sábado, setembro 23, 2006

 

IMAGEM DO DIA


O triângulo das Bermudas !
Posted by Picasa

 

PAPA SÃO LINO


Posted by Picasa De Volterra. Eleito em 67, foi o sucessor imediato de São Pedro.
Criou os primeiros quinze bispos.
Ordenou às mulheres entrarem na Igreja com a cabeça coberta.
Durante seu pontificado foram martirizados os evangelistas Marcos e Lucas.
De acordo com Santo Irineu, ele é o mesmo Lino citado em 2Tm 4,21.
Morreu em 23 de setembro de 76, durante a perseguição de Vespasiano, que governou Roma entre os anos 70 e 79.
Foi sepultado próximo ao túmulo de São Pedro, na colina do Vaticano.

 

CARICATURA DO DIA


Eric Clapton
Posted by Picasa

 

ROMY SCHNEIDER


Posted by Picasa A primeira vez que Romy Schneider chegou aos nossos ecrãs, foi no papel de jovem imperatriz Isabel de Áustria, mais conhecida por Sissi da Baviera (1837-1898).
História romantizada de uma princesa de 17 anos que casou com o imperador da Áustria, Francisco José e que poderia ter sido um conto de fadas mas que redundou num casamento fracassado.
O imperador amava Sissi, mas, desde os primeiros tempos de casados, que o protocolo da corte austríaca pesou demasiado sobre uma personalidade rebelde e ávida de liberdade como a de Isabel da Baviera.
Nem os filhos conseguiram apaziguar o carácter sensível e livre de Sissi, a quem até era vedado educar os filhos, numa corte onde a sogra tudo decidia, com regras de etiqueta dos tempos de Carlos V. Sissi jovem e irreverente bem tentou lutar contra a corrente, mas o simples facto de não pôr luvas às refeições eram uma crítica velada e Sissi a pouco e pouco transformou-se numa mulher caprichosa e desadaptada a viver numa prisão dourada.
Isabel de Áustria era uma mulher dos finais do séc. XIX e tinha uma visão arejada do papel da mulher fosse ela imperatriz ou não. O marido e imperador adorava a mulher, mas não enfrentava a mãe e o fosso entre os dois foi-se cavando.
Francisco José para a compensar satisfazia-lhe todos os caprichos. Mesmo assim Sissi sentia-se infeliz. Dada a maus presságios, parecia antever as tragédias que se abateram sobre a sua família e sobre ela própria. Depois de ter perdido uma filha com apenas dois anos, por esta ter ficado aos cuidados da sogra e do batalhão de criadas, quando teve de viajar, a sua vida passou a ser uma constante fuga.
Dos outros? Dela própria?
Viajava, viajava sempre, como Joana a Louca em busca da paz, que não encontrou. O marido mandou construir uma sumptuosa carruagem decorada com grande luxo, onde não faltava um pequeno ginásio e que era atrelada aos comboios para assim a jovem imperatriz viajar incógnita pela Europa. Sissi sentia a falta dos filhos e compensava essa ausência na leitura de poesia. Era uma mulher culta que estudou o grego antigo e dominava várias línguas. Era grande amiga do primo Luís II da Baviera (rei entre 1864-1886) que ficou na História como o mecenas do compositor Richard Wagner, e mandou construir os mais fantásticos castelos da Europa.
Diziam-no semi-louco e acabou afogado num lago. Sissi sofreu com esta segunda perda. Em 1860 nasceu finalmente o filho varão, mas a imperatriz ficou extremamente debilitada, sobreveio-lhe uma tuberculose e foi aconselhada a passar seis meses na Ilha da Madeira, para descansar.
Foi uma passagem histórica pela ilha portuguesa tendo ficado hospedada na Quinta da Vigia. Sissi impunha-se uma dieta draconiana, praticamente composta apenas de frutos, caldos de aves e leite. Fazia exercício físico várias horas por dia, daí estar sempre adoentada e necessitar de acompanhamento constante do seu médico. Era uma exímia cavaleira. Teve um refúgio de luxo em Corfu, para onde partia e onde alguns amigos a visitavam, sob a vigilância da polícia secreta do imperador, que mandava logo afastar qualquer amigo mais íntimo da imperatriz.
Curioso que já nos últimos anos da vida de Sissi foi ela mesma quem encontrou para o marido uma companheira, que o fizesse esquecer as suas ausências. Sissi foi além de imperatriz da Áustria, coroada, em 1857, rainha da Hungria, e foi neste país que provavelmente terá vivido os mais felizes tempos da sua vida atribulada. Teve aqui a sua última filha, Maria Valéria, que foi educada como uma húngara. O imperador que nunca deixou de amar a imperatriz pensou, quando esta filha nasceu que finalmente a sua mulher ia voltar para casa, mas Sissi era como uma ave errante e a liberdade era para ela como o ar que respirava.Sissi quando percebeu que a sua imensa beleza estava a passar nunca mais se deixou fotografar nem pintar.
Dela ficaram para sempre imagens de uma beleza indiscutível. A fatalidade bateu-lhe diversas vezes à porta e a sua morte foi um dramático acidente, porque foi assassinada por um anarquista que era contra as monarquias mas que não premeditara matá-la a ela especificamente. Em 23 de Setembro de 1898 foi apunhalada, quando em Genebra se preparava para apanhar um barco para Montreux. A notícia deixou toda a Europa consternada, porém nem todos os austríacos nutriam por Sissi grande simpatia, porque, diziam, que o seu dever era ter estado sempre ao lado do marido.
Em 1998 na passagem do centenário da sua morte os austríacos já tudo lhe tinham perdoado. Hoje é adorada por toda a Áustria e até os historiadores reconhecem que Sissi teve uma acção importante como apaziguadora de tensões entre povos que faziam parte do imenso império Austro-Húngaro.Romy Schneider foi uma maravilhosa Sissi no cinema, em cinco filmes de enorme sucesso e teve alguma dificuldade em se separar dessa imagem, mas como tinha verdadeiro talento acabou por se impor como actriz universal. Quando foi convidada, em 1958, para fazer o filme Christine com Alain Delon, a mãe, já uma reputada actriz acompanhou-a a Paris, vigiando-a de perto. Como Romy não sabia francês, nem inglês os primeiros tempos das filmagens não foram nada fáceis e sabe-se que o amor entre Romy e Delon só surgiu já as filmagens iam adiantadas e quando puderam finalmente ficar sós numa viagem que fizeram a Bruxelas para participarem no Baile do Cinema. Aí sim, descobriram uma fortíssima atracção e Romy, num acto de independência decidiu passar a viver em Paris, enquanto a mãe se viu forçada a regressar a Colónia, com o padrasto, percebendo que tinha «perdido» a filha. Romy Schneider tinha 20 anos e Alain Delon 23 e durante anos os fotógrafos não os deixaram em paz. Nesse período de euforia amorosa, os «namorados eternos» chegaram, em Março de 1959, a declarar «oficialmente» que estavam noivos. Jamais se casariam. Foram o par mais harmonioso e bonito do cinema europeu, como o foram, nos anos 90 Tom Cruise e Nicole Kidman.
Nasceu a 23 de Setembro de 1938.

 

JULIO IGLESIAS


Posted by Picasa Julio José Iglesias de La Cueva (Madrid, 23 de setembro de 1943) é um cantor espanhol de fama internacional.
Marcado pela voz e seu detalhismo nas canções, além de grande carisma, se tornou o mais bem sucedido artista latino em todos os tempos, com números impressionantes: 250 milhões cópias vendidas, 2600 discos de ouro e de platina, quatro mil espetáculos em mais de quinhentas cidades do mundo e uma canção tocada a cada trinta segundos.
Mora em Miami, com a sua esposa, onde cuida de sua carreira.

 

ALENTEJANANDO


Posted by Picasa O compadre Baltazar andava inquietado com a lâmpada que se tinha fundido lá em casa.
Já não tinha muita agilidade e também não havia escadote.
Mas a coisa assim não podia continuar.
Então chamou o seu Miguelito e disse-lhe: Miguell, sobe aqui òós mês ombros e muda a lâmpeda!
Passada uma hora, o Baltazar desesperado pergunta:
- «Atão? Ainda na tá?
Responde o filho:
- Pois! Vossemecê na anda à roda...»

 

SIGMUND FREUD


Posted by Picasa O pai de Freud, Jacob, nasceu em 1815, em Tismênica, pequena cidade de 6.000 habitantes, na Galícia Oriental (Polônia) que na época era província do Império Austro-Húngaro.
As gerações anteriores a ele chamavam-se Freide.
Em algum momento houve, pois, uma mudança de nome.
Sua mãe, Amalie Nathason, da mesma província, nasceu em 1835.O avô materno de Jacob era comerciante ambulante e costumava levar o neto em suas viagens -muitas delas a Freiberg-, o que lhe deve ter permitido obter uma visão mais alargada do mundo, fora da cultura estritamente judaica.
Já crescido, Jacob comerciava lã entre a Galícia e a Morávia. Foi de Tismênica que ele se mudou para Freiberg, onde Sigmund Freud veio a nascer.
Aos 16 anos, em 1832, e ainda na primeira cidade, desposou Sally Kaner e com ela teve dois filhos: Emanuel, que nasceu em 1832 e Felipe, dado à luz em 1836. Sally faleceu em 1852, após o que Jacob parece ter vagado pela Europa e ter tido um breve casamento com uma moça por nome Rebeca da qual se tem poucas notícias.
Posteriomente (1855), casou-se outra vêz, agora com Amalie (num terceiro matrimônio), a qual viria a ser mãe de Freud. Nesta época Jacob já era avô porque seu filho Emanuel já tivera o primeiro filho, John, nascido em 1854. Uma filha, Paulina, nasceria em 1856 e outra, Berta, em 1859.Freud já nasceu, então, como tio.Ele veio ao mundo às 18:30 h. do dia 6 de maio de 1856, uma terça feira, na pequena cidade rural de Freiberg, no nordeste da Morávia, próxima a Ostrau, onde voltou uma única vez, aos 16 anos.
Freiberg - hoje Pribor, na Republica checa - situava-se, então, no Império Austro-Húngaro.
Morreu a 23 de setembro de 1939, em Maresfield Gardem, 20, em Londres.

 

RAY CHARLES


Posted by Picasa Ray Charles que nasceu naGeórgia no dia 23 de Setembro de 1930 e faleceu a 10 de Junho de 2004 era um pianista pioneiro e cantor de música soul que ajudou a definir o formato do R&B.
Seu nome de nascimento era Ray Charles Robinson, mas ele encurtou-o quando entrou na indústria do entretenimento para evitar confusão com o famoso boxeador Sugar Ray Robinson.

 

O SANTO DO DIA


Posted by Picasa Santa Tecla
Não se sabe exactamente se foi em Isaúria ou na Licaônia, Turquia, o local onde a virgem mártir Tecla nasceu.

O que se sabe é que é uma das figuras mais importantes dos tempos apostólicos, muito celebrada entre os gregos.
Tudo começou quando, um dia, ao ouvir uma conversa sobre o valor da castidade entre o apóstolo Paulo e seu anfitrião Onesíforo, a jovem e pagã Tecla foi tocada no coração pelo discurso do santo.
Ficou tão impressionada que, naquele exato momento, resolveu não mais casar-se. Mas o faria muito em breve, pois havia sido prometida a um jovem de nome Tamiris. Quando a jovem resolveu desmanchar o casamento, tanto sua família como a do noivo fizeram de tudo para demovê-la da idéia.
Tecla, porém, manteve-se firme na convicção de converter-se. Isso despertou a ira de seu noivo, que conseguiu a prisão e a tortura de são Paulo por influenciar a jovem, o que eles consideravam ser uma atitude demoníaca por parte do apóstolo.
Nem assim Tamiris conseguiu que Tecla abandonasse os ensinamento de Cristo, que agora seguia. Ela foi, algumas vezes, procurar Paulo no cárcere, para dar-lhe apoio e solidariedade. Com essa atitude, deixou seu ex-noivo ainda mais irado. Como conseqüência, ele a denunciou para o procônsul, que a sentenciou à morte na fogueira.
Mas a condenação resultou numa surpresa: as chamas não a queimaram. Algum tempo depois, Tecla foi novamente julgada e condenada à morte, só que, agora, seria atirada às feras, diante do povo no Circo. Mais uma vez o prodígio se realizou e as feras deixaram-se acariciar por ela, cujas mãos lambiam mansamente. Pareciam mais com gatinhos do que com ferozes tigres e leopardos selvagens.
Por fim, Tecla foi jogada dentro de uma escura caverna cheia de serpentes venenosas. De novo, nada lhe aconteceu. Conta uma da mais antigas tradições cristãs que Tecla morreu aos noventa anos de idade, em Selêucia, moderna Selefkie, na Ásia Menor, depois de conseguir a conversão de muitos pagãos.
O corpo de santa Tecla teria sido sepultado nessa cidade, onde, depois, os imperadores cristãos mandaram erguer uma igreja dedicada à sua memória. Santa Tecla é invocada pelos fiéis devotos como a padroeira dos agonizantes e também solicitada para interceder por eles contra os males da vista.
A Igreja confirmou o seu culto pela tradição dos fiéis e manteve o dia em que já habitualmente sua festa é realizada.

 

MICKEY ROONEY


Posted by Picasa 1,61 m, conseguiu o que muitos galãs de alta estatura jamais sonharam, inclusive no aspecto amoroso.
Joe Yule Jr (seu verdadeiro nome), nasceu em Nova York, em 23 de setembro de 1920, filho de um casal de actores de teatro de revista.
Com 18 meses, o garotinho entrava em cena e aos 5 já excursionava com a companhia de dança de Sid Gold. Em 1927, actuava também em várias peças transmitidas pelo rádio, com o pseudônimo de Mickey McGuire.
Aos 12 anos, chegou aos estúdios da Universal, onde trabalhou em My Pal, the King (1932), ao lado de Tom Mix. Depois, só parou de crescer fisicamente...
Entre os 19 e os 21 anos, tinha se transferido para a Metro e atraía público para as cadeiras dos cinemas com sua simpatia contagiante. Ma MGM, participou de The Thief (1933), entre outros filmes, e foi Clark Gable criança em Manhattan Melodrama (1934).
No estúdio, ganhou fama de conquistador e teve aventuras com quase todas as estrelas da época, sendo Ava Gardner, uma de suas oito (!) esposas, a mais bonitas delas. Só Judy Garland, uma grande amiga, teria escapado de sua lábia. Com ela, fez Rei da Alegria / Strike Up the Band (1940). O jornal The New York Times elogiou Rooney como a “oitava ou nona maravilha do mundo”.Quando o actor foi obrigado a servir o Exército, teve algumas dificuldades para renegociar o contrato com a Metro. A partir daí, redimensionou a carreira, mas sempre com prestígio. Deu a Louca no Mundo / It’s a Mad, Mad, Mad, Mad Word (1963) é um de seus grandes sucessos no Brasil.Em 1966, teve um grande abalo: sua quinta mulher, Bárbara Ann, foi assassinada pelo actor Milos Milosevic, que se suicidou depois, num episódio mal explicado. Rooney superou tudo. Conquistou um Oscar honorário em 1982 no currículo.

 

PABLO NERUDA


Posted by Picasa Pablo Neruda nasceu na cidade chilena de Parral em 12 de Julho de 1904 e faleceu no dia 23 de Setembro de 1973. Filho de José del Carmen Reyes Morales, operário ferroviário, e dona Rosa Basoalto Opazo, professora primária, falecida poucos anos depois de seu nascimento.Em 1906 a família se muda para Temuco onde seu pai se casa com Trinidad Candia Marverde, a quem o poeta menciona em diversos textos como "Confesso que vivi" e "Memorial de Ilha Negra" como o nome de Mamadre.Realiza seus estudos no Liceu de Homens dessa cidade, onde também publica seus primeiros poemas no periódico regional A Manhã.Em 1919 obtém o terceiro lugar nos Jogos Florais de Maule com seu poema Noturno Ideal.Em 1921 radica-se em Santiago e estuda pedagogia em francês na Universidade do Chile, onde obtêm o primeiro prêmio da festa da primavera com o poema "A Canção de Festa", publicado posteriormente na revista Juventude.Em 1923 publica Crespusculário, que é reconhecido por escritores como Alone, Raul Silva Castro e Pedro Prado.No ano seguinte aparece pela Editorial Nascimento seus "Vinte poemas de amor e uma canção desesperada", no que ainda se nota uma influência do modernismo.Posteriormente se manifesta um propósito de renovação formal de intenção vanguardista em três breves livros publicados em 1936: O habitante e sua esperança; Anéis (em colaboração com Tomás Lagos) e Tentativa do homem infinito.Em 1927 começa sua longa carreira diplomática quando é nomeado cônsul em Rangum, Birmania.Em suas múltiplas viagens conhece em Buenos Aires a Federico Garcia Lorca e em Barcelo a Rafael Alberti.Em 1935, Manuel Altolaguirre lhe entrega a Neruda a direção da revista "Cavalo verde para a poesia" na qual é companheiro dos poetas da geração de 27.Nesse mesmo ano aparece a edição madrilenha de "Residência na terra".

 

MULHERES BONITAS



Posted by Picasa

sexta-feira, setembro 22, 2006

 

OLHA PARA O QUE EU DIGO, NÃO OLHES...


O traço contínuo que se lixe...
Posted by Picasa

 

IMAGEM DO DIA


Lili Traveças depois da última plástica !
Posted by Picasa

 

PAPA CLEMENTE XIV


Posted by Picasa Nasceu em Rimini e foi eleito em 4 de junho de 1769. Restabeleceu relações com os reinos católicos.
Temia um novo cisma na Igreja, que já perdera a Inglaterra e parte da Alemanha.
Dissolveu a Companhia de Jesus, para não perder a Espanha, Portugal e França, sem contudo culpar os jesuítas de crimes ou heresias.
Os seguidores de Santo Inácio de Loyola obedeceram ao Papa. Fundou o Museu Clementino.
Morreu em 22 de setembro de 1774.

 

CARICATURA DO DIA


Marlon Brando
Posted by Picasa

 

RONALDO NAZÁRIO


Posted by Picasa Ronaldo Luis Nazário de Lima, conhecido como Ronaldo e posteriormente como Fenômeno, (Rio de Janeiro, 22 de setembro de 1976) é um futebolista brasileiro, maior artilheiro da Copa do Mundo, com quinze golos, revelado pelo São Cristóvão do Rio de Janeiro.
Tornou-se conhecido actuando pelo Cruzeiro Esporte Clube, de Belo Horizonte.

Transferiu-se para a Europa, atuando no PSV, no Barcelona, no Inter de Milão e, actualmente, no Real Madrid.
Ainda com dezessete anos participou da selecção tetracampeã de futebol na Copa do Mundo de 1994, nos Estados Unidos, apesar de não ter tido a oportunidade de actuar em campo.
Na Copa do Mundo de 1998, foi uma das estrelas do time, mas uma estranha convulsão na véspera da final contra a França derrubou psicologicamente o grupo.

Ronaldo se recuperou na Copa seguinte (Coréi/Japão 2002) quando foi o artilheiro da competição com 8 golos e ajudou o Brasil a garantir o penta-campeonato.

 

ANDREA BOCELLI


Posted by Picasa Andrea Bocelli nasceu em Laiaitico(Toscana), na província de Pisa, Itália em 22 de Setembro de 1958.
Tem dois filhos, Amos e Matteo, do seu primeiro casamento.
Desde cedo Andrea tinha talento musical raro.

Seus pais o encorajavam a tomar aulas de piano (aos seis anos), mais tarde aprendeu também a tocar flauta e saxofone.
Andrea estudou advocacia na Universidade de Pisa graduando-se Doutor em direito, actuando como advogado de defesa por um ano antes de iniciar sua carreira musical.
Andrea foi descoberto por Zucchero Fornaciari em 1992. Ele foi habilitado para interpretar toda forma de música, de baladas a óperas.

Sua deficiência visual não foi óbice para seu talento natural, que lhe permitiu quebrar as barreiras.
Andrea, que tinha a visão fraca de nascença, sofreu um acidente em um jogo de futebol, quando tinha 12 anos de idade, e ficou totalmente cego.
O cantor Zucchero o convidou para fazer parte da criação de "Miserere" em 1992.

Em 1993 acompanhou Zucchero em sua excursão européia e fez muito sucesso com o solo de "Nessum Dorma".
A sua estréia em San Remo Music Festival foi tremendo sucesso onde ele alcançou as mais altas marcas registadas para um artista novo com sua interpretação de "Il mare calmo della sera".
Em setembro de 1994, Andrea Bocelli foi pessoalmente convidado por Luciano Pavarotti para participar do Pavarotti International em Modena.

Na ocasião, apresentou-se em dueto com Pavarotti, também com Bryan Adams, Andreas Vollenveider, Nancy Gustavsson e Giorgia.

 

ALENTEJANANDO


Posted by Picasa O compadre Albertino vai ao médico e este receita-lhe uns supositórios que ele logo providenciou comprar na farmácia.
Algum tempo depois encontram-se e o médico pergunta:
- Então compadre, que tal se tem dado?
- Olhi,dôtôri, ê custa-mi munto è a ingulir aquélas côzas!
- Mas ó homem de Deus...você toma-os pela boca???
- Atão vocemessê queria quê eu os metêssi no cú, não?

 

SHAKA ZULU


Posted by Picasa Chaka ou Shaka nasceu em 1 de Setembro de 1786 e foi assassinado no dia 22 de Setembro de 1828 e foi um chefe zulú (1812-1828).
Fundou o Imperio Zulú de África do Sul sendo filho e sucessor de Senzangakona.
Preparou um exército e lançou-se á conquista de novos territorios, submetendo muitos povos do sul de África.
Foi um ditador feroz, que mandou assassinar milhares de pessoas.
Foi assassinado pelos seus irmaos.

 

MICHEL FARADAY


Posted by Picasa Físico experimental inglês de grande renome, Faraday iniciou sua vida como vendedor de livros.
Ele próprio afirmava que sua educação consistiu "em pouco mais do que ler, escrever e rudimentos de matemática" numa escola primária comum. Assistindo a algumas conferências de Sir Humphrey Davy na Real Academia de Londres, passou a interessar-se pelas pesquisas científicas, começando, sozinho, a estudar Química.
Em 1813, foi admitido por Davy como seu assistente na Real Academia, iniciando uma brilhante carreira que o transformaria em um dos maiores físicos experimentais da história. São numerosas suas contribuições para o desenvolvimento da Química, do Magnetismo, da Eletricidade e da Óptica.
Faraday foi também um excelente conferencista e possuía o dom de explicar com simplicidade suas pesquisas para os não cientistas.
Faleceu no dia 25 de Agosto de 1867.

 

O SANTO DO DIA


Posted by Picasa Inácio de Santhiá
Lourenço Maurício nasceu no dia 05 de junho de 1686, em Santhiá, província de Vercelli, Itália.

Era o quarto de seis filhos, da rica família dos Belvisotti, cristã, bem posicionada e muito conceituada socialmente. Aos sete anos ficou órfão de pai, mas a sua mãe cuidou para que os filhos recebessem uma excelente instrução através de um sacerdote piedoso. Assim, além de uma formação literária invejável, ele cresceu na oração e amadureceu a sua vocação sacerdotal. Completou os estudos teológicos em Vercelli, no ano de 1710. Depois de seis anos de frutuoso ministério sacerdotal, entrou na ordem dos Frades Capuchinhos, emitindo os votos religiosos em 1717 e tomando o nome de frei Inácio. Desde então foi enviado para vários Conventos, sempre obediente e honrado por poder servir os irmãos da Ordem com a sua humilde pessoa.Inácio de Santhiá foi enviado para Turim-Monte, em 1727 para ser: prefeito de sacristia e confessor dos padres seculares e dos fiéis paroquianos, tarefa que desempenhou também nos últimos vinte e quatro anos de vida. Neste ministério demonstrou toda sua caridade paterna, sabedoria e ciência, adquiridas nos livros e através das orações contemplativas. Dedicava os seus dias inteiramente ao serviço do confessionário. Com isto, a sua fama de bom conselheiro espiritual se difundiu rapidamente, trazendo para a paróquia uma grande quantidade de religiosos, sacerdotes e fiéis desejosos de uma verdadeira orientação no caminho da santidade. A todos recebia com a maior caridade, porque os pecadores eram os filhos mais doentes e, necessitados de acolhida e compreensão. Passou a ser chamado de: "padre dos pecadores e dos desesperados". Mas em 1731 o seu bom conceito de guia experiente e sábio, o levou à ocupar os cargos de mestre dos noviços e vigário do convento de Mondoví. Alí também a sua fama de santidade se espalhou entre a população, entusiasmando especialmente os jovens. Durante catorze anos Inácio ficou na direção do noviciado de Mondovì. Sua única intenção era formar os jovens para a vida, a mortificação, a penitência, e instruía, corrigia e encorajava com atenção e palavras amorosas, fazendo o caminho difícil se tornar ameno. A sua função de mestre dos noviços só foi interrompida devido a uma grave doença nos olhos, que quase o cegou. Por isto regressou à Turim, no final de 1744, para receber o tratamento adequado.Foi assim que o frei Inácio retomou o seu apostolado do confessionário, exercido até os seus últimos dias. Morreu com sua fama de santidade no dia 22 de setembro de 1770 em admirável tranqüilidade. A notícia se espalhou rapidamente e uma multidão de fieis de todas as classes sociais acorreram para saudar pela última vez o "santinho do Monte", como era chamado. Os milagres atribuídos à sua intercessão logo surgiram e o seu culto ganhou vigor entre os devotos. Até que em 1966, o Papa Paulo VI declarou Beato, Inácio de Santhiá, para ser venerado no dia seguinte à data de sua morte.

 

GLOBALIZAÇÃO


A vaca global !
Posted by Picasa

 

A PENICILINA


Posted by Picasa Em 22 de setembro de 1928, o médico e bacteriologista escocês Alexander Fleming descobre a penicilina, a base dos antibióticos.
Para sua frustração, constatou que um fungo havia contaminado a placa de vidro em que as bactérias se desenvolviam e começara a crescer. Provavelmente, um esporo - o corpúsculo reprodutivo dos fungos - havia entrado pela janela, que fora deixara aberta na noite anterior.
Por algum motivo, no lugar de considerar o trabalho perdido como faria normalmente, Alexander Fleming decidiu acompanhar o crescimento daquele fungo, o Penicillium notatum.

Sua curiosidade foi recompensada: o Penicillium produzia substâncias que destruíam os estafilococos à sua volta! E ele pesquisava justamente um medicamento que pudesse eliminar bactérias causadoras de doenças.
O passo seguinte foi identificar e isolar aquela poderosa substância que matava bactérias. Fleming deu a ela o nome de penicilina. Nos anos seguintes, tais fungos passaram a ser cultivados em laboratórios iniciando-se a produção em escala industrial de antibióticos que atacavam microorganismos que não eram eliminados pelo sistema imunológico humano. Graças a esses medicamentos, doenças infecciosas como pneumonia, escarlatina, sífilis, gonorréia, febre reumática, septicemia e tuberculose, deixaram de ser fatais. Durante a Segunda Guerra Mundial, a penicilina salvou a vida de milhões de soldados feridos nos campos de batalha.
Fleming não é o único herói desta história. Foram dois pesquisadores da Universidade de Oxford, Howard Florey e Ernst Chain, que conseguiram em 1937 purificar a penicilina, uma etapa importante para seu uso mais seguro em seres humanos. Nos Estados Unidos, pesquisadores multiplicaram a produção - até então era feita em pequenas garrafas - para uma escala industrial em grandes tanques especiais. A partir de 1940, o medicamento passou a ser aplicado com injeções. Logo a penicilina estava ao alcance de todos e a preços cada vez menores. Uma revolução na Medicina que salvou milhões de vidas.

 

MULHERES BONITAS



Posted by Picasa

quinta-feira, setembro 21, 2006

 

IMAGEM DO DIA


A mulher calhau !
Posted by Picasa

 

RICARDO, DUQUE DE YORK


Posted by Picasa Ricardo Plantageneta (21 de Setembro 1411 - 31 de Dezembro 1460), Duque de York, Conde de Cambridge e de March, foi o líder da casa de York durante os primeiros anos da guerra das rosas.
Era filho de Ricardo, Conde de Cambridge, executado por traição em 1415, e de Anne Mortimer, herdeira do Condado de March.
Tornou-se Duque de York em 1426, como herdeiro do tio Eduardo Plantageneta, morto na batalha de Azincourt.
Ricardo era descendente por via directa do rei Eduardo III de Inglaterra, através do avô Edmundo de Langley, e portanto um forte candidato à substituição do débil Henrique VI de Inglaterra. Para popularizar esta causa, Ricardo começou a utilizar o apelido Plantageneta, há muito em desuso na família real britânica.
A grande oportunidade de Ricardo surgiu em 1453, quando Henrique VI foi afectado por um colapso nervoso, talvez devido à derrota na guerra dos cem anos ou aos rumores que davam o seu filho recém nascido como ilegítimo.

Qualquer que fosse o motivo Henrique VI estava claramente incapaz de governar e Ricardo foi nomeado Lorde Protector e regente da coroa.

 

CARICATURA DO DIA


Del Piero
Posted by Picasa

 

1ª REVOLUÇÃO FRANCESA


Posted by Picasa Foi no dia 21 de Setembro de 1792 que os acontecimentos se precipitaram.
A Revolução Francesa derrubou a aristocracia que vivia dos privilégios feudais e liquidou a servidão, destruindo assim o esquema que sustentava o Estado absolutista encarnado na figura do monarca Luís XVI.

As famintas massas populares urbanas, a pequena burguesia radical, os pequenos produtores e, sobretudo, os camponeses (servos) mobilizaram-se para colocar abaixo o chamado Antigo Regime.
Além disso, instalou-se, com a Revolução, uma Assembléia Nacional Constituinte, onde ficaram definidos os princípios da nova sociedade, e formou-se a Primeira República Francesa.
Nesse período destruiu-se a sociedade de ordens ou estados do Antigo Regime - nobreza, clero e povo -, criando-se condições para o desenvolvimento do capitalismo na França, já que estavam garantidos os princípios de liberdade de empreendimento e de lucro. Num contexto de violenta luta social surgiram no cenário histórico várias correntes de pensamento social e político.Se a Revolução pode ser chamada de burguesa, não se deve deixar de lado o movimento camponês e popular urbano que lhe deu sustentação.

Os camponeses, duramente atingidos pela crise econômica, foram levados à miséria, o que aumentou sensivelmente a insegurança nos campos. Sua ira diante dos senhores ampliava-se por toda a França, com levantes, tumultos e reivindicações contra os direitos feudais.
O movimento camponês abalou a aristocracia. Nessa luta, segundo o historiador francês Georges Lefebvre, "o meio mais certo consistia no incêndio dos castelos e dos seus arquivos ao mesmo tempo". "Não foram poucas as vezes", diz ainda o historiador, que "os senhores recusavam-se a se desfazer de seus pergaminhos, e os camponeses incendiavam os castelos e enforcavam os donos".A fome e a carestia estavam na base desses movimentos, e também um pouco das idéias do grande filósofo do Século das Luzes, Jean-Jacques Rousseau, para quem "os frutos são de todos e a terra é de ninguém".
A eclosão da Revolução deveu-se, portanto, a uma série de factores: miséria, fome, desemprego, carestia e aumento populacional - além das más colheitas de 1788-89, o que elevou brutalmente o preço dos gêneros de primeira necessidade, e do pão em especial, em julho de 1789.

 

PAPA CONON


Posted by Picasa Natural da Trácia, foi eleito em 21 de outubro de 686.
Filho de soldado, foi enviado à Sicília, para ser educado, e partiu para Roma, onde se fez presbítero.
Teve um pontificado agitado pela anarquia que reinava na Igreja.
Foi, com freqüência, vítima de atentados.
Acredita-se que tenha morrido envenenado.
Sua morte ocorreu em 21 de setembro de 687.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

FREE hit counter and Internet traffic statistics from freestats.com