sábado, fevereiro 04, 2006

 

ALENTEJANANDO



O alentejano Oclides foi fazer um exame da próstata.
Quando o médico lhe meteu o dedo de uma só vez, ele disse:
- Nã tô aguentandu dotor, vô gritari!
O médico alertou-o:-
Acho melhor não ! A recepção está cheia de pacientes à espera e é feio pra ti.
E o médico continuou o exame.
- Nã tô aguentandu, vô ter que gritari! - disse o alentejano novamente.
E o médico impaciente diz:
- Grita então!!!
O alentejano:- ÔÔÔ, Ô Ô Ô Às quatro da madrugada, isto é TÃBOM , ÔÔ!!!!!!!!!!!!

 

PAPA SISÍNIO


Posted by Picasa Nasceu na Síria.
Eleito em 15 de janeiro de 708, já velho e doente, morreu três semanas depois, em 4 de fevereiro de 708.
Pela brevidade de seu pontificado não conseguiu fazer obras importantes.
Ocupou-se da restauração das muralhas de Roma, a fim de proteger a cidade dos assédios dos longobardos e sarracenos.

 

IMAGEM DO DIA


Posted by Picasa

 

ALBERTO JOÃO


Posted by Picasa Alberto João Cardoso Gonçalves Jardim que nasceu no Funchal a 4 de Fevereiro de 1943 é o presidente do Governo Regional da Madeira desde Março de 1978.
Concluiu o curso de direito em 1973 na Universidade de Coimbra, com média de 11 valores.

O curso tinha sido iniciado em Lisboa, mas transferiu-se para Coimbra depois de ter reprovado o primeiro ano do curso.
Foi co-fundador do PSD/Madeira.
Alberto João Jardim foi durante a sua vida política gerador de muitas polémicas devido ao seu estilo. conhecido pela sua frontalidade e uso de linguagem politicamente incorrecta, onde são comuns insultos pessoais e a grupos.
Apoiantes atribuem a Alberto o facto que Região Autónoma da Madeira é das regiões mais desenvolvidas de Portugal, apenas superada pelo distrito de Lisboa.
É também responsável pelo dito "défice democrático na madeira".

 

CAMÕES


Posted by Picasa A primeira biografia de Luís de Camões foi escrita em 1613, no "Prefácio" da edição de Domingos Fernandes, por Pedro de Mariz (1550-1615), filho de Antônio de Mariz, livreiro em Coimbra no tempo em que Camões ali vivia, e ele mesmo presbítero secular, bacharel em Cânones e guarda-mor da Livraria da Universidade, e assim em condições morais e cronológicas para da vida do Poeta conhecer dados essenciais.
Alguns deles nos oferece o seu esboço biográfico, não desmentidos pelos que a investigação posteriormente tem descoberto nem pelos próprios elementos autobiográficos colhidos na obra lírica e épica do Poeta.
O que nem ele nem ninguém nos dá de decisivo é a indicação do local e da data do seu nascimento, presumindo que este tenha tido lugar no dia 4 de Fevereiro de 1524.
Como sucedeu com Homero, várias localidades disputam a glória de ser seu berço, mas Lisboa e Coimbra com mais probabilidades.
Deixemos a discussão aos mais interessados pelas glórias locais do que pelo legado do Poeta, e digamos que as duas cidades têm, para seu orgulho, pábulo que baste: Coimbra, por ter-lhe condicionado o seu honesto estudo de humorista; Lisboa, a sua longa experiência social. Aparentado com os Camões, da mais honrada (ou seja, enobrecida) gente da cidade do Mondego, é ele próprio que afirma ter-lhe aqui decorrido parte da mocidade.

 

JOÃO DE BARROS


Posted by Picasa João de Barros nasceu no dia 4 de Fevereiro de 1496, em Viseu e faleceu a 20 de Outubro de 1570, numa quinta sua, perto de Pombal.
Embora não haja informações concretas relativamente à sua educação, revela uma boa formação na área das humanidades, nomeadamente conhecimentos do latim e grego.

Aparece, desde muito cedo, associado à corte, onde foi guarda-roupa do príncipe D. João, antes deste subir ao trono (D. João III).
Em 1522 foi nomeado capitão da fortaleza de S. Jorge da Mina, na costa ocidental africana, um das primeiras colónias ultramarinas de Portugal.

Em 1533 passou a exercer as funções de feitor da Casa da Índia, cargo que exerceu durante cerca de trinta anos (1567).
Na época tratava-se de uma posição muito importante, pois a Casa da Índia controlava de facto todo o comércio ultramarino.
Paralelamente dedicou-se à elaboração das suas obras.
Como prémio pelos seus serviços à coroa, recebeu uma capitania no Brasil, tendo organizado uma sociedade com outros interessados para a sua exploração.

No entanto, a frota enviada com esse objectivo naufragou antes de chegar ao destino.

 

ALMEIDA GARRETT


Posted by Picasa Nascido a 4 de Fevereiro de 1799, filho segundo do selador-mor da Alfândega do Porto, acompanhou a família quando esta se refugiou nos Açores, onde tinha propriedades, fugindo da segunda invasão francesa, realizada pelo exército comandado pelo marechal Soult que entrando em Portugal por Chaves se dirigiu para o Porto, ocupando-o.Passou a adolescência na ilha Terceira, tendo sido destinado à vida eclesiástica, devendo entrar na Ordem de Cristo, por intercedência do tio paterno, Frei Alexandre da Sagarada Família, bispo de Malaca e depois de Angra.
Em 1816, tendo regressado a Portugal, inscreveu-se na Universidade, na Faculdade de Leis, sendo aí que entrou em contacto com os ideais liberais.
Em Coimbra, organiza uma loja maçónica, que será frequentada por alunos da Universidade como Manuel Passos.
Em 1818, começa a usar o apelido Almeida Garrett, assim como toda a sua família.
Participa entusiasticamente na revolução de 1820, de que parece ter tido conhecimento atempado, como parece provar a poesia As férias, escrita em 1819.
Enquanto dirigente estudantil e orador defende o vintismo com ardor escrevendo um Hino Patriótico recitado no Teatro de São João. Em 1821, funda a Sociedade dos Jardineiros, e volta aos Açores numa viagem de possível motivação maçónica.
De regresso ao Continente, estabelece-se em Lisboa, onde continua a publicar escritos patrióticos. Concluindo a Licenciatura em Novembro deste ano.
Em Coimbra publica o poema libertino O Retrato de Vénus, que lhe vale ser acusado de materialista e ateu, assim como de «abuso da liberdade de imprensa», de que será absolvido em 1822.
Torna-se secretário particular de Silva Carvalho, secretário de estado dos Negócios do Reino, ingressando em Agosto na respectiva secretaria, com o lugar de chefe de repartição da instrução pública. No fim do ano, em 11 de Novembro, casa com Luísa Midosi.
A Vilafrancada, o golpe militar de D. Miguel que, em 1823, acaba com a primeira experiência liberal em Portugal, leva-o para o exílio. Estabelece-se em Março de 1824 no Havre, cidade portuária francesa na foz do Sena, mas em Dezembro está desempregado, o que o leva a ir viver para Paris.
Não lhe sendo permitido o regresso a Portugal, volta ao seu antigo emprego no Havre. Em 1826 está de volta a Paris, para ir trabalhar na livraria Aillaud. A mulher regressa a Portugal.
É amnistiado após a morte de D. João VI, regressando com os últimos emigrados, após a outorga da Carta Constitucional, reocupando em Agosto o seu lugar na Secretaria de Estado.
Em Outubro começa a editar «O Português, diário político, literário e comercial», sendo preso em finais do ano seguinte. Libertado, volta ao exílio em Junho de 1828, devido ao restabelecimento do regime absoluto por D. Miguel.
De 1828 a Dezembro de 1831 vive em Inglaterra, indo depois para França, onde se integra num batalhão de caçadores, e mais tarde, em 1832, para os Açores integrado na expedição comandada por D. Pedro IV.
Nos Açores transfere-se para o corpo académico, sendo mais tarde chamado, por Mouzinho da Silveira, para a Secretaria de Estado do Reino.Participa na expedição liberal que desembarca no Mindelo e ocupa o Porto em Julho de 1832. No Porto, é reintegrado como oficial na secretaria de estado do Reino, acumulando com o trabalho na comissão encarregada do projecto de criação do Códigos Criminal e Comercial. Em Novembro parte com Palmela para uma missão a várias cortes europeias, mas a missão é dissolvida em Janeiro e Almeida Garrett ve-se abandonado em Inglaterra, indo para Paris onde se encontra com a mulher.
Só com a ocupação de Lisboa em Julho de 1833, consegue apoio para o seu regresso, que acontece em Outubro. Em Novembro é nomeado secretário da comissão de reforma geral dos estudos.
Em Fevereiro do ano seguinte é nomeado cônsul-geral e encarregado de negócios na Bélgica, onde chega em Junho, mas é de novo abandonado pelo governo. Regressa a Portugal em princípios de 1835, regressando ao seu posto em Maio. Estava em Paris, em tratamento, quando foi substituído sem aviso prévio na embaixada belga.
Nomeado embaixador na Dinamarca, é demitido antes mesmo de abandonar a Bélgica.Estes sucessivos abandonos por parte dos governos cartistas, levam-no a envolver-se com o Setembrismo, dando assim origem à sua carreira parlamentar. Logo em 28 de Setembro de 1836 é incumbido de apresentar uma proposta para o teatro nacional, o que faz propondo a organização de uma Inspecção-Geral dos Teatros, a edificação do Teatro D. Maria II e a criação do Conservatório de Arte Dramática.
Os anos de 1837 e 1838, são preenchidos nas discussões políticas que levarão à aprovação da Constituição de 1838, e na renovação do teatro nacional.Em 20 de Dezembro é nomeado cronista-mor do Reino, organizando logo no princípio de 1839 um curso de leituras públicas de História. No ano seguinte o curso versa a «história política, literária e científica de Portugal no século XVI».Em 15 de Julho de 1841 ataca violentamente o ministro António José d'Ávila, num discurso a propósito da Lei da Décima, o que implica a sua passagem para a oposição, e o leva à demissão de todos os seus cargos públicos. Em 1842, opõem-se à restauração da Carta proclamada no Porto por Costa Cabral. Eleito deputado nas eleições para a nova Câmara dos Deputados cartista, recusa qualquer nomeação para as comissões parlamentares, como toda a esquerda parlamentar.
No ano seguinte ataca violentamente o governo cabralista, que compara ao absolutista.É neste ano de 1843 que começou a publicar, na Revista Universal Lisbonense, as Viagens na Minha Terra, descrevendo a viagem ao vale de Santarém começada em 17 de Julho.
Anteriormente, em 6 de Maio, tinha lido no Conservatório Nacional uma memória em que apresentou a peça de teatro Frei Luís de Sousa, fazendo a primeira leitura do drama.Continuando a sua oposição ao Cabralismo, participa na Associação Eleitoral, dirigida por Sá da Bandeira, assim como nas eleições de 1845, onde foi um dos 15 membros da minoria da oposição na nova Câmara. Em 17 de Janeiro de 1846, proferiu um discurso em que considerava a minoria como representante da «grande nação dos oprimidos», pedido em 7 de Maio a demissão do governo, e em Junho a convocação de novas Cortes.Com o despoletar da revolução da Maria da Fonte, e da Guerra Civil da Patuleia, Almeida Garrett que apoia o movimento, tem que passar a andar escondido, reaparecendo em Junho, com a assinatura da Convenção do Gramido.Com a vitória cartista e o regresso de Costa Cabral ao governo, Almeida Garrett é afastado da vida política, até 1852.
Em 1849, passa uma breve temporada em casa de Alexandre Herculano, na Ajuda. Em 1850, subscreve com mais de 50 outras personalidades um Protesto contra a Proposta sobre a Liberdade de Imprensa, mais conhecida por «lei das rolhas». Costa Cabral nomeia-o, em Dezembro, para a comissão do monumento a D. Pedro IVCom o fim do Cabralismo e o começo da Regeneração, em 1851, Almeida Garrett é consagrado oficialmente. É nomeado sucessivamente para a redacção das instruções ao projecto da lei eleitoral, como plenipotenciário nas negociações com a Santa Sé, para a comissão de reforma da Academia das Ciências, vogal na comissão das bases da lei eleitoral, e na comissão de reorganização dos serviços públicos, para além de vogal do Conselho Ultramarino, e de estar encarregado da redacção do que irá ser o Acto Adicional à Carta.
Em 25 de Junho é agraciado com o título de Visconde, em duas vidas.Em 1852 é eleito novamente deputado, e de 4 a 17 de Agosto será ministro dos Negócios Estrangeiros.
A sua última intervenção no Parlamento será em Março de 1854 em ataca o governo na pessoa de Rodrigo de Fonseca Magalhães.Morre no dia 9 de Dezembro de 1854 devido a um cancro de origem hepática, tendo sido sepultado no Cemitério dos Prazeres.

 

HENRIQUE GALVÃO


Posted by Picasa Henrique Galvão nasceu no dia 4 de Fevereiro de 1895.
Militar, político e escritor, com obra apreciável sobretudo de temas africanos.

Depois de ter sido adepto fervoroso da ditadura salazarista aderiu à oposição democrática e celebrizou-se pela "Operação Dulcineia" - assalto e ocupação do paquete Santa Maria (1961) - como forma de protesto contra a falta de liberdade cívica e política em Portugal.
Morreu exilado no Brasil no ano de 1971.

 

RIBEIRINHO


Posted by Picasa Seu nome era Francisco Carlos Lopes Ribeiro.
Aos 18 anos ingressou na companhia de Chaby Pinheiro, estreando em A Maluquinha de Arroios, de André Brun, em 3 de outubro de 1929, em Torres Novas.
Teve uma brilhante carreira na comédia e na revista durante meio século e dirigiu várias companhias, como o Teatro do Povo, Os Comediantes de Lisboa, o Teatro Universitário, o Teatro Nacional Popular e, por fim, o D. Maria II (1978-1981), onde foi responsável por produções notáveis.
Teve participação nos filmes A Revolução de Maio (1937), Feitiço do Império (1939), O Pai Tirano e O Pátio das Cantigas (1941) e dirigiu A Menina da Rádio (1944), Três Espelhos (1947), O Grande Elias (1950), O Primo Basílio (1959) e O Diabo Desceu à Vila (1978).

 

TARDE PIASTE


Posted by Picasa

 

O SANTO DO DIA


Posted by Picasa São João Brito
O Santo deste dia , São João de Brito, nasceu em Lisboa em 1647 e era filho de Salvador de Brito Pereira, que chegou a ser governador do Rio de Janeiro.
De nobre família, João fisicamente era desde pequeno muito doente, porém isto não impediu que o jovem aplicado aos estudos e inteligente conseguisse corresponder ao chamado de Deus ao Sacerdócio.
São João de Brito entrou na Companhia de Jesus ;estudou em Coimbra e só terminou sua formação nas missões da Índia .
O Santo de hoje foi sempre muito penitente, tanto assim que vestia roupas pobres, dormia no chão; e já depois de Ordenado sacerdote ,São João suportava o inchaço dos pés nas longas caminhadas.
São João de Brito era alegre, educado e pobre ; carregava consigo apenas a Bíblia, breviário e um livro de evangelização.
Desta maneira partia com santidade para anunciar Evangelho de maneira encarnada na realidade e língua do povo hindu , e muitas vezes era perseguido e até torturado.
Certa vez São João viajou para Portugal a fim de tratar das missões da Índia e quando voltou encontrou igrejas queimadas, casas de cristãos saqueadas, tudo isto devido uma rebelião de religiosos hindus que não queriam saber do Deus verdadeiro.
Por conseqüência da sede pela salvação das almas São João Brito, em 1693 foi preso, levado para uma colina , onde depois de rezar se entregou sorridente nas mãos dos loucos , cruéis que cortaram sua cabeça, mutilaram suas mãos e pés e colocaram o corpo do mártir num poste como alimento para aves.

sexta-feira, fevereiro 03, 2006

 

PAPA ESTEVÃO III


Posted by Picasa Nasceu na Sicília.
Eleito em 7 de agosto de 768, foi precedido por dois antipapas, o leigo Constantino e o Padre Filipe, que ocuparam a cátedra papal.
O arcediago Cristóvão, que cuidava dos negócios da Igreja para o Papa, reuniu o clero romano, que escolheu Estêvão, um monge de quarenta e quatro anos.
Os antipapas foram presos e Estêvão convocou um sínodo, no qual decretou que nenhuma pessoa leiga poderia tornar-se Papa.
Colocou na direcção correcta Carlos Magno, rei dos francos, e ajudou os cristãos da Palestina.
Sua morte ocorreu em 3 de fevereiro de 772.

 

ALENTEJANANDO




Centro dia numa vila do alentejo o Manel chega a casa e diz para a mulher...

- Maria eu andei a ver umas revistas e fiquei cá a pensar...a gente faz aquilo sempre da mesma manera, podiamos variar, podiamos fazer assim à canito

- Oh Manel tem juízo, eu tenho vergonha

- Na tenhas Maria, é para variar

- Oh manel então só se for numa rua onde não passe muita gente!!!


 

IMAGEM DO DIA


Posted by Picasa

 

MEL GIBSON


Posted by Picasa Mel Columcille Gerard GibsonData nasceu no dia 03 de Fevereiro de 1956 em Peekskill - Nova York - EUA.
Apesar de ter sido apresentado no início de carreira como um actor australiano, Gibson nasceu em Peekskill (Estado de Nova York) e mudou-se para Sydney com 12 anos.

Seus pais tiveram 11 filhos.
"Precisávamos marcar hora para encontrá-los", diz.
Estudou no Instituto de Arte Dramática dessa cidade e, após adquirir experiência em montagens teatrais de clássicos ingleses, estreou no cinema em "Verão de Fogo" (78).
Apesar de ruim, o filme serviu para que George Miller notasse Gibson e o convidasse para estrelar "Mad Max" (79).
Consagrado na Austrália, tentou a sorte nos EUA, mas inicialmente não obteve muito sucesso. Retornou à Austrália, fez "Mad Max III - Além da Cúpula do Trovão" (85) e afastou-se das telas durante dois anos.
Nesse período, viveu em seu rancho perto de Sydney com a mulher, Robyn Moore, e os cinco filhos - o sexto só nasceria em 1985.
Voltou à activa a Hollywood para interpretar Martin Riggs, o policial explosivo de "Arma Mortífera" (87), que fez dele um astro internacional.
Em 1993, dirigiu seu primeiro filme, "O Homem Sem Face", e em 1995 foi considerado, em pesquisa da revista "Hollywood Reporter", um dos cinco actores mais poderosos da indústria cinematográfica.
Gibson faz a dobragem do capitão John Smith no desenho "Pocahontas" (95), dos estúdios Disney ("uma ótima oportunidade para exercitar a criatividade utilizando apenas a voz", segundo ele).
E, no mesmo ano, interpretou William Wallace, um dos maiores líderes da história da Escócia, em "Braveheart", dirigido e produzido por ele.
O filme custou US$ 50 milhões, o mais caro da história a ter um actor que acumula a direcção, obteve 10 indicações ao Oscar, dos quais levou 5 estatuetas, entre elas a de melhor filme e melhor director.
Em 1998 interpretou novamente o policial Martin Riggs em Arma Mortífera 4.

 

PETER SELLERS


Posted by Picasa Sellers adquiriu fama mundial como actor cômico com seu papel de Inspector Clouseau em A Pantera Cor-de-Rosa (1963), contracenando com David Niven.
O filme, conhecido ainda pela célebre trilha sonora, teve diversas seqüências, como A Volta da Pantera Cor-de-Rosa (1974).
Outros títulos importantes de sua filmografia são O Quinteto da Morte (1955) e Dr. Fantástico (1963, dirigido por Stanley Kubrick).
Seu filme de maior qualidade cinematográfica é, provavelmente, Muito Além do Jardim (1979), no qual interpreta uma personagem intelectualmente limitada, obcecada por televisão, que ascende involuntariamente ao establishment norte-americano.

 

O SANTO DO DIA


Posted by Picasa Santa Genoveva
Santa Genoveva é a padroeira da cidade de Paris, França.
Nasceu em Nanterre no ano 422.
Tinha 6 anos de idade quando foi consagrada a Deus por São Germano de Auxerre, por ocasião de uma viagem que o Santo fazia a Inglaterra.
Até os 30 anos, Genoveva vestiu hábito religioso e se dedicava as obras de caridade e à penitência. Sua vida foi dedicada a Deus e a seus filhos.
Em Paris, por duas vezes salvou os franceses da total destruição; a primeira durante uma invasão dos hunos, comandada por Átila; e a segunda quando a fome, causada pela guerra, já começava a tornar-se fatal para a população.
Por ocasião desta invasão, Santa Genoveva intercedeu junto ao povo, que já se preparava para abandonar Paris, pedindo-lhes que ficassem e que orassem com fe e determinação, jejuando ao lado do parisienses.
Átila desistiu de atacar Paris e, assim, Santa Genoveva salvou a cidade da destruição.
Santa Genoveva morreu por volta do ano 502, com mais de oitenta anos.
Foi enterrada por ordem de Clóvis numa básilica construída para receber as sepulturas reais que, posteriormente, veio a ser chamada de Basílica Santa Genoveva.
Actualmente seu relicário está depositado na Igreja de Saint Étienne du Mont.
É também invocada nas grandes calamidades e especialmente para obter chuva em tempos de seca.

 

EDUARDO MONDLANE


Posted by Picasa Eduardo Chivambo Mondlane que nasceu em Manjacaze, Gaza no ano de 1920 e foi assassinado em Dar es Salaam no dia 3 de Fevereiro de 1969 foi o dirigente máximo da FRELIMO, a organização que lutou pela independência de Moçambique do domínio colonial português.
O dia da sua morte, assassinado por uma encomenda-bomba, é celebrado em Moçambique como o Dia dos Heróis Moçambicanos.
Filho de um chefe tradicional, Mondlane estudou na missão presbiteriana suíça próxima de Manjacaze, terminou os seus estudos secundários numa escola da mesma igreja na África do Sul e, depois de uma curta passagem pela Universidade de Lisboa, foi ainda financiado pelos suíços fazer os estudos superiores nos Estados Unidos da América, onde se doutorou em sociologia.
Trabalhou para as Nações Unidas, no Departamento de Curadoria, como investigador dos acontecimentos que levavam à independência dos países africanos e foi também professor de história e sociologia na Syracuse University, em Nova Iorque.

Nessa altura (década de 1950), Mondlane teve contactos com Adriano Moreira, um ministro português que queria recrutá-lo para trabalhar na administração colonial; Mondlane, por seu turno, tentou convencê-lo da necessidade de Portugal seguir o caminho dos restantes países, que estavam a dar independência às suas colónias africanas.
Em 1961, visitou Moçambique, a convite da Missão Suíça, e teve contactos com vários nacionalistas, onde se convenceu que as condições estavam criadas para o estabelecimento de um movimento de libertação.

Por essa altura e independentemente, formaram-se três organizações com o mesmo objectivo: a UDENAMO (União Democrática Nacional de Moçambique), a MANU (Mozambique African National Union, à maneira da KANU do Quénia e de tantas outras) e a UNAMI (União Nacional Africana para Moçambique Independente).
Estas organizações tinham sede em países diferentes e uma base social e étnica também diferentes, mas Mondlane tentou uni-las, o que conseguiu, com o apoio do presidente da Tanzania, Julius Nyerer – a FRELIMO foi de facto criada na Tanzania, com base naqueles três movimentos.
Nessa altura, Mondlane já tinha chegado à conclusão que não seria possível conseguir a independência de Moçambique sem uma guerra de libertação, mas era necessário desenhar uma estratégia e obter apoios para a levar a cabo, o que Mondlane começou a fazer.
Os primeiros guerrilheiros foram treinados na Argélia e, entre eles, contava-se Samora Machel que o substituiria após a sua morte.
Os seguintes foram já treinados na Tanzania, onde a FRELIMO organizou ainda uma escola secundária, o Instituto de Moçambique.
A luta armada foi desencadeada em 25 de Setembro de 1964, com o ataque de um pequeno número de guerrilheiros ao posto administrativo de Chai, na província de Cabo Delgado, a cerca de 100 Km da fronteira com a Tanzania.

Para além das acções militares, a FRELIMO organizou um sistema de comércio para apoiar as acções de guerrilha e Lázaro Nkavandame, que tinha sido nomeado Secretário Provincial do movimento para aquela província, foi quem organizou esse sistema; mais tarde, verificou-se que ele guardava os lucros para si e seus colaboradores e acabou por desertar, em 1969 pouco depois da morte de Mondlane.
Este não foi o único incidente que ensombrou os primeiros anos da FRELIMO: Mateus Gwengere, um padre católico que tinha aliciado muitos jovens da sua província (Tete) e era professor do Instituto de Moçambique, insurgiu-se contra a política do movimento de enviar a maior parte dos jovens para a luta armada, em vez de os incentivar a continuar os estudos.

Em Março de 1968, verificou-se um motim, seguido pelo abandono quase massiço dos estudantes que, mais tarde, se descobriu ter sido despoletado por Gwengere.
Em Maio, uma multidão de makondes invadiu os escritórios do movimento e assassinou um dos membros do Comité Central, Mateus Sansão Muthemba – exigiam a independência imediata de Cabo Delgado.
Entretanto, Nkavandame tentou forçar a realização de um congresso do movimento na Tanzania, mas o Comité Central decidiu realizá-lo em Matchedje, nas zonas libertadas do Niassa, em Julho de 1968.
Nesse congresso – o II Congresso da FRELIMO -, Mondlane foi reeleito como presidente e Uria Simango como vice-presidente, mas foi ainda criado um conselho executivo, que incluía a presidência e os chefes dos departamentos.

O mais importante foi que o congresso reafirmou a política definida de lutar pela “independência total e completa” de Moçambique e não apenas de parte dele.
Infelizmente, Eduardo Mondlane não viu o seu sonho realizado porque, em 3 de Fevereiro de 1969, morreu ao abrir uma encomenda que continha uma bomba.

 

BARTOLOMEU DIAS


Posted by Picasa Levou três caravelas ao extremo sul da África, uma só com suprimentos para enfrentar falta de alimento e de combustível. Navegou quatro meses.
Enfrentou motins da tripulação desesperada e ventos na África do Sul, mas, no dia 3 de Fevereiro de 1488, conseguiu dar a volta ao Cabo da Boa Esperança.
Voltou para Lisboa e ajudou a construir os navios de Vasco da Gama.
Acompanhou sua esquadra até o arquipélago do Cabo Verde, mas ficou por lá.
Em 1500, embarcou na armada de Cabral, esteve no Brasil, mas, ao dobrar novamente o Cabo da Boa Esperança, uma tempestade afundou seu navio.
Morreu sem ir às Índias.

 

FERNÃO DE MAGALHÃES


Posted by Picasa Fernão de Magalhães nasceu no dia 3 de Fevereiro de 1480 e faleceu no ano de 1521.
Navegador português que, ao serviço do rei de Espanha, foi o primeiro a dobrar o estreito hoje conhecido pelo seu nome (o Estreito de Magalhães) e o primeiro europeu a navegar no Oceano Pacífico.
Fernão de Magalhães morre nas Filipinas no curso de uma expedição, posteriormente chefiada por Juan Sebastián Elcano, que completou a primeira viagem de circum-navegação ao globo, em 1522.
Alista-se com 25 anos na armada que foi à Índia, comandada por Francisco de Almeida, embora o seu nome não figure nas crónicas; sabe-se no entanto que ali permaneceu oito anos, que esteve em Goa, Cochim, Quíloa, que acompanhou Diogo Lopes de Sequeira a Malaca, viagem que acabou em naufrágio.
Neste período de tempo que viveu no Oriente, Magalhães estabeleceu estreitas relações de amizade com Francisco Serrão, que veio a ser feitor nas Molucas; dele teria tido informações quanto à situação dos lugares produtores de especiarias.
Tendo-se distinguido na defesa de Azamor, pediu a D. Manuel uma recompensa para os seus feitos; mas os boatos que corriam sobre a maneira pouco escrupulosa como dividira as presas de uma incursão tinham chegado aos ouvidos do Rei.

Este, apesar das suas justificações, e não o considerando culpado, não lhe concedeu, todavia, as mercês pedidas.
Em 1517 vai a Sevilha com Rui Faleiro, tendo encontrado no feitor da Casa de la Contratación daquela cidade um adepto do projecto que entretanto concebera: dar ao Rei de Espanha a possibilidade de atingir as Molucas por mares não reservados aos portugueses no Tratado de Tordesilhas e, além disso, segundo Faleiro, provar que aquelas ilhas das especiarias se situavam no hemisfério castelhano.
Com a influência do bispo de Burgos conseguiram a aprovação do projecto por parte de Carlos V, e começaram os morosos preparativos para a viagem, cheios de incidentes; depois da ruptura com Rui Faleiro, Magalhães continuou a aparelhagem dos cinco navios que, com 256 homens de tripulação, partiram em Setembro de 1519.

 

JOHANN GUTEMBERG


Posted by Picasa As grandes invenções tiveram sua paternidade disputada por vários inventores, muitos deles autênticos.
No campo dos engenhos de comunicação essa disputa ocorreu no que diz respeito, por exemplo, às invenções do telégrafo elétrico, do telefone, do telégrafo sem fio, do rádio.... e, antes de todos, da tipografia.
Seis inventores estiveram às voltas com experimentações tipográficas, porém, coube ao alemão Johann Gutemberg a paternidade final.
Nascido provavelmente na Alemanha, em Mainz, por volta do ano de 1400, teve de se exilar por questões políticas, transferindo-se para Estrasburgo, onde viria a se interessar pela gravação de xilogravuras sacras.
Em 1436, ligou-se a João Riffe, formando uma empresa à qual, posteriormente, vieram a associar-se André Dritzsehen e André Heilmann.
A sociedade durou pouco, mas pesquisas apontam que todos estiveram envolvidos com a montagem de uma prensa aperfeiçoada, condição necessária para a impressão tipográfica.
O "Calendário Astronômico" teria sido impresso, de acordo com cálculos do astrônomo Banschneider, em 1447.
No entanto, pesquisas recentes tendem a remetê-lo a período bem posterior, por volta de 1458. Em 1450, já seguro de sua arte, Gutemberg se propõe a imprimir a Bíblia e consegue um empréstimo de 800 florins junto a dois negociantes, João Füst e Pedro Schaeffer.
Os custos aumentam e Gutemberg pede mais dinheiro emprestado, oferecendo como garantia a penhora de sua própria oficina.
Em 1455, Füst executa o crédito; Gutemberg não tem como saldar a dívida; a Bíblia não estava pronta. A oficina cai mesmo em poder de Füst e Schaeffer que, finalmente, em 1456, imprimem a "Bíblia de 42 linhas", a primeira bíblia impressa e, por suas 642 páginas, o primeiro atestado da eficiência da tipografia.
Sua tiragem foi de, aproximadamente, 200 exemplares, dos quais, incluídos os incompletos, cerca de 48 ainda sobrevivem, segundo informa o Museu Gutemberg de Mainz.
Entretanto, vale ressaltar que o invento de Gutemberg barateou o livro, tornando a cultura acessível a um maior número de pessoas.

Os livros manuscritos eram caríssimos, principalmente porque exigiam sempre o mesmo trabalho, o mesmo tempo de feitura, a mesma mão-de-obra, enfim, qualquer fosse o número de exemplares produzidos.
Com a tipografia, tudo muda. Depois de feita a composição do texto com os tipos de metal, muitas, muitíssimas, infinitas cópias podiam ser tiradas com o aproveitamento da mesma mão-de-obra inicial, cujo custo vai se diluindo nos exemplares sucessivos. Além disso, o aumento do número de exemplares, bem como a multiplicação dos títulos, acelerou a circulação dos conhecimentos, tornando-os mais acessíveis.
Durante seus primeiros cento e cinqüenta anos de existência, a tipografia somente imprimiu livros e folhetos, mas não jornais.
Os periódicos tipografados, para surgirem, demandariam a formação de uma experiência jornalística, que tem sua raiz na implantação das linhas de correio.
Não se sabe ao certo em que ano Gutemberg retornou a Mainz .

A última menção à sua presença em Estrasburgo data de 1444. É razoável supor que já se encontrasse de volta à cidade natal quando imprimiu o "Weltgericht" ("Juízo Final"), publicação a ele atribuída e tida como o mais antigo testemunho da tipografia européia. Impresso, segundo se supõe, entre 1444 e 1447, o "Weltgericht" devia compor-se de 74 páginas. Dele, entretanto, somente se salvou um fragmento, equivalente a uma página, encontrado em Mainz, em 1892. Especula-se sobre a hipótese de Gutemberg ter ainda produzido outros trabalhos, antes de lançar-se à impressão da Bíblia.
Enquanto a casa "Füst & Schaeffer" se expandiu e, por causa dos aprimoramentos que introduziu na arte tipográfica, conquistou notável fama, as actividades de Gutemberg, em seus últimos anos de vida, são quase totalmente desconhecidas.

Sabe-se que, provavelmente por causa da cegueira, ficou abandonado completamente depois de 1465, morrendo pobre no dia 3 de Fevereiro de 1468.
Houve quem lhe atribuísse a impressão da "Bíblia de 36 linhas", a segunda Bíblia tipografada que se conhece, que recebeu esse nome por conter 36 linhas de texto em cada página.
Esta Bíblia, hoje muito mais rara do que a primeira, pois dela só restam 8 exemplares quase completos, foi produzida em Mainz, talvez em Bamberg, por volta de 1460.



 

VIVIEN LEIGH


Posted by Picasa A britânica Vivien Leigh ganhou o Oscar de melhor actriz pela seu ilustre desempenho em "O Tudo oVento Levou" e "A Um Eléctrico Chamado Desejo". Vivien imortalizou dois dos maiores papéis femininos que a tela de prata já viu - Scarlett O'Hara e Blanche DuBois.
Era uma das melhores de Hollywood, por isso recebeu o papel de Scarlett. Treinada na England’s Royal Academy of Dramati Arts, Vivien estrelou no palco e no cinema com o marido Laurence Olivier.

 

MENDELSSOHN


Posted by Picasa FELIX MENDELSSOHN BARTHOLDY que nasceu no dia 3 de Fevereiro de 1809 e faleceu no ano de 1847, como se sabe foi um compositor romântico prolífico que, como Mozart, desde sua infância e adolescência já contava com peças musicais compostas de estruturas complexas como uma sinfonia.
De família judaica de posses em sua época (seu pai era banqueiro), Felix se converteu ao luteranismo.
Isto fez com que seu interesse por oratórios e cantatas protestantes, em especial a música de J. S. Bach, se desenvolvesse a tal ponto que a Mendelssohn deve ser creditado o facto das obras de Bach terem se tornado conhecidas como são hoje em dia. Foi ele quem regeu, em 1829, a primeira récita da Paixão Segundo São Mateus quase 80 anos depois da morte do compositor.
Estas experiências fizeram crescer em seu coração uma vontade imensa de trazer para a linguagem musical as histórias de personagens bíblicos.
Mendelssohn já havia composto “Paulus” que teve sua primeira apresentação em Dusseldorf (Alemanha) em 1836, e planeou compor uma obra sobre o apóstolo Pedro para acompanhar o primeiro.
Porém a diversidade, o drama e a grandiosidade dos acontecimentos da vida de Elias o tocaram profundamente.
Estas características são transmitidas musicalmente por toda a obra de forma magistral.
Desde sua premiére, no dia 26 de agosto de 1846, na cidade de Birmingham (Inglaterra), o “Elias” tomou o vulto de uma das mais ricas e dramáticas obras musicais da forma de Oratório, tendo sua popularidade superada somente pelo Messias de Handel.

quinta-feira, fevereiro 02, 2006

 

MOTOR DE 1 HP DE POTÊNCIA


Posted by Picasa

 

PAPA CLEMENTE XIII


Posted by Picasa Nasceu em Veneza e foi eleito Papa em 16 de julho de 1758.
Seu pontificado se caracterizou pelo "Iluminismo".
Era amigo dos jesuítas, acusados de crimes que não haviam cometido, por Portugal, França e Espanha.
Veio em sua defesa e os governantes cristãos da Europa exigiram sua renúncia, ameaçando fundar suas próprias igrejas.
Durante esse conflito, o Papa morreu misteriosamente, em 2 de fevereiro de 1769.

 

ALENTEJANANDO



Havia um casal alentejano, de meia idade, que tinha duas filhas adolescentes lindíssimas.
Um dia decidiram tentar ter o filho rapaz, que tanto desejavam.
E assim foi, depois de meses de tentativa, a mulher ficou grávida e, como seria de esperar, após 9 meses nasce um saudável bebé.
Sabendo que era um rapaz, o compadre dirige-se à enfermeira para ver o seu filho.
Qual não é o seu espanto quando vê a criança mais feia que alguma vez tinha visto.
Rapidamente aproxima-se da mulher e diz:
- Este filho não pode ser meu...basta olhar para as duas lindas filhas que já temos. Tu andaste a enganar-me com outro??
A mulher sorri e responde:- Desta vez não!!!

 

PAPA BENTO XIII


Posted by Picasa Nasceu em Gravina.
Eleito em 4 de maio de 1724, ocupou-se especialmente do magistério espiritual.
Visitava os doentes e os pobres.
Ia regularmente à Capela de São Pedro, para ouvir a confissão dos peregrinos.
Canonizou São Luís Gonzaga e Santo Estanislau, da Polônia. Celebrou o 17º Jubileu (1725), quando inaugurou a escadaria da igreja Trinitá dei Monti, em Roma.
Morreu em 2 de Fevereiro de 1730.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

FREE hit counter and Internet traffic statistics from freestats.com