sábado, abril 29, 2006

 

AMOR ÀS TONELADAS



Posted by Picasa

 

ALENTEJANANDO



O compadre Inácio entra altas horas da noite numa tasca e pede uma tijela de vinho.
Como o empregado já estava a arrumar as coisas, não o queria atender.
O velho Inácio, quezilento como era, tratou logo de o ameaçar com porrada.
Então o empregado todo atrapalhado lá o serviu.
No outro dia quando ía para lavar as tijelas com chumho não o encontrou e disse logo ao patrão que se calhar tinha servido o vinho com o chumbo dentro da tijela.
Enquanto o patrão estava a dar uma descasca ao empregado, a dizer-lhe que se calhar tinha matado o homem, entra o compadre Inácio por ali dentro a resmungar:
- Que raio de vinho me deram vocemesseses ontem à noite que dei dois peidos e matei o mê gato?

 

IMAGEM DO DIA


Posted by Picasa

 

DUKE ELLINGTON


Posted by Picasa Duke Ellington, músico e compositor norte-americano, nasceu no dia 29 de Abril de 1899 em Washington, EUA e faleceu no dia 24 de Maio de 1974 em Nova York, também nos EUA.
Um dos artistas musicais mais completos neste século, Edward Kennedy "Duke" Ellington foi um maestro invejável, um pianista fabuloso e compositor criativo de uma obra com mais de 3 mil músicas escritas.
O apelido de duque (Duke) se deve à pose nobre e ao facto de estar sempre bem vestido.
Apenas as olheiras enormes destoavam, resultado do hábito de dormir o mínimo necessário. Tinha medo de que sonhar lhe retirasse algumas idéias que usaria em canções.
Em sua carreira, gravou com os grandes nomes do jazz: Count Basie, Dizzy Gillespie, Tommy Dorsey, Joe Pass, Frank Sinatra, Louis Armstrong, Coleman Hawkins, Charles Mingus, Max Roach, John Coltrane, Jimmy Rushing, Mahalia Jackson, Charlie Barnet, Ella Fitzgerald, Alice Babs, Jimmy Jones, Les Spann, Ray Brown e Rosemary Clooney.
Sua formação foi a dos pianistas de ragtime, cuja influência é clara em sua primeira composição, "Soda Fountain Rag", de 1914.
Formou seu primeiro conjunto em 1922, um quinteto com o baterista Sonny Greer e o saxofonista Otto Hardwicke.
Mas, eram tempos difíceis.
Em sua biografia "Music is My Mistress" (A Música é Minha Amante), Ellington conta que ele e seus quatro músicos já dividiram uma salsicha como jantar.
Dirigiu orquestras e fez arranjos de obras dos grandes clássicos, como Mozart, Schubert, Bach, e Brahms.
Mas o jazz foi uma constante.
Não mudou o seu estilo, embora tenha visto nascer diversas correntes durante sua carreira, como o bebop, o free, e o jazz-rock.
O colorido das sonoridades orquestrais enriqueceram o som de sua big band.
"A orquestra é meu instrumento", costumava dizer.
Nos anos 1920, mudou-se para Nova York, onde viveu sua fase mais importante. Os concertos no Carnegie Hall foram memoráveis, em especial a suíte "Black, Brown and Beige", de 1943, inspirada na história da América negra.
Ellington criou o jungle style (estilo da selva), quando os metais da orquestra tocam com força e expressão, dando um efeito de selvageria às composições.
O trompetista Bubber Miley inaugurou esse caminho e o sedimentou.
Quando Ellington tocava no Cotton Club, de 1927 a 1932, acompanhando cantores e bailarinos, as composições em jungle style levantavam a audiência para dançar.
Boa parte de suas mais famosas composições foi construída a partir de melodias improvisadas pelos seus músicos.
Entre suas obras destacam-se quatro álbuns feitos com a colaboração de seus melhores solistas: "The Blanton - Webster Band", "Black, Brwon and Beige" e "The Duke's Men".
Nos anos 1960 e 70, fez várias turnês internacionais, do Japão à América Latina.
A orquestra veio ao Brasil, em 1968 e 1971.
Além dos concertos sacros, fez nesse período as trilhas dos filmes "Anatomia de um Crime" e "Paris Blues".
Quando se preparava para a festa de 75 anos foi hospitalizado com câncer e seu estado de saúde se agravou, falecendo um mês depois.

 

ALEXANDRE II


Posted by Picasa Alexandre II, em russo Александр II Николаевич, que nasceu no dia 29 de Abril de 1818 e faleceu no dia 13 de Março de 1881, foi Czar da Rússia desde 2 de Março de 1855 até ao seu assassinato. Como tal, foi também Grão-Duque da Finlândia (1855-1881) e durante seu reinado realizou várias reformas que resultaram muito importantes para o sentimento nacionalista finlandês.
Outorgou ao idioma finlandês a mesma importância que ao sueco.
Iniciou um processo de reformas liberais e modernizantes com o apoio da opinião pública.

As dificuldades financeiras provocadas pela guerra dos Balcãs, o abandono do espírito reformista dos primeiros anos de seu reinado e a progressiva inclinação para um regime cada vez mais autocrático e despótico, fortaleceram a oposição a seu regime.
Morreu assassinado em São Petersburgo pelo grupo revolucionário Narodnaya volya (A vontade do povo) que arrojou uma bomba em sua carruagem.

Foi sucedido por seu filho Alexandre III da Rússia.

 

JAIME CORTESÃO


Posted by Picasa Médico, historiador, intelectual e destacado militante republicano, Jaime Cortesão nasceu na localidade de Ança, Cantanhede, a 29 de Abril de 1884. Integrou o Corpo Expedicionário Português na I Guerra Mundial, foi perseguido e preso pelos regimes de Sidónio e Salazar e viu-se obrigado ao exílio em dois períodos distintos, ao longo de quatro décadas.
Era ainda estudante quando, em 1907, se envolveu na greve académica da Universidade do Porto, estabelecimento onde dois anos depois completaria os estudos de medicina.
Cinco anos passados após a implantação da República, corria o ano de 1915 e o ainda jovem Jaime Cortesão seria eleito deputado pelo Partido Republicano Português.
A I Guerra Mundial assolava a Europa.
Como voluntário e enquanto médico, parte para a Flandres integrado no Corpo Expedicionário Português.
Ferido com gravidade, em 1918 regressa a Portugal e é codecorado com a Cruz de Guerra.
Ainda em convalecência, viria a ser preso, na sequência de perseguições políticas por parte dos apaniguados de Sidónio Pais.
Após a queda do Sidonismo fez parte da «Seara Nova» e foi director da Biblioteca Nacional, entre 1919 e 1927.
Participante na revolta de 3 de Fevereiro de 1927, no Porto, contra a Ditadura Militar instaurada a 28 de Maio do ano anterior, foi obrigado a exilar-se em Espanha, onde desenvolveu intensa actividade contra a ditadura e o Estado Novo.
A queda do regime republicano na sequência da Guerra Civil espanhola fez com que se refugiasse em França, em 1939.
No ano seguinte, recebeu autorização para voltar a Portugal.
Chegou, foi preso e expulso para o Brasil. Naquele país sul - americano permaneceu até 1955, seguiu a carreira de docente universitário e especializou-se na história dos descobrimentos portugueses .
Em 1957 foi autorizado a voltar ao seu país, depois de completar um total de 30 anos de longo exílio.
Depois de eleito presidente da Sociedade Portuguesa de Escritores, o apoio que deu à candidatura do general Humberto Delgado, em 1958, estaria na origem da sua prisão pela PIDE. Jaime Cortesão estava então com a idade de 74 anos.
Dois anos depois, a vida deste democrata chegaria ao fim.

 

2006



FAÇAM
O
FAVOR

DE
SEREM
MUITO
FELIZES

 

O SANTO DO DIA


Posted by Picasa Santa Catarina de Sena
Hoje comemoramos Santa Catarina de Sena, precisando prestar atenção para não fazermos confusão, pois temos pelo menos três santas com o mesmo nome e que merecem igual atenção, por terem histórias de vida belíssimas e uma legião de devotos por todo mundo.
Santa Catarina de Sena, nasceu en Sena no dia 25 de março do ano 1347, filha de um tintureiro e de mãe muito amorosa.
Seus pais eram pobres e toda herança que deixaram para ela era uma educação rígida que valorizassem as virtudes do ser humano e a regesse para uma vida fiel a Deus.
Era aplicada nos estudos e sempre preferia se isolar para rezar do que brincar com as outras crianças.
Aos 15 anos de idade, Catarina ingressou na Ordem Terceira de São Domingos.
Viveu um amor apaixonado por Deus e pelo próximo.
Encerrou-se numa cela e durante muitos anos só se dirigiu a Deus e a seu confessor.
Orava o dia inteiro e seu quarto se iluminava de uma estranha luz a cada vez que ela se entregava com fervor às suas orações.
Abandonou sua cela somente em 1374, quando a peste se alastrou por toda a Europa e ela decidiu cuidar dos enfermose foi muito admirada e querida principalmente pelos italianos.
No ano 1376, quando grupos antipapas se organizaram nas cidades de Peruggia, Florença, Pisa e Toscânia decidiram se posicionar contra o papa São Gregorio XI, Santa Catarina decidiu seguir até Avinhão, cidade onde o papa se encontrava escondido, e apresenttar-se diante do mesmo para ajudá-lo.
Regressou em 1378, indo directo para sua cela e continuar sua vida isolada.
Lutou ardorosamente pela restauração da paz politica.
Embora analfabeta, ditava suas cartas endereçadas aos papas, aos reis e líderes, como também ao povo humilde.
Deixou-nos o Diálogo sobre a Divina Providência, uma exposição clara de suas idéias teológicas e de sua mística, o que coloca Santa Catarina de Sena entre os Doutores da Igreja.
Santa Catarina de Sena morreu no dia 29 de abril de 1380,com 33 anos de idade.

 

ANDRÉ AGASSI


Posted by Picasa Andre Kirk Agassi que nasceu em Las Vegas, Nevada, no dia 29 de Abril de 1970 , é um tenista dos Estados Unidos da América.
Ganhou 8 títulos do Grand Slam e é um dos 5 tenistas a ter vencido todos os 4 torneios do Grand Slam.

Muitos consideram-no entre os melhores tenistas de todos os tempos, e é sem dúvida o melhor devolvedor de serviços, (service returner) da história.

 

UMA THURMAN


Posted by Picasa De seu nome verdadeiro Uma Karuna Thurman , é uma actriz de cinema nascida nos Estados Unidos da América no dia 29 de Abril de 1970.
Nascida na cidade de Boston, nos Estados Unidos, Uma Thurman foi “descoberta” aos 15 anos por dois agentes, que a levaram para Nova York para estudar na Professional Children`s School, onde iniciou a carreira de actriz.

Seu primeiro papel foi o de Geórgia no filme “Johnny Bom de Transa”, mas foi com “As Aventuras do Barão Muchausen”, de Terry Gillian, que a actriz ganhou destaque. Com o papel de Vênus, Uma chamou a atenção do consagrado director Stephen Frears, que subitamente a chamou para trabalhar em “Ligações Perigosas”, ao lado de Glenn Close, John Malkovich, Michelle Pfeiffer e Keanu Reeves.
Este filme proporcionou a actriz notoriedade e deu uma guinada em sua carreira.
Em seguida vieram: “Henry & June”, de Philip Kaufman; “Uma Mulher para Dois”, com Robert De Niro e Bill Murray; e “Jennifer 8 - A Próxima Vítima”, com Andy Garcia.
Em 1994, Uma fez aquele que seria conhecido como seu principal trabalho, trata-se de “Pulp Fiction Tempo de Violência”, de Quentin Tarantino, onde trabalhou ao lado de John Travolta, Samuel L. Jackson, Ving Rhames, Bruce Willis e Harvey Keitel.
Durante uma bebedeira na folga das filmagens de “Pulp Fiction”, Uma e Tarantino criaram a personagem “A Noiva”.
O director chegou a escrever vinte páginas sobre a mulher que foi atacada pelo noivo no dia do casamento e que após se recuperar parte em busca de vingança, mas acabou engavetando o projecto.
Depois disso os dois se separaram, vindo Uma a participar de “Feito Cães e Gatos”, com Ben Chaplin, “Os Miseráveis”, baseado no livro de Vitor Hugo, “Poucas e Boas”, de Woody Allen, e “Gattacca - A Experiência Genética”, onde conheceu Ethan Hawke, com quem se casou, teve dois filhos e recentemente se divorciou.
Este foi o segundo divórcio da actriz, o primeiro foi com o também ator Gary Oldman, com quem ficou casada apenas dois anos.
Mesmo sendo uma excelente actriz, Uma Thurman cometeu alguns erros em sua carreira, como actuar em: “Batman & Robin”, péssimo filme de Joel Schumacher, com Arnold Schwarzenegger, George Clooney, Chris O`Donnell e Alicia Silverstone; “Até as Vaqueiras Ficam Tristes”, de Gus Van Sant; e “Os Vingadores”, com Ralph Fiennes e Sean Connery.
Estes três filmes renderam a Uma três indicações ao Framboesa de Ouro, mas para sua felicidade ela não conquistou nenhum.
Falando em prêmios, a actriz também foi indicada ao Oscar de actriz secundária, por “Pulp Fiction”, e a dois Globos de Ouro.
Em 2000, Uma reencontra Tarantino na festa do Oscar patrocinada pela Miramax e o relembra da história da Noiva.
O director gosta da idéia e resolve desengavetar o projecto.
O resultado disso foi “Kill Bill”, um filme que de tão bom teve que ser dividido em dois, pois seria um crime fazer cortes.
Na longa metragem, Uma contracena ao lado de Lucy Liu, Vivica A. Fox, Daryl Hannah, David Carradine, Michael Madsen e Sonny Chiba.
Actualmente, após fazer “Kill Bill: Volumes 1 e 2”, “O Pagamento” (ao lado de Ben Affleck), “Be Cool - O Outro Nome do Jogo”, "Os Produtores" (remake de "Primavera para Hitler") e "Terapia do Amor", Uma se prepara para actuar no novo longa metragem de Diane English, "The Women", e emprestar sua bela voz para a animação "Bee Movie".

 

MICHELLE PFEIFFER


Posted by Picasa Michelle Pfeiffer que nasceu em Santa Ana no dia 29 de abril de 1958, é uma actriz e cantora estadunidense.
Filha de Dick e Dona Pfeiffer, tem três irmãos -um irmão mais velho e duas irmãs mais novas, Dedee e Lori Pfeiffer, também actrizes.
Michelle começou na televisão em 1979, na série O Homem Solitário, no papel de Tricia.

Posteriormente, participou das séries Delta House, CHiPs e B.A.D. Cats, até fazer sua estréia no Cinema com a fita The Hollywood Knights, em 1980.
Até ganhar o papel de protagonista do musical Grease 2, Michelle Pfeiffer trabalhou em produções pequenas, tais como Ambição e Sedução e Quando o Amor Renasce.
A consagração veio com a participação no filme de Brian De Palma, Scarface, de 1983, no qual contracena com actores como Al Pacino e F. Murray Abraham.
A partir daí, Pfeiffer se envolveu em projectos como Ladyhawke (O Feitiço de Áquila), Sweet Liberty (Doce Liberdade), The Witches of Eastwick (As Bruxas de Eastwick) e Tequila Sunrise (Conspiração Tequila).
A primeira indicação ao Óscar, veio por seu papel da Madame Marie de Tourvel, na versão de Stephen Frears (The Grifters Os Imorais) para Dangerous Liaisons (Ligações Perigosas), obra de Choderlos de Laclos.

Depois, vieram as indicações como actriz principal, pelos filmes The Fabulous Baker Boys (Susie e os Baker Boys) e Love Field (As Barreiras do Amor), pelos quais ganhou o Globo de Ouro de Melhor Actriz em Drama e o Urso de Prata de Melhor Actriz, respectivamente.
Em 1992 Michelle Pfeiffer interpretou a ladra Mulher-Gato, na produção Batman Returns (Batman - O Retorno), dirigida por Tim Burton.

Pfeiffer protagonizou a obra do cineasta ítalo-americano Martin Scorsese, The Age of Innocence (A Época da Inocência), de 1993.
Neste filme, contracenava com Daniel Day-Lewis e Winona Ryder, e foi indicada para o Globo de Ouro de Melhor Actriz em Drama.

 

HIROITO


Posted by Picasa Hirohito, o Imperador Showa, que nasceu no dia 29 de abril de 1901 e faleceu no dia 7 de janeiro de 1989, foi o 124º imperador do Japão.
Reinou de 1926 a 1989, sendo conhecido fora do Japão como Hirohito -lê-se Rirorrito.
Seu reinado foi o mais longo de todos imperadores japoneses, período em que ocorreram grandes mudancas na sociedade japonesa.
Michinomiya Hiroíto nasce em Tóquio, enquanto jovem, interessa-se por biologia marinha, assunto sobre o qual escreve livros mais tarde.

Em 1921, ainda príncipe, visita a Europa, fato inédito na monarquia japonesa. Em 1926 torna-se imperador. A Constituição confere-lhe poder supremo, mas na prática ele apenas ratifica as políticas formuladas por seus ministros e conselheiros.
Alinhados com alemães e italianos durante a II Guerra Mundial, os japoneses atacam a base norte-americana de Pearl Harbour, no Havaí, em 1941, o que faz os Estados Unidos (EUA) entrarem no conflito.
Em 1945, após ter as cidades de Hiroshima e Nagasaki atingidas por bombas atômicas, o Japão se rende e Hiroíto anuncia o facto em cadeia nacional de rádio.

Por imposição dos Aliados, que ficam no Japão até 1950, toma medidas democratizantes, entre elas a negação do carácter divino de seu cargo, que transforma em monarquia constitucional. Economicamente destruída pela guerra, a nação se transforma em potência industrial no período seguinte.
Hiroíto não segue muitos dos rituais da corte.
Abandona o uso do quimono, permite a publicação de fotos da família real e assume publicamente sofrer de câncer.
Morre em Tóquio, depois de reinar por 63 anos.
É sucedido por seu filho Akihito.

sexta-feira, abril 28, 2006

 

SABES ?



Sabes que o vírus da gripe das aves foi descoberto há 9 anos no Vietname?
Sabes que, desde então, morreram 100 pessoas em todo o mundo?
Sabes que os norte-americanos é que propagandearam o Tamiflu, que é um
antiviral, como preventivo eficaz?
Sabes que a sua eficácia nos casos de gripe comum é questionada por grande parte da comunidade científica?
Sabes que, em caso de um suposto vírus mutável como o H5N1, o Tamiflu apenas alivia o padecimento?
Sabes quem comercializa o Tamiflu? Os Laboratórios Roche.
Sabes quem comprou à Roche a patente do Tamiflu, em 1996? Foi a Gilead Sciences Inc.
Sabes quem era o presidente da Gilead Sciences Inc.? Nesse tempo e é ainda hoje o principal accionista? Donald Rumsfeld, actual Secretário de Estado da Defesa dos Estados Unidos da América.
Sabes qual é a base do Tamiflu? Aniz estrelado.
Sabes quem ficou com 90% da produção mundial desse arbusto? A companhia ROCHE.
Sabes que as vendas de Tamiflu passaram de 254 milhões, em 2004, para mais deum bilião em 2005?
Sabes quantos milhões mais pode ganhar a ROCHE nos próximos meses, se se mantiver o negócio do medo? Ou seja, em resumo: os amigos de Bush decidem que um fármaco como o Tamiflu é a solução de uma pandemia que ainda não ocorreu e que causou a morte de 100 pessoas em 9 anos. Esse fármaco não cura nem sequer a gripe comum.O vírus não ataca o homem em condições normais.
Rumsfeld vende a patente do Tamiflu à Roche por uma fortuna.
A Roche adquire 90% da produção mundial do aniz estrelado, base do antivírico.
Os governos de todo o mundo ameaçam com uma pandemia e compram à Roche quantidades industriais do produto.
Nós, ao fim e ao cabo, pagamos a droga, enquanto Rumsfeld, Cheney e Bush fazem o negócio...

 

IRREVERÊNCIA


Posted by Picasa Um senhor de 70 anos viajava de comboio tendo ao seu lado um jovem universitário, que compenetrado lia o seu livro de ciências.
O senhor por sua vez lia um livro de capa preta.
Foi quando o jovem percebeu que se tratava da Bíblia, e estava aberta no livro de Marcos.

Sem muita cerimônia o jovem interrompeu a leitura do velho e perguntou :
- O senhor ainda acredita neste livro cheio de fábulas e crendices ?
- Sim , disse o senhor. Mas não é um livro de crendices é a Palavra de Deus. Estou errado ?
Com uma risadinha sarcástica respondeu :
- Claro que está ! Creio que o senhor deveria estudar a história geral.

E veria que a Revolução Francesa, ocorrida há mais de 100 anos, fez o favor de mostrar a miopia da religião.
Somente pessoas sem cultura ainda crêem nessa história de que Deus criou o mundo em seis dias.
O senhor deveria conhecer um pouco mais sobre que os cientistas dizem sobre isso.
- É mesmo? - perguntou o velho cristão... e o que dizem os cientistas sobre a Bíblia?
- Bem - respondeu o universitário, agora eu vou descer na próxima estação, mas deixe o seu cartão que eu lhe enviarei o material pelo correio.
O velho então cuidadosamente abriu o bolso interno do casaco, e deu o cartão ao universitário.
Quando o jovem leu o que estava escrito baixou a cabeça, e saiu cabisbaixo sentindo-se pior que uma barata.
O cartão dizia : "Louis Pasteur, Director do Instituto de Pesquisas Científicas da École Normale de Paris".

Isto aconteceu em 1892.

 

ALENTEJANANDO


A comadre Vicência foi ao ginecologista, queixando-se de muitas dores.
Depois de a examinar, o médico concluiu:
- Acho que sei qual é o seu problema...
- Qual é, sô doutoir?
- Diga-me uma coisa, o seu marido, por acaso, não tem tido fortes erecções?
- Não, responde a comadre, só Fords Escorts!!!

 

PEDRO PAULETA


Posted by Picasa Pedro Miguel Carreiro Resendes, mais conhecido como Pauleta, que nasceu em Ponta Delgada no dia 28 de Abril de 1973, é um jogador português de futebol.
Ele é um atacante que joga pelo clube francês Paris Saint-Germain e pela Selecção Portuguesa de Futebol.
Pauleta é o primeiro português jogador de selecção a nunca ter jogado na SuperLiga (Primeira divisão de Portugal).

Ele tem sido um dos mais prolíficos artilheiros na selecção portuguesa.
Pauleta tornou-se o recordista histórico de golos pela selecção, ultrapassando Eusébio, em 12 de Outubro de 2005 contra a Letônia.
Ele jogou por seu país na Eurocopa 2000, a Copa do Mundo de 2002 e a Eurocopa 2004.

 

EDUARDO IV, DE INGLATERRA


Posted by Picasa Eduardo IV de Inglaterra nascido no dis 28 de Abril de 1442 e falecido no dia 9 de Abril de 1483, foi um rei de Inglaterra da casa de York, que reinou entre 1461 e 1483, com um intervalo de alguns meses no período 1470-1471.
Era filho de Ricardo, Duque de York e Cecily Neville, sendo trineto, através do bisavô Edmundo de Langley, do rei Eduardo III de Inglaterra
Eduardo nasceu em Ruão (França), durante uma campanha da guerra dos cem anos.

Talvez devido ao ambiente militar da época, o seu nascimento como primogénito do Duque de York não foi comemorado devidamente. Recentemente (num documentário da BBC) levantou-se a hipótese de Eduardo ser na realidade o produto de uma relação adúltera de Cecily Neville e portanto ilegítimo. Na época, no entanto, não se questionou a sua paternidade e Eduardo foi educado como o herdeiro do Duque de York.
Em 1455, o rei Henrique VI expulsou o pai de Eduardo da corte, numa tentativa de reaver o poder perdido durante a convalescência da sua depressão.

Ricardo de York não estava disposto a largar a governação sem luta e iniciou a guerra das rosas contra a casa de Lancaster, o partido do rei.
Depois de alguns sucessos iniciais, assistidos pelo general Richard Neville, Conde de Warwick, que incluíram a captura do próprio Henrique VI, em 1460 o Duque de York perdeu a batalha de Wakefield contra os exércitos comandados por Margarida de Anjou.
A rainha consorte não lhe perdoou a traição contra o rei e ordenou a sua execução.
Com o pai morto e a sua cabeça exposta nas muralhas de York, Eduardo tornou-se Duque de York com apenas dezoito anos.
A sua inexperiência foi largamente compensada por Richard Neville, o seu mentor, que viu nele as capacidades de um líder nato, capaz de substituir Henrique VI.

Enquanto Margarida de Anjou fazia campanha no Norte, Warwick tomou Londres no ano seguinte, aprisionou Henrique VI na Torre de Londres e Eduardo tornou-se rei de Inglaterra.

 

JOSE MALHOA


Posted by Picasa José Vital Branco Malhoa que nasceu no dia 28 de Abril de 1855 nas Caldas da Rainha e faleceu no dia 26 de Outubro de 1933 em Figueiró dos Vinhos, foi um pintor e professor português mais conhecido apenas por José Malhoa.
Com apenas 12 anos Malhoa entrou para a escola de Belas Artes, onde todos os anos, ganhou o primeiro prémio, devido às suas enormes faculdades e qualidade artística.
Realizou inúmeras exposições, tanto em Portugal como no estrangeiro, designadamente em Madrid, Paris e Rio de Janeiro.

Foi um pioneiro do Naturalismo em Portugal, tendo integrado o Grupo de Leão.
Foi o primeiro presidente da Sociedade Nacional de Belas Artes e foi condecorado com a Grã-Cruz da Ordem de Santiago.
Em 1933, ano da sua morte, foi criado o Museu de José Malhoa nas Caldas da Rainha.

 

IMAGEM DO DIA


clique para aumentar
Posted by Picasa

 

ANN MARGRET


Posted by Picasa Ann-Margret Olsson nascida no dia 28 de abril de 1941 é uma actriz, cantora e dançarina.
Nascida na Suécia, ainda jovem ela se mudou para os Estados Unidos, onde formou carreira.
Ficou mundialmente conhecida ao estrelar em 1964 o grande sucesso de crítica e público Viva Las Vegas, ao lado de Elvis Presley, com quem, diziam os boatos da época, teve um breve relacionamento amoroso.
É casada desde 1967 com o actor Roger Smith.

 

O SANTO DO DIA


Posted by Picasa São Pedro Chanel
Comemoramos o dia de São Pedro Chanel é o padroeiro da Oceania, este santo nasceu em Cuet, próximo a Belley, França no ano de 1803.
Ingressou no seminário de Bourg bo ano 1824, foi ordenado sacerdote no ano 1827 é considerado um os primeiros membros da Congregação dos Maristas.
No ano 1837 partiu em companhia de um confrade leigo para Futuna, uma pequena ilha no Oceano Pacífico, no arquipélago de Tonga.
Sua pregação logo produziu frutos abundantes entre a geração jovem da ilha.
São Pedro Chanel foi preso por nativos que desaprovavam o governo de Niuliki que havia proibido a pratica de canibalismo e desejavam liberar essa prática.
O ponto máximo para que os rebeldes chegassem ao ponto de prender o padre marista foi o baptismo do filho de Niuliki realizado por ele.
O grupo o espancou até a morte com golpes de "tacape" no dia 28 de abril de 1841.
São Pedro Chanel havia morrido por aquilo que acreditava e por amor em Cristo.
As frases ditas pelos padres na hora da morte colaboraram para que muitos dos presentes também se convertessem ao cristianismo.
A semente de sua pregação germinou e todos os habitantes acolheram o cristianismo.
Este santo foi canonizado apenas em 1954.

 

SADDAM HUSSEIN


Posted by Picasa Saddam Hussein Abd al-Majid al-Tikriti (صدام حسين) nasceu em Tikrit, no Iraque no dia 28 de Abril de 1937, e é um político e estadista iraquiano.
Foi presidente do Iraque no período 1979-2003, acumulando o cargo de primeiro-ministro nos períodos 1979-1991 e 1994-2003.
Figura influente no revolucionário partido Baath, fundado na Síria por Michel Aflaq, o qual combinava o pan-Arabismo secular, a modernização económica e o socialismo, Saddam desempenhou um papel importante no golpe de Estado sem derrame de sangue que trouxe o partido ao poder em 1968.

Inicialmente foi chefe da Mukhabarat, polícia secreta iraquiana.
Como vice-presidente do Iraque durante o governo do idoso e frágil General Ahmed Bakr, Saddam controlou firmemente o conflito entre os ministérios governamentais e as forças armadas numa altura em que muitas organizações eram consideradas capazes de derrubar o governo, criando um aparelho de segurança repressivo.

A economia do Iraque cresceu a um ritmo forte na década de 1970.
Saddam destacou-se por investir pesado em saúde e em educação.
Mas revelava sua personalidade truculenta e tirana até mesmo quando tentava fazer o bem: criou uma data no calendário nacional para incentivar as matrículas de crianças nas escolas. Temendo pelo fracasso da iniciativa, ele baixou um decreto ameaçando de prisão os pais cujos filhos ficassem de fora dos cursos.
Assim sendo, o número de matrículas foi enorme, o que garantiu a Saddam prêmios da Unesco.

 

SALAZAR


Posted by Picasa António de Oliveira Salazar nasceu no dia 28 de Abril de 1889, em Santa Comba Dão, descendente de uma família de pequenos proprietários agrícolas.
A sua educação foi fortemente marcada pelo Catolicismo, chegando mesmo a frequentar um seminário.
Mais tarde estudou na Universidade de Coimbra, onde veio a ser docente de Economia Política.
Ainda durante a 1ª República, Salazar iniciou a sua carreira política como deputado católico para o Parlamento Republicano em 1921.
Já em plena Ditadura Militar, Salazar foi nomeado para Ministro das Finanças, cargo que exerceu apenas por quatro dias, devido a não lhe terem sido delegados todos os poderes que exigia.
Quando Oscar Carmona chegou a Presidente da República, Salazar regressou à pasta das Finanças, com todas as condições exigidas (supervisionar as despesas de todos os Ministérios do governo).
Apesar da severidade do regime que impôs, publicou em 14 de Maio de 1928 a Reforma Orçamental, contribuindo para que o ano económico de 1928-1929 registasse um saldo positivo, o que lhe granjeou prestígio.
O sucesso obtido na pasta das Finanças tornou-o, em 1932, chefe de governo.
Em 1933, com a aprovação da nova Constituição, formou-se o Estado Novo, um regime autoritário semelhante ao fascismo de Benito Mussolini.
As graves perturbações verificadas nos anos 20 e 30 nos países da Europa Ocidental levaram Salazar a adoptar severas medidas repressivas contra os que ousavam discordar da orientação do Estado Novo.
Ao nível das relações internacionais, conseguiu assegurar a neutralidade de Portugal na Guerra Civil de Espanha e na II Guerra Mundial.
O declínio do império salazarista acelerou-se a partir de 1961, a par do surto de emigração e de um crescimento capitalista de díficil controlo.
É afastado do governo em 1968 por motivo de doença, sendo substituído por Marcello Caetano. Acabaria por falecer em Lisboa, a 27 de Julho de 1970.

 

BENITO MUSSOLINI


Posted by PicasaBenito Amilcare Andrea Mussolini que nasceu em Dovia di Predappio no dia 29 de Julho de 1883 e faleceu em Giulino di Mezzegra no dia 28 de Abril de 1945, foi jornalista e político italiano.
Governou com poderes ditadoriais a Itália, entre 1922 a 1943, autodenominando-se Il Duce, que significa em italiano "o condutor".
Seu pai, Alessandro, era um ferreiro alcóolatra, e sua mãe, Rosa Maltoni, uma humilde professora primária.

Foi-lhe dado o nome de Benito em honra do revolucionário mexicano Benito Juárez. Tal como o seu pai, Benito tornou-se um socialista e mais tarde um marxista.
Foi influenciado por aquilo que leu de Friedrich Nietzsche, e uma outra doutrina muito corrente do tempo e que o influenciou foi a do "sindicalismo", sustentada pelo escritor francês Georges Sorel (1847-1922).
Ele formou-se como professor de escola primária em 1901.
Em 1902 emigrou para a Suíça, mas incapaz de encontrar um emprego permanente, tendo sido até mesmo preso por vagabundagem, ele foi expulso.
Regressou à Itália, onde cumpriu o serviço militar.
Depois de novos problemas com a polícia, ele conseguiu um emprego num jornal na cidade de Trento (à época sob domínio áustro-húngaro) em (1908).
Foi nesta altura que escreveu um romance, chamado A amante do cardeal.
Mussolini tinha um irmão, Arnaldo, que se tornou um conhecido teórico do fascismo.
Uniu-se informalmente com Rachele Guidi e em 1910 nasceu a primeira filha, Edda. Contraiu matrimônio civil somente cinco anos mais tarde.

Em 1916 nasce Vittorio, em 1918 Bruno, em 1927 Romano e em 1929, Anna Maria.

quinta-feira, abril 27, 2006

 

O RÁDIOZINHO




Esta narrativa é muito comovente, considerando-se que a maioria da humanidade já perdeu a fé no espírito de gratidão entre as pessoas. Esta singela carta foi enviada ao director de uma escola primária, que havia oferecido um almoço em homenagem a pessoas idosas da comunidade.
Durante o almoço, uma senhora, de idade avançada, ganhou um simples rádio, num sorteio realizado com os cupons que foram entregues na porta.
Ela escreveu uma carta em agradecimento.
Esta história é uma homenagem a toda a humanidade e serve para refletirmos sobre as relações entre as pessoas, principalmente os idosos.
A carta:
"Caros alunos e membros da direcção, Deus vos abençoe pelo lindo rádio que ganhei durante o almoço em nossa homenagem, os idosos!
Eu tenho 84 anos e moro em um lar de velhinhos.
Toda a minha família já faleceu, portanto, eu não tenho mais parentes.
Por isso, foi muito reconfortante saber que existem pessoas que ainda pensam em mim.
Deus os abençoe pela sua delicadeza para com esta velha e esquecida senhora.
Minha companheira de quarto tem 95 anos de idade e ela teve um radiozinho durante muitos anos.
Antes de eu ganhar este, ela nunca permitiu que eu ouvisse o rádio dela, mesmo quando ela estava dormindo.
No entanto, há uns dias o rádio dela caiu de suas mãos já enfraquecidas pelo tempo e se espatifou no chão, não tendo mais conserto.
Foi um dia muito triste para ela, que chorou muito.
Quando eu cheguei ao asilo, com meu rádio, ela pediu-me, quase a implorar, para ouvi-lo.
Foi então que em consideração a tudo que ocorrera, eu lhe disse:
- Nem que a vaca tussa, sua velha malvada!
- Obrigada por me proporcionarem essa alegria."

 

O RIO



Todo rio nasce numa encosta,
como um pequeno filete d'água
e assim cantarolando
ele segue pelos seus caminhos, e a caminho do mar vai colhendo outras e muitas outras fontes, até se tornar lindo, caudaloso com as suas águas murmurantes.
O rio segue assim o seu caminho,
sempre em frente, cumprindo suas metas,
Às margens vai beijando a relva
e as flores... mas não pára... segue.
A vida é uma imitação
da correnteza do rio, segue em frente, sempre em frente...
Beijando as flores de suas margens... lavando com lágrimas as relvas...
Mas segue...
Vem o sol e seca as margens.
Vem o vento e desfolha as flores.

Mas o rio não pára... sempre segue.
Colhe no ventre o murmúrio das gentes,
que em suas margens lamentam suas dores,
ou clamam por seus perdidos amores.
Reluz ao sol como uma esperança,
cegando os olhos, inebria passantes.

O rio segue... sempre, conquistando...
e assim colhe... devora...
devolve das barrentas águas o sonho humano.
Você é o rio.. seguindo seu curso..
Seguindo em frente... que não retorna.
Eu sou a flor à beira do caminho.

 

ALENTEJANANDO


O compadre Malaquias tinha o costume de se embebedar.
Uma noite quando ia a sair da tasca lá da esquina, aparece um policia.
Boa noite!- diz o polícia
Bo note!- diz o compadre.
Você não está em condições de ir para casa sozinho.
Pois lá isso é verdade.
- Eu vou consigo- disse o polícia.
Quando chegaram à casa do Malaquias, diz o policia:
- Está entregue.
- Na senhor policia vai ter que entrar para conhecer a minha casa.
- Senhor guarda aqui é a cozinha.
- Muito boa.
- Aqui é a sala.
- Sim senhor.
- Aqui é o meu quarto e aquela é a aminha mulher.
- Mas está um homem lá deitado!!!
- Pois está senhor guarda, aquele sou eu.

 

IMAGEM DO DIA



Posted by Picasa

 

PAPA LEÃO XI


Posted by Picasa Nasceu em Florença.
Eleito em 10 de abril de 1605, dedicou-se ao ascetismo.
Durante as dificuldades da tomada de posse da Sé romana, sentiu-se mal e morreu, em 27 de abril de 1605.

 

FILIPE DE VALOIS


Posted by Picasa Filipe de Valois que nasceu no dia 15 de Janeiro de 1342 e faleceu no dia 27 de Abril de 1404, foi Duque da Borgonha e uma das personagens importantes do século XIV.
Filipe era o filho mais novo do rei João II de França e o seu favorito. Em 1356, com apenas catorze anos, lutou ao lado do pai na batalha de Poitiers e foi feito prisioneiro.

Nos anos seguintes, passados na corte inglesa, Filipe ganhou o cognome o Bravo (le Hardi), pela coragem demonstrada perante o rei Eduardo III de Inglaterra que desafiava abertamente.
Em 1363, dois anos depois da morte de Filipe de Rouvres, João II entregou o Ducado da Borgonha a Filipe, que se tornou o primeiro duque Valois.

Em 1369, Filipe casou com Margarida de Dampierre, herdeira e mais tarde Condessa da Flandres.
Este casamento trouxe ao Ducado da Borgonha a Flandres, os Condados de Artois, Nevers e Rethel e os Ducados de Brabante e Limburg.
Entre 1380 e 1388, Filipe da Borgonha foi regente de França com os seus irmãos, em nome do sobrinho Carlos VI de França.

Mesmo após perder este estatuto Filipe continuou a exercer sua influência sobretudo quando o rei caía numa fase psicótica (Carlos VI sofria do distúrbio bipolar).
O seu poderio era apenas ameaçado por Luís de Valois, Duque de Orleans e irmão do rei, que controlava o país nas fases lúcidas de Carlos VI.
Filipe da Borgonha foi o organizador da última tentativa de cruzada, contra os turcos do Império Otomano que ameaçavam Constantinopla (ver A queda de Constantinopla para um enquadramento histórico desta ameaça).

A campanha, que acabou desastrosamente na batalha de Nicopolis foi comandada pelo seu filho, João de Nevers.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

FREE hit counter and Internet traffic statistics from freestats.com