sábado, dezembro 03, 2005

 

ASSASSINOS


Posted by Picasa Charles Milles Manson foi o fundador de um grupo que cometeu vários assassinatos, dentre eles o assassinato da actriz Sharon Tate, esposa do director de cinema Roman Polanski, em 1969.
Filho de uma prostituta e frenquentador assíduo de reformatórios juvenis pelos crimes de falsificação e roubo, Charles Mason recém-cumprira uma pena de 10 anos, em 1954, quando formou uma comunidade estilo hippie em Spahn Ranch, perto de Los Angeles.
Manson tinha idéias grandiosas, e seus seguidores, ou "família", como eram conhecidos, o consideravam a reencarnação de Jesus Cristo.
O próprio Manson também acreditava nisso e ainda dizia que os Beatles conversavam com ele através de suas músicas.
Em 9 de agosto de 1969, um grupo de seguidores de Manson invadiu a casa do director Roman Polanski, em Hollywood, assassinando sua esposa, Sharon Tate - que estava grávida - e mais quatro amigos do casal.
As vítimas foram baleadas, esfaqueadas e espancadas até a morte, e o sangue delas foi usado para escrever mensagens nas paredes. Numa das paredes foi escrito "Death to Pigs" (Morte aos Porcos).
Na noite seguinte, o mesmo grupo invadiu a casa de Leno e Rosemary LaBianca, matando os dois.
As mesmas mensagens foram escritas na parede da casa com o sangue das vítimas.
O objectivo dos assassinatos planeados por Charles Manson era começar uma guerra que segundo ele seria a maior já travada na terra, denominada de "Healter Skelter".
Uma guerra entre negros e brancos, onde os brancos seriam exterminados.
Ele acreditava que algum negro logo seria acusado dos assassinatos, o que faria com que os confrontos explodissem logo.
Como ele e sua "família" eram brancos, planeavam esconder-se numa caverna do deserto assim que a suposta guerra começasse.
Linda Kasabian, uma das integrantes da comunidade, porém, resolve fugir e denunciar Charles à polícia, além de depôr em seu julgamento.
Ela não concordava com os assassinatos, apesar de ter presenciado alguns.
Manson, então com 33 anos, foi acusado de seis assassinatos e levado à justiça, juntamente com três seguidoras.
Embora fosse o líder da "família", alegou não ter participado pessoalmente de nenhum deles. Charles Manson declarou durante o julgamento seu ódio profundo pela humanidade, chamando os membros de sua família de rejeitados pela sociedade.
A promotoria se referiu a Manson como "o homem mais malígno e satânico que já caminhou na face da Terra", e o quarteto foi setenciado à morte.
Mas com a mudança no código penal do Estado a pena deles foi alterada para prisão perpétua. Desde então Manson vem tentando mudar sua pena para condicional, mas nunca conseguiu.
Sua última tentativa foi em 2002 e a próxima está marcada para 2007.

 

O SANTO DO DIA


Posted by Picasa FRANCISCO DE JESUS Y XAVIER
Nasceu no Castelo de Xavier na Espanha no ano 1506, correspondendo as expectativas dos nobres pais.
Estudou Letras, laureando-se na prestigiosa universidade parisiense.
Teve a felicidade de viver no mesmo quarto da pensão, com Pedro Favre, que como ele se tornará jesuíta e será beatificado, e com outro estudante importante, Inácio de Loyola, tornando-se um dos primeiros jesuítas.
Inácio descobrira aquela alma: Coração tão grande e alma tão nobre - disse-lhe - não se satisfazem com efêmeras honras terrenas.
A Sua ambição deve ser a glória que dura para sempre".
No dia da Assunção de 1534, na cripta da Igreja de Montmartre, Francisco Xavier, Inácio de Loyola e outros cinco companheiros se consagraram a Deus fazendo voto de absoluta pobreza e decidiram ir à Terra Santa para de lá iniciarem a sua obra missionária, colocando-se para tudo sob a inteira disposição do Papa.
Francisco tomou o caminho de Roma onde colaborou com Inácio de Loyola na redação das Constituições da Companhia de Jesus.
A convite do rei de Portugal, foi escolhido missionário e legado pontifício para as colônias portuguesas nas Índias orientais, ele foi o fundador das missões no Oriente, era chamado o Paulo do Oriente.
Em dez anos percoreu a Índia, a Málaga, as Molucas e ilhas ainda no estado selvagem: "se não encontrar um barco, irei a nado", dizia Francisco, e acrescentava: "Se naquelas ilhas existissem minas de ouro, os cristãos lá se precipitariam.
Mas não existem senão almas para serem salvas".
E foi, depois de quatro anos para o Japão, onde, em meio a dificuldades imensas, estabeleceu o primeiro núcleo de cristãos, plantando em toda a parte a semente da Palavra de Deus.
Na ilha de San Chao, aguardando uma embarcação que o levasse à China, caiu gravemente enfermo.
Com ele estava um jovem chinês que o guiava.
Morreu a beira-mar, no dia 03 de Dezembro de 1552 aos 46 anos de idade.
Em sua vida missionária administrou o batismo a mais de trinta mil convertidos.
Oremos:
Deus nosso Pai, São Francisco Xavier acolheu o vosso chamado a evangelizar anunciando o vosso Reino de amor e de paz aos povos distantes, tornando-se na fé luz para os corações... Pedimos sua intercessão Senhor para que possamos ser missionários e anunciadores da paz, da concórdia, do perdão, da reconciliação, da justiça, da alegria em nossos próprios lares e comunidades...

 

DARYL HANNAH


Posted by Picasa Teve uma carreira de grande sucesso nos anos 80 mas acabou por ficar quinze anos desaparecida.
Já foi eleita a mulher mais bonita do mundo e esteve em alguns dos maiores sucessos da década de oitenta.
Mas se não fosse por Tarantino, talvez ainda estivesse no esquecimento...
Daryl Christine Hannah nasceu a 3 de Dezembro de 1960 em Chicago. Quando era muito jovem foi-lhe diagnosticada uma doença muito semelhante ao autismo, mas felizmente a doença não se desenvolveu.

Na escola era a estrela da equipa de futebol e mais tarde teve romances como a estrela rock Jackson Browne e com John Kennedy Jnr.
Mas a sua grande paixão foi sempre a representação.
Estreou-se com 18 anos no cinema no filme The Fury mas foi em 1981 que deu nas vistas em Hard Country.
O seu grande papel chegaria no ano seguinte no épico futurista de Ridley Scott, Blade Runner, onde encarnou um androide de forma espantosa.
Hollywood estava rendida ao seu talento e em 1984 novo sucesso de bilheteira com Splash, filme onde viveu a mais sedutora sereia da história do cinema.
Os anos 80 foram realmente a sua era dourada.
Os seus desempenhos em Roxanne, Wall Street e Steel Magnolias confirmaram-na como uma das melhores actrizes da sua geração.
A sua beleza e o seu talento eram uma combinação fatal.
Curiosamente, de um momento para o outro, a sua carreira pareceu estatelar-se no chão.

Os grandes papeis não apareciam e Hannah dividia-se em comédias como Grumpy Old Men e pequenos papeis em filmes dramáticos como Memories of the Invisible Men.
Uma carreira que vivia agora mais da sua beleza - ela que foi uma das mais bem sucedidas playmates da década - do que dos seus talentos como actriz.
Acabaria por ser Quentin Tarantino - mestre em revitalizadores de carreiras - a recuperá-la para o cinema em Kill Bill , papel pelo qual iria conquistar a critica acabando mesmo por vencer o Lumiere para Melhor Actriz Secundária.
Resta saber se este filme irá trazer, na ternura dos 40, o melhor de Hannah que foi sucessivamente desaproveitado durante os últimos quinze anos.

 

ANTÓNIO VARIAÇÕES


Posted by Picasa António Joaquim Rodrigues Ribeiro nasce em Fiscal, pequena aldeia do concelho de Amares, Braga a 3 de Dezembro de 1944.
O quinto dos dez filhos de Deolinda de Jesus e Jaime Ribeiro, António faz os seus estudos na escola local, ajudando no resto do tempo os pais no campo. Mas a paixão pela música demonstrada desde tenra idade fá-lo-á esquecer muitas vezes os trabalhos da lavoura em favor das romarias e folclore locais.
Aos 11 anos, terminada a instrução primária, experimenta o primeiro ofício em Caldelas.

" Ia fazer quinquilharias, mas passado pouco tempo desistiu ", contará a mãe já em 1988, à Imprensa.
Mal completa 12 anos abandona a terra natal rumo a Lisboa.
Vem para ser marçano, mas acabará por trabalhar num escritório.
A tropa fá-la em Angola, mas sem antes pedir à mãe que lhe acenda uma vela a Santo António para protecção.
Regressa são e salvo.
Mas logo volta a partir, desta feita para Londres, onde permanece um ano a lavar pratos num colégio.
Em 1976 regressa, de novo por pouco tempo.

O próximo destino será Amesterdão, onde fica mais um ano e aprende o ofício de cabeleireiro.
Já em Lisboa, dedica-se de dia ao ofício, e à noite à sua paixão pela música, dando espectáculos com um grupo de músicos intitulado " Variações ".

E começa então a ser notado pelo seu visual excêntrico e personalizado, com base nas cores e formas originais e em alguns elementos de adorno, como por exemplo os brincos.
Em 1978 apresenta uma maqueta com algumas músicas à editora Valentim de Carvalho e nesse ano assina contrato.

Mas terá de esperar quatro anos para poder gravar, porque entretanto Mário Martins e Nuno Rodrigues insistem para que grave, respectivamente folclore ou pop.
Os contactos com profissionais do mundo da música, seus clientes na barbearia, abrir-lhe-ão, entretanto as portas da notoriedade.
Em Fevereiro de 1981 surge pela primeira vez na televisão, no "Passeio dos Alegres" de Júlio Isidro, que o convidará para algumas emissões da "Febre de Sábado da Manhã" na Rádio Comercial.
Em Julho de 1982, já sob o nome António Variações, edita o seu primeiro single, um duplo lado A com "Povo Que Lavas No Rio" - imortalizado por Amália Rodrigues - e "Estou Além", um inédito de sua autoria.

Um ano depois sairá o primeiro LP- "Anjo Da Guarda"- que o transformará numa estrela popular à escala nacional.
Depois de inúmeros concertos na época estival, sobretudo em festas e romarias de aldeias e outras pequenas localidades, volta a entrar em estúdio.

Entre 6 e 25 de Fevereiro de 1984 grava o segundo e último LP; "Dar E Receber".
Em Abril aparece pela última vez em público no programa televisivo "A Festa Continua" de Júlio Isidro.

Será a única interpretação no pequeno ecrã das faixas do novo disco.
Quando "Dar E Receber " é editado, semanas mais tarde, já António Variações se encontra internado no Hospital Pulido Valente devido a um problema brônquico-asmático.
É já no hospital que ouvirá pela primeira vez na rádio as músicas de promoção do disco.
Debilitado pela doença que se agrava vertiginosamente, é transferido a pedido da família para a Clínica da Cruz Vermelha, onde virá a falecer a 13 de Junho.


 

MANUELA FERREIRA LEITE


Posted by Picasa Maria Manuela Dias Ferreira Leite, governante e parlamentar portuguesa, é filha de Carlos Eugénio Dias Ferreira e de Julieta de Carvalho e nasceu em Lisboa a 3 de Dezembro de 1940.
Licenciou-se em 1963 em Economia pelo Instituto Superior de Ciências Económicas e Financeiras com a média final de 16 valores.

Obteve os prémios "ex-aequo" concedidos ao "aluno mais distinto do curso", ao "aluno mais classificado do curso de Economia" e ao "aluno mais classificado na cadeira de Política Ultramarina".
Iniciou o percurso governativo em 1990 como Secretária de Estado do Orçamento até 1991 seguindo-se o cargo de Secretária de Estado Adjunta e do Orçamento de onde cessou funções em 1993 para assumir a pasta da Educação, onde, como Ministra, mostrou firmeza em relação aos estudantes, faceta pela qual viria a ser sempre conhecida.

Exonerou funções em 1995 quando o Partido Social Democrata (PSD) perdeu as eleições para o Partido Socialista (PS).
Regressou à vida parlamentar, a qual já tinha suspendido entre 1991 e 1995 para assumir funções no Executivo.
Durante o período de 1995 a 1999 presidiu à Comissão Parlamentar de Economia, Finanças e Plano da Assembleia da República.
Em 2002, e após a vitória do PSD nas eleições legislativas antecipadas por força da demissão do anterior Primeiro-Ministro, António Guterres, regressa ao Governo chefiado por Durão Barroso onde encontra uma situação orçamental grave e dá a cara a uma série de decisões impopulares e pela sua competência e firmeza adquire a alcunha, numa alusão a Margaret Thatcher, de Dama de Ferro.
Manteve-se no Governo até 2004, altura em que Durão Barroso pede a demissão para presidir à Comissão Europeia.
Não concordando com a nova liderança do Partido e Primeiro-Ministro, Pedro Santana Lopes, afasta-se da vida política activa e regressa ao cargo no Banco de Portugal.
Um ano após a sua saída do Executivo e após novas eleições legislativas, que levaram de novo o Partido Socialista ao poder, decide regressar à vida pública concedendo uma entrevista ao canal público de televisão.

 

JEAN LUC GODARD


Posted by Picasa Nasceu em Paris em 3 de Dezembro de 1930 e cresceu dentro de uma rica família franco-suíça.
Fez os estudos secundários em Nyons, na Suíça, depois na França.
Empreende estudos na Sorbonne, onde se interessa por etnologia.
É no Ciné-Club do Quartier Latin e na Cinemateca Francesa, na época de Henri Langlois, que encontra Rivette, Truffaut e Rohmer, com os quais vai escrever nos Cahiers du Cinema e em Arts, antes de realizar, em 1959, Acossado, que se tornará o porta-bandeira da Nouvelle Vague.
A partir deste sucesso retumbante, Godard não cessa de rodar filme após filme, cada um mais inventivo que o outro, até em 1968, quando deixa os circuitos de produção-divulgação normais para comprometer-se na via de um cinema político e militante.

De 1975 a 1979, roda essencialmente em vídeo, no seu laboratório de Grenoble, tendo em mente a televisão comunitária.
No início dos anos 80, instala-se em Rolle, na Suíça, e não deixará de rodar filmes cada vez mais meditativos para o cinema e ensaios em vídeo, incluindo sua monumental Histoire(s) du Cinéma, que o assombra durante os dez últimos anos do século.

Godard é hoje uma das consciências mais agudas do que foi a força (e as fraquezas) do cinema, e dos mais exigentes sobre o que deveria ser.

 

CHRISTIAAN BARNARD


Posted by Picasa Os profissionais da saúde responsáveis pelo implante do primeiro coração artificial autônomo em seres humanos estão exultantes, assim como o primeiro receptor do aparelho denominado AbioCor, Robert Tools.
Após mais de 70 dias da cirurgia a que foi submetido, Tools sorri, faz exercícios e se alimenta normalmente.
Nada mal para quem estava desenganado e com previsão de sobrevida de apenas 30 dias em virtude de uma gravíssima insuficiência cardíaca.
O implante de coração artificial é uma das vertentes da evolução do transplante cardíaco, cirurgia responsável pelo aumento de sobrevida de milhares de pacientes, desde 03/12/1967 quando o médico sul africano Christiaan Barnard, na época com 48 anos (foto), surpreendeu o mundo, realizando o primeiro transplante cardíaco em seres humanos.
Por ironia do destino, em 02/09/2001 o dr. Christian Barnard faleceu vitimado por um infarto agudo do miocárdio, após passar mal na ilha de Chipre, onde estava de férias.
O primeiro transplante de coração foi realizado no dentista Louis Washkansky que sobreviveu apenas 18 dias por causa de problemas de rejeição ao novo órgão.
O segundo paciente a receber um coração, Philip Blaiberg, sobreviveu 18 meses.
Os problemas com a rejeição de um corpo estranho no peito do transplantado pareciam invencíveis.
Mas o doutor Barnard e sua equipe não desanimaram e, depois de aperfeiçoadas as técnicas a que deram início, eles provaram que o transplante é a única saída para muitos pacientes.
O paciente de Barnard com maior longevidade, Dirk van Zyl, viveu com o novo órgão por mais de 23 anos e morreu em 1996, por causa de complicações decorrentes de diabetes.

 

LEON TROTSKY


Posted by Picasa Leon Trotsky , de seu verdadeiro nome Lev Davidovich Bronstein foi um intelectual marxista e revolucionário bolchevique.
Nos primeiros tempos da União Soviética desempenhou um importante papel político, primeiro como Comissário do Povo (Ministro) para os Negócios Estrangeiros, posteriormente como criador e comandante do Exército Vermelho, e fundador e membro do Politburo do Partido Comunista da União Soviética.
Afastado por Stalin (ou Estaline) do controle do partido é preso no dia 3 de Dezembro de 1905 e depois foi expulso deste e exilado da União Soviética, refugiando-se no México, onde veio a ser assassinado, no dia 20 de Agosto de 1940, por um agente às ordens de Stalin. As suas ideias políticas, expostas numa obra escrita de grande extensão, deram origem ao trotskismo, corrente ainda hoje importante no marxismo.

 

GUGA


Posted by Picasa Gustavo Kuerten nascido em 10 de Setembro de 1976 em Florianópolis, Santa Catarina, é um tenista profissional do Brasil.
Ele é também conhecido como "Guga" e Guto, um apelido afectivo que é uma abreviação comum do nome "Gustavo" no Brasil.
O começo da vida de Guga é marcado por duas tragédias familiares.

A primeira diz respeito a seu irmão caçula, que sofreu de privação prolongada de oxigênio e consequentemente dano cerebral irreversível durante o nascimento e como resultado sofre de retardo mental e deficiência física severa.
Kuerten foi profundamente afectado pela luta diária de seu irmão.
Todo ano de sua carreira profissional até aqui, ele tem doado todo o dinheiro dado como prêmio por ganhar um torneio a uma ONG em sua cidade natal que dá assistência para pessoas que sofrem de deficiências similares.
Em sua própria família, Kuerten dava todos os troféus que ele ganhava para seu irmão caçula como uma lembrança (incluindo as três réplicas em miniatura do troféu de Roland Garros).
A segunda tragédia diz respeito ao pai de Kuerten, que é um ex-jogador amador de tênis e no final de sua vida, um juiz de cadeira.

Em 1985, quando Kuerten tinha apenas 8 anos de idade, ele morreu de um ataque cardíaco enquanto arbitrava uma partida entre juniores em Florianópolis.
Kuerten começou a jogar tênis quando tinha seis anos de idade, e conheceu Larri Passos, seu técnico pelos próximos 15 anos, quando ele tinha 14 anos de idade.

Passos convenceu Kuerten e sua família que ele tinha talento suficiente para viver do tênis, e os dois começaram a viajar mundo afora para participar de torneios Junior.
Kuerten tornou-se profissional em 1995.
Depois de dois anos como profissional, Kuerten elevou-se à posição de jogador nº 2 do Brasil, perdendo apenas para Fernando Meligeni, e tinha então seu ápice quando ajudou o time brasileiro na Copa Davis a derrotar a Áustria em 1996 e alcançar a primeira divisão da competição, o Grupo Mundial.
Como conseqüência de sua inesperada vitória em Roland Garros de 1997, Kuerten teve um ano e meio difícil, se ajustando à sua súbita fama e à pressão por vitórias.

O ano de 1998 foi o pior de sua carreira sem estar relacionado à contusões (naquele ano, Kuerten jogou abaixo de seu potencial, apesar de sentir alguns problemas físicos).
A pressão para que assumisse o posto de "embaixador" do tênis no Brasil ficou evidente depois de sua prematura derrota para um então desconhecido Marat Safin na edição de 1998 de Roland Garros: toda a equipe de jornalistas brasileiros que foi despachada para Paris para cobrir o evento imediatamente retornou para casa, deixando o resto do torneio sem qualquer cobertura no Brasil.
No dia 3 de Dezembro de 2000, no apogeu da sua carreira,foi proclamado como numero um do mundo.

Após problemas fisicos que o levaram a realizar duas cirurgias, Guga nunca mais teve bons resultados e hoje luta para voltar a ser o grande jogador.
Kuerten tem como ponto forte o jogo de fundo, com golpes paralelos fortes e um serviço sólido que o permite desgastar o oponente de trás da quadra.

Seu "grunhido" único quando ele bate na bola é reconhecido por milhões de fãs mundo afora.
"Guga" como é chamado carinhosamente por seus fãs, representa seu país, Brasil, na Copa Davis, mas nos últimos anos suas temporadas têm sido assoladas por problemas físicos. ´

Kuerten é um dos mais conhecidos e populares jogadores de tênis no tour da ATP.

 

AUGUSTE RENOIR


Posted by Picasa De origem humilde, Renoir, que nasceu no ano de 1841 e faleceu no dia 3 de Dezembro de 1919 , começou muito cedo a ganhar a vida como pintor de porcelana, ofício que aprendeu numa escola noturna.
Assistindo às aulas no atelier de Gleyre, além de aperfeiçoar sua técnica, conquistou a amizade de Sisley, Monet e Bazille, com quem compartilhou dias de muita conversa e teorização em Paris e de árduo trabalho em Argenteuil, pintando ao ar livre.
Desde o princípio sua obra foi influenciada pelo sensualismo e pela elegância do rococó, embora não faltasse um pouco daquela delicadeza de seu ofício anterior como decorador de porcelana. Seu principal objectivo, como ele próprio afirmava, era conseguir realizar uma obra agradável aos olhos.

Apesar de sua técnica ser essencialmente impressionista, Renoir nunca deixou de dar importância à forma - de facto, teve um período de rebeldia diante das obras de seus amigos, no qual se voltou para uma pintura mais figurativa, evidente na longa série Banhistas.
Mais tarde retomaria a plenitude da cor e recuperaria sua pincelada enérgica e ligeira, com motivos que lembram o mestre Ingres, por sua beleza e sensualidade.
Sua obra de maior impacto é O Baile no Moulin de la Galette, em que conseguiu elaborar uma atmosfera de vivacidade e alegria à sombra refrescante de algumas árvores, aqui e ali intensamente azuis.

Em 1900 Renoir foi nomeado Cavalheiro da Legião de Honra.
Morreu no sul da França, na cidade de Cagnes-sur-Mer.

sexta-feira, dezembro 02, 2005

 

DROGAS


Posted by Picasa Um coelho estava a correr pela floresta fora quando viu uma girafa a acender um charro.
Parou e disse:
- Ó girafa! Pára de fumar essa merda que te faz mal, e vamos mas é correr pela floresta! Vais ver como te vais sentir muito melhor!!!
A girafa pensou por um segundo, e disse:
- Tens razão, coelho, bora nessa!
Assim, jogou o charro fora e foi correr com o coelho.
Pouco mais a frente eles encontraram um urso a cheirar cola.
Eles olharam-se e o coelho saltou logo para a frente do urso.
- Ó urso, deixa essa merda! Essa treta só te faz mal, vem mas é correr connosco e sentir o ar puro dentro dos teus pulmões!
O urso saltou para a frente e começou a correr com eles até encontrarem um elefante a snifar cocaína.
- Ó elefante, estás maluco!? Dás cabo de ti com essas merdas! Vem mas é connosco correr pela floresta!
O elefante pensou um pouco, mas resolveu juntar-se ao grupo, que alguns metros depois encontrou o leão a injectar heroína.
Mais uma vez, o nosso amigo coelho pôs-se à sua frente e disse:
- Ó leão, deixa-te de merdas e vem corr... ...
Nem terminou de falar e levou uma patada do leão que o fez voar uns bons metros.
Os outros animais revoltados perguntaram:
- Ó leão, estás maluco?! Por que fizeste isso???
E o leão respondeu :- ...Sempre que o filho da puta do coelho toma ecstasy, faz-me correr feito um idiota pela floresta !!!...

 

PABLO ESCOBAR


Posted by PicasaPablo Emilio Escobar Gaviria que nasceu a 12 de janeiro de 1949 e faleceu no dia 2 de dezembro de 1993, conquistou fama mundialmente como o senhor da droga colombiano, tornando-se um dos homens mais ricos do mundo graças ao tráfico de cocaína nos Estados Unidos e outros países.
Membros dos governos norte-americano e colombiano, repórteres de jornais e o público em geral o consideram o mais brutal, impiedoso, ambicioso e poderoso traficante da história.
Escobar começou o que viria a ser uma das mais bem-sucedidas carreiras criminosas da história na adolescência como ladrão de carros na cidade de Medellín, Colômbia.

Ele entrou no negócio da cocaína e começou a construir seu poderoso império das drogas na década de 1970.
Durante os anos mais prósperos, ele chegou a facturar cerca de um milhão de dólares por dia de seus revendedores.
Na década de 1980, Escobar tornou-se conhecido internacionalmente e sua rede de distribuição de drogas ganhou notoriedade.

Dizem que o Cartel de Medellín era responsável pela maior parte das drogas que entravam no México, Porto Rico e República Dominicana, com cocaína comprada principalmente do Peru e da Bolívia, já que a cocaína colombiana era de qualidade inferior.
O produto de Escobar chegou a muitos outros países, principalmente nas Américas, embora há quem diga que ele conseguiu chegar até mesmo à Ásia.
Escobar subornou incontáveis oficiais de governos, juízes e outros políticos, e muitas vezes executou pessoalmente subordinados desobedientes.

Corrupção e intimidação foram características predominantes do modo de agir de Escobar.
Ele tinha uma estratégia inescapável conhecida como plata o plomo, (em espanhol, "prata ou chumbo"), que significava que ou o sujeito aceitava seu dinheiro (a prata) ou seria assassinado (o chumbo referia-se às balas).
Escobar foi o responsável pela morte de três candidatos à presidência da Colômbia, pela explosão do vôo Avianca 203 e do prédio de segurança de Bogotá em 1989.
Alguns analistas acreditam que ele estava por trás do incidente na Suprema Corte da Colombiana em 1985 que resultou no assassinato de metade dos juízes da corte pelas gerrilhas de esquerda.
O Cartel de Medellín também esteve envolvido numa sangrenta guerra pelo controle do tráfico com o Cartel de Cali durante quase toda a sua existência.
No auge de seu império, a revista Forbes estimou Pablo Escobar como o sétimo homem mais rico do mundo, com seu Cartel de Medellín controlando 80% do mercado mundial de cocaína. Sua organização tinha aviões, lanchas e veículos caros.

Vastas propriedades e terras eram controladas por Escobar durante esse período, onde ele ganhava uma soma de dinheiro quase incalculável.
Estima-se que o Cartel de Medellín chegou a facturar cerca de 25 bilhóes de dólares por ano.
Enquanto era considerado um inimigo dos governos dos Estados Unidos e da Colômbia, Escobar era um herói para muitos em Medellín.

Ele tinha bons relacionamentos e trabalhou para melhorar as condições de vida da população pobre da cidade.
Fã de esportes, é creditada a ele a construção de estádios de futebol e o financiamento de times na cidade.
Escobar sempre se esforçou para cultivar uma imagem de Robin Hood e freqüentemente distribuía dinheiro aos pobres.
A população de Medellín costumava ajudar Escobar, escondendo informações das autoridades ou fazendo o que quer que fosse para protegê-lo.
Em 1991, Escobar voltou-se para o governo colombiano para evitar sua extradição para os Estados Unidos ou seu assassinato pelo cartel rival. Escobar foi "preso" em sua luxuosa prisão particular, La Catedral, que ele próprio construiu para si mesmo.

Ele negociou um acordo com o governo colombiano onde ele seria preso por uma sentença de cinco anos e a garantia de sua não-extradição para os Estados Unidos.
Entretanto, sua "prisão" parecia muito mais um clube particular ultra-seguro, e ele não se importou muito com sua sentença, sendo visto várias vezes fora da prisão: fazendo compras em Medellín, em festas, jogos de futebol e outros lugares públicos.
Após a divulgação de fotos de seus passeios e de acusações de que ele teria matado muitos de seus parceiros de negócios quando eles iam visitá-lo em La Catedral, a opinião pública forçou o governo a agir.
Quando um oficial do governo tentou transferir Escobar para uma outra prisão em 22 de julho de 1992, ele escapou com medo de ser extraditado para os Estados Unidos.
Em 1992, o grupo Delta Force dos Estados Unidos tomou parte na caçada humana ao fugitivo. Eles treinaram uma equipe de polícia especial da Colômbia, conhecida como Search Bloc, que foi criada com o objectivo de capturar Escobar e levá-lo à Justiça.

Mais tarde, à medida em que o conflito entre Escobar e os governos da Colômbia e Estados Unidos crescia e o número de inimigos aumentava, um grupo obscuro chamado Los Pepes (Pessoas Perseguidas por Escobar) iniciou uma sangrenta campanha onde mais de 300 pessoas relacionadas à Escobar foram mortas e grande parte das propriedades de seu cartel foi destruída.
Alguns observadores afirmam que membros do Search Bloc e das agências de inteligência dos governos dos Estados Unidos e da Colômbia aliaram-se aos Los Pepes; as agências de inteligência forneceriam informações para as acções do grupo.
Entretanto, existem alguns relatos de membros do Search Bloc participando directamente de missões do esquadrão da morte Los Pepes.
Isso levanta um questionamento em relação ao papel dos Estados Unidos, que teria fornecido informações para os Los Pepes em sua cruzada de execuções sumárias.
A questionável forma de agir das autoridades norte-americanas e a discussão de qual seria a abordagem mais correcta geralmente é tema de debates.
A guerra contra Escobar terminou em 2 de dezembro de 1993, quando ele tentava iludir mais uma vez o Search Bloc.

Usando uma tecnologia de triangulação de rádio fornecida pelos Estados Unidos, um time de especialistas em eletrónica colombianos o encontrou num bairro de classe média de Medellín. Um tiroteio entre Escobar e o Search Bloc então ocorreu.
Alguns acreditam que atiradores de elite participaram da operação.
A forma como Escobar foi morto neste confronto foi bastante questionada, mas sabe-se que ele foi encurralado num telhado e levou tiros na perna, nas costas e, o tiro fatal, perto do ouvido.
A caçada a Pablo Escobar foi documentada no livro Matando Pablo do autor Mark Bowden e no filme de 2005 baseado nesse livro.
Depois da morte de Escobar, o Cartel de Medellín se fragmentou e o domínio do mercado de cocaína rapidamente foi assumido pelo rival Cartel de Cali até meados da década de 1990, quando seus líderes também foram capturados ou mortos.

 

MONICA SELES


Posted by Picasa Monica Seles nascida em 2 de Dezembro de 1973 é uma ex-tenista. Durante sua carreira, Seles venceu três títulos Grand Slam e tornou-se a mais jovem campeã no French Open em 1990. Ela foi a jogadora dominante da categoria feminina durante os anos 90.
Entretanto em 1993 Seles foi apunhalada por um fã enlouquecido de sua jogadora rival Steffi Graf.
Após este incidente, ela não voltou a jogar durante dois anos.
Ela voltou a ter algum sucesso após ter retornado aos jogos competitivos, em 1995, porém nunca mais foi capaz de jogar como jogava antigamente.
Monica Seles (Sérvio Monika Seleš) nasceu em Novi Sad, Vojvodina, Sérvia (então Iugoslávia, hoje Sérvia e Montenegro) em 1973.

Ela é de etnia Magiar (o seu nome escreve-se Szeles Mónika em húngaro, segundo a convenção húngara que coloca o nome de família em primeiro lugar).
Seles começou a jogar ténis aos seis anos de idade, treinada pelo seu pai, Karolj Seleš.

Ganhou o seu primeiro torneio aos nove anos (apesar de não conhecer bem o sistema de pontuação do jogo e de ter apenas uma vaga ideia de estar em vantagem ou desvantagem durante as partidas).
Em 1985, com 11 anos, ganhou o prestigiado Orange Bowl em Miami, Florida, e despertou a atenção do treinador de ténis Nick Bollettieri.
Em 1986, a família Seleš mudou-se da Iugoslávia para os Estados Unidos e Monica integrou a Nick Bollettieri Tennis Academy, onde treinou durante dois anos.
Seles disputou o seu primeiro torneio oficial em 1988, aos 14 anos de idade.

No ano seguinte, dedicou-se a tempo inteiro ao tour profissional e conquistou o primeiro título da sua carreira em Houston, em Maio de 1989, batendo Chris Evert na final.
Um mês depois, Seles chegou às meias-finais na sua estreia no Grand Slam, no Open de França, onde perdeu para a número 1 mundial, Steffi Graf.
Seles terminou o seu primeiro ano no tour classificada no 6º lugar do ranking mundial.
Com uma forte devolução de serviço, Seles é considerada por muitos como a primeira jogadora "em força" do ténis feminino, abrindo caminho para outras estrelas como Serena Williams e Maria Sharapova.

Seles ficou também famosa pelos ruidosos gemidos que emitia quando batia na bola.
Em alguma ocasiões, isto originou mesmo protestos por parte dos adversários (que afirmavam desconcentrar-se com os gritos e que estes não lhes permitiam ouvir a pancada da raquete na bola) e avisos por parte dos juízes para que fizesse menos barulho.
Seles ganhou o seu primeiro título do Grand Slam no Open de França, em 1990.

Defrontando na final Stefi Graf, número 1 do Mundo, Seles evitou quatro bolas de set no tie-break do primeiro parcial (que acabou por ganhar por 8-6) conseguindo fechar o encontro em sets consecutivos.
Com isto, Seles tornou-se na mais nova vencedora do Open de França, com a idade de 16 anos e 6 meses.

 

ADOLF EICHMANN


Posted by Picasa Adolf Eichmann nasceu a 19 de Março de 1906 e morreu a 1 de Junho de 1962 e
foi um oficial de alto ranking na Alemanha Nazi, e um membro da SS (Schutzstaffel).
Ele foi largamente responsavel pela logística do extermínio de milhões de pessoas durante o Holocausto, em particular Judeus, o que foi chamado de "solução final" (Endlösung).
Ele organisou a identificação e o transporte de pessoas para os diferentes campos de concentração.
É por isso que é conhecido frequentemente como o 'Executor Chefe' do Terceiro Reich.
Adolf Eichmann nasceu e foi educado em Solingen, Alemanha.

Em criança, Eichmann tinha uma pele relativamente morena, e as outras crianças zombavam dele dizendo que ele parecia um Judeu.
Em 1934 ele serviu como corporal das SS corporal no campo de concentração de Dachau, onde ele se distinguiu aos olhos de Reinhard Heydrich. Em Setembro de 1937, ele foi enviado para a Palestina com o seu superior Herbert Hagen para averiguar as possibilidades da emigração massiva da Alemanha para a Palestina.

Eles chegaram a Haifa mas só puderam obter um visto de trânsito, pelo que foram para o Cairo. No Cairo eles encontraram-se com um membro da Haganah mas o conteúdo do encontro é disputado.
Também tinham planeado encontrar-se com líderes Árabes na Palestina, incluindo o Mufti de Jerusalém Amin al-Husayni, mas a entrada na Palestina foi-lhes recusada pelas autoridades britânicas.
De seguida eles escreveram um relatório com recomendações contra a emigração em larga escala para a Palestina por razões económicas e porque contradizia a política alemã de evitar o estabelecimento de um estado Judaico ali.
Finda a Segunda Guerra Mundial, Eichmann fora capturado por tropas americanas.

No entanto, em 1946 ele consguiu escapar de um campo de prisão.
Depois de muitas viagens (sobretudo em Itália e no Médio Oriente), tendo inclusivamente se servido de um passaporte emitido legalmente pelo Vaticano, ele foi para a Argentina em 1950, onde viveu sob o nome de Ricardo Klement, e trouxe a sua família para o país logo depois.
Em 11 de Maio de 1960, Adolf Eichmann foi raptado por uma equipa de agentes secretos Israelitas liderados por Peter Malkin da Mossad (Serviços secretos israelitas) após meses de observação.

Foi levado para Israel num voo de um avião da El Al em 21 de Maio de 1960.
Adolf Eichmann foi julgado em Israel, num processo que começou a 11 de Fevereiro de 1961.

Foi acusado de 15 ofensas criminosas, incluindo a acusação de crimes contra a Humanidade, crimes contra o povo Judeu, e pertença a uma organização criminosa.
O julgamento causou grande controvérsia internacional.

O governo Israelita autorizou que cadeias noticiosas de todo o mundo transmitissem ao vivo o julgamento.
Os espectadores televisivos viram um homem sentado atrás de um vidro à prova de balas, impassivo, enquanto muitos sobreviventes do Holocausto testemunharam contra ele e o seu papel no transporte de vítimas para os campos de extermínio.
Durante todo o tribunal, Eichmann insistiu que apenas cumpria as suas ordens.
Foi condenado em todas as acusações e recebeu a sentença de morte (a única pena de morte civil alguma vez levada a cabo em Israel) a 2 de Dezembro de 1961 e foi enforcado poucos minutos depois da meia-noite de 1 de Junho de 1962, na prisão de Ramla, perto de Tel Aviv.

Foi a única excepção aberta pela lei israelense, a qual não prevê a pena de morte.

 

FIDEL DE CASTRO


Posted by Picasa Há cerca de 50 anos, no dia 2 de Dezembro, um grupo de jovens guerrilheiros tomava o poder em Cuba, ilha do caribe, localizada a apenas 90 milhas do litoral da Flórida.
A revolução Cubana rompeu com os laços que fizeram da ilha quase que uma extensão dos EUA ao longo do século XX.

Inteiramente subordinado aos interesses norte-americanos, o estado Cubano comportou-se de forma subserviente durante todo o período pré-revolucionário aceitando imposições humilhantes e revelando com freqüência a fragilidade de sua soberania.
A vitória de Fidel e seus camaradas no final dos anos 50 e a juventude dos líderes guerrilheiros exerceram rapidamente enorme influência no imaginário de todos aqueles que no mundo lutavam contra a opressão e o imperialismo capitalista.

E não poderia ser de outra forma, afinal o encerramento da ditadura pró-EUA significou uma brusca ruptura na longa e trágica história de submissão do continente aos interesses geopolíticos elaborados nos elegantes salões da casa branca.
A ocupação da ilha pelos espanhóis ocorreu no final do século XV e imediatamente seu território foi alvo de intensa exploração econômica imposta pelo estado metropolitano revelando sua extraordinária vocação para a agricultura de exportação.

A inserção em massa de trabalhadores negros escravos de origem africana faz parte desse cenário em que o objectivo maior era transferir para a Europa as riquezas aqui produzidas.
No século XIX, as terras de Cuba encontravam-se dominadas pelo plantio da cana-de-açúcar, formando um imenso tapete verde sob o qual se escondia tanta miséria.

Mesmo sendo uma colônia espanhola, o principal comprador do açúcar produzido na ilha eram os EUA e cresciam os interesses de empresas norte-americanas preocupadas em ampliar seus negócios com os Cubanos.
Nesse momento, quase toda a América já havia conquistado sua independência em relação às metrópoles européias, excepção feita a Cuba que apesar de ter sido uma das áreas pioneiras na presença espanhola na América, estava condenada a ser uma dos últimos redutos do colonialismo ibérico.

Somente no final do século XIX, encontramos a gênese do Estado Cubano emancipado onde se destacou a figura de Jose Martí.
O movimento separatista declarou guerra à Espanha contando apenas com um improvisado exército constituído predominantemente por negros e sofreu duro golpe, no início dos combates, com a morte de Martí.

Mesmo sem contar com seu principal líder, os cubanos obtiveram significativas vitórias e a guerra caminhava para seu final quando ocorre a intervenção dos EUA no conflito.
Acusando os espanhóis de afundarem um navio americano, o "Maine", as autoridades norte-americanas declararam seu apoio aos colonos e enviaram soldados para a guerra contra a Espanha.
O fato é que Cuba representava muito para a engenhosa política externa dos EUA.

A localização geográfica da ilha coloca-a na zona de absoluta segurança estratégica dentro dos planos norte-americanos, ou seja, sua área incorpora-se aos limites estabelecidos como vitais para a integridade dos EUA.
Não bastando isso, os interesses comerciais eram imensos, pois empresas americanas eram as maiores compradoras do açúcar cubano e inúmeros executivos olhavam para a ilha com expectativa de desenvolver novos projectos.
Vencida, a Espanha foi obrigada a ceder o controle dos territórios de Porto Rico e das Filipinas para os EUA e militares americanos assumiram o governo de Cuba assim que os espanhóis reconheceram a derrota.

Em janeiro de 1898, selava-se o triste episódio de transferência da dominação espanhola para a dominação norte-americana.
A emenda Platt, texto imposto e anexado a constituição cubana em 1901, tornava legítima qualquer intervenção militar dos EUA no interior da ilha e revelava o alto grau de condescendência das autoridades Cubanas.
Além disso, o governo de Cuba foi obrigado a entregar uma faixa de seu litoral para que os norte-americanos montassem uma base militar na baía de Guantánamo.
Nas décadas seguintes, ampliou-se de forma considerável a participação do capital americano nos negócios da ilha actuando livremente, sem restrições, na área do transporte, comércio exterior, mineração, turismo e, sobretudo, àqueles vinculados a produção e comercialização do açúcar.
No plano político, a primeira metade do século XX foi caracterizada pela sucessão de governos despóticos que, com suas acções, consolidaram a posição de Cuba de "quintal dos EUA". ~

As pessoas ligadas aos sectores políticos contrários a esse modelo foram duramente perseguidos, presos, torturados, e várias lideranças de oposição acabaram assassinadas.
Em Havana, capital do país, a corrupção impregnava-se em todas as esferas do poder público e em suas ruas os casinos, o gangsterismo e a prostituição propagavam-se em escala geométrica.
No início dos anos 50, os dirigentes da oposição perderam definitivamente a esperança em relação à possibilidade de chegar ao poder pelas vias democráticas.

O caminho defendido por esses grupos descontentes com o quadro sócio-político na ilha passa a ser a luta armada.
Deve-se ressaltar que o bloco oposicionista ainda não tem, nesse momento, um perfil ideológico definido, apresentando propostas vagas que condenavam a ditadura cubana e procuravam resgatar os princípios patrióticos sugeridos por Jose Martí no final do século XIX.
Em 1953, ocorre a primeira acção armada organizada pela oposição quando um pequeno grupo de homens tentou assumir o controle sobre o Quartel de Moncada, um dos principais regimentos militares do país, a poucos quilômetros da cidade de Santiago de Cuba.

A insurreição acabou resultando num enorme fracasso e as forças da repressão não tiveram dificuldades em prender inúmeros envolvidos, entre os quais encontrava-se o jovem advogado Fidel Castro.
Ao sair da prisão, depois de quase dois anos de cárcere, Fidel e seus companheiros continuavam a defender que somente uma nova acção armada poderia dar aos Cubanos a democracia e a soberania.

A corrupção eleitoral e a violência da ditadura de Fulgêncio Batista demonstravam claramente para seu grupo a necessidade de preparar, agora com maior cuidado, um grande movimento revolucionário que contasse com o apoio de camponeses e operários.
No exílio em terras mexicanas Fidel Castro, em companhia de Camilo Cienfuegos Ernesto Che Guevara e de seu irmão Raul, organiza o movimento guerrilheiro 26 de julho, referência à data da acção que tentou tomar o quartel de Moncada.

Em 1956, o grupo guerrilheiro, com apenas 82 homens, parte em direcção a Cuba, onde desembarca na região de Sierra Maestra.
Em janeiro de 1959, após três anos de duros combates, os revolucionários assumem o poder na capital encerrando o longo período da ditadura de Batista.
As primeiras decisões do governo de Fidel, no plano interno, demonstravam uma brusca mudança de rumo.

Terras foram confiscadas, empresas estrangeiras nacionalizadas, a tarifa de energia eléctrica reduzida, enfim, medidas que acabaram gerando imensa euforia popular.
No plano externo, o governo de Fidel procurou restabelecer as relações comerciais e diplomáticas com a URSS, apesar de publicamente demonstrar uma posição de eqüidistância em relação ao conflito EUA-URSS.
Essa neutralidade Cubana em pleno cenário da guerra fria foi vista pela Casa Branca com grande desconfiança.

Se, por um lado, o perfil do governo revolucionário se apresentava divorciado dos interesses americanos, por outro lado resistia a um imediato alinhamento com a URSS.
Essa nova postura de Cuba não impediu a agressiva reação dos EUA inicialmente através do boicote econômico e depois com a tentativa de invasão da baía dos porcos.
Em abril de 1961, grupos contra-revolucionários formados principalmente por mercenários e refugiados cubanos no exílio invadiram a ilha através da Baía dos Porcos. A acção foi longamente planeada pela Central de Inteligência Americana (CIA), teve a aprovação do jovem presidente John Kennedy e pretendia, em última instância, derrubar o governo Castrista.

A habilidade das autoridades cubanas, que contaram com o imediato apoio das camadas populares, rechaçou a acção dos invasores e depois de três dias de combates Fidel comemorava uma nova vitória.
A insegurança representada pela ameaça constante de tão poderoso vizinho serviu como elemento catalizador para que o governo cubano fizesse enfim sua aliança econômica e militar com a URSS.

Agora a guerra fria ganhava contornos dramáticos com a inserção de um país americano, geograficamente muito próximo dos EUA, no chamado bloco socialista.
As tensões atingiram seu ápice em 1962 com o episódio da "crise dos mísseis".

Em desvantagem na corrida armamentista e sem tecnologia suficiente para atingir o território dos EUA com suas bombas, a URSS e o governo cubano pretendiam instalar na ilha parte do arsenal soviético.
A reação contrária da Casa Branca foi imediata e levou o mundo a temer um conflito directo entre as duas superpotências.
Durante esse período de enorme tensão, Nikita Kruschev, líder soviético, e John Kennedy, presidente dos EUA, acertaram os detalhes do pacto que levou a retirada dos mísseis da região do caribe e, em troca, os EUA comprometeram-se a respeitar a soberania da ilha.
A radicalização dos EUA com o bloqueio aéreo e naval e a expulsão de Cuba da OEA - Organização dos Estados Americanos - explicam a posição mais agressiva da política externa cubana que nos anos 60 e 70 participou activamente da luta armada ao lado de grupos socialistas que tentavam tomar o poder em países da América e da África.
Enquanto isso o governo de Castro apresentava ao mundo inegáveis ganhos na área social com a eliminação do analfabetismo e uma das menores taxas de mortalidade infantil do continente americano.

Programas nos sectores educacional, saúde e habitação tornavam-se viáveis com recursos originados de relações comerciais com os países do bloco socialista.
Com a URSS os cubanos desenvolviam transações altamente vantajosas vendendo açúcar com preços acima dos estabelecidos pelo mercado internacional e comprando petróleo com valores abaixo dos fixados pelo comércio exterior.
Estima-se que os subsídios soviéticos somavam, extra-oficialmente, a cifra de cinco bilhões de dólares por ano.
A lua de mel com a URSS e com outros países socialistas começou a apresentar sinais de desgaste em meados dos anos 80 para se transformar em divórcio no final dessa mesma década. A ascensão de Mikahil Gorbatchev ao poder na URSS em 1985 e sua proposta de abertura econômica e política, Perestróika e Glasnost, respectivamente, revelaram ao mundo a fragilidade da economia soviética e a necessidade urgente de reformas.

A agonizante situação interna levou a direcção do partido comunista em Moscovo a rever a ajuda financeira que era vital para o governo cubano.
A crise irradiada a partir da URSS rapidamente propagou-se pelo bloco socialista numa velocidade inimaginável para todos os analistas em política internacional.

A queda do muro de Berlim, em novembro de 1989, causou perplexidade pela forma pacífica como ocorreu, mas também por revelar o estágio de putrefação dos regimes comunistas que dominavam a Europa do leste.
Imediatamente todos esses países começam a viver um lento processo de reformas econômicas e políticas que avançam na direcção da democracia e da privatização dos meios de produção. Para Cuba a conseqüência maior foi a perda de seus tradicionais aliados e, conseqüentemente, o agravamento de sua crise econômica.
Após meio século no poder o governo de Fidel dá evidentes sinais de esgotamento.

A idade avançada do comandante, no entanto, não o impede de continuar seu discurso denunciando os EUA por suas acções que visam asfixiar a economia cubana.
Mas a revolução perdeu grande parte de seu charme com as crescentes notícias de violações aos direitos humanos, da propagação da prostituição nas ruas de havana, da lentidão das reformas que timidamente respondem ao boicote comercial americano e, sobretudo, da ausência de perspectiva de democracia no país.
Para alguns, ainda agarrados à velha utopia comunista, o inevitável fracasso da globalização, a ampliação do grau de miséria e de desemprego nas áreas periféricas do mundo, são evidências de que o velho comandante Fidel Castro está no caminho correcto.

Para outros, no entanto, se o estágio actual do capitalismo internacional não é nada promissor, a solução também não está no anacrônico modelo estatizante, burocratizado e repressor do qual o governo cubano é um dos últimos exemplares.

 

AUSTERLITZ


Posted by Picasa A Batalha de Austerlitz ocorreu em 1805, em Austerlitz, na Morávia, na época sob o governo dos Habsburgo, e opôs os exércitos de Napoleão Bonaparte aos exércitos da Rússia e do Império Austríaco, sob o comando do general Kutuzov.
Napoleão tentara atacar a Inglaterra na Campanha da Bolonha, mas esta era astuta, e fez com que a Áustria e a Rússia entrassem em guerra contra a França, o que forçou o imperador francês, junto com o desastre na Batalha Naval de Trafalgar, a abandonar o ataque à Inglaterra e fazer uma campanha contra a Austria.
Napoleão avançava pela Áustria, enquanto as tropas aliadas recuavam, até que decidiram atacar Napoleão em Austerlitz.

O exército aliado era duas vezes maior que o francês, mas encontrava-se dividido, pois Kutuzov era a favor de não atacar Napoleão tão cedo, esperar as tropas do Arquiduque chegarem, o que faria duplicar o efectivo aliado, e o czar Alexandre Segundo.
Napoleão, contudo, estava parado numa montanha ao leste de Austerlitz, que era sem sombra de dúvida o melhor ponto estratégico da área.
Não obstante, decidiu abandoná-lo, deixando-no ser ocupado pelos aliados.
Uma sábia decisão estratégica de Napoleão, que lhe permitiu a vitória.
Sua estratégia, estranha e ousada, até que era bem simples: deixar os aliados com a montanha, localizada no meio do campo de batalha, para tomá-la, dividindo o exército inimigo em dois.
A estratégia austro-russa era de atacar Napoleão pelo flanco direito francês, concentrando, nesse ponto, a força do flanco esquerdo e do centro (montanha) aliados.
Na manhã da batalha, uma espessa neblina cobriu o campo de batalha.

Mesmo assim, os movimentos ocorreram como o planeado, e logo o flanco direito francês já estava enfrentando as forças aliadas, e do outro lado, no flanco esquerdo francês e direito russo, o general aliado Bragation enfrentava Lannes.
Batalha de Austerlitz - 2 de dezembro de 1805
A montanha desprotegida foi logo tomada por Napoleão. Mas aí veio a Guarda Imperial Russa retomá-la.

Não muito depois, a Guarda Imperial Francesa venceu finalmente o confronto na montanha.
Cercado, o flanco esquerdo aliado foi obrigado a ceder terreno, e logo já se achava destroçado e separado.

Algumas tropas tentaram fugir por um lago congelado, que foi bombardeado merecidamente pela artilharia francesa.
O único general aliado bem na batalha era Bragation, que estava lentamente vencendo Lannes, mas foi obrigado a recuar, já que não poderia enfrentar o inteiro exército francês.
E foi assim que os aliados perderam a batalha de Austerlitz, e a guerra na Áustria.

E foi o maior feito militar de Napoleão.

 

NAPOLEÃO BONAPARTE


Posted by Picasa Napoleão Bonaparte , nascido em Ajaccio, na Córsega em 15 de Agosto de 1769, e falecido em Santa Helena em 5 de Maio de 1821, foi o dirigente efectivo da França a partir de 1799 e foi Imperador de França de 18 de Maio de 180 a 6 de Abril de 1814, adoptando o nome de Napoleão I.
Além disso, conquistou e governou grande parte da Europa central e ocidental.
Napoleão nomeou muitos membros da família Bonaparte para monarcas, mas eles, em geral, não sobreviveram à sua queda. Foi um dos chamados "monarcas iluminados".
Napoleão Bonaparte tornou-se uma figura importante no cenário político mundial da época, já que esteve no poder da França por 15 anos e nesse tempo conquistou grandes partes do continente europeu.

Os biógrafos afirmam que seu sucesso deu-se devido ao seu talento como estratega, seu talento para empolgar os soldados com promessas de riqueza e glória após vencidas as batalhas, além de seu espírito de liderança.
A sociedade francesa estava passando por um momento tenso com os processos revolucionários ocorridos no país, de um lado com a burguesia insatisfeita com os jacobinos, formados por monarquicos e revolucionários radicais, e do outro lado as tradicionais monarquias européias, que estavam temendo que os ideais revolucionários franceses se difundissem por seus reinos.
O governo do Directório foi derrubado na França sob o comando de Napoleão, que, junto com a burguesia, instituiu o "consulado", primeira fase do governo de Napoleão.

Este golpe ficou conhecido como 'Golpe 18 de Brumário' (data que corresponde ao calendário estabelecido pela Revolução Francesa e equivale a 9 de novembro do calendário gregoriano) em 1799.
Muitos historiadores alegam que Napoleão fez questão de evitar que camadas inferiores da população subissem ao poder.
O fim do processo revolucionário na França, com o Golpe 18 de Brumário, marcou o início de um novo período na história francesa, e conseqüentemente, da Europ: a Era Napoleônica.
O governo do consulado de Napoleão foi instalado após a queda do Directório. O consulado possuía características republicanas, além de ser centralizado e controlado por militares.

No poder Executivo, três pessoas eram responsáveis: os cônsules Roger Ducos, Emmanuel Sieyès e o próprio Napoleão.
Apesar da presença de outros dois cônsules, quem mais tinha influência e poder no Executivo era Napoleão, que foi eleito primeiro-cônsul da República.
A opinião pública foi mobilizada pelos apoiantes de Napoleão, que levou à aprovação para a implantação definitiva do governo do Império.

Em plebiscito realizado em 1804, a nova fase da era napoleônica foi aprovada com quase 60% dos votos, e o regime monárquico foi reinstituído na França, e Napoleão foi indicado para ocupar o trono.
Uma festa foi realizada em 2 de dezembro de 1804 para formalizar a coroação do agora Napoleão I na catedral de Notre-Dame.

 

BRITNEY SPEARS


Posted by Picasa Desde o nascimenText Colorto do rock e do sucesso de Sandra Dee no cinema que a indústria fonográfica aposta alto em jovens promessas.
Muitas princesas não passaram dos dezoito anos no hit parade.
Britney Spears, nascida no dia 2 de Dezembro de 1981, é uma das raras cantoras teen que atravessaram a adolescência firmando-se como estrela pop.
Um misto de Sandy e Wanessa Camargo no visual, ao contrário das brasileiras de pais famosos, Britney teve que dar duro desde cedo no show business.
Aos quinze anos já era uma veterana.
Alguns fãs mais afoitos a comparam a Madonna, mas enquanto a "material girl" chuta o balde cantando o aborto, a religião e o homossexualismo, o repertório de Britney não vai além de boas canções, mas sem nenhum conteúdo renovador de códigos.
Na maneira de vestir tenta, mas não consegue ter personalidade visual.
A garota muda muito.
Cada momento aparece de um jeito.
Madonna também é a rainha das transformações só que o seu estilo é sempre ancorado nas tendências de moda e nas criações dos estilistas mais influentes.

Parece que Madonna pressente o que vai ser moda e populariza no seu visual.
Já o visual de Britney não tem a audácia de Galliano, nem a atitude de Gaultier ou Gucci, os três "Gs" preferidos de Madonna.

Britney é sexy, bela e com um corpo perfeito, mas não veste nada que identifique o estilo Britney em outras pessoas.
Madonna lançou lacinhos no cabelo, cabelo oxigenado, legging, risca de giz, coque Evita, chinoiserie e muitas outras bossas, copiadas em todo mundo.
Poucas pessoas se influenciam com o visual de Britney, porque ao invés de lançar, ela adopta o que a sua geração já está portando.

Na lista de preferência para roupas, a estrela veste Betsey Johnson, Rampage, Gap, Nike, A/X de Giorgio Armani.
Nada muito conceitual ou luxuoso.
O Raio-X de Britney Spears mostra uma garota em busca de identidade.

As recentes fotos feitos para a revista W focam que a cantora está se esforçando.
Tentando ter no visual o mesmo sucesso que tem na carreira de cantora.

 

ADIVINHA QUEM VEM A ENTRAR !


Posted by Picasa

 

IMAGEM DO DIA


Posted by Picasa

 

MARIA CALLAS


Posted by Picasa Maria Callas não apenas alcançou o topo enquanto cantora de ópera, como também deixou uma reputação lendária, que permanece até hoje, como artista e como personalidade.
Nascida em Nova York no dia 2 de Dezembro de 1923, foi com a sua mãe para a Grécia em 1937, quando os seus pais se separaram.
Estudou canto no conservatório de Atenas onde permaneceu até 1945.
Regressou a Nova York com imensas esperanças depositadas na ascensão da sua carreira, porém, durante dois anos não conseguiu qualquer êxito.
Passado este período difícil, foi contratada para cantar La Gioconda no Anel de Verona em 1947 o que resultou em diversos contratos para teatros de ópera para interpretar personagens de grande conteúdo dramático, como Turandot, Aida e Isolda.
Porém, o papel que vai deixar o mundo músical perfeitamente assombrado foi a cantar, sob a batuta do então já Tulio Serafin, a Elvira Il Puratani de Bellini, entre as suas actuações como Brunilda nas Valquirias de Wagner, na La Fenice de Veneza.
Rapidamente encarnou o repertório completo de bel ccanto de Rossini, Donizetti e Bellini, onde o seu talento dramático e músical, plenos na sua maturidade, trouxe nova vida a uma importante parcela do repertório operático que havia sido abandonado durante muito tempo.

Faleceu em 1977.

 

KING CAMP GILLETTE


Posted by Picasa Há séculos o homem cultiva sua própria evolução graças aos avanços que faz com ferramentas de corte, como se pode ler no livro "A História do Metal Duro", do engenheiro Francisco Carlos Marcondes.
O homem como criador vem desde o tempo do "homem das cavernas", graças às ferramentas com cunha que ele pôde se desenvolver.
Mas gostaria de retratar a evolução das ferramentas de corte de uns tempos pra cá. Farei um paralelo entre as ferramentas para corte de metais e os aparelhos de barbear.
Em 1895, usava-se a navalha como principal elemento barbeador.
Quando estava fazendo a sua barba, diante do espelho, King Camp Gillette deu conta de que só uma parte da navalha era realmente necessária: a ponta da lâmina.
Ele deve ter pensado: "Por que temos de usar uma navalha desta, se apenas usamos o seu gume?".
Gillete era um vendedor norte-americano.
Tinha 40 anos quando ouviu um conselho de seu chefe:
"Precisamos vender coisas que o freguês use e depois jogue fora. Assim, ele voltará para comprar mais.
Gillette pôs-se a agir.
Os peritos achavam impossível fazer uma lâmina pequena, de bom corte e tão barata que pudesse ser jogada fora depois de usada.
Somente em 1901 é que os problemas técnicos foram superados e surgia a American Safety Razor Company com a gilete que hoje todos conhecemos.
Os jornais de 02/12/1901 noticiaram que King Camp Gillette patenteara uma invenção: um barbeador de lâminas recarregáveis.
A utilidade do invento, porém, foi questionada pela comunidade científica.
Seus detratores acreditavam que ninguém iria comprar lâminas novas o tempo todo, quando se podia, simplesmente, reafiar a velha navalha a cada novo barbear.
Passaram então a conviver no mercado as navalhas e as lâminas descartáveis.
E a afiação então utilizava uma cinta onde o experiente barbeiro expressava sua técnica e destrezas únicas.
A lâmina da Wilkinson fazendo o papel das primeiras lâminas intercambiáveis num suporte que fixava a ferramenta por um parafuso embaixo e presilhas em cima.
E o operador teria que utilizar um lado para desbaste e o outro para o acabamento.
Foi lançado então o primeiro Prestobarba, com 2 lâminas, onde a primeira faz tchan! a segunda faz tchun! e tchan tchan tchan! tchaaaannnn!!
Que consistia numa ferramenta ainda presa ao suporte e que eram descartados todo o conjunto.
Com o passar dos anos houve uma mudança, os cartuchos passaram a ser sobressalentes, comprava-se o suporte de ferramentas à parte e os cartuchos conforme a necessidade. Paralelamente também foram criados os barbeadores elétricos, transformando-se no sonho de todo homem como presente no dia dos pais! Algo parecido com aqueles que podem investir numa máquina de High Speed Machining, com funcionamento sem refrigeração dos pêlos, isentando o operador de perder minutos preciosos besuntando o rosto com uma caríssima espuma ou creme de barbear, ou seja, um fluido de corte eficaz que auxiliava as lâminas a escoar melhor os pêlos, aumentando a eficiência e vida útil do fio de corte das navalhas e lâminas.

Na década passada, foi lançado um aparelho com lâminas flexíveis para acompanhar o contorno do rosto, permitindo um melhor acabamento da superfície sem danificá-la.
Foi ainda instalada uma fita lubrificante que pode ser encarada como um modo de minimizar a quantidade de lubrificante gasto no funcionamento.
Os materiais utilizados nas ferramentas e nos barbeadores foram melhorados, ganharam revestimentos para minimizar o desgaste ou ainda para evitar infecções cutâneas.
Recentemente foram apresentadas duas revoluções, uma ferramenta para barbear optimizada quanto ao design e aplicabilidade com resultados bastante animadores e uma outra equipada com 3 lâminas flexíveis em cartuchos intercambiáveis, um barbeado mais rente e perfeito em menos passadas, característica fundamental das pastilhas alisadoras Wiper, que possuem novo design de aresta que proporciona rápidos avanços e melhor acabamento.
Concluindo:
o barbear é uma arte.
Buscamos o conforto e a vaidade de parecermos apresentáveis.
O que não se pode é deixá-la por fazer, para não parecer relaxado.
Se os barbudos de plantão, que passam horas esculpindo suas magníficas barbas, estiverem se sentindo ofendidos, me perdoem.
Não era esta a intenção, até porque sempre lembradas por todos nós, em especial a do famoso velhinho barbudo:
o PAPAI NATAL
Esta foi a maneira que encontrei de desejar Feliz Natal e Próspero Ano Novo para todos aqueles que fazem a barba.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

FREE hit counter and Internet traffic statistics from freestats.com