sábado, novembro 18, 2006

 

IMAGEM DO DIA


Já se aleijou no umbigo!
Posted by Picasa

 

VESPASIANO


Posted by Picasa Tito Flávio Sabino Vespasiano que nasceu perto de Rieti no dia 18 de Novembro de 9 e faleceu em Aquae Cutiliae no dia 23 de Junho de 79, foi um imperador da Antiga Roma, o primeiro da dinastia Flávia, que ocupou o Poder em 69 d.C., logo após o suicídio de Nero (68) e o conturbado Ano dos quatro imperadores(69).
Foi proclamado imperador pelos seus próprios soldados em Alexandria.
Sucederam-lhe sucessivamente dois dos seus filhos, Tito e Domiciano.
De origem modesta, caráter enérgico e hábitos austeros, promoveu a pacificação e o aumento do poder romano nas províncias, prosseguindo a conquista da Bretanha.
Em 69 d.C., ocupava-se do assédio à Jerusalém.
Ao tornar-se Imperador, seu filho mais velho, Tito - a quem entregou o cargo de prefeito da Guarda Pretoriana e nomeou seu sucessor conjuntamente com o irmão mais novo Domiciano -, terminou o assédio, esmagando a revolta judaica do ano 70.
Jerusalém foi destruída e meio milhão de judeus morreram e 100.000 foram escravizados.
Os sobreviventes que abandonaram a Palestina vieram a engrossar as comunidades da diáspora (dispersão), e o judaísmo sobreviveu em torno das sinagogas.
Um arco do triunfo entre o Fórum e o Coliseu celebrou a vitória sobre os judeus.
Vespasiano restaurou o Império, restabeleceu as finanças, reformulou o Senado e a Ordem Eqüestre. Reprimiu a sublevação da Gália e enviou Agrícola à Bretanha, mas incompatibilizou-se com os meios senatoriais.O Coliseu de Roma, também é chamado de Anfiteatro Flávio.
O período de seu governo ficou marcado por uma eficaz administração econômica quer na capital do império quer nas províncias, com um aumento significativo do tributo anual e a implementação de medidas econômicas muito mais severas, o que permitiu atingir níveis de progresso assinaláveis nas finanças do Estado, tendo inclusive angariado fundos para a construção do templo dedicado a Júpiter Capitolino e para o Coliseu de Roma (ou "Anfiteatro Fláviano").
Vespasiano morreu depois de dez anos de um reinado benéfico para o seu povo.

 

CARICATURA DO DIA


Peter Lorie
Posted by Picasa

 

PETER SCHMEICHEL


Posted by Picasa Peter Boleslaw Schmeichel (Gladsaxe, 18 de Novembro de 1963 - ) é um guarda-redes dinamarquês aposentado. Defendeu por muitos anos a Selecção Dinamarquesa de Futebol, sendo o que mais actuou, 129 partidas.
Jogou no Manchester United no fim da década de 90, onde conquistou a Liga dos Campeões e o Mundial Interclubes. Jogou também no Sporting Clube de Portugal.
Foi eleito um dos melhores goleiros do mundo em todos os tempos.

 

GUILHERME TELL


Posted by Picasa Guilherme Tell (em alemão Wilhelm Tell) foi um herói lendário do início do século XIV, de disputada autenticidade histórica, que se pensa ter vivido no cantão de Uri, na Suíça.
O nome Guilherme Tell surge tipicamente associado à guerra de libertação nacional da Suíça face ao império Habsburgo da Áustria.
Guilherme de Bürglen era conhecido como um especialista no manejo da besta.

Na altura, os imperadores Habsburgos lutavam pelos domínios de Uri e, para testar a lealdade do povo aos imperadores, Albrecht Gessler, um governador austríaco tirano, pendurou num poste um chapéu com as cores da Áustria, numa praça de Altdorf.
Todos que por lá passassem teriam de fazer uma vénia como prova do seu respeito.
O chapéu estava guardado por soldados que se certificariam que as ordens do governador eram cumpridas.
Um dia, Guilherme e seu filho passaram pela praça e não saudaram o chapéu.

Prenderam-no imeditamente e levaram-no à presença do governador que, reconhecendo-o, o fez, como castigo, disparar a besta a uma maçã na cabeça do filho. Tell tentou demover Gessler, sem sucesso; o governador ameaçaria ainda matar ambos, caso não o fizesse.
Tell foi assim trazido para a praça de Altdorf, escoltado por Gessler e os seus soldados.

Era o dia 18 de Novembro de 1307 e a população amontoava-se na expectativa de assistir ao castigo (e, sobretudo, ao seu culminar).
O filho de Guilherme foi atado a uma árvore, e a maçã foi colocada na sua cabeça.
Contaram-se 50 passos. Tell carregou a besta, fez pontaria calmamente e disparou.
A seta atravessou a maçã sem tocar no rapaz, o que levaria a população a aplaudir os dotes do corajoso arqueiro.
Não obstante, Guilherme trazia uma segunda seta. Gessler, ao vê-la, perguntou porque ele a trazia. Tell hesitou. Gessler, apressando a resposta, assegurou-lhe que se dissesse a verdade, a sua vida seria poupada.

Guilherme responder: "Seria para atravessar o seu coração, caso a primeira seta matasse o meu filho".
Indignado, Gessler mandou o rebelde para a prisão alegando que dignaria a sua promessa deixando-o viver — mas preso, no castelo de Küsnacht.

Guilherme foi levado acorrentado de imediato para um barco em Flüelen, onde esperou que Gessler e seus soldados embarcassem. Não muito distante do porto, deu-se uma tempestade.
O Föhn, um vento do Sul, causava ondas tão altas que dificultou a viagem, praticamente arremessando o barco contra as rochas. Os que lá viajavam, assustados, gritaram: "Só Guilherme Tell nos pode salvar!".
Gessler libertou Tell, que conduziu barco em segurança ao sopé da Montanha Axenberg, perto de uma rocha chamada Tellsplatte.
Quando amarou, Tell tirou uma lança a um soldado, saltou do barco e, empurrando-o com os pés, fugiu pelo condado de Schwyz.

Gessler conseguiu sobreviver à tempestade e chegou ao castelo de Küsnacht nessa mesma noite. Tell ter-se-ia escondido nuns arbustos num beco que levaria à residência do governador.
Assim que Gessler e os seus apareceram, Tell matou-o com uma seta da sua besta, libertando o país da tirania do governador.
Segundo a lenda, este evento marcou o início a revolta que ocorreu a 1 de Janeiro de 1308.

 

ALENTEJANANDO


Posted by Picasa O compadre Inácio andava muito descontente com a vida pois tinha uma pila muito pequena e, pensando bem nisso, resolveu ir ao médico.
Foi ao consultório e disse:
- Ó sôtor e eu que gostava de passar o ano com a minha pila a arrastar no chão.
E o médico disse:
- Mas isso é doloroso.
- Deixe lá eu não me importo, respondeu o Inácio.
No dia seguinte acorda, olha-se no espelho e diz:
- Mas que maravilha o sôtor o que me fez?
- Cortei-lhe as pernas!!

 

JAMES COBURN


Posted by Picasa James Coburn (Henry J. Waternoose), ganhador de um Oscar, é um actor que possui alguns dos créditos mais impressionantes em todas as áreas da indústria de espectáculos.
Nascido em Nebraska em 1928, James Coburn começou actuando no colégio da cidade de Los Angeles.
Foi ali que ganhou seu primeiro prêmio como actor secundário e onde pôde dividir o palco com lendas como Vincent Price.
Ao mudar-se para Nova York, trabalhou em vários comerciais de televisão em séries dramáticas como Studio One e General Electric Theatre.
Cinco anos depois mudou-se novamente para Los Angeles e continuou com seus estudos sob a instrução de Jeff Corey.
Depois de sua incrível actuação no filme de John Sturges The Magnificent Seven, Coburn ofereceu ao público de todo o mundo papéis em filmes como The President's Analyst (o qual ele mesmo produziu), The Great Escape, Golden Girl e as paródias de espionagem Our Man Flint e In Like Flint.
Seu papel como protagonista na minisérie da CBS The Dain Curse o tornou um sucesso entre a crítica.
O actor também protagonizou High Risk, Looker, Mr. Patman, e para a televisão Valley of the Dolls, Malibu e Draw.
Dois dos papéis preferidos de Coburn, Pat Garrett e Billy the Kid, lhe permitiram integrar o elenco do lendário director Sam Peckinpah.
Durante o percurso de sua carreira, Coburn co-protagonizou filmes junto a muitos dos talentos mais famosos de Hollywood, incluindo Mel Gibson em Maverick e Payback, Arnold Schwarzenegger em Eraser, e Eddie Murphy em The Nutty Profesor.
Em 1999 ganhou um Oscar como Melhor Actor secundário por seu papel em Affliction, junto a Nick Nolte.
Seus créditos mais recentes na televisão incluem The Cherokee Kid, The Second Civil War e Proximity para HBO; Mastergate e Walter and Henry para Showtime; e Mr. Murder para ABC. Também protagonizou Noah's Ark para Hallmark e Hall of Fame, Atticus, Shake e Rattle and Roll para CBS.
Faleceu no dia 18 de Novembro de 2002.

 

MARCEL PROUST


Posted by Picasa Valentin Louis Georges Eugène Marcel Proust que nasceu a 10 de Julho de 1871 e faleceu a 18 de Novembro de 1922 é um escritor francês.Filho de Adrien Proust, um professor de Medicina famoso, e Jeanne Weil, alsaciana de origem judia, Marcel Proust nasceu em Paris numa família rica que lhe assegurou uma vida tranqüila e lhe permitiu freqüentar os salões da alta sociedade da época.Após estudos no liceu Condorcet, prestou serviço militar em 1889. Devolvido à vida civil, assistiu na École libre des sciences politiques os cursos de Albert Sorel e Anatole Leroy- Beaulieu; e na Sorbonne os de Henri Bergson cuja influência sobre a sua obra será essencial.Em 1900, efectua uma viagem à Veneza e se dedica as questões de estética. Publica várias traduções do crítico de arte inglesa John Ruskin ( 1904 ). Paralelamente a artigos que relatam a vida mundana publicados nos grandes jornais (entre os quais o Le Figaro), escreve Jean Santeuil, uma grande novela deixada incompleta e que continuará a ser inédito, e publica os Prazeres e os Dias (Les Plaisirs et les Jours), uma reunião de contos e poemas.Após a morte dos seus pais, a sua saúde já frágil deteriora-se mais. Ele vive recluso e esgota-se no trabalho. A sua obra principal, Em Busca do Tempo Perdido (À la recherche du temps perdu), é publicada entre 1913 e 1927, o primeiro volume editado à custa do autor na pequena editora Grasset ainda que muito rapidamente as edições Gallimard recuam a sua recusa e aceitam o segundo volume. À sombra das raparigas em Flor pela qual recebe em 1919 o prêmio Goncourt.A homossexualidade é latente na sua obra principalmente em Sodoma e Gomorra e volumes subseqüentes. Trabalha sem repouso à escrita dos seis livros seguintes de Em Busca do Tempo Perdido , até 1922. Ele morre esgotado, atingido por uma bronquite mal cuidada.

 

O SANTO DO DIA


Posted by Picasa Santo Frediano
Frigianu ou Frigdianus, assim os registos antigos indicam seu nome, teria nascido na Irlanda, numa data desconhecida do século IV.
Cristão e monge, teria saído de sua terra natal como peregrino e estudante, com destino à Roma.
Mais tarde existe a notícia de sua permanência na Itália, nos arredores da cidade Luca, na Toscana, vivendo como ermitão.
A presença do monge foi notada pela população tipicamente rural, sempre castigada pelas enchentes do rio Serchio que ladeava a cidade.
A sua vida austera, de trabalho, oração e penitência, somada à sabedoria e cultura, logo se fizeram evidentes. Também sobressaia sua energia e liderança.
O clero local e o povo decidiram que Frediano era o cidadão mais indicado para seu Bispo. Possuía os dotes naturalmente sempre valorizados, e que, especialmente nesse período histórico tão tumultuado do país, eram essenciais.
Foi eleito e consagrado Bispo de Luca, em 560. Certamente um facto inusitado.
Utilizou toda a ciência que possuía sobre matemática, engenharia, agricultura e hidrografia, para ajudar a população.
A sua acção logo ganhou fama de prodígio. O mais divulgado, e que o celebrizou, foi o que cita do desvio do curso do rio Serchio e do conseqüente beneficio causado à toda a zona rural de Luca. Segundo a tradição, Frediano traçou com um restelo o novo curso do rio, no qual, por meio de um prodígio, as águas se canalizaram imediatamente.
Conduziu o rebanho de sua diocese com muito zelo e caridade. Sempre cuidando dos pobres, era incansável, na busca de esmolas para construir asilos, creches, hospitais, igrejas e mosteiros.
O Bispo Frediano morreu no dia 18 de março de 588. A partir de então a fama de santidade de Frediano e, o célebre episódio do rio Serchio, se expandiu e a sua devoção se fez ainda mais intensa, após sua morte.
Inclusive foi citada no livro "Diálogos", escrito pelo Papa São Gregório Magno, seu contemporâneo. Também as congregações que se estabeleceram na sua basílica em Luca, difundiram muito seu culto. Depois o impulso veio do facto que, em pleno período medieval, para evitar saques por parte dos piratas e invasores, o corpo de Santo Frediano, fora sepultado num lugar escondido, no cemitério da igreja.
E ele só foi localizado por acaso, muitos meses depois, durante o sepultamento de uma jovem, que quase foi colocada onde era o seu túmulo.
Mas tempos depois, sua obra floresceu da bem antiga e pequena comunidade monástica, dos conhecidos "cônegos de São Frediano", os quais o Bispo Anselmo de Baggio, quando se tornou Papa Alexandre II indicou para dirigir o mosteiro de São João de Luterano, em Roma.
A sua festa ocorre no dia 18 de novembro, data que recorda o traslado das suas relíquias no século XI, para a actual basílica de São Frediano, em Luca.

 

O ALEIJADINHO


Posted by Picasa Antônio Francisco Lisboa, popularmente conhecido como o Aleijadinho, nasceu no dia 27 de Agosto de 1738 na antiga Vila Rica, actual Ouro Preto, então capital da opulenta província das Minas Gerais do Ouro, filho bastardo do arquitecto português Manoel Francisco Lisboa e de uma de suas escravas africanas.
Morreu no dia 18 de Novembro de 1814 na mesma cidade, em situação de extrema pobreza e no meio de grandes sofrimentos, produzidos por uma doença degenerativa de natureza desconhecida, em virtude da qual perdeu progressivamente o uso dos dedos das mãos e dos pés, sendo obrigado a andar de joelhos e a ter os instrumentos atados para poder esculpir.

 

CABO DA BOA ESPERANÇA


Posted by Picasa O Cabo da Boa Esperança é um cabo situado no extremo sul do continente Africano.
Foi dobrado pela primeira vez no dia 18 de Novembro de 1487 pelo navegador português Bartolomeu Dias.
Contam as crónicas da época que, como foi avistado depois de vários dias em que os marinheiros sofreram violentas tempestades (tormentas), Bartolomeu Dias lhe pôs o nome de Cabo das Tormentas, mas o rei João II de Portugal mudou-lhe o nome porque, ao ser dobrado, mostrou a ligação entre o Oceano Atlântico e o Oceano Índico e prometia a tão desejada chegada à Índia.
Chamou-lhe, por isso, Cabo da Boa Esperança - o topónimo que se perpetuou.
O mercador holandês Jan van Riebeeck estabeleceu um posto de reabastecimento no cabo em 6 de Abril de 1652, que mais tarde evoluíu para se tornar na Cidade do Cabo.
Actualmente, o Cabo da Boa Esperança pertence à África do Sul, Província do Cabo Ocidental.

 

MULHERES BONITAS


Gena Lee Nolin
Posted by Picasa

sexta-feira, novembro 17, 2006

 

QUEM É?


Posted by Picasa Baixa, de olhos ruins, amarelenta,
Usando só de raiva e de impostura,
Triste de facha, o mesmo de figura,
Um mar de fel, malvada e quezilenta;

Arzinho confrangido que atormenta,
Sempre infeliz e de má catadura,
Mui perto de perder a compostura,
É cruel, mentirosa e rabugenta.

Rosto fechado, o gesto de fuinha,
Voz de lamento e ar de coitadinha,
Com pinta de raposa assustadinha,
É só veneno, a ditadorazinha.

Se năo sabes quem é, dou-te uma pista:
Prepotente, mui gélida e sinistra,
Amarga, matreira e intriguista,
Abusa do poder... e é ministra.


Dou-te um doce...se adivinhares!!!!


 

IMAGEM DO DIA


Bonita cadeira!
Posted by Picasa

 

MARIA DE INGLATERRA


Posted by Picasa Maria I (18 de Fevereiro 1516 - 17 de Novembro 1558) foi Rainha de Inglaterra e da Irlanda, da casa de Tudor, desde 19 de Julho de 1553 até à sua morte.
É lembrada pela sua tentativa de restabelecer o Catolicismo como religião oficial, depois do movimento protestante iniciado nos reinados anteriores.
Para tal mandou perseguir e executar cerca de 300 alegados heréticos, o que lhe valeu o cognome Bloody Mary (Maria, a Sangüinária).
Muitas das suas iniciativas políticas nesta esfera foram no entanto abandonadas pela sua sucessora Isabel I.

 

CARICATURA DO DIA


Robert de Niro
Posted by Picasa

 

CONVENTO DE MAFRA


Posted by Picasa Palácio Nacional de Mafra, foi construído durante o reinado de D. João V, em consequência de um voto que o jovem rei fizera se a rainha D. Mariana de Áustria lhe desse descendência.
Há também quem defenda que a obra se construiu por vias de uma promessa feita relativa a uma doença de que o rei padecia.
O nascimento da princesa D. Maria Bárbara determinou o cumprimento da promessa.
Este palácio e convento barroco domina a vila de Mafra.
O trabalho começou a 17 de Novembro de 1717 com um modesto projecto para abrigar 13 frades franciscanos, mas o dinheiro do Brasil começou a entrar nos cofres, pelo que D. João e o seu arquitecto, Johann Friedrich Ludwig que estudara na Itália, iniciaram planos mais ambiciosos. Não se pouparam a despesas.

A construção empregou 52 000 trabalhadores e o projecto final acabou por abrigar 330 frades, um palácio real, umas das mais belas bibliotecas da Europa, decorada com mármores preciosos, madeiras exóticas e incontáveis obras de arte.
A magnifica basílica foi consagrada no 41.º aniversário do rei, em 22 de Outubro de 1730, com festividades de oito dias.
O palácio só era popular para os membros da família real, que gostavam de caçar na tapada. Hoje em dia decorre um projecto para a preservação dos lobos ibéricos.

As melhores mobílias e obras de arte foram levadas para o Brasil, para onde partiu a família real quando das invasões francesas, em 1807.
Desconhece-se, no entanto, o destino da maior parte desse património, visto que não constam em qualquer acervo museológico brasileiro.
O mosteiro foi abandonado em 1834, após a dissolução das ordens religiosas.
Durante os últimos reinados da Dinastia de Bragança, o Palácio foi utilizado como residência de caça e dele saiu também em 5 de Outubro de 1910 o último rei D. Manuel II para a praia da Ericeira, onde o seu iate real o conduziu para o exílio.
No palácio pode-se visitar, a farmácia, com belos potes para medicamentos e alguns instrumentos cirúrgicos, o hospital, com 16 cubículos privados de onde os pacientes podiam ver e ouvir missa na capela adjacente, sem saírem das suas camas.

No andar de cima, as sumptuosas salas do palácio estendem-se a todo o comprimento da fachada ocidental, com os aposentos do rei numa extremidade e os da rainha na outra, a 232 m de distância.
Ao centro, a imponente fachada é valorizada pelas torres da basílica coberta com uma cúpula.
O interior é forrado a mármore e equipado com seis orgãos do príncipio do século XIX, com um repertório exclusivo que não pode ser tocado em mais nenhum local do mundo.
O átrio da basílica é decorado por belas esculturas da Escola de Mafra, criada por D. José I em 1754, foram muitos os artistas portugueses e estrangeiros que aí estudaram sob a orientação do escultor italiano Alessandro Giusti.
A sala de caça exibe troféus de caça e cabeças de javalis.
O Palácio possui ainda dois carrilhões, mandados fabricar em Antuérpia por D. João V, com um total de 92 sinos que pesam mais de 200 mil quilos e são considerados dos maiores e melhores do mundo.
Contudo o maior tesouro de Mafra é a biblioteca, com chão em mármore, estantes rococó e uma colecção de mais de 40 000 livros com encadernações em couro gravadas a ouro, incluíndo uma primeira edição de Os Lusíadas de Luís de Camões.
Foi classificado como Monumento Nacional em 1910.

 

RAINHA D. LEONOR


Posted by Picasa D. Leonor de Portugal (ou Leonor de Viseu; 2 de Maio de 1458 - 17 de Novembro de 1525) foi uma princesa portuguesa da casa de Avis e rainha de Portugal desde 1481 até 1495, pelo seu casamento com João II de Portugal.
Leonor era filha do príncipe D. Fernando, Duque de Viseu e Condestável do Reino (filho do rei Duarte I de Portugal) e de Beatriz, também ela uma princesa de Avis.

Entre os seus irmãos contavam-se Manuel, Duque de Beja, e Diogo, Duque de Viseu.
Em 22 de Janeiro de 1470, casou-se com o rei D. João II, o qual era seu primo pelo lado paterno e materno.

Mesmo após a morte do rei, em 1495, a rainha mãe continuou a ser conhecida como rainha D. Leonor (ou a Rainha Velha) até à sua morte, sendo bastante respeitada na corte.
Teve dois filhos de João, um morto à nascença, e outro (D. Afonso de Portugal), presumível herdeiro do trono, morto num suspeito acidente de cavalo na valada de Santarém, em 1491.

O rei teve um bastardo de uma outra Senhora da Corte e dama da princesa D. Joana, a Beltraneja -D.Ana Furtado de Mendonça- antes do seu casamento com a rainha D. Leonor, o duque de Aveiro e Coimbra, Jorge de Lencastre.
Tentou então por todos os meios legitimar o filho, no que foi impedido pela esposa, que terá obrigado o rei a perfilhar como filho e a designar como herdeiro do trono português o seu irmão D. Manuel - o varão legítimo mais próximo do rei, que subiria ao trono em 1495 após a sua morte, como D. Manuel I, O Venturoso.
Esteve na origem da fundação do hospital termal das Caldas da Rainha, cujo nome foi dado em sua honra. Ainda hoje as Caldas da Rainha mantêm como armas, o brasão da Rainha D. Leonor, ladeado à esquerda pelo seu próprio emblema (o camaroeiro) e, à direita, pelo emblema de D. João II (o pelicano).

Ao manter estas armas, a cidade é das poucas povoações do país a possuir um brasão anterior à normalização da heráldica municipal levada a cabo no princípio do séc. XX.
Faleceu no paço de Enxabregas.

Quis ficar sepultada no Convento da Madre de Deus, em campa rasa, num lugar de passagem, para que todos a pisassem, gesto de humildade que comoveu a nação.

 

ALENTEJANADO


A comadre Vitalina resolveu ir visitar o neto que estava na tropa em Vendas Novas e quando entrou no quartel foi directa para a sala dos oficiais:
- Capitão, eu vim visitar o meu neto, Sérgio Ricardo. Ele está cá no quartel, não está?
- Devia estar devia sim, mas hoje pediu licença para ir ao funeral da senhora.

 

MARTIN SCORSESE


Posted by Picasa Martin Scorsese nascido em 17 de Novembro de 1942 em Queens, Nova Iorque) é um cineasta realizador norte-americano.
Críticos e estudiosos do cinema chamam-lhe “ o maior realizador Americano vivo”; vários dos seus filmes ocupam lugar de destaque nas listas dos melhores filme do “American” Film Institute” e na lista dos 250 melhores da “Internet Movie Database”.
Embora seja alvo de grande admiração, e um dos nomes mais reconhecidos da indústria cinematográfica americana, nunca ganhou nenhum óscar.
Scorsese queria ser padre, e muitos dos seus filmes trazem o selo da sua devoção católica.
Muito cedo foi mordido pelo bichinho do cinema, tendo admitido a sua obsessão pelo cinema; essa obsessão está patente no documentário de 3 horas e 45 minutos que realizou em 1995, chamado “ A personal journey with Martin Scorsese through american movies”.
Scorsese frequentou a escola de cinema da Universidade de Nova Iorque; fazia filmes curtos, um dos quais – “The big shave” – ficou famoso na altura.
O seu primeiro “filme a sério” – “Who´s that knocking at my door” com o seu colega de escola Harvey Keitel, e a partir daí tornou-se conhecido dos chamados “movie brats” da anos 70: Francis Ford Coppola, George Lucas e Brian de Palma.
Foi Brian de Palma que o apresentou a Robert de Niro, de quem se tornou amigo íntimo, tendo trabalho juntos em vários projectos.
Em 1972 dirigiu “Boxcar Bertha” para o famoso produtor de filmes B, Roger Corman que também tinha dado a primeira oportunidade a Coppola.
“Boxcar Bertha” ensinou Scorsese a fazer filmes baratos e depressa, preparando-o para o seu primeiro filme com de Niro, Mean streets.
Aclamado pela crítica, “mean streets” foi o pontapé de saída para Scorsese e de Niro.
A actriz Ellen Bustyn, escolheu Scorsese para dirigir o filme Alice doesn’t live here anymore em 1974, pelo qual ganhou o óscar de melhor actriz.
Em 1976, Scorsese deixou o mundo do cinema de boca aberta com Táxi driver.
O filme é protagonizado por Robert de Niro e Jodie Foster, que têm performances brilhantes, num retrato considerado dos mais violentos e crus sobre a vida em Nova Iorque alguma vez levado à tela.
Cinco anos mais tarde, Ronald Reagan, presidente dos Estados Unidos, foi quase assassinado por um jovem que justificou o seu acto com a obsessão que sentia pela personagem de Jodie Foster neste filme.
Taxi driver recebeu quatro nomeações para os óscares, incluindo o de melhor filme, e encorajou Scorsese a avançar para o seu primeiro projecto arrojado, New York, New York.
Este tributo musical à cidade natal de Scorsese, resultou num enorme falhanço de bilheteira, e a má recepção que teve levou Scorsese a uma depressão nervosa; mesmo assim conseguiu a inspiração para realizar o que será provavelmente o melhor filme de rock, The last waltz, que documenta o último concerto dos The Band em 1978.
Em 1978 fez também um outro documentário chamado “American boy”. Convencido de que não faria mais nenhum filme, devido ao seu estado de saúde precário, colocou todas as suas energias na realização de Raging bull; amplamente reconhecido como sendo uma obra-prima, o filme recebeu oito nomeações para os óscares, incluindo as de “melhor filme”, “melhor actor” (Robert de Niro) e pela primeira vez, a de “melhor realizador”.
Robert de Niro ganhou, mas Scorsese perdeu para o primeiro filme de Robert Redford.
Isto manteve Scorsese na produção de filmes, mas sem um grande êxito de bilheteira, teve que continuar a lutar para os conseguir realizar.
Até meio dos anos 80 Scorsese fez mais três filmes “menores”, The king of comedy, After hours e The color of money. O último era protagonizado por Paul Newman e Tom Cruise, e deu a Newman o seu primeiro óscar como actor principal, assim como deu a Scorsese a segurança para iniciar um projecto que há muito lhe era querido, The last temptation of Christ.
Scorsese filmou “The last temptation of Christ” com um pequeno orçamento, sabendo que o filme seria controverso e que por isso não lhe traria grandes dividendos comerciais.
No entanto, nada lhe fazia prever o furor que o filme causaria: grandes protestos nacionais (incluindo alguns a favor), nunca antes vistos por causa de um filme.
Scorsese recebeu a sua segunda nomeação para melhor realizador, que no entanto viria a perder para Barry Levinson. O apoio que lhe foi dado por importantes figuras políticas, impediu que ele se tornasse num proscrito em Hollywood, e deu-lhe o ímpeto para filmar Goodfellas, que se tornou no seu filme mais visto de sempre e provavelmente no seu maior êxito de bilheteira.
Com “Goodfellas”, Scorsese retornava à sua nativa Nova Iorque, e voltava a trabalhar com Robert de Niro e Joe Pesci. Este filme sobre a vida de um gangster, foi considerado o melhor filme sobre a máfia desde Godfather de Coppola, e assegurou a Scorsese um lugar entre os melhores realizadores de sempre. Conseguiu com ele a sua terceira nomeação, mas mais uma vez perdeu para um estreante, desta vez Kevin Kostner.
Seguidamente dirigiu um “remake” do thriller de 1963 Cape fear, que provou a Hollywood que Scorsese era capaz de conseguir um êxito de bilheteira.
No entanto os seus projectos continuavam a ser mais virados para a aclamação pela crítica, [The age of innocence] e Kundun, que apenas conseguiram receitas razoáveis.
Continuou envolvido nos filmes durante os anos 90, com pequenas aparições como actor em filmes como “Quis show” e “Search and destroy”, e ajudando à revelação de novos talentos. Revisitou “Táxi driver” com “Bringing out the dead”, enquanto a crítica disse que Casino era o retorno de “Goodfellas”.
A produção de “Gangs of New York”, em [2002], foi vista como a sua aventura mais arriscada até à altura. Filmado originalmente para ser lançado no Inverno de 2001 (para se qualificar para a nomeação dos óscares), Scorsese adiou a produção final até ao início de 2002; consequentemente, o estúdio adiou-o quase um ano para ser apresentado na época seguinte dos óscares. Com um orçamento de mais de 100 milhões de dólares, este foi o trabalho mais dispendioso de Scorsesee. As críticas ao filme foram moderadamente positivas. Em Fevereiro de 2003 “Gangs of New York” recebeu dez nomeações para os óscares; recebendo a sua quarta nomeação para melhor realizador, muitos pensaram que seria desta vez que Scorsese levaria o óscar, mas , em vez disso foi Polanski quem levou o troféu.Scorses foi um dos editores do filme Woodstock. Tal como Coppola, James Cameron, “John Sayles” e outros, Scorsese começou a sua carreira como realizador trabalhando em filmes de baixo orçamento com Roger Corman.Scorsese é o presidente da Film Foundation, uma organização não lucrativa dedicada à preservação dos filmes mudos.

 

ROCK HUDSON


Posted by Picasa Roy Harold Sherer Jr. nasceu a 17 de Novembro de 1925, em Illinois nos EUA. A sua passagem pelo mundo do cinema foi um sucesso.
Assinou um contrato com a Universal Studios, empresa que lhe mudou o nome para Rock Hudson e, em 1948, no seu primeiro filme, "Fighter Squadron", tinha uma única fala durante todo o filme.
Mas este foi apenas o primeiro filme de uma carreira ímpar.
Em 1984, Rock Hudson anunciou publicamente que estava a morrer de sida.
Foi a primeira figura pública a fazê-lo.
O mundo ficou chocado por saber que o ícone masculino favorito de Hollywood era homossexual. Foi este anúncio que desencadeou, a nível mundial, as primeiras investigações sobre a doença. Um ano depois, no dia 2 de Outubro de 1985, Hudson morreu.

 

O SANTO DO DIA


Posted by Picasa Santa Isabel da Hungria
Isabel da Hungria era princesa, foi rainha e se fez santa.
Era a filha do rei André II da Hungria e da rainha Gertrudes de Merano, actual território da Itália.
Nasceu no ano de 1207, e naquele momento foi dada como esposa a Luís, príncipe da Turíngia, actual Alemanha.
Desde os quatro anos viveu no castelo do futuro marido, onde foram educados juntos. O jovem príncipe Luís amava verdadeiramente Isabel, que se tornava cada dia mais bonita, amável e modesta.
Ambos eram católicos fervorosos. Luís admirava a noiva, amável nas palavras e atitudes, que vivia em orações e era generosa em caridade com pobres e doentes.
A mãe de Luís, não gostava da devoção da sua futura nora, assim tentou convencer o filho de desistir do casamento, alegando que Isabel seria uma rainha inadequada politicamente.
A própria corte a perseguia, devido a seu desapego e simplicidade cristã.
Mas Luís foi categórico dizendo preferir abdicar do trono a desistir de Isabel.
Certamente a amava muito. No castelo de Wartenburgo, quando atingiu a maioridade ele foi corado rei e se casou com Isabel, que se tornou rainha aos catorze anos de idade.
Ela foi a única soberana que se recusou a usar a coroa, símbolo da realeza, durante a cerimônia realizada na Igreja. Alegou que diante do nosso Rei coroado de espinhos, não poderia usar uma coroa tão preciosa.
Foi assim, que o então rei Luís IV acompanhou a seu desejo e se tornou rei sem colocar a sua coroa também, diante de Cristo. Foi um casamento feliz. Ele era sincero, paciente, inspirava confiança e era amado pelo povo. Nunca colocou obstáculos à vida de oração, penitência e caridade da rainha, ao contrário era seu incentivador.
Em Marburgo, Isabel construiu, o Hospital de São Francisco de Assis para os pobres e doentes leprosos. Além de ajudar com seu dinheiro muitos asilos e orfanatos, os quais visitava com freqüência. Depois de seis anos a rainha Isabel ficou viúva, com três filhos pequenos.
O rei Luís IV, participando de uma Cruzada morreu antes de voltar para a Alemanha. A partir de então as perseguições da corte contra ela aumentaram. A tolerância quanto à sua caridade e dedicação religiosa, acabou de vez. E o cunhado para assumir o poder, a expulsou do palácio junto com os três reais herdeiros ainda crianças. Isabel ingressou então na Ordem Terceira de São Francisco e se dedicou à vida de religião e à assistência aos leprosos no hospital ela própria havia construído. Quando os cruzados que acompanhavam seu marido retornaram da Alemanha, ficaram indignados ao constatar como a rainha viúva e os herdeiros haviam sido tratados.
Conseguiram fazer a viúva rainha Isabel reassumir o trono, que depois entregou ao seu filho, na maioridade. Isabel da Hungria faleceu no dia 17 de novembro de 1231, com apenas vinte e quatro anos de idade, em Marburgo, Alemanha.
Quatro anos depois, em 1235, foi canonizada pelo Papa Gregório IX.
A Ordem Franciscana Secular a venera como sua padroeira na festa celebrada no dia de sua morte.

 

CANAL DO SUEZ


Posted by Picasa Mais de 1,5 milhão de trabalhadores participaram das obras.
Elas iniciaram-se em 1859 e terminaram dez anos mais tarde com um custo de 17 milhões de libras esterlinas.
A construção de um canal que ligasse os mares Mediterrâneo e Vermelho através do istmo de Suez, no Egipto, era um plano muito antigo.
Os romanos já usavam a região para a passagem de pequenas embarcações e a chamavam de "Canal dos Faraós".
Os defensores do projecto argumentavam que o canal diminuiría a distância entre a Europa e o sul da Ásia.
Os navios que partiam do Mar Mediterrâneo não precisariam mais circundar a África e contornar o cabo da Boa Esperança para atingir os Oceanos Índico e Pacífico.
O projecto de construção do canal foi coordenado pelo engenheiro e diplomata francês Ferdinand de Lesseps, que adquiriu do paxá Said os direitos de abertura e exploração pelo período de 99 anos.
Para isso ele montou uma empresa, a Companhia Universal do Canal Marítimo de Suez, que teve como principais acionistas França e Reino Unido.
Mais de 1,5 milhão de trabalhadores participaram das obras. Elas iniciaram-se em 1859 e terminaram dez anos mais tarde com um custo de 17 milhões de libras esterlinas.
A construção do Canal de Suez foi favorecida pelas condições naturais da região: a pequena distância entre o Mediterrâneo e o mar Vermelho, a ocorrência de uma linha de lagos de Norte a sul (Manzala, Timsah e Amargos), o nível baixo e a natureza arenosa dos terrenos.
Para a inauguração, no dia 17 de novembro de 1869, o italiano Giuseppe Verdi (1813-1901) compõe a ópera Aída.
Em 1888, a Convenção de Constantinopla definiu que o Canal de Suez deveria servir a embarcações de todos os países mesmo em tempos de guerra.
Inglaterra e Egipto assinaram, em 1936, um acordo que assegurava a presença militar do Reino Unido na região do canal por um período de 20 anos.
Com a retirada das tropas inglesas, em 26 de Julho de 1956, o presidente egípcio Gamal Nasser iniciou um conflito ao nacionalizar o canal e impedir a passagem de navios com a bandeira de Israel.
Neste mesmo ano, com o auxílio do Reino Unido e da França, o exército israelita invadiu o Egipto.
Derrotado, mas contando com o apoio da ONU, dos EUA e da União Soviética, o Egipto garantiu o controle sobre o canal.
O preço do apoio foi a abertura do canal para a navegação internacional.
Em 1967, com a Guerra dos Seis Dias (conflito entre Israel e a frente árabe, formada por Egipto, Jordânia e Síria), a passagem é novamente fechada.
A partir de 1975 o Canal de Suez é reaberto para todas as nações do mundo.

 

LUIS XVIII


Posted by Picasa Luís XVIII (Versalhes, 17 de novembro de 1755 – Paris, 14 de setembro de 1824), rei da França (1814-1815 e 1815-1824), neto de Luís XV e marido de Luísa de Sabóia.
Era irmão de Luís XVI e recebeu o título de conde de Provence, muito jovem.
Fugiu para o exílio em 1791, durante a Revolução Francesa.

Com a execução de Luís XVI, em 1793, foi proclamado regente e quando seu sobrinho Luís XVII faleceu, em 1795, assumiu o título de Luís XVIII.
Viveu exilado em vários países europeus até que se tornou rei depois da abdicação de Napoleão Bonaparte (1814).
A queda do Império permitira-lhe regressar a Paris, onde Talleyrand fizera um trabalho preparatório em seu favor.

Concedeu a Carta de 4 de junho de 1814 e negociou com os Aliados o Tratado de Paris (1814), que mantinha as fronteiras da França existentes em 1792.
Tentou a restauração da monarquia, mas as vitórias militares da revolução e a chegada ao poder de Napoleão aliada à proclamação do Império em 1804, fê-lo cair no esquecimento.
Quando Napoleão, que se encontrava em Elba, voltou ao poder (março de 1815) no período denominado governo dos Cem Dias, foi obrigado a exilar-se na Bélgica.

Foi reposto no trono após a derrota definitiva de Bonaparte em Waterloo.
Luís XVIII regressou de Gand (Bélgica), onde estava refugiado, retomou o poder em Julho de 1815, outorgou uma Constituição e teve de aceitar o segundo Tratado de Paris (Novembro de 1815).
No interior do país as medidas reacionárias da Câmara inencontrável (1815) e o Terror branco, que lavrou no Sul, levaram-no a dissolver a Câmara (Setembro de 1816).

No mesmo ano ampliou o direito de voto e suavizou a censura.

 

MULHERES BONITAS


Eva Longoria
Posted by Picasa

quinta-feira, novembro 16, 2006

 

DE 16 A 20 DE NOVEMBRO DE 2006


Posted by Picasa A DÁLIA NEGRA- maiores de 16 anos
Baseado no romance de James Ellroy e realizado por Brian de Palma, o filme " A Dália Negra " é a história ficcionada de um caso verídico.
Conta o brutal assassínio de uma rapariga que aspirava tornar-se uma estrela de Hollywood, na mesma altura em que Norma Jean passa a ser a mítica Marilyn. O caso de Betty Ann Short chocou, e fascinou, os EUA em 1947 e permanece um mistério.
in Jornal da Mealhada



 

IMAGEM DO DIA


Vamos lá a ver o que levas aí !
Posted by Picasa

 

PAPA VALENTIM I


Posted by Picasa Era romano e governou somente quarenta dias.
Eleito em 1 de setembro de 827, morreu em 16 de novembro de 827.
Foi amado pelo povo, a nobreza e o clero, graças a sua pureza.
No começo de seu breve pontificado foi acolhido com grandes manifestações de júbilo por seu caráter bondoso.

 

CARICATURA DO DIA


Robert Johnson
Posted by Picasa

 

SE TEM UM NOME BONITO, DÊ GRAÇAS A DEUS


Abrilina Décima Nona Caçapavana
Piratininga de Almeida,
Abxivispro Jacinto,
Acheropita Papazone,
Adalgamir Marge,
Adegesto Pataca,
Adoração Arabites (masculino),
Aeronauta Barata,
Agrícola Beterraba Areia Leão,
Agrícola da Terra Fonseca,
Alce Barbuda,
Aldegunda Carames More (masculino),
Aleluia Sarango,
Alfredo Prazeirozo Texugueiro,
Alma de Vera,
Amado Amoroso,
Amável Pinto,
Amazonas Rio do Brasil Pimpão,
América do Sul Brasil de Santana,
Amin Amou Amado,
Amor de Deus Rosales Brasil (feminino),
Anatalino Reguete,
Antônio Americano do Brasil Mineiro,
Antonio Buceta Agudim,
Antonio Camisão,
Antonio Dodói,
Antonio Manso Pacífico de Oliveira Sossegado,
Antonio Melhorança,
Antônio Morrendo das Dores,
Antonio Noites e Dias,
Antônio P. Testa,
Antonio Pechincha,
Antônio Querido Fracasso,
Antonio Treze de Junho de Mil Novecentos e Dezessete,
Antônio Veado Prematuro,
Apurinã da Floresta Brasileira,
Araci do Precioso Sangue,
Argentino Argenta,
Aricléia Café Chá,
Armando Nascimento de Jesus,
Arquibaldo Nana do Mercado,
Arquiteclínio Petrocoquínio de Andrade,
Asteróide Silverio,
Bananéia Oliveira de Deus,
Bandeirante do Brasil Paulistano,
Barrigudinha Seleida,
Benedito Autor da Purificação,
Benedito Camurça Aveludado,
Benedito Frôscolo Jovino de Almeida Aimbaré Militão de Souza,
Baruel de Itaparica Boré Fomi de Tucunduvá,
Benigna Jarra,
Benvindo Viola,
Bispo de Paris,Bizarro Assada,
Boaventura Torrada,
Bom Filho Persegonha,
Brandamente Brasil,
Brasil Washington C. A. Júnior,
Brígida de Samora Mora Belderagas Piruégas,
Cafiaspirina Cruz,
Capote Valente e Marimbondo da Trindade,
Caius Marcius Africanus,
Carabino Tiro Certo,
Carlos Alberto Santíssimo Sacramento Cantinho da Vila,
Alencar da Corte Real Sampaio Carneiro de Souza e Faro,
Caso Raro Yamada,
Céu Azul do Sol Poente,
Chananeco Vargas da Silva,
Chevrolet da Silva Ford,
Cincero do Nascimento,
Cinconegue Washington Matos,
Clarisbadeu Braz da Silva,
Colapso Cardíaco da Silva,
Comigo é Nove na Garrucha Trouxada,
Confessoura Dornelles,
Crisoprasso Compasso,
Danúbio Tarada Duarte,
Darcília Abraços de Carvalho Santinho,
Deus Magda Silva,
Deus É Infinitamente Misericordioso,
Deus Quer Magalhães Mota,
Deusarina Venus de Milo,
Dezêncio Feverêncio de Oitenta e Cinco,
Dignatario da Ordem Imperial do Cruzeiro,
Dilke de La Roque Pinho,
Dolores Fuertes de Barriga,
Dosolina Piroca Tazinasso,
Drágica Broko,
Ernesto Segundo da Família Lima,
Esdras Esdron Eustaquio Obirapitanga,
Esparadrapo Clemente de Sá,
Espere em Deus Mateus,
Estácio Ponta Fina Amolador,
Éter Sulfúrico Amazonino Rios,
Excelsa Teresinha do Menino Jesus da Costa e Silva,
Faraó do Egito Sousa,
Fedir Lenho,
Felicidade do Lar Brasileiro,
Finólila Piaubilina,
Flávio Cavalcante Rei da Televisão,
Francisco Notório Milhão,
Francisco Zebedeu Sanguessuga,
Francisoreia Doroteia Dorida,
Fridundino Eulâmpio,
Gerunda Gerundina Pif Paf,
Gigle Catabriga,
Graciosa Rodela D'alho,
Heubler Janota,
Hidráulico Oliveira,
Himineu Casamenticio das Dores Conjugais,
Holofontina Fufucas,
Homem Bom da Cunha Souto Maior,
Horinando Pedroso Ramos,
Hugo Madeira de Lei Aroeiro,
Hypotenusa Pereira,
Ilegível Inilegível,
Inocêncio Coitadinho,
Isabel Defensora de Jesus,
Izabel Rainha de Portugal,
Jacinto Fadigas Arranhado,
Jacinto Leite Aquino Rego,
Janeiro Fevereiro de Março Abril,
João Bispo de Roma,
João Cara de José,
João Cólica,
João da Mesma Data,
João de Deus Fundador do Colto,
João Meias de Golveias,
João Pensa Bem,
João Sem Sobrenome,
João Suíno de Oliveira,
Joaquim Pinto Molhadinho,
José Amâncio e Seus Trinta e Nove,
José Casou de Calças Curtas,
José Catarrinho,
José Machuca,
José Maria Guardanapo,
José Padre Nosso,
José Teodoro Pinto Tapado,
José Xixi,
Jovelina Ó Rosa Cheirosa,
Jotacá Dois Mil e Um,
Juana Mula,
Júlio Santos Pé-Curto,
Justa Senhorinha de Jesus,
Justiça Maria de Jesus,
Lança Perfume Rodometálico de Andrade,
Leão Rolando Pedreira,
Leda Prazeres Amante,
Liberdade Igualdade Fraternidade Nova York Rocha,
Libertino Africano Nobre,
Lindulfo Celidonio Calafange de Tefé,
Lynildes Carapunfada Dores Fígado,
Magnésia Bisurada do Patrocínio,
Manganês Manganésfero Nacional,
Manolo Porras y Porras,
Manoel de Hora Pontual,
Manoel Sovaco de Gambar,
Manuel Sola de Sá Pato,
Manuelina Terebentina Capitulina de Jesus Amor Divino,
Marciano Verdinho das Antenas Longas,
Maria Constança Dores Pança,
Maria Cristina do Pinto Magro,
Maria da Cruz Rachadinho,
Maria da Segunda Distração,
Maria de Seu Pereira,
Maria Felicidade,
Maria Humilde,
Maria Máquina,
Maria Panela,
Maria Passa Cantando,
Maria Privada de Jesus,
Maria Tributina Prostituta Cataerva,
Maria-você-me-mata,
Mário de Seu Pereira,
Meirelaz Assunção,
Mijardina Pinto,
Mimaré Índio Brazileiro de Campos,
Ministéio Salgado,
Naida Navinda Navolta Pereira,
Napoleão Estado do Pernambuco,
Napoleão Sem Medo e Sem Mácula,
Natal Carnaval,
Necrotério Pereira da Silva,
Novelo Fedelo,
Oceano Atlântico Linhares,
Oceano Pacífico,
Olinda Barba de Jesus,
Orlando Modesto Pinto,
Orquerio Cassapietra,
Otávio Bundasseca,
Pacífico Armando Guerra,
Pacífico Pinto Barra,
Padre Filho do Espírito Santo Amém,
Pália Pélia Pólia Púlia dos Guimarães Peixoto,
Paranahyba Pirapitinga Santana,
Pedra da Penha,
Pedrinha Bonitinha da Silva,
Pedro do Cacete da Silva,
Percilina Pretextata Predileta Protestante,
Peta Perpétua de Ceceta,
Placenta Maricórnia da Letra Pi,
Plácido e Seus Companheiros,
Pombinha Guerreira Martins,
Primeira Delícia Figueiredo Azevedo,
Primavera Verão Outono Inverno,
Produto do Amor Conjugal de Marichá e Maribel,
Protestado Felix Correa,
Radigunda Cercená Vicensi,
Remédio Amargo,
Renato Pordeus Furtado,
Ressurgente Monte Santos,
Restos Mortais de Catarina,
Rolando Caio da Rocha,
Rolando Escadabaixo,
Rômulo Reme Remido Rodó,
Safira Azul Esverdeada,
Sansão Vagina,
Sebastião Salgado Doce,
Segundo Avelino Peito,
Sete Chagas de Jesus e Salve Patria,
Sete Rolos de Arame Farpado,
Simplício Simplório da Simplicidade Simples,
Soraiadite das Duas a Primeira ,
Telesforo Veras,
Terebentina Terepenis,
Tropicão de Almeida,
Última Delícia do Casal Carvalho,
Último Vaqueiro,
Um Dois Três de Oliveira Quatro,
Um Mesmo de Almeida,
Universo Cândido,
Valdir Tirado Grosso,
Veneza Americana do Recife,
Vicente Mais ou Menos de Souza,
Vitória Carne e Osso,
Vitimado José de Araújo,
Vitor Hugo Tocagaita,
Vivelinda Cabrita,
Voltaire Rebelado de França,
Wanslívia Heitor de Paula,
Zélia Tocafundo Pinto.

 

JOSÉ LEWGOY


Posted by Picasa José Lewgoy nasceu no dia 16 de novembro de 1920, na cidade de Veranópolis, Rio Grande do Sul.
Entre os trabalhos do actor destacam-se Os Maias, Força de um desejo, Labirinto, Anjo mau, Pátria Minha e Feijão Maravilha.

Em minisséries, Lewgoy trabalhou em Engraçadinha... seus amores, seus pecados, O sorriso do lagarto e O tempo e o vento.
O actor também ficou conhecido pelos seus papéis de vilão que interpretou no cinema.

Um dos destaques é Terra em Transe, de Glauber Rocha.
Filho de pai russo e mãe norte-americana, José Lewgoy estudou artes dramáticas na Universidade de Yale, nos Estados Unidos. Viveu na Europa entre os anos anos de 1954 e 1964.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

FREE hit counter and Internet traffic statistics from freestats.com