sábado, junho 24, 2006

 

GATO VOADOR



Posted by Picasa

 

IMAGEM DO DIA


Posted by Picasa Ambos à espera ?

 

ALENTEJANANDO


Posted by Picasa O compadre Isac estava, completamente bêbado, no meio da praça lá da terra com a chave de casa na mão.
De pernas abertas, oscilava para trás e para a frente, mantendo a chave em posição como se fosse introduzi-la na fechadura.
Chegou-se junto dele o vizinho Zé Maria que lhe perguntou qual a razão porque estava naquela posição e de chave na mão. Respondeu-lhe o compadre Isac:
- Tu num bês que tá tudo a andar à roda? Atão, tou à espera que passe a minha casa!

 

LUCRÉCIA BÓRGIA


Posted by PicasaLucrécia Bórgia nascida em Subiaco no dia 18 de abril de 1480 e falecida em Ferrara no dia 24 de junho de 1519, foi a filha ilegítima de Rodrigo Bórgia, importante personagem espanhola do Renascimento, que viria a tornar-se o papa Alexandre VI.
O irmão de Lucrécia foi o conhecido déspota César Bórgia.
A família Bórgia acabou por representar na história a política maquiavélica e a corrupção sexual consideradas como características dos papados no período do renascimento.
Lucrécia Bórgia foi a terceira dos quatro filhos que Joana Cattanei, dita Vanozza, deu ao então cardeal Rodrigo Bórgia, futuro Papa Alexandre VI.

A bela e saudável criança veio ao mundo em 18 de abril de 1480, em Roma. Além de Lucrécia, Vanozza deu a Rodrigo os seguintes filhos: César (1475) Giovanni (1477) e Geofredo (1481-1483).
Os primeiros anos de vida da menina, foram passados na casa de sua mãe nas imediações de Roma, na chamada Piazza Pizzo di Merlo, em absoluta paz familiar.
Ela tinha um pai que a adorava, uma mãe dedicada, dois irmãos que brigavam por sua atenção, e outro para mimar.
Já nesta época, começaram a surgir as primeiras desavenças entre Giovanni e César Bórgia. Tudo começou pela disputa que os dois travavam pela preferência da pequena irmã, e pelos ciúmes que César nutria devido à preferência que o seu pai dava a Giovanni.
Quando completou nove anos, Lucrécia foi separada de seus irmãos: Giovanni seguiu para a Espanha; César viu-se obrigado por Rodrigo a entrar para a vida religiosa, mesmo sem a menor vocação; e a própria Lucrécia foi despachada para a casa de Adriana de Mila, dama da nobreza e viúva, a fim de receber uma educação erudita ao lado da rigorosa senhora.

Adriana era e mãe de Orsino Orsini, garoto com a mesma idade de Lucrécia e recém-casado com uma jovem beldade de 14 anos chamada, Giulia Farnese.
Giulia, apesar de casada, logo tornou-se amante do cardeal Rodrigo Bórgia, pai de Lucrécia, e a família do marido da garota era totalmente conivente com isso.
Afinal, Rodrigo era um dos homens mais poderosos da Itália e um Papa em potencial.
Giulia e Lucrécia logo se tornaram grandes amigas: compartilhavam de tudo, desde os mais preciosos segredos até dicas de sedução.
Aí foi o grande erro de Rodrigo quanto à criação de Lucrécia Bórgia.
Ela esteve sob a influência mundana de Giulia Farnese por muitos anos.
Em apenas quatro anos, Lucrécia evoluiu de uma frágil menina para uma estonteante mulher.

 

D.NUNO ÀLVARES PEREIRA


Posted by Picasa Nuno Álvares Pereira nascido no dia 24 de Junho de 1360 e falecido no dia 1 de Novembro de 1431, também conhecido como o Santo Condestável ou Beato Nuno de Santa Maria foi um general português do século XIV que desempenhou um papel fundamental na crise de 1383-1385, onde Portugal jogou a sua independência contra Castela.
Nuno Álvares Pereira nasceu na vila de Cernache do Bonjardim, concelho da Sertã, distrito de Castelo Branco.

Casou com Leonor de Alvim em, em 1377 em Vila Nova da Rainha, freguesia do concelho de Azambuja. Quando o rei Fernando de Portugal morreu em 1383, sem herdeiros a não ser a princesa Beatriz casada com o rei João I de Castela, Nuno um dos primeiros nobres a apoiar as pretensões de João, o Mestre de Avis à coroa.
Apesar de ser filho ilegítimo de Pedro I de Portugal, João afigurava-se como uma hipótese preferível à perda de independência para os castelhanos.
Depois da primeira vitória de Álvares Pereira frente aos castelhanos na batalha dos Atoleiros em Abril de 1384, João de Avis nomeia-o Condestável de Portugal e Conde de Ourém.
A 6 de Abril de 1385, João é reconhecido pelas cortes reunidas em Coimbra como Rei de Portugal.

Esta posição de força portuguesa desencadeia uma resposta à altura em Castela.
João de Castela invade Portugal com vista a proteger os interesses de sua mulher Beatriz. Álvares Pereira toma o controlo da situação no terreno e inicia uma série de cercos a cidades leais a Castela, localizadas principalmente no Norte do país.
A 14 de Agosto, Álvares Pereira mostra o seu génio militar ao vencer a batalha de Aljubarrota à frente de um pequeno exército de 6,000 portugueses e aliados ingleses, contra as 30,000 tropas castelhanas.
A batalha viria a ser decisiva no fim da instabilidade política de 1383-1385 e na consolidação da independência portuguesa.
Finda a ameaça castelhana, Nuno Álvares Pereira permaneceu como condestável do reino e tornou-se Conde de Arraiolos e Barcelos.
Entre 1385 e 1390, ano da morte de João de Castela, dedicou-se a realizar raides contra a fronteira de Castela, com o objectivo de manter a pressão e dissuadir o país vizinho de novos ataques.
Do seu casamento com Leonor de Alvim, o Condestável teve apenas uma filha, Beatriz Pereira Alvim, que se tornou mulher de Afonso, o primeiro Duque de Bragança.

Lembrado como um dos melhores generais portugueses, abraça, nos últimos anos, a vida religiosa carmelita.

 

BATALHA DE S.MAMEDE


Posted by Picasa Combate travado a 24 de Junho de 1128 no lugar de São Mamede, nas vizinhanças de Guimarães.
Assinala a afirmação da independência portuguesa face à Galiza, pela vitória do jovem D. Afonso Henriques contra as tropas de sua mãe, D. Teresa, e do conde Fernão Peres de Trava.
Afonso Henriques comandava um exército de nobres do Condado Portucalense, descontentes com a hegemonia galega sobre os destinos do território de Entre-Douro-e-Minho, personificada na família dos Travas.

 

CLAUDE CHABROL


Posted by Picasa Em 1959, o então crítico de cinema Claude Chabrol entrou para a história do cinema, ao estrear na direcção com Nas Garras do Vício, o filme que deu início a Nouvelle Vague, um dos mais importantes movimentos cinematográficos de todos os tempos.
Passados mais de 40 anos, Chabrol é um dos mais respeitados e prolíficos realizadores do cinema mundial.
Em sua extensa filmografia, constam mais de 50 longas-metragens.
Um número admirável.
Claude Chabrol nasceu no dia 24 de junho de 1930, em Paris.
Sob influência dos pais, cursou farmácia.
Em pouco tempo, porém, sua paixão por cinema fez com que começasse a escrever críticas para a célebre revista Cahiers du Cinéma.
Em 1957, publicou com Eric Rhomer, colega de redacção, um estudo clássico sobre os filmes de Alfred Hitchcock.
Utilizando dinheiro emprestado de sua primeira mulher, Chabrol realizou o lendário Nas Garras do Vício, seu primeiro filme e, também, o marco inicial da Nouvelle Vague.
Nos anos 60, fez uma séria de obras memoráveis, como Os Primos, Les Bonnes Femmes, As Corças e O Açougueiro.
Desde então, tem realizado, em média, de um a dois filmes por ano.
Em todos eles, é possível reconhecer seu toque de autor - a óptica realista, o gosto pelo suspense, o estudo do adultério, do crime e da obsessão humana.
Em suma, um director fundamental em todos os sentidos.

 

CARICATURA DO DIA


Posted by Picasa Luís Filipe Madeira Caeiro Figo, conhecido como Luís Figo nasceu em Almada no dia 4 de Novembro de 1972, e é um dos maiores futebolistas portugueses.
Começou a sua carreira nos "Pastilhas futebol clube", passando para o Sporting Clube de Portugal.
A sua fantástica carreira internacional passou por clubes como o FC Barcelona e Real Madrid.
Actualmente joga Inter de Milão, no competitivo campeonato italiano.

 

CARLOS GARDEL


Posted by Picasa Foi incomum a popularidade conquistada por Cados Gardel na Europa, na primeira década do século XX, quando ajudou a difundir o tango argentino, sobretudo na França.
Após sua morte precoce, converteu-se num mito da cultura popular argentina.
Carlos Gardés, conhecido como Carlos Gardel, nasceu em 11 de dezembro de 1890 em Toulouse, França, e sua mãe emigrou com o filho para a Argentina quando ele tinha três anos de idade.
Iniciou a carreira artística ainda muito jovem, cantando sob o nome nome artístico de "EI Morocho" nos cafés dos subúrbios de Buenos Aires.
Em 1917, a actuação num teatro da capital lançou-o à fama, pela forma sensual e original de interpretar o tango e seu ritmo precursor, a milonga.
Principal intérprete das composições da chamada "nova guarda", estilo de tango que surgiu por volta de 1920, Gardel também compôs muitos tangos famosos, como Mi Buenos Aires querido, Melodias de arrabal, Arrabal amargo e Volver.
Sua voz ficou imortalizada em discos que foram vendidos em quantidades inusitadas para a época.
Estrelou também vários filmes realizados nos primeiros anos do cinema sonoro, como Luces de Buenos Aires (1931), EI tango en Broadway (1934) e EI día que me quieras (1935).
Carlos Gardel morreu em 24 de junho de 1935, núm acidente de avião em Medellín, Colômbia.

 

JUAN MANUEL FÂNGIO


Posted by Picasa Juan Manuel Fangio nasceu no dia 24 de junho de 1911 em Balcarce, na província argentina de Buenos Aires.
Filho de uma humilde família de imigrantes italianos, começou a trabalhar em uma oficina mecânica.
Além dos automóveis, sua outra paixão era jogar futebol, o que lhe conferiu o apelido "El Chueco" (pernas tortas) que permaceria ao longo de sua vida. Em 1934 começou com as corridas e o simples facto de que tenha sobrevivido já o torna um campeão, pois os circuitos argentinos nessa época eram muito precários e perigosos.
Mas Fangio demonstrou ser um persistente lutador e se consagrou duas vezes Campeão Nacional Argentino (em 1940 e em 1941).
Tinha muita esperança de ir à Europa em busca de glórias ainda maiores, porém a Segunda Guerra Mundial postergou esses sonhos.
Em 1947 foi finalmente mandado à Europa com o auxílio financeiro do governo de Perón.
Lá, Fangio pôde demonstrar ao mundo toda a sua habilidade.
Contrastando com sua figura tímida e sua voz baixa, quando se posicionava detrás do volante ele virava um piloto fora de série, como nunca visto antes.
Fangio se referia ao automobilismo sob duas perspectivas: como uma ciência que demandava um estudo exaustivo e ao mesmo tempo como uma arte que deveria ser cuidada como tal - costumava compará-lo à pintura.
Em meados de 1950 - quando teve início a era moderna do Gran Prix com a estréia da Fórmula Um - Fangio pilotava para a Alfa Romeo.
Nesse ano terminou em segundo lugar mas logo ganhou seu primeiro Campeonato Mundial em 1951.
Durante uma corrida em 1952 sofreu um grave acidente num Monza, quando fracturou o pescoço e teve que manter distância das pistas por quase duas temporadas.
Em 1954 trocou a Maserati pela Mercedes, um movimento que o ajudou a conquistar seu segundo título mundial - o primeiro de uma série de quatro títulos seguidos - abocanhando sempre as pole positions e ganhando seis das oito corridas do campeonato.
No ano seguinte e novamente com um Mercedes, ganha seu terceiro Campeonato Mundial e forma uma dupla sensacional com o inglês Sterling Moss, seu colega de equipe.
O jovem Sterling idolatrava seu mentor mais velho e o apelidou carinhosamente de "Maestro" (mestre).
Mas aí veio Le Mans.
Fangio só se envolveu indiretamente no acidente que provocou a morte de 81 espectadores em 1955.
De qualquer modo, isso marcou uma virada na sua carreira.
A Mercedes se retirou do automobilismo e pairava no ar um risco real de que os governos europeus terminassem com a F1 por causa da tragédia.
Após mudar-se à Ferrari, Fangio restaurou a glória da F1, conquistando 6 pole positions em 7 corridas e ganhando 3 delas (nas outras 4 ficou em segundo) para exigir seu quarto - e dizem, o melhor - Campeonato Mundial.
Em 1957 abandonou a Ferrari para voltar à Maserati, ganhando o quinto título mundial com performances extraordinárias.
No circuito alemão de Nürburgring e tripulando um leve Maserati 250F, após um problema no reabastecimiento, teve que vir correndo detrás e faltando uma volta conseguiu passar as duas Ferraris oficiais diante do assombro do público e de seus rivais por seu virtuosismo.
Isso lhe rendeu com o correr do tempo, em fevereiro de 1958, o prêmio anual da Academia Francesa de Esportes por ser o autor da mais impressionante façanha desportiva do mundo.
Depois de algumas corridas em 1958 ele se retira do automobilismo, já sem ter que provar mais nada a ninguém, dizendo apenas "Acabou".
Voltou a sua oficina com a consciência de ter salvo a F1 pós Le Mans e de ter estabelecido um padrão de excelência e domínio da máquina que provavelmente nunca serão igualados.
Morreu tranqüilamente no dia 17 de julho de 1995 aos 84 anos.
De todos aqueles que o seguiram, o legendário Fangio declarou que só Jim Clark e Ayrton Senna se aproximaram de suas habilidades ao volante.

 

MUNDIAL DE FUTEBOL


Posted by Picasa O Campeonato Mundial de Futebol é um torneio de futebol masculino, realizado a cada quatro anos pela FIFA.
Começou em 1930, com a vitória da selecção do Uruguai.
No primeiro mundial, não havia torneio eliminatório, e os países foram convidados para o torneio.
A Itália sagrou-se bicampeã em 1934 e 1938.
Nos anos de 1942 e 1946, o Campeonato não ocorreu devido à Segunda Guerra Mundial.
Em 24 de Junho de1950 começou o mundial realizado no Brasil, que chegou como favorito à sua primeira final de Campeonato, mas a Celeste Olímpica uruguaia estragou a festa de 200 mil pessoas presentes no Maracanã, então o maior estádio do mundo, vencendo o jogo por 2x1, quando o empate teria sido suficiente ao Brasil para conquistar o título.
O episódio ficou conhecido como Maracanazo.
O Brasil possui a selecção com mais títulos mundiais, o único país pentacampeão e o único a ter vencido o torneio fora do seu continente.

É tambem o único país a participar de todos os Campeonatos.
Seguem-se as seleções tricampeãs da Alemanha e da Itália, as bicampeãs da Argentina e do Uruguai e, por fim, as seleções da Inglaterra e da França, com um único título.

 

O SANTO DO DIA


Posted by Picasa Natividade de S. João Batista
São João Batista era filho de Zacarias e de Isabel, ambos de estirpe sacerdotal. Sabemos pelas palavras do Anjo Gabriel, que João (cujo nome significa "Deus é propício") foi concebido aos dois cônjuges em idade avançada.
Já vaticinado na Escritura como o percussor do Messias, João tinha o caráter forte de Elias.
A sua missão de facto será semelhante "no espírito e no poder" aquela do profeta Elias, enviado para preparar "um povo perfeito" para o advento do Messias.
A criança que vai nascer percebe a presença de Jesus "estremecendo de alegria" no ventre materno por ocasião da visita de Maria à prima Isabel. Enviado por Deus para "endireitar os caminhos do Senhor", foi santificado pela graça divina antes mesmo que seus olhos se abrissem à luz.
"Eis - diz Isabel repleta do Espírito Santo, a Maria - quando tua saudação chegou aos meus ouvidos, a criança estremeceu de alegria em meu ventre".
Conforme a cronologia sugerida pelo Anjo Gabriel (este é o sexto mês para Isabel), o nascimento do precursor foi fixado pela Igreja latina três meses após a Anunciação e seis meses antes do Natal.
A celebração da Natividade do Batista é, com a do nascimento de Jesus e de Maria, a única festa litúrgica que a Igreja dedica ao nascimento de um santo.
São João Batista é o primeiro santo venerado na Igreja universal com festa litúrgica particular, em data antiqüíssima.
Santo Agostinho nos diz que o santo era comemorado a 24 de junho na Igreja africana.
A história da redenção de São João Batista está entre as personalidades mais singulares: é o último profeta e o primeiro apóstolo, enquanto precede o Messias e lhe dá testemunho.
"É mais que profeta - disse ainda Jesus.
É dele que está escrito: eis que envio o meu mensageiro à tua frente; ele preparará o teu caminho diante de ti".
Castigador da hipocrisia e da imoralidade pagou com o martírio o rigor moral que ele pregava.
A 29 de agosto, a Igreja lembra protótipo do monge e do missionário.

sexta-feira, junho 23, 2006

 

CARICATURA DO DIA


Posted by Picasa Simão Pedro Fonseca Sabrosa nasceu a 31 de Outubro de 1979, na freguesia de Constantim, Vila Real.
É jogador de futebol português, e joga habitualmente a avançado (extremo esquerdo).
Começou a jogar no Sporting Clube de Portugal e depois foi transferido para o FC Barcelona.
Actualmente joga no Sport Lisboa e Benfica onde é capitão de equipa e camisola 20. É um marcador exímio de livres , sendo mortifero em determinadas situações de livre directo à baliza dos adversários.
Em tempos recentes tem se falado em possíveis negociações do jogador com clubes ingleses (Liverpool FC, Chelsea).

 

ALENTEJANANDO



O compadre Tibúrcio, estava à porta da farmácia da Amareleja. Bêbado, caía para a esquerda, caía para a direita, nisto passa um amigo e diz:
- Ó ti bursio tás doente?
Diz ele:
- Tou doente porquê carago?
- Então tás à porta da farmácia!!!
- Olha lá ó filha da tua mãe então se eu estivesse à porta do cemitério estava morto?

 

O SANTO DO DIA


Posted by Picasa São José Cafasso
O Santo de hoje nasceu em Castelnuevo no ano de 1811, onde também nasceu o grande Dom Bosco.

São José Cafasso desde de criança sentiu o chamado ao Sacerdócio que foi tornando cada vez mais evidente no decorrer de sua vida com Deus.
Aconteceu que entrou para a formação sacerdotal e chegou a padre com 23 anos, destacando-se no meio de tantos pelo seu amor aos pobres e zelo pela salvação das almas.
Depois de comprovado e dedicado trabalho na Igreja de São Francisco em Turim, José Cafasso assumiu com toda sua bagagem de pregador, confessor e iluminado director espiritual, a função de reitor e formador de novos sacerdotes. Dom Bosco foi um dos vocacionados que desfrutou da formação e muito se aconselhou com São José Cafasso, pois como um sacerdote sintonizado ao Coração do Cristo Pastor, sabia muito bem colocar sua cultura eclesiástica, dons e carismas a serviço da salvação do próximo.
Dentre tantos ofícios assumidos por este homem incansável que foi para o Céu em 1860, despontou José Cafasso na evangelização dos condenados a forca, tanto assim que ficou conhecido com o "Santo da Forca".

 

VESPASIANO


Posted by Picasa Tito Flávio Sabino Vespasiano que nasceu perto de Rieti no dia 18 de Novembro de 9 e faleceu em Aquae Cutiliae no dia 23 de Junho de 79, foi um imperador da Antiga Roma, o primeiro da dinastia Flávia, que ocupou o Poder em 69 d.C., logo após o suicídio de Nero (68) e o conturbado Ano dos quatro imperadores(69).
Foi proclamado imperador pelos seus próprios soldados em Alexandria.
Sucederam-lhe sucessivamente dois dos seus filhos, Tito e Domiciano.
De origem modesta, caráter enérgico e hábitos austeros, promoveu a pacificação e o aumento do poder romano nas províncias, prosseguindo a conquista da Bretanha.

Em 69 d.C., ocupava-se do assédio à Jerusalém. Ao tornar-se Imperador, seu filho mais velho, Tito - a quem entregou o cargo de prefeito da Guarda Pretoriana e nomeou seu sucessor conjuntamente com o irmão mais novo Domiciano -, terminou o assédio, esmagando a revolta judaica do ano 70.
Jerusalém foi destruída e meio milhão de judeus morreram e 100.000 foram escravizados.
Os sobreviventes que abandonaram a Palestina vieram a engrossar as comunidades da diáspora (dispersão), e o judaísmo sobreviveu em torno das sinagogas.
Um arco do triunfo entre o Fórum e o Coliseu celebrou a vitória sobre os judeus.
Vespasiano restaurou o Império, restabeleceu as finanças, reformulou o Senado e a Ordem Eqüestre.

Reprimiu a sublevação da Gália e enviou Agrícola à Bretanha, mas incompatibilizou-se com os meios senatoriais.
O Coliseu de Roma, também é chamado de Anfiteatro Flávio.
O período de seu governo ficou marcado por uma eficaz administração econômica quer na capital do império quer nas províncias, com um aumento significativo do tributo anual e a implementação de medidas econômicas muito mais severas, o que permitiu atingir níveis de progresso assinaláveis nas finanças do Estado, tendo inclusive angariado fundos para a construção do templo dedicado a Júpiter Capitolino e para o Coliseu de Roma (ou "Anfiteatro Fláviano").

Vespasiano morreu depois de dez anos de um reinado benéfico para o seu povo.

 

MUNDO PORTUGUÊS


Posted by Picasa A Exposição do Mundo Português foi a maior exposição realizada em Portugal até à Expo 98, destinando-se a comemorar o Duplo Centenário da Fundação do Estado Português em 1140 e da Restauração da Independência em 1640.
A exposição foi inaugurada em 23 de Junho de 1940 pelo Chefe de Estado Marechal Carmona, acompanhado pelo Presidente do Conselho Oliveira Salazar e pelo Ministro das Obras Públicas Duarte Pacheco.
Os responsáveis da exposição foram: Augusto de Castro (Comissário-Geral), Sá e Melo (Comissário-Geral-Adjunto) e Cottinelli Telmo (Arquitecto-Chefe).
A Exposição do Mundo Português incluía pavilhões temáticos relacionados com a história, actividades económicas, cultura, regiões e territórios ultramarinos de Portugal. Incluía também um Pavilhão do Brasil, único país estrangeiro convidado.
A Exposição do Mundo Português levou à completa renovação urbana da zona ocidental de Lisboa. A sua praça central deu origem à Praça do Império, uma das maiores da Europa.

A maioria das edificações da exposição foi demolida no final, restando apenas algumas como o actual Museu de Arte Popular e o Monumento aos Descobrimentos (reconstrução com base no original de madeira).
A exposição levou também à construção de outras infraestruturas de apoio, tal como o Aeroporto da Portela.

 

IMAGEM DO DIA


A tenda do circo !
Posted by Picasa

 

JOHANNES GUTENBERG


Posted by Picasa João Gutenberg ou Johannes Gensfleisch zur Laden zum Gutenberg que nasceu no dia 23 de Junho de 1397 e faleceu no dia 3 de Fevereiro de 1468, foi um inventor alemão que se tornou famoso pela sua contribuição para a tecnologia da impressão e tipografia.
Inventou uma liga para os tipos de metal e tintas à base de óleo, além de uma prensa gráfica, inspirada nas prensas utilizadas para espremer as uvas no fabrico do vinho.
Tradicionalmente, crê-se que teria inventado os tipos móveis - que não foram mais, no entanto, que uma melhoria dos blocos de impressão já em uso, então, na Europa.
Acredita-se que a imprensa foi uma das maiores invenções da humanidade.
Gutenberg nasceu em Mogúncia, Alemanha, filho do comerciante Friele Gensfleisch zu Laden, que adoptaria mais tarde o nome "zum Gutenberg", homônimo da comunidade para onde a família se tinha transferido.
Antes de inventar os tipos móveis tinha sido joalheiro, conhecedor da arte da construção de moldes e da fundição de ouro e prata; por isso conseguiu fazer excelentes tipos, valiosos inclusive artisticamente como trabalho de ourives.
Em 1434, Gutenberg se mudou para Estrasburgo onde permaneceu vários anos.

Depois de regressar a Mogúncia, Gutenberg se associou com um comerciante que lhe financiou para realizar a impressão da Bíblia.
Não se conhece muito sobre os ultimos anos da vida de Gutenberg.

Sabe-se que morreu em 3 de fevereiro de 1468.
Gutenberg é considerado o inventor dos tipos móveis de chumbo fundido, mais duradouros e resistentes do que os fabricados em madeira, e portanto reutilizavéis que conferiram uma enorme versatilidade ao processo de elaboração de livros e outros trabalhos impressos e permitiram a sua massificação.
A imprensa é outra das contribuições de Gutenberg; com anterioridade se tinham empregado, também desde a época de Suméria, discos ou cilindros sobre os quais se tinha lavrado o negativo do texto a imprimir que geralmente era só a rubrica do dono do cilindro e outorgava certeza de autenticidade às tabletas que a levavam.

As imprensas na idade média eram simples tabelas gordas e pesadas ou blocos de pedra que se apoiavam sobre a matriz de impressão já entintada para transferir sua imagem ao pergaminho ou papel.
A imprensa de Gutenberg é uma adaptação daquelas usadas para espremer o suco das uvas na fabricação do vinho, com as quais Gutemberg estava familiarizado, pois Mogúncia, onde nasceu e viveu, está no vale do Reno, uma região vinícola desde a época dos romanos.
Depois da invenção dos tipos e a adaptação da prensa vinícola, Gutenberg seguiu experimentando com a imprensa até conseguir um aparelho funcional.

Também pesquisou sobre o papel e as tintas.
Uns e outras tinham que se comportar de tal modo que as tintas se absorvessem pelo papel sem escorrer-se, assegurando a precisão dos traços; precisava-se que o secagem fosse rápida e a impressão permanente.
Por isso, Gutenberg experimentou com pigmentos de base de azeite -que não só usou para imprimir com as matrizes, senão também para as capitulares e ilustrações que se realizavam manualmente- e com o papel de trapo de origem chinesa introduzido na Europa em sua época.
O primeiro livro impresso por Gutemberg foi a Bíblia, processo que iniciou o 23 de fevereiro de 1455 e concluiu uns cinco anos depois.

 

MAUREEN O´SULLIVAN


Posted by Picasa Maureen O'Sullivan que nasceu a 17 de maio de 1911 em Boyle, Irlanda e gfaleceu no dia 23 de junho de 1998 em Scottsdale, Arizona foi uma atriz irlandesa, mãe da também famosa atriz Mia Farrow ("O Bebê de Rosemary").
Iniciou sua carreira cinematográfica em 1929 com pequenos papéis, obtendo, em 1931, o papel feminino principal num filme de "Tarzan".

Apaixonada pelo próprio trabalho, com inteligência e força de vontade seguia todas as sugestões dos vários cineastas e esta sua docilidade artística valeu-lhe o casamento com o director e produtor australiano John Farrow, em 1947.
Por muito tempo Maureen fez o papel da Jane do "Tarzan" (Johnny Weissmuller). A Metro Goldwin Mayer jogou todo o seu poderio para reviver o personagem de Tarzan e fazer deste filme o melhor até então sobre o personagem de Edgar Rice Burroughs.

Foi o primeiro filme falado de Tarzan, o director era dos melhores do estúdio e o elenco escolhido a dedo. "Tarzan, o Filho das selvas" (Tarzan the Apeman) de 1932 sob a direção de W. S. Van Dyke marca também a estréia de Johnny Weissmuller no cinema , aos 24 anos e já famoso como campeão de natação.

 

ZINEDINE ZIDANE


Posted by Picasa Zinedine Yazid Zidane que nasceu em Marselha no dia 23 de Junho de 1972 é um jogador de futebol francês.
Joga actualmente pelo Real Madrid e pela seleção francesa.
Descendente de berberes argelinos, promove a tolerância racial e religiosa, especialmente entre os jovens.
E isso se reflete em sua vida pessoal: sua esposa, Veronique, ex-dançarina e modelo, com quem se casou em 1993 e tem três filhos, é descendente de cristãos espanhóis.
Zidane é considerado por muitos o melhor jogador do mundo em actividade, e talvez um dos mais talentosos de todos os tempos.

Driblador elegante, sua fantástica visão de jogo e sua habilidade de passe lhe valeram os adjectivos de "gênio" e "mágico", atribuídos pela mídia desportiva.
Este perfeito equilíbrio faz dele um sucessor natural de Michel Platini.
Zidane foi campeão da Copa do Mundo de 1998, disputada na França, jogando pela selecção anfitriã.

Na partida final, marcou dois golos contra o Brasil.
No dia 8 de maio fez sua despedida no Estádio Santigo Bernabeu com um empate em 3X3 com o Villareal com um golo de cabeça do própio Zidane.
Em 25 de Abril de 2006, anunciou oficialmente sua decisão de encerrar a carreira após o Campeonato do Mundo de 2006.

 

EDUARDO VIII


Posted by Picasa Eduardo VIII do Reino Unido nascido no dia 23 de Junho de 1894 e falecido no dia 28 de Maio de 1972 foi Rei do Reino Unido de 20 de Janeiro de 1936 até à sua abdicação a 11 de Dezembro no mesmo ano.
Era o filho mais velho do Rei Jorge V do Reino Unido e da princesa Maria de Teck.
Como filho mais velho de Jorge V, Eduardo (conhecido por David em família) foi feito Príncipe de Gales em 1910 depois da ascensão do pai à coroa.

Em 1930 Eduardo conheceu Wallis Simpson, uma americana em processo de divórcio por quem se apaixonou.
A relação amorosa não foi aceite pela família real, que se recusou receber Eduardo na presença dela, e resultou num afastamento de Eduardo o pai e irmãos.
Em Janeiro de 1936, Eduardo tornou-se Rei e manifestou a sua intenção de casar com Mrs Simpson assim que o divórcio dela fosse declarado.
A ideia provocou uma onda de protestos da família real, dos políticos e da Igreja Anglicana.
Após ver a sua sugestão de realizar um casamento morganático ser rejeitada pelo Primeiro-ministro Stanley Baldwin, Eduardo VIII tomou uma decisão drástica.
Em Dezembro do mesmo ano, anunciou a sua abdicação, argumentando que seria incapaz de carregar o peso da coroa sem o apoio da mulher que amava.
A coroa passou então para o seu irmão mais novo e Eduardo tornou-se Duque de Windsor, revertendo à sua condição de príncipe do Reino Unido.
A 3 de Junho de 1937 Eduardo casou com Wallis Simpson numa cerimónia privada em França, à qual faltou a família real britânica.
A relação com a família permaneceu tensa com a recusa de reconhecimento da nova Duquesa de Windsor.
O casal foi impedido de estabelecer residência nas Ilhas Britânicas e, em troca, Eduardo obrigou a coroa a pagar uma soma avultada pela devolução dos Castelos de Sandringham e Balmoral, que eram sua propriedade pessoal enquanto filho mais velho de Jorge V.
A simpatia de Eduardo para com o regime nazi e a visita que fez em 1937 a Adolf Hitler não contribuíram para a melhoria de relações.
Durante a Segunda Guerra Mundial, devido às suspeitas de simpatias pela Alemanha, foi desterrado para as Antilhas como governador-geral, para evitar que se tornasse um fantoche alemão.
Eduardo morreu em Paris em 1972 e está sepultado no Castelo de Windsor.

quinta-feira, junho 22, 2006

 

O SANTO DO DIA


Posted by Picasa S. Tomas More
São Tomas More nasceu no ano de 1477, em Londres.

Tinha um carácter extremamente simpático.
Estudou na Universidade de Oxford.
Era jurista, pai de família, teve duas filhas e um filho, tendo sido nomeado chanceler do Reino.
Sua obra mais conhecida intitula-se Utopia, mas deixou várias obras escritas, versando sobre negócios civis e liberdade religiosa.
Na ocasião do divórcio de Henrique VIII, que desejava anular seu primeiro casamento a fim de casar-se com Ana Bolena, opôs-se duramente, recusando-se a comparecer aos cerimoniais de coroação da nova rainha.
Foi preso e lançado na Torre de Londres por ordem do rei.
Neste período de prisão, escreveu Diálogo do conforto nas tribulações.
Foi condenado à forca, no dia 06 de junho do ano 1535, mas não perdeu seu bom humor cristão, nem sua simplicidade, dizendo ao povo: Morro leal a Deus e ao Rei, mas a Deus antes de tudo.
Deus nosso Pai, pela fé em Jesus Cristo, somos vossos filhos e irmãos uns dos outros.

 

ALENTEJANANDO



A comadre Efigénia deslocou-se à loja onde comprou um gato, para fazer a seguinte reclamação:
- Trago-lhe o gato que me vendeu. O senhor garantiu-me que ele era bom para os ratos e afinal passa os dias todos a dormir no meu sofá, em vez de caçar ratos...
- Não se zangue, tenha calma, comadre. Eu garanti-lhe que o gato era bom para os ratos, e a D.Efigénia acaba de confirmar isso mesmo.

 

CARICATURA DO DIA


Posted by Picasa Jack Nicholson é actor norte americano. Nasceu no dia 22 de abril de 1937

 

ESTEVÃO IV


Posted by Picasa Nasceu em Roma.
Consagrado em 22 de junho de 816, procurou evitar lutas internas, instituindo o juramento do Imperador, desde que aceitasse a fé do Papa.
Consagrou imperador a Ludovico, rei dos francos, e sua esposa Ermengarda, em Reims, para onde viajou.
Sua morte foi repentina, em 21 de janeiro de 817.

 

IMAGEM DO DIA


Mesa impecávelmente limpa !
Posted by Picasa

 

MERYL STREEP


Posted by Picasa Nasceu no dia 22 de Junho de 1949 em Summit - New Jersey - Estados Unidos da América.
Meryl Streep é o que se pode chamar de uma actriz "séria".
Cresceu num subúrbio de New Jersey tendo aulas de ópera antes de descobrir seu dom de actuar.
Seus papéis variaram desde a esposa de Dustin Hoffman em Kramer vs. Kramer a de uma sobrevivente dos campos de concentração em A Escolha de Sofia.
Sua estréia no cinema foi em Julia, mas só chamaria realmente a atenção em O Franco Atirador, pelo qual recebeu sua primeira indicação ao Oscar.
No mesmo ano, levou um Emmy (prêmio dos melhores da TV americana) por sua actuação na mini série Holocaust.
Seu sucesso nesta época foi fortemente abalado pela morte de seu namorado John Cazale - o Fredo de O Poderoso Chefão - que sofria de câncer.
Meryl mergulhou no trabalho após a morte de John: ela ganhou os Oscars por Kramer vs. Kramer e A Escolha de Sofia, e indicações por Silkwood, A Mulher do Tenente Francês, Ironweed, Entre Dois Amores, Um Grito no Escuro, e Lembranças de Hollywood.
Indicações à parte, casou-se com o escultor Don Gummer e teve quatro filhos.
Enquanto alguns críticos especulavam que não possuia naturalidade e espontaneidade ao actuar, Meryl não perdeu sua magia.
Em plenos quarenta-e-tantos-anos, uma idade temida por muitas actrizes de Hollywood, ela se aventurou no eletrizante O Rio Selvagem, teve uma indicação ao Oscar co-actuando com Clint Eastwood no romântico As Pontes de Madison, e ainda emocionou como a "ovelha negra" da família no drama As Filhas de Marvin.
Em 1997, depois de 20 anos actuando no cinema, ela retornou à tela da TV com First Do No Harm.
Baseado em factos reais, o filme conta a dramática história de uma mãe na busca desenfreada de um tratamento para a epilepsia de seu filho, e marca a estréia de Meryl na produção executiva. Ela aparecerá em breve em Angels in America, seguido por The Other Woman, uma comédia romântica na qual vai actuar, co-produzir e dividir o roteiro com seu amigo Carrie Fisher.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

FREE hit counter and Internet traffic statistics from freestats.com