sábado, outubro 01, 2005

 

SANTO DO DIA



Santo Gregório

Gregório, nasceu na cidade de Valarxabad, por volta do ano 257, na Armênia. Seu pai matou o rei da Armênia, seu parente, numa conspiração com o reino da Pérsia, que assumiu o poder.
Os soldados armênios encontraram o assassino do monarca e o executaram com toda a família, excepto o filho de um ano de idade, Gregório.
O rei persa assumiu o trono a Armênia, não sem antes matar toda a família real.
Entretanto, o príncipe sucessor Tiridates e sua irmã, ainda crianças, conseguiram ser poupados, sendo enviados para Roma.
Alí receberam uma educação pagã digna da nobreza da época. O pequeno monarca recebeu também esmerada formação militar, destacando-se pela valentia.
Ao mesmo tempo, Gregório foi enviado para a Cesarea da Capadócia, onde recebeu educação e formação cristã.
Aos vinte e dois anos de idade se casou com uma jovem também cristã e teve dois filhos: Vertanes e Aristakes. Depois de sete anos, o casal de comum acôrdo interrompeu a vida matrimonial.
Ela foi viver retirada num convento, mas sem vestir o hábito.
Ele se ordenou sacerdote e partiu da Cesarea. Em 287, por interesse do Império Romano, que desejava tirar a Armênia do poder dos persas, Tiridates foi enviado com soldados romanos para retomar o trono que era seu por direito.
Curiosamente, nesse exército estava também Gregório, que era seu colaborador e conselheiro particular.Vitorioso, ele se tornou Tiridates III, rei da Armênia. Para agradecer a reconquista mandou que Gregório fosse pessoalmente oferecer flores e incenso aos deuses, no templo pagão. Como negou obedecer a ordem por ser cristão, o rei mandou tortura-lo.
Mas a situação de Gregório ficou muito pior ao ser denunciado como o filho do assassino do pai do rei.
Revoltado o monarca mandou intensificar as torturas e depois joga-lo no fundo da masmorra mais profunda da Armênia, onde ficou no esquecimento.
Quinze anos mais tarde, Tiridates III contraiu uma doença contagiosa incurável e sofria muitas dores. Nessa ocasião, a princesa sua irmã teve dois sonhos reveladores, neles uma voz lhe dizia que a única pessoa capaz de curar o rei, era Gregório.
Assustada, mesmo acreditando que ele já havia morrido, enviou um mensageiro à masmorra, que o descobriu ainda vivo. Gregório foi libertado e curou milagrosamente o rei da doença contagiosa, através das orações cristãs. Tocado pela fé, Tiridates III se fez baptizar, juntamente com toda sua família, sua corte e seu povo. Assim, a Armênia que fora evangelizada, segundo a tradição, pelos apóstolos Bartolomeu e Tadeu, se tornou a primeira nação oficialmente cristã em 301, por obra de Gregório o iluminador, como passou a ser chamado.Ele se tornou o bispo da Capadócia e um dos maiores líderes da Igreja Armênia, cuja sede apostólica, a catedral de Etchmiadzin, construiu em 303.
Mandou chamar seus dois filhos para auxilia-lo. Depois, já cansado e com a sensação do dever cumprido, ele foi sucedido pelo seu filho Aristakes como chefe supremo dos cristãos, mas ele morreu antes do pai.
Então quem assumiu o comando da sede episcopal foi o outro filho, Vertanes. Dessa maneira Gregório pôde, enfim, realizar seu grande sonho que era o de se retirar para um lugar solitário e viver apenas de oração e penitência, até a morte em 332.
São Gregório o iluminador é venerado não somente como o apóstolo e padroeiro da Armênia, mas também como evangelizador das Igrejas síria e greco-ortodoxa.
Na masmorra onde ele ficou preso e esquecido, foi construído o mosteiro de Khor Virap, que significa "poço profundo", para preservar o local original a quarenta metros de profundidade.
Posted by Picasa

 

CRIATIVIDADE


Um velho fazendeiro, tinha um bonito lago em sua enorme fazenda.
Depois de muito tempo sem ir ao local, decidiu dar uma olhada geral para ver se estava tudo em ordem.
Pegou um balde para aproveitar o passeio e trazer umas frutas existentes no caminho. Ao aproximar-se do lago, escutou vozes femininas, animadas, se divertindo.
Ao chegar mais perto avistou um bando de jovens mulheres banhando-se completamente nuas.
Ele se fez presente e com isso todas fugiram para a parte mais funda da água.
Uma das mulheres gritou:
-Não sairemos enquanto o senhor não sair de perto, para bem longe!
O velho respondeu:>
-Eu não vim até aqui para ver vocês nadando ou saindo do lago, nuas!
Levantando o balde, ele disse:
-Eu só vim dar comida ao jacaré..."
CONCLUSÃO: "A criatividade pode fazer a diferença que falta para chegar ao seu objectivo!!!"
Posted by Picasa

 

JOHN TRAVOLTA



Posted by Picasa

 

VLADIMIR PUTIN


Vladímir Vladímirovič Putin , nascido em 1 de Outubro de 1952 em Leningrado, actual São Petersburgo, é o actual presidente da Rússia.
Foi director para assuntos externos da KGB na URSS.
Em 1991 renuncia ao cargo da KGB e prossegue a carreira de político.
Em 1996 é nomeado director de políticas externas no governo do então presidente Boris Yeltsin. Em 1999 ja era o principal ministro da Russia, apontado para uma provável sucessão.
Na renúncia de Yeltsin em 31 de dezembro do mesmo ano, assume como presidente interino e em março de 2000 elege-se como presidente da Federação Russa.
Na administração actual, busca a modernização do país e a integração com a Europa.
Posted by Picasa

 

FORD T


O automóvel é um veículo com autopropulsão, para transporte de passageiros e carga. Dispõe, em geral, de um motor de combustão interna, de dois ou quatro tempos (Otto) ou diesel.
Em 1769, na França, Nicolas Cugnot usou um motor a vapor para movimentar um veículo.
O automóvel com motor de combustão interna foi inventado na Alemanha, em 1885, por Karl Benz e Gottlieb Daimler.
Foi o americano Henry Ford que passou a fabricar carros em série. O primeiro foi o modelo T, que começou a ser comercializado no dia 1 de Outubro de 1908.
Venderam mais de 15 milhões de unidades.
Posted by Picasa

 

WALT DISNEY WORLD


Quatro parques temáticos (Magic Kingdom, Epcot Center, MGM Studios e Animal Kingdom); dois parques aquáticos; 32 hotéis (31 mil quartos, além de 784 áreas de camping); dois centros com lojas, restaurantes, boates e cinemas; spas; áreas de recreação com campos de golfe, passeios a cavalo e carruagem, quadras de tênis, pescaria, academias de ginástica, aulas de mergulho e surf.
Tudo interligado por um sistema de transportes próprio. Estas são algumas das atrações que o visitante irá encontrar no Walt Disney World, próximo a Orlando, na Flórida, EUA.
São 122 quilômetros quadrados (o equivalente a 1,5 mil estádios do Maracanã) - sendo que mais de três quartos desta área constituem uma reserva ecológica ainda intocada - de diversão, geralmente relacionada a crianças, mas com uma diversidade que pode agradar a jovens, adultos e à terceira idade.

Mais de 51 mil pessoas trabalham para tornar tudo isto possível, o que torna o complexo o maior empregador - num único lugar - dos EUA.
Lá, tudo é magia. Inaugurado em 1 de outubro de 1971, o projecto do parque da Flórida - assim como o original, da Califórnia - é fruto da imaginação de Walt Disney (1901 - 1966), que sonhava em tornar reais seus personagens de filmes e quadrinhos, como Mickey, Donald e Pateta, entre tantos outros.
Posted by Picasa

 

AMNISTIA INTERNACIONAL


"A Amnistia Internacional nasceu em 1 de Outubro de 1961 e a sua criação teve origem numa notícia publicada no jornal inglês "The Observer" em que era referida a prisão de dois estudantes portugueses por terem gritado «Viva a Liberdade!» na via pública.
O advogado britânico Peter Benenson lançou então um apelo no sentido de se organizar uma ajuda prática às pessoas presas devido às suas convicções políticas ou religiosas, ou em virtude de preconceitos raciais ou linguísticos.
Um mês após a publicação do apelo, Benenson já havia recebido mais de mil ofertas de ajuda para coligir informações sobre casos, divulgá-las e entrar em contacto com governos.

Dez meses passados, representantes de cinco países estabeleciam as bases de um movimento internacional.
O primeiro presidente do Comité Executivo Internacional da organização (1963 a 1974) foi Sean MacBride, laureado com o Prémio Nobel da Paz em 1974."
"A Amnistia Internacional tem membros activos espalhados por todo o mundo. Conta com mais de 1.300.000 membros, assinantes e simpatizantes em mais de 190 países e territórios, e secções nacionais organizadas em 59 desses países. A organização está aberta a todos aqueles que apoiam os seus objectivos. Os membros provêm de todas as camadas sociais representam um leque variado de pontos de vista e são encorajados a participar plenamente nas várias actividades do movimento."
Posted by Picasa

 

ANÚNCIOS ANTIGOS



Posted by Picasa

 

PELÉ


Edson Arantes do Nascimento, mais conhecido – e admirado – pelo mundo como "Pelé", nasceu a 23 de outubro de 1940, na pequena cidade de Três Corações, no Estado de Minas Gerais, Brasil. Ele foi baptizado na igreja municipal, Igreja da Sagrada Família de Jesus, Maria e José. Seu pai, João Ramos do Nascimento, ou Dondinho, como era conhecido no meio futebolístico, também foi um jogador profissional. Ele era conhecido como um dos melhores cabeceadores de seu tempo.
Jogou como centroavante pelo Fluminense até que uma lesão o afastou do futebol profissional. Sua mãe, Maria Celeste, dedicava a Pelé e ao resto da família muita atenção e amor.

Ainda criança, Pelé e sua família se mudaram para Bauru, no interior do Estado de São Paulo, onde ele aprendeu a dominar a arte do futebol.
Certa vez, ele próprio confessou: "tenho três corações", referindo-se à sua cidade natal (Três Corações), a Bauru e a Santos.
O primeiro trabalho de Pelé foi como engraxate. No entanto, ele nunca deixou de sonhar em jogar futebol.
A carreira futebolística de Pelé começou cedo. Após jogar em algumas equipas amadoras, como o Baquinho e o Sete de Setembro, aos onze anos, enquanto jogava num time de pelada chamado Ameriquinha, ele foi descoberto por um antigo jogador da seleção brasileira de futebol chamado Waldemar de Brito.

Waldemar constatou a habilidade de Pelé e o convidou a integrar o time que estava montando (Clube Atlético Bauru?).
Aos quinze anos, em 1956, Waldemar o levou à cidade de São Paulo para fazer um teste num time profissional: o Santos Futebol Clube.
Naquele dia, Waldemar disse aos directores do clube: "Este garoto ainda será o maior jogador de futebol do mundo."
Terminou a carreira no dia 1 de Outubro de 1977.

Posted by Picasa

 

JIMMY CARTER


Jimmy Carter foi presidente dos Estados Unidos de 1977 a 1981.
Naceu en Georgia, Estados Unidos da América, no dia 1 de outubro de 1924.

Seguindo o mandato de Gerald Ford não soube resolver a crise económica que se arrastrava no país desde 1973.
Fomentou a expansão do comunismo, acolhendo cento e vinte mil balseiros expulsos de Cuba só en 1980.
Em 1981, perdeu a reeleição tendo alcançado a Presidênciae Ronald Reagan.
No ano de 2002 recebeu o Premio Nobel da Paz pelo seu trabalho de embaixador embaixador da ONU.
Posted by Picasa

 

GEORGE CLOONEY


George Clooney emergiu durante meados da década de 90 como um das estrelas que ascendeu mais rápido tanto na tela pequena quanto grande. Embora sua subida ao estrelato das telas, depois de seu sucesso no drama medico amplamente popular da TV, E.R., pode parecer à primeira vista meteórica, uma olhada mais atenta para a carreira de Clooney revela que ele tinha mais do que pago seu preço, passando mais de uma década numa obscuridade relativa como um actor contratado da televisão Warner Bros.
Filho do jornalista de TV, Nick Clooney e sobrinho da famosa cantora Rosemary Clooney, Clooney nasceu em 06 de maio de 1961, em Lexington, KY. Fez sua primeira aparição na TV aos cinco anos de idade, no talk-show de seu pai, The Nick Clooney Show.
Não voltou à TV até seus vinte anos; a única paixão de Clooney era basebol, e só se voltou para actuação quando não conseguiu entrar para o Cincinnati Reds.
Começou em comerciais de TV e então assinou contrato com a Warner Bros.
Embora continuasse essencialmente desconhecido ao longo da década de 80 e inicio dos anos 90, Clooney teve uma carreira estável de coadjuvante.
Apareceu em 15 pilotos para TV que não tiveram sucesso, e era semi-regular em varias series, incluindo sitcoms como The Facts of Life e Roseanne, e o drama Sisters.
Quando o drama médico E.R. se tornou um hit Clooney ficou particularmente popular, um pouco pela atracção que exerce em mulheres. Essa atracção aumentou à medida que seu personagem – inicialmente mulherengo – amadureceu na série e finalmente se envolveu com outro ser humano.
Até E.R. Clooney tinha ocasionalmente participado de alguns filmes (estreou em um pequeno papel em Combat High (1986)) e tinha estrelado alguns vídeos de baixo orçamento.
Depois do sucesso de E.R., contudo, foi cercado por scripts e ofertas de filmes. Escolheu como primeiro projeto actuar como um herói de acção no filme escrito e produzido por Quentin Tarantino, From Dusk Till Dawn.
Depois desse filme, apareceu na comédia romântica One Fine Day com Michelle Pfeiffer. filme Intolerable Cruelty. Este ano poderemos vê-lo na seqüência do filme de 2001, Ocean’s Twelve.
Posted by Picasa

 

IMAGEM DO DIA



Posted by Picasa

 

JULIE ANDREWS


Quando Julie estreou no cinema em 1964, já era conhecida do público por suas aparições em alguns shows de variedades para a televisão e pelos sucessos da Broadway, como “My Fair Lady” de 1956, na época um fenômeno de bilheteira, e “Camelot”, cujo papel de Guinevere foi especialmente elaborado pelos compositores Rodgers e Hammerstein para ela. Entre 1964 e 1965, fez dois dos mais famosos filmes em sua carreira: “Mary Poppins” - que lhe valeu o Oscar® de melhor actriz, ganhando de Audrey Hepburn, que acabou ficando com o papel da florista Elisa em “My Fair Lady”, em sua versão para o cinema - e o cultuado “A Noviça Rebelde”, famoso por muitos aspectos, entre eles por ter tirado a FOX do vermelho.
O público não estava preparado para seus filmes posteriores, com uma Julie Andrews, mais madura e sensual (Mary Poppins, imagine !).
Por outro lado, havia também uma parte que não a considerava ainda uma actriz capaz de papéis mais ousados, além do tradicional entretenimento familiar. A resposta viria somente nos anos 80, com as comédias “S.O.B” e “Victor ou Victoria”, além de alguns dramas, particularmente, “Ânsia de Amar” de Andrei Konchalovsky.
Nos anos 90, Julie voltou aos palcos em uma temporada de sucesso com o musical “Victor e Victoria” e nestes dois últimos anos participou de dois filmes.
Uma curiosidade, quando perguntada por Larry King, no seu programa de entrevistas na CNN, sobre como foi perder o papel de Elisa para Audrey Hepburn, Julie elegantemente revelou que Audrey confessou-lhe anos mais tarde não ter tido “coragem” de desistir do papel, “Audrey era uma grande dama”.
Larry responde: “Você é uma grande dama, Julie”. Com certeza !
Nasceu no dia 1 de Outubro de 1935.
Posted by Picasa

sexta-feira, setembro 30, 2005

 

TORRE DE BELÉM


A Torre de Belém foi construída na era das Descobertas ,quando a defesa da cidade era de extrema importância, em homenagem ao santo padroeiro da cidade, São Vicente.
Para melhorar a defesa de Lisboa, o rei João II desenhou um plano que consistia na formação de uma defesa constituída por três fortalezas junto do estuário do Tejo.
Formava um triângulo, sendo que em cada ângulo se contruiría uma fortaleza: o baluarte de Cascais no lado direito da costa, a de S. Sebastião da Caparica no lado esquerdo e a Torre de Belém na água (já mandada construir por D. Manuel I).
Este monumento está repleto de decoração Manuelina que simboliza o poder do rei: calabres que envolvem o edifício, rematando-o com elegantes nós, esferas armilares, cruzes da Ordem Militar de Cristo e elementos naturalistas.
Com o passar do tempo, e com a construção de novas fortalezas, mais modernas e mais eficazes, a Torre de Belém foi perdendo a sua função de defesa.
Durante os séculos que se seguiram, desempenhou funções de controle aduaneiro, de telégrafo e até de farol.

Foi também prisão política, viu os seus armazéns transformados em masmorras, a partir da ocupação filipina (1580) e em períodos de instabilidade política.
Finalmente, em 1983 a UNESCO classificou-a Património Cultural de Toda a Humanidade.
Posted by Picasa

 

FÈRIAS



Foto de Dário Silva
Moledo mira a Galiza

Para uns, poiso de "betos", para outros, espaço com "bom ambiente", a praia de Moledo, em Caminha, há muito que disfruta de invejável "currículo", sendo, por isso, muito concorrida.De dia e de noite. De Verão e de Inverno.O caminho-de-ferro tornou mais fácil o acesso a uma estância balnear que viria a consagrar-se nas primeiras décadas do século passado, sendo, até hoje, da escolha de muitos. Durão Barroso, Mariano Gago, o maestro António Vitorino de Almeida e o constitucionalista Jorge Miranda contam-se entre as personalidades que buscam, em Moledo, energias para um novo ano de trabalho. Nada que o actor norte-americano Donald Sutherland não o tivesse feito."Moledo é, mesmo, a única praia que frequento. A minha terra é Lisboa, mas habituei-me de tal forma a viver ali que é como se fosse minha. Passo lá as férias desde criança", contou, a propósito, o maestro Vitorino de Almeida que, com o médico António Barge, lançaram, há três décadas, o primeiro Festival de Vilar de Mouros, cuja edição deste ano tem lugar este fim-de-semana."Esta sempre foi uma praia procurada por colunáveis", destacou Filipe Castro. Nascido há 64 anos, na vizinha freguesia de Cristelo, referiu-se a Manuel de Aguiar, um antigo catedrático da Universidade de Coimbra, como um dos "grandes impulsionadores" da estância balnear."Moledo é especial porque é especial. Tem um ambiente muito bom e a procura da praia deve-se muito a isso. Costumam dizer que é praia de "jet-set", mas discordo disso", destacou Alice Garcia, de 25 anos. Ao balcão de um bar situado junto à praia, a jovem considerou que a fortaleza da Ínsua e a proximidade da Galiza fazem do espaço natural um "local único e muito bonito".Da mesma opinião, Manuel Peixoto, de 50 anos e residente em Braga, destacou a limpeza do espaço e o civismo dos utentes, conceitos partilhados por Glória Silva, de Valença: "Gosto muito de aqui estar. É um local muito bonito e, ao que dizem, saudável, rico em iodo. O ambiente também ajuda, Há sempre muita gente de fora que passa férias aqui, pelo que a festa prossegue noite dentro".Quando o sol se põe, a animação transita para os bares da marginal, que chegam, por vezes, a cativar mais interessados que o próprio areal, durante o dia. "É esse conjunto que torna a praia perfeita. A facilidade de estacionamento e a beleza do espaço, situado junto à Ínsua, contribuem para esse sucesso", vaticinou.De facto, a desembocadura do Minho, em que se destaca a fortaleza, exerce elevado fascínio sobre residentes e visitantes. Reza a lenda que, no local, teria existido um templo pagão, convertido em ermida, durante o Cristianismo, e, posteriormente, em fortaleza. O templo primitivo, do tempo da ocupação romana, era dedicado a Saturno, deus das sementeiras que continuará a velar pela beleza de Moledo.
Areal diminui de tamanhoNão há bela sem senão. A sedução exercida por Moledo junto de muitos encontra um infeliz paralelo na diminuição do areal da praia, situação que se vem verificando, com mais intensidade, nos últimos anos.Aludindo ao problema, Filipe Castro, de 64 anos, natural de Cristelo, que aprendeu a nadar no espaço natural, destacou: "Quando era miúdo, a praia tinha um areal de 300 ou 400 metros. Hoje, tem cerca de 50 e continua a diminuir. Isto é lastimável e precisa de ser corrigido, sob pena de desaparecimento da praia".Para José Gualdino, da associação ambientalista COREMA, de Caminha, há uma multiplicidade de factores que contribuem para o emagrecimento do cordão dunar. Referindo-se a estudos realizados no estuário do rio Minho, disse que essas análises "permitem estabelecer uma ligação entre a extracção de inertes no rio, para a manutenção do canal de navegação do ferry-boat, e o desaparecimento do cordão dunar". A propósito, salientou: "Se o mar não recebe a areia dos rios, vem buscá-la à costa, reduzindo, assim, o cordão dunar".

Luis Oliveira in JN

Posted by Picasa

 

SANTA TERESINHA


Teresa Martin nasceu em Alençon, França, em 02 de janeiro de 1873. Dois dias mais tarde foi baptizada na Igreja de Notrê-Dame, recebendo os nomes de Maria Francisca Teresa. Seus pais foram Luis Martin e Celia Guérin, ambos veneráveis na actualidade. Após a morte de sua mãe, em 28 de agosto de 1887, Teresa mudou-se com toda a sua família para Lisieux.No final de 1879 recebeu pela primeira vez o sacramento da penitência.
No dia de Pentecostes de 1883, recebeu a graça especial de ser curada de uma grave enfermidade pela intercessão de Nossa Senhora das vitórias ( A Virgem do Sorriso).
Educada pelas Beneditinas de Lisieux , recebeu a primeira comunhão no dia 08 de maio de 1884, depois de uma intensa preparação, culminada por uma forte experiência da graça da íntima comunhão com Cristo.
Algumas semanas mais tarde, em 14 de junho do mesmo ano, recebeu a Confirmação, com plena consciência de acolher o Espírito Santo mediante uma participação pessoal na graça de Pentecostes.
Seu desejo era abraçar a vida contemplativa, igual a suas irmãs Paulina e Maria, no Carmelo de Lisieux, porém sua tenra idade a impedia.
Durante uma viagem a Itália, depois de visitar a Santa Casa de Loreto e os lugares da Cidade Eterna, em 20 de novembro de 1887, na audiência concedida pelo Papa Leão XII aos peregrinos da diocese de Lisieux, pediu ao Papa ,com audácia filial, autorização para poder entrar no Carmelo aos 15 anos.
Em 09 de abril de 1888 ingressou no Carmelo de Lisieux. Recebeu o hábito em 10 de janeiro do ano seguinte e fez sua profissão religiosa em 08 de setembro de 1890, festa da Natividade da Virgem Maria.
No Carmelo começou o caminho da perfeição traçado pela Madre Fundadora, Teresa de Jesus, com autêntico fervor e fidelidade, cumprindo os diferentes ofícios que lhe foram confiados (foi também mestra de noviças).
Iluminada pela palavra de Deus, e provada especialmente pela enfermidade de seu querido pai, Luis Martin, que faleceu em 29 de julho de 1894, iniciou o caminho para a santidade, inspirada na leitura do Evangelho e pondo o amor no centro de tudo.
Teresa nos deixou em seus manuscritos autobiográficos não só as lembranças de sua infância e adolescência, mas também o retrato de sua alma e a descrição de suas experiências mais íntimas. Descreve e comunica a suas noviças, confiadas aos seus cuidados, o caminho da infância espiritual; recebe como dom especial a tarefa de acompanhar com a oração e sacrifício os irmãos missionários ( o Padre Roulland, missionário na China, e o Padre Belliére).
Aprofunda-se cada vez mais no mistério da Igreja e sente crescer sua vocação apostólica e missionária para levar consigo os demais, movida pelo amor de Cristo, seu único Esposo.
Em 09 de junho de 1895, na festa da Santíssima Trindade, ofereceu-se como vítima imolada ao Amor misericordioso de Deus. Nesta época escreve o primeiro manuscrito autobiográfico que entregou a Madre Inês no dia de seu onomástico, em 21 de janeiro de 1896.
Alguns meses mais tarde, em 03 de abril, durante a noite de quinta para sexta-feira santa, teve uma hemoptise, primeira manifestação da enfermidade que a levaria a morte, e ela a acolheu como uma misteriosa visita do Esposo Divino.
Então, entrou em uma prova de fé que duraria até o final de sua vida, e dela oferece um testemunho emotivo em seus escritos. Durante o mês de setembro conclui o manuscrito B, que ilustra de maneira impressionante o grau de santidade ao qual havia chegado, especialmente pela descoberta de sua vocação no coração da Igreja.
Enquanto piora sua saúde e continua o tempo de prova, no mês de junho começa o manuscrito C, dedicado a Madre Maria de Gonzaga; entretanto, novas graças a levam a amadurecer plenamente na perfeição e descobre novas luzes para a difusão da mensagem na Igreja, para o bem das almas que seguirão seu caminho.
Em 08 de junho é transferida para a enfermaria, onde outras religiosas recolhem suas palavras quando suas dores e provações se tornam mais intensas e enquanto suporta com paciência até a chegada de sua morte, acontecida na tarde de 30 de setembro de 1897.
"Eu não morro, entro na vida", havia escrito a seu irmão espiritual, o missionário Pe. Mauricio Belliére. Seus últimas palavras, "Deus meu, te amo" , selaram uma vida que se extinguiu da terra aos 24 anos, para entrar, segundo seu desejo, em uma nova fase de presença apostólica em favor das almas, da comunhão dos Santos, para derramar uma "chuva de rosas" sobre o mundo (chuva de favores e benefícios, especialmente para amar mais a Deus).
Foi canonizada por Pio XI em 17 de maio de 1925, o mesmo Papa em 14 de dezembro de 1927, a proclamou Padroeira Universal da Missões, junto com São Francisco Xavier.Sua doutrina e seu exemplo de santidade tem sido recebidos com grande entusiasmo por todas as categorias de fiéis do século XX, e também além da Igreja Católica e do Cristianismo.
Por ocasião do Centenário de sua morte, o Papa João Paulo II a declarou Doutora da Igreja, pela solidez de sua sabedoria espiritual inspirada no Evangelho, pela originalidade de suas intuições teológicas, nas quais resplandece sua eminente doutrina , e pela acolhida em todo o mundo de sua mensagem espiritual, difundida através da tradução de suas obras em mais de cinqüenta línguas diversas. A cerimônia da Declaração ocorreu em 19 de outubro de 1997, precisamente no Domingo em que se celebra o Dia Mundial das Missões.
Posted by Picasa

 

ANÚNCIOS ANTIGOS



Posted by Picasa

 

UDO JURGUENS


Udo Jürgens é um conhecido compositor e cantor austríaco.. Nasceu em 30 de Setembro de 1934 em Klagenfurt na Caríntia, Áustria.
Apesar das suas músicas serem cantadas quase todas em língua alemã ele foi conhecido não apenas nos países de língua alemã, mas em toda a Europa.
Jürgens tornou-se famoso quando venceu o Festival eurovisão da canção, em 1966. com a canção "Merci chérie" (Obrigado, querida).
Certa imprensa sensacionalista tem-lhe atribuído um carácter de mulherengo e muitas mulheres reclamam que ele é pai de várias crianças.

Em Setembro de 2003, o jornal Bild revelou que Jürgens casou secretamente com Corinna em Nova Iorque, em 4 de Julho de 1999.
Posted by Picasa

 

DEBORAH KERR


Uma das actrizes mais elegantes do cinema, Deborah Jane Kerr-Trimmer nasceu em Helensburgh, Escócia, em 30 de Setembro de 1921.
Começou sua carreira como bailarina, desenvolvendo interesse paralelo pelo teatro, apresentando-se em adaptações de Shakespeare.
Sua estréia no cinema em 1940, veio com o filme, “Nas Sombras da Noite”, dirigido pelo mestre Michael Powell. Trabalhando em uma série de produções inglesas, teve ainda a oportunidade de actuar novamente sob a direcção de Michael Powell e Emeric Pressburger em “Narciso Negro” (1947) e “Coronel Blimp” (1943).
Em 1947, a actriz faz seu primeiro filme americano, “Mercador de Ilusões”, ao lado de Clark Gable. A partir de então, esta bela actriz nos deixou lembranças inesquecíveis em papéis marcantes como no musical, “O Rei e Eu”.
No cultuado, “Tarde Demais Para Esquecer” (1957), de Leo McCarey, contracenando com outro símbolo de elegância, Cary Grant. Num dos melhores filmes de terror já feitos, “Os Inocentes” (1961), de Jack Clayton, infelizmente, inédito em vídeo no Brasil e ainda, “A Noite do Iguana” (1964), de John Huston, outro inédito.
Posted by Picasa

 

SANTO DO DIA




S. Jerônimo


Comemoramos no dia 30, São Jerônimo, que nasceu na cidade de Estrido, Dalmácia por volta do ano 340. Em Roma estudou gramática, retórica e filosofia dentre muitos outros cursos.
Foi um dos grandes escritores de seu tempo. Capaz de pensar em latim, grego e hebraico, escritor de estilo rico, puro e robusto ao mesmo tempo.
Romano de formação converteu-se ao cristianismo e decidiu tornar-se monge.
Partiu para a Síria e entregou-se a uma vida de penitência e oração. Convenceu-se, no entanto de que sua verdadeira vocação era servir a Igreja como escritor.
Procurou então conciliar a vida monástica com o ofício de escrever.
Sua dedicação total aos estudos, reflexão e autodisciplina deram um grande fruto para a Igreja, propiciaram a tradução dos textos originais da Sagrada Escritura para o latim do Antigo e do Novo Testamento, que se tornou, com o título de Vulgata, a Bíblia oficial do Cristianismo.
São Jerônimo recebe o título de Doutor da Igreja e de "Doutor Máximo das escrituras".
Infelizmente, algumas seitas usam indevidamente sob um "sincretismo" a imagem de São Jerônimo, enganando e fazendo o povo acreditar que um de seus falsos deuses/espíritos se apresentam na forma de São Jerônimo.
Posted by Picasa

 

TRUMAN CAPOTE


Escritor norte-americano. Após estudar em Connecticut é, durante a sua juventude, leitor de guiões, empregado de escritório do New Yorker e bailarino num barco fluvial.
Após o grande êxito do seu primeiro romance (Other Voices, Other Rooms, 1948) dedica-se à literatura. Atormentado por uma homossexualidade mal satisfeita e dominado pelo álcool, morre relativamente cedo.
O seu primeiro romance apresenta um mundo adolescente situado entre a realidade e a fantasia, e que literariamente pode incluir-se na tradição gótica do Sul dos Estados Unidos.
Em 1958 obtém outro êxito com Ao Começo do Dia (Breakfast at Tiffany's).
Mas o seu grande sucesso é A Sangue Frio (1966), obra com que inicia um género por ele denominado non-fiction novel (ou seja, romance-documento).
Nela reconstrói minuciosamente um facto real (um crime feroz), a personalidade das vítimas e dos jovens assassinos.
O livro é um penetrante estudo dos Estados Unidos do momento, com os seus contrastes, a tentação do delito, etc.
Posteriormente publica Music for Chameleons. Escreve também guiões para filmes, nomeadamente Beat the Devil e um musical para a Broadway, House of Flowers.
Nasceu no dia 30 de Setembro de 1924.

Posted by Picasa

 

HUMOR




"Vamo-nos conhecendo"

Um homem conheceu uma linda rapariga e decidiu casar-se com ela.
Ela mostrou-se muito receosa:
- Mas... não sabemos nada um sobre o outro!
Ele acalmou-a:
- Não há problema, nós iremos conhecer-nos com o tempo.
Ela concordou.
Casaram-se e foram passar a lua de mel num luxuoso hotel.
Certa manhã, estavam ambos recostados, junto à piscina, quando ele se levantou, subiu ao trampolim de 10 metros, realizou uma demonstração perfeita de todos os saltos que existem e voltou para junto da esposa.
- Isso foi incrível! - disse-lhe ela.
- Fui campeão olímpico de saltos ornamentais. Eu disse-te que nos conheceríamos com o tempo - respondeu ele.
Então, ela levanta-se, entra na piscina e começa a nadar, ida e volta, em impressionante velocidade.
Depois de trinta voltas sem parar, ela sai e vai recostar-se junto do marido.
Ele não conseguiu esconder a admiração:
- Estou surpreso! Foste nadadora olímpica?
- Não, explicou a jovem.
Fui puta em Veneza e atendia ao domicílio.
Posted by Picasa

 

IMAGEM DO DIA



Posted by Picasa

 

JAMES DEAN


James Byron Dean, nascido a 8 de Fevereiro de 1931 em Marion, Indiana, faleceu a 30 de Setembro de 1955, na California, USA, vítima de acidente de viação. que interrompeu sua carreira no auge e o transformou em mito cultuado ainda hoje.
Filho de um dentista, perdeu a mãe aos sete anos.
Cresceu numa fazenda de Iowa e após concluir o secundário foi para Los Angeles, onde estudou no Santa Monica Junior College e na UCLA.
Como actor, integrou o grupo teatral de James Whitmore (veterano que reapareceu em "Um Sonho de Liberdade", como o bibliotecário da penitenciária Shawshank) e fez pontas em quatro filmes, entre eles "Baionetas Caladas" (1951), de Samuel Fuller, e "Sinfonia Prateada" (1952), de Douglas Sirk.
Foi em Nova York, no entanto, que sua carreira decolou: assistiu a aulas no lendário Actors Studio, fez pontas na TV e duas peças na Broadway.
A segunda, "The Immoralist" (1954), lhe valeu um teste na Warner.Pouco tempo depois, já era um ídolo em todo o país. Estrelou os filmes: "Juventude Transviada" (1955), "Vidas Amargas" (1955) e "Assim Caminha a Humanidade" (1956).
Os dois últimos lhe renderam indicações póstumas ao Oscar de melhor actor.
Em 30 de Setembro de 1955 quando dirigia seu Porsche rumo a Salinas, onde participaria de uma corrida, sofreu um acidente fatal que lhe tirou a vida.
Inúmeros livros e filmes - como "O Espírito de James Dean" (1978), de James Bridges, e "James Dean, o Mito Sobrevive" (1982), de Robert Altman - dedicaram-se nas últimas décadas a analisar a personalidade do actor e o impacto de sua morte sobre milhões de fãs.

Posted by Picasa

 

CURIOSIDADES


2002 teve o dia da "grande capicua"
No dia 20 de fevereiro de 2002 vivemos um momento matemático que acontece apenas dez vezes a cada mil anos.

Trata-se de um dia capicua, uma data que pode ser lida indiferentemente da esquerda para a direita ou da direita para a esquerda (20.02.2002).
Essa capicua, entretanto, foi especial, pois, além de ser a primeira do milênio, pode ser multiplicada pelos relógios digitais às 20h02, mostrando "20:02 20/02 2002".
Um fenômeno como esse aconteceu apenas duas vezes anteriormente, às 10h01 de 10/01/1001 e às 11h11 de 1111, mas é claro que nessa época não se pode observar a seqüência numérica em mostradores digitais.
Grandes capicuas como essas só serão vistas mais uma vez na história da humanidade, às 21h12 de 21/12/2112.
Após essa data, será impossível reproduzi-las, já que só existem 12 meses.
Muitas pessoas acreditam que essas seqüências numéricas simétricas são na verdade um sinal de boa sorte.
Posted by Picasa

quinta-feira, setembro 29, 2005

 

HUMOR


Dª Antónia foi com a filha de 18 anos ao médico.
- Tire a roupa menina! - diz o médico assim que viu a rapariga.
- Mas eu é que estou doente, sr. doutor!!- observou a mãe.
- Ah é a sra.!
Então mostre-me a língua por favor.
Posted by Picasa

 

SANTOS DO DIA




Santos Miguel, Gabriel e Rafael


Hoje celebramos a festa dos três Arcanjos São Miguel, São Gabriel, São Rafael. Da existência destes anjos fala explicitamente a Sagrada Escritura, que lhes dá nome e lhes determina a função.
"Miguel" que significa: "Quem como Deus" é o defensor do Povo de Deus no tempo da angústia.
São Miguel, o antigo padroeiro da Sinagoga, é agora o padroeiro da Igreja universal;
"Gabriel " - que significa "Deus é forte" ou "aquele que está na presença de Deus", São Gabriel é o anjo da encarnação e talvez o da agonia do jardim das oliveiras.
É ele que anuncia o nascimento de João Batista e de Jesus.
" Rafael " - que quer dizer " medicina de Deus " ou "Deus cura" - São Rafael é o guia dos viajantes. Foi companheiro de viagem de Tobias. É aquele que cura, que expulsa os demônios.
São Rafael é o companheiro de viagem do homem, seu guia e seu protetor nas adversidades.
São Miguel em particular, foi cultuado desde os primeiros séculos de história do cristianismo.
O imperador Constantino erigiu-lhe um santuário nas margens do Bósforo, em terra européia, enquanto Justiniano construiu-lhe um no lado oposto. A data de 29 de setembro corresponde à da consagração da Igreja dedicada no século V a São Miguel, a seis milhas da via Salária.
A festividade é muito difundida no Ocidente e no Oriente. Em Roma foi-lhe dedicado o célebre mausoléu de Adriano, agora conhecido com o nome de Castelo de Santo Ângelo.
A São Miguel é dedicado o antigo santuário, surgido no século VI, que do monte Galgano, na Púglia, domina o mar Adriático. Nas proximidades desta Igreja, a 8 de maio de 663, os longobardos obtiveram vitória, atribuída a uma aparição do anjo. deu origem a segunda festa, transferida depois para 29 de setembro.
São Gabriel, "aquele que esta diante de Deus" (é seu "cartão de visita", quando vai anunciar a Maria a sua escolha para Mãe do Redentor), é o anunciador por excelência das revelações divinas.
É ele que explica ao profeta Daniel como se dará a plena restauração, da volta do exílio ao advento do Messias. A ele é confiado o encargo de anunciar o nascimento do Precursor; João, filho de Zacarias e de Isabel. A missão mais alta que nunca foi confiada à criatura alguma é ainda sua: anunciar a Encarnação do Filho de Deus.
Ele tem prestígio muito especial até mesmo entre os maometanos.
São Rafael, falado em um só livro da Sagrada Escritura, é o companheiro do jovem Tobias, e por isso sua função é tida como guia de todos os que viajam. Foi ele que sugeriu ao seu jovem protegido o remédio para a cura da cegueira do pai, por isso é invocado também como curador.
Oremos: São Gabriel com Maria, São Rafael com Tobias, São Miguel com todas as hierarquias, abri para nós esta via. São Miguel, São Gabriel e São Rafael, rogai por nós.
Posted by Picasa

 

GENE AUTRY


Gene Autry, lenda do cinema americano. O "cowboy cantor" actuou em dezenas de westerns dos anos 30 e 40, como In Old Santa Fe.
Fazia sempre o mesmo papel: o cowboy que cantava baladas melancólicas ao violão, derrotava os bandidos, casava-se com a moça mais bonita e, em duo com ela, sumia no horizonte.
Autry morreu em casa, na Califórnia, depois de longo período enfermo. Era dono de várias redes de TV e foi também fundador do time de beisebol California Angels.
Nasceu no dia 29 de Setembro de 1907.
Posted by Picasa

 

MICHELANGELO ANTONIONI


Michelangelo Antonioni nasceu em 29 de setembro de 1912, em Ferrara (Itália). Começou a escrever sobre cinema enquanto cursava economia na Universidade de Bolonha. Em 1940, mudou-se para Roma, onde estudou direcção no Centro Experimental. Depois de dois anos, colaborou nos roteiros de Un Pilota Ritorna, de Roberto Rossellini, e I Due Foscari, de Enrico Fulchignoni, antes de estrear na direcção com o curto documentário Gente del Po (1943).
Realizou outras curtas metragens antes de dirigir seu primeiro longa, Crimes d'Alma (1950), estrelado por Lucia Bosé e Massimo Girotti.
E foi co-roteirista de Abismo de Um Sonho (1952), primeira longa metragem integralmente dirigida por Federico Fellini.
O cinema nunca mais seria o mesmo após o lançamento de sua trilogia da incomunicabilidade e solidão (A Aventura, A Noite e o inédito em vídeo O Eclipse), na qual ousou em sua experiência de manipulação do tempo e narrativa.
O último, O Eclipse, foi realizado no mesmo ano que Alain Renais lançou O Ano Passado em Marienbad (1961), outra obra fundamental para a subversão definitiva da relação entre tempo, espaço e narrativa.
A trilogia lhe valeu reconhecimento internacional e prêmios nos festivais de Berlim e Cannes.
Na Inglaterra, em 1967, dirigiu Blow-Up, que lhe valeu a Palma de Ouro no Festival de Cannes. O filme marcou o início da carreira internacional de Antonioni, que se retirou de cena por 10 anos após derrame que o deixou parcialmente paralisado.
O retorno aconteceu em 1995, com o drama Além das Nuvens, co-dirigido pelo alemão Wim Wenders.
Aos 92 anos, o cineasta finalizou recentemente um dos três episódios de Eros, ao lado de Steven Soderbergh e Wong Kar-Wai.
Antonioni pertence a uma velha guarda de cineastas intelectuais que, como Pasolini, dedicou-se também a pintura e a escrita, seu livro de contos That Bowling Alley on the Tiber serviu de inspiração para Além das Nuvens.
Posted by Picasa

 

DEMI MOORE



Posted by Picasa

 

RICHARD SAMUEL ATTENBOROUGH


Richard Samuel Attenborough nasceu a 29 de Setembro de 1923 em Cambridge, na Grã-Bretanha, e desde muito novo começou a interpretar peças dramáticas com muito brilho na cena teatral.
Produziu filmes de alto gabarito que foram premiados e também se dedicou aos filmes ambientais mostrando a natureza na sua plenitude.
Posted by Picasa

 

IMAGEM DO DIA


Quem fala assim não é gago !
Posted by Picasa

 

LECH WALESA


Nascido na cidade de Popowo, Polônia, no dia 29 de Setembro de 1943 é um político polaco e activista dos Direitos Humanos.
Foi um dos fundadores do sindicato Solidarność (Solidariedade) e o primeiro presidente da Polônia após a derrocada do Comunismo.
Vencedor do Prêmio Nobel da Paz de 1983.
Posted by Picasa

 

ANÚNCIOS ANTIGOS



Posted by Picasa

 

SILVIO BERLUSCONI


Silvio Berlusconi, líder absoluto da coalizão italiana de centro-direita, a Casa das Liberdades, nasceu em Milão em 1936. A revista Forbes o declarou o 15° homem mais rico do mundo, com uma fortuna pessoal de US$ 13 bilhões.
Casado duas vezes, tem cinco filhos.Formado em direito com uma tese sobre publicidade, nunca exerceu sua profissão.
Foi crooner de transatlântico - sua canção preferida era Ne me quitte pas - e caixeiro viajante.Entrou no negócio que o tornou rico, o de empresas de construção, aos 23 anos, edificando dois grandes conjuntos residenciais nos arredores de Milão.
Comprou seu primeiro canal de televisão em 1974.Em pouco tempo, expandiu o seu domínio no sector das TVs privadas com a criação do grupo Mediaset, dono dos três principais canais comerciais do país.
Seu controle da mídia se completou com a compra do diário Il Giornale de Milão - que foi obrigado a vender para seu irmão Paolo -, da maioria das acções da Mondadori, a maior editora italiana, e de um dos mais antigos e gloriosos clubes de futebol do país, o Milan.
Tudo isso foi gerenciado pela holding Fininvest, criada em 1975.A parte brilhante e bem-sucedida da biografia financeira de Berlusconi tem um revés importante, traçado nos processos por associação mafiosa, lavagem de dinheiro sujo, evasão fiscal, participação em homicídio e corrupção que ele vem enfrentando nos últimos 10 anos.
Segundo vários analistas e na versão de muitos ex-amigos e conselheiros, a decisão de entrar na política e criar o seu partido, Forza Italia, nasce dos seus apuros com a Justiça.
Os juízes começaram a investigar a ascenção de Berlusconi nos últimos anos de poder e glória do seu grande amigo e ex-presidente do Conselho italiano, o socialista Bettino Craxi, que morreu no exílio para escapar da prisão por corrupção.
Forza Italia, com o apoio decisivo da televisão num país em que cada cidadão assiste a 4 horas de programas diariamente, ganhou as eleições de 1994, perdeu as de 1996 e agora prepara a sua revanche.Berlusconi foi condenado duas vezes: a primeira por financiamento ilegal de partidos e, na segunda vez, por corrupção de inspetores fiscais.Nos dois casos foi absolvido pelo tribunal de recursos.Em quatro processos foi absolvido por prescrição do crime.Tem problemas judiciais também na Espanha por fraude fiscal na compra do canal de televisão Tele Cinco.
Nasceu a 29 de Setembro de 1936.
Posted by Picasa

 

PADRES











































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































A freira vai ao médico porque há já muito tempo que andava com uma crise de soluços.



















































Ele a examina e diz:



















































- Irmã, a senhora está grávida.



















































A freira levanta-se e sai correndo do consultório, com cara de pânico.



















































Uma hora depois o médico recebe uma chamada da madre superiora do convento:



















































- Doutor, o que o senhor disse pra irmã Carmem?



















































- Cara madre superiora, como ela tinha uma forte crise de soluço, eu disse que ela estava grávida. Espero que com o susto ela tenha parado de soluçar!
































- Sim, a irmã Carmem parou de soluçar, mas o padre Paulo atirou-se abaixo da torre da igreja!!!

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

FREE hit counter and Internet traffic statistics from freestats.com