sábado, março 25, 2006

 

BELLA BARTOK


Posted by Picasa Bartok é considerado o compositor mais importante da Hungria e o principal representante da modernidade clássica, onde nasceu no dia 25 de Março de 1881.
Sobressaiu-se tanto por seu brilhantismo no piano e por sua actividade como professor desse instrumento na Academia de Música de Budapeste como por sua faceta de compositor (compôs, entre outras obras, 153 estudos para piano).
As suas primeiras obras seguem, na composição, a tradição do século 19 – por exemplo, o poema sinfônico Kossuth (1903) –, embora fossem evoluindo rumo ao impressionismo, sob a influência de Claude Debussy – como no seu Primeiro Quarteto de Cordas –, até se inspirar na música popular do sudeste da Europa.
A partir de 1905, Bartok realizou uma série de viagens na companhia de Zoltan Kodaly, durante as quais investigou e recolheu milhares de canções zíngaras (ciganas) da Romênia, da Sérvia, da Bulgária, da Croácia, da Ucrânia, da Eslováquia e da Turquia, chegando inclusive ao norte da África, embora centrando-se sempre em sua relação com a Hungria.
Por exemplo, na Suíte de Dança (1923) ou no Segundo Concerto para Piano (1931), são resgatadas melodias húngaras e, sobretudo, canções rítmicas.

 

ELTON JOHN


Posted by Picasa Sir Elton Hercules John, nascido Reginald Kenneth Dwight em 25 de março de 1947, é um dos cantores, compositores e músicos britânicos de maior sucesso.
Ele nasceu em Pinner, Middlesex, foi educado na Pinner County Grammar School e ganhou uma bolsa escolar com 11 anos no Royal Academy of Music.
Em 18 de outubro de 1978 foi criado no Brasil , No Rio de Janeiro, o primeiro fã-clube oficial de Elton John, o "Elton John´s Corporation".

Fundado por Débora Aromatis Machado, que uniu fãs de todo o Brasil, através de divulgação por cartas, nas rádios cariocas e também através do boletim informativo "ELTON JOHN´S NEWS".
Em 1984, o "Elton John´s Corporation" passou a contar com a colaboração de Robson Vianna, como editor chefe da segunda fase do boletim, que prosseguiu com o trabalho de divulgação no país. Foram lançadas 40 edições do informativo, em 5 anos.
Vera Lucia Moreira lançou um livro com a colaboração de Robson Vianna, uma das maiores obras biograficas do cantor em lingua portuguesa, chamado "TORRE DE BABEL".
Em 2005, foi ao ar o web site oficial do fã-clube www.eltonjohnscorporation.cjb.net, em comemoração aos 27 anos do "Elton John´s Corporation".

 

PAPA CONSTANTINO I


Posted by Picasa Era sírio.
Eleito em 25 de março de 708, fez uma viagem vitoriosa ao Oriente, durante a qual ordenou 12 bispos.
Foi bem recebido pelos oficiais do governo e saudado por um grande número de cristãos em todos os lugares em que parava.
Visitou 62 comunidades cristãs.
Conseguiu estabelecer um pouco de paz entre a Igreja e o imperador.
Animou os cristãos da Espanha para se oporem aos infiéis. Muitos bispos italianos e de outros locais foram a Roma para encontrá-lo.
Morreu em 9 de abril de 715.

 

CLAUDE DEBUSSY


Posted by Picasa Claude-Achille Debussy, músico, nasceu em Saint-Germain-en-Laye, França, em 22 de Agosto de 1862 e faleceu em 25 de Março de 1918.
O seu nome de Baptismo era Achille-Claude Debussy (foi baptizado aos 2 anos de idade e o nome Achille tem origem no nome do amante de sua tia Octavie de la Ferronnièrre que estava encarregue da sua educação).

O pai de Debussy tinha uma pequena loja de porcelanas em Saint-Germain mas depois de abrir falência, a família mudou-se para Paris.
Não existe nenhum descendente músico na família mas uma parente, que se apercebeu do exepcional talento do pequeno Claude, aconsselhou esta a proporcionar aulas de piano a Debussy. Aos 10 anos entrou no Conservatório de Música de Paris, onde os seus professores foram, Antoine Marmontel, Albert Lavignac, Emile Durand e Ernest Guiraud.
No Conservatório, em 1883 ganhou o segundo prémio com a cantata "Le gladiateur, em 1884 ganha o primeiro Grande Prémio de Roma, com a cantata L'Enfant Prodigue, que lhe deu o direito a um período de aperfeiçoamento em Roma, na Villa Médicis.
Foi casado primeiramente com Lily Texier em 1899. Lily Texier era bonita e amável mas pouco culta. O casal divorcia-se em 1905. Volta a casar com Emma Bardac em 1908, de quem teve uma filha em 1905.
Debussy nunca teve nenhum cargo oficial, nunca foi um figura pública apesar de ser um pianista maravilhoso. Evitava o mais possível apresentar-se em público. O mais importante da sua vida foram as suas criações musicais.

Por volta de 1910 foi-lhe diagnosticado um cancro que lhe afectara consideravelmente a sua saúde. Abandonou muitos projectos como a composição de algumas óperas. Após duas operações o seu estado não havia melhorado, bem pelo contrário Debussy estava cada vez mais doente.
A morte de um dos mais geniais músicos de sempre passara quase despercebida enquanto o exército alemão atacava Paris.
O compositor foi sepultado no cemitério do Père-Lachaise mas no ano seguinte foi transladado para o cemitério de Passy.


 

SIMONE SIGNORET


Posted by Picasa Seu verdadeiro nome era Simone Kaminker e nasceu no dia 25 de Março de 1921.
Considerada uma das actrizes mais convincentes do cinema francês, seus 40 anos de carreira foram marcados pela diversidade de personagens que interpretou. Juntamente com o segundo marido, Yves Montand, militou desde 1950 até ao início dos anos 80 no Partido Comunista francês.
Seu primeiro papel de protagonista foi em Démons de l'Aube (1946), e pouco depois impôs sua beleza em La Ronde (1950), uma comédia provocadora baseada na obra de Arthur Schnitzler. Actuou sob a direcção de Luís Buñuel em La Mort en ce Jardin (1956), e obteve o primeiro Oscar outorgado a uma actriz não-americana por seu papel em Room at the Top (Um Lugar na Alta Roda, 1958).
Foi magnífico seu desempenho em O Gato (1970, com Jean Gabin) e em Madame Rosa (1977). No mesmo ano de sua morte, surgiu seu romance Adieu Volodia.
Sua autobiografia, A Nostalgia Já Não É o Que Era, foi publicada em 1976.

 

D. AFONSO II


Posted by Picasa Terceiro rei de Portugal.
Filho de D. Sancho I e da rainha D. Dulce.
Ocupou o trono em 1211.

Não seguiu a orientação dos seus antepassados quanto ao alargamento do Reino, voltando-se somente para a organização da administração deste a para a consolidação do poder real.
Assim, logo em 1211 reúne as cortes de Coimbra donde parece ter saído a primeira colectânea de leis gerais que mostram em Portugal, muito mais cedo que noutros países, a acção centralizadora do rei.
As Cortes de Coimbra destinaram-se principalmente a garantir o direito de propriedade, a regular a justiça civil, a defender os interesses materiais da coroa e a evitar os abusos.

O desejo de firmar a soberania da coroa manifestou-se ainda nas «confirmações», raras até D. Afonso II a que, de 1216 a 1221, se generalizam como medida de administração pública, a nas «inquirições» que a partir de 1220 representam também uma tentativa de reprimir abusos.
Não teve quaisquer preocupações militares. Foi sem a sua presença que as tropas portuguesas intervieram na Batalha de Navas de Tolosa.

Por iniciativa particular foram, neste reinado, conquistadas aos Mouros: Alcácer do Sal, Vieiros, Monforte, Borba, Vila Viçosa e, possivelmente Moura.
D. Afonso II, nasceu em Coimbra em 12 de Abril de 1185, tendo morrido na mesma cidade a 25 de Março de 1223.

Foi enterrado no Mosteiro de Alcobaça.

 

IMAGEM DO DIA



Posted by Picasa

 

ARETHA FRANKLIN


Posted by Picasa Aretha Louise Franklin nascida em 25 de março de 1942 em Memphis, Tennessee é uma cantora norte-americana de gospel, soul e R&B que virou ícone.
Nascida em Memphis, mas criada em Detroit, Michigan, tornou-se a primeira mulher a fazer parte do Hall da Fama do Rock and Roll em 3 de janeiro de 1987.

Muitos chamam Aretha de "Rainha do Soul" ou "Dama do Soul".
Ela é reconhecida por suas habilidades na música soul e R&B, mas também é uma adepta de jazz, rock, blues, pop e até mesmo ópera.
Ela é geralmente reconhecida como uma das melhores vocalistas da história da música por publicações de porte da Revista Rolling Stone e do canal de televisão VH1.
Ela é a segunda cantora a possuir mais prêmios Grammy na história, atrás apenas de Allison Krauss.
Aretha possui dezessete prêmios competitivos e três honorários.
O estado de Michigan declarou a voz de Aretha como sendo uma maravilha natural.
Apesar de todo o sucesso, Aretha possui apenas dois singles que foram para o primeiro lugar na lista dos mais vendidos dos Estados Unidos segundo a Revista Billboard: "Respect" nos anos 1960 (provavelmente sua canção mais conhecida) e o dueto com George Michael "I Knew You Were Waiting (For Me)".

No entanto, muitos singles dela já apareceram entre os 20 mais vendidos na lista daquela publicação, como "Who's Zoomin' Who?" e "Freeway of Love".

sexta-feira, março 24, 2006

 

JULIO VERNE


Posted by Picasa Julio Verne nasceu na cidade de Nantes (região francesa da Bretanha) no dia de 8 de janeiro de 1828.
Ele e seu irmão Paul (um ano mais novo) gostavam de brincar às margens do rio Loire e conversar com os marinheiros.
Julio era apaixonado pelas histórias de países distantes, a tal ponto que, quando tinha 11 anos, resolveu fugir de casa.
Pierre Verne, seu pai, conseguiu pegá-lo no porto de Poimboeuf, na primeira escala do navio. O pai queria que seus filhos seguissem sua carreira de advogado e não marujo, como sonhava Julio. Resultado: Julio levou uma inesquecível surra de chicote. Na escola, sua matéria preferida era geografia. Seus cadernos eram repletos de mapas. O pai o levou para visitar as fundições e estaleiros de Indre, onde estavam sendo construídos os barcos a vapor (que eram a grande sensação da época). Seu irmão tornou-se marinheiro e Julio, que tinha a paixão pelos rios e pelas máquinas acabou cursando a faculdade de Direito e, aos 20 anos, foi para Paris para agradar seu pai.
Lá, após a revolução francesa, ocorriam muitos conflitos e golpes. Julio se atraiu mesmo pelo clima boêmio e pelas personalidades famosas como Alexandre Dumas (autor de "Os três mosqueteiros" e "Vitor Hugo").
Alexandre o convidou para ir ao seu castelo em Saint-Germain e Julio se impressionou em ver como Alexandre utilizava os factos históricos para escrever as suas novelas. Julio Verne decidiu escrever uma peça para teatro chamada "Les pailles rompues" (Contratos anulados) que foi encenada em 1850, sem muito sucesso.
Em 1852, foi trabalhar como secretário do Teatro Lírico, e ficou por 2 anos. Nesse período, conheceu Honorine-Ane de Vianne, que era viúva e tinha duas filhas. Namoraram e, por fim, casaram-se em 1857. Ela não se interessava pelas mesmas coisas que ele, gostava mesmo era de participar de grandes recepções e vestir-se bem. Logo após o casamento, arrumou um emprego para trabalhar como corretor da bolsa de valores. No entanto, não esquecia a idéia de escrever romances que difundissem o conhecimento da tecnologia e do mundo.
Conheceu o fotógrafo Félix Nadar, apaixonado pelo balonismo, como toda Paris. Nadar era conhecido por suas aventuras com balões até que resolveu fazer um passeio com a mulher e mais 9 passageiros num enorme balão durante 16 horas, no qual um acidente com o pouso o fez quebrar as duas pernas.
Mas esse facto não fez diminuir em Verne o desejo de escrever sobre máquinas, invenções e viagens pelo mundo. Pelo contrário, a partir daí ele passou a estudar muito as revistas científicas e livros que falassem dessas invenções.
Nadar acerta um encontro entre Jules Helzel (editor) e Julio Verne. Verne lhe mostrou os primeiros escritos sobre aventuras a bordo de balões. Mas Hetzel, depois de lê-los, mandou Verne voltar para casa e reescrevê-los, desta vez com aventura e emoção. Julio reescreveu em duas semanas. O editor adorou porque continha sonhos e aventura, classificando como uma leitura prazerosa.
O livro foi chamado "Cinco semanas num balão" e um verdadeiro sucesso. Assinou um contrato no qual precisava escrever dois livros por ano, pelos próximos vinte anos e depois prorrogado por toda a produção futura. Verne cumpriu o contrato durante 40 anos.
Passado algum tempo, Hetzel acompanhava frase a frase a obra de Verne. Ele, que era um viajante inveterado, fazia anotações durante as viagens que serviriam de base para os livros de Verne. Eram admiradores do meio de transporte mais revolucionário da época: o trem.
Ler Verne significava sair em viagem e aventurar-se; para muitos, a única oportunidade. Ele escrevia minuciosamente os cenários, transportando o leitor dos pólos para o centro da terra. Descrição tão perfeita que o livro "Vinte mil léguas submarinas" serviu de inspiração para o oceanógrafo Jacques Costeau, que considera Verne a pessoas que lhe inspirou a explorar os mares.
Verne foi assediado a tal ponto que se mudou para uma mansão em Amiens (norte de Paris) para ter sossego e poder escrever. Escrevia também a bordo de seu barco, o Saint-Michel. Tinha o costume de escrever dois, as vezes até três livros ao mesmo tempo. Escrevia sempre na página da direita, deixava a esquerda para corrigir o texto e raramente mudava a versão original, o que prova que ele era um redactor fluente. ~
Os livros dele obedeciam a regras específicas, não ferindo de forma alguma a cultura católica da época. Eram considerados os melhores presentes de Natal.
Quando estava escrevendo a série "A volta ao mundo em 80 dias", ocorreu uma febre na população em comprá-los que as companhias de navegação ofereceram fortunas para que os personagens dos livros fizessem a última etapa num de seus navios.
Um incidente ocorreu na noite do dia 8 de março de 1886, quando levou dois tiros no pé direito. Não conseguiu ver o homem que atirou. Soube mais tarde que foi seu sobrinho predileto, Gaston, filho do irmãqo Paul. Caiu em depressão na virada do século, perdeu as coisas que mais amava: seu irmão, seu amigo e editor Hetzel e seus passeios de barco (pois não se equilibrava mais no convés).
Passou a ser severo com o filho e mandou-o para o reformatório. Mas, pelo contrário, foi muito carinhoso com um colega de ginásio de seu filho, Aristide Breand. Inclusive chegou a incluí-lo camando-o de Briant como personagem principal do livro "Dois anos de férias", de 1888. Julio não deixou de escrever. Segundo sua própria declaração, queria chegar a sua centésima obra.
Aos 74 anos, os livros eram trazidos até ele, que já não podia mais ir à biblioteca, mas mantinha a rotina de escrever pela manhã e ler à tarde.
O livro "Senhor do mundo" descreve um veículo que misturava automóvel, avião e submarino.
Em 1905, publica um livro sobre a ligação por um canal do deserto do saara ao mar Mediterrâneo, para transformar o deserto num lago.
Na noite de 24 de março de 1905 pediu o livro "Vinte mil léguas submarinas", perguntou pela mulher e os filhos, fechou os olhos e faleceu.
.

 

PAPA NICOLAU V


Posted by Picasa Nasceu em Sarzana.
Era cardeal de Bolonha.
Eleito em 19 de março de 1447, iniciou a construção da actual Basílica de São Pedro, fortificou a cidade, consertou as muralhas, restaurou muitas igrejas, pavimentou com pedras as ruas de Roma, aperfeiçoou o sistema de fornecimento de água, para beneficiar os peregrinos. Ajudou a Espanha a expulsar os sarracenos.
Fundou a Biblioteca Vaticana, foi patrono das artes e da literatura.
Mandou traduzir para o latim clássicos gregos.
Conseguiu a submissão do antipapa Félix V e destituiu o Concílio de Basiléia.
Celebrou o 6º Ano Santo (1450).
Morreu em 24 de março de 1455.

 

STEVE MCQUEEN


Posted by Picasa Grande actor norte americano, estrelou inúmero filmes de acção e aventura que marcaram época no cinema, como Bullit, Fugindo do Inferno, 24 Horas de Le Mans, Papillon e muitos outros. Steve era um excelente motociclista, competiu pelos EUA no ISDE, a Copa do Mundo do Enduro, pilotando uma Triumph 650cc no início dos anos sessenta, possuía uma grande colecção de motos antigas, especialmente a Indian, marca preferida pelo actor. Casado com a actriz Ali McGraw, McQueen gostava de dispensar duplos e fazer ele mesmo as cenas perigosas, como o incrível vôo sobre a fronteira com a Suíça em Fugindo do Inferno, um dos seus melhores papéis em Hollywood.Praticante regular do motocross, Steve participou, junto com os craques Malcolm Smith e Mert Lawill do lendário On Any Sunday, o primeiro filme documentário sobre motociclismo feito nos EUA, dirigido por Bruce Baron. Steve competiu e foi garoto propaganda da primeira safra da Honda CR 250, nos idos de 1972. Sua actuação em favor do motociclismo ajudou a solidificar e divulgar o esporte não só nos EUA, mas em todo o mundo. Stevenasceu no dia 24 de Março de 1930 e morreu no dia 7 de Novembro de 1980, aos 50 anos de idade, vítima de cancer, o que não diexa de ser uma ironia, pois Steve McQueen era o garoto propaganda preferido dos cigarros Camel. Sua colecção de motocicletas foi leiloada em Las Vegas em 1984. Mais de cem motos foram vendidas, inclusive as avariadas por Steve em incontáveis tombos nas corridas de cross e deserto.

 

HARRY HOUDINI


Posted by Picasa O mais famoso mágico de todos os tempos, Harry Houdini, nasceu Ehrich Weisz, em Budapeste, Hungria, no dia 24 de março de 1874. Seu pai Mayer Samuel Weisz, era um judeu religioso e professor, mudou-se com a família para Appleton, Winscousin (EUA) em 1876. Os tempos eram difíceis para a família Weisz, e foram obrigados a mudar várias vezes para fugir de cobradores de dívidas contraídas. Por conta disso e da precária situação financeira da família, todos os filhos começaram a trabalhar cedo. Ehrich aos 8 anos já trabalhava como engraxate e vendedor de jornais.Certo dia, seu pai o levou para assistir à performance de Dr. Lynn um mágico intinerante, neste dia, o desejo de actuar, tomou conta de Ehrich. Aos 12 anos fugiu de casa, tendo chegado até Kansas City, onde ficou por quase um ano, mas em seguida juntou-se novamente à sua família na nova casa em Nova Iorque. Em 1888, Ehrich tinha vários trabalhos para ajudar a família.Gastava seu tempo livre estudando mágica e disputando competições de atletismo, natação e corrida. Nesta época, Ehrich leu um livro entitulado "As Memórias de Robert Houdin" escritas pelo próprio. O livro mudou sua vida - Ehrich adicionou um "i" ao final do nome de seu ídolo e assumiu o nome com o qual se tornaria parte da história - HoudiniNo entanto, os verdadeiros episódios e detalhes da infância de Houdini foram ocultados, inclusive em grande parte pelo próprio Houdini. Algumas biografias dão conta da data de nascimento de Houdini em 6 de abril de 1874 em Appleton, Winscousin - o que foi divulgado amplamente pelas palavras de Houdini, porém o certo é que ele nasceu mesmo em Budapeste e seu pai atendendo a uma proposta de emprego de rabino em Appleton (foi o primeiro rabino da cidade) mudou-se com toda a família, por volta de 1875/76.Quando Houdini tinha 16 anos, seu pai morreu, dando-lhe a liberdade de se tornar um performático em tempo integral. Suas primeiras investidas incluíam truques com cartas, apresentações públicas em parques de diversão e na Chicago World's Fair em 1893. Junto com seu irmão Theo, Houdini estava empenhado em criar um mito em torno de seu nome.Em 1894, Houdini conheceu Beatrice "Bess" Raymond, uma batalhadora cantora e dançarina. Os dois se apaixonaram imediatamente e se casaram em julho do mesmo ano. Bess se juntou ao espetáculo de Houdini e Theo seguiu em frente actuando por conta própria. Houdini estava constantemente improvisando e incorporando novos truques ao seu acto.Por muito tempo, passou aperfeiçoando e treinando um truque em que escapava de algemas, incorporou este truque ao seu show e logo passou a desafiar qualquer pessoa que pudesse algemá-lo com eficiência, inclusive oferecendo centenas de dólares caso ele não conseguisse escapar, nunca teve que pagar.Houdini sempre soube usar com inteligência a mídia para promover seus espectáculos. Seus desafios atraíam um enorme público, no final do século XIX, que queria ver o mágico se desvencilhar de algemas, grilhões e correntes de ferro nos pés, cordas, cabos de aço, camisas de fôrça, jaulas e sarcófagos. Diferente de outros mágicos, Houdini praticava suas "escapadas" aos olhos da platéia.Suas performances despertaram a atenção de Martin Beck que dirigia a maior cadeia de teatros de "vaudeville" dos Estados Unidos.Houdini foi contratado por Beck, tendo se tornado um enorme sucesso de público. Provando sua incrível capacidade de se desvencilhar de qualquer tipo de prisão, Houdini tornou-se o actor principal da trupe.Apesar de sua enorme popularidade, Houdini não estava feliz com o sucesso nos Estados Unidos. Ele e Bess, partiram para uma turnê pela Europa e Rússia na virada do século. Sua primeira apresentação em Londres foi um enorme sucesso, assim como na Alemanha e em todo o continente europeu. Houdini permaneceu na Europa por 5 anos e foi a principal atracção do "vaudeville".Em 1905, retornou aos Estados Unidos, determinado a se tornar uma grande estrela, maior ainda do que já era. Ele aprimorou e aumentou ainda mais a dificuldade de suas performances. É desta época uma de suas maiores escapadas, onde ele era algemado e colocado dentro de um caixote de transporte que tinha sua tampa pregada, a seguir era jogado na água; Houdini no entanto aparelhava o caixote, de modo a poder ficar embaixo d'água por um longo período de tempo, a fim de aumentar o suspense do acto. Houdini possuía uma força incrível e grande agilidade, o que lhe ajudava em suas performances, ele também gastava horas praticando seu condicionamento físico, para o show em que ficava debaixo d'água, treinava o fôlego numa banheira. Por mais de duas décadas Houdini permaneceu sob os refletores. De 1916 a 1923 apresentou seus truques no cinema.Nos seus últimos anos de vida gastou parte de seu tempo desmascarando espiritualistas e mostrando como eram cometidas fraudes em espetáculos de parapsicologia e sessões espíritas. Seu interesse por destruir outros profissionais, teve início após a morte de sua mãe Cecilia Weisz. Por causa de seu passado como ilusionista, ele conhecia a maioria das técnicas utilizadas por médiuns para estabelecer contacto com o mundo dos espíritos. Houdini criou uma espécie de cruzada contra os charlatães que tungavam o dinheiro de famílias inteiras que tentavam contactar seus mortos. Ele frequentemente comparecia disfarçado em sessões espíritas, para desmascarar os médiuns.Houdini apregoava que se houvesse uma forma verdadeira de contactar os mortos, somente ele poderia conseguir tal proeza.Houdini inclusive atacou o mito de Robert Houdin, de quem emprestou o nome com o qual alcançou a fama.O mestre Arthur Conan Doyle, criador do famoso personagem Sherlock Holmes, era um admirador contemporâneo do trabalho de Houdini. Ironicamente Conan Doyle era conhecido por suas explicações lógicas nas histórias de Sherlock, no entando declarou que as escapadas, os ilusionismos e performances de Houdini só podiam ser fruto de um fenômeno sobrenatural.Os últimos dias de vida de Houdini foram trágicos e patéticos diante de uma vida tão espectacular. Em 22 de outubro de 1926, ele se encontrava em Montreal apresentando uma conferência sobre espiritualismo. Quando se achava em seu camarim conversando com vários estudantes da McGill University, foi questionado se poderia resistir ao soco de qualquer homem no estômago, antes que pudesse se preparar contraíndo a musculatura abdominal, um dos estudantes socou-o por 3 vezes na barriga. Depois disso Houdini demonstrando não sentir dor, ainda se apresentou por algumas vezes, mas logo caiu doente, porém não foi ver um médico no dias seguintes. Quando finalmente foi diagnosticado, seu apêndice havia sido rompido, sua circulação fora contaminada com germes de estafilococus, infelizmente já era tarde, Houdini morreu de peritonite em 31 de outubro de 1926 aos 52 anos em meio às comemorações do Halloween.

 

O SANTO DO DIA


Posted by Picasa Dom Oscar Romero
Hoje é um dia especialíssimo para nós, na América Latina.
No dia 24 de Março de 1980, o Arcebispo de San Salvador, DOM OSCAR ROMERO, foi morto no altar, misturando seu sangue com as ofertas que estava apresentando a Deus, pelo povo sofrido. Seu último sermão, gravado na maior clareza possível, naquele instante da Morte, foi um apelo de justiça e paz.
E quando terminou a gravação, ouviram-se também na fita os tiros, que lhe arrebataram a vida terrena.
Eu mesmo me comovi diante dessa gravação, porque se tratava de um grande amigo meu, com quem me encantara e que se correspondia comigo.

Escreveu-me um bilhete, que recebi depois que ele fora assassinado.
Ele mesmo, no entanto, profetizara: ¨Ressuscitarei em meio ao meu povo. Vivo dentro do povo".
Todo verdadeiro santo continua ressuscitado e vivo no meio do povo
.

 

DÁRIO FO


Posted by Picasa Dario Fo nascido no dia 24 de Março de 1926 é um autor teatral italiano, comediante e ganhador do Prêmio Nobel de Literatura em 1997.
Nasceu em San Giano, uma cidade pequena em Lago Maggiore na província de Varese, na Itália.
Sua família era composta por seu pai Felice, socialista, mestre da estação e actor numa companhia amadora do teatro; sua mãe Pina Rota, uma mulher da imaginação e talento (nos anos 1970, teve um livro autobiográfico publicado por Einaudi, contando a história de sua cidade natal); seu irmão Fúlvio; sua irmã Bianca e seu avô materno, que teve uma fazenda em Lomellina, onde Dario passou suas férias da infância
Durante as visitas de Dario, seu avô viajava pelo campo vendendo seus produtos em uma carroça puxada por cavalos.

Para atrair clientes contava histórias, as mais surpreendentes, e nestas histórias introduzia a notícia e anedotas sobre eventos locais. Suas crônicas satíricas e oportunas deram-lhe o apelido de Bristìn (semente da pimenta). Foi de seu avô, sentando-se ao lado dele em suas viagens, que Dario começou a aprender os rudimentos do ritmo narrativo.
Dario passou sua infância a mudar-se de uma cidade para outra, porque os postos de seu pai foram mudando de acordo com o que desejavam as autoridades ferroviárias.

Mas mesmo que a geografia remanescesse em um fluxo, o ajuste cultural era sempre o mesmo. Enquanto o menino crescia, tornou-se educado na tradição narrativa local.
Com paixão crescente, sentava-se nas tavernas ou piazze e punha-se a escutar sem cansar os mestres vidraceiros e os pescadores, que - na tradição oral do fabulatore - trocariam fábulas embebidos num tom satírico político pungente
Em 1940 mudou-se de Luino para Milão para estudar na Academia de Arte de Brera. Após a guerra, começa a estudar a arquitectura no Instituto Politécnico, mas interrompeu seus estudos com somente alguns exames deixados para poder colar grau.
Quase ao final da guerra, Dario foi conscrito no exército da república de Salo.

Consegue escapar, e gasta os últimos meses da guerra escondido num quarto de loja num sótão. Seus pais são activos na resistência, sendo que seu pai organiza o transporte de cientistas judeus e prisioneiros de guerra britânicos fugidos para a Suíça de trem; sua mãe ocupa-se de cuidar de partisans feridos.
Ao fim da guerra, Dario retorna a seus estudos na Academia de Brera e realizando cursos de arquitetura no Instituto Politécnico.
Entre 1945-51 foca sua atenção em projectos de palcos e decoração teatral. Nessa época começa a improvisar monológos.
Muda-se com sua família para Milão. Mamma Fo, a fim ajudar a seu marido a manter os três filhos na faculdade, esmera-se como uma fabricante de camisas.
Para o Fos mais novos, este é um período da leitura intensas. Gramsci e Marx são devorados junto com novelistas americanos e as primeiras traduções de Brecht, de Mayakovsky e de Lorca.
Nos anos posteriores imediatos, o teatro italiano submete-se a uma volta verdadeira, empurrada principalmente pelo fenômeno do novo teatri do piccoli (theatros pequenos) que teve um papel chave no desenvolvimento da idéia "de um palco popular".
Fo é envolvido por este movimento efervescente e prova ser um teatrólogo insaciável - mesmo que geralmente não pudesse ter recursos para comprar um assento e tivesse que ficar em pé entre os performáticos.

Mamma Fo mantem uma mente aberta e uma casa aberta para conhecimentos novos das suas crianças, entre eles Emilio Tadini, Alik Cavalieri, Piccoli, Vittorini, Morlotti, Treccani, Crepax, alguns deles já famosos.
Durante seus estudos da arquitectura, ao trabalhar como arquitecto assistente e decorador, Dario começa a entreter seus amigos com os contos como aqueles que ouvia nas tavernas no entorno do lago durante sua infância.
No verão de 1950, Dario procura por Franco Parenti que foi apresentado pelo jovem cômico teatrólogo com uma parábola de Caim e Abel, uma sátira em que Caim, nano do poer (pequena coisa pobre), um tolo miserável, é qualquer coisa menos malvado. É justo que cada vez que tenta, nano do poer, imitar o esplêndido, loiro e de olhos azuis, Abel se envolve em problemas. Após ter sofrido um desastre após outro, finalmente fica louco e mata o esplêndido Abel. Franco Parenti convida entusiasticamente Fo para se juntar a sua companhia de teatro.
Dario começa a se apresentar show de variedades de verão de Parenti. Isto é quando tem seu primeiro "encontro" com Franca Rame - não pessoalmente, mas através de uma fotografia que vê na casa de alguns amigos. Ele fica apaixonado!
Por algum tempo ainda continua a trabalhar como o arquitecto assistente. Mas decide-se logo abandonar seus trabalho e estudos, repugnado pelo corrupção existente no sector das edificações.

quinta-feira, março 23, 2006

 

ACONTECE...



Um conselho vos vou dar e não vou cobrar para ninguém.
Quando chegar a hora de lanchar e se lembrarem que têm qualquer coisa no computador para acabar, não façam como o parvalhão deste escriva que, velho raposo como é, já devia ter aprendido que há vários tipos de mesa que se não são todas iguais, por alguma razão é.
Assim sendo não entornarão o cházinho por cima do teclado, pondo a mulher de castigo a tentar secà-lo com o secador do cabelo e para seu próprio castigo, claro está, lá foi finalmente...numa corrida, comprar um teclado novo !
Fica para memória futura...e para todos !
Amanhã, se Deus quizer, retomaremos a normalidade!
Um Bem-haja para os que lêm o ATÓNITO.

quarta-feira, março 22, 2006

 

ENCONTROS E DESENCONTROS


O primeiro-ministro, José Sócrates, e a presidente da Câmara Municipal de Felgueiras, Fátima Felgueiras, encontraram-se esta terça-feira de manhã pela primeira vez numa cerimónia oficial desde a fuga da autarca para o Brasil e ambos trocaram cumprimentos no decorrer da cerimónia.
O encontro ocorreu durante a inauguração do troço da A11, que liga Guimarães a Felgueiras, e, de alguma forma, estava a ser evitado, uma vez que o percurso do primeiro-ministro não contemplava qualquer passagem por Felgueiras. Além disso, o facto da cerimónia ter sido marcada para Cabeceiras foi entendido por vários dirigentes socialistas como uma manobra tendente a evitar o primeiro encontro do primeiro-ministro com a autarca, depois da sua saída do partido e da fuga para o Brasil.No entanto, a autarca esteve presente e o cumprimento entre ambos foi inevitável. “Não é estranho que a cerimónia seja em cabeceiras, uma vez que a autoestrada serve uma região muito vasta”, afirmou Fátima Felgueiras, “satisfeita por estar na inauguração”. “O facto de ter saído do PS não afectou a relação da autarquia com o Governo. Já apresentei vários projectos ao Executivo que estão a ser apoiados”, revelou.Recorde-se que desde a fuga da autarca para o Brasil e a candidatura independente nas últimas eleições autárquicas, após ter sido militante do PS durante vários anos, quebrou a relação de Fátima Felgueiras com o partido, que já vinha sendo incómoda desde o processo do alegado ‘saco azul’, que está a ser julgado no Tribunal de Instrução de Guimarães.

DIZ QUEM VIU QUE FOI UM LINDO ENCONTRO, MAS QUE NÃO CHEIRAVA LÁ MUITO BEM VÊ-SE PELA ATITUDE DO PRIMEIRO.MINISTRO.

terça-feira, março 21, 2006

 

O SANTO DO DIA


Posted by Picasa São Nicolau de Flue
Comemoramos a vida santa de um eremita Suíço, São Nicolau de Flue, que nasceu na Suíça em 1417 e passou sua juventude ajudando o pai em trabalhos práticos e sempre inclinado a vida religiosa.
A pedido do pai, casou-se com Dorotéia que muito o levou para Deus, tanto que juntos educaram os dez filhos para a busca da santidade.
Aconteceu que em comum acordo e com os filhos educados Nicolau retirou-se na solidão, perto de sua casa, porém com o propósito de se dedicar exclusivamente a Deus, ele que era um homem popular devido diversos cargos públicos e administrativo que ocupou na sociedade.
São Nicolau entregou-se totalmente a vida de oração, penitência e jejuns, sem deixar de participar nas missas de domingo e dias santos, além de ter assumido como cama uma tábua, por travesseiro uma pedra e de primeiro frutas e ervas como alimento até chegar a se alimentar somente da Eucaristia, este processo durou progressivamente por 33 anos.
Nicolau que morreu com setenta anos, ao ir para o eremitério com 37 anos em nada se alienou ao mundo pôde servir com conselhos e interferir pacificamente nas dificuldades entre Católicos e protestantes ao ponto de ser amado tomado como modelo de pacificador e pai da pátria.

 

ALENTEJANANDO



Posted by Picasa

 

PÉRSIA / IRÃO



O vocábulo Pérsia (do latim Persia, este do grego
Περσίς ou Persís é, formalmente, um sinônimo para o Irão, embora esta última seja a forma pela qual a Pérsia pós-1935 é mais conhecida no Ocidente.
No uso corrente, o termo Pérsia costuma ser reservado para referir-se ao Império Persa em uma ou mais de suas diversas fases históricas (século VII a.C. - 1935 d.C.), fundado originalmente por um grupo étnico (os persas a partir da cidade de Anshan, no que é hoje a província de Fars, no Irão, e governado por dinastias sucessivas (persas ou estrangeiras) que controlavam o Planalto Iraniano e os territórios adjacentes.
Os correlatos adjeçtivo, substantivo e gentílico persa podem referir-se, dentre outros sentidos, a:
(adj.) de ou pertencente ao Irão ou à antiga Pérsia (s.m.) o natural ou habitante do Irã ou da antiga Pérsia
(adj.) de ou pertencente ao grupo étnico persa
(s.m.) a língua persa, seja o persa antigo, o persa médio (pálavi), ou, ainda, o persa moderno (farsi).
Pelo menos desde o ano 600 a.C., o termo Persis era usado pelos gregos para referirem-se à Pérsia/Irã. Persis provém do persa antigo Pars ou Parsa – o nome do clã principal de Ciro e que também deu o nome da região onde habitavam os persas (correspondente, hoje, à moderna província iraniana de Fars).

O latim emprestou o termo do grego, transformando-o em Persia, forma adotada pelas diversas línguas européias.
O termo Pérsia foi, até 1935, o nome "oficial" pelo qual o mundo conhecia o Irã, mas o povo persa usava, para referir-se à sua própria nação, desde o período Sassânida, o termo "Iran", que significa “terra dos arianos”, derivado de Aryanam, forma encontrada em textos persas antigos. No período aquemênida, os persas usavam o termo Parsa.
Em 1935, o Xá Reza Pahlavi solicitou formalmente que a comunidade internacional passasse a empregar o nome nativo do país, Iran (Irã ou Irão, em português).

Em 1959, o Xá Mohammad Reza Pahlavi anunciou que tanto Pérsia como Irã eram formas correctas de referir-se ao seu país.

 

IMAGEM DO DIA



Posted by Picasa

 

ALCATRAZ


A Ilha de Alcatraz está localizado no meio da baia de São Francisco na California, EUA. Inicialmente foi utilizado como base militar e só mais tarde como uma prisão de máxima segurança, e agora é um local que pode ser visitado por qualquer turista.Alcatraz foi uma base militar de 1850 a 1930. Posteriormente foi adquirido pela departamento da Justiça dos EUA que o transformou. A 1 de Janeiro de 1934 abre como uma Prisão Federal. Durante os 29 anos de existência, a prisão alojou os maiores criminosos, como Al Capone, Robert Franklin Stroud, o Birdman of Alcatraz and Alvin Karpis. A prisão foi encerrado em 21 de Agosto de 1963, porque era muito dispendiosa e já não garantia total segurança em relação às prisões mais modernas. Era mais fácil e mais barato construir uma prisão nova do que melhor as condições da actual.
Posted by Picasa

 

"O BARÃO VERMELHO "


Posted by Picasa Durante a I Guerra Mundial o recém concebido invento, o avião, foi usado pela 1º vez como arma de combate, surgindo nessa época o maior Ás da aviação, o Barão Manfred Von Richthofen.
O "Barão Vermelho" começou como manicaco, mas no final de sua carreira já havia conquistado 80 vitórias. Até o dia de sua morte em combate quando foi abatido e morto em 21 de abril de 1918.

 

PRIMAVERA


A Primavera é a estação do ano que se segue ao Inverno e precede o Verão, iniciando-se, no hemisfério norte cerca do dia 20 de Março e terminando cerca de 21 de Junho.
No hemisfério sul, inicia-se por volta de 22 de Setembro e terminana em redor de 21 de Dezembro.
É tipicamente associada ao reflorescimento da flora e da fauna terrestres.
Do ponto de vista da Astronomia, a primavera do hemisfério sul inicia-se no equinócio de Setembro e termina no solstício de Dezembro.
Como se constata, no dia do equinócio o dia e a noite têm a mesma duração.
A cada dia que passa, o dia aumenta e a noite vai encurtando um pouco, aumentando, assim, a insolação do hemisfério respectivo.
Estas divisões das estações por equinócios e solstícios poderão ser fonte de equívocos, mas deve-se levar em conta a influência dos oceanos na temperatura média das estações.
Na Primavera do hemisfério sul, os oceanos meridionais ainda estão frios e vão aos poucos aquecendo, fazendo a Primavera ter temperaturas amenas ao longo da estação.
Para a região sudeste do Brasil, onde há a maior concentração populacional do país, é geralmente o fim da estiagem de inverno e o início da temporada de chuvas.

Posted by Picasa

segunda-feira, março 20, 2006

 

ASSOCIAÇÃO INDUSTRIAL PORTUGUESA



Posted by PicASSA
A Associação Industrial Portuguesa (AIP), fundada em 1837 e com sede em Lisboa, é uma associação empresarial de âmbito nacional, desenvolvendo actividades dirigidas aos associados no campos da informação económica, da educação e da formação, da consultoria, das feiras e congressos e, mais recentemente, das tecnologias e sistemas de informação. É proprietária da Feira Internacional de Lisboa e do Centro de Congressos de Lisboa. Realiza anualmente um volume de negócios de mais de 50 milhões de euros e conta com cerca de 250 colaboradores.
Com uma comunicação baseada em processos tradicionais, de alcance limitado e custos elevados, a AIP decidiu apoiar a sua actividade na Internet, entendida como um instrumento poderoso de relacionamento entre parceiros e propiciadora de comunicação bidireccional.
Foi definido um modelo cooperativo, com capacidades multi-comunitárias, numa óptica não-competitiva, e procurou-se o fornecedor que garantisse não só a melhor solução de construção de portais, mas que assegurasse a integração com os sistemas de back-office instalados na AIP, baseados em mySAP Business Suite. A escolha recaiu na solução mySAP Enterprise Portal , na altura ainda na fase de prototipagem, prévia ao seu lançamento comercial.

 

D.MARIA I


Posted by Picasa Filha primogénita de D. José I.
Foi aclamada rainha em Maio de 1777.
Por sofrer de doença mental foi afastada dos negócios públicos em princípios de 1792, tendo o príncipe D. João tomado conta do governo em nome de sua mãe até 1799, ano em que passou a governar em seu próprio nome, com o título de Regente.
Nascida em 1734, recebeu logo o título de "Princesa da Beira", passando com a ascensão ao trono do pai, em 1750, a ser chamada "Princesa do Brasil".

Casou em 1760 com o seu tio D. Pedro de quem enviuvou.
A animosidade que sempre existiu entre os príncipes do Brasil e o marquês de Pombal e o desejo deste de ver D. Maria renunciar ao trono em favor de seu filho D. José, não permitiram à futura rainha que se familiarizasse com os assuntos políticos. No entanto sente-se que três preocupações absorveram o seu espírito desde os primeiros tempos do seu reinado: reparar as "ofensas" a Deus, moralizar a vida pública e governar em certos campos de uma forma mais progressiva.
Perdoou aos criminosos do Estado que lhe pareceram dignos desse acto. Aceitou o pedido de escusa do marquês de Pombal de todos os seus cargos mas manteve-lhe os seus honorários de secretário de Estado.
Quando D. Maria subiu ao trono era delicada a nossa posição em política internacional: guerra com a Espanha no Brasil; situação difícil perante o conflito entre a Inglaterra e as colónias americanas. Em relação ao primeiro problema, procurou desde logo a rainha um entendimento com a Espanha, o que deu origem aos Tratados de Santo Ildefonso, de Outubro de 1777, tratado preliminar de delimitação das zonas portuguesa e espanhola na América do Sul, e do Prado assinado em Março de 1778. A solução do segundo tornou-se mais difícil quando a França e a Espanha apoiaram as colónias revoltadas.

Na impossibilidade de tomar partido aberto por qualquer dos beligerantes procurou obter a neutralidade, o que aconteceu em Julho de 1782, com a assinatura da convenção marítima com a Rússia, e a aceitação da Neutralidade Armada, não sem dificuldades que o governo português conseguiu vencer com certa diplomacia.
A actividade legislativa é notável, sobretudo no que diz respeito à gestão económica.

Puseram-se restrições ao monopólio da Companhia do Vinho do Porto. Foi suprimida a Companhia do Grão-Pará e Maranhão; criada a Junta da Administração de todas as fábricas deste Reino e Águas Livres. Impulsionou novas manufacturas. Assinou um tratado de amizade, navegação e comércio com a Rússia.
A exportação do vinho do Porto desenvolveu-se largamente.
Também no seu tempo se deu um impulso à cultura tendo-se procedido à criação de numerosas instituições, como: a Real Academia das Ciências de Lisboa, Aula Pública de Debucho e Desenho, no Porto, e a Aula Régia de Desenho de Lisboa. Fundou a Academia Real de Marinha e a Real Biblioteca Pública de Lisboa.

Criou Hospitais no Brasil e na metrópole. Criou a lotaria para alargar os serviços da Misericórdia de Lisboa.
Uma das suas medidas mais importantes é a fundação da Real Casa Pia de Lisboa, obra de Pina Manique.
D. Maria I nasceu em Lisboa, a 17 de Dezembro de 1734, recebendo o nome de baptismo de Maria Francisca Isabel Josefa Antónia Gertrudes Rita Joana, e faleceu no Rio de Janeiro, a 20 de Março de 1816, estando sepultada na Basílica da Estrela.

 

IMAGEM DO DIA



Posted by Picasa

 

ISAAC NEWTON


Posted by Picasa Isaac Newton nasceu em Londres, no ano de 1643, e feleceu no dia 20 de Março de 1727.
Cientista, químico, físico, mecânico e matemático, trabalhou junto com Leibniz na elaboração do cálculo infinitesimal.
Durante sua trajetória, ele descobriu várias leis da física, entre elas, a lei da gravidade.
Este cientista inglês, que foi um dos principais precursores do Iluminismo, criou o binômio de Newton, e, fez ainda, outras descobertas importantes para a ciência.

Quatro de suas principais descobertas foram realizadas em sua casa, isto ocorreu no ano de 1665, período em que a Universidade de Cambridge foi obrigada a fechar suas portas por causa da peste que se alastrava por toda a Europa.
Na fazenda onde morava, o jovem e brilhante estudante realizou descobertas que mudaram o rumo da ciência: o teorema binomial, o cálculo, a lei da gravitação e a natureza das cores.
Dentre muitas de suas realizações escreveu e publicou obras que contribuíram significativamente com a matemática e com a física.

Além disso, escreveu também sobre química, alquimia, cronologia e teologia.
Newton sempre esteve envolvido com questões filosóficas, religiosas e teológicas e também com a alquimia e suas obras mostravam claramente seu conhecimento a respeito destes assuntos. Devido a sua modéstia, não foi fácil convencê-lo a escrever o livro Principia, considerado uma das obras científicas mais importantes do mundo.
Newton tinha um temperamento tranqüilo e era uma pessoa bastante modesta. Ele se dedicava muito ao seu trabalho e muitas vezes deixava até de se alimentar e também de dormir por causa disso. Além de todas as descobertas que ele fez, acredita-se que ocorreram muitas outras que não foram anotadas.
Diante de todas as suas descobertas, que, sem sombra de dúvida, contribuíram e também ampliaram os horizontes da ciência, este cientista brilhante acreditava que ainda havia muito a se descobrir. E, em 1727, morreu após uma vida de grandes descobertas e realizações.

 

O SANTO DO DIA


Posted by Picasa Santo Ambrósio de Sena
Lembramos neste dia Santo Ambrósio de Sena um grande pregador Dominicano que nasceu em Sena Itália em 1220.
De nobre família Ambrósio sofreu com o orgulho dos seus que lutavam , como outros, pela busca de poder.
Santo Ambrósio quando nasceu estava com seu corpo de tal maneira deformados que sua família o rejeitou , ao deixá-lo escondido e entregue a uma ama que o devia manter longe do castelo.
Aconteceu que o menino Ambrósio estava aos cuidados de uma mulher de grande fé, ao ponto de ser levado deformado repetidas vezes à Igreja, onde recebeu fervorosas oração que ao serem escutadas resultou num processo de cura que levou Ambrósio a um total e perfeita restauração de sua saúde.
Curado, Santo Ambrósio foi recebido em sua família e pôde jovem sério, estudioso e muito caridoso usar do palácio como se fosse um hospital para tratar dos pobres , doentes e rejeitados. Mais tarde entrou com dezoito anos na Ordem mendicante dos Dominicanos onde se despontou como formar grande pregador do Evangelho que buscava em tudo viver.
Santo Ambrósio evangelizou e foi instrumento de milagres e conversões na Alemanha, Hungria , Itália e principalmente em Sena onde nasceu e morreu durante um sermão.

 

TRAIÇÃO FEMININA


Marido chega em casa e pega a esposa, na cama, com um garotão, 25 anos, forte, bronzeado, cheio de amor pra dar...
Arma o maior barraco, mas a mulher o interrompe:
- Antes..., você deveria ouvir como tudo isso aconteceu.
-Na rua, vi esse jovem maltrapilho cansado e faminto. Então, com pena do estado dele, eu o trouxe para casa.Dei a ele aquela refeição que eu havia preparado para você ontem. Como você chegou tarde e satisfeito com o tira-gosto do boteco....e não comeu, eu guardei o jantar na geladeira, lembra-se?
Ele estava descalço, então dei a ele, aquele seu par desapatos... que, como foi minha mãe que te deu, você nunca usou.
Ele estava com sede e eu servi aquele vinho que estava guardado...Para aquele sábado que vc prometeu mas que nunca chega. pois, num dia é futebol, noutro poker, noutro pescaria.
As calças estavam rasgadas, dei-lhe aquele seu jeans seminovo...ainda estava em perfeito estado, mas não cabia mais em você.
Como ele estava sujo, aconselhei-o a tomar um banho....fazer a barba, então dei a ele aquela loção francesa novinha....que você nunca usou, porque acha fedorenta.
Daí, quando ele já ia embora, perguntou:
Dona, tem mais alguma coisa, que seu marido não usa mais?
Nem respondi !!!!!!!...Dei logo!!!
Posted by

Picasa

 

ZEPPELIN


Posted by PicasaAntes da tragédia do Hindenburg, que pôs fim por muitas décadas à era dos balões dirigíveis, chegou a ser comum vê-los nos céus , ao mesmo tempo que chegavam à cidade os heróis da aviação "mais-pesado-que-o-ar", em seus hidroaviões. Utilizando gás não combustível, os dirigíveis voltariam aos céus no final do século XX. Já se disse que tudo tem seu tempo certo, seu apogeu, enfim, sua razão de ser, e os dirigíveis de grandes dimensões não fugiram à regra. Tiveram sua época de esplendor e, como num romance de Júlio Verne, deslizavam suavemente pelos céus, assombrando o mundo, arrancando exclamações de contentamento das multidões extasiadas, durante as travessias aéreas dos oceanos e continentes.Em 1906, depois de várias tentativas, um gigantesco dirigível alemão, idealizado pelo conde Von Zeppelin, elevou-se nos ares e voou majestosamente. Foi um momento culminante, era a primeira vez que um aparelho de armação rígida de alumínio, mais leve do que o ar, ganhava a imensidão do espaço, no prelúdio de uma nova e maravilhosa era: da navegação aérea.Trinta e um anos depois, em face do trágico acidente que destruiu o gigantesco Hindenburg, nos Estados Unidos, foi assinalado o início do fim de uma era fascinante, dos importantes dirigíveis metálicos que transportavam passageiros em gôndolas luxuosamente equipadas, através de longas travessias oceânicas pelo espaço, cruzando o Atlântico em dois dias.Tudo começou em fins do século XIX, quando um oficial reformado do antigo exército imperial alemão, o Graf Ferdinand von Zeppelin (nascido em 1838), baseado nas idéias de Schwartz, um engenheiro austríaco que havia tentado construir um balão de alumínio em 1887, projectou um aerostato sob comando, partindo então para tentativas arrojadas, em Friedrichshafen, onde morava.Apesar do seu projecto ter sido rejeitado pelo Kaiser em 1894, o nobre militar, contando com o apoio da população do povoado à margem do Lago Constança e utilizando todos os seus recursos financeiros, se empenhou na construção de aeronaves com estrutura rígida, numa época em que os balões carregados de gás tinham estrutura flexível, surgindo assim a Luftschiffbau-Zeppelin.Além de orientar a edificação de uma fábrica de alumínio, o ousado conde iniciou a construção e montagem dos primeiros dirigíveis rígidos em 1889, e, a despeito das dificuldades, terminou o seu primeiro modelo no ano seguinte. No entanto, o protótipo LZ-1 somente foi aprovado cinco anos depois, sendo que os modelos testados levavam as iniciais LZ, de Ludwig (assistente do conde) e do próprio Zeppelin, antecedendo a numeração.O modelo que obteve êxito em 1906 era um gigantesco arcabouço rígido de alumínio (130 metros de comprimento), com uma série de balonetes contendo hidrogênio no bojo, lançado de uma plataforma móvel sobre o lago Constança. Até 1914, foram construídos e testados em Friedrichshafen 25 dirigíveis de grandes dimensões, levando Von Zeppelin a ser reconhecido pelo governo alemão. Por isso, a maioria dos seus aparelhos foi vendida ao Exército e à Marinha, colocando a Alemanha numa inegável posição de liderança em tecnologia de aeronaves mais leves do que o ar.Com a eclosão da I Guerra Mundial em 1914, o alto comando alemão tinha condições de empregar as gigantescas máquinas para bombardear a Inglaterra, tendo sido usadas em raids noturnos contra Paris. No decorrer do conflito armado na Europa, a Inglaterra, a França e os Estados Unidos também construíram dirigíveis militares, só que não tinham a supremacia das máquinas voadoras alemãs.Todavia, com a morte do venerável conde em 1917, o Tratado de Versalhes proibiu a Alemanha de construir novos dirigíveis. Porém, o impedimento não durou muito, pois, a partir dos anos 20, a indústria alemã reiniciou a construção de aeronaves de gigantescas proporções, com o objetivo de utilizá-las no transporte de passageiros em viagens de longa distância. Também chegou a construir o LZ-126, para ser entregue aos Estados Unidos como indenização de guerra, que veio a receber, posteriormente, a denominação de Los Angeles.Em 1927, foi iniciada a construção de dois famosos dirigíveis alemães, o Graf Zeppelin (D-LZ-127) e o Hindenburg (LZ-129) e, a 4 de outubro de 1928, uma expedição aérea de Nobille-Amundsen atingiu o Pólo Norte com o dirigível semi-rígido Norge, projetado pelo general italiano Umberto Nobille. E os imponentes aparelhos continuaram a cruzar os céus naquela década, proporcionando uma seqüência de feitos notáveis.Como parte de um esquema de arrojados projectos aéreos, envolvendo hidroaviões e dirigíveis, o Graf Zeppelin decolou no dia 15 de agosto de 1929 em Friedrichshafen, iniciando um cruzeiro mundial à América via Extremo Oriente, com 20 passageiros a bordo. Passando pela Sibéria e Estreito de Sachalin, chegou ao aeroporto para dirigíveis em Kasumi-ga-ura, nas imediações de Tóquio, cumprindo o percurso em 101 horas e 49 minutos.O Conde Zepellin teve festiva recepção no Rio de Janeiro. A primeira viagem transatlântica de um dirigível entre a Alemanha e a América do Sul foi registrada em maio de 1930, quando o Graf Zeppelin decola de Friedrichshafen dia 18 e chega ao aeroporto de dirigíveis nas cercanias de Recife, no dia 21 do mesmo mês.Tal foi a importância das viagens transatlânticas, que os monumentais zeppelins realizaram três viagens ao Brasil em 1931, nove em 1932 e 1933, 12 em 1934 (uma até Buenos Aires) e 16 em 1935.As viagens atingiram seu apogeu naquele decênio, tanto é que a empresa Luftschiffbau Zeppelin obteve autorização do Governo brasileiro para construir um aeroporto, com instalações adequadas para a ancoragem e proteção das aeronaves.Isso, a partir de janeiro de 1934, numa extensa planície em Santa Cruz (Campo de São José), no Rio de Janeiro, onde foi erguido um hangar apropriado, com sólidas estruturas de aço, 270 metros de comprimento, 50 de altura e o mesmo de largura, recebendo o aeroporto o nome de Bartolomeu de Gusmão (o Precursor da Navegação Aérea).Da fusão da Deutsche Lufthansa Aktegesellschaft e da Luftschiffbau Friedrichshafen surgem em 1935 a Deutsche Zeppelinreederei (DZR), que passou a cuidar das travessias aéreas dos dirigíveis, passageiros e mala postal com destino ao Rio de Janeiro.Seguindo a sua rota maravilhosa através dos ares, o majestoso Graf Zeppelin passou por Santos em novembro de 1935, deixando um rastro ofuscante devido à opulência do seu bojo prateado, que fulgia como um sonho ao reflexo dos raios solares. Transportou, naquele mesmo ano, 572 passageiros e em 1936 cerca de mil passageiros entre a Europa e a América do Sul, inclusive dois aviões pequenos e um automóvel, como carga aérea.Decolou para executar seu último vôo de carreira em 26 de abril de 1937.Considerado a obra-prima da indústria aeronáutica alemã, com 250 metros de comprimento e com uma autonomia de vôo de 14.000 quilômetros, o dirigível Hindenburg (LZ-129) foi lançado em 1936. Transportava 50 passageiros em camarotes individuais, com gôndola dotada de salões de jogos, bar, cobertas de passeio, refinado restaurante e janelas panorâmicas, ganhando manchete na imprensa mundial da época pelo seu conforto e opulência.No dia 30 de novembro daquele ano de 1936, o Hindenburg iniciou cruzeiro ao Sul do Brasil, saindo do Rio de Janeiro com passageiros e autoridades especialmente convidadas, dentre as quais os srs. Schmidt Elskop, embaixador alemão no Brasil; Arthur de Sousa e Costa, ministro da Fazenda; Gustavo Capanema, ministro da Educação; almirante Aristides Guilhem, ministro da Marinha; general João Gomes Ribeiro Filho, ministro da Guerra; Souza Leão, representante do ministro das Relações Exteriores; Trajano Furtado Reis, diretor do Departamento de Aeronáutica Civil e outros.Largando do aeródromo de Santa Cruz, às 16 horas e 23 minutos, a bela aeronave alemã passou por Santos, surgindo do lado da Ponta da Praia, por volta das 18 horas, despertando a curiosidade da população santista. Logo rumou para São Paulo, onde chegou à noite, toda iluminada, oportunidade em que as autoridades de bordo enviaram radiograma de cumprimentos ao governador do Estado, dr. Armando de Salles Oliveira. Depois de sobrevoar a capital paulista, seguiu com destino ao Sul do País.Mas nem tudo logrou êxito, ocorreram desastres fatais, assinalando uma seqüência de tragédias: a Inglaterra registrou uma grande perda em 23 de agosto de 1921, quando o dirigível transatlântico R-38 foi totalmente destroçado por uma tempestade.Em dezembro de 1923, o dirigível francês Dixmude desapareceu no Mediterrâneo; depois o Akron, da Marinha de Guerra dos Estados Unidos, mergulhou para sempre no litoral de Nova Jersey, seguido de outro dirigível naval americano, o Shenandoah, que foi abatido por uma tempestade em Ohio. Também o dirigível inglês R-101 foi destruído durante o vôo inaugural e ainda, em princípios de 1935, foi a vez do Macon (EUA), fulminado em pleno vôo no litoral da Califórnia.No dia 20 deMarço de 1937, quando pousava em Lakehurst, em Nova Jersey, o Hindenburg explodiu misteriosamente e foi totalmente destruído pelo fogo a menos de 100 metros de altura, diante de mil espectadores estupefatos com aquela cena dantesca. Uma verdadeira tragédia que resultou em 36 mortos, a maioria carbonizados. O inevitável desastre foi atribuído a uma descarga elétrica; todavia, chegou a ser cogitada a hipótese de sabotagem. Desaparecia, assim, a fantástica aeronave, orgulho da frota aérea germânica, como que pressagiando o fim de uma era marcante para a aeronáutica mundial, que envolveu os fascinantes dirigíveis e suas fantásticas viagens pelo mundo.

domingo, março 19, 2006

 

ALENTEJANANDO


Uma alentejana andava a ouvir muito mal.
Ela, farta deste problema resolve ir a Lisboa ao médico.
No mesmo prédio do médico havia um genécologista.
A alentejana em vez de entrar no médico certo entrou no ginecologista e disse o seguinte ao médico:
- Ai sordotor, he cá ando muito mal. Cada ves ando piorí. Sabe sordotor...he já me dissidi...qero por um aperelho.
- Um aparelho, a senhora? Com essa idade? Veja lá se vale a pena, gastar dinheiro para por um aparelho...
- Sordotor, he já tou dicidida, he quero por um aparelho.
Depois de muita discução, o médico lá pôs o aparelho à velhota. Quando ela voltou ao alentejo encontrou uma amiga que lhe disse:- Então já anda melhor?
- Ela levanta a perna e diz:- O quê???

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

FREE hit counter and Internet traffic statistics from freestats.com