sábado, janeiro 28, 2006

 

BENFICA - SPORTING



Se multiplicarmos esta imagem por onze
temos como resultado a equipa do Benfi-
ca que jogou com o Sporting no Estádio da
Luz.

 

BENFICA



É com muita mágoa que aqui deixo expressa a minha opinião sobre o jogo disputado na Luz:

- O Benfica não merecia ganhar !

 

TARTARUGAS MARINHAS


Posted by Picasa As tartarugas marinhas nadam a mais de 20 quilômetros por hora.
A temperatura do corpo também influi no ritmo da tartaruga.
No inverno, o animal fica ainda mais lento.
Têm extremamente desenvolvidos a visão, o olfato e a audição, além de uma fantástica capacidade de orientação.
O ciclo de reprodução das tartarugas pode se repetir em intervalos de 1, 2 ou 3 anos, variando conforme a espécie e condições ambientais.
O acasalamento ocorre no mar.
A fêmea escolhe um entre vários machos. A cópula dura várias horas, a fecundação é interna e uma fêmea pode ser fecundada por vários machos.
Uma mesma fêmea pode realizar de 3 a 5 desovas por temporada , com intervalos médios de 10 a 15 dias, cada uma com 130 ovos em média.

 

PAPA GELÁSIO II


Posted by Picasa Natural de Gaeta, foi escolhido secretamente pelos cardeais, num mosteiro beneditino em Roma, em 16 de março de 1118.
Agredido na Basílica de São João de Latrão, pisoteado, acorrentado e arrastado até o castelo mais próximo, foi encarcerado pelo rebelde Frangipane e libertado por alguns marinheiros genoveses.
Refugiou-se em Gaeta e, vestido de peregrino, regressou a Roma, onde foi carregado ao Palácio de Latrão e elevado ao trono pontifício, antes de ser ordenado sacerdote e bispo. Em Roma, deparou-se com o Imperador Henrique V e Gregório VIII, o vigésimo quarto antipapa.
Gelásio excomungou a ambos e, depois de muitos vicissitudes, refugiou-se no Mosteiro de Cluny, onde morreu em 28 de janeiro de 1119.

 

FELICIANO DE CASTILHO


Posted by Picasa António Feliciano de Castilho nasceu em Lisboa no dia 28 de Janeiro de 1800 e faleceu também na capital no ano de 1875.
Aos seis anos, por motivo do sarampo, cegou.
Não obstante isso, seguiu estudos regulares, graças ao auxílio de seu irmão Augusto Frederico.
Em 1817, matriculou-se na Universidade e em 1826 estava formado em Cânones.
A seguir, fixou-se com o irmão em Castanheira do Vouga, perto de Águeda, e aí se conservou uns oito anos, em situação que muito favoreceu o estudo e a produção literária.
Esteve na Madeira e nos Açores e visitou o Brasil.
Dedicou-se à tradução de obras em latim, francês e inglês.

 

ALENTEJANANDO




Havia um indivíduo que tinha uma agência para testar e recrutar talentos.
De repente,a secretária anuncia o nosso compadre alentejano como próximo candidato.

Ele entra e o descobridor pergunta:
- Então, o que é que o senhor sabe fazer?
- Eu sei imitar pássaros.
- Imitar pássaros?!?!?

Eu estou aqui cheio de trabalho e você vem-me dizer que
sabe imitar pássaros.

Ponha-se já na rua!
O compadre muito triste dá meia volta em direcção à janela e sai a voar...


 

IMAGEM DO DIA


Posted by Picasa

 

HENRY STANLEY


Posted by Picasa Explorador e jornalista britânico nascido em Denbigh, País de Gales, no dia 28 de Janeiro de 1841, especialista na geografia do continente africano, inclusive com descobertas sobre a região do rio Congo.
Com uma infância extremamente carente, embarcou para os Estados Unidos (1856) como grumete.
Dois anos depois foi perfilhado pelo patrão, o comerciante Henry Hope Stanley, cujos nomes adoptou.
Tempos depois acrescentou o nome Morton.
Tornou-se jornalista e, como correspondente do New York Herald, foi encarregado (1871) de resgatar David Livingstone, explorador e missionário britânico desaparecido na África central e ganhou notoriedade com o livro How I Found Livingstone (1872) onde descrevia como encontrou o explorador. Com o apoio do mesmo jornal, empreendeu uma viagem do lago Vitória até a nascente do rio Congo, relatada nos dois volumes de Through the Dark Continent (1878).
A convite de Leopoldo II da Bélgica, explorou toda a bacia do Congo e assegurou para a Associação Africana Internacional a posse da margem esquerda do rio.
Retornou à África (1887) para resgatar Mohamed Emin Pacha, governador da província equatorial do Egipto que estava isolado em Wadalya após a revolta do Sudão egípcio.
As descobertas do explorador viabilizaram um meio navegável para a penetração no coração da África e foram narradas no livro In Darkest Africa (1890).
O jornalista também publicou My Dark Companions and Their Strange Stories (1893).
Voltou a viver em Londres (1895), onde foi eleito membro do Parlamento e recebeu o título de Sir.
Na Câmara dos Comuns, dedicou-se às questões coloniais e internacionais.
Nesse período, fez uma viagem à África do Sul, que relatou no livro Through South Africa (1898), e morreu em Londres.

 

TEÓFILO BRAGA


Posted by Picasa Joaquim Teófilo Fernandes Braga nasceu em Ponta Delgada no ano de 1843 e faleceu em Lisboa no dia 28 de Janeiro de 1924.
Cedo revela queda para a literatura e publica em 1859 na própria tipografia onde trabalhava o seu lviro de estreia, Folhas Verdes.
Em 1861 vai para Coimbra frequentar o curso de Direito.
Por essa altura, colabora em O Instituto e na Revista de Coimbra, entre outras, opondo-se frontalmente ao ultra-romantismo.
Terminado o curso de Direito, vai viver para o Porto, tomando contacto com a filosofia positivista de Comte, que muito o irá influenciar.
Em 1872 fixa-se em Lisboa, passando a leccionar literatura no Curso Superior de Letras. Republicano militante, em 1910 é convidado para presidente do Governo Provisório, tendo sido mais tarde eleito Presidente da República.
Além de obras de carácter histórico-literário, escreveu também poesia, ficção, etnografia e filosofia.

 

PAPA PAULO V


Posted by Picasa Nasceu em Roma, onde foi professor de Direito.
Eleito em 29 de maio de 1605, manteve relações com Miguel Romanoff da Rússia e apelou à China e ao Japão para que cessassem as perseguições ao cristianismo. Enfrentou conflitos com a Igreja de Veneza.
Favoreceu a Astronomia, mas não defendeu Galileu. Adoeceu quando irrompeu na Europa a Guerra dos Trinta Anos.
Morreu em 28 de janeiro de 1621.

 

O SANTO DO DIA


Posted by Picasa Tomás de Aquino
Era, sem dúvida, a hora sazonada para as grandes sínteses: a síntese artística que é a catedral gótica; síntese poética da Divina Comédia; a síntese política do regime representativo - "Rex et regnum" - , que então nascia com as Cortes e os Parlamentos; e a síntese teológico-filosófica das grandes "summas".
Na revolução intelectual, havia o precedente do "renascimento científico" do século XII - um dos muitos renascimentos que de século em século precederam ao denominado Renascimento.
Isto não quer dizer que o ambiente para a grande obra de Tomás de Aquino fosse propício, nem sequer pacífico. As mais acerbas controvérsias acompanharam constantemente seu labor de magistério e de pesquisador.
Podemos lembrar, como exemplo, a violenta polêmica entre regulares e seculares que marcou seus primeiros anos de professorado na universidade de Paris, e, sobretudo, a mortal oposição de averroístas e antiaverroístas.
A curta vida de Sto. Tomás (1225-1274) não foi, de modo algum, tranqüila, como poderia faze-nos pensar a magnitude de sua obra.
Viajou continuamente e desempenhou variadas funções: professor universitário, consultor de sua ordem junto à corte pontifícia para assuntos de governo e disciplina, pregador oficial...
No meio dessas viagens e ocupações, lia meditava e redigia suas obras: Comentários à Sagrada Escritura, Comentários ao Mestre das Sentenças, De Trinitate e De Veritate, Summa contra gentes, Quaestiones Disputatae etc. e, sobretudo, a Summa Theologica, uma das obras fundamentais do pensamento humano, que marcou o rumo da orientação filosófico-teológica da Igreja durante meio milênio.
Sto. Tomás aparece assim como um dos grandes elaboradores do pensamento cristão.
O esforço realizado pelos padres, de incorporação de cultura clássica á mensagem cristã, foi completado por Sto. Tomás no campo filosófico enxertando a filosofia recional de Aristótoles (expressão até esse momento do paganismo irreconciliável com a fé) em seu sistema teológico. Este mesmo esforço de assimilação cristã de um pensamento alheio ou hostil é o que tentaria no século XX Teilhard de Chardin com o pensamento moderno, imbuído da ciência experimental.
Para realizar a união tão perfeita de actividade e reflexão, o carácter de Santo Tomás foi, como o qualificou seu primeiro biógrafo, "miro modo contemplativus".
A inteligência, uma afectividade profunda e a paz interior são as notas mais marcantes da vida e da obra de Tomás de Aquino.
É o padroeiro das faculdades católicas.
O estudo da sabedoria é o mais perfeito, sublime, proveitoso e alegre de todos os estudos humanos.
Mais perfeito, realmente porque o homem possui já alguma parte da verdadeira bem-aventurança, na medida em que se entrega ao estudo da sabedoria.
Por isso, diz o sábio: "Feliz o homem que medita na sabedoria".
Mais sublime, porque principalmente por ele o homem se assemelha a Deus, que "tudo fez sabiamente"; e porque a semelhança é causa do amor, o estudo da sabedoria une especialmente a Deus por amizade, e assim se dis dela que é "para os homens tesouro inesgotável, e os que dele se aproveitam tornam-se participantes da amizade divina".
Mais útil, porque a sabedoria é o caminho para chegar à imortalidade: "O desejo da sabedoria conduz a reinar para sempre".
E mais alegre, finalmente, "porque não é amarga sua conversação nem dolorosa sua convivência, na alegria e gozo".
Tomando, pois, confiança na piedade divina para prosseguir o ofício de sábio, embora exceda às minhas forças, é meu propósito manifestar, quanto seja possível, a verdade, que professa a fé católica, eliminando os erros contrários; porque servindo-me das palavras de Santo Hilário: "Considero como o principal dever de minha vida para com Deus esforçar-me para que minha língua e todos os meus sentidos falem dele".

 

ALAN ALDA


Posted by Picasa Alphonso Joseph D'Abruzzo natural de Nova Iorque, Estados Unidos, onde nasceu no dia 28 de Janeiro de 1936.
Com sete anos de idade, contraiu poliomelite e foi obrigado, durante dois anos, a receber tratamentos constantes para não ficar com seqüelas.
Filho do actor Robert Alda e da miss Nova Iorque Joan Brown.
É casado com a fotógrafa Arlene e tem três filhas Eve, Elizabeth and Beatrice.
Junto com a esposa, escreveu o livro The Last Days of M*A*S*H sobre a última semana de gravação do seriado.
O filho de Robert Alda cresceu já envolvido com o universo artístico. Mesmo seu pai querendo que ele se tornasse um médico, o talento para actuar foi mais forte e Alan Alda seguiu a profissão paterna.
Sua estréia no teatro aconteceu aos 16 anos de idade, na Pensilvânia. Durante seus estudos na Fordham University, foi para a Europa onde actuou em uma peça em Roma e fez alguns trabalhos na televisão de Amsterdam ao lado do pai.

Após se formar, sua primeira actuação foi em ''Cleveland Playhouse''. Outra experiência marcante para sua carreira foi em ''Second City'', onde o actor pôde exercitar sua capacidade de improvisação. Mas seria em ''That Was the Week That Was'' que ele conseguiria um papel fixo na televisão.
O primeiro trabalho de Alda no cinema foi em 1963 em Gone are the days, uma adaptação da peça ''Ossie Davis'', na qual ele também actuou na Broadway.

A maioria dos trabalhos realizados por Alda foi um sucesso de crítica mas não de bilheteira. Prova disso são os filmes Paper Lion (1968) e A ilha sinistra (1972).
Outro destaque de Alda foi na série de TV ''M*A*S*H'', exibida entre 1972 e 1983.

Ao lado de seu pai e de seu irmão, Antony Alda, interpretou o cirurgião do exército Hawkeye Pierce.
Durante os anos em que esteve na série, o actor também se dedicou a outras facetas de sua carreira, como director e escritor, vencendo cinco Emmy neste período (ele foi o único a conquistar o prêmio nas categorias de actor, director e escritor).
Em sua carreira de sucesso, o actor soma cerca de 29 indicações ao Emmy Award e doze ao Tony Award, além de vencer sete vezes o People's Choice Awards, seis vezes o Globo de Ouro e três vezes o Director's Guild of America.

 

CHALLENGER


Posted by Picasa O Challenger era um vaievem espacial da NASA.
Foi o segundo a ser fabricado, após o Columbia.
Foi a primeira vez ao espaço em 4 de abril de 1983.
Em 28 de Janeiro de 1986, em sua décima missão, um defeito nos tanques de combustível causou a explosão do Challenger, matando todos seus ocupantes, inclusive a professora Christa MacAulife, a primeira civil a participar de um vôo espacial.
Este desastre paralisou o programa espacial estadunidense meses, durante os quais foi feita uma extensa investigação que concluiu por defeito no equipamento e no processo de controle de qualidade da fabricação das peças da espaçonave.

 

HENRIQUE VIII


Posted by Picasa Henrique VIII Tudor que nasceu a 28 de Junho de 1491 e faleceu a 28 de Janeiro de 1547 foi Rei de Inglaterra desde 22 de Abril (coroado a 24 de Junho) de 1509, até à sua morte.
Foi-lhe concedido o título de Rei da Irlanda pelo Parlamento Irlandês em 1541, tendo obtido anteriormente o título de Lord da Irlanda.
Henrique nasceu no Palácio Real em Greenwich, Londres, como segundo filho do Rei Henrique VII e Isabel de York, sendo-lhe concedido o título Duque de York. Tornou-se Príncipe de Gales e herdeiro do trono após a morte do seu irmão mais velho Artur em 1502.
Uma dispensa do Papa Júlio II era necessária para autoriza-lo a casar com a viúva do seu irmão Catarina de Aragão, e isto foi obtido com a base da não-consumação.

O casamento foi celebrado a 11 de Junho de 1509 e resultou apenas numa filha, a futura Maria I de Inglaterra.
O desejo de Henrique VIII de produzir um herdeiro, bem como a sua relação amorosa com Ana Bolena, levaram-no a procurar a dissolução do casamento com Catarina junto do Vaticano.
As suas tentativas não encontraram sucesso porque o Papa Clemente VII estava sobre pressão do sobrinho de Catarina, o imperador Carlos V.
Frustrado com o falhanço das negociações, Henrique VIII ignorou a lei canónica que o impedia de se unir a outra mulher e casou com Ana Bolena a 25 de Janeiro de 1533.
Esta atitude de afronta sem precedentes à Igreja Católica valeu-lhe a excomunhão, declarada por Clemente VII em 11 de Julho de 1533.
No seguimento da excomunhão, Henrique decidiu o rompimento com a Igreja Católica Romaa, declarou a dissolução dos mosteiros, tomando assim muitos dos haveres da Igreja, e formou a Igreja Anglicana (Church of England), da qual se declarou líder.
Esta decisão tornou-se oficial com o decreto da supremacia (Act of Supremacy) de 1534.
Durante o ano de 1513, Thomas Howard, terceiro Duque de Norfolk, derrotou a tentativa de invasão de James IV da Escócia em Flodden durante a ausência de Henrique VIII na guerra com a França.

A longa rivaldade de Henrique com o Rei Francisco I de França tornou-se ainda mais séria pela cooperação entre França e Escócia, ambos países católicos nesta altura. Henrique e Francisco tinham-se encontrado no campo do pano dourado em 1520. A paz com a França foi finalmente restabelecida em 1546.
Henrique VIII incrementou muito o poderio marítimo inglês, estabelecendo portos em Woolwich e Deptford no Rio Tamisa no sudeste de Londres, e instituindo uma marinha eficiente. O seu navio-capitania (flagship), Mary Rose, afundou no Solent (no canal inglês) durante a batalha e a sua recuperação nos anos 80 do século XX, foi um marco na pesquisa arquelógica desta época. O navio encontra-se hoje em exposição nas docas de Portsmouth.

sexta-feira, janeiro 27, 2006

 

PAPA VITALIANO


Posted by Picasa Natural de Segni, foi eleito em 30 de julho de 657 e sagrado dois meses depois.
Enviou núncios para a Galiléia, Espanha e Inglaterra.
Foi o primeiro Papa a normatizar o som litúrgico do órgãos e seu uso nas cerimônias religiosas.
Em 671, os longobardos se converteram ao cristianismo. Morreu em 27 de janeiro de 672.

 

GOMES FREIRE DE ANDRADE


Posted by Picasa Nasceu no dia 27 de Janeiro de 1757 em Viena de Àustria e foi enforcado à porta da Torre de São Julião no dia 18 de Outubro de 1817.
Filho de Ambrósio Freire de Andrade, embaixador de Portugal em Viena de 1752 a 1770, primo direito do primeiro e segundo condes de Bobadela, e de uma aristocrata alemã da Boémia-Morávia, Gomes Freire de Andrade, nascido em 27 de Janeiro de 1757, regressou a Portugal, pela mão do embaixador de Portugal em Viena, o conde de Oyenhausen e de sua mulher, D. Leonor de Almeida Portugal, a célebre poetisa, que ficará conhecida como marquesa de Alorna. Este regresso foi apoiado em Portugal pelo duque de Lafões, entretanto regressado a Portugal, que tinha conhecido bem o pai, quando da sua prolongada estadia na capital austríaca.
Feito comendador da Ordem de Cristo, ainda em Viena, chegou a Portugal em 1781 ingressando no regimento de infantaria de Peniche, corpo militar em que conviveu diariamente com vários membros da sua família alargada.
Subindo os postos tão rapidamente quanto possível a um oficial aristocrata, mas não o suficiente para seu gosto, tentou todos os meios para subir rapidamente na hierarquia transferindo-se para a Marinha de Guerra, tendo aproveitado a guerra da Rússia contra o Império Otomano, e a assinatura do tratado de Amizade e Aliança entre Portugal e a Rússia, para se propor voluntário para o exército russo, na guerra empreendida pela imperatriz Catarina e dirigida pelo célebre general Potemkine, conflito que terminará com a conquista da Crimeia pela Rússia.
Começando como major subiu rapidamente os postos do exército russo, e sendo estas promoções sempre confirmadas em Portugal, quando chegou a Portugal em 1793 já era coronel, desde 1790, do Regimento da guarnição de Lisboa, anteriormente comandado pelo marquês das Minas e que passará a ser conhecido a partir daquele momento como «de Freire».
Nomeado comandante da brigada de granadeiros a criar no exército auxiliar português que combatia na Catalunha para lá se dirigiu, portando-se com competência, utilizando com proveito a sua experiência militar contra os otomanos, mas também contra os franceses, que combateu na sua passagem pela frente de guerra entre a Prússia e a França, na fronteira setentrional da França.
No exército auxiliar Gomes Freire de Andrade, continuará a política do seu tio, o 2.º conde de Bobadela, General Governador das Armas do Porto em 1777, que ao atacar o conde de Hoyenhausen, oficial alemão parente do conde de Lippe, logo no princípio do reinado de D. Maria I, acusando-o de modificar os regulamentos militares sem autorização, o que provocou a sua demissão, começou a política da Viradeira no exército.
O jovem aristocrata atacará veementemente a direcção do exército auxiliar, comandados por oficiais nascidos no estrangeiro, mas sobretudo formados na escola do conde de Lippe e marquês de Pombal, representados entre outros pelo escocês Forbes, o suíço Mestral, estes dois oficiais vindos para Portugal em 1762 e portugueses pelo casamento, e o francês Clavière. Ao mesmo tempo, e com o mesmo propósito de criticar todos os que não eram aristocratas como ele, atacará também os comandantes da artilharia, Rosa e Teixeira Rebelo, estes, antigos sargentos, vindos do pequeno campesinato do interior do país, que tinham conseguido ascender ao oficialato devido aos seus estudos e à sua competência técnica, defendendo a sua falta de qualidade social, numa época, em que em toda a Europa monárquica a aristocracia tentava manter o exclusivo no acesso ao oficialato.
Regressado a Portugal, viu a sua proposta de criação de uma Legião de Tropas Ligeiras ser posta em prática, mas com o comando entregue ao marquês de Alorna. Foi promovido a marechal de campo graduado na promoção de 1795, passando a ser conhecido no exército português, de uma forma pouco lisonjeira, pelo epíteto de general russo Manteve-se no comando do seu regimento da guarnição de Lisboa até à guerra de 1801, já tendo sido promovido a marechal de campo efectivo. Depois da guerra, de regresso a Lisboa, participou activamente na luta contra o partido regalista, tentando dirigir o partido aristocrático e retirando-o da direcção do marquês de Alorna, que o tinha assumido após a demissão do duque de Lafões.
Dirigiu, por isso, os distúrbios de Campo de Ourique, acontecimento que tendo-se dado em Julho de 1803 tiveram o condão de impossibilitar a aplicação das reformas militares propostas pelo general Forbes, e os seus apoiantes no governo, sobretudo D. Rodrigo de Sousa Coutinho, D. João de Almeida e Castro e Luís Pinto de Sousa, e que estavam para ser postas em prática no fim do Verão desse ano, o que era um ataque, como o próprio escreverá «contra a aristocracia».
Em finais 1805, esteve envolvido na tentativa de colocar a princesa Carlota Joaquina no poder, e que sendo também uma conspiração aristocrática pouco conhecida, parece ter a ver, não tanto com uma hipotética doença do príncipe regente, mas com as preparações para uma guerra contra a Espanha no Verão desse mesmo ano, possível razão para o futuro D. João VI ter ido residir para Vila Viçosa, onde também se encontrava o governador das armas do Alentejo, o marquês de Alorna.
Em 1807, já tenente-general, durante a primeira invasão francesa, foi encarregue do comando da divisão que defendia a margem Sul do Tejo e Setúbal, contra um ataque britânico. Recebeu o general Solana em Setúbal, aceitando o encargo de desmobilizar a parte do exército português aquartelado no Sul do país e desarmar os regimentos de milícias. A colaboração com os ocupantes espanhóis e franceses, fê-lo ser nomeado para 2.º comandante do exército português reformado de acordo com os regulamentos franceses, e que se dirigiu em Abril de 1808 para França, onde foi integrado no exército francês com o título de Légion Portugaise.
Em Espanha, teve tempo de combater a insurreição espanhola contra os invasores franceses, sendo enviado com algumas tropas portuguesas para o cerco de Saragoça. Regressou a França com as tropas portugueses do seu comando, dirigindo-se para Grenoble, guarnição da Legião em França.
Pouco trabalho teve em França. O seu único comando em campanha teve-o em 1813, durante as campanhas de libertação da Alemanha, ao ser nomeado governador de Dresde por Napoleão Bonaparte. Com o fim da Legião Portuguesa, decretada em meados de 1813, regressou a Paris onde presenciou as duas restaurações da monarquia francesa. Tendo cumprido as formalidades necessárias ao seu regresso, e com o apoio do marquês de Marialva, antigo cunhado do duque de Lafões, chegou a Lisboa em Maio de 1815.
Parece ter tido a intenção de retomar a sua política de ataque ao comando estrangeiro do exército, agora dominado por oficiais britânicos. O seu sonho, ou premonição, contada numa carta de 1815, em que vislumbra a tentativa de saída do general «Tártaro» (Beresford) de Portugal, por meio de um general «China» (Gomes Freire) que militava na Pérsia (França), mas que acaba por morrer, parece provar isso mesmo.
Acabou enforcado em frente da fortaleza de São Julião da Barra, em 18 de Outubro de 1817, após a descoberta de uma conspiração contra a regência, em que pontificava o seu primo Miguel Pereira Forjaz, a quem se tinha sempre oposto, do Rossilhão a 1808, e com quem tinha convivido desde os quartéis do regimento de Peniche. Durante a República o dia da sua morte foi feriado nacional.

 

O SANTO DO DIA


Posted by Picasa Santa Ângela de Mérici
No caminho de integração da mulher na acção apostólica e no serviço da sociedade, Ângela de Mérici (1474-1540) deve ser considerada uma verdadeira inovadora.
Em 1535 fundou em Brescia a congregação das Ursulinas, uma instituição completamente nova, dedicada ao ensino das moças.
Pelas finalidades que a inspiravam, essa instituição vinha alargar radicalmente as concepções em vigor sobre a vida religiosa.
A congregação das Ursulinas tinha como objectivo a "formação cristã das futuras mães de família, abrindo-as para as necessidades de sua geração, concepção muito original em sua época, que apenas concebia a educação cristã da moça atrás das grades de um claustro".
Igualmente criativa se manisfestava a instituição em sua organização interna.
A vida religiosa para as mulheres era concebida até então como uma separação total do mundo, protegida pela clausura, sendo a oração e a penitência os meios específicos com que a religiosa deveria contribuir ao crescimento da Igreja (é bem verdade que desde o século anterior havia tentativas de harmonizar a vida religiosa feminina com o serviço aos doentes).
As Ursulinas, pelo contrário, segundo a concepção de sua fundadora, deviam ser uma associação de virgens que permaneciam em parte no seio de suas famílias e não pronunciavam votos especiais, embora se obrigassem a seguir uma regra de vida e obedecer a uma superiora.
Era, na realidade, uma sociedade de vida de perfeição, mas não uma congregação religiosa.
Sob a direcção de Ãngela, eleita superiora geral no capítulo de 1537, a associação desenvolve uma notável actividade na instrucção, visita aos enfermos e outras formas de caridade.
Mas a sucessora de Ângela introduziu uma modificação restrictiva: adoptou um hábito especial. Pouco depois, Carlos Borromeu e o papa Gregório XIII acrescentavam a vida comum e os votos simples; e Paulo V, finalmente, concedeu os votos solenes e a clausura.
Assim as Ursulinas, em sua tentativa de actualização da vida religiosa, tropeçaram nas mesmas dificuldades e resistênciais que encontraria pouco de pois S. Francisco de sales na fundação das Salesas.
Pouco a pouco, contudo, ia-se abrindo um novo caminho, como o demonstra, no mesmo século XVII a fundação das Filhas da Caridade, que adoptaram definitiva ou transitoriamente várias das inovações queridas por Ângela para sua congregação.

 

BRIDGET FONDA


Posted by Picasa Ela é a terceira geração de uma família de estrelas do cinema. Nascida no dia 27 de Janeiro de 1964 , filha do actor e director Peter Fonda, sobrinha da actriz Jane Fonda e neta do grande actor Henry Fonda, Bridget passou a maior parte da infância entre Los Angeles e Montana.
Ainda adolescente foi estudar teatro na New York University.
Sua primeira experiência actuando foi no filme ''PPT'', um trabalho de gradução da faculdade.
Durante o curso ela também realizou um workshop das produções ''Confession'' e ''Pastels''.Profissionalmente seus primeiros filmes foram ''Aria'' (Aria), de Franc Roddam, e ''Corrida pelo Amor'' (You Can't Hurry Love), ambos de 1988. ''Aria'' é um musical feito na Inglaterra que faz uma adaptação de obras clássicas de Verdi, Lully, Korngold, Rameau, Wagner, Puccini, Charpentier e Leoncavallo.
Dez directores assinam a produção, com destaque para Jean-Luc Godard, Julien Temple, Bruce Beresford, Derek Jarman e Charles Sturridge.
Em 1989 Bridget começaria a chamar a atenção da crítica e do público em outra produção realizada na Inglaterra, ''Escândalo'' (Scandal), a história de Profumo Affair, que abalou regras na Grã-Bretanha nos anos 60.
Fonda fazia a personagem Mandy Rice-Davies com perfeito sotaque britânico e recebeu uma indicação ao Globo de Ouro como Melhor Actriz secundária.
A jovem Fonda trabalhou activamente durante os anos de 1989 e 1990, tendo estrelado em cerca de uma dezena de filmes.
Entre eles se destacam ''Sol, Praia e Amor'' (Shag- The Movie), como Phoebe Cates, ''Strapless'', ''Frankenstein - O Monstro das Trevas'' (Frankenstein Unbound) e ''Vida Bandida'' (Leather Jackets).
A primeira grande produção da qual participou foi''O Poderoso Chefão 3'', dirigido por Francis Ford Coppola.
Nos anos que se seguiram actuou, sempre em papéis secundários, em ''Drop Dead Fred'' e ''Dr. Hollywood – Uma Receita de Amor'' (Doc Hollywood), dividindo a tela comMichael J. Fox.
Logo no começo dos anos 90 Fonda alcançou a fama em dois grandes filmes.
Primeiro o suspense ''Mulher Solteira Procura'' (Single White Female) e em seguida a comédia de costumes''Singles - Vida de Solteiro'' (Singles) - o director de ''Singles'', Cameron Crowe, revelou que tinha a actriz em mente desde que havia aceite fazer o filme.
Bridget foi a estrela principal na refilmagem de uma produção francesa, ''Nikita'', lançada nos Estados Unidos como ''Assassina'' (Point of No Return), e no drama ''Corpos em Movimento'' (Bodies, Rest & Motion), em que actuou com Eric Stoltz - na época seu marido.
Outros créditos de Bridget são''Monkey Bone - No Limite da Imaginação'', a estréia de Dwight Yoakam como directora; o suspense''Pânico no Lago''; a comédia romântica ''The Whole Shebang''; e ''Delivering Milo'', estrelada porAlbert Finney, Campbell Scott, Keith Gordon e Lesley Ann Warren.
Fonda actuou ainda no filme aclamado pela crítica''Um Plano Simples'', contracenando com Bill Paxton e Billy Bob Thornton, e em ''Jackie Brown'' (Jackie Brown), de Quentin Tarantino, com Robert De Niro,Samuel L. Jackson e Michael Keaton.
Sendo uma fã incondicional de cinema, adora qualquer gênero e por isso escolheu propositadamente interpretar diferentes papéis numa ampla gama de gêneros.
Fonda também actuou em produções para televisão, como ''Jacob Have I Loved'', na PBS, e um episódio da série ''The Edge'', na HBO, além de ter sido indicada ao Emmy por sua actuação em''Armadilha Selvagem'', da HBO, dirigida por Christopher Reeve.

 

ALENTEJANANDO



Três lisboetas e um alentejano estavam a fumar uns charros debaixo dum chaparro, em pleno alentejo.
Diz um alfacinha:
- Eu tenho muito dinheiro... vou comprar o Citibank!
Diz o outro alfacinha:
- Eu sou muito rico... comprarei a General Motors!
Diz o terceiro lisboeta:
- Eu sou um magnate... vou comprar a Microsoft!
Os três lisboetas ficam esperando o que o compadre iria dizer ..... Então...dando mais uma tragada... o compadre faz uma pausa e diz:
- Não vendo! ...


 

GUILHERME II


Posted by Picasa Wilhelm II da Prússia e da Alemanha, nascido Friedrich Wilhelm Viktor Albrecht Kronprinz von Preußen em Berlim no dia 27 de Janeiro de 1859 e falecido no dia 4 de Junho de 1941, transliterado para Guilherme foi o último imperador alemão (Kaiser) e o último Rei da Prússia entre 1888 e 1918.
Wilhelm foi filho do príncipe da coroa (o herdeiro do trono) Friedrich e de sua esposa, a Princesa Real da Grã-Bretanha, Victoria (filha da Rainha Vitória de Inglaterra).

Sua mãe era tia da Imperatriz Alexandra (a mulher do Czar Nicolau II da Rússia), e a irmã do Rei Eduardo VII de Inglaterra.
A Rainha Vitória de Inglaterra era sua avó.
Um traumático incidente à nascença incapacitou-o parcialmente, tendo-lhe deixado o braço esquerdo atrofiado, uma deficiência que ele tentou sempre esconder.
Vários historiadores viram neste traumatismo uma razão para a necessidade de compensação psicológica através das cerimónias pomposas e o estilo autocrático que o caracterizaram.
Muitos apontam-no como o exemplo acabado do homem errado no lugar errado, uma figura com um carácter muito aquém da sua responsabilidade na história.

 

LEWIS CARROLL


Posted by Picasa Lewis Carroll é o pseudônimo adoptado pelo matemático e escritor Charles Lutwidge Dodson, que nasceu em 27 de janeiro de 1832 em Cheshire, Inglaterra, e morreu em 14 de Janeiro de 1898, de bronquite.
Lewis Carroll teve uma carreira como professor de matemática na Christ Church, origem da famosa Universidade de Oxford, tendo sido um bom matemático e lógico, porém não brilhante.
Sua fama vem mais de seus dois livros infantis, Alice no país das maravilhas (1865) e Através do espelho (1872), ambos escritos sob inspiração de Alice Liddell, filha do deão da Christ Church, de apenas 10 anos de idade, por quem ele nutria uma paixão platônica.
Lewis foi o inventor de inúmeros jogos e quebra-cabeças infantis com que ele entretinha suas amigas crianças.
Como matemático dedicou-se a criar e resolver diversos problemas intrincados de lógica, sendo esta a sua maior contribuição científica.
A pedofilia de Carroll nunca foi às vias de facto, tendo sido sempre platônica, e ficou registada em inúmeras fotografias de nu infantil que ele fez durante sua vida.
Carroll jamais se casou. A própria sugestão de seus relacionamentos com as meninas envolverem algum componente sexual constrangia Carroll.
Ambos os livros infantis de Carroll contêm inúmeros problemas de matemática e lógica ocultos no seu texto.
Em "Alice no país da maravilhas", em que a personagem Alice entrava numa toca atrás de um coelho falante e caía num mundo fantástico e fantasioso, uma das passagens mais conhecidas é a do chá com a Lebre de Março e o Chapeleiro, em que o Chapeleiro propõe um enigma, nunca resolvido por Carroll, ao perguntar "por que um corvo se parece com uma escrivaninha?".A passagem mais comentada e lembrada de "Através do espelho", livro em que Alice entra no espelho e encontra lá um mundo em que tudo é invertido, é o evento, nunca dito, mas apenas sugerido, da queda de Humpty Dumpty.
O interessante de "Através do espelho" é que toda a história se passa como se fosse um jogo de xadrez, em que cada evento constitui-se numa jogada, sendo o final da história, e seu clímax, o xeque-mate.
Lewis Carroll até hoje continua um enigma, e seus livros infantis uma fonte de diversão para adultos e crianças.

 

GIUSEPPE VERDI


Posted by Picasa Compositor dedicado quase exclusivamente à ópera Giuseppe Verdi nasceu a 10 de Outubro de 1813, em Le Roncole, uma aldeia perto de Busseto, meio perdida no ducado de Parma.
Devido às anexações e conquistas napoleónicas, Verdi chegou ao mundo como cidadão francês, registado com o nome de Joseph François Fortunin Verdi.
Os pais eram estalajadeiros mas, a partir dos 4 anos, proporcionaram-lhe uma boa educação.
Revelou-se um menino-prodígio,pois aos 9 anos já era capaz de substituir o organista na igreja e aos 14 compunha peças suficientemente boas para serem tocadas pela filarmónica local.
Aos 17 anos, o jovem músico foi viver para casa dos Barezzi, cujo chefe de família, Antonio Barezzi, que era um músico amador notável, e apesar da sua timidez apaixonou-se pela sua filha Margherita, com quem casou em 1836.
Neste mesmo ano sucedeu ao seu antigo professor, Ferdinando Provesi, como mestre de música de Busseto.
A sua primeira ópera, que sofreu inúmeras alterações, intitulou-se "Oberton, Conte di San Bonifacio", que se estreou no Scala de Milão a 17 de Novembro de 1839 e teve um sucesso estimável.
"Nabucodonosor", uma ópera sacra, na esteira do "Mosè in Egitto" (1818), de Rossini, teve uma estreia retumbante no mesmo teatro.
Nos 15 anos que se seguiram a "Nabuco", como a ópera passou a ser conhecida, Verdi escreveu cerca de 20 óperas, mas nas últimas quatro décadas da sua vida, somente mais 5.
Em honra do poeta Manzoni, em 1874, escreve o seu monumental "Requiem".
Verdi era um sujeito solitário, taciturno, autocrático e de mau feitio. O muito dinheiro que ganhava com a representação das suas obras era investido na compra de terras em Sant'Agata e na exploração agrícola, onde utilizava maquinaria moderna, com propulsão a vapor.
Os dois filhos que teve do casamento com Margherita morreram pequeninos e a própria mãe, muito nova, morreu também, supõe-se de meningite.
Em Paris o músico trava relações com uma cantora, Giuseppina Strepponi, que se torna sua amante e com quem acaba por casar e viver até ao fim da vida.
A 19 de Janeiro de 1901, Giuseppe Verdi sofreu uma trombose.
Nunca mais ganhou consciência e a vigília durou uma longa semana. A 27 de Janeiro de 1901 o coração deixou de bater.

 

ISABELLE ADJANI


Posted by Picasa Actriz francesa ,Isabelle Adjani nasceu em 27 de janeiro de 1955 em Gennevilliers, de pai argelino e mãe alemã.
Aos vinte anos chamou a atenção da crítica internacional por sua actuação em "A História de Adele H." (L'Históire de Adéle H., 1975), de François Truffaut e ganhou uma indicação ao Oscar.
Ganhou o César (o Ocar do cinema francês) por suas actuações em "Possessão" (Possession 1981), "Verão Assassino" (L'Eté Meurtrier, 1983), "Camille Claudel" (idem,1988), do qual foi produtora e "A Rainha M".

 

APOLLO I


Posted by Picasa Em 27 de janeiro de 1967, a cabine da Apollo I incendiou -se durante uma prática de contagem regressiva.
Os astronautas dos Estados Unidos Edward White II, Virgil Grissom, and Roger Chaffee morreram no incêndio.
Naquele mesmo ano, o cosmonauta Vladimir Komarov foi morto quando sua espaçonave, Soyuz 1, chocou na re-entrada.
Os cosmonautas da Soyuz 11, Georgi Dobrovolsky, Vladislav Volkov, e Viktor Patsayev também morreram na re-entrada em 1971.
Eles estavam retornando à Terra após terem sido bem sucedidos ao tripular a Salyut 1, a primeira estação espacial Soviética.

 

MOZART


Posted by Picasa Wolfgang Amadeus Mozart nasceu Johannes Chrysostomus Wolfgang Gottlieb Mozart, no dia 27 de janeiro de 1756, em Salzburgo, Áustria.
Seu pai, Leopold Mozart, era um músico de talento e excelente professor de violino.
Ele trabalhava como segundo mestre de capela da corte do arcebispado (Salzburgo era um Estado papal), servindo directamente ao Príncipe-Arcebispo Siegmund von Schrattenbach, um homem culto e sensível às artes.
A infância de Wolfgang foi encantadora.

Desde muito cedo mostrou extraordinária vocação musical.
Com quatro anos começou a ter aulas de música com o pai, e rapidamente aprendeu cravo e violino. Não tardou a compor pequenas peças, deslumbrando o pai e os amigos da família Mozart.
Mas o que chamava realmente a atenção de todos era a perícia do menino ao teclado, e a carreira de virtuose que o pequeno Wolfgang poderia ter fez Leopold brilhar os olhos.

Era uma oportunidade imperdível, tanto para mostrar os seus dons como educador como para mostrar a glória que era seu filho.
E, com seis aninhos, o prodígio fez sua primeira tourne pela Europa.
Wolfgang fez estrondoso sucesso nas cortes. Maravilhou a todos, soberanos, príncipes, cortesãos, com suas peripécias (muitas vezes mais acrobático-circenses que musicais).

O garoto era um verdadeiro milagre e passou vários anos entre viagens com o pai e a casa em Salzburgo.
Mas encontrava tempo para suas primeiras composições mais sérias, como a primeira ópera, La finta semplice, escrita em 1768 (quando tinha doze anos!).
Com treze anos, Wolfgang foi nomeado Konzertmeister da corte, o que equivaleria ao cargo de primeiro-violino.

Passou algum tempo em Salzburgo e partiu para a Itália, onde recebeu algumas honrarias e conheceu a música e, principalmente, a ópera italianas.
Foi uma viagem reveladora, que marcou o amadurecimento de jovem, que começava a imprimir sua marca pessoal às composições, como as óperas Mitridate e Lucio Silla.
Porém, quando voltou sofreu a linha dura do novo arcebispo de Salzburgo, Hieronymus Colloredo.

De gênio ditatorial, Colloredo considerava os Mozart arrogantes e relaxados - ou vagabundos - demais. E apertou as rédeas nos dois músicos.
Por quatro longos anos, ambos não saíram da corte (deram apenas umas "escapadas" à Viena), o que fez Wolfgang dar impulso às suas composições. Compôs copiosamente - quartetos de cordas, concertos, sinfonias, óperas...
Foi no meio desse período fértil, repleto de peças encantadoras, feitas tanto para a corte como para nobres e burgueses da cidade, que Mozart decidiu largar essa vida servil.

Em 1777, pediu demissão ao arcebispo Colloredo, que - máximo da humilhação - não aceitou e ainda devolveu a carta.
Mesmo assim, Mozart seguiu com seus planos.

Partiu em busca de emprego e oportunidade pela Europa, acompanhado pela mãe, já que Leopold ficara em Salzburgo, por conta de suas obrigações com Colloredo.
O compositor, em suas andanças, tomou contacto com a orquestra de Mannheim, que o incentivou a escrever novas obras, mais livres que as compostas na corte.
E conheceu a jovem cantora Aloysia Weber, por quem se apaixonou. Mas, no final das contas, foi rejeitado.
Em 1779, a contragosto, Mozart teve que voltar a Salzburgo, que considerava insuportável. Passou mais dois anos preso na corte, "tocando para as mesas e cadeiras", como escreveu depois. Era um clima obviamente ruim, pela hostilidade de Colloredo e pela indiferença da corte, mas Mozart não parava de compor: são do período a Missa da Coroação, a Sinfonia Concertante, para violino e viola, a Posthornserenade, a ópera Idomeneu, entre outras obras-primas.
Colloredo, no entanto, tratava o compositor como um "empregado doméstico", usando as palavras do próprio Mozart.

Em 1781, o arcebispo e a corte foram ao encontro de José II, o novo imperador da Áustria, em Viena. Mozart fez algum sucesso na cidade e obteve bom número de admiradores. Queria ficar, mas Colloredo queria enviá-lo a Salzburgo para entregar uma encomenda. O pedido foi prontamente recusado. Em maio, após outra negativa do compositor, Colloredo o chamou de crápula, cafajeste e vagabundo e o expulsou.
Mozart pediu demissão, mas só teve ela "aceite" no dia 8 de junho, quando foi posto na rua aos pontapés pelo chefe de pessoal de Colloredo, o conde Arco. "Mas Mozart estava feliz. Conseguira a liberdade que desejava, e só restava conquistar o público vienense. O que ele conseguiu, pelo menos nos primeiros anos. Ele se tornou um virtuose (era mais respeitado como intérprete do que como criador, mal, aliás, que atingiu grande parte dos grandes compositores) conhecido e requisitado, e levava a vida com certa fartura.
Casou-se em 1782 com Constanze Weber, irmã de Aloysia, uma musicista de talento apenas mediano, mas mulher afável e carinhosa. Os dois, apesar de não estarem exatamente apaixonados, conviviam muito bem. Neste clima, os primeiros anos vienenses de Mozart foram tranqüilos, mas ele não era exatamente uma pessoa tranqüila.

A busca deste "eu", que sempre angustiou Mozart, levou-o à maçonaria. Ele entrou na ordem como aprendiz em 1784, e no ano seguinte já era mestre. Foi uma adesão séria, e realmente engajada, como atestam uma série de obras de inspiração maçônica, que datam desta época.
A influência da maçonaria não se limitou a essas obras dedicadas à ordem. Em outras peças do período, Mozart atinge o ponto alto em matéria de profundidade e expressão pessoal. São obras às quais não foram impostas nenhuma amarra - nem a corte, nem a burguesia - e simbolizam a conquista da liberdade tão almejada pelo compositor. Era um homem livre, talvez o primeiro da História da Música.
Wolfgang Amadeus Mozart morreu em 5 de dezembro de 1791.
No final das contas, o Requiem, completado pelo discípulo Franz Xaver Süssmayr, acabou sendo composto para si mesmo.

 

PAPA SÉRGIO II


Posted by Picasa Natural de Roma, foi eleito em janeiro de 844.
Sob o seu pontificado, os sarracenos assediaram Roma, saquearam certos locais de Roma e várias igrejas, entre as quais a Basílica de São Pedro.
Os turcos foram derrotados definitivamente em Gaeta. Recompôs as escadas do "Pretorium" (Escadaria Santa). Morreu em 27 de janeiro de 847.

quinta-feira, janeiro 26, 2006

 

ALENTEJANANDO




O compadre alentejano estava a ler o jornal e ficou interessadíssimo numa notícia e comenta-a com a mulher :
- Olha acho que vou para a Suécia !
- O quê ? Que raio é que para lá vais fazer ? Tu nem falas nenhuma língua nem nada...
- É que diz aqui no jornal que há lá falta de homens e que as suecas estão a dar mil escudos aos homens cada vez que fazem amor com elas!
- Ah! Sendo assim, também quero ir contigo!
- Porquê ?
- Ainda estou para ver como é que tu te vais lá desenrascar com uns míseros dois contos por mês !!

 

GASOLINA


Posted by Picasa Podem aumentar a gasolina à vontade.
...com alcool destilado também anda !

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

FREE hit counter and Internet traffic statistics from freestats.com