sábado, janeiro 13, 2007

 

IMAGEM DO DIA


Posted by Picasa É impressão minha ou este rafeiro tem "duas caras" ?

 

PTOLEMEU XIII


Posted by Picasa Ptolemeu XIII (63 - 47 a.C.) ou Ptolemeu XIII Filopator Neos Dionisos II, segundo a forma completa do seu nome, foi um rei do Egipto da dinastia ptolemaica, que governou entre 51 e 47 a.C..
Em nomenclaturas mais antigas, este rei recebia o número XII ou até mesmo XIV.
Era filho de Ptolemeu XII (chamado Auleta, ou seja, "tocador de flauta") e provavelmente de Cleópatra V.

Sucedeu ao seu pai aos dez anos, tendo como co-regente a sua irmã de dezessete anos Cleópatra VII, com a qual viria a casar.
Os seus tutores, Potino e Aquilas, não aprovavam a regência de Cleópatra pelo que instigaram um revolta contra esta, que acabou por fugir do Egipto, fixando-se na Síria no ano 48 a.C.., onde reuniu um exército para combater o irmão.

Ptolomeu XIII mandou assassinar Pompeu, rival de Júlio César na guerra civil, na esperança de obter a simpatia deste, num intento que se revelou fracassado.
Júlio César, convertido em amante da sua irmã, restaurou o poder de Cleópatra, altura em que se dá o casamento entre os irmãos.

Ptolomeu XIII tomou armas contra César e a irmã, mas morreu afogado no rio Nilo no dia 13 de Janeiro de 47 a.C.

 

CARICATURA DO DIA


Posted by Picasa

 

FREI CANECA


Posted by Picasa Joaquim da Silva Rabelo, depois frei Joaquim do Amor Divino Rabelo (Recife, julho de 1779 — Recife, 13 de janeiro de 1825), mais conhecido como Frei Caneca, foi um religioso e político brasileiro.
Diz Evaldo Cabral de Mello na obra abaixo citada:
«O homem que, na história do Brasil, encarnará por excelência o sentimento nativista era curiosamente um lusitano jus sanguinis.»
Tinha ascendência reinol e popular, pois o pai residia em Fora-de-Portas, bairro edificado ao tempo dos holandeses para o serviço do porto, de vocação artesanal e marcadamente lusitano.
Esteve implicado na Revolução Pernambucana (1817) e na Confederação do Equador (1824).

 

HENRIQUE II, DE CASTELA


Posted by Picasa Henrique II de Castela, o das Mercês (Sevilha, 13 de Janeiro de 1334 - Santo Domingo de la Calzada, La Rioja, 29 de Maio de 1379), foi rei de Castela, primeiro monarca da casa de Trastâmara, filho ilegítimo de Afonso XI de Castela e D. Leonor de Gusmão e como tal meio-irmão de Pedro I de Castela.
A 23 de Março de 1369 assassinou o irmão D. Pedro, colocando assim um ponto final no conflito que havia muito se arrastava e opunha os dois irmãos na luta pelo poder.

Este acontecimento traria graves consequências, já que grande parte das cidades apoiavam o reinado de D. Pedro. Henrique parte para a Guerra dos Cem Anos, passando a maioria do seu reinado combatendo as pretensões de João de Gaunt, filho de Eduardo III de Inglaterra, que reclamava o trono por direito da sua segunda esposa, filha de Pedro.
Henrique II foi o primeiro nobre a utilizar o anti-semitismo como uma ferramenta política na Espanha, o que conduziu à extinção da convivência, e a um período de tumultos e quezilhas, e pode ser considerado como precedente à perseguição dos judeus pela Inquisição Espanhola, iniciada cem anos depois.

 

ALENTEJANANDO


Posted by Picasa O médico atende o compadre Isaías que é muito paciente , idoso e milionário.
Ele está a usar um revolucionário aparelho de audição e pergunta ao compadre:
- E então, senhor Isaías, está contente com o aparelho?
- É muito bom.
- E a família gostou? - pergunta o médico.
- Não contei nada a ninguém ainda, mas já mudei o meu testamento três vezes.

 

D.JOÃO DE PORTUGAL


Posted by PicasaJoão de Portugal (Santarém, 13 de Janeiro de 1400 – Alcácer do Sal, 18 de Outubro de 1442) foi um príncipe de Portugal da dinastia de Avis, filho do rei João I de Portugal e de sua mulher, a rainha Filipa de Lencastre.
Foi condestável de Portugal, sucedendo a Nuno Álvares Pereira, e ainda senhor de Reguengos, Colares e Belas.
Em 1424, João casou com a sobrinha Isabel de Bragança, filha do duque Afonso.
Durante o reinado de Duarte, João juntou-se ao irmão Pedro, duque de Coimbra na contestação à expedição a Tânger que haveria de acabar em desastre. Defendeu ainda a entrega da cidade de Ceuta, conquistada em 1415 em troca da liberdade do Infante Santo, mesmo contra a vontade do próprio.
No início do reinado do seu sobrinho Afonso V de Portugal, a regência do reino foi entregue a Leonor de Aragão, a rainha mãe.

Esta decisão testamentária do falecido rei provocou contestação popular e ameaças de motins em Lisboa.
Foi João que se instalou na capital, para evitar uma rebelião.
Depois, recusando as ofertas de aliança de Leonor e Afonso, Duque de Bragança, defendeu a realização de cortes para nomear o duque de Coimbra novo regente.

 

CARLOS III , O SIMPLES


Posted by Picasa Rei de França nasceu no dia 13 de Janeiro de 888 e faleceu no ano de 922), filho póstumo do rei da França Luís II, o Gago, e de sua terceira mulher, Luitgarda da Saxônia, nascido órfão do pai.
Com a morte de Luís II, seus filhos do primeiro casamento, Carlomano e Luís III, que também não teriam vida longa como monarcas, entraram em acordo e dividiram o reino do pai, em um acordo fraterno celebrado em Amiens (880), sendo que Carlomano ficou com a Borgonha e a Aquitânia, e Luís herdava a Nêustria.
Luís III morreu dois anos depois e Carlomano assumiu o controle também da Nêustria, porém também logo morreu (884).
Como herdeiro varão tinha apenas quatro anos e o país vivia grande instabilidade de soberania, a assembléia dos nobres entregou o trono a um regente com poderes de rei, Carlos, o Gordo, Imperador do Sacro Império. Três anos depois (887), insatisfeitos com as acções do rei contra os invasores normandos, o Gordo foi destituído em uma nova assembléia, que colocou em seu lugar o conde de Paris e duque da França, Eudes, herói da resistência.
Na década seguinte o filho de Luís foi coroado como rei (893), na abadia de Saint-Remy, em Reims, por Foulques, venerável arcebispo de Reims e grande defensor da dinastia carolíngia, porém só assumiu o poder após a morte de Eudes (898).
Incapaz de resistir aos normandos, assinou o tratado de Saint-Clair-sur-Epte (911), ao qual passava ao chefe Viking Rollon, a parte da Nêustrie que hoje chama-se Normandia, cessando as hostilidades bélicas e, em contrapartida, Rollon tornou-se vassalo do rei franco.
Casou-se (907) com Frédérune ou Fréronevon Sachsen, filha de Teodorico II de Rhingelheim, com quem teve cinco filhas, e depois (919) com Ogívia de Inglaterra ou Edwige of Wessex, filha do rei inglês Edouard I, com quem teria (921) Luís IV de Ultramar, ou Louis d'Outremer, futuro rei de França. Depois da derrota em Worms frente a Henrique I da Germânia (920), assinou um tratado de paz em Bonn com Henrique I (921). Desprestigiado pelos fracassos militares foi destituído (922) e o trono foi assumido por Roberto I, escolhido pelo conselho de nobres e coroado em Reims naquele mesmo ano.
Considerando-o um usurpador, marchou contra Roberto com um poderoso exército e, no ano seguinte (923), em uma violenta batalha, nas proximidades de Soissons, com grandes perdas para ambos os lados, o novo rei foi derrotado e morto em batalha.
Mas desprestigiado pelos fracassos militares anteriores, mesmo vitorioso na guerra pelo trono francês, suas tropas estavam reduzidas e ele, não sendo mais aceite como soberano pela nobresa, não pôde mais se impor como soberano e foi aprisionado.
Reinou por mais de vinte anos e morreu destronado, na prisão em Péronne (929).

 

O SANTO DO DIA


Posted by Picasa Santa Verônica de Binasco
Verônica foi e ainda é a própria imagem da humildade e dedicação a Deus e ao próximo.
Nasceu na cidade de Binasco, em Milão, Itália no ano de 1445, era filha de lavradores pobres e muito religiosos.
Assim, durante toda a infância e a juventude Verônica alimentou o sonho de entrar para um convento.
Ao completar vinte e dois anos, ingressou no Convento Agostiniano de Santa Marta, da sua cidade. Mesmo não sendo alfabetizada foi admitida, como irmã laica, trabalhando nos serviços mais humildes.
Com muita dificuldade conseguiu receber alguma instrução, assim, pode vestir o hábito de agostiniana e fazer seus votos perpétuos.
Foi considerada um exemplo das mais altas virtudes, possuindo o raro dom da compreensão da complexidade da alma humana.
Com a orientação das irmãs, a prática da meditação e as orações diárias, ela desenvolveu uma profunda sensibilidade que apurou seu dom de profecia e o senso de dedução.
Em pouco tempo falava sobre teologia e psicologia como poucas, embora nunca tivesse estudado os temas. A intensa vida contemplativa não a impediu de viver plenamente em contacto com a comunidade, apoiando, ajudando e, principalmente, consolando os sofredores e enfermos.
Após alguns anos, à sua alma mística foram concedidas visões freqüentes.
Verônica inclusive, viajou para Roma, onde foi recebida com afecto paternal pelo Papa Alexandre VI, ao qual relatou uma aparição de Nossa Senhora.
Os registos narram que ele a escutou com atenção, pois logo percebeu que estava na presença de uma santa. Muitos anos antes de morrer, Verônica profetizou a sua hora com uma riqueza de detalhes que impressionava as co-irmãs.
Tudo ocorreu exatamente como havia previsto, falecendo no dia 13 de janeiro de 1497, naquele convento.
Vinte anos depois, o Papa Leão X, concedeu a beatificação à irmã Verônica de Binasco, como era chamada pelos fiéis que lhe prestavam veneração em agradecimento à sua intercessão.
Seu culto foi estendido à toda Ordem dos Agostinianos, em 1672, pelo Papa Clemente X, também devoto de Santa Verônica de Binasco.

 

OS TÁVORAS


Posted by Picasa Na noite de 3 de Setembro de 1758, D. José I seguia incógnito numa carruagem que percorria uma rua secundária nos arredores de Lisboa.
O rei regressava para as tendas da Ajuda de uma noite com a amante.
Pelo caminho, a carruagem foi interceptada por três homens, que dispararam sobre os ocupantes.
D. José I foi ferido num braço, o seu condutor também ficou ferido gravemente, mas ambos sobreviveram e regressaram à Ajuda. Sebastião de Melo tomou o controle imediato da situação.
Mantendo em segredo o ataque e os ferimentos do rei, ele efectuou julgamento rápido.
Poucos dias depois, dois homens foram presos e torturados. Os homens confessaram a culpa e que tinham tido ordens da família dos Távoras, que estavam a conspirar pôr o duque de Aveiro, José Mascarenhas, no trono.
Ambos foram enforcados no dia seguinte, mesmo antes da tentativa de regicídio ter sido tornada pública.
Nas semanas que se seguem, a marquesa Leonor de Távora, o seu marido, o conde de Alvor, todos os seus filhos, filhas e netos foram encarcerados.
Os conspiradores, o duque de Aveiro e os genros dos Távoras, o marquês de Alorna e o conde de Atouguia foram presos com as suas famílias.
Gabriel Malagrida, o jesuíta confessor de Leonor de Távora foi igualmente preso.
Foram todos acusados de alta traição e de regicídio.

As provas apresentadas em tribunal eram simples:
a) As confissões dos assassinos executados,
b) A arma do crime pertencia ao duque de Aveiro e
c) O facto de apenas os Távoras poderem ter sabido dos afazeres do rei nessa noite, uma vez que ele regressava de uma ligação com Teresa de Távora, presa com os outros.
Os Távoras negaram todas as acusações mas foram condenados à morte.
Os seus bens foram confiscados pela coroa, o seu nome apagado da nobreza e os brasões familiares foram proibidos.
A sentença ordenou a execução de todos, incluindo mulheres e crianças.

Apenas as intervenções da Rainha Mariana e de Maria Franciscae outros acusados que tinham sido sentenciados à morte foram torturados e executados publicamente em 13 de Janeiro de 1759 num descampado perto de Lisboa.
A execução foi violenta mesmo para a época, as canas das mãos e dos pés dos condenados foram partidas com paus e as suas cabeças decapitadas e depois os restos dos corpos queimados e as cinzas deitadas ao rio Tejo.
O rei esteve presente, juntamente com a sua corte, absolutamente desnorteada.
Os Távoras eram seus semelhantes, mas o rei quis que a lição fosse aprendida e para que nunca mais a nobreza se rebelasse contra a autoridade régia.
O palácio do Duque de Aveiro, em Belém, Lisboa foi demolido e o terreno salgado, simbolicamente, para que nunca mais nada ali crescesse.

No local, hoje chamado Beco do Chão Salgado, existe um marco alusivo ao acontecimento mandado erigir por D. José com uma lápide que pode ser lida .
As coroas da família Távora foram picadas e o nome Távora foi mesmo proibido de ser citado.
Gabriel Malagrida foi queimado vivo alguns dias depois e a ordem dos jesuítas declarada ilegal. Todos as suas propriedades foram confiscadas e os jesuítas expulsos do território português, na Europa e no Ultramar (o filme "A missão" retrata a expulsão de uma comunidade jesuíta da floresta brasileira).

A família Alorna e as filhas do Duque de Aveiro foram condenadas a prisão perpétua em mosteiros e conventos.
Sebastião de Melo foi feito Conde de Oeiras pelo seu tratamento competente do caso, e posteriormente, em 1770, obteve o título de Marquês de Pombal, o nome pelo qual é conhecido hoje.

 

JAMES JOYCE


Posted by Picasa Escritor irlandês. De educação judaica, passou grande parte da sua vida fora da Irlanda, a trabalhar como professor.
Aos vinte e dois anos instalou-se em Trieste, Itália, e começou a escrever poesia (Chamber Music) e contos (Gente de Dublin).
Em 1914-15 publicou Dedalus, romance autobiográfico de grande complexidade construtiva.
A profunda identidade do protagonista, o jovem escritor Stephen Dedalus, reside nas palavras. No romance ocupam um lugar especial os sonhos e os desejos.Estas fundas preocupações de Joyce pela linguagem e pelo mito manifestam-se na sua obra-prima, Ulisses.
É um romance com poucos acontecimentos.
O dia 6 de Junho de 1904 decorre em Dublin e o leitor vê-a através de um personagem: Leopold Bloom, agente de publicidade. Cada capítulo está escrito segundo um modo de narrar peculiar: o catorze é um plágio de clássicos ingleses medievais, o quinze uma peça de teatro, outro uma imitação da Odisseia e o último um extenso monólogo feminino que motivou a proibição do livro em certos países.
O Ulisses é uma obra universal, rica em temas e em significados, sempre aberta às interpretações.
A sua escrita e a sua publicação consentiram aos narradores um novo direito, o de romper os moldes do género novelesco, e um novo dever, o de eles próprios demarcarem o género em que escrevem.
Joyce passou os seus últimos dezassete anos a fazer experiências com a linguagem e a escrita. Dedicou-se a fazer e refazer um pequeno conto utilizando elementos léxicos, sintácticos e gráficos de diversas línguas.
O resultado, Finnegans Wake, é duma complexidade que o tornam inabordável.
Faleceu no dia 13 de Janeiro de 1941.

 

MULHERES BONITAS


Posted by Picasa





















Jeniffer

sexta-feira, janeiro 12, 2007

 

IMAGEM DO DIA


Posted by Picasa

















Vivo num país democrático e...de malcriado não tenho nada!

 

CATARINA DE AUSTRIA


Posted by Picasa D. Catarina de Áustria (ou Catarina de Habsburgo); 14 de Janeiro de 1507 - 12 de Janeiro de 1578 foi arquiduquesa da Áustria, princesa de Espanha e rainha de Portugal (da casa dos Habsburgos).
Era filha de Joana, a Louca, rainha de Espanha, e de Filipe, o Belo, arquiduque da Áustria e Duque da Borgonha.
Teve cinco irmãos, entre os quais os imperadores romano-germânicos Carlos V da Alemanha e Fernando I da Alemanha; Isabel, esposa de Cristiano II da Dinamarca; Maria, esposa do rei Luís II da Boémia e da Hungria; e ainda Leonor de Áustria, sua predecessora enquanto rainha de Portugal (foi casada com D. Manuel I embora prometida a D. João III) e ainda rainha de França.
Depois da morte do seu pai, em 1506, a sua mãe foi encarcerada em Tordesilhas como louca, e Catarina seguiu com ela; eventualmente, seria libertada graças à intervenção de seu irmão Carlos V.
Em 5 de Fevereiro de 1525 casou-se com o rei João III de Portugal, tornando-se rainha consorte até à morte do seu esposo em 1557.

Foi mãe da infanta Maria Manuela e do Príncipe João e avó do rei D. Sebastião.
Durante a menoridade de seu neto, exerceu a regência do reino entre 1562 e 1568.

 

CARICATURA DO DIA


Posted by Picasa

 

MELANIE C


Posted by Picasa Melanie Jayne Chisholm, conhecida como Melanie C ou Mel C, nasceu em 12 de janeiro de 1974, filha do casal Joan e William, nas proximidades de Liverpool, Inglaterra (berço da banda The Beatles, e um ponto obrigatório de culto para os fãs do rock), numa sala de parto do Hospital Whiston.
Antes de tornar-se uma secretária, Joan havia actuado como cantora durante algum tempo, o que justifica, em parte, a atracção que a pequena Melanie C sentiu pela música já em seus primeiros anos de vida.

Mas esse não era o único interesse da menina.
Os esportes também a fascinavam – especialmente o futebol. Até hoje, Melanie C é uma torcedora fanática do time de futebol inglês Liverpool FC e acompanha cada passo da trajectória do clube.
Quando Melanie era muito pequena, uma situação delicada tumultuou sua vida: seu pai William, decidiu abandonar a esposa Joan, afastando-se da família.

Joan voltou a se casar – desta vez com Den, actual padrasto de Melanie.
Na escola foi uma aluna mediana, que se relacionava bem com todos os colegas.
Nem o facto de ter sido apelidada de “Holanda” (“porque é um país muito plano”, como ela própria explicaria mais tarde), pelo facto de ser muito magra, provocou alguma reacção irada nela. Não é à toa que Melanie C, até hoje, é apontada como a mais determinada, disciplinada e forte em espírito.
Para garantir seu passaporte para o estrelato, Melanie também começou a dedicar -se ao balet quando criança – já que sonhava em ser uma bailarina clássica.
Melanie Chisholm também foi uma garotinha solitária. Era a única menina da família (seus dois irmãos homens preferiam brincar entre si), e passava muito tempo sozinha.

Tinha como fiéis companheiros apenas os gatos da casa. “Minha mãe costumava me pegar comendo ração de gatos na garagem”, recorda ela.
Após separar-se de William, a mãe de Melanie mudou-se com os filhos para uma pequena cidade industrial chamada Widnes, onde continuou sua carreira de cantora e arrumou emprego num centro de terapia ocupacional, o que garantia o sustento da família.

 

ANTONIO VITORINO


Posted by Picasa António Vitorino (Lisboa, 12 de Janeiro de 1957) é um político português, membro do Partido Socialista. Foi Ministro da Presidência e da Defesa Nacional de 1995 a 1997 e Comissário Europeu para a Justiça e Assuntos Internos na Comissão Prodi, de 1999 a 2004.

 

ALENTEJANANDO


Posted by Picasa O compadre Evaristo já há horas que estava trancado na casa de banho:
- Ó Evaristo, tu estás-te a sentir bem?
- Ó Evaristo porque demoras tanto? - pergunta a mulher, esmurrando a porta.
- É que não há papel higiénico...
- Mas, Evaristo!...tu, por acaso não tens língua ?
- Claro que tenho, mas não sou assim tão contorcionista !

 

PABLO ESCOBAR


Posted by Picasa Pablo Emilio Escobar Gaviria que nasceu no dia 12 de janeiro de 1949 e faleceu no dia 2 de dezembro de 1993. Conquistou fama mundialmente como o senhor da droga colombiano, tornando-se um dos homens mais ricos do mundo graças ao tráfico de cocaína nos Estados Unidos e outros países.
Membros dos governos norte-americano e colombiano, repórteres de jornais e o público em geral o consideram o mais brutal, impiedoso, ambicioso e poderoso traficante da história.
Escobar começou o que viria a ser uma das mais bem-sucedidas carreiras criminosas da história na adolescência como ladrão de carros na cidade de Medellín, Colômbia.
Ele entrou no negócio da cocaína e começou a construir seu poderoso império das drogas na década de 1970. Durante os anos mais prósperos, ele chegou a facturar cerca de um milhão de dólares por dia de seus revendedores.Na década de 1980, Escobar tornou-se conhecido internacionalmente e sua rede de distribuição de drogas ganhou notoriedade.
Dizem que o Cartel de Medellín era responsável pela maior parte das drogas que entravam no México, Porto Rico e República Dominicana, com cocaína comprada principalmente do Peru e da Bolívia, já que a cocaína colombiana era de qualidade inferior.
O produto de Escobar chegou a muitos outros países, principalmente nas Américas, embora há quem diga que ele conseguiu chegar até mesmo à Ásia.
Escobar subornou incontáveis oficiais de governos, juízes e outros políticos, e muitas vezes executou pessoalmente subordinados desobedientes.
Corrupção e intimidação foram características predominantes do modo de agir de Escobar.
Ele tinha uma estratégia inescapável conhecida como plata o plomo, (em espanhol, "prata ou chumbo"), que significava que ou o sujeito aceitava seu dinheiro (a prata) ou seria assassinado (o chumbo referia-se às balas).
Escobar foi o responsável pela morte de três candidatos à presidência da Colômbia, pela explosão do vôo Avianca 203 e do prédio de segurança de Bogotá em 1989.
Alguns analistas acreditam que ele estava por trás do incidente na Suprema Corte da Colombiana em 1985 que resultou no assassinato de metade dos juízes da corte pelas gerrilhas de esquerda.
O Cartel de Medellín também esteve envolvido numa sangrenta guerra pelo controle do tráfico com o Cartel de Cali durante quase toda a sua existência.No auge de seu império, a revista Forbes estimou Pablo Escobar como o sétimo homem mais rico do mundo, com seu Cartel de Medellín controlando 80% do mercado mundial de cocaína.
Sua organização tinha aviões, lanchas e veículos caros. Vastas propriedades e terras eram controladas por Escobar durante esse período, onde ele ganhava uma soma de dinheiro quase incalculável. Estima-se que o Cartel de Medellín chegou a faturar cerca de 25 bilhóes de dólares por ano.A guerra contra Escobar terminou em 2 de dezembro de 1993, quando ele tentava iludir mais uma vez o Search Bloc.
Usando uma tecnologia de triangulação de rádio fornecida pelos Estados Unidos, um time de especialistas em electrónica colombianos o encontrou num bairro de classe média de Medellín. Um tiroteio entre Escobar e o Search Bloc então ocorreu. Alguns acreditam que atiradores de elite participaram da operação. A forma como Escobar foi morto neste confronto foi bastante questionada, mas sabe-se que ele foi encurralado num telhado e levou tiros na perna, nas costas e, o tiro fatal, perto do ouvido.
A caçada a Pablo Escobar foi documentada no livro Matando Pablo do autor Mark Bowden e no filme de 2005 baseado nesse livro.
Depois da morte de Escobar, o Cartel de Medellín se fragmentou e o domínio do mercado de cocaína rapidamente foi assumido pelo rival Cartel de Cali até meados da década de 1990, quando seus líderes também foram capturados ou mortos.

 

PIETER BOTHA


Posted by Picasa Pieter Willem Botha (Paul Roux, Estado Livre, 12 de Janeiro de 1916 – Cidade do Cabo, 31 de Outubro de 2006), mais conhecido como "P.W." ou Die Groot Krokodil (afrikaans para "O Grande Crocodilo"), foi primeiro-ministro da África do Sul entre 1978 e 1984 e Presidente-de-Estado (com poder executivo) de 1984 a 1989.
Botha foi pela primeira vez eleito para o parlamento em 1948, como representante da cidade de George na actual província do Cabo Ocidental pelo Partido Nacional (África do Sul).

Em 1966 foi nomeado ministro da defesa pelo primeiro ministro B. J. Vorster e, quando Vorster se demitiu, em 1978, Botha foi eleito pelo parlamento para o substituir.

 

O SANTO DO DIA


Posted by Picasa São Bento Biscop
São Bento Biscop era soldado e resolveu deixar de servir ao rei e dedicar-se apenas a Deus, renunciando a tudo, para viver a fé intensamente e partiu para Roma.
Lá se tornou monge na cidade de Lerins, onde foi abade nos mosteiros de São Pedro e São Paulo.
Quando voltou a sua terra natal, a Nortúmbria, fundou o mosteiro de Weremounth e logo depois um outro em Jarrow.
Sempre que ia a Roma ou mesmo à Gália, trazia relíquias, imagens sagradas e até mesmo profissionais como pedreiros ou vidraceiros para que estes transmitissem aos ingleses todo o seu conhecimento sobre arte sacra.
Chegou a trazer um dos componentes dos corais romanos para que este ensinasse o estilo romano de entoar cânticos de louvor, trouxe também pinturas e vitrais de Roma e colaborou para a ornamentação de vários templos católicos.
São Bento Biscop, morreu aos 62 anos de idade no dia 12 de Janeiro de 690.
Oremos: Deus nosso Pai, São Bento Biscop procurou assumir a vida do povo inglês, enriquecendo-o com o fermento do Evangelho de Jesus Cristo. Com sabedoria e zêlo pelas coisas de Deus, procurou transformar pela força do Evangelho, a mentalidade, os interesses, as inspirações e o modo de agir de seu povo, orientando-o para Deus. Fazei, Senhor, nós vos pedimos, que o Evangelho esteja presente em nossa vida como fonte inspiradora. Amen.

 

AGHATA CHRISTIE


Posted by Picasa Agatha Mary Clarissa Miller nasceu em 1891, em Ashfield, Inglaterra.
O pai morreu era ela muito pequena.
Embora tendo uma infância feliz o temperamento era o de uma criança tímida e muito unida à família.
A sua irmã Magda lia-lhe muitas histórias de Conan Doyle, Poe e Leroux, os grandes génios da intriga e, um dia, incita-a a escrever uma história onde, apenas no final, se descubra o nome do assassino.
Estudou em casa e recebeu uma educação conservadora e tradicional.
O perigo e os desportos agradam-lhe imenso e esta combinação marcar-lhe-á o carácter.
Devido a não estar escolarizada não pode frequentar a universidade.
Por isso, considerando-se uma pessoa inculta luta por encontrar uma profissão, para impor-se na sociedade. Escolhe a música e decide estudar piano em Paris, para onde vai viver. Torna-se numa extraordinária aluna e profissional do piano.Era uma linda rapariga, alta, magra e ruiva. Tinha inúmeros pretendentes. De entre todos elegeu aquele por quem nutria grande paixão: Archie Christie, com quem casou próximo do início da I Guerra Mundial.
Começa, então, a trabalhar como enfermeira e em farmácia, aprendendo o manejo de drogas e venenos, que se tornaram de enorme utilidade como escritora. Fica separada do marido e sente uma profunda tristeza. Precisa de relaxar e resolve escrever uma novela de mistério.
Ao regressar da guerra o marido não lhe dedica o carinho e a atenção de que ela tanto carece. Têm, entretanto, uma filha. Em 1926 já tinha publicado seis novelas, mas o marido estava enamorado de uma amiga do casal e decide pedir-lhe o divórcio, o que muito a magoou, não lho concedendo.
Perante o abandono e porque amava Archie, enlouquece, abandonando a sua roupa interior e o carro junto de uma estrada e desaparece durante onze dias.
Um médico certifica que sofreu amnésia. Depois de muitas amarguras recupera o equilíbrio, sobretudo graças ao apoio dos seus amigos e a um tratamento psiquiátrico.
Numa digressão pelo Oriente, em Bagdad, conhece o arqueólogo Max Mallowan, mais novo que ela catorze anos, apaixonando-se mutuamente e com quem acaba por casar e de que resulta um matrimónio repleto de alegrias ao longo do resto da vida.
Faleceu no dia 12 de Janeiro de 1976.

 

HERMANN GORING


Posted by Picasa Hermann Wilhelm Göring nasceu no dia 12 de Janeiro de 1893 e faleceu no dia 15 de Outubro de 1946, e foi um militar e político alemão.
Conheceu Adolf Hitler em 1921 e um ano mais tarde transformou-se num dos líderes do Partido Nacional Socialista (nazi).
Foi ministro da Aeronáutica, ministro presidente da Prússia, ministro do Interior e chefe de todas as forças de segurança alemãs.
Concebeu a política de terror empregada na II Guerra Mundial, na qual se bombardearam e arrasaram cidades inteiras para submeter seus habitantes.
Goering foi o lugar-tenente de Adolf Hitler na Alemanha nazi.
Em 1945 no fim da Guerra, foi feito prisioneiro. Foi acusado de crimes contra a Humanidade nos Julgamentos de Nüremberga.
Suicidou-se na sua cela antes que o pudessem ter enforcado.

 

MULHERES BONITAS





















Posted by Picasa
Kim Chambers

quinta-feira, janeiro 11, 2007

 

IMAGEM DO DIA


Triste figura...ou figura triste?
Posted by Picasa

 

PAPA MELQUÍADES


Posted by Picasa Nasceu na África.
Foi eleito em 2 de julho de 311, dois anos após a morte do Papa Eusébio.
Em 313, por meio do Edito de Tolerância de Milão, os cristãos receberam do Imperador Constantino, movido pela visão do "in hoc signo vinces" (neste sinal vencerás), a liberdade para praticar sua religião.
Constantino converteu o cristianismo em "religião oficial do Estado" e cedeu seu próprio palácio em Latrão para ser a residência oficial do Papa.
Este palácio permaneceu como residência oficial dos Papas até 1083.
Melquíades recebeu de volta os bens da Igreja confiscados durante as perseguições do passado.
Construiu a Basílica de São João.
Morreu em 11 de janeiro de 314.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

FREE hit counter and Internet traffic statistics from freestats.com