sábado, março 18, 2006

 

O SANTO DO DIA


Posted by Picasa São Cirilo de Jerusalém
Com alegria neste dia lembramos a vida de santidade de um grande homem proclamado Doutor da Igreja.
São Cirilo nasceu em Jerusalém em 315 no início do tempo de graça, em que a Igreja conquistou com a liberdade religiosa dada por Constantino.
Ordenado sacerdote São Cirilo cuidou com carinho, zelo e amor da preparação de Catecúmenos para o Baptismo, assim como se dedicou no magistério, ou seja, ensinamento da Sã Doutrina. Cirilo muito bem formado pronunciava as famosas Catequeses nas igrejas da ressurreição e do Santo Sepulcro em Jerusalém; tratava com simplicidade, mas com muita profundidade sobre o pecado , penitência, Baptismos, Credo e outros pontos essenciais da nossa fé.
Mesmo depois de ser eleito bispo e patriarca de Jerusalém continuou sempre ao lado da verdade e isto de modo pacífico, pois mesmo depois da heresia do arianismo ser condenada em 325 as perturbações continuaram.
São Cirilo que morreu em 386 de tal maneira foi atacado pelos adversários da Verdade que num total de dezesseis anos ficou exilado, até voltar e assumir com eficácia a conversão de sua diocese.

 

ALENTEJANANDO



Um alentejano em Lisboa observava uma máquina em exposição numa montra.
Chegam dois jovens alfacinhas prontos a gozá-lo
.- Então compadre está a observar a máquina?
- Ê cá estou! Mas tô farto d'olhar e nã sê p'ra quê quisto serve!
- É fácil, é uma máquina de fazer enchidos, por um lado mete-se o porco e do outro lado saem os chouriços!
- Ah!qu'engraçado!
-Atão é ò contrário da coisa da sua mãe, meteu um chouriço e saiu um porco.

 

PAPA GREGÓRIO III


Posted by Picasa Natural da Síria, foi consagrado em 18 de março de 731. Convocou um sínodo em Roma contrário à heresia dos iconoclastas.
Em luta constante contra o imperador e os longobardos, invocou a ajuda armada de Carlos Martello, rei dos francos, mas não obteve resposta.
As esmolas começaram a ser chamadas de "óbolo de São Pedro".
Sua morte ocorreu em 28 de novembro de 741.


 

O CONTO DO VIGÁRIO


Posted by Picasa Cair no “conto do vigário” é levar um golpe, ser passado para trás, vergonhosamente.
Mas qual teria sido o primeiro conto do vigário?
Segundo a pesquisadora brasileira Lourdes Aurora, na verdade a expressão inicial era cair na “conta do vigário”, pois esses recebiam ouro roubado e pagavam pouco aos escravos.
Várias igrejas foram construídas segundo Lourdes, pela “conta do vigário”. Daí que veio a palavra “vigarista”, pessoa que agia como os vigários d’antanho.
Não é esse exactamente o caso da comédia o conto do vigário, escrita por João Bethencourt.
Neste “conto do vigário” quem acaba dando o golpe é o próprio vigário, que se torna um assaltante, mas com muito boa intenção, que é a de salvar os pobres moradores de uma favela.
O conto do vigário traz à cena Carlos Nunes, Zeca Santos, Roberto Polido, Jaqueline Francisco, Wolney de Oliveira e Geane Matos , actores conhecidos do público mineiro, que trazem na bagagem a experiência e o talento de saber fazer humor, contando a história de Padre Zeferino que “por força das circunstâncias” acaba praticando os assaltos que Félix Crispim, um conhecido ladrão, lhe adianta em confissão.
Depois do primeiro assalto, a vida de Padre Zeferino se torna uma grande confusão e ele não consegue mais sair da bandidagem.
A peça leva aos espectadores alegria, diversão, entretenimento, numa montagem que alia qualidade, profissionalismo, e acima de tudo, muito bom humor.
Originalmente intitulada O Padre Assaltante.
Foi premiada pelo ministério da cultura e estreiou com grande sucesso em Antuérpia, na Bélgica, em 1997.
Já foi produzida em SP e Rio e teve sua estreia em Belo Horizonte sob a direção de Carlos Nunes.
Feitas bem as contas este padre deveria chamar-se ZÉ DO TELHADO.

j.bettencourt

 

IMAGEM DO DIA


clique para aumentar
Posted by Picasa

 

PAPA ZÓZIMO


Posted by Picasa De origem grega, Masuraca, foi eleito em 18 de março de 417.
Combateu o pelagianismo, heresia que ensinava que as pessoas podiam se salvar sem a graça de Deus.
De temperamento forte, reivindicou o poder da igreja contra as interferências alheias.
Prescreveu que os filhos ilegítimos não podiam ser ordenados sacerdotes.
Enviou vigários para a Galiléia.
Faleceu em 26 de dezembro de 418

 

ZACARIAS


Posted by Picasa Mauro Faccio Gonçalves, o tímido Zacarias, nasceu em Sete Lagoas, Minas Gerais, no dia 18 de janeiro de 1934.
Sua vida artística começou na Rádio Cultura de Sete Lagoas, onde ele era comentarista, e ainda trabalhava co grupos de teatro amador.
Zaca foi morar em Belo Horizonte pra estudar arquitectura e, ao mesmo tempo, trabalhava na Rádio Inconfidência e num banco.

Como sempre foi muito esforçado, logo veio a recompensa, e em 1963 ele recebeu um convite para trabalhar na TV Excelsior.
Mas em 1973 o grande ano do Zaca, quando passou a fazer parte do time dos Trapalhões, convidado por Didi, levando muita graça e carinho pro grupo.
O Personagem Zacarias sempre foi muito querido por seu fãs, pelo seu jeitinho tímido, bondoso e ingênuo.

 

D.JOÃO IV


Posted by Picasa D. João IV que nasceu em Vila Viçosa no dia 18 de Março de 1603 e faleceu no dia 6 de Novembro de 1656 foi o vigésimo segundo Rei de Portugal, e o primeiro da quarta dinastia.
João era filho de Teodósio II, 7.º Duque de Bragança e herdou o ducado 1630como João II.
Por via paterna era trineto do rei Manuel I de Portugal, através da duquesa D. Catarina. Ficou para a história como O Restaurador (por haver sido restaurada a independência nacional) ou O Afortunado (por aparentemente, uma vez caída a coroa na sua cabeça, não ter querido reinar, e só se ter decidido após a intervenção da esposa).
Em 1640, quando a classe média e aristocracia, descontentes com o domínio espanhol e com o reinado de Filipe III de Espanha (II de Portugal), quiseram restaurar a independência, foi ele o escolhido para encabeçar a causa.

João aceitou a responsabilidade com relutância, diz a lenda que incentivado sobretudo pela sua mulher.
A 1 de Dezembro deu-se o golpe e, em 15 de Dezembro foi coroado Rei de Portugal).
A independência de Portugal foi reconhecida por Espanha apenas em 1668.

 

FREDERIK DE KLERK


Posted by Picasa Frederik Willem de Klerk, nascido em Joanesburgo em 18 de Março de 1936, foi Presidente da Áfica do Sul entre Setembro de 1989 e Maio de 1994. O último branco a ser presidente, e que fez terminar o regime de apartheid. De Klerk foi também o líder do Partido Nacional de Fevereiro de 1989 a Setembro de 1997.
De Klerk é conhecido por fazer terminar o regime de apartheid, a política de segregação racial da África do Sul, e transformar o seu país numa democracia permitindo à maioria negra direitos civis iguais aos brancos, asiáticos ou membros de outra qualquer etnia.

Uma das medidas mais notadas foi a libertação de Nelson Mandela, activista do Congresso Nacional Africano, que se tornaria no seu sucessor na presidência.As suas acções valeram-lhe a atribuição do Prémio Nobel da Paz em 1993, partilhado com Nelson Mandela.

 

RUDOLF DIESEL


Posted by Picasa Rudolf Christian Karl Diesel nascido no dia 18 de Março de 1858 em Paris e falecido no dia 30 de Setembro de 1913, no Canal da Mancha, foi um engenheiro mecânico alemão que idealizou um dos mais importantes sistemas mecânicos da história da humanidade.
Rudolf Diesel inventou um motor a combustão de pistões que funcionava sob os efeitos de uma reação química, uma explosão controlada, conseguida quando o oxigênio puro e óleo misturam-se.
Para conseguir a reacção química desejada no momento da ignição, foi preciso uma infinidade de outros inventos como bombas injectoras, bicos doseadores, bicos injectores e pulverizadores, engrenagens sincronizadas e outros acessórios que para que o sincronismo requeridos actuasse na passagem do pistão no ponto de máxima compressão.
Rudolf Diesel registrou a patente de seu motor-reator em 23 de Fevereiro de 1897 .
Em sua homenagem foi dado ao produto oleoso mais abundante obtido na primeira fase de refino do petróleo o nome de diesel.
Tendo como fonte de combustível qualquer tipo de óleo, (graxa, banha ou gordura animal, margarinas e óleos vegetais) o motor a reactor óleo-oxigênio, dada sua simplicidade e a enorme aplicação, rapidamente penetrou nos lugares mais longínquos do planeta, revolucionando o mundo industrial e substituindo os complexos sistemas mecânicos a vapor que até então movimentavam as locomotivas e os transportes marítimos por unidades geradoras diesel-elétrica.
Após negociar o seu invento, durante uma travessia do Canal da Mancha, o inventor morre em circunstâncias estranhas que jamais foram esclarecidas.

 

OS TEMPLÁRIOS


Posted by Picasa A Ordem dos Cavaleiros Templários foi instituída em 1119 por Hughes de Payns, com a anuência papal de Urbano II, tendo como objectivo dar segurança aos lugares e templos sagrados de Jerusalém, que havia sido conquistada em 1099 pela primeira cruzada.
Em 1127, o Rei de Jerusalém, Balduíno II, pediu ao Papa, sanção papal para a nova Ordem dos Templários, e solicitou-lhe para definir a regra para a vida e conduta de seus membros.
Regras e normas foram dadas e a Ordem dos Cavaleiros Templários passou a ser mais do que uma instituição militar, passou a ser uma ordem de Monges Guerreiros de Cristo. Votos de castidade, benção de armas e promessas de descanso eterno, caso morressem na batalha, eram algumas das indulgências concedidas aos cavaleiros de Cristo.
Nesses cavaleiros estava incutida a idéia de que matar em nome de Deus era justificável e de que morrer por Ele, santificável.
Parece que o Papa, para poder atingir mais facilmente seus ideais, usou a mesma filosofia islâmica da Jihad ou guerra santa, mas com uma roupagem ideológica cristã.
O abade de Clairvaux, apoiado pelo papa, desfilou um discurso acalorado em favor dos Cavaleiros Templários dando-lhes autoridade para matar em nome de Deus:"Na verdade, os cavaleiros de Cristo travam as batalhas para seu Senhor com segurança, sem temor de ter pecado ao matar o inimigo, nem temendo o perigo da própria morte, visto que causando a morte, ou morrendo quando em nome de Cristo, nada praticam de criminoso, sendo antes merecedores de gloriosa recompensa... aquele que em verdade, provoca livremente a morte de seu inimigo como um acto de vingança mais prontamente encontra consolo em sua condição de soldado de Cristo.
O soldado de Cristo mata com segurança e morre com mais segurança ainda... Não é sem razão que ele empunha a espada! É um instrumento de Deus para o castigo dos malfeitores... Na verdade, quando mata um malfeitor, isso não é homicídio... e ele é considerado um carrasco legal de Cristo contra os malfeitores".
Mais tarde, no dia 18 de Março de 1314, o Papa Clemente V mandou extinguir tudo o que dissesse respeito aos Templários.

 

CABECINHA PENSADORA



sexta-feira, março 17, 2006

 

ALENTEJANANDO



Um caixeiro viajante, em pleno Alentejo, vai a entrar numa pequena vila e vê um amontoado de gente de volta de uma casa. Curioso, aproximou-se e perguntou o que se passava.
- Foi a mula do Jaquim Reco que deu um coice e matou-lhe a sogra.
- Ah, mas a senhora devia ser muito conhecida e respeitada, está aqui metade da população da vila- comentou o caixeiro viajante.
-Qual quê !!- respondeu-lho o homem
- estamos a ver se conseguimos comprar a mula ao Jaquim.

 

IMAGEM DO DIA


Posted by Picasa

 

MARCO AURÉLIO


Posted by Picasa César Marco Aurélio Antonino Augusto, Imperator Caesar Marcus Aurelius Antoninus Augustus, nascido a 26 de Abril de 121 e falecido em 17 de Março de 180, foi Imperador de Roma desde 161 até à sua morte em 180.
Nascido Marcus Annius Catilius Severus, tomou o nome de Marcus Annius Verus pelo casamento.
Ao ser designado imperador mudou o nome para Marcus Aurelius Antoninus, acrescentando-lhe os títulos de Imperador, César e Augusto; «Aurelius» significa dourado, e a referência a «Antoninus» deve-se ao facto de ter sido adoptado por esse imperador.

 

0 SANTO DO DIA


Posted by Picasa São Patrício
São Patrício que celebramos neste dia nasceu em 380 na Grã-Bretanha e com apenas dezesseis anos foi preso por piratas irlandeses e vendido como escravo.
Patrício já era cristão por isso amigo de Jesus pôde carregar a dura cruz, até que depois de várias que conseguiu escapar e chegar a França.
Foi na França que vocacionado ao sacerdócio, São Patrício, formou como padre missionário, chegando em missão até na Inglaterra.
Agora impelido pelo Espírito São Patrício foi sagrado bispo e destinado para anunciar o Reino aos Irlandeses; tão bem salvou Almas com Cristo, que São Patrício conseguiu a conversão de todos os da Irlanda, até ao Rei.
O método que o Santo bispo , não passou pela política, nem sangue dos mártires, mas sim pela construção de tão numerosos mosteiros que a Irlanda ficou conhecida : "Ilha do Mosteiros". S
ão Patrício fez em Deus , muitas obras, já que os mosteiros tendiam a irradiar fé e cultura; além de formar mais o povo desta forma e pela santidade.

 

LUCHINO VISCONTI


Posted by Picasa Luchino Visconti di Morone nasceu em 2 de Novembro de 1906 em Milão, «quando a cortina subiu no Scala», como ele próprio dizia.
Filho de Giuseppe Visconti, duque de Modrone, e de Carla Erba, herdeira de uma fortuna feita na indústria química, sendo um dos sete filhos do casamento, que durou até 1924, tendo tido uma infância bastante privilegiada.
Durante sua juventude contactou com importantes intelectuais e artistas, como o maestro Toscanini, o compositor Puccini e o escritor D'Annunzio.
Como é natural, interressou-se desde cedo pela música e pelo teatro, mas também pelos cavalos, que se tornaram uma paixão.
Tendo feito o seu serviço militar em 1926 na arma de cavalaria, passou a criar cavalos puro-sangue destinados às corridas de cavalos, logo que foi desmobilizado, de 1928 a 1936, não pensando em muito mais do que isso.
Quando este interesse começou a esmorecer, e depois de ter realizado uma viagem à Alemanha, foi viver para Paris tornando-se amigo de Coco Chanel.
A costureira apresentou-o ao realizador Jean Renoir com quem trabalhou brevemente no filme Une Partie de campagne, realizado em 1936, experiência que fez com que se interessasse seriamente pelo cinema.
Nesta época, em que a Frente Popular governou em França, Visconti, que tinha sido um apoiante do fascismo, aderiu ao comunismo.
Em 1937, Visconti passou por Hollywood antes de regressar a Roma.
Já em Itália participou no filme de Renoir La Tosca, que terminou com o auxilio do assistente do realizador francês, devido ao regresso deste a França com o começo da Segunda Guerra Mundial.
A partir de 1940 ligou-se ao grupo do jornal Cinema. Para financiar o seu primeiro filme vendeu algumas jóias da família. Ossessione de 1942, uma adaptação não autorizada do livro de James M. Cain O carteiro toca sempre duas vezes, teve dificuldades com a censura fascista, mas o resultado foi um enorme sucesso em Itála.
No fim da Segunda Guerra Mundial Visconti permitiu que seu palácio fosse utilizado como centro de comando secreto por membros da resistência comunista, e participou em acções armadas contra os ocupantes alemães.
Estas actividades fizeram com que fosse preso pela Gestapo em 1944, durante um curto período de tempo. Vingou-se do tempo passado na prisão quando filmou a execução do chefe da policia política italiana Pietro Caruso, para o documentário realizado em 1945 - Giorni di gloria.
O partido comunista italiano encarregou-o de produzir uma série de três filmes sobre pescadores, mineiros, e camponeses da Sicília, mas só o La Terra Trema - Episodio del mare foi realizado, em 1948. Este filme, juntamente com Rocco e i suoi fratelli, de 1960, que documentam as dificuldades das classes trabalhadoras, foram censurados pelos sucessivos governos de direita que dirigiram a Itália no pós-guerra.
Mas, a partir dos anos sessenta, os filmes de Visconti tornaram-se mais pessoais. Talvez os seus trabalhos mais importantes sejam Il Gattopardo [O Leopardo], de 1963, e a Morte a Venezia [Morte em Veneza], de 1971.
A adaptação exuberante do romance de Giuseppe di Lampedusa, saído em 1958, que retrata o declínio da aristocracia siciliana durante o Risorgimento, era um assunto que lhe estava próximo devido à história da sua família.Não sendo o mais fácil dos directores (a actriz Clara Calamai afirmou que era «um senhor medieval com chicote»), Visconti granjeou mesmo assim o respeito dos seus actores.
Apesar de ser conhecida a maneira como tratou Burt Lancaster durante a rodagem do Leopardo, este actor afirmou que Visconti era «o melhor director com quem trabalhei até agora ... um sonho para um actor".
Luchino Visconti encenou diversas peças de teatro, incluindo obras de Jean Cocteau e Tennessee Williams. Era tão famoso como director de ópera como o era como realizador de cinema, sendo reconhecido o seu trabalho com Maria Callas, que afirmou que fora Visconti que a ensinara a representar.
Abertamente bisexual, como o seu pai, os filmes de Visconti têm poucas personagens explicitamente homosexuais, embora haja frequentemente nos seus filmes um erotismo encapotado de teor homosexual.
Favoreceu sempre actores principais atraentes, tais como Alain Delon, e a sua obsessão no fim da vida foi pelo actor austríaco Helmut Berger que dirigiu no filme La caduta degli dei [A queda dos deuses] (1969), Ludwig (1972) e Grupo di famiglia in un interno (1974).
O seu hábito de fumar (até 120 cigarros por dia) provocou-lhe um ataque de coração, que lhe debilitou bastante a saúde, mas recuperou o suficiente para fazer L'Innocente antes de morrer em Roma no dia 17 de Março de1976.
O funeral de Luchino Visconti teve a presença do presidente italiano Giovanni Leone e do actor Burt Lancaster.
Houve quem ridicularizasse o estilo de vida de Visconti - opulento é o mínimo que se pode dizer -, já que era reconhecidamente marxista. Salvador Dali afirmou sarcásticamente que o realizador «era um comunista que só gostava do luxo». Visconti explicou a um repórter americano em 1961, que «eu acredito na vida, isso é o essencial ... e acredito numa sociedade organizada. E penso que tem hipóteses».

 

IVAN, O TERRÍVEL


Posted by Picasa Ivan, o Terrível foi o primeiro czar da Rússia, e seu comportamento arbitrário e cruel levou muitos a compara-lo a Vlad o Empalador, o Drácula histórico.
Ivan herdou o título do Grão-Duque de Moscovy quando tinha 3 anos de idade e cresceu observando as famílias líderes (os boiardos) de sua terra liderarem os países por um período de caos, à medida em que lutavam entre si por parcelas de poder.
Tinha 17 anos quando um Conselho de Escolha surgiu para efectuar reformas. Embora eles tenham tido sucesso em acabar com o caos,
Ivan discutiu continuamente com seus membros sobre uma vasta quantidade de assuntos administrativos.
Em 1564, frustado, abdicou repentinamente.
Quando o povo exigiu seu retorno, pôde ditar os termos de sua reintegração e obter o poder quase absoluto. Movimentou-se rapidamente para estabelecer sua própia elite governamental, a Oprichnina, que retirou grande parte do poder remanescente das mãos do boiardos.
O reinado de duas décadas de Ivan foi marcado, em parte, pela sua conquista das terras ao longo do Rio Volga e por seu movimento para a Sibéria, assim como a desastrosa guerra em que se envolveu quando tentou sem sucesso capturar a Livônia (hoje Estônia).

Ele é mais lembrado, todavia não por suas acções políticas, mas por sua conduta pessoal.
No afã de enstabelecer, agia rapidamente na punição (e às vezes execução) de muitos que desafiavam seu reinado ou que de alguma forma mostrassem desrespeito pelo que ele considerava seu status engrandecido.
Entre as tendências excepcionais mais lembradas pelos seus conteporâneos, Ivan possuía um senso de humor negro, bem similar ao que fora atríbuido a Vlad.

Freqüentemente, esse humor caracterizava as torturas e execuções daqueles que se tornavam o objecto de sua ira.
Conforme assinalou um historiador, S. K. Rosovetskii, muitas das histórias sobre Ivan eram variações daquelas atribuídas a Vlad um século antes. Por exemplo, havia a história folclórica romena sobre os cidadãos moradores da cidade de Tigorviste, a capital de Drácula.
Os cidadãos tinham caçoado do irmão de Drácula.
Em represália, ele reuniu os principais cidadãos (os boiardos) após as celebrações da Páscoa e, em suas melhores roupas, fez com que marchassem na construção do Castelo de Drácula.
Ivan, reporta-se, fez algo parecido na cidade de Volgoda quando as pessoas o viram na manhã da Páscoa. Juntou-as todos ainda em suas melhores roupas de festa e construiu uma nova muralha para a cidade.
Talvez a mais famosa história de Drácula contada a partir de Ivan se referia ao enviado turco que se recusou a tirar seu chapéu na presença de Drácula.

Este, em seguida, pregou o chapéu do homem a sua cabeça.
Ivan, reporta-se, fez o mesmo com um diplomata italiano (ou, num relato alternativo, com um embaixador francês).
Ivan, como Vlad, muitas vezes se virava contra poderosas figuras da sociedade russa e os humilhava para evitar seu retorno à dignidade de seus cargos.

Conta-se a história, por exemplo, de seu ataque sobre Pimen, o representante metropolitano russo-ortodoxo de Novgorod.
Despiu-o de suas vestes litúrgicas e vestiu-o de ministrel ambulante (uma ocupação rejeitada pela igreja) e montou um casamento satírico no qual Pimen se casaria com uma égua. Apresentando o despido prelado com os sinais de seu novo status, uma gaita de foles e uma lira, Ivan despachou-o da cidade.
Ivan era diferente de Vlad com relação ao seu apetite sexual, tinha sete esposas e cerca de 50 concubinas. Também deixou os seus sucessores imediatos com uma herança mista. Embora tivesse expandido o território da Rússia, deixou o país na bancarrota e o descontentamento com seu reinado cresceu de forma contínua. Ivan, todavia, morreu de forma pacífica enquanto jogava xadrez, no dia 17 de março de 1584

 

ELIS REGINA


Posted by Picasa Nascida em Porto Alegre, no dia 17 de março de 1945, Elis Regina começou a cantar cedo.
Da estreia - acontecida aos 7 anos - até aos 11anos, cantou semanalmente num programa de rádio chamado Clube do Guri.
E apesar da resistência da família, aos 13 anos assinou contrato com a Rádio Gaúcha, de Porto Alegre e aos 15 anos gravou seu 1º LP intitulado ''Viva a Brotolândia''.
Ao morrer, aos 36 anos, em 19 de janeiro de 1982, Elis Regina deixou mais de 30 discos gravados e infinidades de sucessos.
Acima de tudo, com sua voz marcante e peculiar interpretação, Elis Regina deixou alguns clássicos imortais entre muitos: Arrastão (Edu Lobo e Vinícius de Moraes), Canção da América (Milton Nascimento e Fernando Brant), Como Nossos Pais (Belchior), Atrás da Porta (Francis Hime e Chico Buarque), Romaria (Renato Teixeira), O Bêbado e a Equilibrista (João Bosco e Aldir Blanc), Madalena (Ivan Lins e Ronaldo Monteiro de Souza), Águas de Março (Tom Jobim).

 

RUDOLF NUREYEV


Posted by Picasa Rudolf Nureyev nasceu no dia 17 de Março de 1938 na Rússia Soviética, transformando-se num dos mais celebrados bailarinos do século XX e o primeiro superstar homem do mundo da dança desde Vaslav Nijinsky.
Ele espantava o público com giros e saltos espetaculares, mas era seu temperamento apaixonado e sentimental que o fez um fenômeno.
Nureyev, que era descendente de Tatar, estudou a dança e sua técnica com o Ballet Ufa.
Ele era um estudante incrível mas rebelde na Escola de Ballet de Leningrado de 1955 a 1958, quando ele pulou do corpo de baile e se formou directamente com solos no Kirov Ballet.
Três anos mais tarde, em 17 de Junho de 1961, quando estava em tourne com o Kirov em Paris, ele quebrou a barreira da segurança soviética e pediu asilo de oficiais no aeroporto de Le Bourget.
Nos meses seguintes ele se apresentou em Paris, New York, Londres e Chicago, mas seu auge foi atingido em 1962 quando ele fez par com a aclamada bailarina Margot Fonteyn do British Royal Ballet.
O magnífico virtuosismo de Nureyev se mostrou um contraponto à elegancia matura de Fonteyn, e logo sua parceria juvenesceu a carreira da moça e estabilizou a dele.
Fora sua ligação ao Royal Ballet como um 'permante artista convidado' por vinte anos, Nureyev não era filiado com a compania de dança.
Ele trabalhou como artista convidado por todo o mundo, tanto como bailarino e depois como coreógrafo.
Nos anos 70 ele se envolveu com o drama.
Apareceu na tv e em filmes, ele também fez tour nos EUA como o Rei de Sião, numa relembrança do clássico musical da Broadway 'O Rei e Eu'.
Mesmo se tornando um cidadão austríaco em 1982, ele passou grande parte de sua via em Paris, onde ele era o director e principal coreógrafo do Paris Opera Ballet.
Em 1989 ele dançou na União Soviética pela primeira vez desde que a abandonara.
Nureyev fez sua última aparição pública em outubro de 1992, como director na estréia parisiense de uma nova produção de La Bayadère.
Nureyev morreu em 1993, em Paris, França.

 

NAT KING COLE


Posted by Picasa Nat King Cole ou Nathaniel Adams Coles que nasceu no dia 17 de Março de 1919 e faleceu no dia 15 de Fevereiro de 1965, foi um cantor e instrumentista norte-americano.
Sua voz marcante imortalizou várias canções como: Mona Lisa, Stardust, Unforgettable, Nature Boy, Christmas Song, entre outras, algumas das quais em língua portuguesa.
Pai da cantora Natalie Cole.
Nat King Cole aprendeu a tocar piano na igreja onde seu pai era Pastor.
Desde criança ele esteve ligado a musica, chegando a apresentar-se junto com o coral da mesma igreja onde seu pai actuava.
Desde cedo sofreu por causa do preconceito aos negros, chegando a apresentar-se para plateias brancas e negras separadamente.
Apresentou um programa na tv americana , mas por falta de audiencia acabou sendo extinto. Suas musicas romanticas tinham um toque especial com a sua voz associada ao piano, tornando-o assim, um artista de grande sucesso.

 

GOTTLIEB DAIMLER


Posted by Picasa Gottlieb Daimler nasceu em 17 de março de 1834, em Schorndorf.
Estudou latim e freqüentou a escola de desenho.
Depois de uma temporada na França, onde adquiriu experiência prática na construção de máquinas, ele freqüentou de 1857 a 1859 a Escola Politécnica de Stuttgart.

Após diversas actividades técnicas na França e na Inglaterra ele conseguiu, em 1862, uma posição como desenhista em Geislingen.
No fim de 1863 Daimler começou a trabalhar como inspector de oficina da Fábrica de Máquinas Bruderhauses, em Reutlingen, onde conheceria, em 1865, Wilhelm Maybach.
Em 9 de novembro de 1867 casou-se com Emma Kurtz de Maulbronn.

Em 1869 trabalhou como gerente de oficinas da Companhia Construtora de Máquinas Karlsruhe e em 1872 transferiu-se para Otto & Langen como gerente técnico da Fábrica de Motores Deutz, onde conheceria o motor Otto de quatro tempos.
Depois de divergências com a direcção da empresa, ele deixa a Deutz, em meados de 1882.

 

A BEZERRA VITÓRIA


.
Vitória foi a primeira bezerra clonada no Brasil, mas não será a última. Pelo menos seis centros universitários trabalham em clones bovinos que podem nascer nos próximos meses, com a missão de melhorar a produtividade agropecuária.
Desde outubro de 2001, a clonagem no Brasil tornou-se assunto de telenovela. A Rede Globo produziu O Clone, onde o personagem central é duplicado por descuido de um cientista, que tenta escondê-lo durante anos.
Milhões de telespectadores seguem a história, que alimenta, mas também distorce, o debate nacional sobre clonagem.
O que poucos deles sabem é que, longe dos reflectores e em pelos menos seis centros de pesquisa, cientistas brasileiros continuam seu trabalho de clonagem de bovinos, sobretudo com fins voltados à productividade agropecuária, promovido pelo sucesso da primeira bezerra clonada.
No dia 17 de março de 2001, o Brasil converteu-se no pioneiro da clonagem de animais na América Latina, com o nascimento de uma bezerra, baptizada como Vitória da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária).
Ela é fruto de um trabalho pioneiro do Centro de Recursos Genéticos e Biotecnologia (Cenargen), instalado em Brasília e um dos 40 institutos da Embrapa.
Vitória nasceu pesando 50 quilos. Foi desmamada aos sete meses e é “grande, mas normal”, segundo os parâmetros da raça Simental, de origem suíça, à qual pertence, disse o veterinário Rodolfo Rumpf, coordenador do projecto.
Os especialistas pretendem observar atentamente suas características, em especial a fertilidade e a capacidade de reprodução normal. A clonagem foi feita através de eletro-fusão, método pelo qual se transfere material genético de um embrião para óvulos sem núcleo celular, a fim de produzir novos embriões. Depois, os embriões clonados foram implantados em vacas para a gestação. Rumpf aprendeu a técnica no Canadá, em 1993, mas começou a concentrar-se em sua aplicação cinco anos depois, juntamente com sua equipe. “Começamos por criar um banco genético de embriões e óvulos, com a intenção de regenerar espécies em processo de extinção”, afirmou. Mais tarde, o projecto foi ampliado com o objectivo de obter animais transgênicos, isto é, com genes implantados, por exemplo, vacas que possam produzir leite semelhante ao humano ou com proteínas medicinais.
Actualmente, a equipe de Rumpf testa procedimentos mais complexos, como os empregados na Inglaterra no caso da ovelha Dolly, para clonar um animal adulto através da transferência de seu material genético para um óvulo sem núcleo celular. O Cernagen já aplicou essa técnica para produzir um clone que está em gestação, mas Rumpf teme que um aborto ponha fim a essa experiência, como ocorreu em outros. “Ignoramos as causas de tantos abortos”, admite José Antônio Visintin, chefe do Departamento de Reprodução Animal da Faculdade de Veterinária da Universidade de São Paulo e coordenador de um projecto semelhante.
Algumas dificuldades cruciais da clonagem são identificar as células mais adequadas para o processo e compreender “como funciona a máquina genética e como as células se multiplicam”, disse.
A isso deve-se somar a escassez de recursos para a pesquisa científica no mundo em desenvolvimento, acrescentou.

 

TRATADO DE BRUXELAS


Posted by Picasa O Tratado de Bruxelas foi assinado pelo Reino Unido, França, Bélgica, Luxemburgo e Holanda em 17 de Março de 1948.
Era um acordo de defesa mútua intergovernamental que também promovia colaboração econômica, cultural e social.
Com o resultado do fracasso da Comunidade Européia de Defesa em 23 de Outubro de 1954, a UEO foi estabelecida com a incorporação da então Alemanha capitalista e Itália.
A maioria de suas funções estão em processo de serem fundidas com as da UE.

A Assembléia do Parlamento da UEO é composta de delegações dos Estados membros da Assembléia do Concílio da Europa, que, temerosa de sua existência caso a fusão ocorra, tem se propagado como Assembléia Européia de Segurança e Defesa.
A fusão era para acontecer em 2000, porém, em 2004, ainda estava em actividade.

quinta-feira, março 16, 2006

 

JOSEF MENGELE


Posted by Picasa Josef Mengel que nasceu em Günzburg no dia 16 de Março de 1911 e morreu em Bertioga no dia 7 de Fevereiro de 1979 , foi um médico alemão e criminoso de guerra nazi.
Mengele foi o principal médico do campo de extermínio de Auschwitz, e foi responsavel pela morte de milhares de judeus, negros, homossexuais, testemunhas de jeová e entre outros grupos considerados como uma "praga" para os nazis.

Com o fim desta, Josef Mengele abandona a Alemanha destruída pelas bombas dos países Aliados, passando por alguns países, até encontrar acolhida na Argentina, onde permaneceu algum tempo.
Os falsos depoimentos de prisioneiros dos campos de concentração e a publicidade dos sionistas ao nacional socialismo valeram-lhe a alcunha de "O Anjo da Morte".
Todavia, com a captura de Adolf Eichmann por agentes do Mossad, em Buenos Aires, nada disso ficou esclarecido.

Mengele teve que sair da Argentina e acabou indo para o Brasil, onde viveu até a sua suposta morte.
Não se sabe o local exacto de sua morte, contudo, há fortes indícios que ele tenha se afogado na região da tríplice fronteira entre o Peru, Venezuela e Brasil, ou em Bertioga, por afogamento na região por onde corre o rio das Almas.
Seus ossos (supostos) foram exumados em 1985, no cemitério de Perus, no Estado de São Paulo.

 

MUNDO VIRTUAL


Entrei apressado e com muita fome no restaurante.
Escolhi uma mesa bem afastada do movimento, pois queria aproveitar os poucos minutos que dispunha naquele dia atribulado, para comer e consertar alguns bugs de programação de um sistema que estava desenvolvendo, além de planear minha viagem de férias que a tempos não sei o que são.
Pedi um filé de salmão com alcaparras na manteiga, uma salada e um sumo de laranja, afinal de contas fome é fome, mas regime é regime.
Abri meu notebook e levei um susto com aquela voz baixinha atrás de mim:

-Tio, dá um trocado?-
Não tenho, menino.
-Só uma moedinha para comprar um pão.
-Está bem, compro um para você.
Para variar, minha caixa de entrada esta lotada de e-mails. Fico distraído vendo imagens, as formatações lindas, dando risadas com as piadas malucas.
Ah! Essa música me leva a Londres e a boas lembranças de tempos idos.

-Tio, pede para colocar margarina e queijo também.
Percebo que o menino tinha ficado ali.

-Ok. Vou pedir, mas depois me deixe trabalhar, estou muito ocupado, ta?
Chega a minha refeição e junto com ela meu constrangimento. Faço o pedido do menino, e o garçon me pergunta se quero que mande o garoto ir embora.

Meus resquícios de consciência, me impedem de dizer.
Digo que esta tudo bem.
Deixe-o ficar.
Que traga o pão e mais uma refeição decente para ele.
Então ele sentou á minha frente e perguntou:

-Tio o que está fazendo?
-Estou lendo uns e-mails.
-O que são e-mails?
-São mensagens eletrônicas mandadas por pessoas via Internet (sabia que ele não ia entender nada, mas, a título de livrar-me de maiores questionários disse):
-É como se fosse uma carta, só que via Internet.
-Tio você tem Internet?
-Tenho sim, essencial ao mundo de hoje.
-O que é Internet ?
-É um local no computador, onde podemos ver e ouvir muitas coisas,notícias, músicas, conhecer pessoas, ler, escrever, sonhar, trabalhar, aprender. Tem de tudo no mundo virtual.
-E o que é virtual?
Resolvo dar uma explicação simplificada, novamente na certeza que ele pouco vai entender e vai me libertar para comer minha refeição, sem culpas.

-Virtual é um local que imaginamos, algo que não podemos pegar, tocar.
É lá que criamos um monte de coisas que gostaríamos de fazer. Criamos nossas fantasias, transformamos o mundo em quase como queríamos que fosse.
-Legal isso. Gostei!
-Mocinho, você entendeu que é virtual?
-Sim, também vivo neste mundo virtual.
-Você tem computador?
-Não, mas meu mundo também é desse jeito... Virtual.
Minha mãe fica todo dia fora, só chega muito tarde, quase não a vejo, eu fico cuidando do meu irmão pequeno que vive chorando de fome e eu dou água para ele pensar que é sopa, minha irmã mais velha sai todo dia, diz que vai vender o corpo, mas não entendo, pois ela sempre volta com o corpo, meu pai está na cadeia há muito tempo, mas sempre imagino nossa família toda junta em casa, muita comida, muitos brinquedos de natal e eu indo ao colégio para virar medico um dia.
Isso é virtual não é tio?
Fechei meu notebook, não antes que uma lágrima caísse sobre o teclado.Esperei que o menino terminasse de literalmente "devorar" o prato dele,peguei a conta, e dei o troco para o garoto, que me retribuiu com um dos mais belos e sinceros sorrisos que já recebi na vida e com um "Brigado tio você é legal!".
Ali, naquela instante, tive a maior prova do virtualismo insensato em que vivemos todos os dias, enquanto a realidade cruel rodeia de verdade e fazemos de conta que não percebemos!

Se ler este post deixe o seu comentário...o administrador agradece.

 

TIBÉRIO CÉSAR


Posted by PicasaTibério Cláudio Nero César, em Latim: Tiberius Claudius Nero Cæsar que nasceu a 16 de Novembro de 42 a.C. e faleceu a 16 de Março 37 d.C., foi imperador romano de 14 até à sua morte.
Foi o segundo imperador de Roma pertencente à dinastia Julio-Claudiana, sucedendo ao padrasto César Augusto.
Tibério pertencia à família Claudi da aristocracia romana e era filho de Tiberius Claudius Nero e de Livia Drusa, sendo irmão de Druso.

A sua mãe separou-se do pai enquanto ele e o irmão eram bastante jovens, para casar com o imperador Augusto.
Subsequentemente, Augusto adoptou-o como filho e, apesar de algumas hesitações, nomeou-o sucessor.
À medida que foi crescendo, Augusto confiou-lhe tarefas de maior responsabilidade, até que se tornou no general supremo das legiões estacionadas na Germânia Inferior, um dos postos mais importantes do império.
Em12 a.C
., Tibério é obrigado a divorciar-se da sua mulher Vipsânia (filha de Marcos Vipsânio Agripa) para casar com a herdeira de Augusto, Júlia Cesaris.
Uma vez que Tibério gostava bastante da primeira mulher, este casamento esteve condenado ao fracasso desde o início.
Talvez por este motivo, a relação com o padrasto e agora sogro esfriou e Augusto passou a preferir Germânico, um dos sobrinhos de Tibério.
Numa manobra calculada, Tibério exilou-se em Rhodes, sob o pretexto de querer estudar retórica.
Acaba por regressar vários anos depois, na altura da morte dos netos de Augusto (filhos de Júlia e Agripa), dada a vontade do imperador em nomeá-lo como herdeiro.

Tibério sucede no trono imperial em 14, mas descobre que as legiões do Reno se tinham amotinado por preferirem o seu comandante - Germânico - como sucessor.
A rebelião foi travada pelo próprio aclamado, que não pretendia roubar o trono ao tio.
No entanto Tibério passou a evitar o sobrinho e, quando este morre em 19 em circunstâncias estranhas, foi um dos principais suspeitos.
Pouco tempo depois da subida ao trono, a natureza instável de Tibério revelou-se. Entrou em conflito aberto com a mãe, Livia Drusa, recusando-lhe a parte que lhe cabia da herança de Augusto e outros previlégios concedidos. Paranóico por conspirações, retirou-se para a ilha de Capri de onde governou até ao fim do reinado.

Atrás de si, deixava o controlo de Roma nas mãos do ambicioso Sejanus, o líder da guarda pretoriana.
Iniciou-se então uma onda de terror, com o assassinato e proscrição de muitos senadores importantes, homens de negócios e membros da família imperial.
A viúva de Germânico, Agripina e os seus dois filhos mais velhos Nero e Druso César, foram exilados e assassinados por ordem de Tibério.
Sejanus acabou por cair em desgraça e ser executado em 31, depois de descoberto um plano para depôr Tibério, o que só aumentou a paranóia do imperador e induziu nova série de proscrições. Quando Tibério morreu, o povo respirou aliviado.

Em Roma, a multidão gritou: Tiberius ad Tiberim (Tibério ao Tibre!).
Tibério morreu de causas naturais em 37, deixando o império ao sobrinho-neto Calígula e ao neto Tibério Gemelo.

Pouco tempo depois, Calígula manda matar o primo e torna-se no único imperador

 

BERNARDO BERTOLUCCI


Posted by Picasa Bernardo Bertolucci nasceu em Parma no dia 16 de março de 1941 e é um cineasta italiano.
Antes de fazer cinema, estudou na Universidade de Roma e ganhou fama como poeta.

Em 1961 trabalhou como assistente de direcção no filme Accattone, de Pier Paolo Pasolini.
Em 1962, dirigiu La commare secca, mas obteve reconhecimento com seu segundo filme, Antes da revolução, em que já demonstrava seu estilo político e comprometido com seu tempo.
Em 1967, escreveu o roteiro de Era uma vez no oeste, o melhor filme de Sérgio Leone.
Já nos Estados Unidos, dirigiu O conformista (1970), que chegou a ser indicado para o Oscar de melhor roteiro.

Em 1972, a sua primeira obra-prima, O último tango em Paris, escandalizou meio mundo e deu a Bertolucci mais uma chance de concorrer ao Oscar, desta vez como director.
Depois de fazer 1900, um filme monumental e muito ambicioso, Bertolucci partiu para o drama intimista em La Luna.
Poucos cineastas demonstram tanta versatilidade, mantendo sempre sua marca autoral.

Em 1987, consagrou-se com O último imperador, que recebeu nove Oscars, incluindo os de melhor filme e melhor director. Em O céu que nos protege, nova obra-prima, rodado em 1990, em pleno deserto do Sahara, Bertolucci extraiu interpretações fantásticas de Debra Winger e John Malkovich.
Seguiram-se O pequeno buda prejudicado por uma certa frouxidão narrativa.
Seus últimos filmes falam de relacionamentos e sentimentos, são profundamente intimistas como e Beleza roubada e Assédio.
Bertolucci é um cineasta ousado, que gosta de movimentos de câmara sofisticados, roteiros inteligentes e não tem medo de experimentar, mesmo quando trabalha com grandes orçamentos.

Está em plena actividade e certamente vai virar o século à procura de um novo "clássico" para a sua já ampla colecção.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

FREE hit counter and Internet traffic statistics from freestats.com