sábado, julho 08, 2006

 

RESCALDO DO MUNDIAL





 

PAPA GREGÓRIO XV


Posted by Picasa Nasceu em Bolonha.
Eleito em 14 de fevereiro de 1621, ajudou os irlandeses e favoreceu a restauração católica na França.
Instituiu a Congregação para a Propagação da Fé, para incentivar as missões.
Canonizou Inácio de Loyola, Felipe Neri, Francisco Xavier e Tereza D'Ávila.
Sua morte foi em 8 de julho de 1623.

 

IMAGEM DO DIA


Posted by Picasa E o capacete ?

 

DUSTIN HOFFMAN


Posted by Picasa Dustin Lee Hoffman que nasceu a 8 de Julho de 1937 é um actor estadunidense.
É um actor versátil, tendo actuado em dramas como Rain Man, de 1988, que lhe valeu o Oscar de melhor actor; filmes de acção como Confidence e Runaway Jury, ambos de 2003; e comédias como Mee(2004).

 

CARICATURA DO DIA


Posted by Picasa Allan Stewart Königsberg nasceu em Brooklyn, Nova Iorque, a 1 de dezembro de 1935.
Judeu cineasta, humorista, escritor e actor americano, mais conhecido pelo pseudônimo de Woody Allen.
Muitos de seus filmes falam sobre neuroses comportamentais do dia-a-dia, sempre com uma crítica mordaz e subtil com longos diálogos de análise.
Foi casado com a actriz Mia Farrow que actuou em vários de seus filmes.
Depois se separaram e ele casou com a filha adoptiva dele com quem tem um filho.

 

HENRIQUE MENDES


Posted by Picasa Um dos pioneiros da televisão em Portugal, Henrique Mendes iniciou a sua carreira na Rádio Renascença, em 1950, como locutor, tendo entrado em 1958 para a RTP, onde apresentou durante bastante tempo o Telejornal.
A seguir ao 25 de Abril de 1974 emigrou para o Canadá e aí viveu até 1979, ano em que regressou para trabalhar novamente na Renascença.
Em 1993, ingressou na SIC, onde apresentou programas como "Caça ao Tesouro" e "Ponto de Encontro" e se estreou como actor, na série "Médico de Família".
Faleceu no dia 8 de Julho de 2004, em Lisboa, de onde saiu o funeral, às 10 horas do dia 10 de Julho, em direccção ao cemitério dos Prazeres, onde ficou sepultado no Panteão dos Artistas.

 

A CAMINHO DA INDIA


Posted by Picasa Vasco da Gama nascido em Sines, Portugal, no ano de 1469 e falecido em Cochim, Índia, no dia 24 de Dezembro de 1524, foi um navegador português.
Filho de Estevão da Gama, D. Manuel I confiou-lhe o comando da frota que, em 8 de Julho de 1497, largou do Tejo em demanda da Índia, com 150 homens entre marinheiros, soldados e religiosos, distribuídos por quatro pequenas embarcações:
São Gabriel, feita especialmente para esta viagem, comandada pelo próprio Vasco da Gama;
São Rafael, também feita especialmente para esta viagem, comandada por Paulo da Gama, irmão do capitão-mor;
Bérrio, que foi rebaptizada como São Miguel, mas que continuou a ser conhecida pelo seu nome original, sob o comando de Nicolau Coelho; e
uma naveta para transporte de mantimentos, sob o comando de Gonçalo Nunes, que foi queimada perto da baía de São Brás, na costa oriental africana.

 

ALENTEJANANDO


Posted by Picasa Dois compadres estavam muito entretidos à conversa:
- Oiça lá, diz o compadre Zacarias: quantas voltas dá o seu cão antes de se deitar?
- Volta e meia! responde o compadre Malaquias.
-Volta e meia?! indaga o Zacarias admirado
- Sim, o meu cão volta e meia deita-se... contrapôe o Malaquias !

 

MANUEL DE ARRIAGA


Posted by Picasa Nasceu em 8 de Julho de 1840, na cidade da Horta, filho de Sebastião de Arriaga e de D. Maria Antónia Pardal Ramos Caldeira de Arriaga, ambos descendentes de famílias nobres açorianas.
Casou com D. Lucrécia de Brito Berredo Furtado de Melo, neta do comandante da polícia do Porto e partidário das forças liberais à data da revolução de 1820, de quem teve seis filhos, dois rapazes e quatro raparigas.
Faleceu em 5 de Março de 1917, com 77 anos de idade.
Na Universidade de Coimbra, onde se formou em Leis, cedo manifestou simpatia pelas ideias republicanas, o que provocou um conflito insanável com o pai, que o deserdou e lhe deixou de custear os estudos.
Para sobreviver e pagar a Faculdade, teve então de dar aulas de Inglês no liceu.
Em 1866, concorreu a leitor da décima cadeira da Escola Politécnica e da cadeira de História do Curso Superior de Letras.
Não conseguindo a nomeação para qualquer delas, teve de continuar, agora em Lisboa, a leccionar a mesma disciplina de Inglês.
Dez anos depois, em 26 de Agosto de 1876, já faz parte da Comissão para a Reforma da Instrução Secundária.
Simultaneamente, vai cimentando a sua posição como advogado, tornando-se um notável casuísta graças à sua honestidade e saber.
Entre as várias causas defendidas destaca-se, em 1890, a defesa de António José de Almeida, após este ter escrito no jornal académico O Ultimatum, o artigo "Bragança, o último", contra o rei D. Carlos.
Na sequência dos acontecimentos de 5 de Outubro de 1910, e para serenar os ânimos agitados dos estudantes da Universidade de Coimbra, é nomeado reitor daquela Universidade, tomando posse em 17 de Outubro de 1910.

 

LA FONTAINE


Posted by Picasa Jean de La Fontaine que nasceu no dia 8 de Julho de 1621, em Château-Thierry, Aisne, Champagne e faleceu no dia 13 de Abril de 1695, em Paris, foi um poeta francês.
É conhecido pelas diversas fábulas com críticas de moral que escreveu.
É considerado o pai da fábula moderna, sobre a qual declarou: "É uma pintura em que podemos encontrar nosso próprio retrato".
Escreveu e reeditou muitas fábulas, entre elas, algumas de Esopo: A Lebre e a Tartaruga, O Homem, o Menino e a Mula, O Leão e o Rato, O Carvalho e o Caniço, A Reunião dos Ratos, A Gansa dos Ovos de Ouro (e não a galinha), A Cigarra e a Formiga, A Raposa e as Uvas, O Pavão Invejoso.

 

O SANTO DO DIA


Posted by Picasa Beato Eugênio III
Nascimento Por volta de 1108 Local nascimento Montemagno, entre Pisa e Lucca.

Após ocupar um cargo na cúria episcopal de Pisa, ingressou em 1135 no mosteiro cisterciense de Claraval.
Tomou o nome de Bernardo, e São Bernardo foi seu superior naquele mosteiro.
Quando o Papa Inocêncio II pediu que alguns cistercienses fossem a Roma, São Bernardo o enviou como chefe da expedição.
Os cistercienses se estabeleceram na convento de São Anastácio (Tre Fontane).
Após a morte do Papa Lucio II, em 1145, os cardeais escolheram para o suceder e como novo Pontífice mudou o nome para Eugênio e foi consagrado no mosteiro de Farfa.
Em janeiro de 1147, aceitou feliz o convite que lhe fez Luis VII para pregar a cruzada na França. Na segunda cruzada não tiveram bons resultados.
O Papa permaneceu na França até que o clamor popular pelo fracasso da cruzada lhe tornou impossível permanecer mais nesse lugar.
Durante sua estadia naquele país, presidiu os sínodos de Paris, Tréveris e Reims, que se ocuparam principalmente em promover a vida cristã; também fez quanto pode para reorganizar as escolas de filosofia e teologia.
Em maio de 1148 voltou a Itália e excomungou a Arnoldo de Brescia (quem em suas piores momentos era um dos líderes demagogos doutrinários de épocas posteriores).
São Bernardo dedicou ao Sumo Pontífice seu tratado ascético "De Consideratione", onde afirmava que o Papa tinha como principal dever atender às coisas espirituais e que não devia deixar-se distrair demasiadamente com assuntos que correspondiam a outros.
Eugenio III partiu de Roma e permaneceu dois anos e meio na Companhia, procurando obter o apoio do imperador Conrado III e de seu sucessor, Federico Barbarroja.
Após sua morte, seu culto foi aprovado em 1872.
São Antonio de Pádua o ressalta como a "um dos maiores Pontífices e um dos que mais sofreu". Local morte Tívoli - Roma Morte 8 de julho de 1153
Oração Deus eterno e todo-poderoso, quiseste que Beato Eugênio III governasse todo o vosso povo, servindo-o pela palavra e pelo exemplo. Guardai, por suas preces, os pastores de vossa Igreja e as ovelhas a eles confiadas, guiando-os no caminho da salvação. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.
Devoção À proteção da Igreja. Padroeiro dos perseguidos pela causa de Cristo.

 

FERDINAND VON ZEPPELIN


Posted by Picasa Os dirigíveis foram as primeiras aeronaves da história da aviação comercial.
A companhia área pioneira, a alemã Companhia Zeppelin, do conde Ferdinand von Zeppelin, nascido no dia 8 de Julho de 1838, surgiu em 1909, com uma frota de cinco dessas aeronaves.
Até 1914, quando começa a Primeira Guerra Mundial, foram mais de 150 mil quilômetros voados, 1.600 vôos e 37,3 mil passageiros transportados.
Depois da guerra, as viagens recomeçaram.
Por seis anos, entre 1931 e 1937, uma rota para a América do Sul funcionou regularmente.Um acidente pôs fim à era dos dirigíveis no transporte de passageiros.
Na noite de 6 de maio de 1937, o gigantesco Hindenburg preparava-se para descer na base de Lakenhurst, em Nova Jersey, nos Estados Unidos.
Durante as manobras de pouso, um incêndio tomou conta da aeronave.
Das 97 pessoas a bordo, 36 morreram.

 

SIMILITUDES


Posted by Picasa

sexta-feira, julho 07, 2006

 

IMAGEM DO DIA


Deve ter uma boa ementa !
Posted by Picasa

 

ARTHUR CONAN DOYLE


Posted by Picasa Arthur Ignatius Conan Doyle nascido a 22 de Maio de 1859, em Edimburgo, Escócia e falecido no dia 7 de Julho de 1930, em Windlesham, Sussex, Inglaterra, mais conhecido como Sir Arthur Conan Doyle, foi um escritor britânico, mundialmente famoso por suas 60 histórias sobre o detetive Sherlock Holmes, que foram consideradas uma grande inovação no campo da literatura criminal.
Foi um escritor prolífico cujos trabalhos incluem histórias de ficção científica, novelas históricas, peças e romances, poesia e obras de não-ficção.
Arthur Conan Doyle viveu e escreveu parte de suas obras em Southsea, um bairro elegante de Portsmouth.

 

CARICATURA DO DIA


Posted by Picasa Chico Buarque de Holanda – cantor, compositor e escritor. Torcedor do Fluminense, capitão e ‘dono’ do time amador Politheama.
“O drible de corpo é quando o corpo tem presença de espírito” .

 

GEORGE CUKOR


Posted by Picasa George Cukor que nasceu em Nova Iorque no dia 7 de Julho de 1899 e faleceu em Los Angeles no dia 24 de Janeiro de 1983, foi um realizador de cinema norte-americano conhecido pela sensibilidade com que tratava temas relacionados com o universo feminino.
Iniciou a sua carreira como encenador de teatro na Broadway, nos anos 20, tendo migrado para Hollywood em 1929.
Os seus filmes principais foram: «Little Women» («Quatro Irmãs», baseado no romance de Louise May Alcott, conhecido em Portugal como "Mulherzinhas") (1933), «The Personal History, Adventures, Experience, & Observation of David Copperfield the Younger» (1935), «Camille» («Margarida Gautier») (1936), «Holiday» («A Irmã da Minha Noiva») (1938), «The Women» (1939), «The Philadelphia Story» («Casamento Escandaloso») (1940), «A Woman's Face» («A Cicatriz do Mal») (1941), «Gaslight» («Meia Luz») (1944), «Adam's Rib» («A Costela de Adão») (1949), «Born Yesterday» («A Mulher que Nasceu Ontem») (1950), «Pat and Mike» («A Mulher Absoluta») (1952), «A Star is Born» («Assim Nasce Uma Estrela»)(1954) e «My Fair Lady» («Minha Linda Lady») (1964), que lhe valeu o seu único Oscar para melhor realizador.

 

GUERRA JUNQUEIRO


Posted by Picasa Abílio Guerra Junqueiro que nasceu no ano de 1850 e faleceu no dia 7 de Julho de 1923, foi bacharel formado em direito pela Universidade de Coimbra, alto funcionário administrativo, político, deputado, jornalista, escritor e poeta.
Foi o poeta mais popular da sua época e o mais típico representante da chamada “Escola Nova”.
Poeta panfletário, a sua poesia ajudou criar o ambiente revolucionário que conduziu à implantação da República.
Nasceu em Freixo de Espada à Cinta, filho do negociante e lavrador abastado José António Junqueiro e de sua mulher D. Ana Guerra.

A mãe faleceu quando Guerra Junqueiro contava apenas 3 anos de idade.
Estudou os preparatórios em Bragança, matriculando-se em 1866 no curso de Teologia da Universidade de Coimbra.

Compreendendo que não tinha vocação para a vida religiosa, dois anos depois transferiu-se para o curso de Direito que terminou em 1873.
Entrando no funcionalismo público da época, foi secretário-geral do Governador Civil dos distritos de Angra do Heroísmo e de Viana do Castelo.
Em 1878, foi eleito deputado pelo círculo de Macedo de Cavaleiros.
Faleceu em Lisboa a 7 de Julho de 1923.

 

ALENTEJANANDO



Um belo dia o compadre Faustino sentou-se com o seu filho Zézito na soleira da porta, esperando serem chamados para o almoço
-Pai
- Hummmm?
- Como é o feminino de sexo?
- Quê?
- O feminino de sexo.
- Na tem.
- Sexo não tem feminino?
- Não.
- Só há sexo masculino?
- Sim. Quer dizeri, não. Existem dois sexos. Masculino e feminino.
- E como é o feminino de sexo?
- Não tem feminino. Sexo é sempre masculino.
- Mas acaba de dizer que há sexo masculino e feminino.
- O sexo pode ser masculino ou feminino. A palavra Sexo é masculina.Depois há o sexo masculino e o sexo feminino.
- Não deveria ser "A sexa"?
- Não.
- Porque não?
- Porque não! 'Sexo' é sempre masculino.
- O sexo da mulher é masculino?
- Sim. Não! O sexo da mulher é feminino.
- E como é o feminino?
- Sexo também. Igual ao do homem.
- O sexo da mulher é igual ao do homem?
- Sim. Quer dizer... Olha. Há sexo masculino e feminino. Não é verdade?
- Sim.
- São duas coisas diferentes.
- Entao, como é o feminino de sexo?
- É igual ao masculino.
- Mas não são diferentes?
- Não. Ou melhor, sim! A palavra é a mesma. Muda o sexo, mas na muda a palavra.
- Então não muda o sexo. É sempre masculino.
- A palavra é masculina.
- Não. "A palavra" é feminino. Se fosse masculino seria "O pala.."
- Basta! Vai brincar.
O miúdo sai e entra a mãe, o compadre comenta comenta:
- Temos que vigiar esse miúdo...
- Porquê?
- Só pensa em... gramática.

 

VIVIAN LEIGHT


Posted by Picasa Vivien Leigh, actriz britânica, nasceu a 5-11-1913 em Darjeeling, Índia e faleceu no dia 7 de Julho de 1967 em Londres.
Seu verdadeiro nome era Vivian Mary Hartley.
Foi uma das actrizes mais versáteis do século XX, capaz de interpretar de forma convincente personagens do teatro clássico e heroínas de filmes de entretenimento.
Sua carreira começou em 1935, em palcos britânicos.
Em 1939, foi protagonista com Clark Gable em ...E tudo o Vento Levou, que lhe conferiu fama internacional.
Seguiram-se Lady Hamilton (1941), César e Cleópatra (1946) e Anna Karenina (1947).
No teatro, interpretou principalmente obras de Shakespeare.
Após o sucesso nos palcos de Um Eléctrico Chamado Desejo, de Tennessee Williams, actuou em 1951 na adaptação da mesma obra para o cinema, dirigida por Elia Kazan, com o nome de Uma Rua Chamada Pecado, recebendo o Oscar de melhor actriz.
Seu último filme foi A Nave dos Loucos (1965).

 

RINGO STARR


Posted by Picasa Richard Starkey nascido a 7 de Julho de 1940 em Liverpool, mais conhecido pelo seu nome artístico, Ringo Starr, entrou para os Beatles após substituir o baterista Pete Best, ficando nos Beatles até a separação do grupo em 1970. Ringo é conhecido pelo seu estilo seguro de tocar e pelos seus toques de originalidade.
O apelido Ringo surgiu por causa dos anéis que Ringo gostava de usar (ring quer dizer anel em inglês), ele também é canhoto assim como outro integrante dos Beatles, Paul McCartney.

 

O SANTO DO DIA


Posted by Picasa Maria Romero Meneses
Maria Romero Meneses nasceu a 13 de janeiro de 1902 em Granada, na Nicarágua e pertencia a uma família católica, cujas raízes eram espanholas .

Os pais, Félix e Ana, eram de classe média e tiveram treze filhos.
Ela recebeu uma sólida formação religiosa e excelente instrução tradicional. Gostava de estudar música, desenho e pintura, possuindo um raro talento para as artes.
Foi transferida para a missão na Costa Rica, em 1931, onde ensinava música, desenho e datilografia.
Além disto, incluiu nas suas actividades educativas a catequese ministrada aos os jovens da periferia da capital de São José.
Passados três anos, Maria Romero deu vida à outra maneira de evangelização, socorria as famílias pobres e marginalizadas, contando para isto com a caridade vinda das famílias mais ricas.
Em 1961, ela, sempre sensível ao "grito dos pobres", iniciou uma série de cursos de qualificação profissional para os jovens carentes e também para os adultos.
Esta iniciativa foi apenas a abertura para muitas outras obras, todas direccionadas à população mais sofrida, até finalizar com a fundação das Obras Sociais de Maria Auxiliadora.
Com a autorização do Bispo, quatro anos depois, começou uma série de exercícios espirituais destinados às várias categorias: jovens, benfeitores das Obras e mães de família que, com os seus filhos, não raro doentes, alí recebiam a assistência médica gratuita.
Contando com a colaboração e a disponibilidade de alguns médicos e enfermeiros de boa vontade, em 1966, fundaram um Hospital de Clínicas Gerais, destinado ao atendimento de toda a comunidade, mas beneficiando especialmente os pobres.
Autorizada pelo arcebispo de São José e com a aprovação da sua Superiora, em 1973, mobilizou-se e conseguiu um grande terreno e a construção de um número ainda maior de casas destinadas aos desabrigados das periferias.
Actualmente, o local se tornou a cidade de Santa Maria, em homenagem a sua fundadora.
Outro dom que Maria Romero possuía era o do conselho, que ela não negava à ninguém.
Houve uma comoção muito forte em todo o país, ao ser noticiada sua morte no dia 7 de julho de 1977, ocorrida subitamente quando regressava de um descanso na Nicarágua.
O governo da Costa Rica a declarou "cidadã honorária da nação".
O Papa João Paulo II, beatificou Irmã Maria Romero Meneses em 2000.
Ela é venerada no dia de seu trânsito e suas relíquias estão sepultadas na igreja de São José da Costa Rica.

 

LAMPIÃO


Posted by Picasa Virgulino Ferreira da Silva que nasceu na Serra Talhada no dia 7de julho de 1898 e faleceu em Poço Redondo no dia 28 de julho de 1938, vulgo Lampião, foi o mais famoso cangaceiro da História do Brasil.
Lampião nasceu no sítio "Passagem das Pedras" em Vila Bela, atual Serra Talhada, sertão de Pernambuco, em 1898.

Uma das versões a respeito da origem de sua alcunha é que, num dos cerrados tiroteios havidos durante assalto noturno, mercê dos continuados tiros o cano de seu rifle ficou em brasa, lembrando a luz mortiça de um lampião.
Como o facto se repetisse, ficou conhecido como o Homem do lampião, ou simplesmente Lampião.
Virgulino Ferreira da Silva era o terceiro dos muitos filhos de José Ferreira da Silva e de Maria Lopes.

Nasceu em 1898, como consta em sua certidão de baptismo, e não em 1897, como citado de várias obras.

 

GUSTAV MAHLE


Posted by Picasa Gustav Mahler nascido a 7 de Julho de 1860 e falecido no dia 18 de Maio de 1911, ficou mais conhecido em sua época como um dos principais regentes austríacos.
Actualmente, Mahler costuma ser lembrado como um importante compositor que ligou a música do século XIX com o período moderno, e por suas grandes sinfonias e ciclo de canções sinfônicas, como, por exemplo, Das Lied von der Erde ( A Canção da Terra).
A sua terceira sinfonia tem cerca de 95 minutos, e é uma das maiores sinfonias já executadas e uma das mais longas do repertório sinfônico.
A música de Gustav Mahler procura romper os limites da tonalidade musical.

Em muitas de suas obras há longos trechos que parecem não estar em tom algum.
Outra característica marcante das obras de Mahler é um certo carácter sombrio de suas obras, de tal modo que podemos considerá-lo o "Tim Burton" da música erudita.

 

SIMILITUDES


Posted by Picasa

 

RESCALDO DO MUNDIAL







This page is powered by Blogger. Isn't yours?

FREE hit counter and Internet traffic statistics from freestats.com