao redor.
Só existiu um acidente durante o período que os Zeppelins operaram em Santa Cruz, que ocorreu quando um dos homens que seguravam as cordas não as soltou após ser dada a ordem para que as mesmas fossem liberadas.
Ele subiu com o dirigível, até que alguém avisou à tripulação, que resolveu retornar.
O referido homem quebrou algumas telhas e machucou as pernas.
O Hindenburg possuia 245 m de comprimento, 41,5 m de diâmetro, voava a 135 km/h com autonomia de 14 mil quilômetros e tinha capacidade para conduzir 50 passageiros e 45 tripulantes.
O Graf Zeppelin possuia 213 m de comprimento, 5 motores, transportava 35 passageiros e 45 tripulantes.




Posted by Picasa

 

SANTOS DUMONT


Alberto Santos Dumont nascido no dia 2o de Julho de 1873 e falecido em 23 de Julho de 1932, foi um engenheiro e pioneiro da aviação.
Foi o primeiro a pilotar um avião.
Este aparelho, com o nome de 14 Bis, voou no Campo de Bagatelle em Paris vencendo um concurso da época.
O voo, diante de uma multidão de testemunhas, percorreu cerca de 60 metros a uma altura de 2 a 3 metros.
Este evento foi o primeiro voo verificado pelo Aeroclube da França de um aparelho mais pesado que o ar na Europa, e foi também a primeira demonstração pública de um veículo levantando voo por seus próprios meios, com um trem de pouso e com boas condições de tempo e por isso, ele é considerado o pai da aviação.
Herdeiro de uma família de cafeicultores prósperos, pôde se dedicar aos estudos da ciência e da mecânica vivendo em Paris
Ao contrário de outros aeronautas da época, deixava suas pesquisas como domínio público e sem registrar patentes.
Posted by Picasa

 

ANÁLISE



Amor é fogo que arde sem se ver;
É ferida que dói e não se sente;
É um contentamento descontente;
É dor que desatina sem doer."
(Camões)

A análise do poema de uma aluna de 16 anos do ensino médio foi a seguinte:
"Ah Camões,
Se vivesses hoje em dia
Tomavas uns anti-piréticos
Uns quantos analgésicos
E Xanax ou Prozac para a depressão,
Compravas um computador
Consultavas as páginas do Internet
E descobririas
Que essas dores que sentias
Esses calores que te abrasavam
Essas mudanças de humor repentinas
Esses desatinos sem nexo
Não eram feridas de amor
Mas somente falta de sexo..."
Posted by Picasa

terça-feira, julho 19, 2005

 

CONVERSA ENTRE OBJECTOS



Posted by Picasa

 

NOVO CÓDIGO DA ESTRADA


Proibido buzinar !
Posted by Picasa

 

ACIDENTE


O Poste já lá estava !
Posted by Picasa

 

FABULAS DE ESOPO



O RATINHO DA CIDADE E O RATINHO DO CAMPO
Certo dia um ratinho do campo convidou seu amigo quemorava na cidade para ir visitá-lo em sua casa nomeio da relva.
O ratinho da cidade foi, mas ficoumuito chateado quando viu o que havia para jantar:grãos de cevada e umas raízes com gosto de terra.
- Coitado de você, meu amigo!- exclamou ele.
- Leva uma vida de formiga!
Venha morar comigo na cidade que nós dois juntos vamos acabar com todo o toucinho deste país!
E lá se foi o ratinho do campo para a cidade.
O amigo mostrou para ele uma despensa com queijo, mel, cereais, figos e tâmaras.
O ratinho do campo ficou de queixo caído.
Resolveram começar o banquete na mesma hora.
Mas mal deu para sentir cheirinho: a porta da despensa se abriu e alguém entrou.
Os dois ratos fugiram apavorados e se esconderam no primeiro buraco apertado que encontraram.
Quando a situação se acalmou e os amigos iam saindo com todo o cuidado do esconderijo, outra pessoa entrou na despensa e foi preciso sumir de novo.
A essas alturas o ratinho do campo já estava caindo pelas tabelas.
- Até logo - disse ele.
- Já vou indo.
Estou vendo que sua vida é um luxo só, mas para mim não serve.
É muito perigosa.
Vou para minha casa, onde posso comer minha comidinha simples em paz.

Mais vale uma vida modesta com paz e sossego que todo o luxo do mundo com perigos e preocupações

Posted by Picasa

 

APOLO XI


Quando as imagens da alunagem do módulo lunar da Apolo XI na superfície da Lua atravessaram o mundo, muitos achavam que aquilo não passava de um truque televisivo.
No entanto, pela primeira vez, uma espécie animal pisava o satélite da Terra. I
Isso graças ao esforço tecnológico de dois países que se envolveram na chamada Corrida Espacial: Estados Unidos e União Soviética.
O primeiro passo havia sido dado pela URSS ao lançar o primeiro satélite artificial, o Sputnik 1, em 4 de outubro de 1957.
Mas só nos anos 60, os EUA puderam entrar na disputa política e científica pelo domínio do espaço.
Até chegarem ao Mar da Tranquilidade, os norte-americanos tiveram de investir mais de 22 bilhões de dólares no Projeto Apolo que mobilizou cerca de 12 mil empresas, cem universidades e um total de 400 mil pessoas ao longo de uma década de trabalho científico, militar e técnico.
Posted by Picasa

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

FREE hit counter and Internet traffic statistics from freestats.com