sábado, fevereiro 18, 2006

 

TÁ DE BARRIGA CHEIA



Posted by Picasa

 

ALENTEJANANDO



Um alentejano, perdido de bêbado às 10 horas da manhã, entra num banco e pede:
-Um copo de vinho.
O homem do banco responde-lhe:
- Isto aqui nao é nenhuma taberna.
O alentejano responde: Como nao é? Se eu vi là fora escrito!
O homem do banco pega no alentejano e leva-o até à rua.
-Lei-a o que está escrito no painel.
O alentejano lê:
-Branco, Tinto e do melhor.
O homem do banco diz-lhe,o que está escrito é:
-Banco Pinto e Sotto Mayor !

 

A VIDA


Posted by Picasa A vida é o dia de hoje,
A vida é ai que mal soa,
A vida é sombra que foge,
A vida é nuvem que voa;
A vida é sonho tão leve
Que se desfaz como a neve
E como o fumo se esvai;
A vida dura um momento,
Mais leve que o pensamento,
A vida leva-a o vento,
A vida é folha que cai!

A vida é flor na corrente,
A vida é sopro suave,
A vida é estrela cadente,
Voa mais leve que a ave;
Nuvem que o vento nos ares,
Onda que o vento nos mares,
Uma após outra lançou.
A vida - pena caída
Da asa de ave ferida -
De vale em vale impelida
A vida o vento a levou!


a.aleixo

 

IMAGEM DO DIA


Posted by Picasa ecran plasma barato

 

ANTÓNIO ALEIXO


Posted by Picasa António Aleixo nasce em 18 de Fevereiro de 1899 em Vila Real de Santo António e falece em 16 de Novembro de 1949 em Loulé.
Foi guardador de cabras, cantor popular de feira em feira, soldado, polícia, tecelão, servente de pedreiro em França, “poeta cauteleiro”.
Apesar de semi-analfabeto deixa a seguinte obra escrita que o Dr. Joaquim Magalhães teve o cuidado de passar a limpo: «Este livro que vos deixo», «O Auto do Curandeiro», «O Auto da Vida e da Morte», o incompleto «O Auto do Ti Jaquim» e «Inéditos».
Em homenagem ao Poeta e à sua obra, no parque da cidade de Loulé foi levantado um monumento frente ao “Café Calcinha”, local outrora frequentado pelo Poeta.
O antigo Liceu de Portimão passou a chamar-se Escola Secundária Poeta António Aleixo.
Há alguns anos também passou a existir uma «Fundação António Aleixo» com sede em Loulé e que já usufrui do Estatuto de Utilidade Pública, o que lhe permite atribuir bolsas de estudo aos mais carenciados.

 

MICHELÂNGELO


Posted by Picasa Michelangelo nasceu a 6 de março de 1475, em Caprese, província florentina.
Se pai Ludovico di Lionardo Buonarroti Simoni era um homem violento, "temente de Deus", sua mãe, Francesca morreu quando Michelangelo tinha seis anos.
Eram 5 irmãos.Michelangelo foi entregue aos cuidados de uma ama-de-leite cujo marido era cortador de mármore na aldeia de Settignano.
Mais tarde, brincando, Michelangelo atribuirá a este facto sua vocação de escultor.
Brincadeira ou não, o certo é que na escola enchia os cadernos de exercícios com desenhos, totalmente desinteressados das lições sobre outras matérias.
Por isso, mais de uma vez foi espancado pelo pai e pelos irmãs de seu pai, a quem parecia vergonhoso ter um artista na familia, justamente uma familia de velha e aristocrática linhagem florentina, mencionada nas crônicas locais desde o século XII.
E o orgulho familiar jamais abandonará Michelangelo.
Ele preferirá a qualquer titulo, mesmo o mais honroso, a simplicidade altiva de seu nome: "Não sou o escultor Michelangelo. Sou Michelangelo Buonarroti".
Aos 13 anos, sua obstinação vence a do pai: ingressa, como aprendiz, no estúdio de Domenico Ghirlandaio, já então considerado mestre da pintura de Florença.
Mas o aprendizado é breve - cerca de um ano -, pois Michelangelo irrita-se com o ritmo do ensino, que lhe parece moroso, e além disso considera a pintura uma arte limitada: o que busca é uma expressão mais ampla e monumental.
Diz-se também que o motivo da saida do juvem foi outro: seus primeiros trabalhos revelaram-se tão bons que o professor, enciumado, preferiu afastar o aluno.
Entretanto, nenhuma prova confirma essa versão.
Faleceu no dia 18 de Fevereiro de 1564.

 

JOHN TRAVOLTA


Posted by Picasa John Joseph Travolta, actor americano, nasceu em 18 de Fevereiro de 1954 em Englewood, New Jersey, EUA.
Dançarino da Broadway, foi lançado ao estrelato mundial nos cinemas ao protagonizar em 1977 o filme " Febre de Sábado a Noite " no qual vivia o jovem Tony Manero, um vendedor de tintas do Brooklyn, em Nova York durante o dia, e imbatível rei das pistas de discoteca à noite.
Um grande sucesso dos cinemas, que foi sucedido em 1978 por " Grease - Nos Tempos da Brilhantina " o filme também foi um grande sucesso.
Após estes filmes, Travolta sagrou-se uma lenda em Hollywood, sendo considerado também o galã dos anos 70.
Nos anos seguintes, o actor enfrentou um certo ostracismo em sua carreira, que só seria definitivamente superado em 1994, com o filme "Pulp Fiction - Tempo de Violência". Actualmente factura cerca de 20 milhões de dólares por filme.
Casado com a atriz Kelly Preston, sobrinha do falecido presidente americano John Kennedy, Travolta é pai de dois filhos.

 

O SANTO DO DIA


Posted by Picasa Santa Bernadette Soubiro
No dia 11 deste mês celebramos o dia de Nossa Senhora de Lourdes, já que Maria apareceu em 1858 a uma menina.
Bernardette não só recebeu a graça de ver Maria, mas principalmente contemplar Jesus no Céu, pois alcançou a santidade na vida.
Maria Bernarda , conhecida pelo diminutivo de Bernardete, de família pobre e religiosa somente com treze anos teve que trabalhar como empregada em guardar ovelhas fora de casa. Bernardete por falta de oportunidade era analfabeta, mas bem sabia rezar com fé e amor o Pai - Nosso, Ave - Maria e o Credo.
Santa Bernardete era uma pessoa muito sincera, por isso quando começou a receber as aparições de Nossa Senhora em Lourdes e foi questionada sobre quanto a resposta que trouxe Daquela mulher que a disse: "Eu sou a Imaculada Conceição". Bernardete apenas respondeu : "Ela disse assim".
A Santa de hoje foi instrumento escolhido por Maria, já que depois das aparições o Senhor continua a socorrer milhares de peregrinos que visitam o Santuário de Nossa Senhora de Lourdes.
Naquele tempo Bernardete foi para um convento onde muito viveu com bom humor a caridade, humildade e sofrimentos até entrar no céu, para assim encontrar-se sua Bela e Incomparável Mãe, a quem rezou na última hora: "Santa Maria , Mãe de Deus , rogai por mim, pobre pecadora".

 

ENZO FERRARI


Posted by Picasa O Cavallino Rampante é um dos mais conhecidos ícones mundiais.
Todos o associam imediatamente à Ferrari, embora poucos conheçam a sua história que o próprio Enzo Ferrari recordou nas suas memórias.
"A história do Cavallino Rampante é simples e fascinante. O Cavallino estava pintado na fuselagem do caça de Francesco Baracca, heróico aviador caído em Montello, ás da Primeira Guerra Mundial. Quando venci, em 23, o primeiro circuito de Savio que se corria em Ravenna, conheci o conde Enrico Baracca, pai do herói; deste encontro nasceu o seguinte, com a mãe, a condessa Paulina. Ela disse-me um dia: 'Ferrari, coloque no seu carro o Cavallino Rampante do meu filho. Dar-lhe-á sorte.'
Conservo ainda hoje a fotografia de Baracca, com a dedicatória dos seus pais, na qual me entregam o emblema.
O Cavallino era negro e assim permaneceu; eu juntei-lhe um fundo amarelo-canário, que é a cor de Modena.
Nasceu no dia 18 de Fevereiro de 1898 e faleceu no dia 14 de Agosto de 1988.

 

MARTINHO LUTERO


Posted by Picasa O surgimento dos luteranos está ligado aos inícios da Reforma.
A idéia central da Reforma é aparentemente simples, esse pensamento, biblicamente fundamentado, originou uma nova compreensão da Igreja, do sacerdócio, dos sacramentos, da espiritualidade, da devoção, da conduta moral (ética), do mundo, incluindo aí a economia, a educação e a política.
Há um nome indissoluvelmente ligado a essas idéias: Martinho Lutero!
Lutero nasceu no dia 10 de novembro de 1483 em Eisleben, Alemanha. Preocupado com a salvação, o jovem Martinho Lutero decidiu tornar-se monge.

Durante seu estudo, sempre o acompanhava a pergunta: "Como posso conseguir o amor e o perdão de Deus?" Lutero foi descobrindo ao longo dos seus estudos que para ganhar o perdão de Deus ninguém precisava castigar-se ou fazer boas obras, mas somente ter fé em Deus.
Com isso, ele não estava inventando uma doutrina, mas retomando pensamentos bíblicos importantes que estavam à margem da vida da igreja naquele momento.
Lutero decidiu tornar públicas essas idéias e elaborou 95 teses, reunindo o mais importante de sua (re)descoberta teológica, e fixou-as na porta da igreja do castelo de Wittenberg, no dia 31 de outubro de 1517.

Ele pretendia abrir um debate para uma avaliação interna da Igreja, pois acreditava que a Igreja precisava ser renovada a partir do Evangelho de Jesus Cristo.
Em pouco tempo toda a Alemanha tomou conhecimento do conteúdo dessas teses e elas espalharam-se também pelo resto da Europa. Embora tivesse sido pressionado de muitas formas - excomungado e cassado - para abandonar suas idéias e os seus escritos, Lutero manteve suas convicções.Suas idéias atingiram rapidamente o povo e essa divulgação foi facilitada pelo recém inventado sistema de impressão de textos em série.
O Movimento da Reforma espalhou-se pela Europa.

Em 1530 os líderes protestantes escreveram a "Confissão de Augsburgo", resumindo os elementos doutrinários fundamentais do luteranismo.
Em 1546, no dia 18 de fevereiro, aos 62 anos, Martinho Lutero faleceu.

Finalmente, em 1555, o Imperador reconheceu que haviam duas diferentes confissões na Alemanha: a Católica e a Luterana.

sexta-feira, fevereiro 17, 2006

 

A PASSADEIRA


Posted by Picasa

 

ALENTEJANANDO


Um jornalista a caminho do Algarve ao passar pelo Alentejo entrevista um compadre pastor:
-Olá ! belo dia hoje ! Estou a ver que tem umas belas ovelhas.
-É verdade.
-Tem aqui brancas, pretas. Quais delas é que dão mais leite ?
-Bom, as brancas, claro.

-Então e as pretas ? --
-Bom, as pretas dão o mesmo.
-Então e quais é que dão mais lã?
-Bom, as brancas, claro
-E as pretas ?
-Bom, as pretas tambem dão o mesmo.
- Sim?... E quais delas é que dão mais carne?
- Bom, as brancas, claro.
- sso quer dizer que as pretas dão menos carne, não é verdade ?
- Bom... não, as pretas dão mais ou menos o mesmo.
- Desculpe lá mas isto está a fazer-me enorme confusão: porque é que quando lhe faço qualquer pergunta começa sempre por referir as ovelhas brancas, e logo a seguir reconhece que as pretas afinal são iguais?
-Bom, é que as ovelhas brancas são minhas.
-Então e as pretas ?
-Bom, as pretas tambem...

 

IMAGEM DO DIA


Posted by Picasa ÁGUA QUENTE

 

AURORA POLAR


Posted by Picasa A II Guerra Mundial consumia a Europa e a Ásia em setembro de 1941.
Nos Estados Unidos, os cidadãos da Califórnia, na costa oeste, temiam um ataque japonês.
Inesperadamente, no meio de uma noite escura, o céu ficou vermelho.
Pânico, alerta geral: aquilo só podia ser o inicio da invasão.
E era.
Mas nenhum japonês estava por trás daquela luz.
Ela vinha de outro lugar e o "campo de batalha" situava-se a cerca de cem quilômetros de altura.
Os califonianos estavam presenciando uma aurora polar. Nada a ver com o raiar do dia.
A aurora polar acontece mesmo no meio da noite.
É um fenômeno luminoso produzido por partículas energizadas vindas do Sol.
São prótons e elétrons que, viajando a 1,4 milhão de quilômetros por hora, penetram pelas linhas magnéticas da Terra criando os mais variados efeitos luminosos.
É como se a atmosfera terrestre fosse um gigantesco tubo de televisão, pois em ambos os elétrons energizados emitem luzes, e assim, criam imagens.
Se for uma aurora polar, pode ser, por exemplo, uma cortina brilhante que se estende por centenas de quilômetros.
Ela se move lentamente.
Em sua base, insinua-se um verde, depois um vermelho, como se fosse a barra do tecido, que pulsa e ondula.

 

MOLIÉRE


Posted by Picasa Jean-Baptiste Poquelin, mais conhecido como Molière baptizado em Paris a 15 de Janeiro de 1622 e falecido no dia 17 de Fevereiro de 1673, foi um escritor de peças de teatro francês, além de actor e encenador.
É considerado um dos mestres da comédia satírica.
Teve um papel de absoluta importância na dramaturgia francesa, até então muito dependente da temática da mitologia grega.
Usou as suas obras para criticar os costumes da época, criando o lema "castigat ridendo mores".
É considerado o fundador, indirecto, da Comédie-Française.
Dele, disse Boileau: Dans le sac ridicule où Scapin s'enveloppe je ne reconnais plus l'auteur du Misanthrope - ("No saco ridículo onde se envolve Escapino, não reconheço mais o autor de O Misantropo").
Como encenador, ficou também conhecido pelo seu rigor e meticulosidade.

 

GAGO COUTINHO


Posted by Picasa Carlos Viegas Gago Coutinho nasceu em 17 de Fevereiro de 1869, em Lisboa.
Em 1886, com 17 anos, ingressou na Escola Naval, terminando o curso em 1888.

Inicia então uma longa série de viagens marítimas, em muitas das quais desempenha as funções de oficial encarregado da navegação. Desempenhou depois importantes funções como geógrafo, realizando trabalhos de cartografia nas colónias portuguesas.
É nestas missões que conhece e trabalha conjuntamente com Sacadura Cabral.
É a amizade e respeito mutuos mais tarde vai juntar os dois homens na realização das viagens aéreasLisboa - Funchal (1921) e Lisboa - Rio de Janeiro (1922).
Sábio e modesto, sempre reconheceu o papel impulsionador de Sacadura Cabral nestas viagens: "Quizeram fazer de mim outra pessoa, quando do voo de 1922. Juntaram-nos mesmo Coutinho e Cabral. Afinal o meu papel foi secundário, ele é que foi o criador!"
Gago Coutinho adaptou o sextante marítimo à navegação aérea, aperfeiçoando-o com um horizonte artificial, já que nos instáveis aviões da época era impraticável a utilização do horionte natural, como se fazia nos barcos.
Mas a criação de Gago Coutinho não se limitou a este "melhoramento" do sextante, já que o inovador sistema de navegação aérea envolvia outros aspectos de cálculo que o transformaram num sistema de navegação complexo, mas fiável e útil, que veio a ter produção industrial e larga utilização prática para o cálculo do posicionamento das aeronaves, até à utilização das emissões de rádio a partir de terra e, depois, de mecanismos cada vez mais complexos e sofisticados.

 

D.MARIA I


Posted by Picasa Filha primogénita de D. José I. Foi aclamada rainha em Maio de 1777.
Por sofrer de doença mental foi afastada dos negócios públicos em princípios de 1792, tendo o príncipe D. João tomado conta do governo em nome de sua mãe até 1799, ano em que passou a governar em seu próprio nome, com o título de Regente.
Nascida em 17 de Fevereiro de 1734, recebeu logo o título de "Princesa da Beira", passando com a ascensão ao trono do pai, em 1750, a ser chamada "Princesa do Brasil". Casou em 1760 com o seu tio D. Pedro de quem enviuvou.
A animosidade que sempre existiu entre os príncipes do Brasil e o marquês de Pombal e o desejo deste de ver D. Maria renunciar ao trono em favor de seu filho D. José, não permitiram à futura rainha que se familiarizasse com os assuntos políticos. No entanto sente-se que três preocupações absorveram o seu espírito desde os primeiros tempos do seu reinado: reparar as "ofensas" a Deus, moralizar a vida pública e governar em certos campos de uma forma mais progressiva.
Perdoou aos criminosos do Estado que lhe pareceram dignos desse acto. Aceitou o pedido de escusa do marquês de Pombal de todos os seus cargos mas manteve-lhe os seus honorários de secretário de Estado.
Quando D. Maria subiu ao trono era delicada a nossa posição em política internacional: guerra com a Espanha no Brasil; situação difícil perante o conflito entre a Inglaterra e as colónias americanas. Em relação ao primeiro problema, procurou desde logo a rainha um entendimento com a Espanha, o que deu origem aos Tratados de Santo Ildefonso, de Outubro de 1777, tratado preliminar de delimitação das zonas portuguesa e espanhola na América do Sul, e do Prado assinado em Março de 1778. A solução do segundo tornou-se mais difícil quando a França e a Espanha apoiaram as colónias revoltadas. Na impossibilidade de tomar partido aberto por qualquer dos beligerantes procurou obter a neutralidade, o que aconteceu em Julho de 1782, com a assinatura da convenção marítima com a Rússia, e a aceitação da Neutralidade Armada, não sem dificuldades que o governo português conseguiu vencer com certa diplomacia.
A actividade legislativa é notável, sobretudo no que diz respeito à gestão económica. Puseram-se restrições ao monopólio da Companhia do Vinho do Porto. Foi suprimida a Companhia do Grão-Pará e Maranhão; criada a Junta da Administração de todas as fábricas deste Reino e Águas Livres. Impulsionou novas manufacturas. Assinou um tratado de amizade, navegação e comércio com a Rússia. A exportação do vinho do Porto desenvolveu-se largamente.
Também no seu tempo se deu um impulso à cultura tendo-se procedido à criação de numerosas instituições, como: a Real Academia das Ciências de Lisboa, Aula Pública de Debucho e Desenho, no Porto, e a Aula Régia de Desenho de Lisboa. Fundou a Academia Real de Marinha e a Real Biblioteca Pública de Lisboa. Criou Hospitais no Brasil e na metrópole. Criou a lotaria para alargar os serviços da Misericórdia de Lisboa.
Uma das suas medidas mais importantes é a fundação da Real Casa Pia de Lisboa, obra de Pina Manique.

 

O SANTO DO DIA


Posted by Picasa Sete fundadores da Ordem dos Servitas
Na Europa começou no século XII e XIII a surgir uma burguesia que vivia totalmente contra o Evangelho causando assim um mal à sociedade.
Como resposta de Deus na Igreja foram surgindo grupos, como os fundadores que celebramos hoje, seguidores de São Francisco de Assis , São Domingos e outros que numa observância radical ao Evangelho estavam edificando a Igreja e o mundo.
Tudo começou quando um grupo se entregava em oração, cantos e propósitos de caridade diante de uma imagem de Nossa Senhora.
Até que sete nobres jovens dando um passo a mais, renunciaram as armas , cavalos e luxo e se consagraram a Deus numa vida de pobreza, humildade e caridade; era eles: Bonfílio Monaldi, Bonaiuto Manetti, Manetti delÁntella, Amadio Amidei, Ugoccio Ugoccioni, Sostenio de Sosteni e Aleixo Falconieri.
Estes Sete Santos entregaram-se de tal forma a uma vida de testemunho que atraíram tantos jovens que fundaram uma comunidade monástica , até se fundarem a Ordem dos Servos de Maria, ou Servitas.
Estes homens da paz, deram uma rica contribuição na renovação da Europa, já que todos foram santos ,tirando o jovem Aleixo ,todos santos sacerdotes.

 

TABAGISMO


Posted by Picasa O tabagismo é considerado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) a principal causa de morte evitável em todo o mundo.
A OMS estima que um terço da população mundial adulta, isto é, 1 bilhão e 200 milhões de pessoas (entre as quais 200 milhões de mulheres), sejam fumadores.
Pesquisas comprovam que aproximadamente 47% de toda a população masculina e 12% da população feminina no mundo fumam.
Enquanto nos países em desenvolvimento os fumadores constituem 48% da população masculina e 7% da população feminina, nos países desenvolvidos a participação das mulheres mais do que triplica: 42% dos homens e 24% das mulheres têm o hábito de fumar.
O total de mortes devido ao uso do tabaco atingiu a cifra de 4,9 milhões de mortes anuais, o que corresponde a mais de 10 mil mortes por dia.

Caso as actuais tendências de expansão do seu consumo sejam mantidas, esses números aumentarão para 10 milhões de mortes anuais por volta do ano 2030, sendo metade delas em indivíduos em idade produtiva (entre 35 e 69 anos).

 

MICHAEL JORDAN


Posted by Picasa Michael Jeffrey Jordan nasceu em 17 de fevereiro de 1963, no bairro do Brooklyn, Nova York, sob o signo de aquarius.
Têm 1,98 cm de altura e pesa 98 kg.
Por aclamação, é considerado o maior jogador de basquete de todos os tempos. Um atleta fenomenal com uma única combinação de graça, velocidade, força, talento artístico, habilidade e um desejo de competição insaciável, Jordan redefiniu o conceito de "superstar" da NBA.

Quando colocava a língua p/ fora e saltava em direcção ao cesto dificilmente era parado.
Ele foi eleito o MVP (melhor jogador da temporada da NBA) por 5 vezes, facto somente superado por Kareem Abdul Jabbar(6 vezes), e MVP das finais por 6 vezes, facto único na história da liga.
Sua maior pontuação num único jogo foi de 69 pontos, contra o Cleveland Cavaliers em 28 de março de 1990.
Um de seus recordes mais marcantes e uma das provas de sua superioridade no basquete, é sua média de pontos durante toda a carreira: 30,1 pontos em 15 temporadas.

quinta-feira, fevereiro 16, 2006

 

ALENTEJANANDO



Um alentejano, como a vida lhe corria mal, decidiu-se pelo suicídio.

Então, subiu à Ponte 25 de Abril e preparou-se para se atirar.
Quando olhou para baixo, viu um homem sem os dois braços, aos saltos a rir-se estonteantemente, e pensou:
"Eu sou um homem normal e vou-me matar.
Aquele sujeito sem os braços está todo feliz da vida.
Vou-lhe perguntar o que é que ele faz para ser feliz.
"Chegando lá abaixo:
- Ó amigo, eu sou um homem normal e vou-me matar, e você sem os dois braços está-se aí a rir?
- Você também se ria se tivesse a comichão que tenho nos tomates e não os pudesse coçar!!

 

IO-IO


Raúl tinha um ioio
que ioioiava todo o dia
quando o Raúl fazia ó-ó
o ioio adormecia

E quando o Raúl chorava
porque o ó-ó não vinha
o ioio embalava
para baixo e para cima

Raúl dormia e sonhava
e quando sonhava sorria
porque o io-io ioioiava
nos sonhos que Raúl via

 

MARIA DA FONTE


Posted by Picasa As leis cabralistas, principalmente as da saúde e as da décima de repartição, deixaram a população do reino em permanente efervescência.
Em cada dia que passa, a população não cessa de reclamar.
Mas é inútil.
As suas reivindicações continuavam por satisfazer.
Faziam-se então apelos à revolta.
« Povo! Meneia três vezes a cabeça, reflecte.
Não tens um pulso para a espada, um ombro onde encostes a espingarda, olhos para a pontaria, dedos para o gatilho?» O povo, por enquanto, barafusta. Agita-se. Move-se contra a lei da saúde. E a partir de Janeiro de 1846, no concelho da Póvoa de Lanhoso, começaram as desordens. (...) Os sinos das igrejas de Taíde, Oliveira e de outras freguesias das cercanias não pararam de tocar, «ora a defunto, ora a rebate, e eram mulheres que os tocavam.» «Parecia», diz um contemporâneo, «uma entremezada.»
De todos os lados, chamadas pelos sinos, chegavam mulheres alvoraçadas e em coro com as outras foram retirando «soltando impropérios contra os empregados da saúde, contra os emolumentos sanitários, dizendo que a igreja era sua, que os mortos não precisavam de pagar a médicos e cirurgiões para se enterrarem».
No dia seguinte foram presas quatro mulheres ( três de Fonte Arcada e uma da freguesia de Taíde), «havidas por cabeças de motim».

A de Taíde «foi logo tirada no caminho aos cabos por mulheres armadas e (...) as outras recolhidas na cadeia da Póvoa» (...)
Na vila, no Largo da Fonte, tinham as revoltosas o seu quartel-general: a Estalagem de Luísa Balaio - conhecida, desde há muito, por Maria da Fonte.

Na sociedade oitocentista portuguesa, aqueles espaços constituíam a atracção de múltiplos encontros. Eram lugares de paragens, acolhimentos, bebericares, lambiscos, paródias, negócios e confidências.
Cruzavam-se párocos, marchantes, almocreves, postilhões, boleeiros, ferradores, tamanqueiros, militares, fidalgos, palafreneiros, usurários e marginais.
Também lá, no costume do palratório, redobravam certamente as alusões à política e organizava-se opinião.
A Estalajadeira não ocultava a dela: reclamava, como as outras, o direito à religião antiga.
E era encarada como uma apoiante fervorosa.
Não foi à guerra, mas abasteceu e alojou as tropas: « Quando as revoltosas se dirigiam em numerosos concursos à vila tomavam para ponto de reunião a hospedaria da Maria da Fonte, e esta gostosamente lha franqueava, preparando-lhes, sem retribuição alguma, abundantes refeições.»
Tinha de estar forçosamente prevenida, e não se pode afiançar quem suportou as despesas: vagueiam entre a verdade e as ilusões, entre o dito e o não-dito.
Maria Luisa Balaio tinha relações estreitas e ocultas com a entrosagem da sarrafusca, estava inserida numa rede de cumplicidades, aquentava o vaivém do turbilhão.

Foi da sua locanda que saíram as revoltosas com o ânimo de libertarem as companheiras.
No meio de cantorias, «assaltaram a cadeia, cujas portas despedaçaram a machado, e tiram as presas, não anuindo porém às instâncias dos outros presos que queriam evadir-se.»
Quem sobressai nesta arremetida? Maria Angelina, que dá o sonho, a cor e a energia à insurreição.
Vestida de colete de lã e saiote encarnado, com duas pistolas metidas na larga faixa e carabina ao ombro, iluminou os talvegues, quebradas e cordilheiras.
A sua presença desafiou o século, e foi mais do que o símbolo da sublevação feminina.
Em pleno romantismo, foi título de jornal, inspirou escritores, jornalistas, poetas, dramaturgos, musicógrafos, pintores, caricaturistas e foi, por diversas vezes, litografada.
Ana Maria Esteves também saiu da obscuridade por estar à cabeça das atroadas e ter arrombado, com golpes de machado, as portas e o alçapão da cadeia.
Mas o verdadeiro herói está na rua: é o colectivo feminino.
As mulheres, em bandoria, deslizam em festas e brados. Nos ares ressoam os vivas à rainha, os vivas às mulheres, os morras aos Cabrais e as palavras de ordem do movimento: Leis novas abaixo, velhas acima!

 

IMAGEM DO DIA



Posted by Picasa

 

PAPA GREGÓRIO V


Posted by Picasa Nasceu na Saxônia.
Eleito em 3 de maio de 996, com apenas vinte e seis anos de idade, era homem honrado, letrado e piedoso.
Foi o primeiro Papa alemão.
Crescêncio nomeou o antipapa João XVI, que reinou quase um ano.
Gregório foi obrigado a refugiar-se em Pavia, onde convocou um sínodo e excomungou Crescêncio e João. Instituiu a comemoração dos defuntos.
Transladou para Santa Maria Nova, em Roma, o corpo de S. Lucila.
Realizou vários sínodos na Alemanha e em Roma, para reformar a Igreja e o clero.
Veio a falecer em 16 de fevereiro de 999, aos 29 anos de idade.

 

O SANTO DO DIA


Posted by Picasa Santo Onésimo
O Santo que hoje vem nos edificar com sua vida chama-se Onésimo; um escravo do homens que passou por intervenção da graça escravo fiel de Jesus Cristo.
O texto histórico que testemunha a santidade do Santo de hoje esta contida na Bíblia onde dele escreve São Paulo.
Santo Onésimo era escravo do rico Filêmon, e antes de conhecer Jesus fugiu da casa do senhor até encontrar-se em Roma com São Paulo que preso evangelizou o fugitivo.
Filêmon, sua esposa e filho, em certa ocasião foram atingidos por Jesus através de São Paulo, por isso ao enviar de volta Onésimo, agora convertido e na busca da santidade, São Paulo inspirado pelo Espírito Santo escreveu:"De bom grado comigo, a fim de que ele me sirva em teu lugar na prisão onde estou por causa do Evangelho; entretanto, nada quis fazer sem o teu consentimento, para que tal benefício não tenha ares de forçado, mas o provenha de tua livre...Portanto, se me consideras teu irmão na fé, recebe-o como a mim próprio".
A vida de Santo Onésimo nos aponta para o tratar com irmão os que sofrem da questão social quanto aos que são pequenos e oprimidos.
Santo Onésimo foi não só liberado por Filêmon, mas permaneceu no trabalho com São Paulo, até ser sagrado bispo pelo mesmo, e sofrer o martírio por apedrejamento em 109.

 

JÂNIO QUADROS


Posted by Picasa Jânio da Silva Quadros, político brasileiro nasceu em Campo Grande no dia 25 de Janeiro de 1917 e faleceu em São Paulo no dia 16 de Fevereiro de 1992.
Décimo sétimo presidente brasileiro, governando entre 31 de janeiro de 1961 e 25 de agosto de 1961 — data em que pediu a renúncia, alegando que "forças ocultas" o obrigavam a esse acto.
Formado em direito pela Universidade de São Paulo, antes de se tornar político Jânio Quadros deu aulas de língua portuguesa no Colégio Dante Alighieri; era tido como excelente professor.

Ademais, Jânio Quadros leccionou Direito Processual Penal na Faculdade de Direito da Universidade Mackenzie.
Entre 1948 e 1950 foi vereador em São Paulo, pelo Partido Democrata Cristão.

Na sequência exerceu mandatos de deputado estadual (1951-1953), prefeito de São Paulo (1953-1954), e governador de São Paulo (1955-1959).
No final de 1958 havia sido eleito deputado federal pelo estado do Paraná, mas não assumiu o mandato. Ao invés, preparou sua candidatura à presidência pela União Democrática Nacional (UDN).
Utilizou como mote da campanha o "varre, varre vassourinha, varre a corrupção", e também se dizia "homem do tostão contra o milhão".
Acabou sendo eleito presidente em outubro de 1960, para o mandato de 1961 a 1966, vencendo ao marechal Henrique Lott.
Porém não conseguiu eleger o candidato a vice-presidente de sua chapa, Milton Campos (naquela época era permitido votar em chapas diferentes para presidente e vice); quem se elegeu para vice-presidente foi João Goulart, do Partido Trabalhista Brasileiro.
Quando eles dois foram eleitos, eles ficaram conhecidos como Chapa Jan-Jan.
Assumiu a presidência (pela primeira vez a posse se realizava em Brasília) no dia
31 de Janeiro de 1961, e logo começou a ter atitudes estranhas.
Comunicava-se com ministros e acessores por meio de bilhetes. Entre suas medidas mais estranhas podem ser citadas a proibição do biquíni nos concursos de miss, a proibição das brigas de galo e a tentativa de regulamentar o carteado.
Tentando aproximar-se do bloco comunista, Jânio condecorou com a Ordem do Cruzeiro do Sul a Ernesto Che Guevara, o guerrilheiro argentino que tomara parte na revolução cubana e era então ministro daquele país.
Claro que essa Política Externa Independente, inaugurada no governo de Jânio Quadros, era mal vista pelos Estados Unidos da América e pela direita nacional, em especial por alguns políticos da UDN, que tanto apoiara Jânio Quadros na eleição.
Por outro lado as impopulares medidas internas que visavam recuperar a economia (e que incluíam repressão a movimentos populares que se lhe opunham), fragilizada durante o governo JK, desagradavam à esquerda.

Sua política de austeridade, baseada principalmente no congelamento de salários, restrição ao crédito e combate à especulação, desagradava a todos. Jânio ficou assim sem qualquer sustenção.
Carlos Lacerda, governador do estado da Guanabara, mais uma vez se colocava como porta-voz da campanha contra o presidente (como havia feito com relação a Getúlio Vargas).

Em um discurso no dia 24 de Agosto de 1961 Lacerda denunciou um suposto plano de Jânio para dar um golpe.
No dia 25 de Agosto, Jânio Quadros anunciou sua renúncia, prontamente aceita pelo Congresso Nacional.
Parecia estar interesssado em concorrer à Presidência em 1989, mas, por causa da saúde precária, do falecimento de sua mulher e da ascensão política de Fernando Collor - cujas práticas políticas eram muito semelhantes às suas - acabou por afastar-se da política.

Faleceu em São Paulo no dia 16 de Fevereiro de 1992.

 

D.AFONSO III


Posted by Picasa Quinto rei de Portugal. Segundo filho de D. Afonso II.
A incapacidade política levou à intervenção da Santa Sé, tendo o papa Inocêncio IV ordenado a todos os vassalos que obedecessem ao infante.

Este chegou a França, onde vivia, em 1246 a foi aclamado rei em 1248.
Realiza-se no seu reinado a conquista definitiva do Algarve.

As discórdias com Castela quanto ao domínio algarvio só findaram com o tratado de Badajoz em 1267 no qual ficou estipulado que o Guadiana, desde a confluência com o Caia até ao mar constituiria a fronteira luso-castelhana.
D. Afonso III foi notável administrador, fundou povoações restaurou, repovoou a cultivou lugares arruinados e concedeu numerosos forais.
Reuniu as Cortes em Leiria em 1254, as primeiras em que participaram representantes dos concelhos. Em 1261, nas Cortes de Coimbra foi-lhe reconhecido o direito de cunhar moeda fraca.
Também procedeu a inquirições que revelaram muitos abusos praticados pelas classes privilegiadas, tendo promulgado várias leis tendentes a reprimi-los.
D. Afonso III, nasceu em Coimbra a 5 de Maio de 1210, e morreu em Coimbra a 16 de Fevereiro de 1279.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

FREE hit counter and Internet traffic statistics from freestats.com