sábado, dezembro 30, 2006

 

IMAGEM DO DIA


Será que também dá música?
Posted by Picasa

 

PAPA INOCÊNCIO VI


Posted by Picasa Natural de Braisamont, na França, foi eleito em 30 de dezembro de 1352.
Começou um período de reformas na Igreja.
Colocou um fim nas inúmeras festas e banquetes, dispensou centenas de criados que nada faziam e enviou os bispos que viviam no palácio papal de volta à administração de suas sedes. Reorganizou o Estado Pontifício e enviou a Roma o Cardeal Albernos para levar paz à cidade.
Deu grande impulso às artes e à cultura.
Fortificou Avinhão com muralhas.
Desejava retornar a Roma, mas sua morte ocorreu em Avinhão, em 12 de setembro de 1362.

 

CARICATURA DO DIA


Stallone
Posted by Picasa

 

O CHALAÇA


Posted by Picasa Francisco Gomes da Silva, o Chalaça, era filho bastardo do Visconde de Vila Nova da Rainha e de Maria da Conceição Alves, aldeã pobre de 19 anos, que trabalhava como criada de quarto do Visconde.
Por ele seduzida, a moça registrou a criança como "filho de pais incógnitos".
Apesar de não assumi-lo, o Visconde o manteve junto de si, com todo o conforto, até o momento em que decidiu casar-se com a filha do conde de Resende.
Naturalmente, a noiva não queria saber de convivência com a "outra" sob o mesmo tecto.

Para contentá-la, o visconde teve de mandar sua infortunada amante para a África e fazer desaparecer o menino Francisco, que contava então oito anos.
A solução encontrada foi engenhosa: o visconde pagou oito mil cruzados (bela soma na época) a um protegido, Antonio Gomes, para assumir a paternidade do menino e o registar como filho legítimo.
O pai "testa-de-ferro" ainda ganhou, por influência do visconde, um emprego público como ourives da casa real.
Quanto a Francisco, foi mandado para o seminário de Santarém, preparar-se para ser padre.

Lá, aprendeu filosofia e latim, além de falar fluentemente francês, inglês, italiano e espanhol. Este preparo cultural em muitjudaria, aliás, na idade adulta.
Estava quase a ordenar-se sacerdote quando chegaram as notícias dos preparativos da fuga da corte portuguesa para o Brasil. Tinha 16 anos. Brigou com o reitor e com o padre-mestre de disciplina do seminário e viajou para Lisboa, decidido a participar dos acontecimentos.

No caminho, foi preso por uma guarnição francesa e condenado como espião. Às vésperas de ser fuzilado, conseguiu por acaso evadir-se de forma espetacular, chegando ao cais de Lisboa na mesma manhã em que D. João VI e sua corte embarcavam para o Brasil.
De alguma forma conseguiu reencontrar o pai adoptivo e introduzir-se nas embarcações.

De condenado à morte, passou a membro da multidão de 15 mil lusitanos que desembarcaria no Rio de Janeiro em março de 1808.

 

PAPA INOCÊNCIO IX


Posted by Picasa Nasceu em Bolonha.
Eleito em 3 de novembro de 1591, conseguiu conter uma terrível epidemia de peste e combateu a criminalidade.
Morreu subitamente, em 30 de dezembro de 1591.

 

ALENTEJANANDO


O compadre Vigário foi convidado para uma festa em casa do lavrador mais rico lá do alentejo.
Com medo de dar barraca, fica a ver como se comportam os outros convidados.
A maneira de beber, de comer.
Observa alguém já satisfeito, a palitar os dentes com discrição.
Mais tarde, o anfitrião vem cumprimentá-lo:
- Então compadre? Está bem servido?
- Na quêra saber! Nunca comi tã bem! Só daqueles palitinhos, que as pessoas comem às escondidas, tapando a boca com as mãos, já comi uns quinze...

 

TIGER WOODS


Posted by Picasa Nasceu em Cypress na Califórnia, residindo em Orlando na Flórida.
Frequentou a universidade de Standford.
Entrou para o PGA Tour em 1996.
Ganhou até agora 46 torneios neste Circuito.
Obteve 8 vitórias internacionais.
É o actual líder da ordem de mérito em dinheiro e o nº 1 do ranking mundial.
Fundou com o pai a Tiger Woods Foundation, destinada a divulgar o golfe entre os jovens com menores recursos económicos.
Nasceu no dia 30 de Dezembro de 1975.

 

RUDYARD KIPLING


Posted by Picasa Joseph Rudyard Kipling (Bombaim, Índia, 30 de Dezembro de 1865 - 18 de Janeiro de 1936) foi um autor e poeta britânico.
Em 1907 ganhou o Prêmio Nobel de Literatura.
Foi educado em Bideford, na Inglaterra.

Em 1882 voltou à Índia, onde trabalhou para jornais britânicos.
Começou sua carreira literária em 1886 e tornou-se conhecido como escritor de contos.
Foi o poeta do Império Britânico e seus soldados, que retratou em vários contos, alguns deles reunidos no volume Plain Tales from the Hills', de 1888.
Em 1894 lançou O livro da selva, que se tornou internacionalmente um clássico para crianças, também conhecido pelo seu personagem principal: o pequeno Mowgli.
Muito conhecido também é um de seus poemas: "If" (Se), no qual um pai dá conselhos a seu filho sobre como ser um homem de bem.

 

O SANTO DO DIA


Posted by Picasa Santo Rugero
Rugero nasceu entre 1060 e 1070, na célebre e antiga cidade italiana de Cane. O seu nome de origem normanda sugere que seja essa a sua origem.

Além dessas poucas referências imprecisas nada mais se sabe sobre sua vida na infância e juventude.
Mas ele era respeitado pelos habitantes da cidade, como um homem trabalhador, bom, caridoso e muito penitente.
Quando o Bispo de Cane morreu os fieis quiseram que Rugero ficasse no seu lugar de pastor.
E foi o que aconteceu, aos trinta anos de idade, ele foi consagrado Bispo de Cane.
No século II, essa cidade havia sido destruída pelo imperador Aníbal, quando expulsou o exército romano.
Depois ela retomou sua importância no período medieval, sendo inclusive uma sede episcopal. No século XI, mais precisamente em 1083, por causa da rivalidade entre o Conde de Cane e o Duque de Puglia, localidade vizinha, a cidade ficou novamente em ruínas.
O Bispo Rugero assumiu a direcção da diocese dentro de um clima de prostração geral. Assim, depois desse desastre, seu primeiro dever era tratar da sobrevivência da população abatida pelo flagelo das epidemias do pós-guerra. Ele transformou a sua sede numa hospedaria aberta dia e noite, para abrigar viajantes, peregrinos e as viúvas com seus órfãos. Possuindo o dom da cura, socorria a todos, incansável, andando por todos os cantos, descalço. Doava tudo que fosse possível e a sua carruagem era usada apenas para transportar os doentes e as crianças. Todavia, esse século também foi um período conturbado para a História da Igreja. Com excessivo poder civil estava dividida entre religiosos corruptos e os que viviam em santidade. Rugero estava entre os que entendiam o episcopado como uma missão e não como uma posição de prestígio para ser usada em benefício próprio. Vivia para o seu rebanho, seguindo o ensinamento de São Paulo: "tudo para todos". Por tudo isso e por seus dons de conselho e sabedoria, no seu tempo, foi estimado por dois Papas: Pascoal II e Celasio II.
Para ambos executou missões delicadas e os aconselhou nas questões das rivalidades internas da Igreja, que tentava iniciar sua renovação. Entrou rico de merecimentos no reino de Deus, o dia 30 de dezembro de 1129, em Cane, onde foi sepultado na Catedral. Considerado taumaturgo em vida, pelos prodígios que promovia com a força de suas orações, logo depois de sua morte os devotos divulgaram a sua santidade. No século XVIII, a cidade de Cane praticamente já não existia. A população se transferira para outra mais próspera, Barleta. Mas eles já cultuavam o querido Bispo Rugero como Santo. Pediram a transferência das suas relíquias para a igreja de Santa Maria Maior, em Barleta. Depois foi acolhido na sepultura definitiva na igreja do Mosteiro de Santo Estevão, actual Santuário de Santo Rugero. Os devotos o veneram no dia de sua morte como o Bispo de Cane e o padroeiro de Barleta. Em 1946, Santo Rugero foi canonizado pela Igreja.

 

PAIVA COUCEIRO


Posted by Picasa Henrique Mitchell de Paiva Couceiro (Lisboa, 30 de Dezembro de 1861 — Lisboa, 11 de Fevereiro de 1944) foi um militar, administrador colonial e político português.
Cobriu-se de glória nas campanhas de ocupação colonial em Moçambique e em Angola e notabilizou-se como inspirador das chamadas incursões monárquicas contra a Primeira República Portuguesa em 1911, 1912 e 1919.
Presidiu ao governo da chamada Monarquia do Norte, de 19 de Janeiro a 13 de Fevereiro de 1919.
A dedicação monárquica e a sua fidelidade à perspectiva liberal e representativa da monarquia constitucional, sem cedência aos princípios propagandísticos do Integralismo Lusitano, conduziu-o diversas vezes ao exílio, antes e depois da instituição do Estado Novo.

 

VESPASIANO


Posted by Picasa Tito Flávio Vespasiano, Titus o filho [ou Titvs Flavivs Vespasianvs, Imperador romano 30 de Dezembro de 39.
Imperador romano (79-81) provavelmente nascido em Roma, filho mais velho e sucessor de Tito Flávio Vespasiano, que terminou a construção do Coliseu, obra iniciada por seu pai.

Educado por Britânico de quem se tornou grande amigo, distinguiu-se como tribuno militar na Bretanha e na Germânia, e foi indicado comandante de uma das legiões comandadas por seu pai na Judéia. Demonstrou notável bravura, e assumiu o comando da guerra quando seu pai foi proclamado imperador (69) adquirindo grande prestígio militar, após sufocar a Revolta Judia. Foi responsabilizado pelos judeus pela destruição de Jerusalém (70). Durante o reinado de Vespasiano, participou do poder imperial, ocupou sete consulados e comandou a guarda pretoriana. Por seu comportamento benevolente e senso de justiça com os mais desvalidos, principalmente durante as catástrofes, gozou de grande prestígio popular durante e depois de seu reinado, e que poderia ter sido diferente se ele tivesse governado mais tempo, pois embora demonstrasse além de generosidade e bom senso, alguma preocupação com a moralidade, seu governo também foi marcado por irritações e intrigas, principalmente vindas de seu irmão Domiciano. Morreu em Roma e durante seu curto reinado ocorreu a catástrofe do Vesúvio (79) e Roma sofreu um grande incêndio e foi atacada pela peste.

 

MULHERES BONITAS


Anna Midori
Posted by Picasa

sexta-feira, dezembro 29, 2006

 

IMAGEM DO DIA


Se conduzir...não beba! e...no trabalho também não!!!
Posted by Picasa

 

METROPOLITANO DE LISBOA


Metropolitano de Lisboa é o nome pelo qual é conhecido o sistema de metropolitano da cidade de Lisboa e o primeiro metropolitano de Portugal.
Em 2004, as quatro linhas tinham um total de cerca de 37 km de comprimento e 44 estações.
Inaugurado em 29 de Dezembro de 1959 com uma linha bifurcada, formando um Y e ligando Sete Rios (agora Jardim Zoológico) e Entrecampos com um ramo comum entre Rotunda (agora Marquês de Pombal) e Restauradores, no centro da cidade.

O comprimento total era então de 6,5 km. Posteriormente, foi sendo estendido: uma grande extensão foi completada em 1972, quando o prolongamento chegou a Alvalade.
Novas ligações à Cidade Universitária e Colégio Militar foram inauguradas em 1988.
Em 1998 uma linha totalmente nova (a vermelha) permitiu aceder à zona da Expo'98 - exposição mundial que decorreu na zona Este da cidade - actualmente Parque das Nações.
O sistema conta agora com 4 linhas, 44 estações (48 se as estações de correspondência contarem mais que uma vez) e comprimento total de 36,9 km.
Posted by Picasa

 

CARICATURA DO DIA


Ruben Barrichello
Posted by Picasa

 

JUDE LAW


Posted by Picasa Filho dos professores Pete e Maggie Law, o actor nasceu em Londres no dia 29 de dezembro de 1972 e recebeu esse nome por causa da música dos Beatles, Hey Jude.
Aos 12 anos começou a actuar no The National Youth Music Theater, em peças infantis e, aos 17, deixou os estudos para mergulhar de vez na carreira de actor.
Logo estava na TV, com o seriado ‘Families’.
Em 1994, Jude Law fez sua estréia no cinema com ‘Shopping – Alvo do Crime’, fracasso que só lhe rendeu uma coisa boa: nos sets, conheceu a atriz Sadie Frost, com quem se casou.
Jude pediu Sadie Frost em casamento num carro.
Eles casaram em 1997 e tem quatro filhos: Finley (do primeiro casamento de Sadie), Rafferty (1996), Iris (2000) e Rudy (2002).
A separação aconteceu em julho de 2003. Teve sua primeira experiência em Hollywood com ‘Gattaca – Experiência Genética’ e actuou em ‘O Talentoso Ripley’, filme pelo qual foi indicado ao Oscar de Melhor Actor secundário e também actuou em A.I. - Inteligência Artificial.
Também participou de peças de sucesso, como ‘Indiscretions’, na Brodway, na qual fez um jovem envolvido numa relação incestuosa com a mãe, papel de Kathleen Turner.
Ele tem no currículo indicações ao Oscar de Melhor actor secundário por “O Talentoso Ripley’ (1999) e em ‘Cold Mountain’ (2003).
Jude é vegetariano (apesar de confessar que sente falta do cheiro de bacon), gosta de futebol e, na música, de Radiohead e, claro, dos Beatles.
Jude Law é um homem tatuado. No braço esquerdo, a frase “You come along to turn on everyone Sexy Sadie”, referência à beatlesong Sexy Sadie e homenagem à mulher; e, no direito, uma borboleta.

 

RASPUTIN


Em Novembro de 1916, Rasputin escreveu uma curiosa missiva à sua filha Maria, parecendo adivinhar que o seu final estava próximo.
Dizia o seguinte:
«Sinto que devo morrer antes de 1 de Janeiro de 1917... Seu eu for morto por assassinos comuns, e principalmente pelos meus irmãos camponeses russos, tu, Czar da Rússia, não tenhas medo, permanece no trono e governa.
Mas se eu for morto pelos nobres, e se eles derramarem o meu sangue, as suas mãos ficarão manchadas, e por vinte e cinco anos não conseguirão reinar...»A profecia realizou-se plenamente.
Grigori Rasputin foi assassinado no dia 29 de Dezembro de 1916.
O vidente sentia que a sua morte aconteceria antes do ano novo. O projecto do seu assassínio foi elaborado por um dos mais poderosos homens do Império e, conforme anunciou na sua profecia, tanto o Czar como a sua família foram eliminados num prazo de dois anos.
Nicolau II e todos os seus familiares foram trucidados na noite de 16 para 17 de Julho de 1918. Ao extermínio de Romanov seguiram-se tempos de catástrofe para todos os nobres do país inteiro.
Vinte e cinco anos depois, teria início a Segunda Guerra Mundial.
Posted by Picasa

 

ALENTEJANANDO


Um alfacinha ao passear pelas planícies do alentejo vê um pastor e, intrigado, pergunta-lhe:
- O compadre está tão longe da aldeia, quantas vezes por semana vai a casa?
- Só ao fim de semana.
- E tanto tempo sem a sua mulher... como é que aguenta, sem sexo?!
- Tenho a minha branquinha que me desenrrasca sempre, quer ver?
Chama então pela branquinha e aparece uma cabrinha branquinha.
- E ela deixa? - Pergunta o da cidade, intrigado.
- Claro que sim, e quando se mexe eu dou-lhe com esta varinha na cabeça e ela pára logo, quer ver?
E exemplifica, para o homem da cidade ver.
No fim pergunta:
- Quer experimentar?
- Bem, eu experimentar até experimentava... desde que não tivesse que levar com a varinha na cabeça...!
Posted by Picasa

 

JON VOIGHT


Posted by Picasa Jon Voight que nasceu no dia 29 de dezembro de 1938, em Yonkers, New York, nos Estados Unidos da América, é um actor e produtor de cinema.
Tem dois filhos com a actriz Marcheline Bertrand (tendo casado em 12 de dezembro de 1971), que também seguiram carreira cinematográfica: James Haven Voight, nascido em Nova York e Angelina Jolie.
Separou-se em 1976 e se divorciou em 1978.
Tem uma relação difícil com os filhos, em especial com Angelina.
É um actor consagrado e respeitado no mundo cinematográfico.

 

MADAME DE POMPADOUR


Jeanne-Antoinette Poisson, mais conhecida como Madame de Pompadour nascida no dia 29 de Dezembro de 1721 em Paris e falecida no dia 15 de Abril de 1764 em Versalhes, filha de um rico e influente mercador, que foi expulso da França por corrupção, foi criada para ser amante do rei Luís XV de França.
Teve aulas de grego, inglês e piano, até que foi apresentada ao rei por seu tutor.
Tornou-se amante real e chegou a conselheira do rei, tornando-se uma das mulheres mais poderosas de sua época.
Exemplo de elegância e inteligência influenciando politicamente as decisões reais, ela se tornou uma empreendedora incentivando a fundação da fábrica de porcelanas de Sèvres.
Posted by Picasa

 

O SANTO DO DIA


Posted by Picasa São Tomás Becket
Nasceu em Londres de pai normando pelo ano 1117 e ordenado arcedíago e colaborador do arcebispo de Canterbury, Teobaldo.
Uma das escolhas mais felizes do grande inglês Henrique II foi nomear em 1154 o chanceler, na pessoa de Tomás Becket.
Na qualidade de chanceler do reino, Tomás se sentia perfeitamente à vontade: possuía ambição, audácia, beleza e gosto.
Foi considerado um dos homens mais influentes tanto no campo da política como no da religião.
O arcebispo Teobaldo morreu em 1161 e Henrique II, graças ao privilégio dado pelo papa, pode escolher Tomás como sucessor à sede promaz de Caterbury, o que não podia prever e que Tomás se transformaria subitamente em grande defensor dos direitos da Igreja e em zeloso pastor de almas.
E avisou ao rei: "Senhor, se Deus permitir que eu me torne arcebispo de Canterbury, perderei a amizade de Vossa Majestade."
Foi então ordenado sacerdote a 3 de junho de 1162 e consagrado bispo um dia depois, Tomás não tardou a indispor-se com o soberano.
Sua vida se modificou completamente. Passou a viver na simplicidade e na pobreza, colocando-se inteiramente a serviço dos necessitados. O rei sentiu-se traído por não contar mais com os préstimos de Tomás e especialmente por ele se colocar ao lado do Papa e contra as suas posições de monaraca.
São Tomás teve então que fugir para a França, buscando proteção junto a Luís VII. Os seus bens foram confiscados, os parentes perseguidos.
Retornou seis anos depois a Canterbury, acolhido triunfante pelos fiéis, aos quais saudou com estas palavras: "Voltei para morrer no meio de vós".Com a situação se agravando ainda mais e com o rei acusando seus nobres dizendo: "Covardes. Esse homem se levanta contra mim e ninguém dentre os meus é capaz de vingar minha honra e livrar-me desse padre insolente?" Houve quem se encarregasse disso. O arcebispo foi avisado, mas ficou no seu lugar: "O medo da morte não deve fazer-nos perder a vista a justiça". Recebeu os sicários do rei na catedral, vestido com os paramentos sagrados. Deixou-se apunhalar sem opor resistência, murmurando: "Aceito a morte pelo nome de Jesus e pela Igreja". Era o dia 23 de Dezembro de 1170. O Papa Alexandre III o inscreveu no catálogo dos santos, três anos depois.

 

PABLO CASALS


Posted by Picasa Pau Casals i Defilló (Vendrell, 29 de Dezembro de 1876 — San Juan de Porto Rico, 22 de Outubro de 1973) foi um virtuoso violoncelista e maestro catalão.
Ironicamente, Pau Casals tornou-se conhecido internacionalmente pelo seu prenome em castelhano, Pablo, sendo que foi um grande incentivador da luta contra a ditadura de Francisco Franco e o domínio nazi. Ao fim, o nome imposto pelo regime franquista ficou gravado.
Casals demonstrou talento desde pequeno, obtendo fama internacional ainda jovem. Centralizando suas actividades de músico em Paris, percorreu a Europa e os Estados Unidos promovendo concertos e recitais.
Ao mesmo tempo, formou uma orquestra em Barcelona actuando também como regente.
Contudo, ele se desenvolveu na turbulência da revolta conduzida pelo general Franco. Por ser ardente patriota e republicano, recusou-se a viver sob a ditadura e exilou-se na França. Contudo, o amor pela pátria levou-o a morar em Prades, uma pequena cidade no sul da França ao sopé dos Pirineus, não muito longe de sua terra natal.
Logo depois eclodiu a Segunda Guerra Mundial e Casals continuou em sua resoluta oposição contra o governo de Franco, combatendo também os fascistas alemães e italianos que o apoiavam.
Os nazis o ameaçaram tentando suborná-lo, mas ele manteve-se firma em suas convicções e ajudou os refugiados da Espanha fascista.Ele afirmou: "Não sou político, sou simplesmente um artista. Mas a questão é definir a arte como um passatempo fora do contexto da vida diária dos homens, ou como um meio para preservar o significado original da existência humana. A política não é tarefa dos artistas, mas, na minha opinião, temos a obrigação de tomar uma clara posição, qualquer que seja o sacrifício que isso acarrete, se a dignidade do homem estiver em jogo." Era uma revelação veemente de sua missão e orgulho como um ser humano.
Quando a guerra terminou e a paz voltou a reinar na França, muitos músicos foram a Prades estudar com Casals.Em junho de 1950, ele organizou um festival de música para incentivar os jovens artistas. Foi o início do Festival de Prades, que mais tarde tornou-se conhecido em todo o mundo.Casals foi convidado a dar um concerto no dia 24 de outubro de 1958 para festejar o dia das Nações Unidas em sua sede em Nova York.
Nessa oportunidade, inseriu uma mensagem de paz no programa do concerto. Era uma mensagem em que Casals gritava do fundo de sua alma o brado pela paz e a erradicação das armas nucleares. Nela, ele se referiu à missão da música e apresentou a seguinte proposta: "A música - maravilhosa linguagem universal que todos compreendem - deve contribuir de tal forma a aproximar os seres humanos.
Por isso, faço um apelo a todos os músicos, especialmente aos meus companheiros, para pedir-lhes que ponham a pureza de sua arte a servico da humanidade para criar relações fraternas e iluminadas entre os homens do mundo inteiro.
A Ode à Alegria de Beethoven, da Nona Sinfonia, tornou-se símbolo do amor à humanidade. Proponho, portanto, que todas as cidades que tenham uma orquestra e um coral participem da execução da Ode à Alegria num mesmo dia, transmitindo esse evento para todos os recantos do mundo pela rádio e televisão até às mais pequenas comunidades como uma oração pela paz que tanto almejamos." Casals propôs a união da humanidade em busca da paz através da Ode à Alegria de Beethoven.

 

CHARLES GOODYEAR


Posted by Picasa A história da invenção do pneu é muito antiga, tem quase dois séculos.
A borracha que hoje conhecemos, não passava de uma goma grudenta para impermeabilizar tecidos.
Quando fazia calor porém, corria-se o risco dela dissolver, e assim, levou seus fabricantes à falência.
Charles Goodyear, que nasceu no dia 29 de Dezembro de 1800, começou as suas pesquisas no ano de 1824, com 30 anos e problemas de saúde, interessando-se pela instabilidade da borracha, com a qual fazia várias experiências e misturas. Com magnésio perdeu o aspecto grudento.
Foram tantas as misturas, que ele quase morreu asfixiado pelo gás que produziu ao juntar borracha ao nitrato de bismuto.
O sucesso ocorreu, como quase em todas as invenções, por acaso.
Em 1839, Charles Goodyear recebeu uma encomenda de 150 malotes do correio.
Goodyear juntou vermelhão e chumbo para dar um aspecto de couro à borracha e enxofre. Prontas, depois de alguns dias, a maioria delas estava imprestável, deformada ou derretida. Porém, uma das bolsas, deixada perto de um forno quente, queimou de uma forma que chamou a atenção de Goodyear.
Ele concluiu que a carbonização poderia parar naquele ponto e manter assim, a estabilidade do material.
Experiências posteriores confirmaram a convicção de que a borracha, cozida a altas temperaturas com enxofre, mantinha suas condições de elasticidade no frio ou no calor.
Estava descoberto o processo de vulcanização da borracha.
Apesar de ser um gênio, Charles Goodyear vivia de caridade.
Juntou 50 dólares, deixou metade com a família e foi para Nova Iorque mostrar sua descoberta. Com 46 mil dólares emprestado de William de Forest, fabricou as primeiras mantas regulares de borracha.
Em 1841 entrou com pedido de patente, conseguida apenas nos EUA em 1844.
Dez anos depois, no dia 1 de julho, aos 60 anos de idade, Charles Goodyear faleceu no Fifth Avenue Hotel, em Nova Iorque (EUA).
Em 1898, surge em Akron (Ohio), a Goodyear Tire & Rubber, fundada por Frank Seiberling que desenvolveu a carcaça e o processo de recobri-la com borracha.
Seu primeiro projecto de pneu, em 1916, colocou a empresa na liderança das vendas de pneus nos Estados Unidos e aos poucos transformou o nome Goodyear em sinônimo de borracha.

 

MULHERES BONITAS


Terri Garber
Posted by Picasa

quinta-feira, dezembro 28, 2006

 

IMAGEM DO DIA


Peixes
Posted by Picasa

 

PAPA BONIFÁCIO I


Posted by Picasa Nasceu em Roma.
Eleito em 28 de dezembro de 418, foi consagrado Papa somente sete meses depois, por se contrapor ao antipapa Eulálio.
A intervenção de Carlos de Ravenna marcou o início da introdução do poder civil na eleição do Papa.
Manteve correspondência constante com Santo Agostinho, o santo bispo de Hipona.
Faleceu em 4 de setembro de 422.

 

CARICATURA DO DIA


Silvia Popovic
Posted by Picasa

 

MARIANA REY MONTEIRO


Posted by Picasa Mariana Rey Colaço Monteiro (Lisboa, 28 de Dezembro de 1922) é um actriz portuguesa.
Destacou-se principalmente no teatro.
É filha da também falecida actriz Amélia Rey Colaço.
Participou nas telenovelas: "Vidas de Sal", "Roseira Brava" ,"Vila Faia" e "Chuva na Areia", todas da RTP 1.
É mais um nome consagrado do Teatro Nacional D. Maria II.

 

O PAPA TUDO ( campeonatos, taças de Portugal,uefa,fifa,etc.etc.)


Posted by Picasa Jorge Nuno Pinto da Costa (Porto, 28 de Dezembro de 1937), é o presidente do Futebol Clube do Porto desde 1982.
Estudante num colégio jesuíta em Santo Tirso, aos 35 anos, torna-se dirigente do Futebol Clube do Porto, como chefe da secção de hóquei em patins.

Passou também pelas secções de hóquei em campo e boxe.
Em 1976, chega a responsável pelo departamento de futebol.
Alguns anos mais tarde, no dia 17 de Abril de 1982, é eleito Presidente do FC Porto.
Com Pinto da Costa, o FC Porto conheceu os seus momentos mais gloriosos: o clube tornou-se campeão Europeu e Mundial de futebol por duas vezes, tendo igualmente conquistado, nos últimos 30 anos, a hegemonia no futebol português.

Mas também noutras modalidades, o Futebol Clube do Porto coleccionou títulos - basquetebol, andebol, hóquei em patins, entre outros.
Nenhum outro presidente do futebol mundial tem um currículo tão vasto e bem sucedido como Jorge Nuno Pinto da Costa, o que o tornou uma bandeira da cidade do Porto.
Em 2005 lançou a sua auto-biografia, Largos Dias têm 100 Anos.
Parabéns!

 

ALENTEJANANDO


Posted by Picasa O compadre Zacarias e o cunhado, o compadre Liberto, compraram 2 porcos na feira, e combinaram o seguinte:
- Ó Liberto como eu nã tenho pocilga, se vocemessê pudessi guardavami o mê porco com o seu!
- Tá bem! Mas temos que lhe fazeri uma marca!-responde o Liberto.
Cada um foi à pocilga e fez a sua marca.
No dia seguinte encontraram-se e um perguntou ao outro:
- Atão compadri qual foi a marca que vocemesse fez no se porco?
- Atão eu cortelhi um poco da orelha!
- Atão mas eu também marque o meu assim!
- Vamor ter di marcá-los de novo!
Lá voltaram e fizeram nova marca.
No dia seguinte:
- Atão compadri qual foi a marca desta vez?
- Olha curtei-lhi o rabo ao meu!
- Nã pode seri! Eu também cortê o rabo ao meu!
- Sabe o que lhe digo compadri?
O melhor é o compadri ficar com o preto que eu fico cu branco!

 

OLAVO BILAC


Posted by Picasa Olavo Brás Martins dos Guimarães Bilac nasceu no Rio de Janeiro em 16 de dezembro de 1865, filho do Dr. Braz Martins dos Guimarães Bilac e D. Delfina Belmira dos Guimarães Bilac.
Após os estudos primários e secundários, matriculou-se na Faculdade de Medicina no Rio de Janeiro, mas desistiu no 4º ano.
Tentou, a seguir, o curso de Direito em São Paulo, mas não passou do primeiro ano, atraído que era pela vida fluminense, voltou ao Rio e passou a dedicar-se ao jornalismo e à literatura.
Foi um dos mais ardorosos propagandistas da abolição, ligando-se estreitamente a José do Patrocínio.Em 1900 partiu para a Europa como correspondente da publicação Cidade do Rio.
Daí em diante, raro era o ano em que não visitava Paris.
Fundou vários jornais, de vida mais ou menos efêmera, como A Cigarra, O Meio, A Rua.
Na secção "Semana" da Gazeta de Notícias, substituiu Machado de Assis, trabalhando ali durante anos.Exerceu vários cargos públicos no estado do Rio de Janeiro e na antiga Guanabara, tendo sido inspector escolar, secretário do Congresso Panamericano e fundador da Agência Americana.
Foi um dos fundadores da Liga da Defesa Nacional (da qual foi secretário geral), tendo lutado pelo serviço militar obrigatório, que considerava uma forma de combate ao analfabetismo. Conferencista de platéias elegantes, sua obra tornou-se leitura obrigatória, sendo declamado nos círculos literários.
Fundindo o Parnasianismo francês e a tradição lusitana, Olavo Bilac deu preferência às formas fixas do lirismo, especialmente ao soneto.Nas duas primeiras décadas do século XX, seus sonetos de chave de ouro eram decorados e declamados em toda parte, nos saraus e salões literários comuns na época.
Foi um dos mais notáveis poetas brasileiros, prosador exímio e orador primoroso, participou da fundação da Academia Brasileira de Letras, na cadeira 15, cujo patrono é Gonçalves Dias.
É autor do Hino à Bandeira Nacional.
Olavo Bilac morreu no Rio de Janeiro em
28 de dezembro de 1918.

 

VITOR EMMANUEL III


Posted by Picasa Vítor Manuel III(Rei da Itália de 1900 a 1946)11-11-1869, Nápoles 28-12-1947, Alexandria, Egito
Neto do rei Vítor Manuel II, rei da Sardenha-Piemonte (entre 1859 e 1861) e da Itália (1861-1878), ascendeu ao trono italiano após o assassinato do pai, Humberto I (rei de 1878 a 1900).

Numa primeira fase, desempenhou unicamente funções constitucionais, mas, durante a crise que se seguiu à Primeira Guerra Mundial, teve um importante papel nas decisões políticas.
Em 1922, encarregou Benito Mussolini, depois da sua marcha sobre Roma, da formação do novo governo e, nos anos seguintes, apoiou plenamente o regime fascista.
Em conseqüência da política expansionista de Mussolini, de 1936 a 1941 e de 1939 a 1943, respectivamente, foi igualmente imperador da Abissínia e rei da Albânia.
Após a derrota militar da Itália na Segunda Guerra Mundial, participou em 1943 na destituição de Mussolini por parte do Grande Conselho Fascista e assumiu o poder.
Em 1944, renunciou a favor de seu filho Humberto II e, em 1946, abdicou e exilou-se.
Pouco depois, foi proclamada a República.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

FREE hit counter and Internet traffic statistics from freestats.com