sábado, maio 13, 2006

 

QUEM SAI AOS SEUS


Olá, mãe !
Posted by Picasa

 

O RIO AMARELO


Posted by Picasa O imperador Han-Vou-Ti tinha uma grande curiosidade, um enorme afã de saber.
Uma tarde, passeando pela orla do rio Amarelo e contemplando a forte corrente, ocorreu-lhe perguntar-se onde estariam as fontes deste rio, coisa que desconhecia, pois nunca as expedições que ordenara haviam chegado tão longe.
Tão preocupado ficou que naquela mesma noite chamou um de seus funcionários mais fiéis e capazes e lhe disse:
- Desejo saber onde estão as fontes do rio Amarelo.
– Tua vontade, senhor, se cumprirá.
- Parte acompanhado de homens que precises e toma os apetrechos que te sejam úteis. Não voltes até que tenhas encontrado a origem deste rio. O leal servidor organizou escrupulosamente a expedição.

Partiram, por fim, e navegaram durante muitos dias e muitas noites.
Passaram por regiões fiéis ao imperador e por outras desconhecidas.
Atravessaram remansos e paragens perigosas.
E sempre continuava o rio.
Chegaram por fim, a um local onde as embarcações não podiam seguir, porque a corrente se estendia enormemente em largura, mas quase nem tinha profundidade.
Então o enviado do Imperador desceu a terra e viu, derrubada na margem, uma velha árvore. Ordenou que a recolhessem e que fizessem uma canoa.
Em tão exígua embarcação montou o enviado e seguiu rio adiante, passando por uma série de bancos de areia que resplandeciam como prata.
Uma noite viu na margem um homem que conduzia um boi e, remando até onde estava este homem, interrompeu-o, dizendo-lhe:
- Ei, bom homem! Podes me dizer como poderei continuar meu caminho até à fonte deste grande rio? Quem é o rei que manda neste país? Onde estamos?
– Não podes ir mais adiante – disse o pastor.
O dono destas regiões é vosso dono como é meu.
Volta a teu país e diz a teu soberano que se quer saber o nome desta região, que mande chamar o astrônomo Hien-Kiun-Ping; bastará dizer-lhe o dia e a hora em que falamos para que averigúe de que país se trata.
O enviado do Imperador lhe fez mais perguntas; mas essas ficaram sem resposta.
No mesmo momento a corrente das águas se tornou tão violenta que arrastou a canoa até o lugar onde os navegantes haviam amarrado sua embarcação.
Contou-lhes que havia sucedido:
- Creio que cumprimos nossa missão e devemos voltar a nosso país.
E assim o fizeram.

Passaram de novo por terras desconhecidas, pelos remansos e pelos desfiladeiros, chegaram às regiões do Imperador e, por fim, à capital de Han-Vou-Ti, que os recebeu com grande alegria.
- Averiguaste onde estão as fontes do rio?
O enviado relatou sua aventura.
Então o imperador mandou chamar sem demora o astrônomo.
O enviado contou de novo o que lhe havia dito o camponês, e o sábio disse:
- Estava nesta época observando o céu. Nas bordas do Rio Celeste (a Via Láctea) uma estrelinha se movia rapidamente. Isto observei durante várias noites. Aproximou-se do Condutor do Boi (Kien-Nieou, "estrela de Capricórnio") e depois desapareceu.
Então compreenderam que o rio Amarelo (Hoang-Ho) era o prolongamento do Rio Celeste (Tien-Ho), e que essa estrelinha foi o cometa que desde então se conheceu com o nome de Barca dos Imortais, que devia ser a velha árvore que nas regiões sublimes o enviado do Imperador usou como canoa, e que o dono daquelas regiões, como daquelas em que reinava o Imperador, era o Soberano Autor de tudo criado.

 

ALENTEJANANDO



No monte das Aguadeiras, em pleno alentejo, houve um roubo de duas motas.
Quando chega a polícia começa a perguntar no local do crime se alguém tinha visto alguma coisa.
O compadre Herculano disse que só se fosse o homenzinho que estava sentado ao fundo da rua.
Os guardas foram para lá a fim de interrogá-lo:
- Boa tarde, por acaso não sabe quem roubou duas motas que se encontravam ali estacionadas no monte?
- Sei, sim Sôr guarda!
- Então quem foi?
- A ETA!
- A E.T.A.? Mas como é que você sabe que o ladrão era da E.T.A.?
- A senhori, eles eram dois, e um deles dizia para o outro: "ETA para mim, ETA para ti!".

 

CARICATURA DO DIA


Posted by Picasa Luiz Felipe Scolari, conhecido no Brasil por Felipão, nasceu em Passo Fundo, RS, Brasil, no dia 9 de novembro de 1948. Actualmente é treinador de futebol.
Foi campeão do mundo de futebol como seleccionador da Seleção Brasileira em 2002 no campeonato do mundo no Japão e na Coreia do Sul e é o actual técnico da Selecção Portuguesa, onde já foi vice-campeão europeu.
O zagueiro Luiz Felipe Scolari começou sua carreira futebolística aos 17 anos, jogando nos juvenis do Aymoré, de São Leopoldo, RS. Depois transferiu-se para o Caxias, uma equipa de maior prestígio dentro do cenário gaúcho, onde ficou por 7 anos.
Depois disso, jogou ainda no Juventude, Novo Hamburgo e no CSA, de Alagoas, onde terminou a carreira de jogador, no ano 1982.

 

APARIÇÕES


Posted by Picasa "Encontramo-nos agora diante da maior confrontação histórica jamais enfrentada pela humanidade.
Não acredito que grandes círculos da sociedade americana ou da comunidade cristã mundial tenham-se apercebido disso completamente.
Estamos diante da confrontação final entre a Igreja e a anti-Igreja, do Evangelho versus o contra-Evangelho."



Cardeal Karol Wojtyla (Papa João Paulo II), 9 de Novembro de 1976.

 

IMAGEM DO DIA


Pai do ano
Posted by Picasa

 

D.JOÃO VI


Posted by Picasa Filho de D. Maria I e de D. Pedro III, casou em 1785 com D. Carlota Joaquina, Infanta de Espanha, filha de Carlos IV e de Maria Luísa de Parma.
A partir de 1792, assegurou a direcção dos negócios públicos, devido à doença mental da mãe, primeiro em nome da rainha, a partir de 1799, em nome próprio com o título de Príncipe Regente, sendo aclamado rei em 1816.

O seu reinado decorre numa época de profundas mutações à escala mundial e à escala nacional:
Revolução Francesa e a consequente guerra europeia, Bloqueio Continental, campanha do Rossilhão, guerra com a Espanha e a perda de Olivença, invasões francesas, fuga da corte para o Brasil onde permaneceu durante 14 anos, revolução liberal e a independência do Brasil.
Foi a derrocada de um mundo e o nascimento de outro, mudança que D. João VI não quis ou não soube compreender. Fugindo para o Brasil perante a invasão de Junot, o monarca terá querido manter a colónia brasileira em poder de Portugal.
Isto significou, no entanto, a dependência em relação à Inglaterra, com a imposição da abertura dos Portos brasileiros ao comércio internacional e com o tratado anglo-luso de 1810, desastroso para a economia metropolitana.
Além disso, a presença da corte no Brasil impulsionou a independência deste país, o que se veio a verificar em 1822.
Em 1821 o rei é forçado a regressar a Portugal, devido ao triunfo da revolução de 1820 e, em 1822, jura a constituição, que vigoraria apenas durante alguns meses.

Seguem-se a Vila-Francada em 1823 e a Abrilada em 1824, movimentos absolutistas encabeçados por D. Miguel.
Vencido e expatriado D. Miguel, D. João VI consagra os últimos anos do seu reinado a tentar resolver o problema brasileiro e, por altura da sua morte, em 1826, sonhava ainda com a reunião dos dois países na pessoa de um só soberano, sem se aperceber que o Brasil teria de seguir o seu destino americano e Portugal o seu destino europeu.
D. João VI nasceu em Lisboa, a 13 de Maio de 1767, recebendo o nome de João Maria José Francisco Xavier de Paula Luís António Domingos Rafael, e faleceu no Palácio da Bemposta, na mesma cidade, a 10 de Março de 1826, estando sepultado no Mosteiro de São Vicente de Fora.

 

MARQUÊS DE POMBAL


Posted by Picasa Sebastião José de Carvalho e Melo, mais conhecido como Marquês de Pombal ou Conde de Oeiras nasceu a 13 de Maio de 1699 e faleceu no dia 8 de Maio de 1782, é um nobre e estadista português.
Foi Primeiro Ministro do rei D. José (1750-1777, sendo considerado, ainda hoje, uma das figuras mais controversas e carismáticas da História Portuguesa. Representante do despostismo ilustrado em Portugal no século XVIII, viveu num período da história marcado pelo iluminismo, tendo desempenhado um papel fulcral na aproximação de Portugal à realidade económica e social dos países do Norte da Europa, mais dinâmica do que a portuguesa.
Iniciou com esse intuito várias reformas administrativas, econômicas e sociais.
Acabou na prática com os autos de fé em Portugal e com a discriminação dos cristãos-novos, apesar de não ter extinguido oficialmente a Inquisição portuguesa, em vigor "de jure" até 1821.
Foi um dos principais responsáveis pela expulsão dos Jesuítas de Portugal e suas colónias.
A sua administração ficou marcada por duas contrariedades célebres: a primeiro foi o Terramoto de Lisboa de 1755, um desafio que lhe conferiu o papel histórico de renovador arquitectónico da cidade.
Pouco depois, o Processo dos Távora, uma intriga com consequências dramáticas.
Foi filho de Manuel de Carvalho e Ataíde, fidalgo da província, com propriedade na região de Leiria e de sua mulher, Teresa Luiza de Mendonça e Mello.
Na sua juventude estudou direito na Universidade de Coimbra e serviu no exército um curto período.
Quando se mudou para a capital, Lisboa, Sebastião de Melo era um homem turbulento.
A sua primeira mulher foi Teresa de Mendonça e Almada 1689-1737, sobrinha do conde de Arcos, com quem casou por arranjo da família, depois de um rapto consentido.
Os pais da recém-formada família tornaram a vida do casal insustentável, pelo que se retiraram para as suas propriedades próximas de Pombal.

 

JOÃO PAULO II


Posted by PicasaJoão Paulo II sofreu um atentado na tarde de 13 de maio de 1981, em plena Praça de São Pedro, no Vaticano, durante audiência pública realizada sempre às quartas-feiras.
O turco Mehemed Ali Agca disparou três vezes uma pistola Browning de nove milímetros a menos de sete metros de distância, ferindo gravemente o estômago, a mão esquerda e o cotovelo do pontífice.
Uma multidão de 10 mil fiéis presenciou o facto, incluindo Sara Bartoli, que na época era a criança que estava nos braços do sumo sacerdote no momento do atentado.

 

GARY COOPER


Posted by Picasa Gary Cooper nasceu no dia 7 de Maio de 1901, em Helena, Montana e faleceu no dia 13 de Maio de 1961, em Hollywood.
Seu verdadeiro nome era Frank James Cooper.
Gary Cooper interpretou um dos heróis cinematográficos mais conhecidos e queridos do público, lutando sempre pela justiça, no western intitulado Matar ou Morrer (1952), de Fred Zinnemann, por cujo desempenho foi premiado com um Oscar (o segundo, após ter recebido um por Sargento York, de 1941). Cooper personificou sempre, excepção feita a alguns papéis em comédias, o herói obstinado, de palavras simples, valente, lacônico e solitário, sobretudo em seus westerns, embora também em dramas de aventuras e comédias amorosas.
Interpretou o papel principal em Ruas da Cidade (1931), Adeus às Armas (1932), A Oitava Esposa de Barba Azul (1938), Por Quem os Sinos Dobram (1943, baseado no romance homônimo de Ernest Hemingway e no ambiente da Espanha da Guerra Civil), A Felicidade Bate à Sua Porta (1948), Sangue da Terra (1953), Vera Cruz (1954), e O Homem do Oeste (1958). Pouco antes de morrer, recebeu um Oscar honorífico pelo conjunto de sua carreira.

 

O SANTO DO DIA


Posted by Picasa Nossa Senhora de Fátima
A 13 de Maio de 1917, três crianças apascentavam um pequeno rebanho na Cova da Iria, freguesia de Fátima, concelho de Vila Nova de Ourém, hoje diocese de Leiria-Fátima.
Chamavam-se Lúcia de Jesus, de 10 anos, e Francisco e Jacinta Marto, seus primos, de 9 e 7 anos.
Por volta do meio dia, depois de rezarem o terço, como habitualmente faziam, entretinham-se a construir uma pequena casa de pedras soltas, no local onde hoje se encontra a Basílica.
De repente, viram uma luz brilhante; julgando ser um relâmpago, decidiram ir-se embora, mas, logo abaixo, outro clarão iluminou o espaço, e viram em cima de uma pequena azinheira (onde agora se encontra a Capelinha das Aparições), uma "Senhora mais brilhante que o sol", de cujas mãos pendia um terço branco.
A Senhora disse aos três pastorinhos que era necessário rezar muito e convidou-os a voltarem à Cova da Iria durante mais cinco meses consecutivos, no dia 13 e àquela hora.
As crianças assim fizeram, e nos dias 13 de Junho, Julho, Setembro e Outubro, a Senhora voltou a aparecer-lhes e a falar-lhes, na Cova da Iria.
A 19 de Agosto, a aparição deu-se no sítio dos Valinhos, a uns 500 metros do lugar de Aljustrel, porque, no dia 13, as crianças tinham sido levadas pelo Administrador do Concelho, para Vila Nova de Ourém.
Na última aparição, a 13 de Outubro, estando presentes cerca de 70.000 pessoas, a Senhora disse-lhes que era a "Senhora do Rosário" e que fizessem ali uma capela em Sua honra.
Depois da aparição, todos os presentes observaram o milagre prometido às três crianças em Julho e Setembro: o sol, assemelhando-se a um disco de prata, podia fitar-se sem dificuldade e girava sobre si mesmo como uma roda de fogo, parecendo precipitar-se na terra.
Posteriormente, sendo Lúcia religiosa de Santa Doroteia, Nossa Senhora apareceu-lhe novamente em Espanha (10 de Dezembro de 1925 e 15 de Fevereiro de 1926, no Convento de Pontevedra, e na noite de 13/14 de Junho de 1929, no Convento de Tuy), pedindo a devoção dos cinco primeiros sábados (rezar o terço, meditar nos mistérios do Rosário, confessar-se e receber a Sagrada Comunhão, em reparação dos pecados cometidos contra o Imaculado Coração de Maria) e a Consagração da Rússia ao mesmo Imaculado Coração.
Este pedido já Nossa Senhora o anunciara em 13 de Julho de 1917, na parte já revelada do chamado "Segredo de Fátima".
Anos mais tarde, a Ir. Lúcia conta ainda que, entre Abril e Outubro de 1916, tinha aparecido um Anjo aos três videntes, por três vezes, duas na Loca do Cabeço e outra junto ao poço do quintal da casa de Lúcia, convidando-os à oração e penitência.
Desde 1917, não mais cessaram de ir à Cova da Iria milhares e milhares de peregrinos de todo o mundo, primeiro nos dias 13 de cada mês, depois nos meses de férias de Verão e Inverno, e agora cada vez mais nos fins de semana e no dia-a-dia, num montante anual de quatro milhões.

 

EXPECTATIVAS


Um açougueiro estava ao balcão do seu açougue e ficou deveras surpreendido quando um cachorro entrou.
Ele espantou o cachorro, mas logo o cãozinho voltou.
Novamente ele tentou espantá-lo, foi quando viu que o animal trazia um bilhete na boca.
Pegou o bilhete e leu:
- "Pode me mandar 12 salsichas e uma perna de Carneiro, por favor. Assinado: ...
Ele olhou e viu que dentro da boca do cachorro havia uma nota de 50 euros.
Pegou o dinheiro, separou as salsichas e a perna de Carneiro, colocou numa embalagem plástica, junto com o troco, e pôs na boca do cachorro.
Tendo ficado impressionado e como já era mesmo hora de fechar o açougue, ele decidiu seguir o animal.
O cachorro desceu a rua, quando chegou ao cruzamento deixou a bolsa no chão, pulou e apertou o botão do semáforo para fechar o sinal.
Esperou pacientemente com o saco na boca até que o sinal fechasse e ele pudesse atravessar a rua.
O açougueiro e o cão foram caminhando pela rua, até que o cão parou numa casa e pôs as compras na calçada.
Voltou um pouco, correu e se atirou contra a porta.
Tornou a fazer isso.
Ninguém respondeu na casa.
Então, o cachorro circundou a casa, pulou um muro baixo, foi até a janela e começou a bater com a cabeça no vidro várias vezes.
Depois disso caminhou de volta para a porta.
Foi quando alguém abriu a porta e começou a bater no cachorro.
O açougueiro correu até essa pessoa e o impediu, dizendo:
"Por Deus do céu, o que você está fazendo? O seu cão é um gênio!
A pessoa respondeu: "Um gênio? Esta já é a segunda vez esta semana que este estúpido esquece a chave!"

Moral da História:
"Você pode continuar excedendo às expectativas, mas para os olhos de alguns idiotas, você estará sempre abaixo do esperado."

sexta-feira, maio 12, 2006

 

CARICATURA DO DIA


Posted by Picasa José Sócrates é político português e actual primeiro ministro de Portugal.
Eleito em Setembro de 2004 Secretário-Geral do Partido Socialista é, desde 12 de Março de 2005, o primeiro-ministro de Portugal.
Foi líder do PS nas eleições legislativas de 2005, e cabeça de lista do Partido Socialista pelo distrito de Castelo Branco.
Ganhas as eleições com maioria absoluta, tornou-se Primeiro-ministro de Portugal a partir de 12 de Março de 2005.
Aqui prepara-se para combater o défice nacional, contra os lobbys estabelecidos.

 

PAPA SÉRGIO IV


Posted by Picasa Natural de Roma e eleito em 31 de julho de 1009, mudou o nome Pedro para Sérgio, ao assumir o pontificado. Manteve boas relações com os imperadores do Oriente e do Ocidente.
Tentou, sem conseguir, estabelecer um pouco de ordem moral entre os bispos e abades.
Seus anos de pontificado foram ofuscados pela política opressora de Crescêncio, prefeito de Roma.
Salvou o Santo Sepulcro da destruição.
Filho de sapateiro, amava os pobres e gastou seu tempo procurando ajudá-los.
Faleceu em 12 de maio de 1012.

 

ALENTEJANANDO




Estava o compadre Aníbal a dar banho ao gato quando passa o compadre Licínio e diz:
- Ê compadri vossemessê ainda vai matari o bichano.
E diz o outro :
- Nã vou nada compadri!
Mais tarde vem o licínio a subir o monte e vê o gato morto no chão e diz:
- Ê nã lhe disse qui vossemessê ia matar o bichano a dar-lhe benho.
Ao que o compadre Aníbal responde :
- Mas ê nã matei o gato a dar-lhe benho , o pior foi a torceri!

 

MANUEL ALEGRE


Posted by Picasa Opositor do regime salazarista, o poeta e político Manuel Alegre nasceu em Águeda em 12 de Maio de 1936.
Esteve exilado na Argélia durante o período Estado Novo.

É membro destacado do Partido Socialista português, partido do qual foi fundador e Vice-Presidente e pelo qual é deputado na Assembleia da República.
Concorreu em 2004 às eleições internas para Secretário-Geral do PS, tendo perdido para José Sócrates.
Estudou Direito na Universidade de Coimbra.

Desde muito cedo demonstrou os seu ideais políticos.
Cumpriu o serviço militar na guerra colonial em Angola.
Nessa altura, foi preso pela polícia política (PIDE) por se revoltar contra a guerra.
Em paralelo à carreira política, produziu larga obra literária que lhe conferiu notoriedade tanto nos meios académicos como nos meios populares.
Destaca-se sobretudo a sua obra poética.
Recebeu numerosos prémios literários e o Prémio Pessoa em 1999.

Em 2005 é académico correspondente da Academia das Ciências de Lisboa.
Em Setembro de 2005 anunciou a sua candidatura às eleições para a Presidência da República realizadas em 22 de Janeiro de 2006.

Alegre obteve 20,72% dos votos, não conseguindo evitar a vitória à primeira volta de Cavaco Silva, mas conseguindo um resultado superior ao de Mário Soares, candidato oficial do Partido Socialista.
Após as eleições, formou um movimento cívico, denominado Movimento para Intervenção e Cidadania.

 

PAPA ESTEVÃO I


Posted by Picasa Natural de Roma, foi eleito Papa em 12 de maio de 254. Sob seu pontificado, intensificaram-se as lutas cismáticas dos seguidores do antipapa Novaciano.
Foi decapitado pelos soldados de Décio, na cadeira pontifícia, em 2 de agosto de 257, durante uma cerimônia religiosa realizada na Catacumba de São Calisto.

 

SANTA JOANA PRINCESA


Posted by Picasa Santa Joana de Portugal, também chamada Santa Joana Princesa, que nasceu a 6 de Fevereiro de 1452 e faleceu no dia 12 de Maio 1490, foi uma princesa da casa de Avis, filha do rei Afonso V de Portugal e de sua primeira mulher, Isabel de Coimbra.
Joana foi regente do reino em 1471, por altura da expedição de Afonso V a Tânger.
Após recusar veementemente várias propostas de casamento, Joana professou votos de freira dominicana no Convento de Jesus de Aveiro, em 1475.
Foi também uma grande apoiante do irmão, o rei João II de Portugal.
Joana foi beatificada em 1693 pelo Papa Inocêncio XII.

 

IMAGEM DO DIA


Posted by Picasa foge..

 

FLORENCE NIGTHINGALE


Posted by Picasa Inglesa, criadora da enfermagem moderna, nasceu em Florença, daí o seu nome.
Filha de pais ingleses abastados que lhe deram uma educação nas artes e letras, mas que não admitiam que uma filha pudesse tratar feridos e pobres num hospital, dado que a enfermagem ainda não era uma profissão digna. Florence insistiu e foi estudar noções de enfermagem num instituto, na Alemanha.
Esteve como supervisora, em 1853, num hospital feminino de Londres, nas vésperas da Guerra da Crimeia, que envolveu a Grã-Bretanha e a Turquia.
Conhecedora pelas notícias dos jornais das condições em que estavam os militares nos hospitais de campanha meteu-se num barco e partiu para a Turquia com mais uma trinta e oito mulheres com preparação de enfermagem.
No hospital militar, apenas com mais lavagem das feridas e das mãos a percentagem de mortes foi reduzida drasticamente.
Depois das dificuldades de verem mulheres em campos de batalha foi muito apoiada e criou a Escola de Enfermagem Nightingale em Londres, em 1856.
Devido ao exemplo e generosidade de Florence, o suíço Jean Henry Dunant viria a criar a Cruz Vermelha Internacional, em 1864, baseada no trabalho voluntário de apoio a feridos de guerra, que depois se generalizou a todos os necessitados.
A escola de Florence foi modelo para muitas outras em todo o mundo.
Escreveu "Notas sobre hospitais".
Com Florence a enfermagem passou a profissão respeitável e as análises clínicas com dados estatísticos foram incentivados por ela, que tinha vastos conhecimentos de Matemática.
Tendo vivido na época vitoriana foi uma mulher para lá do seu tempo.
O seu nome parecia estar predestinado, pois quer dizer "rouxinol."

 

BARTOLOMEU DIAS


Posted by Picasa Célebre navegador português, descendente de Dinis Dias.
Ignora-se onde e quando nasceu.
Em 1486, confiou-lhe D. João II o comando de duas caravelas, de 50 toneladas cada uma, para ir colher notícias do Prestes João.
Descobriu primeiro a angra dos Ilhéus, hoje baía de Spencer, e o cabo das Voltas. Assaltou-o em seguida violento temporal.

Treze dias andaram os navegantes à mercê do vento e das ondas.
Quando o tempo serenou, procuraram costa para leste e só encontraram mar.
Navegaram então para o norte e foram descobrindo diversos portos.

Não quiseram, porém, as tripulações passar além de um rio, a que foi dado o nome de rio do Infante, e obrigaram o capitão a retroceder.
Foi só então que descobriram o grande cabo, que haviam dobrado sem dar por tal (1487).
Aí levantou Bartolomeu Dias o padrão chamado de São Filipe, e ao cabo deu o nome de Tormentoso, que D. João II substituiu pelo de Boa Esperança.
Bartolomeu Dias acompanhou, em 1500, Pedro Álvares Cabral na famosa viagem em que este descobriu o Brasil.

Quando a frota seguia para a Índia, o navio, em que ia Bartolomeu Dias, naufragou (1500) e o valente marinheiro achou a morte junto do mesmo cabo da Boa Esperança, de que fora glorioso descobridor, verificando-se assim o vaticínio do gigante Adamastor em Os Lusíadas.

 

O SANTO DO DIA


Posted by Picasa Santa Joana
Santa Joana era a primeira filha de Dom Afonso V, e a ela cabia por herança, o reino de Portugal, nasceu no dia 6 de fevereiro do ano 1462.
Órfã de mãe aos 15 anos, tomou os encargos do governo da casa real.
Passava suas noites em oração.
Jejuava freqüentemente e como divisa ou insígnia real usava uma coroa de espinhos e também só dormia no chão.
Os pobres, os enfermos, os presos, os religiosos viam nela a sua protectora e amparo.
Tinha um livro onde anotava nomes de todos os necessitados, grau de pobreza de cada um e o dia que tinha que dar a esmola.
Por ocasião da semana santa, ela lavava os pés de doze mulheres, dando-lhes roupas, alimento e dinheiro.
Durante todo seu reinado o assédio de príncipes desejando casar-se com Joana era freqüente, dispensado a todos delicadamente, explicando que somente Jesus era dono de seu coração.
No ano de 1471, recolheu-se para o mosteiro de Odívelos, posteriormente indo para o mosteiro de Aveiro onde viveu despojada de tudo.
Santa Joana morreu vítima de uma dolorosa doença no dia 12 de maio do ano 1490.

 

PAPA PIO IX


Posted by Picasa Giovanni Mastai Ferretti nasceu em Senigalia.
Eleito em 21 de junho de 1846, celebrou o 21º Ano Santo (1875).
Amnistiou todos os presos políticos.
Mais de dois mil homens foram libertados da prisão e os exilados voltaram a Roma.
Fugiu de Roma para Gaeta, em 1849.
De volta a Roma, restabeleceu a ordem na cidade, auxiliado pelos franceses.
Vittorio Emanuele deu ao Papa os direitos de um soberano e remuneração anual, que ele não aceitou.
Foi bem sucedido na administração da Igreja e em sua vida espiritual.
Combateu o liberalismo, condenou o panteísmo, o racionalismo, o nacionalismo, o comunismo, a maçonaria e as religiões liberais. Proclamou o dogma da Imaculada Conceição de Maria, em 8 de dezembro de 1854.
Tornou universal, em 1856, a festa do Sagrado coração de Jesus.
Em 29 de junho de 1869, convocou o Concílio Ecumênico Vaticano I, no qual foi definido o dogma da Infalibilidade Papal.
Trabalhou com homens piedosos e dotados de liderança.
No seu pontificado, Roma tornou-se capital do Reino de Itália.
Morreu em 7 de fevereiro de 1878.

 

BERTRAND RUSSELL


Posted by Picasa Bertrand Russell nasceu a 12 de Maio de 1872, em Ravenscroft, Monmouthshire, Inglaterra.
Foi o mais novo dos três filhos do Visconde de Amberley, filho de Lorde John Russell, e de Kate Stanley, filha do Barão Stanley de Alderley.
A sua família tornou-se famosa na história inglêsa desde o início do séc. XVI.

Com efeito, seu avô, Lorde John Russell, foi o arquitecto da Grande Reforma Bill de 1832 e duas vezes Primeiro Ministro.
O seu pai e a sua mãe foram duas figuras de craveira intelectual muito elevada, ambos discípulos do célebre filósofo Stuart Mill.
A sua mãe e irmã morreram quando tinha apenas dois anos, tendo-se seguido o pai com um intervalo de vinte meses.
Dispôs este em testamento que a educação e a tutoria dos seus filhos fosse confiada a dois livres pensadores seus amigos mas, tendo o tribunal recusado aceitar esta disposição testamentária, os dois irmãos foram morar para Richmond Park, onde a condessa Russell, sua avó, lhes fez ministrar uma educação cristã, por intermédio de professoras alemãs e suíças.
O grande desejo de sua avó era que Bertrand seguisse a tradição da família tornando-se, tal como o avô, Primeiro Ministro.
A sua existência no novo lar era confortável mas muito fechada.

Russell tornou-se um rapazinho tímido e solitário, dominado por uma educação espartana (embora afectuosa) imposta pela sua puritana avó.
A sua reserva foi sem dúvida acentuada pelo mistério tecido à volta da vida dos seus pais e da sua morte prematura.
Esse mistério iria Russell desvendá-lo anos mais tarde, ao consultar os seus documentos pessoais.
Russell procurava consolo para a sua solidão escrevendo e, no que escrevia, discutia atitudes e convicções firmadas.
Já nos princípios da sua adolescência começou a mostrar-se céptico acerca dos dogmas religiosos, convencido de que a felicidade terrena era o fim essencial da vida.
«Os primeiros grandes acontecimentos da minha vida, com 11 anos apenas - escreveria Russell mais tarde na sua autobiografia, The Bertrand Russell's Philosophy - foram os princípios de Euclides».

Com efeito, bem cedo revelara uma aptidão excepcional para os estudos matemáticos.
Mais tarde confessa-se desviado para a filosofia pelo seu ardente desejo de aprofundar as verdades matemáticas.
Aos dezoito anos abandona a fé cristã em que havia sido criado.

quinta-feira, maio 11, 2006

 

IMAGEM DO DIA


Será que não tem espelho em casa ?
Posted by Picasa

 

ALENTEJANANDO




O compadre Jaquim apanhou um comboio, para regressar à terra. Sentou-se numa carruagem que ía completamente vazia.
A determinada altura começa a chover, e ele começou a ficar molhado, porque o tecto da carruagem, tinha um grande buraco, e chovia lá dentro como na rua.
Chega o revisor, que vê o compadre completamente encharcado, e a carruagem vazia e diz-lhe:
- Então homem, você está todo molhado?!
- O que é que vocemessê quer? - responde o alentejano
- O comboio tem um buraco no tecto!
- Bem vejo - responde o revisor - mas porque é que você não muda de lugar?
- Atão e troco com queim?

 

EDGAR CARDOSO


Posted by Picasa Edgar Cardoso nascido no dia 11 de Maio de 1913 e falecido no dia 5 de Julho de 2000 foi um engenheiro de pontes português do século XX.
Foi o autor da ponte da Arrábida no Porto (na época o maior arco de betão armado do mundo), da ponte Macau-Taipa em Macau, da ponte ferroviária de São João no Porto, da ponte do Vale da Ursa sobre o rio Zêzere, da ponta da Figueira da Foz, entre outras. Formou-se em engenharia civil na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto em 1937.
Nasceu,em Resende.
Doutoramento Honoris Causa pela
Universidade Federal do Rio de Janeiro
.


 

JUSTINIANO I


Posted by Picasa Flavius Petrus Sabbatius Iustinianus, ou simplesmente Justiniano I nasceu em Taurésio no dia 11 de Maio de 483 e faleceu em Constantinopla no dia 13 ou 14 de Novembro de 565 , foi Imperador Romano do Oriente desde 1 de Agosto de 527 até à sua morte.
Apesar de pertencer a uma família de origem humilde, foi nomeado cônsul ligado ao trono por seu tio Justino I, que o nomeou seu sucessor após sua morte (527).

Culto, ambicioso, dotado de grande inteligência, o jovem Justiniano parecia talhado para o cargo.
O Império Bizantino brilhou durante seu governo.
Na Páscoa de 527, ele e sua esposa, Teodora, foram solenemente coroados. Sobre Teodora sabe-se que era filha de um tratador de ursos do hipódromo e que tivera uma juventude desregrada, escandalizando a cidade com suas aventuras de actriz e dançarina.
Não se sabe exatamente como Justiniano a conheceu.
Seu matrimônio com a antiga bailarina de circo e prostituta teria grande importância, uma vez que ela iria influenciar decisivamente em algumas questões políticas e religiosas.
Justiniano cercou-se de um estreito grupo de colaboradores, entre eles Triboniano, Belisário e João da Capadócia.
Segundo o escritor Procópio, Justiniano aspirava a recuperar o antigo esplendor de Roma, motivo pelo qual realizou toda a ampla série de campanhas posteriores.

 

PAPA EUGÉNIO II


Posted by Picasa Nascido em Roma e eleito em 11 de maio de 824, atribui-se a ele a instituição dos seminários.
Ao descobrir que muitos presbíteros e bispos ignoravam verdade básicas da fé, ordenou sua suspensão temporária, até que fossem devidamente instruídos.
Atribui-se a ele a criação dos seminários.
Formou uma comissão para rever os cânones e leis, da qual nasceu a actual Cúria Romana.
Com a ajuda do Santo Império Romano, redigiu um documento referente à eleição do Papa, a fim de esclarecê-las.
Faleceu em 27 de agosto de 827.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

FREE hit counter and Internet traffic statistics from freestats.com