sábado, novembro 26, 2005

 

ALENTEJANANDO


Posted by Picasa Um Alentejano vai fazer um safari a Àfrica .
Chega ao hotel onde iria ficar e encontra um amigo de longa data , o qual não via fazia muito tempo.
-Então Manel , há tantos anos que nao nos viamos! que tens feito?
-Ó Joaquim , fiz sucesso na minha empresa e ultimamente só passo férias.
Mas é a primeira vez que te vejo nestas andanças, nunca fizeste um Safari?
--não , é a minha 1ª vez .
--Após longa conversa, os compadres despediram-se .
--Então até amanhã Joaquim, faz boa caçada.
--Obrigado Manel, igualmente.
No dia seguinte ao final do dia, no bar do hotel:
--Então que tal correu o teu 1º dia de caça, Joaquim?
--Eh pá, isto é que foi um dia, caçei 2 leões, uma girafa, 3 tigres e 30 aminões.
O Manel , experiente nestas andanças, achou estranho , pois não sabia o que eram aminões mas não disse nada e esperou pelo dia seguinte.
Novamente no bar:-
-Então Joaquim que tal te saiste hoje?
--Oh Manel , não vais acreditar , hoje caçei: 4 leões, 3 girafas, um rinoceronte e 100 aminões.
É então que Manel ganha coragem e pergunta:
--Ouve lá Joaquim, eu ando em Safaris há 10 anos e nunca ouvi falar de nenhum animal que se chame aminões.
Afinal que raio de animal é esse??!!
--Ó Manel , eu também não sei , a única coisa que sei é que saiem de trás das àrvores, são normalmente escuros e quando saiem a correr gritam todos: a mim não , a mim não!?!?!?!?!?!?!?!?

 

O SANTO DO DIA


Posted by Picasa S. Leonardo de Porto Maurício

Lígure, nasceu em 1676, filho de capitão da marinha, Domingos Casanova, que o deixou órfão em tenra idade.
Fez seus estudos em Roma no Colégio Romano e depois entrou no retiro de São Boaventura, no Palatino, vestindo aí o hábito franciscano.
Desenvolveu sua actividade sacerdotal provavelmente em Florença.
As cruzes plantadas por seus confrades fora da Porta de São Miniato tornaram-se para ele, outros tantos púlpitos ao aberto.
Sobre a eficácia de sua palavra fundaram-se alguns episódios da vida do santo.
No fim de uma prédica sobre a Paixão, na Córsega, os homens, endurecidos pelo ódio secular, descarregaram seus fuzis para cima e se abraçaram em sinal de paz.
Suas pregações constituíam uma advertência para todos os cidadãos em Florença.
No jubileu de 1750, proclamado por Bento XIV, o Papa Lambertini de Bolonha, fez muito sucesso a via-sacra pregada por Frei Leonardo aos 27 de dezembro no Coliseu.
Era a primeira vez que se celebrava um ricto religioso no anfiteatro Flávio.
Desde aquele ano a piedosa tradição se mantém até aos nossos dias e toda a Sexta-feira Santa o Papa faz pessoalmente o ricto penitencial.
Aquela via-sacra foi muito importante para a arte: o Coliseu até aquele ano tinha servido como pedreira, mas depois daquela memorável via-sacra foi considerado lugar sagrado, meta de devotas peregrinações, e a sua demolição parou.
Frei Leonardo era grande devoto de Nossa Senhora.
O Santo da via-sacra e da Imaculada Conceição, o Frade que salvou o Coliseu de ruína total, o pregador inflamado da Paixão de Cristo, esses são os títulos de São Leonardo de Porto Maurício.
Frei Leonardo morreu no retiro de São Boaventura no Palatino, e o próprio Papa foi ajoelhar-se ao lado de seu corpo.
Sobre o túmulo do Santo foi exposta a carta profética escrita por São Leonardo pouco antes da morte.
Nela preconizava-se a proclamação do dogma da Imaculada Conceição

 

TORRE DOS CLÉRIGOS



Para muitos o ex-libris da cidade do Porto, esta torre foi erigida entre 1754 e 1763, a partir de um projecto de Nicolau Nasoni.
Foi mandada erigir por D. Jerónimo de Távora Noronha Leme e Sernache, a pedido da Irmandade dos Clérigos Pobres.
Possui seis andares e 76 metros de altura, que se sobem por uma escada em espiral com 225 degraus.
O projecto inicial previa a construção de duas torres, e não apenas de uma.
É um exemplo de arquitectura barroca.
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MÁRIO LAGO


Posted by Picasa Mário Lago, compositor, actor, poeta, escritor e radialista, nasceu no Rio de Janeiro, em 26 de Novembro de 1911.
Filho único do maestro Antônio Lago, foi aluno do Colégio Pedro II de 1923 a 1926, ano em que publicou seu primeiro poema, Revelação, na revista Fon-Fon.
Concluiu o ginasial no Curso Superior de Preparatórios e bacharelou-se em direito em 1933, exercendo a advocacia apenas por três meses.
Nesse mesmo ano começou a escrever revistas para teatro-Figa de Guiné e Grande estréia, ambas com Álvaro Pinto.
Como letrista, estreou, em 1935, com Menina, eu sei de uma coisa (com Custódio Mesquita), marcha gravada por Mário Reis, no ano seguinte.

Com o mesmo parceiro fez o fox-canção Nada além, sucesso nacional, em 1938, na voz de Orlando Silva, e uma série de músicas compostas especialmente para revistas encenadas pela Companhia Casa de Caboclo e pela Companhia Tró- ló-ló.
De 1938 a 1940, trabalhou como funcionário público, chegando a chefe de seção de estatísticas sociais e culturais do Departamento de Estatística do Estado do Rio de Janeiro; foi nomeado membro do conselho do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, mas não tomou posse. Lançou-se como compositor com a valsa Devolve, gravada por Carlos Galhardo em 1940, ano em que apresentou também, em gravação da dupla Joel e Gaúcho, uma de sua mais famosas composições, Aurora (com Roberto Roberti), sucesso no Carnaval do ano seguinte e que obteve mais tarde repercussão internacional, graças à interpretação de Carmen Miranda, que a incorporou ao seu repertório básico.
Em 1942 estreou como artista de teatro na peça O sábio, encenada pela Companhia Joraci Camargo.
Compôs com Ataulfo Alves sambas famosos, como Ai que saudades da Amélia (1942) e Atire a primeira pedra (1944).
Começou a trabalhar em rádio, em 1944, na Pan-Americana, de São Paulo SP, passando desde então por diversas emissoras cariocas e paulistas: Nacional, do Rio de Janeiro (de 1945 a 1948), Mayrink Veiga (1948), Bandeirantes, de São Paulo (1949), e novamente Nacional (1950).
Em 1953 compôs com Chocolate outro grande sucesso, É tão gostoso seu moço, gravado por Nora Ney.
Foi responsável pela produção de vários programas e novelas, como Lendas do Mundo, Romance Kolynos e a novela Presídio de mulheres, irradiada durante cinco anos.
Em 1951 produziu na Rádio Nacional o programa Doutor Infezulino e mais tarde criou a figura do "Jacó de uma palavra só", no programa Largo da Harmonia, que se tornou bastante conhecido.
Estreou na televisão no programa Câmera Um, na TV-Rio, em 1954.
Como actor, em 1966 foi contratado peia TV Globo, na qual trabalhou em várias novelas, como Cuca legal, Pecado capital, O casarão e Brilhante, numa carreira de mais de 30 anos.
Publicou, em 1975, pela Editora Civilização Brasileira, uma obra de pesquisa folclórica intitulada Chico Nunes das Alagoas.
Além de Orlando Silva e Carlos Galhardo, teve suas músicas gravadas por Francisco Alves, Ataulfo Alves, Nora Ney, Jorge Goulart e Deo.
Sua última composição, o samba Três sorrisos (com Chocolate), é de 1962.
Participou de vários filmes, como Balança mas não cai, de Paulo Vanderlei (1953), Terra em transe, de Glauber Rocha (1967) e São Bernardo, de Leon Hirszman (1973).
Publicou os livros: Na rolança do tempo (1976) e no ano seguinte a seqüência, Bagaço de beira-estrada, ambos pela Editora Civilização Brasileira, Colecção Tempo e Contratempo, Rio de Janeiro; e Meia porção de sarapatel (1986), Editora Rebento.
Em 1991, seus familiares publicaram o livro Segredos de família, homenagem aos seus 80 anos de idade.
Em 1997 foi publicada sua biografia: Mário Lago - Boêmia e política, de autoria de Mônica Veloso, Editora Fundação Getúlio Vargas, Rio de Janeiro.
No mesmo no, Gilberto Gil homenageou-o com o lançamento da música O mar e o lago (letra de 1985).
Houve ainda a estréia do espetáculo Causos e canções de Mário Lago, no Teatro Café Pequeno, no Rio de Janeiro, dirigido por Mário Lago Filho.
Faleceu recentemente no Rio de Janeiro.

 

CONCORDE


Posted by Picasa Projecto britânico-francês desenvolvido nos anos 60, o Concorde é uma aeronave civil de cruzeiro supersônico, com configuração de asa em delta, sem estabilizador horizontal convencional, quadrimotora com pós combustão.
Seu primeiro vôo ocorreu em Toulouse, França, no dia 2 de março de 1969. Este primeiro protótipo encontra-se no Museu Aeroespacial da França, em Le Bourget.
O Concorde não foi, na realidade, a primeira aeronave de transporte civil supersônica a levantar vôo. Este feito cabe ao Tupolev TU-144, projecto da União Soviética que efectuou seu primeiro vôo em 31 de dezembro de 1968.
Um acidente em 6 de março de 1973 afectou o desenvolvimento do aparelho soviético, o que tornaria o Concorde o único avião civil supersônico em actividade comercial regular.
Em 1968, 74 encomendas foram firmadas por 16 companhias aéreas interessadas no Concorde. A despeito do sucesso técnico da aeronave, pressões da indústria aeroespacial norte-americana, bem como os grandes aumentos no preço dos combustíveis provocados pela crise internacional do petróleo nos anos 70, levaram as empresas de transporte aéreo a cancelar suas encomendas do novo avião em 1977.
Apenas as estatais British Airways (Inglaterra) e Air France (França) confirmaram seus pedidos.
Em 22 de novembro de 1977, o Concorde foi autorizado a operar o primeiro serviço supersônico regular de passageiros sobre o Atlântico norte, nas linhas Londres-Nova York e Paris-Nova York. Atéa ao acidente recente existiam 13 aeronaves Concorde: 7 da British Airways e 6 da Air France.
Em sua velocidade normal de cruzeiro de mach 2.02, que corresponde a pouco mais de duas vezes a velocidade do som, o Concorde é capaz de cumprir a rota Paris-Nova York em 3 horas e 45 minutos, contra uma média de 7 horas e 25 minutos no Boeing 747 'Jumbo', o segundo avião comercial mais rápido (e o maior).
O Concorde, nesse trecho, gasta quase a mesma quantidade de combustível que o 747, mas está transportando apenas 100 passageiros, enquanto mais de 350 passageiros estariam acomodados no Jumbo.
A velocidade tem seu preço, no caso um consumo de combustível altíssimo, da ordem de 20 mil quilos por hora.
O Concorde voa muito alto, tipicamente entre 16 e 17 mil metros de altitude, acima dos níveis mais turbulentos frequentados pelos outros jactos, que operam entre 11 e 14 mil metros.
Como apenas o Concorde é capaz de subir tanto, não enfrenta os problemas de congestionamento de níveis de vôo, tão comum nas supermovimentadas rotas sobre o Atlântico Norte.
Ele voa só em seu espaço, subindo sempre à medida que se torna mais leve, devido ao consumo de combustível durante o vôo. A temperatura do ar diminui com a elevação da altitude, e o Concorde encontra temperaturas do ar de -56ºC, voando na tropopausa.
Porém, devido ao aquecimento provocado pelo atricto do ar em grandes velocidades (ram rise effect), a temperatura das superfícies externas do Concorde é muito alta, chegando 130ºC na área do nariz do avião, daí o uso de um segundo conjunto de pára-brisas escamoteável resistente a altas temperaturas, que cobre os pára-brisas convencionais durante o vôo.
Esse conjunto é operado com toda a secção de nariz, se abaixando para permitir que os pilotos vejam a pista durante as manobras de decolagem e pouso.
O Concorde mostrou, ao longo de mais de 25 anos de serviço, suas qualidades, robustez e a confiabilidade.
Sua pequena frota transportou mais de 3,7 milhões de passageiros e acumulou mais de 200 mil horas de vôo, mais de 140 mil em regime supersônico, com um histórico de segurança que segue entre os melhores da aviação comercial, e continua sendo o mais veloz meio de transporte civil em actividade.
Difícil seria superar tal desempenho, mas devido ao seu mais recente acidente em França o Concorde foi retirado das linhas aéreas no dia 26 de Novembro de 2003 e assim passou à reforma antecipadamente.

 

HOWARD CARTER


Posted by Picasa O túmulo de Tutankhamon foi descoberto no Vale dos Reis por Howard Carter no dia 26 de Novembro de 1922. O jovem rei morrera aos dezoitos anos de idade e o magnífico mobiliário do túmulo nos diz que provavelmente todos os túmulos de faraós eram igualmente mobiliados.
Felizmente os ladrões de túmulos não tiveram êxito com este do jovem faraó da 18.ª Dinastia, e seu sarcófago permaneceu em segurança por mais de três mil anos.
O túmulo estava muito bem fechado na rocha.

No centro da câmara mortuária havia quatro santuários ricamente decorados, um dentro do outro.
No seu interior havia um enorme sarcófago de quartzita amarela com uma tampa de granito róseo.
Deusas guardiãs primorosamente esculpidas postavam-se nos quatro ângulos.
Dentro do sarcófago de pedra, que estava coberto de inscrições religiosas, havia diversos ataúdes folheados a ouro. Dentro do terceiro, que era de ouro, estava a múmia de Tutankhamon.
Sobre o ataúde havia uma coroa de flores que ainda conservava todo seu colorido.
E mais, jóias fantásticas, estátuas, peitorais e amuletos de ouro, contas, espelhos de prata, anéis e colares com pingentes de ouro na forma de flores de lótus.
Entre os muitos móveis luxuosos havia camas, cadeiras, bancos, mesas retiradas do palácio, o maravilhoso trono de ouro de Tutankhamon, vasos de alabastro, ceptros, arcos e flechas, leques de plumas de avestruz, um painel que era o retrato do jovem rei e sua rainha com o símbolo de Aton e uma taça e uma lâmpada a óleo, de alabastro. As paredes e os tetcos do túmulo eram revestidos de cenas religiosas, pinturas representativas de alguns dos deuses, sendo a mais extraordinária a de Osíris.
As coloridas inscrições apresentam grande beleza. Um elegante barco de alabastro repousava no túmulo, ostentando suas cabeças de íbis na proa e na popa. À meia-nau havia um quiosque delicadamente esculpido, cuja cúpula era sustentada por quatro colunas. O conteúdo do túmulo revela a mestria artística egípcia no seu apogeu. Cada objecto real é uma obra-prima de magnífico acabamento. Os artefactos encontrados nesse túmulo deveriam ser motivo de assunto sobre arte.


 

PELÁGIO II


Posted by Picasa Pelágio II foi eleito pontífice no dia 26 de Novembro do ano de 579, como sucessor de Bento I e reinou nos anos imediatamente posteriores à invasão lombarda.
A Santa Sé não se sentia nem um pouco protegida pelos novos dominadores da península, contra os quais Pelágio II buscou apoio tanto no Reino Franco (580) como no Império Bizantino (584).
Além disso, esforçou-se, embora sem alcançar resultados concretos, para pôr fim ao cisma de Aquiléia que se iniciara durante o pontificado de Pelágio I.
Em seu pontificado, os lombardos destruíram a abadia de Monte Cassino e, em Roma, foram construídos os alicerces de San Lorenzo fuori le Mura.


 

O MURO DE BERLIM


Posted by Picasa O Muro de Berlim foi um símbolo vivo da divisão da Alemanha em duas entidades, a República Federal Alemã e a República Democrática Alemã. Este muro, além de dividir a cidade de Berlim ao meio, simbolizava a divisão do mundo em dois blocos ou partes: o Bloco Ocidental, que era constituído pelos países democráticos encabeçados pelos Estados Unidos da América, e o Bloco de Leste, constituído pelos países simpatizantes do regime soviético.
Construído na madrugada de 13 de Agosto de 1961, dele faziam parte 66,5 km de gradeamento metálico, 302 torres de observação, 127 redes metálicas electrificadas com alarme, 255 pistas de corrida para ferozes cães de guarda.

Este Muro provocou a morte a 80 pessoas identificadas, 112 ficaram feridas e milhares aprisionadas nas diversas tentativas de o atravessar.
O Muro de Berlim caiu no dia 9 de Novembro de 1989, acto inicial da reunificação das duas Alemanhas, que formaram finalmente a República Alemã, acabando também a divisão do mundo em dois blocos.

Muitos apontam este momento também como o fim da Guerra Fria.
Actualmente (2005) o município de Berlim está incrementando ainda mais o turismo incentivando a visita ao muro derrubado.

Inclusive estão a preparar a reconstrução de trechos do muro para poder mostrar aos turistas como era este símbolo vivo da divisão da Alemanha em duas entidades.
Além da reconstrução de alguns trechos, a intenção é marcar no chão o percurso que o muro fazia quando estava erguido.

 

GRANDE OTELO


Posted by Picasa Sebastião Bernardes de Souza Prata não era carioca, como muitos podem imaginar.
Era mineiro, nascido em Uberlândia, em 1915. Ganhou o sobrenome da família que o educou - Prata - até que ele resolvesse se aventurar no Rio de Janeiro e em São Paulo em busca de sua vocação: ser actor.
Na Ópera Nacional, onde estudou, ganhou dos colegas o apelido de Pequeno Otelo.
Ele preferiu e se auto-entitulou The Great Otelo, mais tarde abrasileirado e dando a ele o nome pelo qual se tornaria conhecido: Grande Otelo.
Assim começou a carreira de um dos maiores actores brasileiros, que passou pelos palcos dos casinos e dos grandes shows das mais importantes casas noturnas do Rio.

Passou também pelo teatro, pelo cinema e pela televisão, deixando sempre a lembrança de personagens marcantes.
Sua principal actividade foi o cinema.
Apareceu pela primeira vez na tela em Noites Cariocas, em 1935.
Trabalhou em alguns filmes conhecidos como Futebol e Família (39) e Laranja da China (40), conseguindo fama suficiente para ser chamado para trabalhar no primeiro filme produzido pela Atlântida: Moleque Tião, de 1943.
O sucesso se consolidou ao formar dupla com outro grande mito do cinema nacional: Oscarito. Juntos, participaram de mais de dez chanchadas como Carnaval no Fogo, Aviso aos Navegantes e Matar ou Correr.

Mas ele não era apenas comediante.
Como actor dramático, marcou presença em vários filmes, dentre os quais Lúcio Flávio - Passageiro da Agonia e Rio, Zona Norte.
Grande Otelo morreu de enfarte ao desembarcar em Paris, no dia 26 de Novembro de 1993, nas vésperas de seus 78 anos, a caminho do Festival dos Três Continentes, em Nantes, onde seria homenageado.

 

CASABLANCA


Posted by Picasa Este filme foi exibido pela primeira vez na cidade de Nova York no dia 26 de Novembro de 1942.
Em plena Segunda Guerra Mundial, enquanto cidades são invadidas pelos alemães, duas pessoas conseguem viver um romance intenso e inesquecível em Paris.
O que torna a história mais interessante é a impossibilidade deste amor continuar.
O roteiro e os diálogos do filme dirigido por Michael Curtiz, em 1942, são perfeitos nesse sentido.
llsa, interpretada pela bela actriz sueca lngrid Bergman, apaixona-se por Rick, o charmoso galã Humphrey Bogart, mas, em vez de fugir com ele de Paris, manda-lhe um bilhete de despedida na estação de combóio.
Ele parte sem entender o que havia acontecido.
Tudo isso é contado em flashback.
Anos depois já em Casablanca, no Marrocos francês, ela aparece com seu marido, o herói Victor Laszlo, interpretado pelo actor Paul Henreid, justamente no Rick's Bar, do qual o personagem de Bogart é dono.
Eles estão à procura de um meio de fugir para a América.
O sofrimento de Rick ao vê-la é inevitável e ela fica novamente dividida entre seus dois amores. O final é realmente surpreendente.
Mas o sucesso do filme, que até hoje continua ganhando muitos fãs de todas gerações, explica-se pela fórmula bem-doseada de romance, humor, intriga e suspense.
O pano de fundo para o romance vivido por Rick e llsa não poderia ser mais tenebroso, com os estrondosos canhões nazis que invadiam Paris.
Logo no começo do filme, dois soldados alemães são assassinados no combóio e as suspeitas da polícia recaem sobre os traficantes de vistos de saída.
Um deles é detido em pleno Rick's Bar e morto ao tentar escapar.
0 clima volta a ficar tenso quando o líder da resistência francesa Victor Laszlo desafia os nazis cantando o hino da França, La Marseillaise.
No final do filme, o capitão Renault joga a garrafa de água Vicky no lixo num claro protesto contra o protecionismo francês.

 

TINA TURNER


Posted by Picasa Tina Turner nasce Anna Mae Bullock, em 26 de Novembro de 1939 em Nutbush no Tennessee,
Estados Unidos da América
No ano de 1956 Ike Turner e o Kings Of Rhythm estão-se apresentando num "club" em East St. Louis, onde Ike conheceu Tina e sua irmã mais velha, Alline.

As irmãs mudaram-se para St. Louis para
trabalhar frequentam os clubes da àrea.
Alline sempre cantou, desde criança nos coros da igreja, e constantemente perguntava a Ike se poderia cantar com a banda dele, mas ele nunca esteve interessado.
Numa noite no clube, Tina subiu ao palco com a banda.
Ela e Ike casaram e ela tornou a vocalista da banda.
No ano de 1960 a primeira gravação de Ike & Tina aconteceu por acidente, quando o cantor não compareceu para gravar a música de Ike "A Foll In Love", e Tina tomou o seu lugar.
A Banda de Ike se torna então "The Ike & Tina Turner Revue", e são adicionadas três cantoras , as Ikettes.

Em Janeiro de1966 a dupla conhece o produtor Phil Spector, que oferece a Ike $20,000 dólares para ter Tina numa produção sua. (Spector admira a voz de Tina, mas não o trabalho de produção de Ike, desta forma o pagamento deixava Ike fora das sessões de produção).
Os compositores Jeff Barry e Ellie Greenwich foram chamados para escrever a música para Tina, com Spector.
Em Março Tina grava a voz de "River Deep, Mountain High" depois de Spector já ter gasto $22,000 criando a trilha fenomenal da faixa.
Em Junho é lançado pelo selo de Spector, a Phillis, "River Deep Mountain High" não passa no chart americano
Em Julho, por outro lado, "River Deep Mountain High" é um sucesso no Reino Unido (o primeiro da dupla), chegando ao No 3 da tabela dos top´s.

Aqui se inicia um verdadeiro caso de amor dos europeus por Tina.
A Warner lança uma faixa, "Tell Her I'm Not Home", no Reino Unido e esta chega ao No 48 nos charts britânicos.
Em Setembro eles iniciam uma tourne pelo Reino Unido, como suporte dos Rolling Stones, apresentando-se em Londres no Royal Albert Hall e participando do programa de TV "Ready, Steady, Go!".

Tina fica desgostosa com o seu pouco tempo em Londres, e promete a si mesma que um dia iria viver lá.
Cansada dos maus tratos da parte de Ike resolve separar-se e actuar a solo, sendo daí para a frente a sua carreira um mar de êxitos.


 

ULTIMAS PALAVRAS DE ISABEL I


Posted by Picasa Nasceu no ano de 1533 e faleceu no dia 26 de Novembro de 1603.
Todo o meu reino, Senhor,por mais um minuto!
Esta rainha, filha de Henrique VIII, foi algo impiedosa, mas mostrou uma enorme capacidade governativa.
Perseguiu católicos e fortaleceu o anglicanismo.
No seu reinado, lutou contra Espanha, no mar, tendo destroçado a «Armada Invencível», em 1588.
Protegeu o pirata Drake que, no regresso das suas longas viagens, saqueava navios portugueses. Isabel I estabeleceu as primeiras colónias no Novo Mundo, a primeira das quais teve o nome de Virgínia em sua homenagem por ser, «oficialmente», virgem.
Nunca casou e governou 50 anos.
Quando a sua morte se aproximava, rogou: Todo o meu reino, Senhor, por mais um minuto!

sexta-feira, novembro 25, 2005

 

CARMEN MIRANDA


Posted by Picasa Maria do Carmo Miranda da Cunha não era brasileira, como muitos pensam.
Nasceu em 9 de fevereiro de 1909 na freguesia de Marco de Canavezes, Província de Beira-Alta, Portugal.
Veio para o Brasil ainda muito pequena, com apenas 10 meses de idade e foi criada bem no meio da boêmia carioca.
Adorava cantar e isso lhe custou o emprego como vendedora de gravatas.
O dono do estabelecimento despediu-a por distrair os colegas que paravam de trabalhar para ouvi-la.
Sua estréia nos palcos cariocas foi um sucesso.

Josué de Barros, compositor conhecido da época, quando a viu, percebeu seu potencial e resolveu investir sua carreira, pagando-lhe cursos de canto e dicção e, ainda encaminhando-a para todas as rádios e gravadoras.
Este esforço não foi em vão.
Logo veio a gravar seu primeiro disco.
Carmen Miranda era uma mulher baixinha...alguma coisa por volta de 1m 53.
Em função de sua pouca estatura gostava de usar aqueles saltos enormes, plataformas mesmo de tão altos.
Por causa disso o radialista César Ladeira a baptizou, carinhosamente, de “ A pequena notável”.
No final da década de 30 já estava contratada como artista exclusiva do Casino da Urca.
Cantava os melhores compositores da época, como Assis Valente e Ary Barroso.
Junto com o conjunto Bando da Lua, cantava a música “O que é que a baiana tem” quando foi vista por Lee Schubert, empresário americano de muita influência na Broadway.
Esse contato rendeu a Carmen o ingresso no universo artístico norte-americano.
Seu sucesso foi absoluto.
Não tardou a ser chamada para fazer um filme em Hollywood.
Outro sucesso.
Seis meses depois de ter chegado na meca do cinema mundial foi convidada a deixar as marcas de suas mãos, pés e o seu autógrafo registrados na consagrada “ walk of fame”.
Era uma consagração nunca vista por uma artista brasileira fora do Brasil.
Carmen tinha alcançado o topo de sua carreira.
Era reconhecida dentro e fora do Brasil.
E no exterior estava no mesmo patamar das maiores estrelas internacionais.
Mas todo esse sucesso tem um preço e Carmen sentiu no corpo o cansaço e o esgotamento que tantos compromissos acarretaram.

Volta para o Brasil em dezembro de 1954.
Fica reclusa no Copacabana Palace Hotel durante quatro meses.
Mas as suas obrigações com produtores americanos a obrigam a voltar para os estados Unidos. Durante um desses compromissos, teve um discreto desmaio.
Poucos perceberam.
Voltou para sua casa em Beverly Hills onde recebeu alguns amigos.
A última pessoa que deixou a casa saiu às 3 e 30 da manhã.
Foram as últimas pessoas a verem Carmen Miranda com vida.
Foi encontrada morta logo depois.
Era o dia 5 de agosto de 1955.
Carmen morria aos 46 anos de idade.
Aquela mulher pequena , com bananas equilibradas na cabeças e sapatos de saltos plataforma deixou de ser uma cantora de renome internacional e virou um mito.
Nunca nenhum brasileiro chegou tão longe em sucesso e fama como ela.
Era realmente uma pequena notável....
Tatiana Rocha

 

O AZULEJO


Posted by Picasa O termo azulejo designa uma peça de cerâmica de pouca espessura, geralmente quadrada, em que uma das faces é vidrada, resultado da cozedura de uma substância a base de esmalte que se torna impermeável e brilhante.
Esta face pode ser monocromática ou policromática, lisa ou em relevo.
O azulejo é geralmente usado em grande número como elemento associado à arquitectura em revestimento de superfícies interiores ou exteriores ou como elemento decorativo isolado.
Com diferentes características entre si, este material tornou-se num elemento de construção divulgado em diferentes países, assumindo-se em Portugal como um importante suporte para a expressão artística nacional ao longo de mais de cinco séculos.

Este material convencional é usado pelo seu baixo custo, pelas suas fortes possibilidades de qualificar esteticamente um edifício de modo prático.
Mas nele se reflecte, além da luz, o repertório do imaginário português, a sua preferência pela descrição realista, a sua atracção pelo intercâmio cultural.
De forte sentido cenográfico descritivo e monumental, o azulejo é considerado hoje como uma das produções mais originais da cultura portuguesa, onde se dá a conhecer, como num extenso livro ilustrado de grande riqueza cromática, não só a história, mas também a mentalidade e o gosto de cada época.

 

ALENTEJANANDO


Posted by Picasa Um loira passeava de carro pela planície alentejana e de repente dá-lhe uma vontade enorme de fazer amor .
Olha em redor desesperada e depara com um alentejano enorme, encostado a um cajado e apascentando umas ovelhas.
Já completamete desvairada aproxima-se
- Desculpe bom homem, isto não é o que parece, mas eu estou louca para fazer amor já.
Você importava-se ?
- Quem eu ?
Nã senhora, ê até gosto munto disso...
Ela dando-lhe um preservativo diz-lhe
- Então vá lá pondo isso enquanto vou além ao carro e volto já .
Quando se vinha aproximando outra vez do alentejano viu-o sem o chapéu e tentando a todo o custo enfiar o presevativo pela cabeça .
- Oh! homem de Deus, isso não é para aí, olha a minha vida, mas onde é que eu estou metida meu Deus?
- Nã te estejas já a lamentar quê só tô a alargá-la um pouco mais .

 

IMAGEM DO DIA


Posted by Picasa

 

DINAMITE


Posted by Picasa No dia 25 de Novembro de 1867, num pequeno laboratório de pesquisas em Helenborg, perto de Estocolmo (Suécia), Alfred Nobel e o pai trabalhavam num líquido novo e perigoso, capaz de explodir com o simples aumento do calor ou à menor agitação.
Era a nitroglicerina.
Nobel, criador do famoso prêmio que levou seu nome, descobriu a fórmula eficaz de provocar a detonação da nitroglicerina.
Mas pagou um preço trágico pelas experiências: uma explosão mandou pelos ares todo o laboratório, várias pessoas morreram, entre elas, seu irmão.
Mas ele conseguiu, em 1867, acrescentar à nitroglicerina as substâncias absorventes que tornaram possível armazená-la e transportá-la sem riscos.
Nobel baptizou o produto de dinamite (do grego Dynamis, que significa força).
Explosivo composto de nitroglicerina e de um corpo neutro, poroso que estabiliza a composição e evita os riscos de explosão no transporte ou por aumento de temperatura a acção da dinamite é provocada por acção de um detonador ou pavio.
O invento começou a fazer sucesso.
Em 1875, Alfred Nobel já havia se tornado um rico proprietário de centros produtores de dinamite espalhados por todos países da Europa e nos Estados Unidos.

 

O SANTO DO DIA


Posted by Picasa Santa Catarina de Alexandria

Sua inteligência e beleza eram tão raras que até o próprio Imperador Daia, perseguidor dos cristãos, apaixonou-se por ela.
Contratou mais de cinqüenta filósofos para persuadi-la a mudar de idéia quanto ao cristianismo. Os sábios do Egipto ao encontrarem-se com ela, a pedido do Imperador, ficaram tão impressionados com a inteligência e a convicção da jovem que se converteram ao cristianismo! Ao saber disso, Daia mandou que matassem a todos eles, aprisionando Catarina.
Na prisão cortejava-a, oferecendo-lhe presentes, cartas de amor, mas todas suas tentativas eram infrutíferas.
O Imperador sentindo-se indignado em seu orgulho, mandou matá-la sob rodas com ferros pontiagudos.
Narram os estudiosos dos mártires, que as lâminas, ao tocar o corpo de Catarina vergavam-se como se fossem folhas de madeira.
O Imperador, sabendo disso, mandou então que a decapitassem.
Mais uma vez Deus fez seu milagre: mesmo morta, no lugar de sangue, brotou leite, como acontece com algumas plantas.
Oração :Virgem santa Catarina de Alexandria, concedei-nos vossa tenacidade, sabedoria e santidade para que mesmo diante das maiores tentações do mundo jamais sucumbamos. Concedei-nos do Céu onde vos encontrais, vossas tão preciosas virtudes.
Por Cristo Nosso Senhor.
Amen.

 

JOÃO XXIII


Posted by Picasa Nasceu no dia 25 de Novembro de 1881 em Sotto il Monte, diocese e província de Bérgamo (Itália), e nesse mesmo dia foi baptizado com o nome de Angelo Giuseppe; foi o quarto de treze irmãos, nascidos numa família de camponeses e de tipo patriarcal.
Ao seu tio Xavier, ele mesmo atribuirá a sua primeira e fundamental formação religiosa.
O clima religioso da família e a fervorosa vida paroquial foram a primeira escola de vida cristã, que marcou a sua fisionomia espiritual.
Ingressou no Seminário de Bérgamo, onde estudou até ao segundo ano de teologia.

Ali começou a redigir os seus escritos espirituais, que depois foram recolhidos no "Diário da alma".
No dia 1 de Março de 1896, o seu director espiritual admitiu-o na ordem franciscana secular, cuja regra professou a 23 de Maio de 1897.
De 1901 a 1905 foi aluno do Pontifício Seminário Romano, graças a uma bolsa de estudos da diocese de Bérgamo.

Neste tempo prestou, além disso, um ano de serviço militar.
Recebeu a Ordenação sacerdotal a 10 de Agosto de 1904, em Roma, e no ano seguinte foi nomeado secretário do novo Bispo de Bérgamo, D. Giacomo Maria R. Tedeschi, acompanhando-o nas várias visitas pastorais e colaborando em múltiplas iniciativas apostólicas: sínodo, redacção do boletim diocesano, peregrinações, obras sociais.
Às vezes era também professor de história eclesiástica, patrologia e apologética.
Foi também Assistente da Acção Católica Feminina, colaborador no diário católico de Bérgamo e pregador muito solicitado, pela sua eloquência elegante, profunda e eficaz.
Naqueles anos aprofundou-se no estudo de três grandes pastores: São Carlos Borromeu (de quem publicou as Actas das visitas realizadas na diocese de Bérgamo em 1575), São Francisco de Sales e o então Beato Gregório Barbarigo.

Após a morte de D. Giacomo Tedeschi, em 1914, o Pade Roncalli prosseguiu o seu ministério sacerdotal dedicado ao magistério no Seminário e ao apostolado, sobretudo entre os membros das associações católicas.
Em 1915, quando a Itália entrou em guerra, foi chamado como sargento sanitário e nomeado capelão militar dos soldados feridos que regressavam da linha de combate.

No fim da guerra abriu a "Casa do estudante" e trabalhou na pastoral dos jovens estudantes.
Em 1919 foi nomeado director espiritual do Seminário.
Em 1921 teve início a segunda parte da sua vida, dedicada ao serviço da Santa Igreja.

Tendo sido chamado a Roma por Bento XV como presidente nacional do Conselho das Obras Pontifícias para a Propagação da Fé, percorreu muitas dioceses da Itália organizando círculos missionários.
Em 1925, Pio XI nomeou-o Visitador Apostólico para a Bulgária e elevou-o à dignidade episcopal da Sede titular de Areopolis.
Tendo recebido a Ordenação episcopal a 19 de Março de 1925, em Roma, iniciou o seu ministério na Bulgária, onde permaneceu até 1935.

Visitou as comunidades católicas e cultivou relações respeitosas com as demais comunidades cristãs.
Actuou com grande solicitude e caridade, aliviando os sofrimentos causados pelo terremoto de 1928.
Suportou em silêncio as incompreensões e dificuldades de um ministério marcado pela táctica pastoral de pequenos passos.
Consolidou a sua confiança em Jesus crucificado e a sua entrega a Ele.
Em 1935 foi nomeado Delegado Apostólico na Turquia e Grécia: era um vasto campo de trabalho.

A Igreja tinha uma presença activa em muitos âmbitos da jovem república, que se estava a renovar e a organizar.
Mons. Roncalli trabalhou com intensidade ao serviço dos católicos e destacou-se pela sua maneira de dialogar e pelo trato respeitoso com os ortodoxos e os muçulmanos.
Quando irrompeu a segunda guerra mundial ele encontrava-se na Grécia, que ficou devastada pelos combates.
Procurou dar notícias sobre os prisioneiros de guerra e salvou muitos judeus com a "permissão de trânsito" fornecida pela Delegação Apostólica.
Em 1944 Pio XII nomeou-o Núncio Apostólico em Paris.
Durante os últimos meses do conflito mundial, e uma vez restabelecida a paz, ajudou os prisioneiros de guerra e trabalhou pela normalização da vida eclesial na França.

Visitou os grandes santuários franceses e participou nas festas populares e nas manifestações religiosas mais significativas.
Foi um observador atento, prudente e repleto de confiança nas novas iniciativas pastorais do episcopado e do clero na França.
Distinguiu-se sempre pela busca da simplicidade evangélica, inclusive nos assuntos diplomáticos mais complexos.
Procurou agir sempre como sacerdote em todas as situações, animado por uma piedade sincera, que se transformava todos os dias em prolongado tempo a orar e a meditar.
Em 1953 foi criado Cardeal e enviado a Veneza como Patriarca, realizando ali um pastoreio sábio e empreendedor e dedicando-se totalmente ao cuidado das almas, seguindo o exemplo dos seus santos predecessores: São Lourenço Giustiniani, primeiro Patriarca de Veneza, e São Pio X.
Depois da morte de Pio XII, foi eleito Sumo Pontífice a 28 de Outubro de 1958 e assumiu o nome de João XXIII.

O seu pontificado, que durou menos de cinco anos, apresentou-o ao mundo como uma autêntica imagem de bom Pastor.
Manso e atento, empreendedor e corajoso, simples e cordial, praticou cristãmente as obras de misericórdia corporais e espirituais, visitando os encarcerados e os doentes, recebendo homens de todas as nações e crenças e cultivando um extraordinário sentimento de paternidade para com todos.
O seu magistério foi muito apreciado, sobretudo com as Encíclicas "Pacem in terris" e "Mater et magistra".
Convocou o Sínodo romano, instituiu uma Comissão para a revisão do Código de Direito Canónico e convocou o Concílio Ecuménico Vaticano II.

Visitou muitas paróquias da Diocese de Roma, sobretudo as dos bairros mais novos.
O povo viu nele um reflexo da bondade de Deus e chamou-o "o Papa da bondade".
Sustentava-o um profundo espírito de oração, e a sua pessoa, iniciadora duma grande renovação na Igreja, irradiava a paz própria de quem confia sempre no Senhor.
Faleceu na tarde do dia 3 de Junho de 1963.

 

EÇA DE QUEIROZ


Posted by Picasa José Maria Eça de Queiroz nasceu a 25 de Novembro de 1845 na Póvoa de Varzim e faleceu em 16 de Agosto de 1900 em Paris é por muitos considerado o maior escritor realista portuguêsdo século XIX. Foi autor, entre outros romances de importância reconhecida, de Os Maias.
Com 16 anos foi para Coimbra estudar direito, tendo aí sido amigo de Antero de Quental.

Seus primeiros trabalhos, publicados como um folhetão na revista "Gazeta de Portugal", apareceram como colecção, publicada depois da sua morte sob o título "Prosas Bárbaras".
Em 1869 e 1870, Eça de Queirós viajou ao Egipto e visitou o canal do Suez que estava sendo construído, o que inspirou diversos de seus trabalhos, o mais notável dos quais o "Mistério da Estrada de Sintra", de 1870, e "A Relíquia", apenas publicado em 1887.
Em 1871 foi um dos participantes das chamadas Conferências do Casino.
Quando foi despachado mais tarde para Leiria para trabalhar como um administrador municipal, escreveu sua primeira novela realista da vida portuguesa, "O crime do Padre Amaro", que apareceu em 1875.

Aparentemente, Eça de Queirós passou os anos mais produtivos de sua vida em Inglaterra como cônsul de Portugal em Newcastle e em Bristol.
Escreveu então alguns dos seus trabalhos mais importantes, incluindo "A tragédia da Rua das Flores" e "A capital", escrito numa prosa hábil, plena de realismo.
Suas obras mais conhecidas, "Os Maias" e "O Mandarim", foram escritas em Inglaterra também. Seu último livro foi "A Ilustre Casa de Ramires", sobre um fidalgo do séc XIX com problemas para se reconciliar com a grandeza de sua linhagem.
É um romance imaginativo, entremeado com capítulos de uma aventura de vingança bárbara ambientada no século XII, escrita por Gonçalo Mendes Ramires o protagonista.
Trata-se de uma novela chamada "A Torre de D. Ramires"", em que antepassados de Gonçalo são retratados como torres de honra sanguínea, que contrastam com a lassidão moral e intelectual do rapaz.
Morreu em 1900 em Paris.

Seus trabalhos foram traduzidos em aproximadamente 20 línguas.
Foi também o autor da "Correspondência de Fradique Mendes".

 

KARL BENZ


Posted by Picasa Karl Benz nasceu em 25 de Novembro de 1844, filho de um condutor de locomotivas em Karlsruhe.
O pai morreu apenas dois anos depois do nascimento de Karl. Apesar dos limitados recursos financeiros a mãe tratou de dar-lhe uma boa educação.
Karl Benz freqüentou o ginásio e estudou depois na Escola Politécnica de Karlsruhe.

Conseguiu seu primeiro emprego em Mannheim numa fábrica de balanças como desenhista e construtor.
Quando perdeu seu emprego em 1868, ele foi para uma fábrica de máquinas, que se dedicava à construção de pontes.
A este emprego seguiu-se uma temporada em Viena, também numa firma construtora de aço.
Em 1872 Bertha Ringer e Karl Benz casaram-se.

Mais tarde, Bertha seria crucial para o sucesso da jovem empresa.
Ela realizou a primeira viagem de longa distância do mundo, transformando-se na primeira automobilista feminina da história.
Karl e Bertha tiveram juntos cinco filhos.
Em 1871 Karl Benz fundou junto com o "mecânico" August Ritter sua primeira firma em Mannheim.

Como Ritter não era um sócio confiável, Karl Benz pagou a ele com a ajuda de sua noiva Bertha Ringer e continuou com a empresa sozinho.
Berta Benz sempre esteve lado a lado com seu marido, representando um sólido apoio em numerosas crises.

Com a viagem que realizou às escondidas no carro motorizado patenteado por Karl Benz, em agosto de 1888, converteu-se na autora de um importante capítulo da história automobilística. Ela foi a primeira automobilista do mundo.
No início os negócios de Karl Benz iam muito mal.

Sua "Fundição de Aço e Oficina Mecânica", mais tarde conhecida como "Fábrica para Máquinas de Trabalhar Chapas" experimentou a penhora de ferramentas.
Para encontrar uma nova base existencial, Karl Benz dedicou-se intensivamente a motores de dois tempos, dos quais o primeiro motor funcionou satisfatoriamente pela primeira vez em 1879, depois de dois anos de desenvolvimento.
Este motor foi construído conforme princípio de dois tempos, porque a Fábrica de Motores Deutz já tinha conseguido a patente alemã para o motor de quatro tempos, em 1877.

Benz também recebeu várias patentes básicas para seu motor de 2 tempos, como por exemplo a regulagem de rotação.
Para a ignição ele utilizou sua recém desenvolvida ignição a bateria.
Em 1882 com novos investidores e participantes, assim como a ajuda financeira dos bancos, transformaram a empresa numa sociedade por ações e denominaram a firma "Gasmotoren-Fabrik Mannheim".

Karl Benz tinha 5% das acções e era um dos directores mas seus associados queriam influenciar suas construções, Karl Benz, mais uma vez, saiu da jovem companhia já em 1883
Benz conseguiu no mesmo ano apoio financeiro dos investidores Max Rose e Friedrich Wilhelm Esslinger.

Em outubro de 1883 fundaram a firma "Benz & Co. Rheinische Gasmotoren-Fabrik".
A empresa expandiu-se rapidamente para 25 trabalhadores e até licenças para a construção de motores a gasolina podiam ser vendidas.

Benz podia dedicar-se sem problemas ao desenvolvimento de seus motores automobilísticos. Assegurado financeiramente, ele começou com a construção de um veículo de concepção própria, ao qual integraria seu motor de quatro tempos a gasolina, em contraposição à Daimler que montava seu motor numa carruagem adquirida externamente.
Em 1886 ele recebeu uma patente pelo veículo e introduziu seu primeiro "veículo Benz motorizado e patenteado" ao público.

Nos anos 1885-1887 foram montados ao todo três versões dos triciclos:o modelo 1, que Benz doou ao Museu Alemão como presente em 1906; o modelo 2 que foi várias vezes modificado e finalmente o modelo 3 com rodas de raios de madeira, que Bertha Benz também utilizou para sua primeira viagem de longa distância.
A demanda crescente por motores estacionários exigiu a mudança da Benz & Co. para instalações produtivas maiores.
Em 1890 a "Rheinische Gasmotoren-Fabrik", com a admissão dos novos sócios Friedrich von Fischer e Julius Ganss, transforma-se na segunda maior fábrica de motores da Alemanha.
Em 1893 Karl Benz introduziu a manga da barra da direçcão na construção de veículos pesados e em 1896 ele desenvolveu o Contra-Motor, ancestral dos actuais motores boxer (de cilindros antagônicos).
O desenvolvimento para números produtivos maiores a Benz & Co. conseguiu com o "Velo".

Um automóvel leve, de preço acessível que foi produzido de 1894 a 1901.
Este automóvel, pelo número de 1200 veículos produzidos, pode ser considerado o primeiro automóvel produzido em série.
Na virada do século a Benz & Co. se transformaria no maior fabricante automobilístico do mundo.
Em 1899 a firma seria transformada numa sociedade por ações.

Ao lado de Karl Benz, Julius Ganss se tornaria membro do conselho responsável pelas actividades comerciais.
De 1890 a 1899 a força de trabalho pulou de 50 para 430 homens.

Neste ano, foram construídos 572 veículos pela Benz.
A partir de 24.01.1903 Karl Benz retirou-se da vida activa da companhia, passando a fazer parte do conselho de administração.

Sua saída baseou-se no facto da alta administração ter contratado um grupo de construtores franceses para a fábrica de Mannheim, para fazer frente à concorrência da Mercedes, com produtos equivalentes.
Isto, contudo, acabou criando disputas internas.
Com Karl Benz sairam também seus filhos Eugen e Richard; Richard, contudo, voltaria em 1904 como gerente de vendas da divisão de automóveis de passageiros.

Até o fim daquele ano foram vendidos 3480 automóveis Benz.
Em 1906, Karl Benz fundou a companhia Carl Benz Söhne, em Ladenburg, cujos proprietários eram Karl Benz e seu filho Eugen.

Depois de ter falhado o novo negócio com a fabricação de motores de exaustão a gasolina, eles mudaram-se para lá com a construção de veículos e eles produziram, em 1923, 350 veículos "Carl Benz Söhne".
A família tinha também, nesse meio tempo, mudado seu domicílio para Ladenburg.
Em 1912, Karl Benz retirou-se da actividade, deixando seus dois filhos na direcção.

A empresa expandiu seus negócios e diversificou suas actividades, como por exemplo a exportação para a Inglaterra, onde os veículos "Benz Söhne" desfrutavam de grande popularidade, especialmente na aplicação de taxís por sua grande confiabilidade.
Em 1923, o último veículo foi produzido, embora um ano mais tarde ele tivesse montado ainda dois veículos de 8/25 HP, que Karl Benz utilizou como veículos privados e de uso comercial. Ambos os veículos existem até hoje.
Contrariamente a Gottlieb Daimler, que morrera já em 1900, Karl Benz pôde conviver com o grande progresso da motorização e desfrutar de seus resultados.
Karl Benz faleceu em 04 de abril de 1929, em sua casa em Ladenburg.

Hoje esta casa transformou-se na Fundação Karl Benz e Gottlieb Daimler, como sede da fundação sendo também utilizada como centro de eventos.

 

NO PARAÍSO


Posted by Picasa De acordo com o Livro do Génesis da Bíblia, Adão foi o primeiro ser humano, uma nova espécie criada directamente por Deus.
O nome Adão, em hebraico אדם - Adam, sem o artigo definido, tem o sentido de "feito do pó do solo (adamah - solo em hebraico), ser terreno ou terrestre"; esta palavra parece também com a palavra "vermelho" (adom), dando o sentido de argila ou barro.
A narrativa diz que Deus "passou a formar o homem do pó do solo e a soprar nas suas narinas o fôlego de vida (em hebr. nishmat chayim) e ... veio a ser uma alma vivente (em hebr. é Lenefésh Chayah; no gr. é vertido por psy.khén zó.san; no lat. á.nimam vi.véntem)." (Génesis 2:7) Afirma que Adão não tinha uma alma, mas que tornou-se numa alma vivente.
Foi pai de Caim, de Abel, Sete, e de mais outros filhos e filhas.

Segundo Génesis 5:5, Adão teria vivido 930 anos.
Em consequência directa do pecado de Adão, toda a humanidade ficou privada da perfeição e da perspectiva de vida infindável.

Surge a noção de pecado herdado e da necessidade dum resgate correspondente da humanidade condenada à morte.
Orígenes refere que a tradição judaica [não-bíblica] de que o sepulcro de Adão foi no mesmo lugar da crucifixão de Cristo.

A pequena ábside aos pés do Calvário (Capela de Adão) perpetua um antigo culto em torno do alegado crânio de Adão.
A arqueologia, paleontologia e antropologia, estabelece o aparecimento do Homo Sapiens (o homem moderno), nossa espécie, à 15 mil anos atrás, num período geológico muito recente, apartir da África, no Vale de Omo, no Sudueste da Etiópia.

A sua evolução biológica é resultado de adaptações de Homo Erectus (antepassado do homem moderno) ao meio em que vivia.
Desde então, o Homo Sapiens vem evoluíndo e mutiplicando-se cada vez mais, extinguindo todas as espécies que se opunham a ele, tornando-se na espécie dominante do Planeta.
Algo muito diferente às crenças religiosas / mitológicas sobre a origem da Humanidade!
Contudo, esta narrativa deve ser hoje entendida como enquadrada na época em que foi escrita (isto é, ao tempo do cativeiro judaico na Babilónia, tendo os Hebreus, ao contactar com a cultura caldaica, absorvido certos elementos, designadamente as histórias respeitantes ao início dos tempos e ao Dilúvio, as quais constituem precisamente o livro do Génesis), em que, evidentemente, os conhecimentos científicos eram bastante reduzidos, e o peso da religião na vida dos homens eram esmagador - assim sendo, tratou-se apenas de mais uma maneira de explicar aquilo que não era possível explicar por meios lógicos para a época, um mito criador, tal como existia nas demais religiões do Próximo Oriente.
Mesmo hoje, a Igreja Católica e outras denominações cristãs reconhecem cientificidade à teoria da evolução de Darwin e às descobertas arqueológicas, considerando a história de Adão e Eva apenas um meio de explicar algo que, à época da passagem a escrito do mito, era impossível de explicar de outro modo; outros sectores, mais conservadores (designadamente os Criacionistas) advogam que a Bíblia deve ser interpretada à letra, e como tal não reconhecem validade nem à teoria darwinista, nem às provas arqueológicas
Para os acádios Adapa foi criado por Ea (Enki. Existe um paralelismo entre as duas lendas de Adão e Adapa nesta história precedente à Biblia.

quinta-feira, novembro 24, 2005

 

HUMOR


Posted by Picasa O mesmo doido planeava fugir do manicómio com um parceiro. Chegou à beira dele e disse:
- Vamos fugir de noite pelo buraco da fechadura!
De noite, os dois saíram de fininho e quando chegaram à porta, um deles diz:
- Porra! Vamos ter de desistir, não vai dar mais para fugir. - Por quê?
- Esqueceram a chave na fechadura.
- Passemos então ao plano B.
- Qual é o plano B?
- Vamos saltar o portão dos fundos.
Lá chegados...
- Ei! Também não vai dar para saltar o portão!
- Mas porquê?
- Esqueceram-se dele aberto...

 

O SANTO DO DIA


Posted by Picasa
Ana Maria Sala

Nasceu em Brívio,Itália,em 21-4-1829-0 quarto entre 8 filhos, de pais profundamente cristãos e de elevadas condições econômicas. ´
Pela sua brilhante inteligência boa disposição para os estudos, com 11 anos foi internada num colégio das irmãs Marcelinas, em Milão, de recente fundação.
Em 1846 obteve o diploma de 1º grau e voltou para a família, onde foi o anjo consolador dos seus caros, sobretudo por ocasiào de uma doença da mãe e um calapso financeiro do pai. nesse ínterim se prodigalizava no apostolado entre as crianças da paróquia, os doentes e os carentes. Depois para entrar no nascente Instituto das irmãs Mrcelinas, fundado pelo sacedote Luís Biraghi(1801-1879) em 1848 na casa de Vimercate.
Sua índole equilibrada se adaptava muito bem á vida mista querida pela regra do instituto: intensa vida interior e férvida acção apostólica entre as alunas.
Em1852 pronunciou os votos perpétuos na primeira profissão pública das Marcelina e foi em segunda enviada como professora de 1º grau e de música a vário slugares.
Em 1859 foi escolhida pra a assisténcia aos feridos na guerra de independência da Itália no hospital militar de Sào Lucas.
Em1865 superou os difíceis exames exigidos pelo novo governo italiano.Brilharam então sua inteligência e cultura.
Em1878, deixando Genova, onde tinha passado 9 anos num apostolado eficaz, voltou para Milão como assistente e professora nos cursos superiores, aí permanecendo até a data de sua morte. Um doloroso carcinoma na garganta não a fez diminuir a intensa atividade nos múltiplos encargos.
Morreu em 24 de novembro de 1891, circuidada pela fama de santidade e deixando copiosos frutos no seu apostolado.
Foi professora da mãe de Paulo VI.

 

O ARAME FARPADO


Posted by Picasa Desde o início da humanidade, antes da existência do arame farpado, o homem já havia tentado criar barreiras naturais a indesejáveis visitantes.
Os materiais usados eram galhos de árvores e pedras.
Com o aumento da população estes materiais se tornaram excassos e caros, e a procura por novos tipos de materiais mais economicos teve início.
O processo de passar o ferro aquecido por pequenos orifícios em chapa metálicas com diferentes diametros, para ficarem mais compridos, datam de 400 anos A.C..
Nos anos de 1870, arames de diversos tipos e qualidade estavam disponíveis no mercado.
Para os criadores de animais, estes tipos de arame lisos não resolviam o problema de conter os animais.
Em 1867 dois inventores tentaram colocar pontas ao longo do arame, mas as invenções não vingaram por falta de apoio financeiro e dificuldades na manufactura.
Em 24 de Novembro de 1874, Joseph Glidden estava visitando uma exposição de animais no estado de Illinois, nos Estados Unidos, quando notou que um dos fazendeiros tinha feito uma cerca de madeira com pregos atravessando a madeira.
Esta foi a inspiração que o levou a inventar e patentar o arame farpado como ele é até hoje.
O sucesso da criação do arame farpado causou uma verdadeira corrida na produção de tipos diferentes de arames, chegou-se a registrar 570 tipos de arames farpados.
Quando a "guerra dos arames farpados"chegou ao fim, Joseph Glidden saiu vencedor e foi considerado o pai dos arames farpados.

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