sábado, outubro 21, 2006

 

IMAGEM DO DIA


Já podem aumentar a electricidade à vontade !
Posted by Picasa

 

PAPA CÓNON


Posted by Picasa Natural da Trácia, foi eleito em 21 de outubro de 686.
Filho de soldado, foi enviado à Sicília, para ser educado, e partiu para Roma, onde se fez presbítero.
Teve um pontificado agitado pela anarquia que reinava na Igreja.
Foi, com freqüência, vítima de atentados.
Acredita-se que tenha morrido envenenado.
Sua morte ocorreu em 21 de setembro de 687.



 

CARICATURA DO DIA


Posted by Picasa Myke Tyson

 

LORD NELSON


Posted by Picasa Almirante inglês nascido em Burnham Thorpe, Norfolk, considerado herói nacional do Reino Unido por sua originalidade no campo da estratégia e da tática naval, e com suas vitórias nas batalhas do Nilo e de Trafalgar, que impediram a expansão do poder napoleônico.
Órfão de mãe, foi levado à Marinha por um tio.
Viajou pelo oceano Índico e participou de uma expedição científica ao Ártico.
Desligado temporariamente por doença, voltou à activa após ser aprovado em um concurso para tenente (1777) e logo foi enviado para lutar contra os rebeldes nas colônias americanas.
Voltando a Inglaterra (1783), no ano seguinte foi indicado para impor a lei britânica nos mares das Antilhas.
Casou-se na ilha de Nevis (1785) com uma viúva, Frances Nisbet, e, de volta à cidade natal, ficou alguns anos sem trabalho.
Porém com o início da guerra com a França (1793), recebeu o comando da belonave Agamemnon, de 64 bocas de fogo e foi encarregado de proteger os aliados britânicos no Mediterrâneo e combater os revolucionários franceses em Toulon, entre eles o jovem oficial Napoleão Bonaparte.
Durante essa guerra revelou-se um genial comandante, sendo decisivo para a vitória dos ingleses.
Com a queda de Toulon, foi para a Córsega ajudar na tomada de Bástia e Calvi onde, ferido por estilhaços, perdeu a visão do olho direito.
Encarregado de vigiar a esquadra francesa em Toulon, perseguiu-a em seu caminho para o Egipto e, na baía de Abukir, perto da embocadura do Nilo, submeteu o inimigo a fogo cerrado. Por essa vitória, que cortou a retirada do exército de Napoleão, recebeu o título de barão.
Pela vitória sobre a esquadra francesa de Toulon (1798), e pela reposição da família de Ferdinando ao trono de Nápoles, recebeu o título de duque de Bronte.
Promovido a vice-almirante (1801) comandou o ataque a Copenhague, destruindo a frota dinamarquesa, o que lhe valeu o título de visconde.
Promovido a contra-almirante, foi sagrado cavaleiro e recebeu seu primeiro comando: o da frota do Mediterrâneo.
Preparou-se, então, para combater a poderosa esquadra franco-espanhola, a Invencível Armada, ancorada perto do cabo de Trafalgar, que ameaçava atacar a Grã-Bretanha.
Planeou um ataque, no qual adoptou uma audaciosa tática, fora dos padrões tradicionais, dividindo a frota britânica em duas, uma sob seu comando, na nau capitânia Victory, outra sob as ordens do almirante Collingwood.
No dia 21 de outubro de1805 conseguiu romper a linha inimiga e conquistou a vitória, mas morreu em combate.
Seus restos mortais foram transportados e sepultados na catedral de Saint Paul, em Londres.

 

PÉLÉ


Posted by Picasa Jogador de futebol brasileiro nasceu no dia 21 de Outubro de1940 emTrês Corações, Minas Gerais no Brasil.
"Eu pensei: ele é feito de carne e osso, como eu. Eu me enganei", declarou Tarciso Burnigch, zagueiro italiano encarregado de marcar Pelé durante a final da Copa do Mundo de 1970.

Com habilidade e velocidade impressionantes, tudo o que o maior jogador de futebol de todos os tempos tinha a fazer era entrar em campo para a torcida explodir.
"O Rei", como a imprensa francesa o apelidou em 1961, foi responsável pelos instantes de maior requinte e encantamento que o futebol viveu.
Além de aperfeiçoar jogadas tradicionais do futebol: a cabeçada fulminante; o chuto seco, violento e preciso; a paradinha maliciosa na marcação do pênalti; e a seqüência de dribles rasteiros e pelo alto.
Criou ainda muitas jogadas, como o chuto ao golo do meio do campo, a tabela realizada nas pernas do adversário e o drible sem bola no goleiro.
O menino Edson Arantes do Nascimento começou cedo a jogar futebol.
Aos 10 ou 11 anos, quando já brincava com a bola num time de pelada chamado Ameriquinha, foi convidado para jogar no Bauru Atlético Clube.
Em 1956, integrou um time profissional: o Santos Futebol Clube, o único clube brasileiro em que actuou como profissional.
Passou a jogar pela Selecção Brasileira com 16 anos, em 7 de julho de 1957, estreando num jogo contra a Argentina.
A consagração veio na Copa do Mundo da Suécia (1958): na terceira partida do Brasil, insatisfeitos com o rendimento do time, os jogadores pedem ao técnico Vicente Feola a entrada de Garrincha e Pelé, que saiu do campo como a maior revelação de todos os tempos do futebol. Tendo no time o artilheiro da Copa (seis gols no total), o Brasil foi pela primeira vez campeão mundial.
Pelé participou ainda da Copa de 1966, na Inglaterra, e alcançou, em 1969, um recorde praticamente impossível de ser superado ao marcar seu milésimo gol.
Despediu-se da Selecção Brasileira com uma grande festa que levou 120 mil pessoas ao Maracanã (RJ), em 1971.
Jogou ainda no Cosmos, de Nova York (1975 e 1977).
Sua despedida definitiva do futebol deu-se aos 37 anos.
Tornou-se homem de negócios e, em janeiro de 1995, assumiu o cargo de ministro extraordinário dos Esportes.

 

ALENTEJANANDO


Em dia ensolarado, lá em plena praça de Albernoa, estavam vários compadres alentejanos em amena cavaqueira.
A dada altura o compadre Libório vira-se para o compadre Tibúrcio e pergunta-lhe:
-Olhe lá ó compadre, vocemessê que está sempre a fungar já teve alguma coisa na caixa toráxica?
Responde muito lesto o Tibúrcio: - Nã senhor, todas as minhas economias sempre estiveram na Caixa Geral de Depósitos.

 

ALFRED NOBEL


Posted by Picasa Alfred Bernhard Nobel nasceu a 21 de Outubro de 1833 em Estocolmo, na Suécia.
Filho de Immanuel Nobel, engenheiro civil e inventor e de Andrietta Ahlsell, que provinha de uma família abastada.
Quando tinha quatro anos de idade, Alfred, mudou-se para a Finlândia com a mãe e os irmãos e mais tarde para São Petersburgo , na Rússia, para onde o pai tinha ido trabalhar e tinha tido sucesso numa oficina de equipamento para o exército russo.
Foi em São Petersburgo que ele e os irmão estudaram. Rapidamente se notou um elevado interesse pela Literatura e pela Química.
O pai, ao aperceber-se, enviou-o para o estrangeiro para ganhar experiência no campo da Engenharia química.
Visitou países tais como França, Alemanha e Estados Unidos da América.
Foi em Paris que conheceu o jovem químico italiano Ascanio Sobrero, que três anos antes tinha inventado a nitroglicerina. O invento fascinou Nobel devido ao seu potencial na engenharia civil.No ano de 1852 foi trabalhar para a empresa do pai com os seus irmãos, e realizou experiências com o fim de arranjar um uso seguro e passivel de vender para a nitroglicerina. Não obteve quaisquer resultados.
Mas em 1863, regressou à Suécia, com o objectivo de desenvolver a nitroglicerina como explosivo. Muda-se para uma zona isolada depois da morte do irmão Emil numa das suas explosões experimentais.
Tentou então tornar a nitroglicerina num produto mais manipulavel, juntando-lhe vários compostos, que a tornaram de facto numa pasta moldável, a dinamite.
A sua invenção veio facilitar os trabalhos de grandes contruções tais como túneis e canais.
A dinamite expandiu-se rapidamente por todo o mundo. No entanto Nobel dedicava muito tempo aos seus laboratórios, de onde sairam outros inventos (já não relacionados com explosivos), tal como a borracha sintética.
O trabalho intenso durante todo a sua vida não lhe deixou muito tempo para a vida pessoal, tinha apenas uma grande amiga, Bertha Kinsky, que lhe transmitiu os seus ideais pacifistas.
Isto iria contribuir para a criação de uma fundação com o seu nome, que promovesse o bem-estar da Humanidade.
Faleceu a 10 de Dezembro de 1896. No seu testamento havia a indicação para a criação de uma fundação que premiasse anualmente as pessoas que mais tenham contribuído para o desenvolvimento da Humanidade.
Em 1900 foi criada a Fundação Nobel que atribuía cinco prémios em áreas distintas: Química, Física, Medicina, Literatura (atribuídos por especialistas suecos) e Paz Mundial ( atribuído por uma comissão do parlamento norueguês).
Em 1969 criou-se um novo prémio na área da Economia ( financiado pelo Banco da Suécia). recebe uma medalha Nobel em ouro e um diploma Nobel.
A importância do prémio, varia segundo as receitas da Fundação obtidas nesse ano.
Assim, nasceu o Prémio Nobel, concedido todos os anos pela Real Academia de Ciências da Suécia.

 

FRANÇOIS TRUFFAUT


Posted by Picasa François Truffaut (Paris, 6 de Fevereiro de 1932 — Neuilly-sur-Seine, 21 de Outubro de 1984) foi um cineasta francês.
Ele foi um dos fundadores do movimento nouvelle vague e um dos maiores ícones da história do cinema do século XX.
Em quase 25 anos de carreira como director, Truffaut dirigiu 26 filmes.
Conseguiu conciliar um grande sucesso de público e de crítica na maior parte deles.
Os temas principais de sua obra foram as mulheres, a paixão e a infância.
Além da direcção cinematográfica, Truffaut foi também roteirista, produtor e actor.
François Truffaut nasceu no início dos anos 30, filho de Roland Lévy e de Jeanine de Montferrand. O garoto jamais conheceu o pai biológico e foi criado pelos avós maternos - já que a mãe o rejeitara.

O avô era um homem rígido, enquanto a avó despertou no menino a paixão pela literatura e música.
Com sete anos, François viu o primeiro filme no cinema, Paradis perdu, de Abel Gance.
Dali em diante, interessou-se assiduamente pela sétima arte.
Aos 10 anos, François perdeu a avó e foi morar com a mãe, que estava casada com Roland Truffaut, um arquitecto católico.
Este acabou registando o garoto com o seu sobrenome.
Foi o período mais difícil da infância de Truffaut. Rechaçado tanto pelo pai adoptivo quanto pela mãe, seu espírito rebelde o tornou um mau aluno na escola e a cometer alguns actos de deliqüência, como pequenos furtos.
Esta fase de convívio com os pais inspiraria Truffaut em seu primeiro trabalho cinematográfico, o autobiográfico Os Incompreendidos/Os 400 golpes.
Naquele tempo, François Truffaut costumava faltar às aulas para assistir a muitos filmes secretamente, muitas vezes com o colega de classe Robert Lachenay, seu grande amigo na infância.

Aos 14, Truffaut abandonou a escola definitivamente e passou a viver de pequenos trabalhos e alguns furtos.
A paixão pelo cinema fez o jovem Truffaut fundar, em 1947, um cine-clube, chamado "Cercle cinémane".
Aquela era uma época de enorme efervencência cultural na França pós-II Guerra Mundial, e os cineclubes, lotados, era o local para se assistir às projecções e discuti-las depois.
Mas o "Cercle" não teria vida longa, já que ele concorria com o"Travail et culture", cine-clube do escritor e crítico de cinema Andre Bazin.
Bazin soube que o "Cercle" estava à beira da falência e foi conhecer Truffaut.
Sensibilizado com o menino cinéfilo, o crítico tornaria-se uma espécie de "pai" para François.
A influência de Bazin na vida de François Truffaut foi decisiva. O jovem tornou-se autodidata, esforçando-se para ver três filmes por dia e ler três livros por semana.

Ele até chegou a fazer um acordo com o pai adoptivo, que lhe custearia despesas derivadas de sua vida cinéfila.
Em troca, Roland Truffaut exigiu que François arrumasse um emprego estável e abandonasse o seu cine-clube de vez.
Mas o garoto não cumpriu o acordo, e Roland Truffaut o internou num reformatório juvenil de Villejuif, e passou sua custódia para a polícia.
Os psicólogos do reformatório contactaram Andre Bazin, que prometeu dar um emprego a François no "Travail et culture".
Sob liberdade condicional, Truffaut foi internado em um lar religioso de Versailles, mas seis meses depois foi expulso por mau comportamento.

 

O SANTO DO DIA


Posted by Picasa Santa Úrsula e Companheiras
Úrsula nasceu no ano 362, filha dos reis da Cornúbia, na Inglaterra.

Era uma linda menina, meiga, inteligente e caridosa.
Cresceu muito ligada à religião, seguindo aos princípios da fé e amor em Cristo.
A fama de sua beleza se espalhou e logo os pedidos de casamento sugiram. Mas, por motivos políticos, seu pai aceitou a proposta feita pelo duque Conanus, pagão, oficial de um grande exército amigo.
Quando soube que o pretendente não era cristão, Úrsula primeiro recusou, mas depois, devendo obediência à seu pai e rei, aceitou, com a condição de esperar três anos. Período que achou suficiente para o duque se converter, ou desistir da aliança.
Para isso rezava muito junto com suas damas da corte.
Mas parecia ser um matrimônio inevitável. Na época acertada a uma expedição, com dois navios, partiu levando Úrsula e suas damas.
Eram jovens virgens como ela e se casariam também, com guerreiros escolhidos pelo duque Conanus. As lendas e tradições falam em onze mil virgens, mas, depois, outros escritos da época e pesquisas arqueológicas revelaram que eram onze meninas.
O facto real e trágico foi que, navegando pelo rio Reno, quando chegaram em Colônia, na Alemanha, a cidade estava sob o domínio do exército de Átila, rei dos hunos, povo bárbaro e pagão.
Logo os soldados hunos mataram todos da comitiva e das virgens, apenas Úrsula escapou, pois Átila ficou maravilhado com a beleza e juventude da nobre princesa.
Ele tentou seduzi-la e lhe propôs casamento. Mas, a custo da própria vida, Úrsula o recusou dizendo que já era esposa do mais poderoso de todos os reis da Terra, Jesus Cristo.
Cego de ódio ele pessoalmente a degolou.
Tudo aconteceu em 21 de outubro de 383. Em Colônia, uma linda igreja guarda o túmulo de Santa Úrsula e suas companheiras.
Na idade média a italiana Ângela de Mérici, leiga e terciária franciscana, fundou uma congregação de religiosas chamada Companhia de Santa Úrsula destinada à formação cristã das famílias através da educação das meninas, futuras mães em potencial.
Um avanço para as mulheres, pois até então só os homens eram contemplados com a instrução. A fundadora escolheu a Santa Úrsula como padroeira após uma visão que teve.
Actualmente as Irmãs Ursulinas, como são chamadas as filhas de Santa Ângela celebrada em 27 de janeiro, estão presentes nos cinco continentes.
Com isto a festa de Santa Úrsula, no dia 21 de outubro, se mantem sedimentada e muito robusta em todo o mundo católico.

 

DIZZY GILLESPIE


Posted by Picasa John Birks Gillespie nasceu a 21 de Outubro de 1917, em Cheraw na Carolina do Sul e faleceu em 6 de Janeiro de 1993 .
Eternizado no mundo da música como Dizzy Gillespie, foi um trompetista, líder de orquestra, cantor e compositor de jazz americano, sendo, a par de Charlie Parker, uma das maiores figuras no desenvolvimento do movimento bebop no jazz moderno.
Dizzy era um instrumentista virtuoso e um improvisador dotado.
A juntar às suas capacidades instrumentais, os seus óculos, a sua forma de cantar e tocar (com as bochechas extremamente inchadas), o seu trompete recurvo e a sua personalidade alegre faziam dele uma pessoa especial, dando um aspecto humano àquilo que muitos, incluindo alguns dos seus criadores, classificavam como música assustadora.
Em relação à forma de tocar, Gillespie construiu a sua interpretação a partir do estilo "saxofónico" de Roy Eldrige indo depois muito além deste.
As suas marcas pessoais eram o seu trompete (com a campânula inclinada 45º em vez de ser a direito) e as suas bochechas inchadas (tradicionalmente os trompetistas são ensinados a não fazer “bochechas”).
Para além do seu trabalho com Parker, Dizzy Gillespie conduziu pequenos agrupamentos e big bands e aparecia frequentemente como solista com a Norman Granz's Jazz at the Philharmonic. No início da sua carreira tocou com Cab Calloway, que o despediu por tocar “música chinesa”, a lendária big band de Billy Eckstine deu a estas harmonias atípicas uma melhor cobertura.
Nos anos 1940, Gillespie liderou o movimento da música Afro-Cubana, trazendo elementos latinos e africanos para o jazz, e até para a música pop, em particular a salsa.
Das suas numerosas composições destacam-se os clássicos do jazz Manteca, A Night in Tunisia, Birk's Works, e Con Alma.
Dizzy Gillespie publicou a sua autobiografia em 1979, To Be or not to Bop (ISBN 0306802368), e seria vítima de um cancro no início de 1993, sendo sepultado no Flushing Cemetery em Queens, Nova Iorque.
Tem uma estrela com o seu nome no Passeio da Fama em Hollywood, número 7057 Hollywood Boulevard.

 

A LÂMPADA


Posted by Picasa A primeira lâmpada foi obra de um grande cientista americano, Tomas Alva Edison, Evangélico que a fabricou no dia 21 de Outubro de 1879.
Antes disso, já se havia empregado a energia para iluminação com as lâmpadas em arco, que, todavia, não eram práticas e serviam apenas para a iluminação das ruas e de alguns logradouros públicos.

Essas lâmpadas eram constituídas por duas hastes de carvão, pontudas com os dois extremos a pouca distância: fazendo passar a corrente, formava-se uma descarga , muito luminosa, entre uma ponta e outra.
Edison compreendeu que as lâmpadas a arco não podiam, por certo, ter muita difusão, e teve uma ideia brilhante, isto é, a de tornar incandescente um fio subtilíssimo de carvão, dentro de um espaço em que houvesse sido retirado o ar de tal modo, o carvão podia arder, sem consumir-se rapidamente: assim, quando ele conseguiu realizar o vácuo no interior de uma pequena ampola de vidro, tinha aparecido a primeira lâmpada .
Muito interessante foram, sem dúvida, as experiências que o cientista americano tentou para obter uma luz durável e resplendente.

A princípio, ele usou um filamento de platina, para torná-la incandescente, mas este metal era muito caro; depois, experimentou, pondo-os de lado numerosos outros metais.
No final, tentou com um filamento de carvão, empregando um mero fio de algodão.
A primeira fabricada com este tipo de filamento, contido num tubo de vidro sem ar, resistiu por mais de quarenta horas, assinalando um recorde não desprezível para a época.
Mas Edison não parou aqui; experimentou outros filamentos de papelão carbonizado e, depois, de bambu, também carbonizado.
Este último permaneceu em uso por mais de dez anos e ele foi substituído, primeiro, pela celulose e, depois, pelo actual tungstênio.
Neste ponto, vemos a que se deve o aparecimento de luz no interior da
lâmpada .
É preciso saber que, quando a corrente passa através de um fio de metal ou através de qualquer meio condutor, encontra uma certa resistência à sua passagem: este efeito (efeito joule, nome do físico inglês que o descobriu) tem como consequência a energia se transformar, em parte, em calor, e o calor produzido será maior ou menor, segundo a resistência do condutor.
É este o princípio sobre o qual está baseado o funcionamento das estufas eléctricas e dos ferros eléctricos, nos quais há filamentos que apresentam uma grande resistência à passagem da corrente (por isso, comumente chamados resistências) e produzem muito calor.
Explorando o mesmo efeito no filamento de uma substância que, se tornando incandescente, emite uma notável luminosidade, pode-se produzir luz.

Foi essa a ideia que orientou Edison na realização da primeira lâmpada , e os factos que lhe deram razão, porque, desde então as lâmpadas incandescentes encontraram um sucesso incontestável. Somente na Europa, consomem-se, hoje, várias dezenas de milhões de lâmpadas por ano, ao passo que, no mundo inteiro consomem-se biliões.
As lâmpadas que usamos são, naturalmente, diferentes daquelas de Edison, isto é, das primeiras que eram bem rudimentares.

Nos pequenos globos de vidro, ao invés do vácuo, há um gás especial, inerte, que se combina facilmente, e por isso não permite ao filamento queimar-se, e, ao mesmo tempo permite também, alcançar altíssimas temperaturas, o que não era possível com o vácuo.
O filamento de uma comum (de tungstênio) torna-se incandescente a temperaturas à volta dos 3.000 graus!
O funcionamento da incandescente é simplíssimo: a corrente , que é produzida pelas centrais hidroeléctricas e termoeléctricas, chega, através da tomada de rosca, que serve para inserir a no casquilho as duas pequenas antenas de metal, que são escoradas por um suporte de vidro: as duas antenas transmitem, por sua vez, a corrente ao filamento, que se torna incandescente.
O filamento, porém, não é inalterável, depois de um certo período de tempo, gasta-se e quebra-se: é o que acontece quando dizemos que a lâmpada "fundiu".

 

MULHERES BONITAS


Renata Fan
Posted by Picasa

sexta-feira, outubro 20, 2006

 

IMAGEM DO DIA


O quê? Referendo do aborto?
Posted by Picasa

 

BELA LUGOSI


Posted by Picasa Béla Ferenc Dezsõ Blaskó, mais conhecido como Béla Lugosi, (Lugoj, 20 de outubro de 1882 — Los Angeles, 16 de agosto de 1956) foi um actor norte americano nascido no então Império Austro-Húngaro, na região do Banat.
O mais jovem dos quatro filho de um banqueiro, Béla Lugosi começou a sua carreira nos palcos da Europa em várias peças de William Shakespeare.

Mas no entanto tornou-se famoso pelo seu papel de Drácula numa encenação da clássica história de vampiro de Bram Stoker.
Durante a Primeira Guerra Mundial ele serviu como tenente de infantaria.

Para mais informações sobre este grande astro dos filmes de horror, ver o filme Ed Wood do director Tim Burton.
Neste filme, o "pior" director de todos os tempos filma as últimas cenas deste astro já decadente.

 

CARICATURA DO DIA


Marilyn Monroe
Posted by Picasa

 

LONGA MARCHA


Posted by Picasa Guerrilheiros comunistas chineses, liderados por Mao Zedong, iniciam a 20 de Outubro de 1934 a Longa Marcha (12 mil quilómetros), para evitar o aniquilamento pelas tropas de Chang Kai-Chek.
Quando a marcha termina, após intermináveis sofrimentos por acção natural e humana, apenas sobrevivem 30 mil dos 130 mil participantes iniciais.
A partir desse pequeno núcleo de sobreviventes, Mao edifica um poderoso exército que, com forte apoio popular, sobretudo nas regiões rurais, combate com êxito as tropas invasoras japonesas e, depois da derrota destas, o regime nacionalista de Chang Kai-Chek.
A vitória final acontece em 1949, com a proclamação da República Popular da China.

 

PAPA URBANO III


Posted by Picasa De Milão.
Escolhido em 1 de dezembro de 1185, em Verona, adoptou esta cidade como sede pontifícia.
Opôs-se à violência do imperador Barba-Roxa.
Morreu em 20 de outubro de 1187, em Ferrara.

 

ALENTEJANANDO


O compadre Lúcio entra no bar lá da Amareleja com o macaquinho que tinha comprado.
Pede uma bebida e enquanto a toma, o macaco vai pulando de mesa em mesa.
Numa das mesas pega umas azeitonas e engole-as.
Numa outra mesa pega umas fatias de limão e engole-os. Finalmente, pula na mesa de snooker, pega uma bola, enfia-a na boca e engole-a.
O Ezequiel, dono do bar, grita para o compadre Lúcio:
- Você viu o que seu macaco fez?
- Não! O que foi?
- Ele comeu uma bola de snooker inteira!
- Bem, isso nao me surpreende. Ele come tudo o que vê. Pode deixar que eu pago a bola de snooker e as outras coisas que ele comeu.
Termina a bebida, paga e sai.
Duas semanas depois, entra no bar novamente com seu macaquinho.
Pede uma bebida e o macaco vai pulando de mesa em mesa.
Enquanto ele toma a sua bebida, o macaco encontra umas cerejas no balcão.
Pega uma, enfia no cú, tira e come-a.
O Ezequiel fica enojado...
- Você viu o que seu macaco fez desta vez?
- Não! O que foi?
- Bem, ele enfiou uma cereja no cú, tirou-a e engoliu-a!
- Isso não me surpreende! Desde que engoliu aquela bola de snooker, mede tudo antes de comer!

 

A LENDA DE NOÉ


Posted by Picasa O capítulo 9 do Gênesis diz que Noé, após ter desembarcado os animais, plantou um vinhedo do qual fez vinho, bebeu e se embriagou.
Entre outros aspectos interessantes sobre a história de Noé, está o Monte Ararat, onde a Arca ancorou durante o dilúvio.
Essa montanha de 5.166 metros de altura é o ápice dos Cáucasos e fica entre a Armênia e a Turquia.
Entre as muitas expedições que subiram o monte a procura dos restos da Arca, apenas uma, em 1951, encontrou uma peça de madeira.
A questão mais complicada é onde morou Noé antes do dilúvio.
Onde quer que ele tenha construído a Arca, ele tinha vinhedos e já sabia fazer o vinho.
As videiras, lógicamente faziam parte da carga da Arca.
Uma especulação interessante é que Noé teria sido um dos muitos sobreviventes da submersão de Atlântida.

 

BURT LANCASTER


Posted by Picasa Identificado geralmente com os filmes de aventuras, Burt Lancaster no entanto, apareceu em todo o género de películas cinematográficas, tornando-se numa das principais estrelas de cinema de todos os tempos.
Burton Stephen Lancaster nasceu no dia 2 de Novembro de 1913 na cidade de Nova York, nos Estados Unidos da América, filho de um carteiro e de uma dona de casa.
Graças ao seu físico e porte atlético, quando ainda adolescente, juntou-se a uma companhia de circo e assim iniciou a sua fulgurante carreira artística.
Faleceu no dia 2o de Outubro de 1994.

 

O SANTO DO DIA


Posted by Picasa Santa Maria Bertilla Boscardin
Santa Maria Bertilla Boscardim, nasceu no dia 6 de outubro de 1888, em Gioia di Brendola, Vicência, foi baptizada com o nome de Ana Francisca.

Desde sua meninice dedicou-se aos trabalhos do campo, ajudando aos pais, este era o caminho de qualquer menina vêneta, antes que as indústrias chegassem.
Com 17 anos Ana Francisca teve a permissão de seguir a própria vocação religiosa ingressando nas Mestras de Santa Dorotéia em Vicência.
Lá fez o noviciado e emitiu os primeiros votos temporários.
Deixou em seguida Vicência e foi para Treviso trabalhar no hospital, onde prestou o seu humilde e activo serviço. Conseguiu seu diploma de efermeira para tornar-se mais útil aos doentes, que assistia também de noite, tomando a vez de suas co-irmãs.
Escreveu no diário: "Quero ser a serva de todos - Quero trabalhar, sofrer e deixar toda a satisfação aos outros" e ainda: "Devo considerar-me a última de todas, portanto contente em ser passada para trás, indiferente a tudo, tanto às reprovações como aos elogios.
As ocasiões de sofrimento nunca lhe faltaram.
Aos 22 anos, foi operada de tumor. Retornou às costumeiras ocupações suportando aumento de trabalho durante a primeira guerra mundial.
Por causa causa dos bombardeios, os doentes foram transportados para Brianza e irmã Bertilla os seguiu.
Mas em Viggiu foi designada para a lavandaria, sofrendo e chorando às escondidas. Quando retornou a Treviso um ano depois entre seus doentes, seu mal agravou-se e após uma segunda intervenção cirúrgica, morreu no dia 22 de outubro de 1922, com apenas trinta e quatro anos."É humilde camponesa -disse dela o Papa Pio XII, por ocasião da beatificação, a 8 de junho de 1952. Figura puríssima de perfeição cristã, modelo de recolhimento e de oração, que durante a vida teve uma união com Deus profunda no silêncio, no trabalho, na oração, na obediência. Daquela união vinha a especial caridade que ela demonstrava para com os doentes, médicos, superiores, enfim, para com todos." Foi canonizada pelo Papa João XXIII a 11 de maio de 1961. Santa Maria Bertilla Boscardim, rogai por nós e pelos nossos doentes. Amen

 

JOÃO DE BARROS


Posted by Picasa Historiador e escritor.
Filho natural de Lopo de Barros, corregedor da comarca do Alentejo em 1499, nasceu possivelmente em Viseu, ou em Braga.

Moço do Guarda-roupa do príncipe D. João, futuro D. João III, foi nomeado em 1525 tesoureiro das Casas da Índia, Mina e Ceuta, e em 1533 foi nomeado feitor das Casas da Guiné e Índias, cargo que exerceu até 1567.
Na época que mediou as nomeações, viveu em Pombal, fugindo da peste que assolou Lisboa em 1530 e evitando as consequências do grande terramoto de 1531 que destruiu a capital.
Nesse ambiente calmo da Quinta do Alitém, parte do dote da sua mulher, contando 24 anos de idade, publicou em 1530 uma novela de cavalaria com o título Crónica do Imperador Clarimundo, contando a história de um antepassado legendário dos reis de Portugal.

Mais tarde, em 1532, publicaria a Ropica Pnefma (Mercadoria Espiritual), obra declarando defender a pureza da fé cristã, mas que de facto está muito próximo das posições de Erasmo de Roterdão, criticando mas sem abandonar o catolicismo, o que fará com que fosse colocada no «Índex» em 1581, e no ano seguinte escreverá um Panegírico de D. João III.
Em 1535, quando foram criadas as capitanias brasileiras, D. João III doou-lhe uma das doze criadas, com cinquenta léguas de largura ao longo da costa, na foz do Amazonas.

Decidiu equipar uma expedição para ocupar o território doado, com o apoio de Aires da Cunha e Álvares de Andrade, outros dois beneficiados com capitanias, que terá sido composta por dez embarcações, com novecentos homens, sob o comando do primeiro dos capitães.
A frota saiu em fins de 1535, dirigindo-se para o norte do Brasil mas foi destruída na barra do Maranhão, tendo a maior parte dos participantes sido morta.
Este desastre deixou João de Barros bastante empobrecido.
Entretanto, publicou em 1539 uma cartilha conhecida como Cartinha de João de Barros, e em 1540 publicou O Diálogo de João de Barros com dois filhos seus sobre preceitos morais e a Grammatica da língua portuguesa obra acompanhada do Diálogo em louvor da Nossa Linguagem.
A sua principal obra, As Décadas, escritas de acordo com uma sugestão do rei D. Manuel, após ter publicado o Clarimundo, apareceu em 1552, saindo somente mais duas em vida do autor, a segunda no ano seguinte, e a terceira em 1563. Uma quarta, de autoria um tanto questionável, foi impressa em 1613.
As Décadas não lhe ocupavam todo o tempo, e em 1556 organizou nova expedição ao Maranhão, em que participaram dois dos seus filhos, que, se foi mais feliz, porque conseguiu regressar, depois de ter combatido com corsários franceses e índios, não conseguiu cumprir de novo o objectivos de criar condições para a colonização da capitania.

Faleceu em Pombal no dia 20 de Outubro de 1570.

 

RIMBAUD


Posted by Picasa Jean-Nicholas Arthur Rimbaud nasce em 20 de outubro de 1854 em Charleville, nas Ardenas, no norte da França, perto da fronteira belga.
Nesta pacata cidadezinha, repleta de casas com telhados angulares, onde tranquilos burgueses contemplam os meandros do rio Meuse, Vitalie Cuif, de origem camponesa e filha de proprietários rurais, conhece o capitão Fréderic Rimbaud.
Casam-se em 1853 tendo como primeiro filho Fréderic, que acabará como motorista de ônibus no vilarejo vizinho de Attigny.
Após o nascimento de Arthur, o casal viverá praticamente separado, pois o pai apenas regressará ao lar raríssimas vezes.
O capitão de infantaria Rimbaud desde cedo havia se engajado no exército como soldado e pouco a pouco galgara diversos escalões.
Participara da conquista da Argélia tornando-se posteriormente oficial de administração em Sebdu, na região de Orã.
Culto e letrado, deixou várias obras (que se perderam), como, por exemplo, traduções do Corão, discursos militares, tratados de estratégia, etc..
Com a capitulação de Abdel-Kader, retorna à França e seu batalhão fica estacionado nas Ardenas. Pouco após o casamento, deixa sua mulher Vitalie e volta à vida militar em Lyon.
No outono de 1854 permanece alguns dias em Charleville para acompanhar o nascimento de Arthur, retornando novamente a seu batalhão.
No fim de 1856 recebe autorização para passar algum tempo com a família.
Neste período nascem Vitalie, em 1858, que viverá apenas dezessete anos, e Isabelle, em 1860, que se tornará grande amiga do poeta e o assistirá em seus derradeiros dias.
O capitão Rimbaud percorre com sua unidade a Alsácia e suas tentativas de retorno à vida familiar se revelarão infrutíferas, pois Vitalie tornara-se autoritária e insuportável.
Após infindáveis discussões com a mulher, volta definitivamente a seu regimento e nunca mais de ouvirá falar nele.

 

MULHERES BONITAS


Ana Afonso
Posted by Picasa

quinta-feira, outubro 19, 2006

 

IMAGEM DO DIA


O compadre Jesuíno adaptou a sua motocicleta para andar consumindo estrume de vaca! Cabecinha pensadora...
Posted by Picasa

 

RAUL SOLNADO


Posted by Picasa Nasceu em Lisboa no dia 19 de Outubro de 1929.
Iniciou uma verdadeira carreira de sucessos, quase sempre como cómico , ele próprio dizia que "fazer rir é uma necessidade", em que tirou partido de suas características pessoais, incluindo a espontaneidade.
Actualmente apresentando as suas " conversas " continua fantástico e actual, está para durar, continuando a encantar os milhares de espectadores que, em qualquer sala de espectáculos do País, acorrem para o aplaudir.

 

CARICATURA DO DIA


Charles Bronson
Posted by Picasa

 

O REMEXIDO


Posted by Picasa Remexido ou Remechido (como se escrevia no século XIX), nome por que ficou conhecido José Joaquim de Sousa Reis (Estômbar, 19 de Outubro de 1797 - Faro, 2 de Agosto de 1838) foi um célebre guerrilheiro, que nasceu no Algarve em 1796, em Estombar.
Casou-se em S. Bartolomeu de Messines.
Deve-se, aliás, ao seu casamento, o nome por que ficou conhecido, já que se rebelou (remexeu) contra o seu tutor, que lhe proibia o casamento.
Era um homem de posses, capitão de ordenanças, além de exercer a função de recebedor do concelho.
Servindo D. Miguel, derrotou, em conjunto com o general Tomás Cabreira, o famoso Sá da Bandeira, na batalha de Sant’ Ana.
Estava-se na época da guerra civil, entre liberais e miguelistas.
Quando o primeiro duque da Terceira tomou conta do Algarve, o Remechido escondeu-se na serra algarvia, onde, recorrendo a uma táctica de guerrilha e apoiado por serranos, venceu sistematicamente as tropas governamentais.
Diversos crimes foram cometidos em seu nome e rapidamente se tornou uma lenda de temor que se espalhou até ao Alentejo.
Contudo, estudos recentes parecem ilibá-lo de tais crimes e acções ignominiosas.
De facto, queimaram-lhe a casa, açoitaram-lhe publicamente a mulher por não revelar onde ele se encontrava escondido e, por fim, mataram-lhe um filho de 14 anos.
Revoltado contra tal crueldade, vingou-se como podia e jamais se entregou, mantendo a sua acção de guerrilha mesmo depois da Convenção de Evoramonte.
Procurava castigar os que os perseguiam, mas perdoava aos soldados que lhe caíam nas mãos, porque desempenhavam um serviço que eram obrigados a fazer.
Por fim, foi capturado, levado a Conselho de Guerra e fuzilado em Faro.
Julgado por um Conselho pouco simpatizante da "causa miguelista", e mesmo tendo-lhe a rainha D. Maria II concedido o perdão, tal ordem não foi cumprida e fuzilaram-no por interesses políticos e pessoais.

 

ANTONIO GRANJO


Posted by Picasa António Joaquim Granjo nasceu em 27 de Dezembro de 1881, em Chaves.
Era filho de pais humildes e trabalhadores, que, com muita dificuldade, vieram a propiciar a seu filho um futuro digno e promissor.
Fez os seus estudos primários em Chaves, parte desses no Colégio de S. Joaquim, sempre com as melhores classificações.
Ainda como estudante colaborou em vários jornais locais, como “A Alvorada” e “A Aurora”, nos quais expandiu a sua brilhante veia de versejador e ensaísta.
Embora fosse desejo de sua mãe ser um dia sacerdote - e até frequentou os dois primeiros anos do Curso de Teologia em Coimbra - acabou por formar-se em Direito, em 1907.
Nesse mesmo ano, durante a greve académica, foi entre todos os seus colegas escolhido para redigir o manifesto de protesto da Academia dirigido ao Governo. Publicou ainda em Coimbra o seu primeiro livro em prosa, intitulado “Delitos de uma Mocidade”.
Voltou a Chaves no ano de 1907 e abriu escritório de advogado, tornando-se um dos profissionais mais brilhantes de toda a província.
Defensor incansável do ideal republicano, realizou em Chaves uma intensa campanha de propaganda, prenunciadora da seguinte implantação da República.
Em 1909, aparecem os seus primeiros livros de versos: “Águas” e “Do Povo a sua Majestade Dª Amélia”. Funda o jornal “O Semanário”.
É o primeiro administrador do concelho de Chaves depois da implantação da República e eleito deputado (em 1911) na Assembleia Constituinte.
Funda o jornal “O Republicano” (Chaves, 1912).
Luta ao lado das forças governamentais durante as incursões monárquicas de 1911 e 1912, a que ficou ligado pela notável dedicação e valentia.
Adepto incondicional da entrada de Portugal na guerra de 1914-18, é incorporado nas fileiras e segue para França, combatendo nas trincheiras e tomando parte em várias acções.
Um ano mais tarde, escreve o livro “A Grande Aventura”, memória desse período.
Depois do regime Sidonista faz parte do Comité Revolucionário Republicano e colabora em Chaves, ao lado de Ribeiro de Carvalho, contra a Monarquia do Norte (1918/19).
Presidente da Câmara Municipal de Chaves de Fevereiro a Junho de 1919.
Abandona por imperativos partidários e nacionais, vindo a ocupar em Lisboa o seu lugar no Parlamento.
Deputado do Partido Evolucionista e depois fundador do Partido Republicano Liberal e membro do Directório desse partido.
Ministro da Justiça no Gabinete Domingos Pereira, distinguindo-se por uma brilhante acção legislativa.
Director do jornal “A República”, em Lisboa, por sucessão do Dr. António José de Almeida. Presidente de Ministério em Julho de 1920 e em Agosto de 1921.
Acção reformadora e pertinente na pacificação da vida política nacional.
Foi assassinado no Arsenal, em Lisboa, em 19 de Outubro de 1921.

 

ALENTEJANANDO



O compadre Geraldo, taxista do Redondo, vem a Lisboa e vê uma rapariga muito gira a pedir boleia.
Pára ao pé dela e abre a janela do lado do pendura.
Mete conversa.
A moça mete a cabeça dentro do carro, ele fecha a janela e a pobre fica com a cabeça entalada.
Ele sai do carro, vai por detrás dela e abusa da jovem.
Volta para o carro e comenta sobranceiro:
- Nós, os taxistas alentejanos, somos muito espertos, não somos?Responde a jovem:
- São sim senhor. Mas nós, os travestis de Lisboa, ainda somos mais.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

FREE hit counter and Internet traffic statistics from freestats.com