sábado, março 04, 2006

 

ALENTEJANANDO



O compadre Jaquim e a mulher a Ti Zefa estavam na cama a conversar quando a mulher diz, bocejando:
- Vou dormir, dorme bem!
- Já vais dormir!! Agora que ia abusar de ti... - lamenta-se o ti Jaquim.
- Abusa, abusa - diz ela, já desperta.
-Atão tá bem ! Vai-me buscar um queijinho e uma sagres preta!??!!

 

IMAGEM DO DIA


Posted by Picasa Fevereiro comprido ! ! !

 

SALADINO


Posted by Picasa Saladino em árabe, Salah al-Din Yusuf; صلاه الدين يوسف ابن ايوب, foi o sultão do Egipto, Síria e Palestina e chefe militar que liderou os muçulmanos contra os cristãos durante as últimas cruzadas, e acabou reconquistando os territórios perdidos, tendo-se tornado uma lenda tanto entre os muçulmanos como no ocidente.
Saladino era de origem curda.

Nasceu em Tikrit, que hoje pertence ao Iraque, em 1138, e morreu em Damasco, hoje capital da Síria, no dia 4 de Março de 1193.
Foi o responsável por restaurar o sunismo no Egipto.
Saladino distinguiu-se pela primeira vez nas campanhas do Egipto, sendo nomeado vizir.

Sultão do Egipto a partir de 1175, Saladino sucedeu a Atabeg de Mosul, em nome de quem partiu à conquista do Egipto. Unificou o Egipto (1164-1174), a Síria (1174-1187) e a Mesopotâmia, tornando-se um poderoso dirigente. Doutrinou zelosamente seu povo a encarar a luta contra a cristandade como uma guerra santa e fundou colégios para o ensino da religião islâmica.
Armando ciladas, os seus exércitos, depois de esmagar os cristãos em Tiberíades, destruiram uma poderosa força cruzada na Batalha de Hattin, em 4 de julho de 1187, vitória essa que o levou a alcançar seu maior sucesso: a Tomada de Jerusalém, em 2 de outubro de 1187, pondo fim à ocupação cristã dessa cidade.

Em consequência dessa derrota, o Papa Gregório VIII abençoou a Terceira Cruzada, que partiu em 1191, em direção à Palestina, com a missão de reconquistar a Terra Santa.


 

PAPA PELÁGIO I


Posted by Picasa Era filho do governador de um distrito de Roma.
Eleito em 16 de abril de 556, havia se aliado a Vigílio na expulsão do Papa Silvério.
Chegou ao pontificado graças à influência de Justiniano, uma vez que a Itália era uma província do Império Bizantino.
Acusado de ter traído Silvério e Vigílio, jurou na basílica de São Pedro nada ter contra a morte desses Papas. Permaneceu fiel a aos princípios de ordotoxia católica, mandou construir a Igreja dos Santos Apóstolos em Roma. Distribuiu seus bens entre os pobres, quando Roma foi assolada pela fome.
Morreu em 4 de março de 561.

 

PAUL MAURIAT


Posted by Picasa Paul Mauriat nascido a 4 de março de 1925 em Marselha, França é um famoso orquestrador, especializado em música clássica.
Seu trabalho mais famoso é de 1968: "L'Amour est bleu" ("Love is Blue"), originalmente gravado por Andre Popp.
Mauriat cresceu em Paris e, depois, liderou sua própria banda durante a Segunda Guerra Mundial.

Na década de 50, nos tours, era acompanhado por Charles Aznavour.
Ele se retirou da profissão em 1998, num último show em Osaka, Japão.

Mas a orquestra ainda faz shows pelo mundo, e inclusive fez duas viagens para a China.
Entre seus maiores sucessos , os mais conhecidos são "L'Amour est bleu", "El Bimbo" e "Penelope".
Em 2002 o escritor e perito na vida do maestro, Serge Elhaik lançou uma biografia autorizada escrita em francês, que se chama "Une vie en Bleu".

Esta biografia contém valiosas informações sobre a discografia de Mauriat e muitas fotos dele e de sua orquestra.

 

O SANTO DO DIA


Posted by Picasa São Casimiro
O Santo que comemoramos hoje foi proclamado padroeiro da juventude Lituânia chama-se Casimiro que significa Grande no comandar.
O seu nome tornou-se profecia ao passo que foi comandando todo o seu pensar, falar e agir para Cristo, isto no Espírito Santo.
Casimiro era filho do rei da Polônia, nasceu com o título de grão-duque da Lituânia, sua terra natal, em 1458.
De família real e Católica, Casimiro podia se envolver em perigos políticos por isso renunciou o direito ao trono, acolheu a voz do Papa sobre a situação; livremente optou pelo celibato e com a ajuda da mãe e rainha começou a receber forte educação espiritual do cônego de Cracóvia.
São Casimiro com dezessete anos e debilitado pelo excesso de penitência começou a ajudar o pai no governo da Lituânia, usando sempre da força da oração, prudência e tudo permeado pelo seu amor profundo ao Santíssimo Sacramento e a Nossa Senhora.
Admirado pelos súditos e amado pelo povo foi vítima de tuberculose , a qual foi a causa do Santo príncipe Casimiro em 1484.

 

GABRIEL, O PENSADOR


Posted by Picasa Gabriel, O Pensador, pseudónimo de Gabriel Contino, nasceu dia 4 de março de 1974, no Rio de Janeiro, Brasil e é cantor e compositor brasileiro de hip-hop.
Quando se fala em música Rap, a última coisa que poderíamos imaginar seria num artista branco, de classe média alta e filho de jornalista.

Entretanto, assim é Gabriel Pensador.
Apesar de suas letras de cunho social e político, misturou bom humor e levadas Pop em seu som, sendo aclamado pelo público e discriminado por alguns outros “rimadores”.
Começou a compor em 1992, quando o Brasil passava por diversas crises internas, capitaneadas por Fernando Collor.

Desse cenário, não poderia surgir outra canção se não “Tô Feliz, Matei o Presidente”.
Já de contracto com uma grande gravadora, estréia com um álbum auto-intitulado, de onde se destacaram “Lôraburra” e “Retrato de Um Playboy”.
Os adolescentes se identificaram de imediato com as letras de Gabriel e logo ele já um dos cantores mais tocados.
“Ainda É Só o Começo”, veio denunciando o descaso com a educação no nosso país. “Estudo Errado” fez grande sucesso, além de “FDP ao Cubo” e “Rabo de saia”, que também entraram na programação das FMs.
Mas o maior sucesso da carreira do artista foi com o lançamento de Quebra-cabeça”.

Apostando mais no Pop e impulsionado pelos ‘hits’ “2345meia78”, “Cachimbo da Paz” e “Festa da Música”, o disco ultrapassou 1 milhão de unidades vendidas.
“Nádegas a Declarar”, foi lançado em 1999 e apesar de “To Vazando” e “Astronauta”, feita em parceria com Lulu Santos, não conseguiu manter a média do anterior.

Após ficar dois anos em silêncio, Gabriel voltou a disparar sua metralhadora verbal com “Seja Você Mesmo, Mas Não Seja Sempre o Mesmo”.
Um ano mais tarde, com o objectivo de fazer uma compilação de seus maiores sucessos da carreira, o artista aceitou o desafio e gravou o “MTV Ao Vivo – Gabriel o Pensador”.
Com esse trabalho, Gabriel provou que ainda tem muita rima pra cantar, seja no Rap ou no Pop.
O sétimo disco da carreira do cantor foi lançado, em 2005.

Baptizado de “Cavaleiro Andante”, Gabriel O Pensador utiliza trechos da música “Pais e Filhos”, do Legião Urbana, na inéita “Palavras Repetidas”.
O material conta ainda com faixas como “Tempestade”, “Tudo na Mente” e “Sem Neurose.

 

JIM CLARK


Posted by Picasa Jim Clark ou Jimmy Clark nascido a 4 de Março de 1936 e falecido em 7 de Abril de 1968 foi um piloto de Fórmula 1, ainda é reconhecido como um dos maiores pilotos de todos os tempos e um dos mais talentosos.
Seu nome era James Clark Jr. vindo de uma família de fazendeiros em Kilmany, Escócia, sendo o filho mais novo e o único menino.
Sua carreira na Fórmula 1 foi com a equipe Lotus, para quem pilotou de 1960 a 1968. O maior sucesso foi em 1963 com o Lotus 25, com Clark pilotando, venceu sete de dez corridas e ganhou o primeiro título mundial para a Lotus. ~

Em 1965 ele ganhou novamente o campeonato. Aquele ano ele também ganhou a Indianápolis 500. Ele precisou não disputar o prestigiado Grande Prêmio de Mônaco para competir na Indy, mas fez história guiando o primeiro carro de tracção traseira a vencer a corrida.
No ano seguinte a Lotus não estava competitiva sob a nova regra de motores de 3 litros.

Eles começaram a temporada com um motor de 2 litros Coventry-Climax, no Lotus 33.
Mais tarde durante a temporada, o Lotus-BRM 43 usou um complicado motor BRM H16 (essencialmente 2 motores V8 de 1,5 litros combinados).
A temporada de 1967 viu Clark e a Lotus usarem três carros e motores completamente diferentes. O Lotus-BRM foi usado e falhou, na primeira corrida na África do Sul.

Clark usou um antigo Lotus 33 para Mônaco (sua última corrida), mas abandonou devido a problemas na suspensão.
Então a Lotus associou-se com a Ford e Cosworth.
O Cosworth DFV se tornou o mais bem sucedido motor na história da Fórmula 1. O Lotus-Cosworth 49 venceu a primeira corrida em que participou no Grande Prêmio da Holanda.
Em 7 de Abril de 1968 durante uma corrida da Fórmula 2 em Hockenheim, Alemanha, Jim Clark morreu quando seu carro saiu de curso e bateu em algumas árvores. A causa do acidente nunca foi definitivamente identificada, mas investigadores concluíram que um pneu traseiro vazio foi a causa mais provável.

Sua morte foi grande golpe para a equipe e para a Fórmula 1.
Ele foi o melhor piloto no melhor carro e permaneceu inseparável da Lotus nos seus primeiros anos.

 

VIVALDI


Posted by Picasa Antonio Lucio Vivaldi nasceu em 4 de março de 1678 em Veneza, Itália. Na verdade, como nesta época não existia uma Itália unificada, a cidade e sua região formavam uma república independente - a Serenissima Reppublica. Era um ducado próspero e influente, muito ligado às artes: eram venezianos Monteverdi, Tiepolo, Tintoretto, Canaletto, Zeno, Albinoni... e Vivaldi, claro, que iria se tornar um dos mais célebres.
Antonio sempre teve uma saúde frágil. Consta que já correra risco de vida logo ao primeiro dia, tanto que seu baptizado ocorreu apressadamente, poucos instantes após o parto.

O pai, Giovanni Battista, era barbeiro, fabricante de perucas e também tocava violino, o que lhe valia um posto na Capela Ducal de São Marcos.
Os Vivaldi eram conhecidos na cidade pelo apelido de "Rossi", isto é, os vermelhos.

Isso se devia ao facto de que a maior parte dos membros da família eram ruivos.
Na época, ter os cabelos vermelhos era um tanto raro; os ruivos despertavam a atenção de todos e não eram muito bem vistos.
Antonio demonstrava vocação musical desde pequeno.

Foi educado pelo pai, que o iniciou ao violino; seus progressos foram tão evidentes que logo entrou como "extra" na Capela Ducal.
Ao mesmo tempo, seu pai o encaminhava ao sacerdócio.
Giovanni planejava a carreira do filho com exactidão:
sendo padre, Antonio teria todas as garantias e a protecção da Igreja, e ainda assim teria trânsito livre no meio musical de Veneza.
Não foi diferente. Antonio recebeu a tonsura em 1693, quando tinha 15 anos, e foi ordenado dez anos depois.

Exatamente no mesmo ano, o já Prete Rosso - Padre Ruivo - assumia o cargo de professor de violino no Ospedale della Pietà, instituição religiosa que fornecia abrigo e formação musical a meninas carentes.
Mas Vivaldi não rezaria missa por muito tempo.

Aliás, cumpriria suas funções regulares por cerca de um ano. Depois, nunca mais.
Há alguma lendas em torno deste facto. Uma delas conta que ele sairia correndo, em meio de uma missa, para anotar uma melodia que lhe ocorrera.
Por essa história inusitada, Vivaldi seria afastado das funções sacerdotais pelo Tribunal da Inquisição.
Porém, ele mesmo explicaria seu problema, já no final da vida:
Há vinte e cinco anos não celebro missa e não mais o farei, não por ordem ou proibição de meus superiores, mas de minha espontânea vontade, devido a uma doença congênita que me deixa com a sensação de falta de ar.

Assim que me ordenei padre, rezei a missa durante pouco mais de um ano e por três vezes tive que abandonar o altar sem terminar a cerimônia, por causa desse mesmo mal.
Qual seria este misterioso mal?

Vivaldi o chamava de stretezza di petto - estreiteza de peito. Asma.
É certo que sua saúde era frágil desde o nascimento, mas como o doente padre que não conseguia manter-se vinte minutos no altar pôde construir uma obra tão vasta, e ainda dar aulas, reger, ser virtuose e coordenar seus negócios, sem parar um instante?
Ainda é um mistério.
Acometido de mal misterioso ou não, Vivaldi tornou-se director do Ospedale em 1705.

Era um grande posto, apesar de mal pago. Tinha à sua disposição uma boa orquestra, coro e solistas, que, permanentemente e sem limitações de espécie alguma, lhe permitiam a execução de suas obras e toda a sorte de experiências musicais.
Existiam quatro ospedali semelhantes em Veneza, todos famosos por sua música - segundo Jean-Jacques Rousseau, "muito superior à das óperas, sem paralelo na Itália".

A Pietà era a mais respeitada delas, e seus concertos eram freqüentados pelas pessoas mais influentes da época, inclusive reis e rainhas.
Vivaldi, portanto, começou a entrar em contacto constante com a nobreza. E iniciou sua fama internacional, fazendo viagens e publicando suas obras.
Além do Ospedale, Vivaldi se dedicou à ópera. Começou no teatro não apenas como compositor, mas como empresário, em 1713, quando sua primeira ópera, Ottone in Villa, foi encenada em Vicenza.

Mas seu nome ficaria ligado ao Teatro Santo Ângelo, de Veneza, onde seria o principal organizador - mais modernamente, diríamos "agitador cultural".
Como empresário de ópera, Vivaldi teria uma vida das mais atribuladas. O Padre Ruivo não parava: contratava e dispensava, resolvia atritos entre cantores, solucionava problemas financeiros, ensaiava, montava turnês... e sua stretezza di petto? Parece que a doença não era empecilho.

 

INFANTE D. HENRIQUE


Posted by Picasa Obcecado pelo mar, até ao fim da vida, desempenhou um relevante papel na expansão ultramarina portuguesa.
E, apesar das sombras que por vezes escurecem a sua existência, como mentor dos Descobrimentos, é considerado um dos grandes heróis da História de Portugal.
Filho de D. Filipa de Lencastre e de D. João I, veio ao mundo a 4 de Março de 1394, no Porto.
Os seus irmãos, D. Duarte, D. Pedro, D. Fernando e D. João formam, consigo, a "Ínclita Geração".Era vagaroso e lento de maneiras e muito fleumático, à maneira inglesa, mas aos 21 anos, em África, na conquista de Ceuta (1415), foi valente e desenvolto como um guerreiro luso.
Defendeu essa empresa com todo o ardor e entusiasmo.
Seu pai, indeciso, depois de ouvir-lhe a opinião, acabou por se decidir, dizendo-lhe: "Filho digno e merecedor do meu afecto, nascido do meu espírito e do meu sangue, a tua opinião merece ser louvada e louvo-a eu, aprovando a empresa."
Não cabia no seu coração o alvoroço de tanta alegria. Agradeceu e beijou a mão do pai. Num total de cinquenta mil homens, a Armada seguiu para sul, ao longo da costa de Portugal.
Aguardava o raiar da alvorada para atacar.
Os mouros ofereceram tenaz resistência. A cidade foi finalmente tomada. A vitória estava completa e as tropas encheram-se de tesouros.
No domingo de manhã celebrou-se missa pela primeira vez na mesquita já purificada.
Ele e os irmãos foram armados cavaleiros pelo pai.
Mal podiam adivinhar que a conquista de Ceuta viria a ser um marco importante na História da Europa e do Mundo.
Em jovem nunca desdenhou o galanteio, perseguindo e beliscando damas mas, no entanto, não chegou a casar.
Católico convicto, crente quanto baste, cruzado piedoso, empenhou a vida, alguns sonhos e muitas aventuras a impulsionar navegadores na descoberta de outras terras.
Foi nos penhascos de Sagres que se instalou e aprendeu os mistérios do mar.
A Índia ocupava o centro da sua esfera de projectos. Pretendia romper a lenda tenebrosa do Cabo Não, navegando ao longo da costa africana até achar a passagem do extremo sul do desconhecido continente, da Costa de África para o Oriente, e fazer a ligação marítima para a Índia.Foi nesse promontório de Sagres que mandou edificar o primeiro observatório astronómico, o primeiro conhecido na Europa, sendo tão grande a fama deste centro marítimo que Veneza mandou emissários a Portugal para negociarem a sua compra.
Sob a sua orientação novos mundos foram descobertos, como os arquipélagos da Madeira, dos Açores e de Cabo Verde, a costa ocidental africana, após Gil Eanes, em 1434, ter gloriosamente dobrado o Cabo Bojador, onde, segundo se dizia, o mar era tão bravo que nenhuma nau poderia resistir.
Em 13 de Novembro de 1460, um mês depois de fazer o seu testamento, morreu, com 66 anos de idade, afastado da corte, ausente de amigos e nos braços da solidão.
Sepultado em Santa Maria de Lagos, foi trasladado para o Mosteiro da Batalha, para a capela do Fundador.
Na fachada do sarcófago foi esculpida a sua esfinge. Ao longo do friso lê-se a divisa que sempre fez questão de cumprir: "Talent de bien faire" (Vontade de bem-fazer).
Juntamente com Nuno Álvares Pereira e Camões, é considerado um dos maiores construtores dos sentimentos da Nacionalidade.

 

CRISTOVÃO COLOMBO


Posted by Picasa Cristóvão Colombo nasceu no ano de 1451 em Valladolid, e faleceu no dia 20 de Maio de 1506, navegador e explorador que alcançou a América em 12 de Outubro de 1492 sob as ordens dos Reis Católicos de Espanha.
Crendo que a terra era uma esfera relativamente pequena, empreendeu a sua viagem através do Oceano Atlântico com o objectivo de atingir a Índia, tendo na realidade descoberto as ilhas das Caraíbas e, mais tarde, as costas do Golfo do México na América Central.
A naturalidade de Colombo é incerta e as suas origens permanecem envoltas em enigma sem que surjam documentos decisivos.

A partir de finais do séc. XIX, e do centenário de 1892, foi considerado natural de Génova.
Actualmente, historiadores diversos levantam a hipótese de ele ser português, catalão, basco, galego e mesmo grego, e quase certamente de ascendência judaica.
Conhecia as línguas antigas e o hebraico; não escrevia italiano, mas sim uma forma aportuguesada de espanhol.
Mantinha um diário em latim e outro em grego.

Colombo é uma forma latinizada do seu apelido.
Na sua assinatura hierática lê-se Xpo ferens ("portador de Cristo") além de siglas que originaram interpretações variadas, mais convencionais ou mais esotéricas.
Depois de descobrir a América veio para Lisboa para se casar e onde chegou no dia 4 de Março de1493.

 

TUNNING ONLINE


Tuning em inglês significa algo como "ajuste fino" ou "especialização".
Tuning então é a arte de se ajustar ou personalizar veículos para torná-los mais seguros, bonitos ou com a cara do dono.
O Tuning nunca foi tão difundido como agora.

Antes considerado como actividade de excêntricos ou "playboys", agora o tuning é uma mania que tomou conta de todo o mundo.
Encontrar equipamentos para tuning era actividade que tomava tempo e muitas vezes frustante (porque a oferta de acessórios para tuning era pouca).

Agora, encontrar desde o mais simples adesivo até peças de motor inteiras cromadas é muito fácil -- dá pra deixar a carroça equipada até comprando peças para tuning sem sair de casa!
Há várias marcas famosas a oferecer acessórios tuning de qualidade e a toda a prova.

Também há do que melhor existe em termos de design tuning para equipar o interior da sua "viatura".
Encontra a linha completa para equipar seu carro clicando no link:
http://www.ishop21.com.br
Portanto, aproveite as oportunidade! Entre para a turma de Velozes e Furiosos equipando o possante por aí, porque agora tuning é Tuning Online.

sexta-feira, março 03, 2006

 

ALENTEJANANDO




O compadre Jaquim numa viagem a Lisboa vai a uma pensão de 3ª categoria e pergunta o preço dos quartos.

- Temos duas variedades - diz o recepcionista

- a primeira custa 1000$00 por noite e fazemos-lhe a cama, na segunda, paga apenas 250$00, mas tem de ser o senhor a fazê-la.

- Olhe, pela diferença de preços, eu opto pela segunda, não me importo de fazer a cama.

- Como queira! MARIA, traz as tábuas e os pregos.


 

A AGUA


Posted by Picasa A água faz parte da História do nosso planeta, sendo o elemento que assegura a vitalidade tanto do próprio planeta como de todos os seres vivos. A Terra, chamada o ‘Planeta Azul’, é composta por 75% de água.
No entanto, quase toda essa água é salgada, sendo que a percentagem de água potável é muito reduzida.
Portanto, desde cedo o Homem se vem especializando na busca de água própria para consumo.!
Nas sociedades primitivas, as populações procuravam estabelecer-se junto aos rios em busca de água, alimentos e defesas naturais.
Nessa altura já se obtinha habitualmente água doce a partir de poços, utilizando-se um balde.! Aristóteles estudou e descreveu o processo de obter água doce a partir de água salgada por destilação (ebulição e subsequente condensação), ideia trazida pelos Mouros para a Europa Ocidental 1400 anos depois.
Os sistemas públicos de abastecimento de água nasceram no século III a.C. em Roma, Grécia, Cartago e Egipto, satisfazendo assim as necessidades das populações urbanas.!
Com a Revolução Industrial, o Homem passou a dispor de materiais, equipamentos e técnicas que lhe permitiram construir sistemas mais eficazes para a captação, transporte e distribuição da água.!
A partir do séc. XVIII, com a descoberta do cloro e a sua aplicação posterior no tratamento e desinfecção da água, entrou-se numa nova era do abastecimento de água para consumo público. A água foi, pela primeira vez, desinfectada com cloro em 1896, na costa italiana do Adriático, como medida de protecção das doenças.!
O consumo de água tem vindo a aumentar significativamente – estima-se que na Roma Antiga havia um consumo "per capita" de apenas 20 litros por dia.
Nos países desenvolvidos de hoje, esse consumo pode chegar, em média, a 800 litros/dia por habitante.
Facto que contribui para este aumento vertiginoso foi o aparecimento das indústrias de engarrafamento, no século XIX. !
Características!!

A água é composta por dois elementos químicos: Hidrogénio e Oxigénio, representados pela fórmula H 2O.
Como substância, a água pura é incolor, não tem sabor nem cheiro.!
A água é a bebida mais pura e saudável que existe.
Devido à sua preciosidade, está a tornar-se um bem cada vez mais raro.
A água não serve só para matar a sede.
Ela contém nutrientes e intervém em diversas funções desempenhadas pelo organismo humano como a regulação da temperatura, a produção de secreções digestivas ou a limpeza de impurezas indesejáveis. !
Processo de Captação!!

A água é um produto totalmente natural, sendo que o seu “fabrico” é feito pela natureza.
A intervenção humana faz-se ao nível do tratamento – controlo de qualidade e limpeza – bem como do engarrafamento.!
No que respeita aos tipos de água, deve fazer-se a distinção entre águas minerais naturais e águas de nascente.
Esta distinção resulta das primeiras se integrarem no domínio público do Estado, oferecerem uma composição estável do ponto de vista físico-químico e possuírem propriedades terapêuticas ou simplesmente efeitos favoráveis à saúde.
Já as águas de nascente, são objecto de propriedade privada e apenas têm de ser, na origem, águas próprias para beber.
Não contém propriedades medicinais ou terapêuticas.! Ambas as categorias devem ser bacteriologicamente próprias na origem, sendo apenas autorizados os tratamentos físicos como a filtragem, a decantação e a oxigenação (é permitida ainda a adição de gás carbónico).!
Quando a água acumulada no subterrâneo sofre pressão de um novo volume de água, ela sobe para a superfície e surge em locais específicos.
A partir daí, cabe ao Homem intervir – extrai-la, proceder ao seu tratamento, engarrafamento e comercialização!
Água e Saúde!!

O organismo humano expele, diariamente, enormes quantidades de água (entre 2 a 3 litros), seja pela transpiração, pela respiração ou pela urina.
Daí que seja aconselhável que as pessoas não esperem pelo sinal de sede do corpo para ingerir água, mas sim que se mantenham hidratadas o máximo possível, tomando de 8 a 10 copos de água por dia.
Assim evita-se o perigo de desidratação que, em excesso, pode levar à morte.!
Uma pessoa com peso e saúde normal pode viver até 30 dias sem comida.
Contudo, essa mesma pessoa poderá morrer em 72 horas caso não possa beber água.!
Sendo o mais importante elemento à vida do ser humano, é sempre recomendável o seu consumo. No entanto, devida à crescente escassez de água potável e também das possibilidades de contaminação a que a água está sujeita, recomenda-se algum cuidado no consumo de água embalada, especialmente ao nível do armazenamento e conservação desta.!
Embora a mineralização total de uma água não apresente em si inconveniente para a saúde do consumidor, para uso frequente é recomendável beber águas pouco mineralizadas.!
Conselhos!!

Pode pensar-se que, dada a abundância de água na Terra, podemos estar descansados pois esta nunca se esgotará.
Isto é totalmente falso.
-97% são águas salgadas e, portanto, não potáveis;
-2% são águas doces;
-0,99% são águas doces subterrâneas e na forma de vapor, portanto não disponíveis para uso imediato.
Feitas as contas, apenas restam 0,01% de água doce disponível e nem toda é boa para o consumo humano porque grande parte já está poluída!!
Quer-se com isto dizer que o consumo de água deve ser feito de forma racional, para não comprometer o futuro
– tanto da espécie humana, como do Planeta.!

 

D.JOÃO II


Posted by Picasa Filho de D. Afonso V, nasceu no dia 3 de Março de 1455 e subiu ao trono em 1481, sendo certo que exercia já há alguns anos o poder de facto.
Com efeito, as frequentes ausências do reino, por parte de D. Afonso V, põem-lhe nas mãos o governo do país.
Desde 1474 que dirigia a política atlântica, devendo-se à sua visão de governante, apesar de não ter ainda vinte anos, a instituição do mare clausum, princípio que estabelecia que o domínio dos mares estava ligado ao seu descobrimento.

Na linha dessa política surge o tratado de Toledo de 1480, em que D. João II aceitando a partilha das terras do Atlântico pelo paralelo das Canárias, afasta a concorrência da Espanha em África e protege a mais tarde chamada rota do Cabo.
Durante o seu reinado toda a costa ocidental da África foi navegada, dobrou-se o Cabo da Boa Esperança e preparou-se por terra com as viagens de Pêro da Covilhã e Afonso de Paiva, a viagem de Vasco da Gama à índia, a que o monarca já não assistiria.
Em 1494, assina-se o tratado de Tordesilhas, dividindo-se a terra em duas zonas de influência, a atribuir a Portugal e à Espanha.
Dentro da zona de influência portuguesa ficava o Brasil, o que permite supor que o monarca tinha conhecimento da existência dessas terras.
No plano interno, a acção de João II orientou-se no sentido da centralização e fortalecimento do poder real, tendo reprimido duramente as conjuras dos nobres e abatido o poder das grandes casas do reino.

De 1481 a 1485, são mortos ou presos D. Fernando, duque de Bragança, D. Diogo, duque de Viseu, D. Gutierres Coutinho, D. Pedro de Ataíde, Isaac Abravanel, D. Afonso, conde de Faro, D. Fernão da Silveira, Diogo Lourenço, Afonso Vaz, D. Álvaro, filho do duque de Bragança, Aires Pinto, bacharel João Afonso e José Abravanel.
Tinha em grande conta a opinião dos povos, mas o seu conceito da autoridade real leva-o a só reunir cortes quatro vezes, durante o seu reinado. Quanto às relações externas, a sua actividade foi no sentido de criar laços de concórdia com os vários reinos, talvez com o intuito de se libertar de problemas que pusessem em dificuldades a política de expansão ultramarina.
Alimentou o sonho de uma futura «monarquia ibérica», tendo conseguido contratar o casamento de seu filho D. Afonso com a primogénita dos Reis Católicos.
A morte do infante veio, no entanto, deitar por terra estes planos.
Manteve uma actividade diplomática intensa com vários países europeus, sendo de destacar a embaixada de Vasco de Lucena, enviada a Roma em 1485.
A última fase do reinado de D. João II está marcada pelo problema da sucessão do trono.

Com a morte do infante D. Afonso, procura o rei habilitar ao trono o bastardo D. Jorge.
No seu testamento, todavia, nomeia seu sucessor D. Manuel, irmão da rainha.
Morre no Algarve em 1495, aceitando alguns historiadores a hipótese de ter sido envenenado.

Ficha genealógica:
D. João II nasceu em Lisboa, a 3 de Março de 1455 e faleceu em Alvor, a 25 de Outubro de 1495; enterrado na sé de Silves e transladado em 1499 para o Mosteiro da Batalha.
Casou em Janeiro de 1471 com sua prima co‑irmã D. Leonor, que nasceu em Beja, a 2 de Maio de 1458, tendo morrido em Lisboa, a 17 de Novembro de 1525, sendo sepultada no Mosteiro da Madre de Deus, em Xabregas, filha do infante D. Fernando, duque de Viseu, e de sua mulher D. Beatriz. Deste consórcio nasceu:

 

IMAGEM DO DIA


Posted by PicasaCLIQUE PARA AUMENTAR

 

MARGUERITE DURAS


Posted by Picasa Marguerite Donnadieu, também conhecida como Marguerite Duras nascida a 4 de abril de 1914 na Indochina Francesa, hoje Vietnam, e falecida no dia 3 de Março de 1996, foi uma escritora e directora de filmes.
Ela nasceu em Gia Dinh, antiga
Indochina Francesa e actual Vietnam, e foi para a França, terra de seus pais, estudar Direito.
Lá, tornou-se escritora.
Decidiu mudar o apelido/sobrenome Donnadieu por Duras, nome de uma vila do departamento francês de Lot-et-Garonne onde se situava a casa de seu pai.É autora de diversas peças de teatro, novelas, filmes e narrativas curtas.
Seu trablho foi associado com o movimento chamado nouveau roman (novo romance) e com o existencialismo.
Entre algumas de suas obras estão O Amante, A Dor, O Amante da China do Norte e O Deslumbramento.
Morreu no dia 3 de Março de 1996 aos 81 anos de idade de e foi sepultada no cemitério de Montparnasse.

 

O SANTO DO DIA


Posted by Picasa Quarenta Mártires de Sebaste
Hoje estamos lembramos o testemunho dos quarenta Mártires que deram tão grande testemunho de fé e coragem que Santo Éfrem expressou-se quanto a eles: "Que desculpa poderemos apresentar ao tribunal de Deus, nós, que , livres de perseguição e torturas, deixamos de amar a Deus e trabalhar na salvação de nossas almas?"
Chegou até nós o testemunho da ousadia destes homens que no século IV foram impelidos pelo imperador Licínio a um juramento de fidelidade para todos os soldados que consistia em sacrificar aos ídolos protectores do Império.
Diante da injusta ordem das autoridades, quarenta cristãos pertencentes a guarda do Império recusaram a direcção e foram sinceros ao dizerem: "Até ao presente combatemos e vencemos ao serviço dum senhor mortal como nós; agora queremos lutar e vencer sob a bandeira de Cristo, que é o Deus verdadeiro a quem devemos obediência e adoração!" ~
Desta forma venceram e ganharam o direito da coroa imperecível, já que irredutíveis foram torturados e depois de receberem soldados de cristo quarenta condenação de ficarem num tanque gelado em pleno e rigoroso inverno.
O mais jovem de todos sobreviveu até o ponto de morrer nos braços da amada mãe; hoje estamos combatendo o mistério da iniquidade com ardor, fé e a Graça de conviver hoje

 

GRAHAM BELL


Posted by Picasa Alexander Graham Bell nasceu na Escócia no dia 3 de Março de 1847. O pai era um académico de Edimburgo, cidade onde estudou, assim como em Londres. Seu pai inventou um método para as pessoas surdas se comunicarem (Linguagem visual) e ensinava-o em Edimburgo. O filho aprendeu esse método e também o ministrou na mesma cidade. Mais tarde, após ter emigrado para os Estados Unidos da América, em Boston, fundou uma escola e nela leccionava fisiologia vocal.Decorria o ano de 1865 quando lhe surgiu a ideia da transmissão da voz por ondas eléctricas, mas apenas registou a patente do telefone em 1876. No ano seguinte formou a empresa "Bell Telephone Company". As suas invenções são imensas e vieram contribuir para um rápido desenvolvimento de muitas ansiedades da Humanidade. A noite era o momento favorito de Bell. Chegava a passar noites em claro, imerso nas delicadas investigações, quer na electricidade, quer no campo da navegação aérea. Na verdade, para trabalhar à sua vontade, só a partir da meia-noite, altura em que a mente atingia a máxima lucidez. Liberto de interrupções, podia entregar-se de alma e coração às experiências científicas e às invenções, que constituíam a paixão da sua vida. Nunca se deitava antes das quatro da madrugada, dedicando a tarde aos compromissos sociais e negócios, e aproveitava a noite para a leitura e trabalho.Os hábitos citados manteve-os ao longo de toda a vida e o seu estado de saúde foi sempre excelente. Alto e forte, era também um dos homens mais atractivos e activos de entre os que fazem grandes coisas no mundo. Como se disse, o telefone foi patenteado em 1876 e, desde então, concebeu muitos outros inventos importantes. Tanto do seu melhor dedicou à ciência que as principais sociedades científicas da Europa o galardoaram com as mais altas honras. Inventar exige imaginação e Graham Bell era dotado dessa faculdade num grau mais que notável. A sua perspectiva, apoiada pelos enormes conhecimentos científicos, era mais ampla que a do pensador comum, e a sua mente criativa estava sempre mergulhada nas análises, perspectivando coisas novas.Viajava muito por todo o mundo, proferindo conferências sobre o telefone, o gramofone, a electricidade, o hélio, a rádio e a navegação aérea.Morreu no Canadá em 1922.

 

CHARLES CHAPLIN


Posted by Picasa Pensamos em demasia e sentimos bem pouco mais do que de máquinas, precisamos de humanidade.
Mais do que de inteligência, de afeição e doçura.
Sem essas virtudes, a vida será de violência e tudo será perdido.
Charles Spencer Chaplin nasceu no dia 16 de abril de 1889 às 20 horas, num subúrbio de Londres.

Sua mãe, Lili Harley, era actriz de comédia.
Seu pai, também artista do music-hall, abandonou a família quando Charles ainda era pequeno.
Um grave problema de laringite acabou com a carreira da jovem Lili Harley, obrigando Charles Chaplin a trabalhar artisticamente com apenas cinco anos de idade.
O teatro, muito freqüentado por soldados, não era propriamente um local "selectivo", mas foi onde o pequeno Chaplin pôde demonstrar pela primeira vez o seu grande talento para a interpretação.
Os primeiros anos da vida de Chaplin passaram-se em orfanatos, e foi neles onde Chaplin encontrou todos os elementos que utilizaria mais tarde nos roteiros dos filmes que dirigiu e interpretou.

Essa primeira etapa da sua vida não tinha o humor nem a ironia com a qual o cineasta sensibilizou o público do mundo inteiro.
Felizmente, Chaplin acabou construindo a sua vida com a única coisa positiva que poderia ter herdado da sua família: a paixão pelo teatro.
Graças a seu pai, comemorou o seu oitavo aniversário contratado por uma companhia de bailarinos chamada Eight Lancashire Lads.
Pouco depois, a morte de seu pai e o internamento da sua mãe no sanatório marcariam a vida de Chaplin profundamente.
Nessa época assinou seu primeiro contrato estável como actor, interpretando um mensageiro numa versão de Sherlock Holmes.
Com esse trabalho, melhorou sua situação financeira.
Nesse mesmo ano conseguiu um emprego no Circo Casey, onde pôde desenvolver as suas habilidades cômicas.
Já na primeira apresentação, conseguiu arrancar sonoras gargalhadas do público pela maneira desesperada com a qual recolhia as moedas atiradas à arena.
O adolescente Chaplin conseguiu um lugar na companhia do acrobata Fred Karno, apresentado por seu irmão Sidney.
Karno, que fazia sucesso com espectáculos de mímica, chegou a ter cinco companhias, apresentando-se em todas simultaneamente.
Chaplin rapidamente superou o artista Harry Weldon, com quem dividia o número e, em 1909, teve a sua primeira temporada em Paris.
"Se tivesse acreditado na minha brincadeira de dizer verdades teria ouvido verdades que teimo em dizer brincando, falei muitas vezes como um palhaço mas jamais duvidei da sinceridade da platéia que sorria."
Chegando em Paris, conheceu os favores das prostitutas, e a cidade onde os irmãos Lumiére, George Méliés e Max Linder fizeram nascer a magia do cinematógrafo.

Anos mais tarde, Max Linder diria: "Chaplin teve a gentileza de me confessar que os meus filmes o levaram a fazer os seus próprios filmes. Chamou-me de mestre, mas fui eu que tive o prazer de aprender com ele".
Naquela época, o mundo das imagens animadas ainda lutava para conseguir uma linguagem própria e um reconhecimento social.
Depois de outra tourné pelo norte da Inglaterra, Karno ascendeu Chaplin a primeiro actor das representações que a companhia faria nos Estados Unidos, em 1910.

Toronto e Nova Iorque foram as primeiras paradas desta tourné, antes de prosseguir para o oeste.
A Broadway não assimilou o humor inglês, mas Chaplin chamou a atenção de alguns jornais e de um jovem espectador, que nessa época trabalhava para o cinema; era Mack Sennett, que voltaria a encontrar Chaplin dois anos mais tarde, numa nova tourné pelos Estados Unidos.
Enquanto estava na Filadélfia, em 1913, Chaplin recebeu um telegrama pedindo-lhe que fosse até um escritório no centro da Broadway.

Ali funcionava a sede da Keystone Comedy Film Company, onde lhe ofereceram um salário de 150 dólares para que fizesse três filmes por semana.
Depois de algumas negociações, Chaplin acabou aceitando o trabalho e, ao chegar em Los Angeles, reencontrou Mack Sennett, que seria seu novo chefe.
"A beleza é a única coisa preciosa na vida.

É difícil encontrá-la.
Mas quem consegue, descobre tudo."
Depois de falecer e ser sepultado na sua terra natal foi violado o seu sepulcro e roubado o corpo no dia 3 de Março de 1978.

 

PAPA EUGÉNIO IV


Posted by Picasa Descendia de uma nobre família de Veneza.
Era sobrinho de Gregório XII.
Eleito em 3 de março de 1431, proclamou o 17º Concílio Ecumênico em Basiléia.
Porém, por medo, transferiu-o a Ferrara e mais tarde a Florença.
Declarando a supremacia do papa sobre os concílios, os adversários elegeram o antipapa Félix V, o último da história.
Morreu no dia 23 de fevereiro de 1447.

 

MÓNICA LEVINSKY


Posted by Picasa Monica Lewinsky, a estagiária que ficou famosa por fazer sexo oral com Bill Clinton, no dia 3 de Março de 1999 vai virar apresentadora de tv em Londres.
Ela acaba de fechar um contrato com a rede inglesa ITN TV para apresentar uma série de 6 programas sobre cultura, moda e estilo.
O nome da série será "Postcards From Monica" e está com estréia prevista para novembro.
No primeiro programa Monica deverá visitar um spa (muito útil, no seu caso) e também fará uma entrevista com Helen Fielding, autora de "O diário de Bridget Jones", que vai virar um filme protagonizado por Renee Zellwegger.

quinta-feira, março 02, 2006

 

O CÁGADO



Este simpático réptil pode ainda ser encontrado em vários pontos de Portugal continental, com especial incidência no Alentejo.
Além dos exemplares que vivem na Natureza, existem alguns que são criados como animal de companhia, no seio de algumas famílias durante várias gerações.
Esta espécie, de grande resistência, vive nos rios e barragens, comendo pequenos insectos, peixes e carne de animais mortos que eventualmente encontre.
Quando em cativeiro, come carne picada e peixe, bem como a vulgar comida de tartaruga disponível nas lojas da especialidade e supermercados.
No pico do Inverno, o cágado hiberna por um curto período.
Para isso, este réptil escava tocas nas margens, onde passa o seu tempo de letargia.
Um cágado pode atingir os 25 cm (diâmetro da carapaça) e viver cerca de 70 anos.

 

O CUCO


Posted by Picasa Original, não os distinguindo dos seus próprios pintos, alimentam exclusivamente os jovens cucos, em detrimento da sua ninhada.
A cor dos ovos varia, imitando os dos hospedeiros.
O seu característico e repetitivo cuc-cuu costuma assinalar o início da Primavera e começa a ouvir-se a partir de Março/Abril. Quando observado em voo, as suas grandes asas afiladas, a cauda comprida e a cabeça pequena fazem lembrar uma ave de rapina. Quando pousado (é frequente vê-lo nos fios telefónicos) parece desajeitado e mal proporcionado, com dificuldade em fechar as asas.
Tem a parte superior e o peito cinzentos e a parte inferior com listas brancas e pretas.
Os juvenis são mais escuros e mais fortemente listados, tanto na parte inferior como na superior. Mede cerca de 33 cm de comprimento.
O cuco é um parasita que põe os ovos no ninho de outras espécies, geralmente menores.

 

IMAGEM DO DIA


Posted by Picasa

 

CLEÓPATRA


Posted by Picasa Cleópatra foi a última Rainha da Dinastia ptolomaica que dominou o Egipto após a Grécia ter invadido aquele país.
Filha de Ptolomeu XII com sua irmã, ela subiu ao trono egípcio aos 17 anos de idade, após a morte do pai.
Contudo, ela teve que dividir o trono com seu irmão, Ptolomeu XIII (com quem casou), e depois, com Ptolomeu XIV.
Tinha uma grande preocupação com o luxo da corte e com a vaidade.

Costumava enfeitar-se com jóias de ouro e pedras preciosas ( diamantes, esmeraldas, safiras e rubis ), que encomendava de artesãos ou ganhava de pessoas próximas e familiares.
A luta pelo poder entre ela e seus irmão gerou uma forte instabilidade política e econômica para o Egipto.

Diante disso, ela acabou exilada e decidiu pedir o auxílio de Roma ( actual Itália ).
Sedutora e extremamente inteligente, ela sabia utilizar-se muito bem do poder que detinha. Num plano audacioso e arriscado, ela enviou-se a si própria, embrulhada dentro de um tapete, como presente a Julio César.
Após desenrolar-se do tapete, seu argumento foi tão ousado quanto seu plano, ao dizer que havia ficado encantada com as histórias amorosas de César e assim queria conhece-lo.
Tornaram-se amantes e ele a ajudou assassinar seu irmão em 51 A.C.
Após isto, ela tornou-se a rainha e foi para Roma, onde deu a luz a Cesarion.
A rainha retornou à terra natal após o assassinato de César, em 44 a.C.

Ainda mais ambiciosa, ela tomou conhecimento da posição importante que Marco Antônio se encontrava na Anatólia, que ocupava o cargo de governador da porção oriental do Império Romano.
Estimulada pela ambição que lhe era comum, a rainha seduziu este outro romano iniciando com ele um relacionamento amoroso em 37 A.C.
Durante o período que estiveram em Alexandria, ela deu dois filhos a Marco Antonio que, em troca, devolveu-lhe os territórios de Cirene e outros, que até aquele momento, estavam sob o domínio do Império Romano.
A atitude de Marco Antônio, que se deixava dominar cada vez mais pelo pode de sedução da rainha, devolvendo-lhe as terras que haviam sido conquistadas pelo Império Romano, incomodou de tal forma o Senado romano, que, este, declarou guerra a ambos.

Após serem derrotados por Otávio na batalha naval de Ácio, ambos cometeram suicídio, tendo Cleópatra se deixado picar por uma serpente, em Alexandria, no ano 30 a.C.
Após isto, o Egipto voltou às mãos de Roma.

 

ALENTEJANANDO



Um alentejano casou com uma Sueca e cinco anos depois quando estavam a comemorar o aniversário de casamento o alentejano resolve confessar uma coisa à sua mulher:
- Sabes, querida, eu nunca te tinha dito isto antes porque não sabia qual é que seria a tua reacção, mas acho que tenho mesmo que te confessar:
- É que eu sou daltónico...
- Pois é, amor, eu também tenho uma coisa para te confessar:
- Eu não sou Sueca, sou preta!

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

FREE hit counter and Internet traffic statistics from freestats.com