sábado, outubro 14, 2006

 

IMAGEM DO DIA


Cabecinha " amolgadora " !
Posted by Picasa

 

JAIME II


Posted by Picasa Jaime II da Inglaterra, VII da Escócia (14 de Outubro 1633 - 16 de Setembro 1701) foi Rei de Inglaterra e Rei da Escócia entre 1685 e 1689.
Jaime II sucedeu ao irmão Carlos II, após a morte deste sem herdeiros legítimos.

Até subir à coroa, Jaime foi Duque de York.
O seu reinado foi polémico desde o início uma vez que era católico.
Acabou deposto no fim da Revolução Gloriosa e substituído pela sua filha Protestante Maria II e pelo genro Guilherme de Orange.

 

CARICATURA DO DIA



Posted by Picasa

 

ERWIN ROMMEL


Posted by Picasa Erwin Johannes Eugen Rommel (Heidenheim, 15 de Novembro de 1891 – Herrlingen, 14 de Outubro de 1944).
Um dos mais destacados e brilhantes oficiais do exército alemão durante a Segunda Guerra Mundial.
Tornou-se mundialmente famoso por sua intervenção na África do Norte entre 1941 e 1943, no comando do "Afrika Korps", um destacamento do exército alemão destinado a auxiliar as forças italianas que então batiam em retirada frente ao exército britânico.
Por sua audácia e domínio das táticas de guerra com blindados, granjeou o apelido de "A Raposa do Deserto" e entre os árabes como "O Libertador", sendo temido e respeitado tanto por seus comandados quanto por seus inimigos.

 

BING CROSBY


Posted by Picasa Bing Crosby (3 de maio de 1903, Tacoma, Washington, EUA - 14 de outubro de 1977, Madrid, Espanha) foi um cantor e actor norte-americano, vítima de um ataque cardíaco quando jogava golfe.
É considerado um dos maiores cantores populares do século 20.
Nascido Harr Lillis Crosby, o apelido de Bing foi dado por ele mesmo inspirado no personagem Bingo.

Abandonou a carreira de Direito para tocar bateria e cantar.
Montou um trio e percorreu os Estados Unidos de uma costa a outra no final da década de 20.
Em 1930 apareceu pela primeira vez no cinema partipando do primeiro filme sonoro, "O Rei do Jazz".

Sua primeira gravação solo foi logo depois, em 1931 com "I Surrender Dear".
A partir daí assinou contrato com rádios e gravou mais de 300 músicas até o final da década de 50, tranformando-se no cantor mais popular dos Estados Unidos nas décadas de 30 e 40.

 

ALENTEJANANDO



O compadre Isaías resolveu festejar o aniversário de casamento com a mulher. O Isaías, conhecido por trabalhar até altas horas da noite lá tirou o dia para jantar num restaurante com a mulher. Depois da refeição a mulher vira-se para ele e diz que quer ir a uma discoteca.
Vão para a discoteca e à porta o porteiro vira-se para o Isaías e diz:
- Oi meu !! Tás bom Isaías?
A mulher fica chateada e pergunta-lhe donde é que ele conhecia o porteiro.
Responde-lhe o compadre:
- Sabes... foi um amigo de infância...
Chegados ao bar vira-se o barman:
- Oi Isaías ! Tudo bem?
A mulher fica fula, mas o Isaías diz-lhe que andou com o rapaz no Ultramar...
Vão para a pista de dança e a certa altura ouve-se o Diskjockey:
- E esta é dedicada ao nosso grande amigo Isaías!!!
A mulher saí porta fora com o Isaías atrás dela...
Metem-se num taxi e a mulher começa a barafustar com ele:
- Seu depravado... seu mentiroso...
Volta-se o Taxista e diz:
- Ó Isaías! Queres que ponha a p... na rua???

 

ERROL FLYNN


Posted by Picasa Errol Leslie Flynn nasceu em Hobart, na região da Tasmânia, na Austrália, no dia 20 de junho de 1909.
Na sua vida, Errol Flynn não recebeu reconhecimento pela sua nobreza na Academy of Motion pictures Arts and Sciences (Oscar).
Ele nunca compareceu às cerimônias em sua homenagen e não foi indicado. Poderia ser que este seu personagem da tela, o espadachim, o libertino, afixou nele muito bem? Ainda na sua carreira ele definiu o arquétipo masculino e nunca colocou sua marca nos filmes pouco masculinos, de facto, criou a constelação de virtudes corajosas que ainda hoje são coisas de sonhos.
É hora de trazer a ovelha negra para casa. Prolongadas atenções como filho prodígio de Hollywood, com sua real vida de aventuras, enrascadas e rebeldia, Errol Flynn viveu o sonho de todo homem em toda sua vida e achou seu próprio estilo.
Como actor, Flynn construiu uma fundação para personagens mais tarde aperfeiçoado por Mel Gibson, Arnold Schwarznegger, Harrison Ford ou Kevin Costner.
Flynn foi o avô dos heróis de acção que vieram com filmes falados, introduzindo na época do cinema de acção e aventura amante de filmes aficionados durante todo 20º Centenário.
Ele definiu o tipo de herói espadachim inventado na época. Durante os primeiros anos de cinema mudo, Douglas Fairbanks manteve influência como o homem dos sonhos dos filmes, uma vez que os filmes falados chegaram, Flynn estava em primeiro plano do pioneirismo dos heróis de acção. Flynn fez filmes, fez sua própria habilidade, viveu sua vida, intrometeu-se nas regras do estúdio, deixou Jack Warner esbravejando na suíte de seu escritório e partiu para o mar.
Flynn tinha muitos interesses, incluindo escrever e política, os quais pouco antes do fim da sua vida depois de 1950, teve seu filme em Cuba, fez seu personagem não aceite na conservada Hollywood. Carreiras nos negócios cinematográficos declinou e abundou.
Infelizmente, Flynn não teve a chance de fazer a reviravolta mais tarde em sua carreira, pois morreu aos 50 anos de ataque cardíaco, no dia 14 de Outubro de 1959.
Ele tinha uma considerável marca: 53 filmes. Alguns para Jack Warner, outros contratados por fora para a MGM, com boas actrizes femininas, tais como Olivia De Haviland, Maureen O’Hara, Bette Davis, Greer Garson entre outras.

 

JULES RIMET


Posted by Picasa Jules Rimet (Theuley-les Lavoncourt, França, 14 de Outubro de 1873 - 16 de Outubro de 1956) foi o presidente da Federação Francesa de Futebol de 1919 a 1945 e da FIFA de 1921 a 1954.
Sobre a iniciativa de Rimet, o primeiro Campeonato do Mundo de Futebol foi realizado em 1930.
A Taça Jules Rimet era instituída em sua homenagem.

 

O SANTO DO DIA


Posted by Picasa São Calisto
"Todo pecado pode ser perdoado pela Igreja, cumpridas as devidas penitências".

A frase conclusiva é do Papa Calisto I, ao posicionar-se no combate às idéias heréticas, surgidas dentro do clero, que iam contra a Igreja.
Calisto entendia muito bem de penitência.
Na Roma do século II, ele nasceu num bairro pobre e foi escravo.
Depois, liberto, sua sina de sofrimento, continuou.
Trabalhando para um comerciante, fracassou nos negócios e foi obrigado a indemnizar o patrão, mas decidiu fugir, indo se refugiar em Portugal.
Encontrado, foi deportado para a ilha da Sardenha e punido com trabalhos forçados.
Porém, foi nesta prisão que sua vida se iluminou.
Nas minas da Sardenha, ele tinha contacto directo com os cristãos que também cumpriam penas por causa da sua religião.
Ao vê-los heroicamente suportando o desterro, a humilhação e as torturas sem nunca perder a fé e a esperança, em Cristo, Calisto se converteu.
Depois de alguns anos, os cristãos foram indultados e Calisto retornou à vida livre, indo se estabelecer na cidade de Anzio.
Alí adquiriu reconhecimento dos cristãos, como diácono. Quando o Papa Zeferino, assumiu o governo chamou o diácono para trabalhar com ele. Deu à Calisto várias missões executadas com sucesso. Depois o nomeou responsável pelos cemitérios da Igreja.
Chamados de catacumbas, estes cemitérios subterrâneos da Via Ápia, em Roma, tiveram importância vital para os cristãos. Além de ali enterrarem seus mortos, as catacumbas serviam também para cerimônias e cultos, principalmente durante os períodos de perseguição. Calisto começou suas escavações, as organizou e valorizou.
Nelas mandou construir uma capela, chamada Cripta dos Papas, onde estão enterrados quarenta e seis pontífices e cerca de duzentos mil mártires das perseguições contra os cristãos.
Com a morte do Papa Zeferino morreu, o clero e o povo elegeram Calisto para substituí-lo, mas ele sofreu muita oposição por causa de sua origem humilde de escravo. Hipólito, um dos grandes teólogos do catolicismo e pensadores da época, era o principal deles.
Hipólito tinha um entendimento diferente sobre a Santíssima Trindade e desejava que determinados pecados não fossem perdoados.
Entretanto o Papa Calisto I se manteve firme na defesa da Igreja, causando o rompimento de Hipólito e seus seguidores, respondendo a questão com aquela frase conclusiva. Anos depois, Hipólito se reconciliaria com a Igreja, tornado-se mártir da Igreja, por não negar sua fé em Cristo. O Papa Calisto I governou por seis anos.
Neste período concluiu o trabalho nas catacumbas romanas, conhecidas hoje como as catacumbas de São Calisto.
Em 222 ele se tornou vítima da perseguição, foi espancado, e quase morto, jogado em um poço. Neste local agora se acha a Igreja de Santa Maria, em Transtévere, que guarda o seu corpo, em Roma.

 

ROGER MOORE


Posted by Picasa Roger Moore que nasceu no dia 14 de Outubro de 1927 estreou-se nas telas de cinema em 1954, em A Última Vez Que Vi Paris/The Last Time 1 Saw Paris, de Richard Brooks.
Nos anos 60, a fama começou a despontar ao protagonizar o seriado de TV 0 Santo - agora adaptado para o cinema com direcção de Phillip Noyce e tendo Val Kilmer no papel central.
A glória, no entanto, só chegou mesmo ao ocupar a vaga aberta pela saída de Sean Connery, estrelando O07 Viva e Deixe Morrer/Live and Let Die.
A seguir, realizou outros seis filmes da série: 007 Contra 0 Homem da Pistola de 0uro/The Man With The Golden Gun, 007 – 0 Espião Que Me Amava/The Spy Who Loved Me (com cenas passadas no carnaval do Rio de Janeiro), 007 Contra o Foguete da Morte/Moonraker, 007 - Somente Para Seus 0lhos/For Your Eyes 0nly, 007 Contra 0ctopussy/0ctopussy e 007 na Mira dos Assassinos/A View To A Kill.

 

DWIGHT EISENHOWER


Posted by Picasa Dwight David Eisenhower nascido no dia 14 de Outubro de 1890 e falecido no ano de 1969 foi presidente dos Estados Unidos da América entre 1953 e 1961 e comandante supremo das forças aliadas durante a Segunda Guerra Mundial, tendo sido designado para este posto em 1943.
Coube a ele o comando do desembarque na Sicília pelos Aliados.
E graças a seus esforços diplomáticos foi possibilitado o desembarque aliado na Normandia - o Dia D.
Foi um dos pioneiros em entender que a guerra consistia muito mais numa logística bem elaborada e organizada do que em soldados capazes e armas modernas.

Sua iniciativa em criar uma frente ampla para combater os alemães ajudou na derrota destes, em maio de 1945.
Encontrou-se com Georgy Zhukov, comandante-em-chefe do Exército Vermelho, tornando-se seu amigo pessoal.
Escolhido para o comando das forças armadas da OTAN em 1950, teve de abandonar esse posto precocemente, por ter sido escolhido candidato presidencial pelo Partido Republicano dos Estados Unidos.

Assim sendo, em 1952, tendo Richard Nixon como vice-presidente, derrotou nas urnas o democrata Adlai Stevenson e encerrou vinte anos de domínio democrata na política americana. Como presidente, presenciou o nascimento da Guerra Fria e foi muito criticado por não estar a tom com os desdobramentos políticos desse evento (por exemplo, o envio ao espaço pelos soviéticos da nave Sputnik).

 

MULHERES BONITAS



Posted by Picasa

sexta-feira, outubro 13, 2006

 

DE 12 A 14 E 16 DE OUTUBRO DE 2006


Posted by Picasa WORLD TRADE CENTER
Do realizador Oliver Stone, que assinou alguns dos mais negros retratos da América, em filmes como " Assassinos Natos ", " Platoon ", " Nascido a 4 de Julho ", chega um filme não de controvérsia mas de redenção e emoção sobre a tragédia do 11 de Setembro.
in Jornal da Mealhada

 

IMAGEM DO DIA


È bonito o amor !
Posted by Picasa

 

IMPERADOR CLÁUDIO


Posted by Picasa Tibério Cláudio Nero César Druso ou Tiberius Claudius Nero Caesar Drusus em Latim (1 de Agosto, 10 a.C. - 13 de Outubro, 54), foi Imperador de Roma entre 41 e 54.
Era filho de Nero Cláudio Druso e Antónia Minor, neto de Livia Drusa, mulher de César Augusto, sobrinho de Tibério e irmão de Germânico.
Nasceu em Lugdunum na Gália (actual Lyon, França), tornando-se assim no primeiro imperador natural de fora de Itália.
Desde a nascença que Cláudio sofreu de deficiências físicas que o tornaram coxo e com dificuldades de comunicação, visto que gaguejava fortemente. Talvez por isso, nunca foi levado a sério como possível general ou imperador e escapou à "limpeza" na família imperial romana efectuada pelos seus antecessores Tibério e Calígula. Era no entanto um homem muito culto a quem se deve o conhecimento actual da Língua Etrusca.
Cláudio casou quatro vezes, com Plautia Urgulanilla, Aelia Paetina, Messalina e a sobrinha Agripina a jovem.

Nenhum destes casamentos foi feliz. As duas primeiras mulheres foram repudiadas e Messalina foi executada por traição, adultério, libertinagem e acusação de conspiração.
De Messalina, Cláudio teve os seus dois únicos filhos: Britânico e Octávia que haveria de casar com o irmão adoptivo, o imperador Nero.
Como habitual na época, o seu reinado não foi livre de assassínios e perseguição política, apesar do tom geral ser bastante mais calmo que o dos seus antecessores.

Do ponto de vista económico, Roma recuperou depois dos excessos de Calígula, mesmo com os ambiciosos projectos iniciados pelo imperador. Entre estes contam-se a expansão do porto de Ostia e a construção de várias obras públicas. Foi também com Cláudio que Roma conquistou as Ilhas Britânicas em 43, criando a província romana da Britânia, e a Mauritânia (no norte da África). Tomou parte na invasão da Bretanha e acrescentou o título de Britannicus aos nomes de seu filho, para indicar a possessão romana da nova região.
Para o fim da vida, Cláudio tornou-se bastante permeável à influência de Agripina.

Por sua indicação deserdou o seu próprio filho e nomeou o enteado Nero como sucessor.
O facto de ter morrido de repente pouco depois desta troca de sucessor, levou e leva muitos historiadores a pensar na hipótese de assassinato.

 

CARICATURA DO DIA


Deco
Posted by Picasa

 

PAPA PAULO III


Posted by Picasa Nasceu em Roma e foi eleito em 13 de Outubro de 1534. Grande protector das artes e da cultura, nomeou Michelangelo arquitecto da Basílica de S. Pedro.
Aprovou a Companhia de Jesus.
Proclamou o 19º Concílio Ecumênico (Concílio de Trento), que foi de 1545 a 1563.
Governou mais como um rei do que como um Papa.
Morreu em 10 de novembro de 1549.

 

ED SULLIVAN


Posted by Picasa Durante 23 anos Ed Sullivan apresentou o programa que se tornou uma verdadeira instituição norte-americana, "The Ed Sullivan Show".
Todo domingo, às 20:00, os telespectadores ligavam a TV e este programa de variedades transmitido ao vivo, não só para ver os nomes consagrados da música popular, mas também para descobrir novas tendências e talentos promissores.
Uma coisa era certa: o programa sempre trazia apresentações que se tornariam lendárias na história da música e da TV.
Esta série de DVDs traz uma seleção das melhores performances no "Ed Sullivan Show" nos anos 50, 60 e 70.
Ed Sullivan´s Rock´n´Roll Classics: Fabulous Females; Bad Boys of Rock´n´Roll faz um apanhado das maiores vozes femininas de todos os tempos, como Janis Joplin e Diana Ross, e de alguns dos artistas mais controversos da música, como James Brown e Jerry Lee Lewis. No repertório, clássicos como "(I Can´t Get No) Satisfaction", "I Got You (I Feel Good)" e "Son of a Preacher Man".
Ed Sullivan morreu no dia 13 de Outubro de 1974.

 

ALENTEJANANDO


Lá na esquina da Praça estavam em amena cavaqueira o compadre Luzio mais o compadre Venício e às tantas diz o compadre Luzio:
- Hei compadre, hoje faço 40 anos de casado com a minha Maria !

-Atão os mês parabéns ó compadre, diz o Venício.
-Vou fazer uma festa e matar um porco , diz o Luzio.
- Ó compadre, e que culpa tem o porco ? - retrucou o Venício.

 

RAYMOND KOPA


Posted by Picasa Raymond Kopa , o "Napoleão" do futebol francês nasceu no dia 13 de outubro de 1931, em Noex les Mines (FRA) e jogava a meio-campo e meia-atacante.
Representou o Stade de Reims e o Real Madrid.
Um dos jogadores mais técnicos da história, Raymond Kopa e seu talento excepcional marcaram o futebol na década de 60.
Pequeno e tímido fora dos relvados, ele parecia transformar-se quando estava com a bola nos pés.

Seus passes imprevisíveis eram o terror das defesas adversárias, que não conseguiam fazer nada diante de sua genialidade.
Just Fontaine, maior artilheiro da história dos Mundiais com 13 gols marcados em 1958, na Suécia, deve muito de sua façanha a Kopa e a seus passes perfeitos. Ganhou a Bola de Ouro como melhor jogador do futebol europeu em 1958 e foi o primeiro jogador de futebol francês a receber a Legião de Honra, em 1970
Eleito melhor jogador do Campeonato Francês em 1960.

 

PAUL SIMON


Posted by Picasa Considerados como a mais bem sucedida dupla folk-rock da década de 60, criadores de sucessos como "A Hazy Shade Of Winter" e "Bridge Over Troubled Water", Simon e Garfunkel receberam um prêmio pelo conjunto de sua obra, da Academia Nacional de Artes e Ciências da Gravação (Naras), entidade que promove o Grammy.
O prêmio foi entregue numa cerimônia especial.
Mais nova-iorquinos do que a Estátua da Liberdade e o Greenwich Village, Paul e Art esqueceram as divergências de sempre e reapareceram juntos — ciceroneados por ninguém menos do que Dustin Hoffman, (o Benjamin de A Primeira Noite de um Homem), numa interpretação (sempre) emocionante da clássica "Sounds of Silence".
Pouco constantes, eles não dividiam o mesmo palco desde 1991.
Eles se separaram há 33 anos. Simon, que compunha a maioria das canções, se sentia limitado por trabalhar sempre com o mesmo colaborador, e Garfunkel (injustamente) se sentia na sombra de Simon.Com um prodigioso cantor e um excelente compositor, Simon e Garfunkel ocupam um lugar de destaque na história da música graças a canções de extrema sensibilidade em sua execução vocal e instrumental, assim como em seu lirismo particular na abordagem de questões sociais.Paul Simon (nascido em 13 de outubro de 1941) e Arthur Garfunkel (nascido em 5 de novembro de 1941) se conheceram no Queens, em Nova York.
Dividiam juntos o mesmo interesse pelo folk rural de Pete Seeger e em duos country, como dos Everly Brothers. Com algumas canções guardadas, Paul sugeriu a Art que formassem uma dupla, no mesmo estilo peculiar de Don e Phil Everly. A primeira gravação veio em 57, quando eles decidiram adotar um bisonho “Tom e Jerry” como nome artístico. Fizeram sucesso com seu primeiro single, "Hey Schoolgirl", mas depois disso se separaram. Paul decidiu manter o nome “Jerry Landis” e seguiu sozinho como compositor. Art concluiu seus estudos e se formou bacharel em Matemática.Voltaram a unir-se e lançaram um álbum acústico de estréia, já usando o nome Simon e Garfunkel, em 1964. Assim, lançaram o disco Wednesday Morning, 3 a.m., basicamente acústico e influenciado por Bob Dylan, de quem gravaram “The Times They Are Changin’”. O álbum passou despercebido tanto pela crítica quanto pelo público, e os dois decidiram se separar. Sozinho e na contramão da Beatlemania, Paul foi para a Inglaterra em plena euforia da chamada “Invasão Britânica”. Lá, conheceu a música que havia originado o som das bandas inglesas que invadiram a América, ao mesmo tempo em que gravava e actuava no circuito folk. Porém, Simon decidiu correr em outra raia. Escrevia letras profundas para canções melodiosas. Era um observador sagaz, mordaz e apaixonado de sua cidade e de seu tempo, e o exílio voluntário cada vez mais sedimentava a sua vocação. Com a experiência, Paul acabou chegando na mesma fusão que seus compatriotas dos Byrds chegariam em separado, ao amalgamar o folk básico com a guitarra elétrica, misturando tudo com acento pop. Decidido, ele queria agora retomar a parceria com Garfunkel. Desta vez, para valer.O produtor da CBS Tom Wilson (mesmo produtor de Dylan na época) franqueou a idéia de fazer folk elétrico e dar mais densidade aos temas acústicos. Escolheu que começassem por refazer uma canção obscura do primeiro álbum, The Sounds Of Silence. O resultado não poderia ser melhor: alcançaram o topo das paradas norte-americanas em 1966, ano em que lançariam um álbum novo, com o mesmo nome da antiga canção. Alcançaram sucesso também com a ácida “I’m a Rock” e com o lirismo candente de “Kathy’s Song”.A mesma fórmula seria retomada no terceiro disco, Parsley, Sage, Rosemary and Thyme (1966), com números como "Scarborough Fair/Canticle", "Homeward Bound", "For Emily, Whenever I May Find Her" e a beatle-animadinha "The 59th Street Bridge Song", que todos chamam de “Fellin’Groovy”. Aqui, a dupla consolidava o seu estilo, que se tornaria marca registada a partir de então. Simon, o genial compositor e violonista, e Garfunkel, com sua voz de querubim e ares de poeta distraído. A sua música ficaria reconhecida mundialmente graças ao filme A Primeira Noite de um Homem (1967), cuja trilha sonora continha o melhor da dupla gravada até então, e alguns temas novos, como a emblemática “Mrs. Robinson”.No auge em 1968, lançaram Bookends, que se tornaria o mais vendido de todos. Este incluiu canções como "America" (que recentemente apareceu na trilha sonora de Quase Famosos), "A Hazy Shade of Winter", "Old Friends" ou "At the Zoo”. Por mais incrível que possa parecer, se a falta de sucesso foi o motivo da primeira separação, em 1964, agora esse motivo não contava mais. Afinal, eles tinham de tudo — fama e dinheiro.Mesmo que a carreira de ambos estivesse de vento em popa, nada parecia se refletir nas relações entre ambos. Simon, que compunha a maioria das canções, se sentia limitado por trabalhar sempre com o mesmo colaborador, e Garfunkel, por sua vez, se sentia sempre na sombra de Paul, que era quem mais parecia se destacar, com sua soturna pose de menestrel.O canto de cisne da dupla foi a obra-prima de ambos, o eclético Bridge Over Troubled Water (1970) que incluía temas inesquecíveis como "The Boxer", a andina "El Condor Pasa", "Cecilia", "Song For The Asking" e é claro, “Bridge Over Troubled Water”, uma das mais belas e singelas canções sobre amizade jamais compostas, e que Paul havia escrito para Art, que estava cada vez mais ausente no estúdio, e que aparecia apenas para gravar a sua parte vocal. O gesto de Garfunkel foi a gota d’água para Paul que, pouco tempo depois, decidiu dar cabo da instável dupla, justamente quando estavam no auge.Desde então, se reuniram algumas vezes. Em 1975, apareceram juntos no disco My Little Town, de Paul Simon. Mesmo com as vendas estratosféricas do disco, eles não retomaram a dupla. Outro encontro, em 1981, virou disco, num concerto que junto quase meio milhão de pessoas no Central Park, em Nova York.

 

O SANTO DO DIA


Posted by Picasa Santo Eduardo
Na História da Humanidade, a palavra rei quase sempre está associada à palavra tirano.

Mas, na História do Catolicismo, rei muitas vezes vem junto da palavra Santo. É o caso exemplar de Eduardo, rei da Inglaterra.
Seu avô era o Santo rei e mártir Edgar, e este exemplo de santidade norteou também a sua vida no seguimento de Cristo.
Eduardo nasceu em Oxford, no ano 1003, num período em que a Inglaterra sofreu a invasão dos pagãos dinamarqueses.
Seus pais, junto com toda a família real tiveram de abandonar o país, indo se refugiar na corte da Normandia, norte da França, de parentes cristãos.
No exílio, Eduardo freqüentou e estudou nas mais renomadas cortes da Europa, adquirindo uma educação primorosa e fundamentada no cristianismo.
Recusou várias vezes tomar o trono à força, pois não queria derramamento de sangue.
Em 1042, com a morte de seu meio-irmão, que governava a Inglaterra, ele finalmente assumiu o trono. Seu reinado foi um dos mais felizes para o povo inglês. Mesmo sentindo-se um pouco "estrangeiro", fez a pátria retomar seu caminho correto dos princípios cristãos, afastando a influência nefasta dos anos de domínio pagão e trazendo paz e prosperidade para seus súditos. Logo passou a se chamado "o santo homem" e os escritos registam vários prodígios de cura operados por sua intercessão em favor de pessoas simples do reino.
Curou um doente de câncer com um sinal da cruz.
E, um paralítico que se movia penosamente na rua, ele ajudou a chegar a uma igreja, onde através de orações o curou, além de outros narrados pelos historiadores.
A política do Estado exigia que ele se casasse e, pelo bem do reino, Eduardo o fez. Casou-se com Edith, filha do conde Godwin, um dos seus adversários políticos.
Gentil e elegante, por se tratar de um acordo, prometeu viver com ela em estado de castidade, sem união corporal. Manteve sua palavra. O casal não teve filhos.
Ela se tornou uma grande rainha e irmã, participando das obras de caridade, ajudando a restaurar e fundar igrejas e conventos por todo o país.
Valorizando o lado espiritual da vida e viviam em perfeita ordem e harmonia.Tornaram-se exemplo de reis cristãos, piedosos e caridosos, amados e aclamados como "pais" pelos súditos e respeitados por todas as cortes.
Após quase sessenta e quatro anos de vida de penitência, oração, mortificação dos sentidos e luxos, no reto seguimento de Cristo, o rei Eduardo morreu no dia 05 de janeiro de 1066.
Pouco tempo depois de ter assistido a consagração da igreja da abadia de Westminster, totalmente restaurada, o mais antigo símbolo da aspiração e das lutas religiosas da Inglaterra, onde foi sepultado. Venerado em vida, imediatamente o povo passou a celebra-lo como Santo. Quase quarenta anos após a sua morte, o seu corpo foi exumado e encontrado intacto, o que para o povo não causou nenhuma surpresa. Em 1161, o Papa Alexandre III canonizou como Santo Eduardo.
A sua festa litúrgica é celebrada no dia 13 de outubro, mas os devotos ingleses costumam lembra-lo também no dia de sua morte.

 

APARIÇÃO


Posted by Picasa A 13 de Outubro de 1917, estavam presentes alguns milhares de pessoas, e a aparição teria dito às crianças "eu sou a Nossa Senhora do Rosário" e teria pedido que fizessem ali uma capela em sua honra (que actualmente é a parte central do Santuário de Fátima).
Alguns dos presentes afirmaram observar um milagre que teria sido prometido às três crianças em Julho e Setembro. Segundo uns, o Sol, assemelhando-se a um disco de prata, podia fitar-se sem dificuldade e girava sobre si mesmo como uma roda de fogo, parecendo precipitar-se na terra.
Segundo outros, o Sol movia-se para cima e para baixo. Segundo outros ainda, o Sol dançou.
O escritor António Sérgio esteve presente no local e testemunhou que nada se passara de extraordinário com o Sol, como é corroborado por milhões de pessoas que à mesma hora nada assinalaram noutros pontos de observação de Portugal e da Europa.
Lúcia afirmou também que a Guerra terminara naquele preciso instante, o que não é geralmente mencionado em relatos recentes.
Posteriormente, sendo Lúcia religiosa doroteia, Nossa Senhora ter-lhe-ia aparecido novamente na Espanha (10 de Dezembro de 1925 e 15 de Fevereiro de 1926, no Convento de Pontevedra, e na noite de 13 para 14 de Junho de 1929, no Convento de Tuy), pedindo a devoção dos cinco primeiros sábados (rezar o terço, meditar nos mistérios do Rosário, confessar-se e receber a Sagrada Comunhão, em reparação dos pecados cometidos contra o Imaculado Coração de Maria) e a Consagração da Rússia ao mesmo Imaculado Coração.
Anos mais tarde, Lúcia contou ainda que, entre Abril e Outubro de 1916, teria já aparecido um anjo aos três videntes, por três vezes, duas na Loca do Cabeço e outra junto ao poço do quintal da casa de Lúcia, convidando-os à oração e penitência, e afirmando ser o "Anjo de Portugal".

 

MARGARETH THATCHER


Posted by Picasa Estadista britânica, nasceu no dia 13 de Outubro de 1925 em Grantham e forma-se em química na universidade de Oxford em 1947.
Trabalha como pesquisadora na área até 1951, quando se casa com Denis Thatcher.
Em 1953 começa a estudar direito.
Em 1959 elege-se deputada pelo Partido Conservador.
Em 1970 torna-se secretária de Estado da Educação e Ciência no gabinete do primeiro-ministro Edward Heath, cargo no qual permanece até 1974.
Um ano depois, assume a liderança dos conservadores e, quatro anos mais tarde, vence as eleições para o cargo de primeira-ministra do Reino Unido.
Privatiza empresas estatais e reduz o déficit público, tornando-se um dos expoentes do neoliberalismo nos anos 80.
Em 1981 enfrenta com frieza uma greve de fome de militantes do Exército Republicano Irlandês (IRA), o que lhe vale o título de Dama de Ferro.
Em 1982, o Reino Unido derrota a Argentina na Guerra das Malvinas, em que os dois países disputam o controle das ilhas Malvinas.
Fortalecido, o Partido Conservador vence as eleições e Tatcher é mantida no cargo.
Em 1987 tem nova vitória eleitoral, mas sua popularidade começa a declinar.
Sua objecção à entrada do Reino Unido na Comunidade Européia (actual União Européia) gera oposição entre os conservadores, que a derrubam da liderança do partido.
Renuncia em 1990.
Hoje é conferencista, com honorários de até 100 mil dólares por palestra.
Em 1998 visita o ex-ditador chileno Augusto Pinochet, preso em Londres, a quem oferece solidariedade.

 

MULHERES BONITAS



Posted by Picasa

quinta-feira, outubro 12, 2006

 

IMAGEM DO DIA


LInda menina ! com uma educação esmerada...
Posted by Picasa

 

LUIS DE FREITAS BRANCO


Posted by Picasa Luís de Freitas Branco que nasceu em Lisboa no dia 12 de Outubro de 1890 e faleceu na mesma cidade em 27 de Novembro de 1955 foi um compositor português e uma das mais importantes figuras da cultura portuguesa do século XX.
Desenvolveu actividade em diversos domínios da vida cultural.
Educado no meio familiar, cedo tomou contacto com a música, aprendendo violino e piano.
Aos 14 anos compõe canções que atingem grande popularidade.
Aos 17 inicia a crítica musical no Diário Ilustrado.
Estuda também órgão.
Em 1910 viaja até Berlim para estudar e onde conhece Claude Debussy e a estética do Impressionismo. Em 1916 é nomeado professor no Conservatório de Lisboa, sendo seu subdirector entre 1919 e 1924.
Mantém estreitas relações com diversas figuras, como Bento de Jesus Caraça e António Sérgio.
A partir de 1940 a sua figura era acusada de irreverente por se comportar de maneira imprópria nas aulas e por factos da vida familiar, sendo constituído arguido num processo, do qual resultaria a sua suspensão como docente no Conservatório.
Realiza então palestras na Emissora Nacional e mantém tertúlias com um grupo de discípulos.

 

CARICATURA DO DIA


Daniella Mercury
Posted by Picasa

 

D. PEDRO I


Posted by Picasa Enquanto a Europa vivia dramáticas transformações, com a ascensão do liberalismo e o início da revolução industrial, o príncipe D. Pedro, herdeiro da coroa portuguesa, desafiou a corte de Lisboa ao proclamar a independência do Brasil e tornar-se seu primeiro monarca.
Pedro de Alcântara Francisco Antônio João Carlos Xavier de Paula Miguel Rafael Joaquim José Gonzaga Pascoal Cipriano Serafim de Bragança e Bourbon nasceu em 12 de outubro de 1798 na sala D. Quixote do palácio de Queluz, próximo a Lisboa.
Era filho do futuro rei de Portugal, D. João VI, então príncipe regente, e da infanta Carlota Joaquina, filha de Carlos IV da Espanha.
Seus primeiros mestres foram o Dr. José Monteiro da Rocha, ex-jesuíta, e frei Antônio de Nossa Senhora da Salete. Depois da mudança da família real para o Brasil, em 1807, frei Antônio de Arrábida tornou-se seu principal preceptor.
O príncipe, entretanto, jamais se prendeu aos estudos e preferia a vida solta no paço de São Cristóvão e na fazenda de Santa Cruz. Em março de 1816, com a elevação de seu pai a rei de Portugal, recebeu o título de príncipe real e herdeiro do trono (o irmão mais velho, Antônio, falecera em 1801). No mesmo ano casou-se com Carolina Josefa Leopoldina, arquiduquesa da Áustria. Ao irromper a revolução constitucionalista de 1820, no Porto, identificou-se abertamente com a causa liberal. Após a volta do rei a Portugal, em abril de 1821, Pedro foi nomeado regente do Reino do Brasil.
No ano seguinte, foi pressionado pelas cortes de Lisboa a também regressar, mas resistiu. Em 9 de janeiro de 1822 pronunciou a frase histórica: "Como é para bem de todos e felicidade geral da nação, estou pronto, diga ao povo que fico!"
Em abril, a popularidade do príncipe foi comprovada durante uma viagem a Minas Gerais. De lá, seguiu para São Paulo, a fim de pacificar rebeliões na província. Em 7 de setembro, quando ia de Santos para a capital paulista, recebeu notícias de Portugal por cartas da esposa e de seu ministro José Bonifácio. Assim tomou conhecimento de que fora rebaixado da condição de regente a mero delegado das cortes de Lisboa. Ali mesmo, junto ao riacho do Ipiranga, o herdeiro de D. João VI proferiu o grito de "independência ou morte" e rompeu os últimos vínculos entre Brasil e Portugal. De volta ao Rio de Janeiro, em 12 de outubro foi proclamado imperador e "defensor perpétuo do Brasil".

 

PAPA HONORIO I


Posted by Picasa Nasceu em Capua.
Eleito em 27 de outubro de 625, seu pontificado foi marcado por inúmeras controvérsias ligadas ao monotelismo, uma heresia sobre a vontade de Cristo, que ele não condenou. Enviou missionários em quase todo mundo.
Instituiu a Festa da "Exaltação da Santa Cruz", no dia 14 de setembro.
Sanou as questões da Igreja no Oriente e o cisma de Aquiléia. Contribuiu para a restauração das igrejas e consertou o antigo aqueduto de Trajano, afim de levar água suficiente à cidade de Roma.
Morreu em 12 de outubro de 638.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

FREE hit counter and Internet traffic statistics from freestats.com